ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
- Conhecer as modalidades esportivas do ciclismo.
- Identificar as relações entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana.
- Conhecer o Código de Trânsito e as leis referentes os ciclistas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
"A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais, ou também, um velocípede de duas rodas iguais e de pequeno diâmetro". Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/
O objetivo dessa aula é explorar e discutir sobre as diversas formas que esse veículo pode contribuir para o esporte, meio ambiente e para a mobilidade urbana. Dessa forma pretendemos abordar o tema de uma forma que contemple tanto a parte técnica, voltada a sua aplicação no esporte, como também dialogar sobre a questão social do ciclismo, contextualizando a bicicleta em suas diversas aplicações e especificidades.
Para isso a sugestão é dividir a aula em quatro momentos: