Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
?
? Realizar pesquisas;
? Interpretar informa??es;
? Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas;
? Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
? Resolver situa??es-problema;
? Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como poesias, textos jornal?sticos e relat?rios;
? Organizar dados em gr?ficos;
? Identificar caracter?sticas do piolho;
? Compreender a import?ncia de h?bitos de higiene;
? Reconhecer medidas profil?ticas no tratamento do piolho;
? Compreender os riscos que o piolho oferece a sa?de;
? Realizar entrevistas;
? Organizar uma pe?a teatral.
?
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetiza??o.
Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hip?teses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Seguem algumas sugest?es de atividades que poder?o ser realizadas com os alunos.
? importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta cat?logo, ou caderno espec?fico para o projeto ? ?Dossi? do Projeto?, no intuito de registrar todo o processo de realiza??o, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for poss?vel, poder? tamb?m montar um ?Portf?lio?, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.
- O projeto de pesquisa deve conter algumas etapas que s?o importantes para organizar e estruturar a pesquisa. Lembramos que o papel do professor enquanto mediador, orientador do processo ? fundamental, pois os alunos do ensino fundamental inicial ainda n?o dominam a metodologia de pesquisa. Veja a sugest?o a seguir:
1. Escolha do tema (os alunos e professor definem o que querem pesquisar);
2. Justificativa (os alunos buscam explicar a relev?ncia do tema escolhido a ser estudado);
3. Problematiza??o (os alunos levantam curiosidades, perguntas que querem descobrir sobre o tema);
4. Levantamento de hip?teses (eles pensam em poss?veis respostas para suas curiosidades/ conhecimentos pr?vios sobre o tema);
5. Os objetivos do projeto (o que queremos alcan?ar ao final do trabalho);
6. Levantamento de fontes de pesquisa (relacionam as fontes de pesquisa);
7. Execu??o da pesquisa (? a realiza??o da pesquisa, direcionada pela problematiza??o);
8. Conclus?o e depura??o das hip?teses (dialogam sobre o que descobriram e se as suas hip?teses estavam corretas ou n?o);
9. Socializa??o (exp?em para a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos com a pesquisa);
10. Avalia??o (Analisam como foi o processo de pesquisa, pontos positivos e negativos, bem como a sugest?o de novas propostas).
- Professor, o in?cio do projeto se d? com a escolha do tema com os alunos. O tema poder? tamb?m ser sugerido por voc?, por?m, ? importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.
1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais tamb?m para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso j? tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, v?deos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.
2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e pe?a que deem sua opini?o sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois fa?a a vota??o para saber qual tema ser? o ganhador. Outra possibilidade ? fazer a vota??o por escrito, por meio de c?dulas, isto poder? gerar uma s?rie de atividades interdisciplinares, pois voc? vai dialogar com a Matem?tica, para fazer a tabula??o dos votos, com a L?ngua Portuguesa, para fazer o relat?rio e com a ?tica e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidad?o, dentre outras. Portanto, estas duas aulas poder?o se desdobrar em v?rias outras dependendo o caminho que a turma apontar.
Como detonar esse tema com seus alunos?
- Para desenvolver a pesquisa sobre Piolhos com seus alunos, voc? poder? instig?-los sobre o tema da seguinte forma:
- Que tal contar uma hist?ria? Nossa sugest?o ? o livro ?O piolho?, que pode ser encontrado em v?deo no s?tio http://www.youtube.com/watch?v=oMIUyagBkgg - acesso em 20/08/2012. Organize seus alunos em rodinha, e conte a hist?ria. Voc? tamb?m poder? confeccionar fantoches para a conta??o da hist?ria. Discuta com eles sobre qual tema ? abordado no livro e questione-os sobre:
? Qual era o personagem principal?
? Voc?s sabem que bichinho ? esse?
? J? viram algum? Onde?
? Voc? sabe do que ele se alimenta?
? O que voc?s acham de pesquisarmos mais sobre a vida desse bichinho?
- Em seguida, proponha uma atividade de registro da hist?ria. Um exemplo, ? solicitar que fa?am um desenho do personagem principal, o piolho. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
- Voc? tamb?m poder? utilizar outras hist?rias sobre piolho. Veja duas sugest?es abaixo:
1) Teatro com fantoches ? Jo?ozinho e os piolhos ? dispon?vel em v?deo no s?tio http://www.youtube.com/watch?v=vayj88tEaNE&feature=related - acesso em 23/08/2012.
2) Hist?ria ? o Piolho Malazartes ? dispon?vel no s?tio http://www.pragentemiuda.org/2007/01/historia-o-piolho-malazartes-i.html (acesso em 23/08/2012). A partir da hist?ria abaixo, voc? poder? propor uma interpreta??o de texto.
O piolho Malazartes
Malazartes era um piolho muito esperto, que habitava na cabe?a de um menino chamado Luizinho, que, por sua vez, era inimigo n?mero um da ?gua, do sab?o e do pente.
Assim, iam vivendo! Malazartes que adorava a sujeira da cabe?a do Luizinho, reinava absoluto. Todos os dias sa?a para uma longa caminhada, entre os cabelos despenteados do pobre Luizinho, que se co?ava desesperado. A noite era uma maravilha para Malazartes, porque, enquanto Luizinho dormia, ele fazia verdadeiros banquetes, sugando o sangue da cabe?a do garoto.
Certo dia, rei Parasita Malazartes I estava feliz da vida em seu trono. Gordo e cheio de vida, ria satisfeito. Sabem por qu?? ? que ao seu lado estava sentada a rainha Piolhinda, sua esposa. Sim! Malazartes havia se casado, e anunciava a todos do reino que queriam ter muitos e muitos filhos.
Voltemos nossos olhos agora, para Luizinho. Enquanto Malazartes engordava e procriava, o menino (coitado!) estava de fazer d?: p?lido, abatido, com os olhos tristes, t?o magro e adoentado, que n?o tinha mais vontade de brincar e nem estudar. Passava o tempo todo sentado embaixo de uma ?rvore, co?ando a cabe?a com ambas as m?os.
Um dia, a m?e de Luizinho, preocupada com o seu aspecto, levou-o ao m?dico, dr. Sabidus Limpatudo. Dr Sabidus olhou para Luizinho, deu uma examinada, descobrindo rapidinho qual era o mal. Receitou para Luizinho: muita ?gua e sab?o na cabe?a todos os dias, pentear os cabelos tr?s a quatro vezes com o pente fino e observar. Aconselhou ? m?e, ao menor ind?cio de coceira, olhar na cabe?a da crian?a e, constatando a presen?a do parasita, retir?-lo e mat?-lo.
E, assim ao chegar em casa, para azar do rei Malazartes, da rainha e de toda a corte, Luizinho passou por uma verdadeira faxina. Primeiro, cortou os cabelos bem curtos, depois lavou muito bem e, em seguida, passou pente fino, conforme havia sido receitado. Acabou, desta forma o reinado de Parasita Malazarte I, voltando a sa?de para Luizinho.
Quem v? Luizinho hoje, nem o reconhece. ? um menino feliz, gordo e corado, est? sempre disposto a brincar e, na sala de aula, ent?o, agora que est? livre dos piolhos, est? sempre atento ?s li??es, conseguindo assim aprender sem dificuldades.
E voc?s querem saber de uma coisa? Luizinho e sua m?e, ficaram t?o contentes com o resultado, que sa?ram ensinando a todos os vizinhos e coleguinhas da escola, como fazer para acabar com os piolhos. Deste modo, na comunidade onde mora Luizinho, foram exterminados os piolhos e vivem todos felizes e cheios de sa?de. E quando chega um novo morador no bairro, ou um novo coleguinha na escola, fica logo conhecendo a hist?ria de Luizinho e o Rei Parasita Malazartes I.
- Nesse momento do projeto, ? importante explicar qual a import?ncia de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral. Nesse sentido, questione-os sobre a import?ncia em pesquisar sobre este tema e pe?a que registrem.
Sugest?o de atividade para esse momento:
1) Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre o tema Piolhos. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta pesquisa, no quadro abaixo:
O que eu quero saber sobre o piolho... |
- Ap?s a realiza??o da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, oriente-os a colar no caderno de projetos ou no Portf?lio. Se preferir, fa?a um consolidado em um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1? ano, fa?a a atividade oral, caso ainda n?o escrevam de forma aut?noma.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a import?ncia desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que s?o as perguntas que eles querem saber que ir?o conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.
- Nesse momento do projeto os alunos ir?o levantar d?vidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa. Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.
- Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala. Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servir?o para nortear o percurso do projeto.
Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:
Aluno | O quero saber sobre o tema? |
Alex | Como ? o piolho? |
Bianca | Como ? que se pega piolho? |
Evellyn | Do que ele se alimenta? |
Gabrielle | De que maneira podemos acabar com ele? |
Joaquim | O piolho prejudica a sa?de? |
Sugest?o de atividade para esse momento:
1) Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:
O que eu quero saber sobre o piolho... |
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o na ficha sugerida anteriormente.
?
Professor, explore com seus alunos o que s?o hip?teses. Se necess?rio, explique-lhes que as hip?teses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou n?o, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou n?o a nossa hip?tese.
- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles ir?o comparar suas hip?teses iniciais sobre suas curiosidades com as conclus?es que alcan?aram por meio de suas pesquisas.
- Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as hip?teses dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala.
Veja um exemplo a seguir:
Questionamento da crian?a - problema
Bianca | Como ? que se pega piolho? |
Hip?tese da crian?a sobre seu questionamento?
Bianca | Ficando sem lavar a cabe?a a? ele nasce. |
?
Sugest?o de atividade para esse momento:
Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hip?tese.
1) Represente sua hip?tese por meio de uma colagem e escrita.
?
? |
?
- Professor, nesta etapa n?s vamos juntamente com os alunos elencar os objetivos da pesquisa. Questione-os sobre o que vamos aprender ao estudar este tema, ao realizar esta pesquisa. Conduza a discuss?o para que digam sobre os objetivos. Registre na lousa e utilize a linguagem adequada. Veja uma sugest?o:
Os objetivos de estudar sobre o PIOLHO s?o:
?Descobrir a import?ncia dos cuidados com a sa?de e higiene do corpo;
?Identificar formas de cont?gio com o piolho;
?Aprender como acabar com o piolho;
?Compreender como o piolho pode prejudicar a nossa sa?de.
- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco com as fontes de pesquisa.
Sugest?o de atividade para esse momento:
Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou n?o. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que fa?am a descoberta. Vejam uma sugest?o:
1) Para descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos v?rias fontes de pesquisa, algumas delas s?o:
? Livros;
? Revistas;
? Internet;
? Fotografias;
? Entrevistas;
? Palestras.
2) Agora responda: qual fonte de pesquisa voc? mais utiliza?
- Explique para seus alunos que, ? importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no ?Dossi?? ou ?Portf?lio do Projeto? dos alunos e professor, o referencial bibliogr?fico consultado para a pesquisa.
- Diga tamb?m a eles sobre a import?ncia de se respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa ? imprescind?vel que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem refer?ncia bibliogr?fica em seus trabalhos, veja um exemplo:
MORAES, Vinicius de. A arca de No?. Ilustra??es de Nelson Cruz. S?o Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.
Professor, uma fonte importante ? o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/ (acesso em 24/08/2012), no qual voc? se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acad?mico. Como s?o projetos de inicia??o cient?fica com crian?as do ensino fundamental inicial n?o ? necess?rio um rigor acad?mico, mas a informa??o ? fundamental para que os alunos se familiarizem com a linguagem e a metodologia cient?fica.
- Professor, voc? ir? atuar como mediador, orientador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel ? propor situa??es nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles ir?o adquirir ao longo da pesquisa.
- Como iniciar a pesquisa?
- No projeto em quest?o, iniciamos explorando com os alunos seus conhecimentos pr?vios sobre piolhos. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as quest?es que eles trouxeram. Lembre-se, o que direcionar? o projeto s?o as perguntas dos alunos (a problematiza??o) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.
Sugest?es de atividades para esse momento: (L?ngua Portuguesa, Geografia, Artes, Matem?tica, Hist?ria e ?tica)
1) Pesquisando: Como ? o piolho?
Oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou ent?o na internet, imagens e informa??es sobre o piolho, abordando sua anatomia e suas caracter?sticas. Caso sua escola participe do PROUCA, eles poder?o utilizar os laptops para realizar a pesquisa na internet, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? o laborat?rio de inform?tica.
Sugerimos como fontes de pesquisa os seguintes s?tios:
1) http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/piolho-pediculose/ - informa??es sobre o piolho e a pediculose oferecidas pelo m?dico Dr?uzio Varella. Acesso em 25/08/2012
2) http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/piolhos-e-lendeas-nao-tem-relacao-com-falta-de-higiene-dos-cabelos.html - programa bem estar globo
10 mitos e verdades sobre o piolho. Acesso em 25/08/2012
3) http://www.piolho.org.br/ - portal do piolho de uma universidade. Acesso em 25/08/2012
- Eles poder?o produzir um texto consolidando as informa??es principais que encontraram na pesquisa.
2) Montando um painel: auxilie seus alunos a constru?rem um painel com as imagens, reportagens e informa??es que eles encontraram na realiza??o da pesquisa sobre o piolho. Voc?s poder?o expor o painel na sala de aula e tamb?m utiliz?-lo como apoio na realiza??o de outras atividades durante o projeto.
3) Confeccionando fantoches: ap?s descobrirem informa??es sobre o piolho e suas caracter?sticas, que tal constru?rem fantoches de piolho abordando a anatomia deles e tamb?m incentivando a preserva??o do ambiente, utilizando materiais recicl?veis?
- No s?tio http://www.pragentemiuda.org/2010/09/sr-e-sra-piolho-fantoches.html - acesso em 24/08/2012 - voc? encontra uma sugest?o de fantoches para serem confeccionados passo a passo. As crian?as ir?o adorar! Depois de prontos, voc?s poder?o utiliz?-los tamb?m como m?biles para enfeitar a sala de aula. Veja abaixo os modelos:
Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2010/09/sr-e-sra-piolho-fantoches.html - acesso em 25/08/2012
?
- No s?tio http://www.pragentemiuda.org/2010/09/carimbo-com-dedinhos-piolho.html voc? encontra outra sugest?o, a confec??o de um piolho utilizando tinta e as digitais dos dedos das m?os. Veja abaixo:
Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2010/09/carimbo-com-dedinhos-piolho.html - acesso em 25/08/2012
4) Quantos dias o piolho vive? Por que o piolho faz a cabe?a co?ar?
- Para esclarecer os alunos sobre essas d?vidas, voc? poder? contar com o recurso do portal http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14655 - acesso em 21/08/2012.
5) Cantando e aprendendo: aproveite esse momento para trabalhar m?sicas sobre o tema piolho. As m?sicas abaixo sugeridas abordam caracter?sticas e medidas profil?ticas no tratamento contra piolhos. Reproduza e distribua a letra da m?sica e explore tamb?m nesse momento caracter?sticas desse g?nero textual.
?
M?sica 1:
|
Registrando: interpreta??o de texto - m?sica ?Piolho?:
1) Circule na letra da m?sica a palavra piolho.
2) Quantas vezes ela aparece na letra da m?sica?
3) Do que o piolho se alimenta?
4) De acordo com a m?sica, quanto tempo leva para os filhotes de piolho nascerem?
5) Porque a cabe?a co?a quando estamos com piolho?
6) Que medidas s?o elencadas na m?sica para eliminar os piolhos?
M?sica 2:
Godofredo, o piolho
|
Registrando: circule na letra da m?sica, produtos de higiene pessoal que ajudam no combate ao piolho.
?
6) Tarefa de casa: como se pega piolho?
- Oriente seus alunos a pesquisarem em s?tios, revistas e jornais, maneiras de se contrair o piolho, com aux?lio dos seus familiares. Em seguida, eles dever?o listar as formas de cont?gio que descobriram para socializar na pr?xima aula com os colegas. Para registrar eles poder?o utilizar as ferramentas do Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos).
7) Socializa??o: nesse momento, os alunos dever?o socializar suas entrevistas e as descobertas que fizeram sobre as maneiras de pegar piolho. Aproveite para dialogar com eles sobre a import?ncia de evitar o cont?gio, e tamb?m de respeitar os colegas que por acaso tiverem contra?do o piolho, explicando-lhes que isso pode acontecer com qualquer um de n?s, por?m deve ser tratado.
8) Abordando a ortografia: sugerimos como atividade de registro um ditado, abordando a escrita de palavras relacionadas com a tem?tica, como por exemplo: piolho, bon?, pente, escova, cabelo, dentre outros.
- Voc? tamb?m poder? explorar a quantidade de vogais e consoantes das palavras ditadas.
- Depois do ditado realize a corre??o, solicitando que os alunos observem a escrita convencional das palavras no quadro.
- Voc? poder? entregar um quadro como sugerimos abaixo, para que eles registrem as palavras ditadas.
DITADO COM PALAVRAS SOBRE O TEMA: PIOLHO
TENTATIVA DE ESCRITA |
ESCRITA CONVENCIONAL |
QUANTIDADE VOGAIS | QUANTIDADE CONSOANTES |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
- Caso opte pelo uso do laptop UCA dos alunos, eles poder?o utilizar o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos) para criar a tabela acima, com 2 colunas e o n?mero de linhas de acordo com a quantidade de palavras que voc? ir? ditar. Eles poder?o registrar/digitar as palavras ditadas, depois poder?o salvar no computador ou ent?o imprimir e colar em seus cadernos.
?
9) Entrevista com familiares: Proponha aos alunos que realizem como tarefa de casa uma pesquisa com seus pais, tios, av?s e outros familiares sobre o tema piolho. Para tanto, construa com eles um roteiro de entrevista, aproveitando para trabalhar esse g?nero textual e suas caracter?sticas.
Roteiro de entrevista: ?
Nome do entrevistado: ___________________________________________________
Perguntas: 6) Que dica voc? daria aos meus colegas para que possamos evitar o cont?gio com esse parasita? - Se a sua escola faz parte do UCA, solicite que registrem a entrevista por meio de .de filmagem acessando Webcam localizada na ?rea de trabalho do laptop UCA. |
10) Socializa??o: nesse momento, os alunos dever?o socializar suas entrevistas e as descobertas que fizeram. Em seguida, proponha a constru??o de um gr?fico, para registrar a quantidade de familiares que j? pegaram piolho quando crian?as ou na fase adulta. O gr?fico poder? ser realizado em uma folha quadriculada ou utilizando o laptop UCA, por meio da ferramenta Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos).
Se a sua turma ainda n?o trabalhou com gr?ficos fa?a uma introdu??o sobre os diferentes gr?ficos e a sua fun??o. Se poss?vel, recorte de jornais ou revistas usadas e leve para sala alguns exemplos ou acesse http://office.microsoft.com/pt-br/help/exemplos-de-tipos-de-graficos-HP005262319.aspx - acesso em 25/08/2012 - para visualizar diferentes tipos de gr?ficos.
Veja um exemplo abaixo:
TIVERAM PIOLHO |
N?O TIVERAM PIOLHO |
? |
? |
x |
? |
x |
? |
x |
? |
x |
? |
x |
? |
x |
? |
x |
x |
x |
x |
- Depois de realizarem esta atividade voc? poder? propor situa??es problemas contextualizadas a partir dos dados do gr?fico.
?
11) Por que o piolho fica na cabe?a e n?o na barba?
- Para responder essa pergunta dos alunos, voc? poder? utilizar um recurso de ?udio produzido a partir do acervo radiof?nico da R?dio UFMG Educativa - Programa Universidade das Crian?as que aborda sobre o piolho, cita os diferentes tipos e os locais em que eles gostam de se alojar. Esse recurso encontra-se dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27820 - (Acesso em 26/08/2012).
- Ap?s explorar o recurso com seus alunos, solicite que eles registrem por meio de escrita ou desenho o que compreenderam sobre o assunto. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
12) Palestra: o piolho prejudica a sa?de?
- Convide um profissional da ?rea da sa?de para que ele possa palestrar ou ser entrevistado pelos alunos, esclarecendo as d?vidas que eles ainda tiverem sobre o assunto, e enfatizando principalmente os malef?cios que esse parasita pode trazer a sa?de. Voc?s poder?o confeccionar um convite para esse profissional, abordando nesse momento a fun??o social e as caracter?sticas desse g?nero textual.
- Lembre-se, que o planejamento desta atividade deve ser realizado junto com os alunos, prevendo; o dia, hor?rio, local, o roteiro da entrevista e outras informa??es importantes.
- Eles poder?o fotografar o momento da palestra/entrevista utilizando a m?quina fotogr?fica, ou ent?o a Webcam localizada na ?rea de trabalho do laptop UCA.
13) Campanha: Piolho sai daqui!!!
- Ap?s a palestra com o profissional da ?rea da sa?de, organize com seus alunos uma campanha de combate ao piolho em sua escola. Para tanto, eles poder?o confeccionar cartazes e panfletos informativos, alertando sobre o piolho, as formas de contagio, medidas profil?ticas e os perigos que este oferece a sa?de.
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
- Eles tamb?m poder?o utilizar o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos) para escrever as informa??es nos panfletos.
- Cole os cartazes na escola, e distribua os panfletos em hor?rios onde h? uma maior concentra??o de pessoas na escola.
- Os panfletos tamb?m poder?o ser enviados via e-mail.
- Outra sugest?o ? produzir um v?deo educativo ensinando como prevenir e eliminar o piolho. Para tanto, os alunos poder?o filmar momentos da pesquisa, falas de profissionais, dentre outros, utilizando a m?quina fotogr?fica, ou ent?o a Webcam localizada na ?rea de trabalho do laptop UCA.
14) Realizando experi?ncia: xampu caseiro - Trabalhando com texto instrucional
- Depois de muito pesquisar sobre o piolho, que tal brincar de farmac?utico e fabricar um xampu caseiro, que ajuda a acabar com o piolho?
- Para tanto, leve seus alunos para o laborat?rio de Ci?ncias de sua escola, e providencie os materiais necess?rios.
- Veja uma sugest?o de receita dispon?vel no s?tio http://www.pragentemiuda.org/2007/01/receita-shampoo-anti-piolho.html - (Acesso em 26/08/2012).
?
INDICA??O: Combate Piolhos e mata l?ndeas
|
- Eles poder?o fotografar o momento da experi?ncia utilizando a m?quina fotogr?fica, ou ent?o a Webcam localizada na ?rea de trabalho do laptop UCA.
Aproveite esse momento, para explorar o g?nero textual receita, suas fun??es e caracter?sticas. Ap?s a realiza??o da receita, voc? tamb?m poder? propor a resolu??o de situa??es-problema. Veja um exemplo abaixo:
a) Se somarmos a quantidade de folhas de boldo com as de arruda, qual ser? o resultado?
b) Se eu quiser dobrar a receita, qual a quantidade de cada ingrediente eu deverei utilizar?
c) E uma receita d? para fazer 3 frascos de xampu, quantas receitas precisamos fazer para que cada aluno da sala ganhe um frasco, se temos 24 alunos na sala?
15) Construindo par?dias e poemas:
- Proponha aos seus alunos a cria??o de poemas, poesias e par?dias abordando o tema estudado, piolho. Aborde as caracter?sticas de cada um desses g?neros textuais. Ser? um momento rico e que al?m de tratar do tema estudado, ainda incentivar? a criatividade dos alunos. Veja abaixo alguns exemplos de par?dias e poemas que podem ser constru?dos:
Pimpolho, o Piolho
Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html |
?
Dom Piolito Vejam s? o Dom piolito, Como ? dentu?o e atrevido... Com um s? pulo, quem diria! Saltou da cabe?a do Jo?ozinho, Pra cabe?a da Maria! Co?a, co?a, mas que fria! - Tira a m?o da cabe?a, Maria! Mas a mam?e da Maria, Caprichosa e dedicada, Pegou um pente e deu um jeito, Naquela coceira danada! Cata aqui, cata acol?, Lava, lava, cata tudo... Agora Maria ficou livre, Do Dom Piolito cascudo! Mari Barbosa Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html acesso em 26/08/2012 |
?
TCHAU PIOLHO
Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html |
?
PIOLHO BICHO FEIO Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html acesso em 26/08/2012 |
?
QUADRINHA O piolho ? um inseto parasita, Que mora em cabe?a suja! Ele pica e n?o faz fita... Adoecendo a dita cuja! Vou lavar minha cabe?a, Quero as unhas bem curtinhas, Este bicho vai embora, Procurar outras sujinhas. Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html acesso em 26/08/2012 |
- Voc?s poder?o apresentar as produ??es no dia da finaliza??o do projeto.
16) Montando um blog: oriente seus alunos a montarem um blog para que possam postar semanalmente, informa??es, atividades e descobertas realizadas com a pesquisa sobre o piolho. Dessa forma, eles poder?o se comunicar com outras comunidades escolares tamb?m, ampliando as rela??es para al?m da escola local.
Alguns s?tios oferecem orienta??es sobre a cria??o do blog, veja a seguir o link do Portal do Professor, ele fornece as instru??es para voc? criar o Blog com a sua turma: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 (acesso em 29/08/2012), depois, clicar em "Produ??o de Textos Colaborativos usando a internet".
Outra op??o: http://www.criarumblog.com/pt/ - (acesso em 26/08/2012).
17) Atividades extras: que tal aplicar algumas atividades extras sobre o tema estudado? Sugerimos alguns s?tios nos quais voc? poder? encontrar atividades e imprimir para abordar com seus alunos. Veja as sugest?es abaixo:
http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2010/03/projeto-caca-piolho.html - atividades abordando o tema piolho.
http://rosecraveiro.blogspot.com.br/2010/01/piolho.html - atividades sobre o piolho e seu combate.
Essas atividades tamb?m poder?o compor o portf?lio do projeto de pesquisa.
18) Jogando piolho fora:
- Depois de tantas pesquisas que tal jogar um pouco e continuar aprendendo? Para tanto, seguem abaixo sugest?es de alguns s?tios nos quais s?o disponibilizados jogos gratuitos abordando a tem?tica piolho. Eles poder?o acessar os jogos utilizando as ferramentas do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou ent?o no laborat?rio de inform?tica da escola.
1) Jogo ca?a ao piolho: http://jogossimples.com.br/jogar-caca-ao-piolho-online.html (acesso em 27/08/2012)
2) Jogo cata piolho: http://mrjogos.uol.com.br/jogos-online/jogo-de-cata-piolho/ (acesso em 27/08/2012)
3) Jogo mata piolho: http://www.cadajogo.com.br/jogo/mata_piolho.html (acesso em 27/08/2012)
19) Roteiro da pe?a: Produ??o de texto sobre o piolho
Professor, se a sua turma for de 1? ano fa?a esta atividade coletivamente, criando o cen?rio, os personagens e as falas, mas se for turma de 2? ou 3? ano experimente uma atividade individual e depois fa?a um consolidado ou realize uma elei??o para escolherem qual ser? o texto que ser? encenado. ? importante que eles entendam como ? a estrutura deste tipo de texto, para isso mostre-lhes o roteiro de uma pe?a de teatro.
No Portal do Professor, voc? encontra recursos que auxiliam nesta atividade. Veja o s?tio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27906 - (acesso em 27/08/2012) - que tem como objetivo incentivar o uso das artes como complemento e desenvolvimento de atividades escolares.
Outro recurso dispon?vel voc? encontra em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28027- (acesso em 27/08/2012) - que tem como objetivo apresentar como o teatro ajuda o aluno na criatividade, autoestima e di?logo.
- Nesse momento do projeto, os alunos dever?o voltar em suas perguntas e hip?teses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e ent?o verificar se sua hip?tese estava correta ou n?o. Em seguida, dever?o sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclus?o em seu relat?rio. Veja um exemplo:
Aluno | Problema | Hip?tese | Conclus?o |
Bianca | Como ? que se pega piolho? | Se ficar sem lavar a cabe?a a? ele nasce. | O pilho pode ser contra?do atrav?s do contato dos cabelos com outros cabelos ou objetos que tem piolhos ou ovinhos deles (l?ndeas), como bon?s, escovas, pentes, dentre outros. A? o piolho gruda no cabelo da outra pessoa e vai se reproduzindo. |
- Nessa fase voc? ir? organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresenta??o cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais caracter?sticos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa ? socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.
- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposi??o e tamb?m a realiza??o de uma pe?a teatral a partir dos textos criados por eles e que apresentar?o para seus familiares as descobertas alcan?adas durante o projeto.
Organizando a exposi??o e a pe?a teatral!
- Organize com seus alunos a apresenta??o da pe?a teatral e uma exposi??o na qual eles poder?o apresentar suas descobertas aos familiares e tamb?m a comunidade escolar. Voc?s poder?o nomear a pe?a como ?A ca?a ao piolho?. Para tanto, planeje com eles todas as a??es:
?
?
?
S?tios:
Portal do Professor: acesse o recurso mostra um exemplo de como trabalhar com gr?ficos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36226
Dicas smartkids sobre higiene sugest?o: desfile de penteados - http://www.smartkids.com.br/especiais/cabelos-penteados.html - Acesso em 22/08/2012
Explica??o sobre o piolho e sua reprodu??o - http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/piolho.htm - Acesso em 22/08/2012
Informa??es sobre o piolho - http://www.escolakids.com/piolho.htm - Acesso em 22/08/2012
?
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma aut?noma e participaram das situa??es propostas, se realizaram leituras interpretando as informa??es de um texto e compreendendo a estrutura de diferentes g?neros textuais; resolveram situa??es-problema; se souberam organizar dados em gr?ficos; e exploraram a tem?tica da pesquisa conhecendo as caracter?sticas do piolho, as formas de cont?gio e medidas profil?ticas, bem como compreendendo os preju?zos do piolho para a sa?de humana.