Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Valoriza??o dos v?nculos afetivos |
?
- Conhecer Libras.
- Reconhecer L?ngua Brasileira de Sinais como parte integrante da L?ngua Portuguesa.
- Comunicar-se atrav?s de Libras tanto com estudantes surdos, quanto os ouvintes.
- Expressar-se atrav?s da Linguagem n?o verbal.
?
As linguagens multimodais est?o em nosso dia a dia, por isso para desenvolver essas atividades, ? necess?rio que o professor converse com os estudantes sobre a import?ncia do respeito as diversidades, da conviv?ncia em harmonia para que a escola consiga ser um ambiente de inclus?o social e, a Libras ? L?ngua Brasileira de Sinais ? parte do processo de constru??o de identidade dos sujeitos surdos
1? Aula
1? Atividade: Para iniciar as atividades o professor pode perguntar oralmente sobre: Comunica??o: Como as pessoas se comunicam? Como voc? fala com a pessoa mais velha da sua casa? Voc? fala do mesmo modo com os amigos? E, quando voc? conhece uma pessoa como faz para saber o nome dela? Ap?s mostre a imagem abaixo com auxilio do data show, diga aos estudantes que no 1? Slide: a 1? imagem mostra a pessoa sinalizando a palavra ?Libras? e, na 2? imagem os garotos est?o se saudando. No 2? Slide: a 1? imagem mostra o menino perguntando o nome da menina e, ela respondendo usando as letras do alfabeto em libras; na 2? imagem a menina diz para ele pensar em um sinal que represente o nome dele (ele responde: o meu sinal ?...). Importante professor, que voc? diga aos estudantes que a linguagem em Libras, assim como na L?ngua Portuguesa h? mais de uma forma para se comunicar. O nome pode ser respondido usando as letras do alfabeto manual, ou ainda atrav?s de um sinal que represente o nome da pessoa.
?
?
?
2? Atividade:Professor, voc? pode projetar com auxilio do data show o document?rio sobre Educa??o Especial dispon?vel no portal do Mec http://centraldemidia.mec.gov.br/play.php?vid=990, que relata a experi?ncia de escolas que j? est?o no processo de inclus?o de crian?as e adolescentes da educa??o especial. Ap?s, converse com os estudantes sobre a import?ncia do respeito m?tuo, do companheirismo, da solidariedade, da intera??o que deve haver entre todos dentro e fora do ambiente escolar.
?
2? Aula:
1? Atividade: Nessa atividade professor voc? poder? realizar a introdu??o de Libras. Mostre aos estudantes o v?deo: Libras ? V?deo I Alfabeto, dispon?vel no site: http://www.youtube.com/watch?v=vcIr3LfShrI. ? importante repetir o v?deo do alfabeto; pe?a que os estudantes observem e fa?am os sinais de acordo com cada letra. Aproveite esse momento professor e entregue o alfabeto escrito em libras para eles compararem os gestos com a escrita.
2? Atividade: Professor entregue a cada estudante o exerc?cio abaixo impresso, para que possam exercitar a L?ngua de Sinais.
?
Fonte: Apostila Libras n?vel B?sico. Dispon?vel em: http://www.sj.ifsc.edu.br/~nepes/videos/apostilas/apostia_libras_basico.pdf
?
3? Atividade: Proponha atividade em duplas com os estudantes, para que eles pratiquem o alfabeto em libras. Ap?s, entregue uma lista contendo v?rias letras do alfabeto em Libras, para que os estudantes recortem e colem no caderno formando os nomes dos colegas de sala.
?
fonte: autora
?
3? e 4? Aula
1? Atividade: Apresentar com auxilio do data show o v?deo III: Sauda??es dispon?vel no site:http://www.youtube.com/watch?v=vcIr3LfShrI. Reveja o v?deo se necess?rio, para que os estudantes assimilem os sinais aos respectivos significados.
2? Atividade: Ap?s, pe?a aos estudantes que fa?am trios para encenar: Diga a eles que o trabalho consiste em organizar uma situa??o, que envolva tr?s pessoas em um di?logo e, que a linguagem a ser utilizada seja Libras. Sugira a eles que pensem no lugar onde ocorrer? o di?logo; Quem ele representar? (idoso? Crian?a? Adolescente? Jovens?) Em que situa??o os personagens se encontram para come?ar a conversa??o (passeio? parque? Mercado? Festa? Sorveteria?) Frise professor, que os estudantes utilizem as express?es faciais e corporais nas apresenta??es. Sugerimos que o professor conhe?a e fa?a apontamentos necess?rios no texto de encena??o.
?
5? Aula: Nessa aula professor sugerimos que utilize o Laborat?rio de inform?tica, para realizar pesquisas e estudos com os estudantes, a fim de que os mesmos possam sanar poss?veis d?vidas com rela??o ? comunica??o atrav?s da L?ngua de Sinais,
?
6? Aula: Utilize essa aula para as apresenta??es de cada grupo. A primeira encena??o pode ser apenas para os colegas da sala de aula. Caso necessite de arranjos ou modifica??es, sugerimos que o professor oriente os estudantes a reescreverem, para posterior apresenta??o a comunidade escolar.
?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1565
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1563
http://artequeensina.blogspot.com.br/2008/11/e-stava-comeando-mais-um-dos-dias-da.html
http://www.ressoar.org.br/dicas_educacao_sentidos_depois_de_libras_a_lingua_portuguesa.asp
?
A avalia??o deve considerar o desenvolvimento individual, bem como os trabalhos em equipe, observando se os estudantes:
Expressam seus desejos, sentimentos, ideias e pensamentos, atrav?s das express?es faciais e corporais;
Conseguem estabelecer rela??es entre a L?ngua Portuguesa e Libras, nas atividades envolvendo linguagens;
Dramatizam situa??es do cotidiano, utilizando Libras para produzir conversa??o entre os interlocutores;