Portal do Professor

Início do Conteúdo

Libras ? esse ? o meu sinal!

Autor e Co-autor(es)

SOILA CANAM imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva
Ensino Fundamental Final Sa?de Valoriza??o dos v?nculos afetivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

-  Conhecer Libras.

-  Reconhecer L?ngua Brasileira de Sinais como parte integrante da L?ngua Portuguesa.

-  Comunicar-se atrav?s de Libras tanto com estudantes surdos, quanto os ouvintes.

-  Expressar-se atrav?s da Linguagem n?o verbal.

Duração das atividades

As atividades podem ser desenvolvidas em 06 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

As linguagens multimodais est?o em nosso dia a dia, por isso para desenvolver essas atividades, ? necess?rio que o professor converse com os estudantes sobre a import?ncia do respeito as diversidades, da conviv?ncia em harmonia para que a escola consiga ser um ambiente de inclus?o social e, a Libras ? L?ngua Brasileira de Sinais ? parte do processo de constru??o de identidade dos sujeitos surdos 

Estratégias e recursos da aula

1? Aula

1? Atividade: Para iniciar as atividades o professor pode perguntar oralmente sobre: Comunica??o: Como as pessoas se comunicam? Como voc? fala com a pessoa mais velha da sua casa? Voc? fala do mesmo modo com os amigos? E, quando voc? conhece uma pessoa como faz para saber o nome dela? Ap?s mostre a imagem abaixo com auxilio do data show, diga aos estudantes que no 1? Slide: a 1? imagem mostra a pessoa sinalizando a palavra ?Libras? e, na 2? imagem os garotos est?o se saudando. No 2? Slide: a 1? imagem mostra o menino perguntando o nome da menina e, ela respondendo usando as letras do alfabeto em libras; na 2? imagem a menina diz para ele pensar em um sinal que represente o nome dele (ele responde: o meu sinal ?...). Importante professor, que voc? diga aos estudantes que a linguagem em Libras, assim como na L?ngua Portuguesa h? mais de uma forma para se comunicar. O nome pode ser respondido usando as letras do alfabeto manual, ou ainda atrav?s de um sinal que represente o nome da pessoa.

?

nome

?

?

2? Atividade:Professor, voc? pode projetar com auxilio do data show o document?rio sobre Educa??o Especial dispon?vel no portal do Mec http://centraldemidia.mec.gov.br/play.php?vid=990,  que relata a experi?ncia de escolas que j? est?o no processo de inclus?o de crian?as e adolescentes da educa??o especial. Ap?s, converse com os estudantes sobre a import?ncia do respeito m?tuo, do companheirismo, da solidariedade, da intera??o que deve haver entre todos dentro e fora do ambiente escolar.

?

2? Aula:

1? Atividade: Nessa atividade professor voc? poder? realizar a introdu??o de Libras. Mostre aos estudantes o v?deo: Libras ? V?deo I Alfabeto, dispon?vel no site: http://www.youtube.com/watch?v=vcIr3LfShrI. ? importante repetir o v?deo do alfabeto; pe?a  que os estudantes observem e fa?am os sinais de acordo com cada letra. Aproveite esse momento professor e entregue o alfabeto escrito em libras para eles compararem os gestos com a escrita.

2? Atividade: Professor entregue a cada estudante o exerc?cio abaixo impresso, para que possam exercitar a L?ngua de Sinais.

exercicios

?

Fonte: Apostila Libras n?vel B?sico. Dispon?vel em: http://www.sj.ifsc.edu.br/~nepes/videos/apostilas/apostia_libras_basico.pdf

?

3? Atividade: Proponha atividade em duplas com os estudantes, para que eles pratiquem o alfabeto em libras. Ap?s, entregue uma lista contendo v?rias letras do alfabeto em Libras, para que os estudantes recortem e colem no caderno formando os nomes dos colegas de sala.

ALFABETO LIBRAS

?

alfabeto

fonte: autora

?

3? e 4? Aula

1? Atividade: Apresentar com auxilio do data show o v?deo III: Sauda??es dispon?vel no site:http://www.youtube.com/watch?v=vcIr3LfShrI. Reveja o v?deo se necess?rio, para que os estudantes assimilem os sinais aos respectivos significados.

2? Atividade: Ap?s, pe?a aos estudantes que fa?am trios para encenar: Diga a eles que o trabalho consiste em organizar uma situa??o, que envolva tr?s pessoas em um di?logo e, que a linguagem a ser utilizada seja Libras. Sugira a eles que pensem no lugar onde ocorrer? o di?logo; Quem ele representar? (idoso? Crian?a? Adolescente? Jovens?) Em que situa??o os personagens se encontram para come?ar a conversa??o (passeio? parque? Mercado? Festa? Sorveteria?) Frise professor, que os estudantes  utilizem as express?es faciais e corporais nas apresenta??es. Sugerimos que o professor conhe?a e fa?a apontamentos necess?rios no texto de encena??o.

?

5? Aula: Nessa aula professor sugerimos que utilize o Laborat?rio de inform?tica, para realizar pesquisas e estudos com os estudantes, a fim de que os mesmos possam sanar poss?veis d?vidas com rela??o ? comunica??o atrav?s da L?ngua de Sinais,

?

6? Aula: Utilize essa aula para as apresenta??es de cada grupo. A primeira encena??o pode ser apenas para os colegas da sala de aula. Caso necessite de arranjos ou modifica??es, sugerimos que o professor oriente os estudantes a reescreverem, para posterior apresenta??o a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Avaliação

?

A avalia??o deve considerar o desenvolvimento individual, bem como os trabalhos em equipe, observando se os estudantes:

Expressam seus desejos, sentimentos, ideias e pensamentos, atrav?s das express?es faciais e corporais;

Conseguem estabelecer rela??es entre a L?ngua Portuguesa e Libras, nas atividades envolvendo linguagens;

Dramatizam situa??es do cotidiano, utilizando Libras para produzir conversa??o entre os interlocutores;