Portal do Professor

Início do Conteúdo

Minha opini?o vale um editorial.

Autor e Co-autor(es)

KEILA VIEIRA DE LIMA imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Possibilitar o reconhecimento do g?nero discursivo Editorial;
- Produzir textos argumentativos dentro do g?nero discursivo editorial;
- Conhecer e utilizar os elementos argumentativos;
- Perceber o ve?culo no qual circula o editorial;
- Produzir textos escritos por meio de um editorial.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento pr?vio do g?nero discursivo editorial.

Estratégias e recursos da aula

A sugest?o ? que essa aula seja a partir de um jornal impresso, de prefer?ncia que traga not?cias que fa?am sentido aos alunos, aproveite e solicite que os alunos tragam giz de cera, tesoura, jornais, cola e cartolina. Por?m, nada impede que a proposta seja adaptada para leitura de jornais e revistas virtuais. Dessa forma, a produ??o poder? ser realizada por meio de uma apresenta??o em Power Point ou poder? ainda aproveitar a oportunidade para criar um blog para as turmas que for trabalhar esta atividade. O blog dever? ser administrado pelo professor, e produzido por s?rie, por exemplo, se for trabalhar com os 3? anos, fa?a um ?nico blog para que as diferentes turmas possam compartilhar as atividades das outras s?ries. Para esta atividade ? necess?rio selecionar sites de jornais ou revistas virtuais de interesse dos alunos para lev?-los ao laborat?rio de inform?tica, direcionando-os para que leiam e selecionem os textos a serem trabalhados.

Para iniciar esta aula, o professor dever? colocar os alunos em c?rculo e debater sobre a import?ncia de argumentar e assim, deixar que os alunos deem sua opini?o sobre os fatos que circulam na sociedade.

Em seguida, fa?a uma breve explana??o sobre argumenta??o, os tipos de argumento existentes etc. (Professor, para isso poder? utilizar as aulas indicadas nas refer?ncias.)

Durante o debate, o professor poder? perguntar a opini?o deles sobre determinados fatos. ? poss?vel ainda escolher um fato em destaque no momento para conversarem. Durante a conversa o professor poder? apresentar os tipos de argumento num texto, mostrar exemplos etc.

?

atividade1

Em seguida, pergunte a turma:
Voc?s se lembram de ter visto textos em jornais, revistas, televis?o, r?dio ou internet que trazem o recurso da argumenta??o, ou seja, que traga uma opini?o e a defesa de algum fato? Em que ve?culo? Qual o assunto abordado nos textos?
 
(Neste momento, deixe que os alunos apresentem sua experi?ncia como leitores. Esta aula pode ser indicada para alunos que estejam se preparando para o ENEM, dessa forma, poder?o associar a prova de reda??o do ENEM no que se refere a argumenta??o.)

Em seguida, forme grupos de 4 ou 5 alunos, para que juntos leiam, discutam e compartilhem sua opini?o sobre os textos que ser?o trabalhados. Apresente os jornais de qualquer ve?culo com pelo menos uma coluna de opini?o, para que os alunos possam vivenciar o universo jornal?stico.

Na leitura do jornal, direcione a pesquisa mostrando a eles as diferen?as entre as se??es e os g?neros pr?prios do jornal. Procurem por mat?rias assinadas e n?o assinadas, fa?a com que encontrem os textos opinativos e n?o opinativos, definindo as informa??es puras e o que est? condicionado a uma vis?o particular do ve?culo, etc. Fa?a com que percebam que o jornal delimita os territ?rios das mat?rias opinativas.

Para isso, organize um tempo para que leiam e percebam os textos de cunho argumentativo presentes circulando com o giz de cera. Em seguida, sistematize no quadro quais textos argumentativos os grupos encontraram.

Durante a discuss?o comente cada g?nero encontrado. Dependendo do ve?culo eles trar?o como exemplo: charge, artigo de opini?o, carta do leitor, propaganda, not?cias, entrevistas, editorias, carta ao leitor, entre outros. O importante nesta atividade ? que eles estabele?am rela??es entre os g?neros encontrados e os elementos da argumentatividade. (Se preferir poder?o trazer revistas ou sites de not?cias pela internet, se optarem por outros ve?culos inclua nas perguntas outros exemplos):
?

Exemplos de g?neros em jornais            Exemplos de g?neros em revistas           Exemplos de g?neros em sites internet (site e g?nero) Outros exemplos                     

?

?

?

?

?

? ? ?

?

Ap?s tal discuss?o, direcione os alunos ao laborat?rio de inform?tica para juntos realizarem os exerc?cios abaixo:

?

?

?

?

Professor, ap?s assistir suscitar uma discuss?o sobre quais g?neros argumentativos encontraram e os elementos lingu?sticos apresentados nas duas atividades. Sistematize no quadro negro as duas discuss?es e chegou a hora de falar do editorial.

?

atividade2

?

Para o in?cio da atividade separe um editorial retirado dos exemplos trazidos pelos grupos. Primeiramente pergunte se algu?m conhece o editorial. Em seguida, explique alguns elementos desse g?nero perguntando aos alunos:

O que ? o editorial? Quem j? leu um editorial? Qual o assunto abordado? Havia uma assinatura?

Comente com os alunos que o editorial ? um g?nero discursivo jornal?stico, e que s?o textos que expressam a opini?o oficial do ve?culo em que est?o inseridos, ou seja, ? a opini?o e valores que o ve?culo defende, sendo produzido pelo seu editor e equipe de reda??o, sem conter assinatura pelo fato dele se tratar da opini?o do jornal e muitas vezes n?o de quem edita.

Explique que o assunto do editorial ? relacionado aos fatos de maior repercuss?o daquele determinado momento e do direcionamento do ve?culo, por exemplo, se for uma revista de esporte, o editorial ir? trazer alguma not?cia de esporte que ser? abordada naquela edi??o da revista, ? como se fosse uma nota do editor para os leitores da revista. Para isso, o editorial se apresenta como um texto curto, conciso, sem obrigatoriedade com a imparcialidade, seu objetivo ? aconselhar e ao mesmo tempo dirigir a opini?o dos seus leitores.

A maioria dos grandes jornais e revistas tem um espa?o espec?fico reservado para tal texto, com a dif?cil tarefa de se posicionar diante dos fatos do cotidiano conciliando os interesses dos mais diferentes leitores.

O interlocutor do editorial s?o os leitores de determinado ve?culo, quando os ve?culos s?o di?rios, os editoriais assumem um papel de guia para o p?blico, uma vez que direciona e se relaciona com as not?cias que s?o veiculadas naquele dia.

(Tais explica??es poder?o ser exemplificadas a partir de um editorial entregue aos alunos ou at? mesmo projetado no quadro.)

Professor, em seguida, apresente as classifica??es do g?nero opinativo editorial de acordo com Jos? Marques de Melo, em seu livro: A opini?o do jornalismo brasileiro. Petr?polis: Vozes, 1985.


Mostre quatro principais caracter?sticas do editorial de acordo com este autor: impessoalidade, topicalidade, condensabilidade e plasticidade. Explique que:

?

Impessoalidade: ? pr?prio do editorial, pois se trata de uma mat?ria n?o assinada, ? escrito na terceira pessoa do singular ou na primeira pessoa do plural.

Topicalidade: ?uma exig?ncia desta nova estrutura editorial das empresas brasileiras, pois abandonaram o conceito de um ?nico editorial que continha v?rios assuntos (o que dava a ideia contradit?ria de um editorial que dizia muito, mas, ao mesmo tempo, n?o se detinha em nada). Dessa forma, cada um deles tratando especificamente de uma quest?o, ele se torna mais preciso e objetivo na express?o da opini?o.

Condensabilidade: Devido ao cotidiano dos tempos modernos, a rotina apressada transformou o leitor, dos grandes centros urbanos, em um p?blico que exige rapidez na sua leitura. Dessa maneira, a clareza e ser breve claro virou uma necessidade do editorial para ser lido.

Plasticidade: Considerando que os fatos jornal?sticos s?o acontecimentos do dia a dia, essa caracter?stica de n?o ser est?tico decorreu desse fen?meno jornal?stico. E para acompanhar tais acontecimentos deve-se seguir o ritmo dos fatos e apreend?-los nos seus desdobramentos, nas suas varia??es.

Neste momento, pe?a que os grupos de alunos selecionem os editoriais a partir dos ve?culos que foram distribu?dos. (Espera-se que consigam encontrar os editoriais, solicite que cada grupo selecione um editorial.)

Em seguida, pe?a que realizem a leitura e pontuem alguns aspectos apresentados no texto escolhido: (Pe?a que respondam as quest?es abaixo no caderno para em seguida, apresentar ao restante da turma).
 
Durante a leitura dos editoriais selecionados pelos grupos ? importante chamar aten??o para outros elementos, pe?a que observem e registre nos cadernos:

Qual o pano de fundo selecionado para o texto (acontecimento)? Qual ? o assunto principal abordado pelo texto? Tal assunto ? atual ou ultrapassado em rela??o ? data de publica??o? O assunto est? relacionado a alguma not?cia do mesmo per?odo? O fato selecionado ? da atualidade? O que ocorreu? O editorial apresentou alguma antecipa??o em rela??o aos fatos ao leitor? Pe?a que encontrem tamb?m nos textos como o conte?do se apresenta: ? informativo (esclarecedor), normativo ou educativo. Responda qual import?ncia as informa??es apresentadas podem ter para o leitor? Com que finalidade esse assunto ? abordado?

Para construir argumentos a favor ou contra um ponto de vista, o autor utilizou recursos lingu?sticos, chamados de conectores. Sua tarefa ? encontrar 5 (cinco) conectores, e a partir deles elaborar 5 ora??es dando sentido a estas palavras. (Professor, espera-se que os alunos encontre os conectores: como, mas, por?m, todavia, tamb?m, apesar disso, entre muitos outros e produza frases dando sentido a eles.)

Em seguida, pe?a que no laborat?rio de inform?tica os alunos fa?am a atividade abaixo:

Viagem ao C?rebro: Escrever e Argumentar:  recursos/mec_17813/files/ativ3.html

?

atividade3

Apresente o v?deo aos alunos:

?

Em seguida, pe?a que respondam:

O v?deo fala sobre argumenta??o, o que voc? pode entender por argumenta??o partir do programa apresentado?

Durante a conversa os atores colocaram alguns exemplos de um determinado g?nero, sobre qual g?nero se referiram?

No v?deo conhecemos alguns editoriais, qual tema eles escolheram para o programa?

A partir do v?deo, em que ano foi criado o editorial, ele ? um g?nero novo? No que isso implica?

(Nesta quest?o comente que sempre nos utilizamos dos g?neros para escrever e nos expressar, e que dessa forma, o editorial ? um texto bem antigo, por?m muito atual.)

Em seguida, complemente comentando que o estilo tamb?m ? imprescind?vel, muitas vezes escolhem um estilo emocional, trazendo aspectos que sensibilize o leitor, outras vezes um tom intelectual e um pouco mais racional. Comente que seus objetivos tamb?m podem variar, algumas vezes tem a iniciativa de promover alguma sess?o da empresa, outras aparecem como provocadoras, contestadoras ou pol?micos.

?

Professor, comente que ? hora de produzirmos, direcione os alunos ao laborat?rio de inform?tica para que produzam um texto a partir desta atividade:

?

Professor, toda a pesquisa e produ??o realizada nesta aula ir? compor um blog que ser? o ve?culo que trar? todo o estudo realizado a partir desta aula.

Dessa forma, solicite que cada grupo elabore uma nota do editor, ou seja, uma carta editorial aos leitores deste blog. Este blog dever? ter uma sess?o de not?cias onde ser?o postadas informa??es sobre as novidades que o blog ir? trazer.
O texto a ser elaborado deve ter a opini?o do grupo sobre os assuntos que ser?o abordados no blog, mobilizando os leitores para que o acompanhem. Pe?a que considerem tudo que aprenderam nesta aula para produ??o. N?o esque?a de orientar os alunos para que produzam um texto curto e objetivo, mas com fortes elementos de argumenta??o.
Ap?s as corre??es organize para que a cada m?s um texto seja o editorial do Blog.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Vozes da cidade - Impl?cito Anima??o/simula??o
Qual a sua opini?o? Epis?dio IX - Cap?tulo I - Artigo de opini?o V?deo
Viagem ao c?rebro - Escrever e argumentar Anima??o/simula??o
Imagens do Brasil - Argumenta??o Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Refer?ncias bibliogr?ficas:

MELO, Jos? Marques de. A opini?o do jornalismo brasileiro. Petr?polis: Vozes, 1985.

Aulas sugeridas:
Leitura e produ??o de textos argumentativos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=281

O debate: argumenta??o e contra-argumenta??o orais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20527

Oralidade e escrita: elabora??o de argumentos
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28640

Para subs?dio te?rico-pr?tico sobre argumenta??o indico o material da Olimp?ada de L?ngua Portuguesa do CENPEC, h? um fasc?culo inteiro sobre o g?nero artigo de opini?o e nele s?o apresentados os tipos de argumento.
http://escrevendo.cenpec.org.br/caderno_virtual/book43/InterativeBook.html

Editorial x Artigo de Opini?o:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37887

Recursos sugeridos para o trabalho com o impl?cito no texto:
Impl?citos no texto:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33515

Vozes da cidade ? Impl?cito
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/17678/intro.html
?

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poder?o ser avaliados pontualmente em rela??o aos aspectos trabalhados no g?nero opinativo editorial.

O professor dever? tamb?m considerar a participa??o dos alunos durante as atividades realizadas em grupo, verificando se conseguiram identificar a estrutura formal do texto argumentativo presente nos g?neros encontrados no jornal, apontando suas semelhan?as e diferen?as.

A avalia??o consistir? na observa??o do empenho da turma para a realiza??o das atividades propostas e nas atividades realizadas no laborat?rio de inform?tica.

Os alunos dever?o ser avaliados tanto pela organiza??o das apresenta??es, se respeitam os turnos de fala, a consist?ncia dos argumentos elaborados, e tamb?m poder? considerar o capricho na elabora??o do blog ou cartaz.