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Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: Alimenta??o: criando h?bitos saud?veis - UCA

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

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?    Realizar pesquisas;
?    Interpretar informa??es;
?    Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas;
?    Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
?    Resolver situa??es-problema;
?    Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como m?sicas, receitas e convites;
?    Organizar dados em gr?ficos;
?    Realizar entrevistas;
?    Conhecer os h?bitos de alimenta??o dos familiares;
?    Comparar os h?bitos de alimenta??o dos familiares entre pares;
?    Identificar h?bitos de alimenta??o saud?vel;
?    Compreender a import?ncia de uma alimenta??o balanceada para a sa?de;
?    Construir um livro de receitas;
?    Compreender como funciona o sistema digest?rio;
?    Organizar uma feira gastron?mica.
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Duração das atividades

A previs?o ? de um semestre, ou seja, em torno de 4 meses de dura??o, podendo variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no m?nimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, Ci?ncias, Sa?de e ?tica, dentre outros ou trabalhar com apenas um conte?do.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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Se a sua escola faz parte do Projeto UCA ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint, estar inserido no processo de alfabetiza??o.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hip?teses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Seguem algumas sugest?es de atividades que poder?o ser realizadas com os alunos.

? importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta cat?logo, ou caderno espec?fico para o projeto ? ?Dossi? do Projeto?, no intuito de registrar todo o processo de realiza??o, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for poss?vel, poder? tamb?m montar um ?Portf?lio?, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

- O projeto de pesquisa deve conter algumas etapas que s?o importantes para organizar e estruturar a pesquisa. Lembramos que o papel do professor enquanto mediador, orientador do processo ? fundamental, pois os alunos do ensino fundamental inicial ainda n?o dominam a metodologia de pesquisa. Veja a sugest?o a seguir:

1.    Escolha do tema (os alunos e professor definem o que querem pesquisar)
2.    Justificativa (os alunos buscam explicar a relev?ncia do tema escolhido a ser estudado)
3.    Problematiza??o (os alunos levantam curiosidades, perguntas que querem descobrir sobre o tema);
4.    Levantamento de hip?teses (eles pensam em poss?veis respostas para suas curiosidades/ conhecimentos pr?vios sobre o tema);
5.    Os objetivos do projeto (o que queremos alcan?ar ao final do trabalho);
6.    Levantamento de fontes de pesquisa (relacionam as fontes de pesquisa);
7.    Execu??o da pesquisa (? a realiza??o da pesquisa, direcionada pela problematiza??o);
8.    Conclus?o e depura??o das hip?teses (dialogam sobre o que descobriram e se suas hip?teses estavam corretas ou n?o)
9.    Socializa??o (exp?em para a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos com a pesquisa)
10.    Avalia??o (Analisam como foi o processo de pesquisa, pontos positivos e negativos, bem como a sugest?o de novas propostas)

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1? etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada.


- Professor, o in?cio do projeto se d? com a escolha do tema com os alunos. O tema poder? tamb?m ser sugerido por voc?, por?m, ? importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.


1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais tamb?m para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso j? tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, v?deos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.


2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e pe?a que deem sua opini?o sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois fa?a a vota??o para saber qual tema ser? o ganhador. Outra possibilidade ? fazer a vota??o por escrito, por meio de c?dulas, isto poder? gerar uma s?rie de atividades interdisciplinares, pois voc? vai dialogar com a Matem?tica, para fazer a tabula??o dos votos, com a L?ngua Portuguesa, para fazer o relat?rio e com a ?tica e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidad?o, dentre outras. Portanto, estas duas aulas poder?o se desdobrar em v?rias outras dependendo o caminho que a turma apontar.


Como detonar esse tema com seus alunos?


- Para desenvolver a pesquisa sobre a Alimenta??o: criando h?bitos saud?veis com seus alunos, voc? poder? instig?-los sobre o tema da seguinte forma:

- Organize seus alunos em rodinha, em seguida, conte a hist?ria ?Saladinha de Queixas? da autora: Tatiana Belinky. Nessa hist?ria as frutas, legumes e verduras reclamam do mau uso que os humanos fazem dos seus nomes, n?o percebendo a import?ncia dos alimentos para a nossa sa?de.
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saladinha
 
 Fonte: acervo da autora


- Para que o momento da conta??o da hist?ria fique mais l?dico e interessante, providencie anteriormente, frutas, verduras e legumes que aparecem na hist?ria, e leve em uma caixa surpresa. No decorrer da conta??o utilize esses elementos, conforme os personagens forem aparecendo na hist?ria, retire-os da caixa e mostre aos alunos.


- Ap?s a conta??o da hist?ria questione seus alunos sobre:


1) Por que temos que comer?
2) Como uma alimenta??o pode ser saud?vel?
3)  O que voc? come?
4) Quem gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?
5)  O que voc?s mais gostam de comer: verduras ou legumes?
6)  Como voc? utiliza os alimentos no dia a dia?
7)  O que voc? come diariamente?
8) Agora, que tal descobrir os alimentos preferidos da turma?

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menina lapis


Oriente os alunos a criarem uma tabela, com duas colunas e 10 linhas, para isso, solicite que utilizem os laptops por meio do KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio>Processador de textos). Caso sua escola, n?o participe do PROUCA, voc? poder? orient?-los a criar a tabela utilizando r?gua e l?pis de escrever, no caderno ou em uma folha separada.


Em seguida, oriente-os anotarem em um lado da tabela ?Alimentos que eu gosto?, e no outro lado ?Alimentos que eu n?o gosto?. Solicite que cada aluno leia em voz alta o que escreveu nas colunas da tabela. Voc? poder? montar um mural na sala com as tabela constru?das por eles. Segue abaixo o exemplo de tabela:

ALIMENTOS QUE EU GOSTO 

   

    ALIMENTOS QUE EU N?O GOSTO
          

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- Fa?a um gr?fico com a turma, registrando os alimentos mais consumidos pela turma. Veja abaixo um exemplo:



ALIMENTOS CONSUMIDOS PELA TURMA

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FRUTAS

LEGUMES

SALGADINHOS

MACARR?O

REFRIGERANTE

FEIJ?O

CHOCOLATE

CACHORRO QUENTE


                          
- Ap?s, esse momento, converse com os alunos sobre a import?ncia de terem uma alimenta??o saud?vel, comendo frutas, hortali?as, carne, leite, dentre outros alimentos que possuem subst?ncias que s?o importantes para nosso corpo e nossa sa?de.


- Dialogue tamb?m sobre a import?ncia de comer poucos alimentos industrializados, como doces, bolachas recheadas, dentre outros, pois esses alimentos podem fazer mal a sa?de causando doen?as como a obesidade.


- Convide-os a realizarem um projeto de pesquisa sobre o tema alimenta??o saud?vel, para que compreendam como adotar h?bitos bons para a sa?de.

Registrando:


1) Proponha que eles representem por meio de colagens ou desenhos o tema que ir?o pesquisar.  Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.


2) Resolu??o de situa??es-problema a partir do gr?fico:


?    Quantos alunos gostam de comer bolacha recheada?
?    Quantos gostam de comer feij?o?
?    Qual o alimento mais votado pela turma?
?    O que voc? pensa sobre ele? Ser? que ele ? saud?vel?
?    Quantos alunos votaram ao todo?


Professor, se quiser registre as situa??es-problema ou fa?a adequa??es de acordo com o conte?do trabalhado com seus alunos.
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2? etapa: Justificando o tema - uma aula de 60 min.


- Nesse momento do projeto, ? importante explicar qual a import?ncia de se pesquisar determinado tema, ou seja, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral. Nesse sentido, questione-os sobre a import?ncia em pesquisar sobre este tema e pe?a que registrem.

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menina lapis

Sugest?o de atividade para esse momento:


1)    Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre h?bitos saud?veis de alimenta??o. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta pesquisa, no quadro abaixo:

Eu quero estudar sobre h?bitos saud?veis de alimenta??o porque...



- Ap?s a realiza??o da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, solicite que colem no caderno de projetos ou no Portf?lio. Se preferir, fa?a um consolidado ou um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1? ano, fa?a a atividade oral, caso ainda n?o escrevam de forma aut?noma.


3? etapa: Problematiza??o ? uma aula de 60 min.


Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a import?ncia desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que s?o as perguntas que eles querem saber que ir?o conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.


- Nesse momento do projeto os alunos ir?o levantar d?vidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa. Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala. Caso tenha um estagi?rio solicite a colabora??o dele para n?o perder as quest?es. Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servir?o para nortear o percurso do projeto.


Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:

ALUNO O QUE EU QUERO SABER SOBRE O TEMA?
Alex  O que devemos comer diariamente para sermos saud?veis?
Bianca O que ? pir?mide alimentar?
Evellyn   Doce faz mal para a sa?de?
Gabrielle Como as frutas ajudam nossa sa?de?



  

menina lapis

Sugest?o de atividade para esse momento:


1)    Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

O que eu quero saber sobre alimenta??o...



Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o na ficha sugerida anteriormente.
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4? etapa: Hip?teses ? uma aula de 60 min.


Professor, explore com seus alunos o que s?o hip?teses. Se necess?rio, explique-lhes que as hip?teses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou n?o, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou n?o a nossa hip?tese.

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles ir?o comparar suas hip?teses iniciais sobre suas curiosidades com as conclus?es que alcan?aram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as hip?teses dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala.


Veja um exemplo a seguir:


Questionamento da crian?a - problema

Alex  O que devemos comer diariamente para sermos saud?veis?

 
Hip?tese da crian?a sobre seu questionamento?

Alex  Precisa comer de tudo um pouco.


Outra possibilidade ? trocar as quest?es com os alunos, ou seja, o colega levanta uma hip?tese sobre a problematiza??o do colega.

Sugest?o de atividade para esse momento:

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menino tarefa

1) Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hip?tese.


2) Represente sua hip?tese por meio de escrita e ilustre utilizando  colagem ou desenho.




5? etapa: objetivos do projeto ? uma aula de 60 min.


 - Professor, nesta etapa n?s vamos juntamente com os alunos elencar os objetivos da pesquisa. Questione-os sobre o que vamos aprender ao estudar este tema, ao realizar esta pesquisa. Conduza a discuss?o para que digam sobre os objetivos. Registre na lousa e utilize a linguagem adequada. Veja uma sugest?o:


Os objetivos de estudar sobre a ALIMENTA??O SAUD?VEL s?o:


?Descobrir a import?ncia de uma alimenta??o balanceada em nossas vidas;
?Identificar alimentos e seus grupos de acordo com a pir?mide alimentar;
?Aprender sobre a pir?mide alimentar.



6? etapa: Fontes de pesquisa ? uma aula de 60 min


- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de dados como fontes de pesquisa.

menina lapis

Sugest?o de atividade para esse momento:


Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou n?o. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que fa?am a descoberta. Vejam uma sugest?o:


1)    Para descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos v?rias fontes de pesquisa, algumas delas s?o:


?    Livros;
?    Revistas;
?    Internet;
?    Fotografias;
?    Entrevistas;
?    Palestras;
?    Trabalho de campo.


     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa voc? mais utiliza  quando quer descobrir alguma coisa?


- Explique para seus alunos que, ? importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no ?Dossi?? ou ?Portf?lio do Projeto? dos alunos e professor, o referencial bibliogr?fico consultado para a pesquisa. Diga tamb?m a eles sobre a import?ncia de se respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa ? imprescind?vel que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem refer?ncia bibliogr?fica em seus trabalhos.


- Professor, uma fonte importante ? o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/ (acesso em 12/08/2012) no qual voc? se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acad?mico. Como este ? um projeto de inicia??o cient?fica com crian?as do ensino fundamental inicial n?o ? necess?rio um rigor acad?mico, mas a informa??o ? fundamental para que os alunos se familiarizem com a linguagem e a metodologia cient?fica.

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7? etapa: Execu??o ? Pesquisando


- Voc? ir? atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel ? propor situa??es nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que ir?o adquirir ao longo da pesquisa.

Como iniciar a pesquisa?


- O que direcionar? o projeto s?o as perguntas dos alunos (a problematiza??o) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

menina lapis

Sugest?es de atividades para esse momento: (L?ngua Portuguesa, Ci?ncias, Matem?tica e ?tica)

1)    Pesquisando em sala: solicite aos seus alunos que acessem a internet utilizando seus laptops e procurem diversas informa??es sobre os alimentos, seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Mas se n?o participam do PROUCA, leve-os at? o laborat?rio de inform?tica.


Veja abaixo algumas sugest?es:


?    Conhecendo mais sobre as frutas: http://smartkids.com.br/especiais/frutas.html (acesso em 20/08/2012)


?    Conhecendo frutas, legumes e verduras:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/vivamelhor/frutas_verduras_legumes.htm (acesso em 20/08/2012)
http://www.smartkids.com.br/especiais/legumes-e-verduras.html (acesso em 20/08/2012)


Professor, depois da pesquisa solicite que os alunos socializem as descobertas realizadas sobre a tem?tica. Questione-os sobre:


?    Qual a import?ncia das frutas, legumes e verduras para nossa sa?de?
?    Voc? tem h?bito de comer frutas, verduras e legumes diariamente?


- Oriente-os a fazerem um consolidado sobre os resultados da pesquisa, e em seguida voc?s poder?o expor as informa??es, imagens dentre outros recursos encontrados em um mural e expor na sala de aula. Caso sua escola participe do PROUCA, eles poder?o realizar o registro escrito, utilizando as ferramentas do Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos).

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2)    Banana, bananeira, goiaba, goiabeira... trabalhando frutas por meio da m?sica

 - Continue explorando a import?ncia das frutas para a sa?de de todos, em seguida, solicite que os alunos utilizem seus laptops, para assistirem ao v?deo ?palavra cantada- m?sica pomar?, no s?tio  http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk&feature=related (acesso em 23/08/2012). Para tanto, eles poder?o utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Mas se n?o participam do PROUCA, leve-os at? o laborat?rio de inform?tica.

Cante a m?sica e explore sua letra com eles, enfatizando o nome das frutas e as ?rvores frut?feras correspondentes as mesmas.


pomar 
   
Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk&feature=related (acesso em 23/08/2012)


Ap?s esse momento, realize com as crian?as um desafio, abordando a rela??o de correspond?ncia entre o nome da fruta (substantivo primitivo) e seu p? de origem (substantivo derivado) como forma de registro. Sugerimos o seguinte:


  DESAFIO: PREENCHA A CRUZADINHA COM OS NOMES DAS FRUTAS DE ACORDO COM A SUA ?RVORE DE ORIGEM.


1. DO MAMOEIRO                                                    5. DA PEREIRA
2. DO ABACATEIRO                                                6. DA PITANGUEIRA
3. DO CAJUEIRO                                                     7. DO A?AIZEIRO
4. DO INGAZEIRO                                                   
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cruzadinha
     
Fonte: Acervo da autora
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3)    Pesquisa com familiares

menino tarefa

1- Professor, escreva em fichas de papel nomes de frutas, na mesma quantidade do n?mero de alunos da turma, por exemplo, se a turma for composta de 20 (vinte) alunos, escreva 20 (vinte) nomes de frutas em fichas de papel para serem sorteadas. Sorteie um nome de fruta para cada aluno.


2-Depois, solicite que os alunos levem os laptops para casa e pesquisem utilizando a internet, com a ajuda de seus pais e/ou outro respons?vel, um benef?cio para a sa?de da fruta sorteada por ele. Poder?o tamb?m pesquisar em livros, revistas e outros.

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O aluno dever? trazer para a pr?xima aula suas descobertas, escritas no caderno de tarefas de casa e a fruta pesquisada, para a realiza??o de um piquenique.

Professor, ? importante que voc? solicite frutas da ?poca e de pre?o acess?vel a todos os alunos. Caso preferir, poder? providenciar as frutas e trazer para os alunos.



Socializando nossas descobertas... Hora do piquenique


Professor, para a realiza??o desta atividade voc? dever? providenciar:

- 1 (um) forro de mesa grande,
- 1 (uma) faca,
- 1 (uma) caneta de retro projetor e saquinhos ou copinhos para tomar caf? descart?veis, na mesma quantidade do n?mero de alunos, para armazenar e identificar as sementes das frutas trazidas pelos alunos para o piquenique.

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Organize a turma em uma roda de conversa e solicite que os alunos socializem entre si as descobertas realizadas na pesquisa que fizeram em casa. Questione um aluno de cada vez, perguntando:


-Qual foi a fruta que voc? pesquisou?
-Qual benef?cio ela traz para a sa?de?

Depois que o aluno apresentar suas descobertas, pe?a para que mostre a fruta pesquisada para os colegas e oriente-os a observarem sua textura, o cheiro, a cor, etc.

Leve os alunos para o p?tio da escola para fazer o piquenique. Para tanto, solicite que levem as frutas que trouxeram de casa. No caso de frutas que s?o degustadas com casca, como ma?? e pera, verifique se foram higienizadas e aquelas que necessitam serem descascadas, solicite a ajuda de um estagi?rio ou de algu?m da cantina para descascar e picar, como o caso do abacaxi, banana, abacate e outras.

Chegando ao p?tio, coloque o forro de mesa no ch?o, e organize os alunos em seu entorno. Entregue um copinho ou saquinho para cada um deles armazenar as sementes de sua fruta, mas esclare?a que nem todas as frutas n?s conseguiremos as sementes, como ? o caso do abacaxi e da banana que geralmente s?o reproduzidas por meio de mudas.

Disponha as frutas sobre o forro e inicie o piquenique. Corte cada fruta, mostre a(s) semente(s) para os alunos e separe-a(s) em um copinho ou saquinho, escrevendo o nome da fruta nele, utilizando a caneta de retro projetor.

Retome o benef?cio de cada fruta e sirva para eles uma de cada vez para que degustem. Voc? poder? solicitar que as crian?as fotografem o momento do piquenique utilizando a Webcam que est? na ?rea de trabalho do laptop do professor ou utilizem uma m?quina fotogr?fica digital.

Leve as sementes para a sala de aula, e deixe-as expostas ao sol por 3 (tr?s) dias, at? que fiquem bem sequinhas. Imprima as fotos tiradas pelos alunos. As sementes e as fotos ser?o utilizadas posteriormente na confec??o do ?lbum da turma sobre as frutas estudadas.
 
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4)    Confeccionando um ?lbum sobre as frutas trabalhadas


 Professor, para a realiza??o desta atividade providencie 10 (dez) folhas de papel A4 coloridas, revistas, folhetos de supermercado contendo imagens de frutas, tesoura e cola.

Inicie a aula retomando com os alunos as descobertas realizadas sobre as frutas. Depois diga-lhes  que nesta aula eles construir?o o ?lbum das frutas trabalhadas durante o estudo desse tema. Entregue-lhes a folha de registro que ir? compor o ?lbum das frutas estudadas e oriente-os na realiza??o desse registro. Distribua as sementes das frutas que eles pesquisaram para que colem na atividade. Sugest?o de registro para a confec??o do ?lbum de frutas:

ALUNO:
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FRUTA PESQUISADA: _________________________________________________________________________________________________________________


 
 SEU BENEF?CIO PARA A SA?DE: _________________________________________________________________________________________________________________


 
SEMENTE DA FRUTA PESQUISADA:


 
DESENHO DA ?RVORE FRUT?FERA DE SUA ORIGEM:

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- Realize a corre??o do registro feito pelos alunos individualmente. Depois escolha com eles as fotos que ir?o compor o ?lbum, e cole-as em folhas de papel A4 coloridas escrevendo a partir da sugest?o deles, um t?tulo para representar os momentos fotografados, por exemplo: Nosso piquenique.

- Confeccione a capa do ?lbum com os alunos, para isto escolha com eles um t?tulo para esse ?lbum que dever? vir escrito na capa.


5) Hortali?as e seus benef?cios: pesquisando e plantando


Que tal descobrir um pouco mais sobre as hortali?as e seus benef?cios para a sa?de? Para tanto, oriente seus alunos a realizarem uma pesquisa em sala buscando informa??es sobre os benef?cios das hortali?as para a sa?de.

Deixe que eles socializem os resultados da pesquisa na rodinha. Em seguida, leve para a sala de aula sementes de hortali?as que possam ser plantadas na horta de sua escola, dentro de uma caixa surpresa. Revele a novidade aos alunos e leve-os para a horta para realizar o plantio.

- Veja uma sugest?o de um v?deo ensinado ?Como fazer - horta na sua casa! ? s? clicar!!?. Caso prefira, mostre-o aos seus alunos acessando o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=UZ-R-iOu4xw (acesso em 28/08/2012), utilizando o Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).

- Para a realiza??o desta aula providencie um espa?o na escola com terra, adubo org?nico, sementes de algumas hortali?as e p?s para os alunos mexerem na terra. Caso a sua escola n?o possua canteiros dispon?veis, voc? poder? providenciar floreiras de cimento ou mesmo de pl?stico. Se for poss?vel, solicite tamb?m que eles tragam luvas de casa.

Fotografe esse momento utilizando a Webcam dos laptops dos alunos, ou ent?o utilizando uma maquina fotogr?fica. Veja a seguir o momento do plantio das mudas de hortali?as realizado com os alunos do 1? ano A da Eseba-UFU.


 
horta

Fonte: Acervo da autora


Acompanhe com os alunos o processo de crescimento das hortali?as plantadas, aguando-as duas vezes ao dia. Depois que estiverem bem crescidas, os alunos poder?o utiliz?-las para fazer receitas culin?rias na escola, ou ent?o, realize uma colheita coletiva, na qual, cada aluno poder? levar para casa uma hortali?a para comer com seus familiares.


6)    Trabalhando uma hist?ria: organize os alunos em rodinha e conte a  hist?ria: ?O Sr. Roda dos Alimentos? Autora: Raquel Martins, para isso utilize o data show para projetar a hist?ria. Voc? encontra a hist?ria no s?tio: http://educacaodeinfancia.com/historia-a-sr-roda-dos-alimentos/. (acesso em 28/08/2012)

A partir dessa hist?ria introduza com os alunos a Pir?mide Alimentar.  Para tornar esse momento ainda mais l?dico, eles poder?o acessar o v?deo http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html (acesso em 28/08/2012), utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet). Ou ent?o, eles poder?o acess?-lo no laborat?rio de inform?tica.

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piramide
 
Fonte: http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html (acesso em 28/08/2012)



- Explique-lhes que a Pir?mide Alimentar, ? um gr?fico que mostra as quantidades e propor??es que podem/devem ser ingeridas de cada alimento de forma balanceada, por isso ? muito importante segui-la.


7)    Construindo uma pir?mide alimentar: oriente os alunos a constru?rem uma pir?mide alimentar, para isso providencie: cartolina branca; revistas, panfletos com imagens de alimentos; cola e canetinhas ou pinc?is ou solicite que tragam de casa estes materiais.
Eles dever?o recortar imagens de alimentos presentes em cada grupo da pir?mide. Em seguida colar os alimentos recortados na cartolina separando-os como na pir?mide alimentar. Voc? poder? expor os trabalhos na sala de aula ou no mural no corredor da escola.

8)    Entrevista com familiares: o que comemos diariamente?

 
Oriente seus alunos a realizarem uma entrevista com seus familiares, sobre seus h?bitos alimentares di?rios. Se preferir use um question?rio para facilitar o levantamento de dados, veja nossa sugest?o:

Aluno (a) ____________________________________

Entrevistado: _________________________________

?

menino tarefa

entrevista

Fonte da Imagem: acervo da autora

Classifique os h?bitos alimentares do entrevistado em:


(   ) Balanceado
(   ) Moderado
(   ) Irregular
?




9)     Socializa??o da entrevista: deixe que os alunos socializem os resultados da entrevista realizada em casa, e discuta sobre as avalia??es que eles fizeram dos h?bitos alimentares dos familiares.  Discuta com eles a possibilidade da realiza??o de uma palestra com um(a) nutricionista, para que ele(a) possa esclarecer duvidas dos alunos e por sua vez, montar um card?pio balanceado para os familiares de acordo com as indica??es da pir?mide alimentar.

10)     Elaborando um convite: oriente os alunos a constru?rem um convite para o(a) nutricionista, abordando por sua vez as caracter?sticas desse g?nero textual. Se for uma turma de 1? ano e eles ainda n?o escreverem de forma aut?noma voc? poder? propor uma tentativa de escrita e depois fazer a reescrita. Outra possibilidade ? fazer um texto coletivo, mas se forem turmas de 2? ou 3? anos poder?o fazer individualmente e posteriormente elegerem aquele que ficou melhor.

11)     Lembre-se de planejar esta atividade junto com os alunos, discuta com eles sobre:

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  • Data da entrevista;
  • Hor?rio;
  • Local;
  • O que vamos perguntar;
  • Como devemos nos comportar.


12)     Palestra com nutricionista: nesse momento os alunos poder?o aproveitar para esclarecer d?vidas em rela??o a tem?tica estudada, realizando perguntas e interagindo entre eles e o(a) profissional convidado(a). Eles poder?o solicitar o(a) nutricionista que construa junto a eles um card?pio para seus familiares baseado na pir?mide alimentar, e depois levar para casa, incentivando a mudan?a de h?bitos.

13)     Relat?rio da entrevista: solicite que seus alunos produzam um texto contando como foi a experi?ncia da palestra e suas descobertas com esse momento.

14)     Construindo um card?pio personalizado: divida os alunos em duplas e proponha a constru??o de um card?pio com sugest?es de uma alimenta??o saud?vel e adequada para sua idade. No s?tio indicado abaixo, os alunos poder?o encontrar card?pios adequados para sua idade criados por uma nutricionista. Eles poder?o acess?-lo no laborat?rio de inform?tica ou ent?o pelos seus laptops por meio do Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).


S?tio: http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/sugestao-de-cardapio-para-as-lancheiras-dos-pequenos-20100225.html (acesso em 28/08/2012)

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15)    Socializando: depois de dialogar nas duplas, os alunos poder?o expor seus card?pios personalizados para a turma, ouvindo opini?es e colabora??es dos colegas para seu card?pio.

16)    Criando uma lista: acesse o texto informativo abaixo e explore com seus alunos. Aproveite esse momento para explorar as caracter?sticas desse g?nero.

10 DICAS DE ALIMENTA??O E H?BITOS SAUD?VEIS


1 ? Consuma de 5 a 6 refei??es por dia, reduzindo a quantidade de alimentos em cada uma delas. N?o deixe de fazer as refei??es principais: caf? da manh?, almo?o e jantar.  Tenha sempre algum lanche para consumir entre as refei??es principais, como: barra de cereais, frutas, iogurtes etc;

2 ? Aumente o consumo de fibras e alimentos integrais. Como as fibras n?o s?o digeridas elas n?o acrescentam calorias ? alimenta??o e aumentam a sensa??o de saciedade, al?m de auxiliar no melhor funcionamento do intestino. As frutas e os vegetais folhosos s?o excelentes fontes de fibras e s?o ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes;

3 ? Diminua o consumo de a??car e doces;

4 ? Use sal com modera??o. Alimentos que contenham sal devem ser evitados: temperos prontos, shoyo e caldos de carnes. D? prefer?ncia a ervas naturais como condimento;

5 ? Evite frituras. Utilize sempre ?leos de origem vegetal na prepara??o dos alimentos. ?leo de: canola, milho, girassol e soja. O azeite de oliva ? indicado para o tempero de saladas. Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes do preparo;

6 ?Evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc, pois s?o ricos em sal e conservantes;

7 ?D? prefer?ncia aos alimentos assados, cozidos, grelhados em substitui??o as frituras;

8 ?Aumente o consumo de peixes, por pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Os peixes possuem um baixo teor de gordura quando comparado ?s outras carnes, sendo que essa gordura apresenta uma s?rie de benef?cios no combate e preven??o de v?rias doen?as;

9 ? Beba no m?nimo 2 litros de ?gua por dia;

10 ? Pratique atividade f?sica no m?nimo 3 vezes por semana.


Fonte: http://www.panetteriazn.com.br/dicas-de-nutricao/10-dicas-para-alimentacao-e-habitos-saudaveis (acesso em 28/08/2012)



Discuta com eles as informa??es contidas no texto, em seguida proponha a cria??o de uma lista contendo alguns h?bitos alimentares importantes para uma boa sa?de. Eles poder?o utilizar as ferramentas do KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio>Processador de textos), para produzir a lista. Em seguida, oriente-os a socializarem a lista por e-mail com seus familiares, colegas de outras turmas e escolas.


17) Confec??o  de receitas: que tal confeccionar com seus alunos receitas nutritivas e saborosas?


Para tanto voc? poder? selecionar receitas com eles e depois sortear uma ou mais para ser feita. Antes disso explore:

- Texto instrucional: receita


Organize a turma em uma roda de conversa e solicite que os alunos socializem entre si as receitas pesquisadas por cada um, utilizando seus laptops.
Professor, sugerimos alguns s?tios onde voc? poder? encontrar receitas utilizando frutas e hortali?as


http://culinaria.terra.com.br/galerias/0,,OI150702-EI36,00-Confira+receitas+com+frutas+e+hortalicas+de+outono.html - acesso em 29/08/2012
http://tudogostoso.uol.com.br/categorias/1042-frutas-1.html -  acesso em 29/08/2012
http://www.mondialline.com.br/novo/ingles/manual/CF-01.pdf - acesso em 29/08/2012


Providencie as receitas impressas para explor?-las enquanto g?nero textual  com seus alunos. Converse com eles sobre, as caracter?sticas de uma receita culin?ria, ou seja, como ela ? escrita, qual ? a sua estrutura textual, qual ? a sua fun??o. Questione-os:


-O que estamos lendo?
-Como se escreve uma receita culin?ria?
-Para que serve uma receita?

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Salada de Frutas


Ingredientes:
?    2 mam?es papaia pequenos
?    1 laranja m?dia
?    5 bananas
?    2 ma??s
?    5 morangos maduros
?    1 p?ssego
?    10 gr?os de uva (qualquer variedade)
?    1 caixa leite condensado
?    10 cubos de gelo
?    1/2 colher (sopa) canela em p?


Modo de preparo:


1.    Pique todos os ingredientes, a laranja em peda?os menores que as outras frutas, depois ela solta o caldo e a salada n?o fica t?o ?cida.
2.    Coloque tudo em um prato fundo e adicione o leite condensado, a canela em p? e o gelo, mexa por alguns segundos e leve a geladeira por 30 minutos.
3.    Fica uma del?cia!


Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/787-salada-de-frutas-gostosa.html - acesso em 29/08/2012


 
 Depois voc? poder? realizar um problematoteca como exemplo:


- Quantos mam?es voc? utiliza para fazer a salada?
- Ao todo quantas frutas foram utilizadas para a confec??o da salada?
- Qual ? a fruta que utilizamos em maior quantidade?
- Quais frutas utilizamos em menor quantidade?
-Quais frutas iniciam com a mesma letra?
- Escreva o nome dos ingredientes utilizados na receita que n?o s?o frutas?
- Represente por meio de desenhos, a quantidade de cada ingrediente utilizado para  fazer a salada de frutas.


18) Colocando a m?o na massa: fazendo as receitas sorteadas


- Nessa aula voc? ir? fazer a(s) receita(s) receitas sorteada(s) com os alunos. Voc? deve providenciar os ingredientes necess?rios, pedindo os ingredientes para os alunos ou ent?o providenciar e trazer para a escola. Solicite que os alunos tragam de casa: aventais e toucas.

Leve-os, juntamente com as receitas e os ingredientes para a cozinha e realize com eles as receitas, uma de cada vez. Mas, se em sua escola n?o for poss?vel utilizar a cozinha, organize a sala, juntando as mesinhas para fazer uma mesa grande, de forma que os alunos possam ficar em sua volta, forre a mesa.

Lembre-se de orient?-los a lavar bem os alimentos que s?o consumidos com casca e as hortali?as. Caso as receitas sejam realizadas pelos familiares, realize interven??es refor?ando os cuidados no preparo dos alimentos e os ben?ficos das frutas e hortali?as para a sa?de.

Voc? poder? fotografar ou gravar esse momento utilizando a Webcam, que est? na ?rea de trabalho de seu laptop, ou ainda convidar um dos alunos para realizar essa tarefa.


19)  Construindo um livro de receitas da turma


Professor, para confeccionar esse livro voc? dever? reunir com seus alunos algumas receitas saud?veis e nutritivas. Eles poder?o copi?-las e confeccionar o livro. Outra sugest?o ? fazer um livro de receitas virtual, para tanto re?na em um pen-drive, todas as receitas que os alunos selecionaram, e organiz?-las em ordem alfab?tica. Confeccione tamb?m a capa do livro, dessa forma, ele poder? ser enviado virtualmente por e-mail a outras turmas da escola.

- Voc? poder? organizar o livro, contemplando os seguintes itens:

-T?tulo, autores, justificativa, sum?rio, as receitas de cada aluno, falas dos alunos sobre o que aprenderam e fotos registrando o estudo sobre alimenta??o.


20) Conhecendo o sistema digest?rio

- BRINCANDO DE MACACO DIZ:  


Professor, a alimenta??o est? intimamente ligada a digest?o, portanto instigue os alunos a questionarem sobre como ocorre a digest?o dos alimentos dentro de nosso corpo, para isso discuta com eles sobre como vamos descobrir. Levante os conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre ?sistema digest?rio?. Posteriormente proponha uma brincadeira divertida, veja a seguir:


Para este brincadeira cada aluno deve ter uma fruta, de prefer?ncia uma ma??.
Combine que todos os alunos devem seguir as ordens do macaco, sen?o sai da brincadeira:


1) Morder a fruta.
2) Mastigar 10 vezes.
3) Engolir
4) Sorrir
5) Olhar para esquerda.
6) Levantar a fruta para o alto.
7) Morder novamente.
8) Mastigar 15 vezes.
9) Engolir... (criar comandos e brincar com movimentos, mastiga??o, lateralidade...).

Ao final da brincadeira pergunte o que exige mais mastiga??o a bolacha ou a ma??, por qu?? Trabalhe sobre a import?ncia da mastiga??o para a boa digest?o dos alimentos.

Professor, utilizando o mapa do sistema digest?rio ou com a ajuda de uma crian?a fa?a o caminho da fruta pelo nosso corpo. Questione e deixe formularem hip?teses:


1.    Qual a import?ncia dos dentes e da saliva no processo de digest?o?
2.     Porque cozinhamos alguns alimentos?
3.    O que ? mais saud?vel: cozinhar ou fritar?  Justifique?

- Se poss?vel leve os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica e acesse o s?tio: http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU (acesso em 01/09/2012)  e voc? ver? um v?deo que mostra todo processo da digest?o do alimento. Eles tamb?m poder?o acessar o v?deo utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).

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aparelho digestivo


Fonte imagem aparelho digest?rio: http://aparelhodigestorionutri.blogspot.com/2009/06/sistema-digestorio_19.html  -  (acesso em 01/09/2012)

Acesse tamb?m o s?tio a seguir: http://www.smartkids.com.br/passatempos/sistema-digestorio.html  - (acesso em 01/09/2012), nele voc? encontrar? diversas brincadeiras e jogos envolvendo o sistema digest?rio. Os alunos v?o adorar!    


21) Jogos sobre alimenta??o


Professor, apresente aos alunos algumas sugest?es de jogos educativos sobre alimenta??o. Solicite que acessem os s?tios abaixo pelo programa Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e escolham os jogos que querem participar.

  • Jogo das Frutas

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/come-come-frutopia.html - acesso em 23/08/2012

  • Jogo da Alimenta??o

http://jcvovar.files.wordpress.com/2009/10/tabuleiro_alimentsaudavel.jpg - acesso em 23/08/2012

  • Jogo dos Legumes

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-legumes.html - acesso em 23/08/2012
http://www.smartkids.com.br/especiais/legumes-e-verduras.html - acesso em 23/08/2012


Ap?s a realiza??o dos jogos pergunte aos alunos sobre o que acharam desse momento? Qual foi o jogo mais interessante? O que aprenderam sobre a alimenta??o?


                                             
8? etapa: Conclus?es e depura??o de hip?teses


- Nesse momento do projeto, os alunos dever?o voltar em suas perguntas e hip?teses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e ent?o verificar se sua hip?tese estava correta ou n?o. Em seguida, dever?o sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclus?o em seu relat?rio. Veja um exemplo:


Questionamento da crian?a - problema

  Alex  O que devemos comer diariamente para sermos saud?veis?


Hip?tese da crian?a sobre seu questionamento?

Alex Precisa comer de tudo um pouco.


  
Sugest?o de atividade para esse momento:

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Aluno    Problema Hip?tese Conclus?o
Alex O que devemos comer diariamente para sermos saud?veis?  Precisa comer de tudo um pouco.    Descobrimos que precisamos ter uma alimenta??o balanceada, comendo um pouco de cada alimento sem exageros, seguindo as indica??es da pir?mide alimentar.



    

9? etapa: Apresenta??o e exposi??o


- Nessa fase voc? ir? organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresenta??o cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais caracter?sticos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa ? socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.


- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposi??o e tamb?m a realiza??o de uma feira gastron?mica na qual os alunos poder?o socializar as descobertas e possibilitar que os pais degustem receitas alternativas e nutritivas confeccionadas pelos alunos durante o projeto.

Organizando a Feira Gastron?mica e a exposi??o


Planeje com eles todas as a??es:

  • Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as caracter?sticas desse g?nero textual. Os convites poder?o ser confeccionados no computador e impressos para divulga??o, ou ainda, enviados via e-mail para os convidados.
  • Confeccione cartazes, faixas, panfletos informativos com seus alunos e distribua para divulgar a exposi??o.  Eles tamb?m poder?o ser confeccionados no computador e impressos para divulga??o, ou ainda, enviados via e-mail para a comunidade escolar e outras turmas.
  • Decida com os alunos, quais receitas ser?o realizadas e por sua vez degustadas. Convide familiares para fazer as receitas com os alunos, envolvendo-os nesse processo.
  • Reservem um espa?o adequado em sua escola para a realiza??o da exposi??o e da feira.
  • Organize tamb?m um momento para que os alunos socializem com seus pais e outros alunos da escola suas descobertas realizadas durante a pesquisa. Para tanto, lembre-se  de retomar com os alunos as descobertas realizadas durante o projeto e as atividades realizadas.
  • Confeccionem tamb?m murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas. Ou ent?o, apresenta??es no Kpresenter ou power point, para que seus alunos apresentem no dia da gincana.
  • Ensaie as apresenta??es, e construa junto com eles enfeites para compor o cen?rio e combine o vestu?rio para o dia da apresenta??o.
  • Registre o momento da apresenta??o.
  • Se o Dossi? ou portf?lio do projeto j? estiver conclu?do, deixe-o exposto para que os visitantes possam analis?-los e dar sua opini?o, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e l?pis para o registro.

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10? etapa: Avaliando

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  • Converse com os seus alunos no sentido de analisar os pontos positivos e negativos da pesquisa, bem como liste com eles sugest?es para as pr?ximas pesquisas que ser?o realizadas. Para isso, analise todo o processo da pesquisa, as atividades realizadas, as opini?es das fam?lias que foram registradas, dentre outros materiais, no sentido de buscar melhorias para a pr?xima pesquisa.

Recursos Complementares

Recurso do portal: preparando os alimentos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21261 (acesso em 20/08/2012)

Recurso do portal: a import?ncia da nutri??o - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21534 (acesso em 21/08/2012)

Recurso do portal: o papel dos nutrientes - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36019 (acesso em 20/08/2012)

Recurso do portal: jogo da pir?mide dos alimentos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19068 (acesso em 22/08/2012)

Recurso do portal: conserva??o dos alimentos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10410 (acesso em 22/08/2012)

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma aut?noma e participaram das situa??es propostas, se realizaram leituras interpretando as informa??es de um texto e compreendendo a estrutura de diferentes g?neros textuais; resolveram situa??es-problema; se souberam organizar dados em gr?ficos; e exploraram a tem?tica da pesquisa conhecendo h?bitos de alimenta??o saud?vel e a import?ncia para a sa?de de se realizar uma alimenta??o balanceada; se compreenderam como funciona o sistema digest?rio e participaram da organiza??o e realiza??o da feira gastron?mica.