Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, a mesma ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca da import?ncia da ?gua para o corpo humano. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de uma Pesquisa de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-la. Alguns itens s?o necess?rios para a apresenta??o global do trabalho. S?o eles:
Ressaltamos que ? essencial incentivar os alunos a levantarem seus questionamentos, exporem suas hip?teses, realizarem pesquisa sobre a tem?tica, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso, voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio de metodologia de projetos:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml "Inicia??o cient?fica nas s?ries iniciais". (Observar, registrar e comprovar hip?teses sem simplificar a linguagem nem infantilizar. Esse ? o caminho para a inicia??o cient?fica). (Acesso 12/09/2012).
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml "5 etapas para realizar uma boa pesquisa escolar". (Confira o passo a passo do trabalho necess?rio para que seus alunos aprendam a investigar temas em todas as disciplinas, na Educa??o Infantil e no Ensino Fundamental). (Acesso 12/09/2012).
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm "Pedagogia em foco: metodologia cient?fica ? O projeto de pesquisa". (Este texto tem como foco a inicia??o cient?fica discente). (Acesso 12/09/2012).
Para conhecer alguns projetos que est?o sendo desenvolvidos com alunos de diferentes n?veis de ensino, voc? poder? utilizar os s?tioshttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=419. "Projetos inovadores".
Nos s?tios abaixo voc? ter? acesso a aulas que trabalham com inicia??o cient?fica e com tecnologias do Projeto UCA:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43459. ?Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avi?o UCA/Metodologia cient?fica?.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115 ?P?ssaros da minha regi?o: esp?cies, caracter?sticas e preserva??o?.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40573 ?Um h?bito saud?vel: comer frutas e frutos ? Metodologia cient?fica/UCA?.
(Acessados em 01/09/2012).
Salientamos que na pr?tica da sala de aula, competir? a voc? professor, adequar cada passo ao n?vel do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda n?o ? poss?vel executar.
Professor,atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informa??es significativas, organizar as mem?rias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que voc? fa?a a leitura dos textos, postados nos s?tios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos voc? ter? acesso a um conjunto de informa??es sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. ?Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem? (Acesso 01/09/2012).
http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. ?Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades did?ticas pra um ensino construtivista? (Acesso 01/09 /2012).
Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-8.jpg |
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos
Professor, para que o projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Para instigar os alunos a participarem da pesquisa ? necess?rio promover um momento de sensibiliza??o, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica. Neste sentido, sugerimos que voc? inicie a aula verificando os conhecimentos pr?vios que os alunos t?m a respeito da ?gua. Pergunte:
Ap?s esse levantamento apresente as imagens a seguir. Se preferir voc? poder? solicitar que os alunos acessem os s?tios sugeridos no laptop Classmate, por meio do Programa Mozilla Firefox ou no tablet.
http://www.cm-vidigueira.pt/municipio/noticias/c/4A5F4397AF12A "?gua ? vida".
http://www.maisnet.net/2012/08/21/ "Cartaz ?gua".
http://blogquimica338.blogspot.com.br/ "?gua"
http://blogquimica338.blogspot.com.br/ "?gua" (Acessadas em 01/09/2012).
Leitura e discuss?o de cena
Ap?s a apresenta??o das imagens estabele?a um di?logo para interpret?-las. Garanta a participa??o equitativa dos alunos e socialize as respostas individuais.
Comece indagando:
a- O que voc?s est?o vendo em cada imagem apresentada?
b- Qual ? o assunto dessas imagens?
c- O que voc?s entendem sobre as frases: ??gua ? vida, preserve-a!? ?Valorize a ?gua, valorize a vida. ?H? escassez de ?gua no Brasil?.
Ou?a todos os depoimentos e ressalte que nas pr?ximas atividades iremos aprofundar um pouco mais sobre a import?ncia da ?gua para o corpo do ser humano, pois faremos uma pesquisa. Solicite que pensem sobre o que gostariam de pesquisar sobre a referida tem?tica.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Elaborando a problematiza??o e construindo as hip?teses
Professor, incentive os alunos a elaborarem quest?es que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que v?o nortear as estrat?gias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a registrarem, individualmente, no m?ximo duas quest?es. Depois, pe?a que cada aluno apresente sua/s quest?o/?es. Registre-as na lousa, solicite que eles leiam as perguntas e selecionem aquelas que gostariam de verem respondidas, acrescente tamb?m aquelas que voc? quer que a turma pesquise e em seguida copie-as.
Aproveite e pe?a que os alunos elaborem as hip?teses para cada uma das quest?es formuladas. Este movimento ? fundamental para valorizar o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema. Eles dever?o registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da pesquisa.
Os alunos poder?o digitalizar utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo. (Professor, se n?o quiser utilizar a tecnologia, poder? fazer o registro no Caderno de Ci?ncias ou outro que voc? eleger para realiza??o do estudo em quest?o. Poder? ainda, organizar um ?dossi??- colet?nea de todos os trabalhos desenvolvidos. Tanto o caderno quanto o dossi? ser?o importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do projeto).
Lembre-se: Antes de registrar as quest?es e suas respectivas hip?teses ? necess?rio escrever o t?tulo da pesquisa, seus objetivos e tamb?m justificar o porqu? deste estudo. Esta etapa dever? ser feita com a participa??o dos alunos. Para isto, produza um texto coletivo contendo os passos seguidos at? aqui, registre-o na lousa, os alunos v?o expondo as ideias e voc? vai complementando-as. Ao final, fa?a a revis?o e solicite aos alunos que copiem o texto no caderno. Para finalizar pe?a que os alunos escrevam suas opini?es sobre esta escolha e fa?am uma ilustra??o.
|
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fontes de pesquisas e cronograma
Decididas as quest?es e as hip?teses ? hora de definir quais ser?o as fontes da pesquisa. Converse com os alunos sobre onde poder?o buscar informa??es sobre a pesquisa. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicion?rio, fotografias, entrevistas, v?deos, m?sicas, dentre outras. Caso eles n?o digam algo que voc? pensou exponha suas ideias.
Professor, agora, construa com a turma, um cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o toda pesquisa, que dever? ser realizado de uma maneira flex?vel. Voc? poder? determinar a quantidade de aulas necess?rias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente s?o desenvolvidas no contra turno. Como a pesquisa tem car?ter interdisciplinar, em uma aula ser? poss?vel trabalhar com mais de uma ?rea do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar fa?a um cronograma pr?vio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem.
Formando as equipes de pesquisa e subdividindo os temas
Professor, ap?s estruturar a pesquisa, retome com os alunos as quest?es e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as quest?es levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, voc? poder? dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, ent?o, incumbida de pesquisar um ?nico tema.
Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. N?o permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este ? um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a toler?ncia e a solidariedade.
Escreva as quest?es e as hip?teses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabele?a regras, tais como: os grupos poder?o discutir apenas entre os membros da equipe; cada equipe dever? estabelecer quem ser? o coordenador do grupo, quem ser? o relator ou relatores, como far?o a socializa??o para os demais colegas.
Depois de organiz?-los em equipes, solicite que registrem as decis?es tomadas. Os alunos poder?o fazer o registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet ou no caderno que voc? elegeu para o estudo.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome algumas quest?es apresentadas na primeira atividade deste planejamento, por exemplo:
a- Qual a import?ncia da ?gua para o corpo humano?
Ou?a as respostas dos alunos. (N?o ? preciso cobrar deles respostas corretas, o mais importante ? estimular a participa??o de todos. Este momento servir? para voc? testar o conhecimento pr?vio da turma.).
Logo ap?s, apresente os textos a seguir. Isto poder? ser feito por meio de c?pia impressa ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Esse s?tio tamb?m poder? ser acessado no tablet, caso os alunos tenham acesso aos mesmos.
Textos sugeridos:
? Por que n?o podemos viver sem ?gua?? Dispon?vel em http://www.movimentocyan.com.br/home/revista-cyan/temas/saude/2010/04/29/por-que-nao-podemos-viver-sem-agua (Acesso em 08/01/2013).
?Quais s?o as formas de ingerir ?gua para o corpo e sa?de?? Dispon?vel em http://eduardoduran.com.br/?tag=importancia-da-agua-no-corpo. (Acesso em 01/09/2012).
Explora??o do texto online
Exponha os textos na ordem indicada, pois o primeiro complementa a leitura do seguinte. Oriente que os alunos fa?am uma leitura silenciosa,em seguida leia, voc?, em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. Ou?a os coment?rios dos alunos, fa?a interven??es caso eles sejam inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe tamb?m suas impress?es sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.
Problematize com a turma asquest?es apresentadas na hist?ria:
Ao final do di?logo, redija dados relevantes da conversa. Solicite que os alunos fa?am um desenho representando a leitura e a interpreta??o do texto lido. (Professor, analise o texto sugerido e organize-o de acordo com o n?vel de seus alunos. Voc? dever? trabalhar de forma que a turma possa ter participa??o durante a leitura e debate. Se necess?rio planeje este momento para mais de um aula.).
Observa??o: Consideramos significativo que durante o di?logo seja destacado que ? f?cil perceber que nosso corpo cont?m ?gua, afinal n?s bebemos ?gua muitas vezes ao dia e soltamos v?rios l?quidos que possuem ?gua. Por exemplo, quando corremos, pulamos e brincamos, uma parte da ?gua sai de nosso corpo com o suor. O suor ? formado por ?gua com algumas subst?ncias misturadas. Algo parecido acontece quando as l?grimas enchem nossos olhos. As l?grimas tamb?m s?o formadas por ?gua e subst?ncias dissolvidas. Caso estas informa??es n?o aparecerem, introduza-as.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Recupere informa??es do debate realizado na aula anterior. Em seguida apresente por meio de Data Show os slides abaixo.
Auxilie os alunos a fazerem a leitura das imagens. Observe se eles conseguem perceber que somos feitos de ?gua. Que a ?gua ? o principal constituinte das c?lulas humanas e est? presente em todos os processos fisiol?gicos e bioqu?micos que ocorrem no nosso corpo. A ?gua est? espalhada por todo nosso corpo. No sangue, nos dentes, nos m?sculos, etc.
Analise a tabela para que os alunos possam perceber a quantidade de ?gua que devemos beber diariamente.
Providencie a c?pia dos slides e instrua os alunos a colarem no caderno.
N?o se esque?a: todas as etapas da pesquisa dever?o ser registradas. O mesmo poder? ser feito por meio de texto coletivo ou individual. Sempre que poss?vel, solicite que os alunos finalizem o texto registrando suas impress?es sobre a atividade realizada.
http://eduardoduran.com.br/?tag=importancia-da-agua-no-corpo "Quais s?o as formas de ingerir ?gua para o seu corpo e sua sa?de"?
http://oficinadasaude.blogspot.com.br/2012/04/importancia-da-agua-no-corpo-humano.html " "A import?ncia da ?gua no corpo humano"
http://amecor.com.br/home/?p=328 "A import?ncia da ?gua para o ser humano". (Acessados em 01/09/2012).
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: http://hpedroso.com.sapo.pt/page2.html
Professor, dentre as fontes de pesquisa, ? importante valorizar os livros, enquanto portadores de textos e fontes confi?veis de informa??es. Por isso, instigue-os a pesquisarem nos livros da biblioteca ou solicite como tarefa de casa que busquem livros, revistas ou jornais impressos sobre o tema. (Lembre-se que ? fundamental organizar com a turma uma lista de refer?ncias bibliogr?ficas, contendo os materiais utilizados ao longo do projeto.).
D? instru??es ? turma, a fim de que os alunos revejam as quest?es da pesquisa que j? foram poss?veis responder. Programe esta aula para que os alunos possam continuar o estudo consultando materiais impressos que voc? ou eles tenham trazido de casa. Seja o mediador contribuindo com interven??es que possam ajud?-los a refletir sobre o trabalhado que est?o realizando, fa?a novos questionamentos, proponha formas de encontrarem respostas ao que procuram.
Importante: Cada grupo dever? fazer o registro de suas descobertas e socializ?-las. Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. Providencie a impress?o dos textos para que todos os alunos possam colar no caderno que voc? elegeu para o registro.
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com a turma o fato de que beber ?gua ? gostoso e fundamental ? nossa vida, mas ? preciso ter cuidado com a ?gua que bebemos. Questione sobre onde encontramos ?gua e porque n?o devemos tomar ?gua diretamente de rios, lagos ou po?os.
Ou?a as respostas dos alunos. A ideia ? que a turma perceba como essa subst?ncia ? abundante. Informe que, al?m de rios e mares, existe ?gua tamb?m no subsolo (reservat?rios subterr?neos) e no ar atmosf?rico (sob a forma de vapor). Depois, pe?a que os alunos falem sobre o uso da ?gua no dia a dia (no banho, na escova??o dos dentes, no cozimento dos alimentos...). Aproveite para question?-los quanto ? origem da ?gua que consumimos. ? importante que percebam que ela vem da natureza.
Apresente imagem do Planeta Terra visto no espa?o, para que os alunos percebam a quantidade de ?gua que existe no Planeta Terra. O objetivo deste momento ? verificar que mais da metade da superf?cie do Planeta Terra ? coberta de ?gua. Comunique para turma, que a maior parte dessa ?gua ? salgada e encontra-se nos oceanos. A ?gua doce pode ser encontrada em rios, lagos, geleiras e no subsolo. As rochas t?m um papel importante nas reservas de ?gua doce do planeta. Algumas rochas subterr?neas possuem pequenos espa?os que acumulam ?gua. (Professor, se preferir voc? poder? sugerir uma pesquisa mais aprofundada sobre este assunto.).
Tamb?m ? importante dialogar sobre o fato de que n?o devemos tomar ?gua de rios, po?os ou lagos, porque cont?m micr?bios ou outros organismos que podem nos deixar doentes. Por esse mesmo motivo, a ?gua precisa ser fervida e filtrada antes de ser consumida. Ela n?o pode ter cheiro, cor nem gosto.
Fonte: http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth?imgsize=1024. "Vista do Sol: 150912310 km acima de 7 ? 39'N 9 ? 17'W". (Acesso em 01/09/2012).
Ao final do di?logo, redija dados relevantes do mesmo, e para concluir a produ??o instrua os alunos a ilustrarem o texto. Se eles possu?rem o laptop Uca, poder?o utilizar a ferramenta Tux Paint (Metasys < Edusyst < Arte e M?sica < Pintura Digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o, no caderno de projetos.
Para os alunos reconhecerem alguns cuidados necess?rios com a ?gua que se bebe pe?a que investiguem o que ? ?gua pot?vel. Isto poder? ser feito por meio de uma ?Tarefa de casa?, assim os pais ter?o a oportunidade de acompanhar e contribuir com desenvolvimento da pesquisa. Voc? poder? registrar:
Converse com seus familiares sobre o que significa ?gua pot?vel.
1-Pergunte aos adultos como ? a ?gua que voc? bebe. Escreva o que ? feito para que a ?gua que voc? bebe seja adequada para a sa?de.
2-Tente descobrir de onde vem a ?gua que voc? bebe.
a- Ela vem de um rio? Em caso afirmativo: Qual ? o nome do rio?
b-Onde ele nasce e para onde vai?
c- Como a popula??o usa esse rio?
d- Ele est? polu?do? Por qu??
e-Qual a import?ncia desse rio para a popula??o local?
3-Escreva as informa??es obtidas e se poss?vel fotografe, recorte imagens em revistas, jornais ou desenhe a representa??o do local que abastece sua cidade. Voc? dever? trazer as imagens para sala de aula, pois as utilizaremos durante nossa pesquisa.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. Por sua vez o desenho poder? ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura).
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a tarefa realizada em casa.
Pe?a que cada aluno apresente o que descobriu. Registre na lousa o nome do rio que abastece a cidade. Fa?a questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre a qualidade da ?gua consumida e alerte-os sobre os cuidados necess?rios para sua preserva??o.
Momento l?dico
Para que os alunos tenham oportunidade de ampliar as informa??es obtidas na tarefa de casa e participar de jogos envolvendo o tema ?gua, convide os alunos a acessarem o s?tio da TV Cultura. Basta clicar nos diferentes links disponibilizados nesta p?gina para que possam enriquecer os conhecimentos sobre a tem?tica em estudo. http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm. Se preferir voc? poder? solicitar que os alunos acessem os s?tios sugeridos em seus laptops, por meio do Programa Mozilla Firefox ou pelos tablets.
Para finalizar este momento incentive os alunos a falarem se foi poss?vel aprender coisas novas e o que acharam da atividade. ? importante que eles justifiquem suas respostas. N?o se esque?a de fazer o registro desta etapa.
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com m?sica
A m?sicacom maior ou menor intensidade est? presente na vida do ser humano. Ela n?o ? apenas uma associa??o de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferen?a na sala de aula. Por este g?nero textual podemos trabalhar: rimas, produ??o de texto, leitura, sensibiliza??o para a escuta e capacidade de an?lise da representa??o art?stica de uma realidade ambiental e por isso social.
Com a finalidade de ampliar os debates sobre a tem?tica da pesquisa, sugerimos que use uma das m?sicas registradas nos s?tios abaixo. Se preferir voc? poder? solicitar que os alunos acessem os s?tios sugeridos em seus laptops, por meio do Programa Mozilla Firefox ou pelos tabletsou leve-os at? ao Laborat?rio de Inform?tica, use um projetor multim?dia para projetar ou fa?a a c?pia impressa.
http://letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/. ?Planeta ?gua?- Guilherme Arantes (Neste endere?o voc? ter? acesso ? letra e melodia, al?m de um v?deo para represent?-la).
http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY. ?Turma da M?nica - Economizar ?gua? (Clip Musical da Turma da M?nica que mostra a import?ncia que ? economizar a ?gua).
http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/palavra-cantada/agua/1184191. ??gua? (M?sica do grupo Palavra Cantada- Neste endere?o voc? ter? acesso ? letra e melodia.). (Acessados em 01/09/2012).
Fa?a a audi??o da/s m?sica/s selecionada/s com a turma. Depois dessa primeira audi??o, distribua a/s c?pia/s da/s letra/s da/s m?sica/s para que acompanhem a letra e grifem os aspectos que mais lhes chamaram a aten??o. Ou?am a/s m?sica/s novamente e proponha que destaquem a/s diferen?a/s e semelhan?a/s entre elas; apontem o significado da ?gua para a vida. No final pe?a que os alunos colem o texto e registrem sua opini?o sobre o trabalho realizado.
Trabalhando com v?deo
Professor, voc? tamb?m poder? ampliar os estudos sobre a tem?tica por meio de v?deos. Para isto se faz necess?rio incluir mais uma ou duas aulas.
Sugerimos os v?deos da TV Cultura ? Cocoric? que retratam sobre a importante da ?gua para nossas vidas:
http://www.youtube.com/watch?v=1uG68bHIH7Q. TV Cocoric? - ?gua - Parte 1.
http://www.youtube.com/watch?v=Y1eKh8fJV00&feature=relmfu. TV Cocoric? - ?gua - Parte 2.
http://www.youtube.com/watch?v=F5a0aTgU5mM&feature=relmfu TV Cocoric? - ?gua - Parte 4. (Acessados em 02/09/2012)
J? o v?deo dispon?vel no s?tio abaixo descreve uma situa??o na qual h? escassez de ?gua:
http://www.youtube.com/watch?v=wvHz2m4C018&feature=related ?Calango Lengo - morte e vida sem ver ?gua?. (Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que colocar no prato. Na seca n?o h? outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.).(Acessados em 02/09/2012).
Lembrete:
O trabalho a ser realizado ap?s o v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma ap?s assistir o mesmo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o di?logo:
Em seguida, registre este momento no caderno que voc? elegeu para trabalhar a pesquisa. Fa?a um relat?rio coletivo contendo as poss?veis descobertas, tenha como suporte as quest?es utilizadas durante o di?logo. Para finalizar o texto pe?a que os alunos ilustrem a produ??o.
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Instrua a turma a continuar a pesquisa, pedindo que os alunos fa?am um levantamento do que j? foi poss?vel descobrir. Fa?a questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre a forma pela qual podemos obter as informa??es que faltam. Ou?a suas propostas e apresente outras que possam contribuir para o segmento da pesquisa, por exemplo:
Converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos por meio da/s atividade/s que foram definidas. Em seguida, pe?a que os alunos elaborem cartazes com mensagens que contenham a??es as quais n?s, seres humanos, poderemos adotar para preservarmos a ?gua. Para isto, divida-os em grupos, procure colocar alunos que tenham uma maior autonomia leitora com alunos iniciantes no processo de leitura. Pe?a que produzam suas mensagens e ilustrem-nas.
Fa?a interven??es, a fim de que os alunos utilizem as informa??es obtidas ao longo do trabalho. Ajude os alunos a constru?rem os textos, auxilie-os a reverem o sentido de frases, a verificarem poss?veis erros ortogr?ficos. Se achar necess?rio, tenha a??es diferenciadas junto aos alunos que s?o leitores iniciantes, voc? poder? propor, por exemplo, que escrevam determinada palavra referente ao tema. J? para aqueles que t?m maior autonomia leitora, desafie-os a lerem o texto em voz alta para os colegas do grupo para juntos decidirem, se o mesmo servir? ou n?o para a confec??o dos cartazes.
Ao final da atividade socialize as mensagens, pe?a que cada grupo as leiam. Fa?a elogios ressaltando a relev?ncia das produ??es. Quando todos tiverem lido, cole as mensagens nos corredores da escola, assim, estar?o sensibilizando a comunidade escolar sobre a tem?tica em estudo.
Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir com eles, um panfleto com algumas descobertas sobre a import?ncia da ?gua para o corpo humano e dicas de como podemos preservar a ?gua e cuidados que devemos ter para com ela. Voc? poder? acessar a aula ?Projeto de Inicia??o Cient?fica - Sol: fonte natural de calor - UCA/ Metodologia Cient?fica? registrada no s?tio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41350 por meio dela voc? ir? ter sugest?es de como trabalhar com panfletos.
11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto final...
Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, sup?e-se que eles j? estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a pesquisa. Estabele?a um di?logo para verificar o que a turma j? sabe sobre ?A import?ncia da ?gua para o corpo humano?. Retome com eles as hip?teses que foram levantadas no in?cio da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que o aluno descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio da pesquisa at? o momento atual de conclus?o do mesmo.
Logo ap?s, organize um texto coletivo contendo informa??es acerca das informa??es obtidas ao longo da pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequ?ncia da apresenta??o das informa??es no texto, que ir?o produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.
Tomadas as decis?es ? o momento de produzir o texto. S? finalize-o depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustr?-lo.
12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Definindo a socializa??o dos resultados
Para a finaliza??o da pesquisa ? importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Esta etapa ? t?o importante quanto ? realiza??o das pesquisas, pois ela possibilitar? ao aluno perceber que a pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:
? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, o planejamento antecede esta realiza??o:
Planejamento
Quest?es para serem resolvidas:
Provid?ncias para serem tomadas:
Permita que cada aluno se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Resolvidas estas quest?es, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e caracter?sticas.
Voc? poder? solicitar que os alunos recorram ao Laborat?rio de Inform?tica para elaborarem os convites. Se eles possu?rem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de textos ). O tablet tamb?m poder? ser utilizado para escrever os convites.
|
13? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm. (Acesso 02/09/2012)
Professor, juntamente com os alunos organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da pesquisa. Aguarde os convidados e realize a apresenta??o. (Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso voc? tenha constru?do.).
Ao final da apresenta??o convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Tamb?m d? oportunidade para que os alunos fa?am os devidos agradecimentos. N?o se esque?a de distribuir os panfletos.
Em dia posterior a apresenta??o, assista a filmagem da socializa??o da pesquisa fazendo an?lise das posturas e atua??es de cada aluno.
Se julgar pertinente, proponha aos alunos:
Autoavalia??o: cada aluno dever? refletir sobre o trabalho que realizou durante a pesquisa, tendo como base as quest?es:
Avalia??o formativa: conversa individual em que cada aluno exp?e a voc? suas reflex?es de autoavalia??o e ouve as informa??es registradas sobre seu trabalho, realizadas ao longo do desenvolvimento desta pesquisa.
Por fim, com base nas aprecia??es feitas pelos alunos, comente suas impress?es sobre o envolvimento da turma.
Logo ap?s, pe?a que os alunos registrem, no caderno, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, qual foi o empenho e a dedica??o ao fazer as tarefas, o conv?vio com os colegas, enfim, quais a??es devem realizar para usar conscientemente a ?gua garantido a sa?de do corpo humano. Ap?s todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto.
Sugest?es de links para os alunos e professores
http://www.brasilescola.com/geografia/agua-potavel.htm. ??gua pot?vel?.
http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html. ??gua?.
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/agua-e-vida/. ??gua ? vida! T?o importante para a preserva??o da vida da Terra, esse l?quido tem at? seus direitos!?
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm ?Dia mundial da ?gua?. (Acessados em 03/09/2012).
Sugest?es de links para os professores
http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1084&sid=129#humano. ?Coisas que voc? deve saber sobre a ?gua?.
http://www.ativo.com/Canais/Pages/Aimport%C3%A2nciada%C3%A1guanoorganismo.aspx. ?A import?ncia da ?gua no organismo?.
http://www.tnsustentavel.com.br/relatorio_agua.pdf ??gua: combust?vel da vida?.
http://sitedepoesias.com/poemas-de-agua ?Sessenta poemas sobre a ?gua?.
http://www.slideshare.net/marllacristtina/slides-agua ?Slides: ?gua ? vida?.
http://super.abril.com.br/ciencia/era-falta-d-agua-441456.shtml ?A era da falta d??gua? ou ANGELO, Claudio; MELLO, Mariana; VOMERO, Maria Fernanda. A era da falta d??gua. Super Interessante, S?o Paulo: v.14, n.7, p. 48-54. (Acessados em 03/09/2012.).
Links do portal que poder?o ser consultas para o planejamento de suas aulas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21201. "Hidrata??o: O que a ?gua faz por mim?"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37200. "?gua - um verdadeiro tesouro". (Acessados em 03/09/2012).
Professor, a avalia??o deve ser processual e permear todas as atividades, para isso ? necess?rio ficar atento as diferentes manifesta??es dos alunos. Verifique se eles se envolveram com as atividades propostas; se reconhecem a import?ncia da ?gua para o surgimento e manuten??o da vida, inclusive a nossa sobreviv?ncia; se valorizam a ?gua como fonte de vida; se reconhecem alguns cuidados necess?rios com a ?gua que se bebe. Tamb?m devem ser observados: participa??o e o envolvimento de cada aluno nas etapas de pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em rela??o ?s atividades propostas; capacidade de coopera??o e aproveitamento do tempo. Se voc? utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugest?es e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.