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Para que servem os mapas? Alfabetiza??o Cartogr?fica - UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Metodologia de resolu??o de problemas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a import?ncia da utiliza??o dos mapas e suas fun??es;
  • Utilizar a linguagem cartogr?fica para representar e interpretar informa??es;
  • Observar as indica??es de dire??o (esquerda, direita), dist?ncia (longe, perto), escala e propor??o;
  • Interpretar e construir mapas de lugares diferentes;
  • Resolver situa??es problema a partir da leitura e an?lise do mapa;
  • Compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 640 minutos ?12 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos habilidades relativas ? leitura, escrita, no??es de dire??es: direita, esquerda, em cima, embaixo. Al?m da utiliza??o dos recursos do tablet, celular e o laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, PowerPoint e Wiki. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Cient?fica em sala de aula ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-lo. O Projeto de Pesquisa busca evid?ncias para o di?logo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento atrav?s da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participa??es dos alunos, dos professores e das ci?ncias envolvidas, fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observa??o, o registro, a compara??o, a investiga??o, que favorecem a solu??o de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generaliza??o em diferentes situa??es e contextos das experi?ncias vividas. 

  • Como ensinar por meio da Pesquisa

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-ensinar-meio-pesquisa-607943.shtml. (Neste s?tio o texto comenta como ensinar por meio da Pesquisa). Acesso em 07/09/2012. 

  • Ensino com Pesquisa (ensinar / aprender / fazendo)

http://www.conteudoescola.com.br/colunistas/70. (Este texto informativo aborda como ensinar com Pesquisa: ensinar/aprender/fazendo) .Acesso em 10/09/2012. 

  • Como elaborar um Projeto de Pesquisa?

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Neste s?tio o texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula. Passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica at? o relat?rio. Acesso em 01/09/2012.

Observa??o: Professor, o objetivo ? fazer um Projeto/aula sobre como s?o organizados os diferentes espa?os, as diferen?as e semelhan?as entre eles, al?m de algumas normas para seu funcionamento.

Ressalte para turma a import?ncia da organiza??o das informa??es no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos Resultados da Pesquisa. ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o ?local? onde ser?o registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:

  • Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas de papel para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnol?gicos como: Blog, mapa de sat?lite dentre outros.

Fa?a uma Pesquisa nos s?tios abaixo para auxiliar na constru??o de Blog:

Utilize a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal -  Criando um Blog. Acessada em 08/08/2012.

Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. V?deo - Como criar um Blog.

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.

Acessados em 08/08/2012.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? " Para que servem os mapas? Alfabetiza??o Cartogr?fica", que ser? desenvolvido nesta aula.

Estrat?gias e recursos da aula

bonecos UCA 

SETA 3 1? Momento: aproximadamente duas ou tr?s aulas de 60 minutos.

Professor, organize a roda de conversa e proponha para a turma o di?logo sobre a situa??o-problema abaixo, lembre-se que a mesma poder? ser elaborada a partir da realidade da turma:

Thiago e Gabriela encontraram um envelope no p?tio da escola. Nele estava o seguinte bilhete:

A escola tem uma sala com v?rios tesouros escondidos. Procure outra pista no arm?rio vermelho da cantina.

Neste momento, envolva a participa??o de todos na ca?a ao tesouro. Nosso papel ? instigar a participa??o de todos, valorizando todas as ideias. Ent?o, eles foram at? l? e encontraram o mapa da escola. Junto ao mapa estava o bilhete:

Os tesouros est?o guardados, na ?ltima sala ? direita da sala da diretoria.

Veja o mapa do tesouro:

mapa  

LEMOS, Maria da Concei??o.  Geografia em Quest?o 2? Ano. Belo Horizonte: Dimens?o, 2001. p. 27.

Converse com os alunos sobre o que acham de conhecerem mais sobre os diferentes tipos de mapas que existem e para que eles servem. A partir da express?o dos alunos, podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir com cada aluno, na sua singularidade.

 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a tem?tica, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma dever? expor os motivos que a levaram a optar pela tem?tica escolhida, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poder? ser feito no caderno de Geografia, Blog ou em cartaz.

Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos tra?ados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo: 

?

Escola de Educa??o B?sica da UFU

Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente

Para que servem os mapas? Alfabetiza??o Cartogr?fica.

Aluno (a): _____________________________________________________________________

Professor (a): __________________________________________________________________

Data: __/__/__

Objetivos do Projeto: o que n?s queremos com esta Pesquisa.

Compreender para que servem os mapas;

Identificar a import?ncia dos diferentes tipos de mapas;

Interpretar nos mapas lugares e paisagens;

Resolver situa??es problema a partir da leitura e an?lise do mapa;

Aprender a realizar uma Pesquisa;

Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.

?

?

?

?

?

?

?

?


?

O que queremos saber?

Em seguida, ? necess?rio construir juntamente com os alunos os problemas a serem definidos. Os alunos dever?o criar questionamentos e d?vidas para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa. Faz-se necess?rio, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa. 

?

O que eu quero saber sobre para que servem os mapas?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

?

DESENHOS E RECORTES

?

   

Logo ap?s, as quest?es serem elaboradas pelos alunos, ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses, que dever?o sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que ser?o testados por meio da Pesquisa.

Como exemplo, observe:

  • Como s?o feitos os mapas?

Hip?tese: Os mapas s?o desenhados em pap?is especiais.

  • O que podemos localizar em um mapa?

Hip?tese: O endere?o, a cidade e at? o estado. 

  • Para que os mapas servem?

Hip?tese: Para informar o caminho, a localidade de determinado lugar que queremos ir. 

  • O que podemos ver nos mapas?

Hip?tese: Ruas, avenidas, linhas e tra?ados. 

Professor, n?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o dos problemas levantados e as poss?veis solu??es.  

livro  Lembrete:

Professor, n?o se esque?a de criar uma forma de registro para as atividades, produ??es elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ci?ncias, Portf?lios ou no Blog da turma. 

Fonte da imagem: clip art do Word (Acervo da autora.).

?

menino

Fa?a uma Pesquisa com seus familiares e descubra onde podemos encontrar respostas para as situa??es problema do nosso Projeto de Pesquisa. Registre na ficha e traga na pr?xima aula.  

Atividade de Casa

 Pesquise com seus familiares onde podemos encontrar respostas para solucionar as situa??es problema

levantadas sobre o nosso Projeto de Pesquisa. Responda a pergunta abaixo por meio da escrita, de desenhos e de recortes.

?

  • Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

?

(DESENHO/RECORTES)

?

?

?


 SETA 3 2? momento: aproximadamente uma aula de 60 minutos.

 Onde e como podemos Pesquisar?

Professor, retome a discuss?o anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: ?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??

Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram, escreva em cartaz, os recursos que os alunos destacaram na Atividade de Casa.

Professor, tabule os dados juntamente com os alunos, na lousa. Em seguida, proponha a constru??o de uma tabela que apresente os dados coletados.

A tabela poder? ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord acessando: (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo: 

FONTES DE PESQUISA

N?MERO DE PAIS  QUE CITARAM

01-Jornais

03

02-Livros

12

03-Revistas

01

04-Internet

16

05-Entrevista

02

06-Fotografia

10

Professor, voc? poder? criar situa??es problema a partir da tabela. 

Professor, ao realizar uma Pesquisa Cient?fica ? necess?rio o envolvimento dos participantes, tanto na execu??o quanto na elabora??o das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conte?dos. Sugerimos os conte?dos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (entrevistas, cartas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodu??o de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentua??o gr?fica, uso de letras mai?sculas e min?sculas, pontua??o, par?grafo, acentua??o, concord?ncia verbal e concord?ncia nominal, pontua??o etc.) e aspectos sem?nticos (coer?ncia e  coes?o);
  • Geografia: estudo e interpreta??o dos mapas, localiza??o geogr?fica;
  • Matem?tica: interpreta??o de dados e informa??o; gr?ficos e tabelas; situa??es-problema envolvendo as opera??es que est?o trabalhando, estat?stica, propor??o e probabilidade;
  • Inform?tica: linguagem digital, cria??o de Blog, observa??o de imagens de mapas sat?lites e navega??o na Internet;
  • Artes: leitura, compreens?o, an?lise e interpreta??o de imagens; produ??o de desenhos e pinturas.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de uma maneira flex?vel. As atividades poder?o ser desenvolvidas durante v?rias semanas.

?

SETA 3 3? momento: aproximadamente cinco a seis aulas de 60 minutos.

Professor, ? importante que os alunos tenham no??es dos conceitos de lateralidade, posi??es direita e esquerda, antes de iniciarem a pesquisa sobre os mapas. Por isso, realize brincadeiras, Pesquise m?sicas que trabalhem com esses conceitos matem?ticos.

Sugest?o de brincadeiras que trabalham lateralidade, Pesquise no s?tio abaixo:

  •  JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A LATERALIDADE

http://estagiocewk.pbworks.com/w/page/36313351/Lateralidade (Neste s?tio voc? professor encontrar? muitas sugest?es de brincadeiras para realizarem com os alunos.). Acesso em 12/09/2012.

Professor, providencie a imagem abaixo para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Explore a foto com a turma:

corpo

JUNQUEIRA, Silas Martins. Cole??o Aroeir?o Geografia 2? Ano. S?o Paulo: Escala Educacional, 2008. p.41.

Converse com a turma:

  • O que a imagem representa?
  • O que as crian?as est?o fazendo?
  • Quem est? na posi??o vertical?
  • Quem est? na posi??o horizontal?

Informe aos alunos que essas crian?as chamam Bruno e a Bruna e que eles v?o construir um mapa de gente. E o que significa um Mapa de Gente?

Mapa de gente: contorno ou desenho do corpo de uma pessoa feito com l?pis ou caneta, em papel um pouco maior que o tamanho dessa pessoa.

corpo2

JUNQUEIRA, Silas Martins. Cole??o Aroeir?o Geografia 2? Ano. S?o Paulo: Escala Educacional, 2008. p.43.

menino Professor, fa?a uma Pesquisa nos livros did?ticos!

Que tal voc? e seus colegas constru?rem um tamb?m? Vejam as dicas:

MAPA DE GENTE: NOSSOS LIMITES

O mapa da gente precisa ser feito, no m?nimo, por duas pessoas. Professor, organize a turma em duplas, distribua as orienta??es para os alunos e fa?a a leitura das orienta??es.

               a) Primeiro ? preciso providenciar o material necess?rio: um peda?o de papel grande (manilha, Kraft, cartolina, folha de jornal e etc.) tem que ser um pouco maior que a altura  do seu corpo, cola, fita adesiva (para emendar os pap?is, se necess?rio) pincel at?mico ou canetinhas.

                b) Coloque o peda?o de papel no ch?o e deite-se sobre ele, ficando na posi??o horizontal. Abra um pouco as pernas e os bra?os.

ATEN??O: N?o deixe nenhuma parte do seu corpo ficar fora do papel.

                c) Agora o seu colega (ou a sua colega) deve contornar o seu corpo com uma canetinha, riscando o papel e fazendo a representa??o do seu corpo.

     d) Depois, ser? a sua vez de contornar o corpo do colega (ou da colega).

     e) Pinte seu desenho com a cor de que mais gosta e escreva o seu nome e data (na parte de cima). 

Professor, elabore com os alunos uma legenda para identificar as partes do corpo no Mapa de Gente, de acordo com a cor que cada um escolheu. 

  • Cabe?a
  • Bra?os
  • M?os
  • Barriga
  • Pernas
  • P?s
  •  

Voc? pode pendur?-lo na posi??o vertical na parede da sua sala de aula.

 contorno 1

JUNQUEIRA, Silas Martins. Cole??o Aroeir?o Geografia 2? Ano. S?o Paulo: Escala Educacional, 2008. p.44.

Professor, ensine os alunos a usarem a fita m?trica para medirem o Mapa de Gente e para medirem-se tamb?m. Em seguida, levante questionamentos comparando os Mapas de Gente feitos na sala de aula:

  • Quem ? o maior aluno ou aluna da classe?
  • Quem ? o menor aluno ou aluna da classe?
  • Quantos Mapas de Gente t?m na nossa sala de aula?
  •  

Logo ap?s, elabore junto com os alunos uma tabela para registrar os dados coletados com os desenhos do Mapa de Gente.

A tabela poder? ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo: 

NOME DOS ALUNOS

TAMANHO DO SEU MAPA

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?

FONTE: ACERVO DA AUTORA.

Professor, proponha aos alunos, que cada um se posicione em frente ao seu mapa, como se estivesse olhando para um espelho, observe o boneco e diga qual ? lado direito, e o esquerdo.  

Revendo nosso olhar

Professor, pe?a aos alunos que fotografem os Mapas de Gente colocados no ch?o da sala de aula, e vistos de cima para baixo. Poder?o utilizar suas pr?prias c?meras fotogr?ficas ou as fornecidas pela escola, caso possua.

Outra sugest?o ? usar c?mera digital, tablet ou at? mesmo o laptop do Projeto UCA, acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).

Professor, ?  importante que os alunos compreendam que a vis?o que temos das coisas depende de onde estamos e de como nos posicionamos. Portanto, nossas representa??es ir?o mudar, conforme nossa posi??o de observa??o tamb?m se modificar.

POR QUE ESTAMOS APRENDENDO TUDO ISSO?

Para entendermos como s?o feitos os mapas. Os mapas s?o cria??es que representam determinados lugares. A maioria deles ? feita com base em fotos tiradas de cima para baixo. 

?

LAMAPADA Lembrete:

Professor, n?o se esque?a de criar uma forma de registro para as atividades, produ??es elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ci?ncias ou Geografia, Portf?lios ou no Blog da turma.

Fonte da imagem: Clip art do Word.  (Acervo da autora.).

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COMO S?O FEITOS OS MAPAS?

 Professor, disponibilize o trecho e a imagem abaixo para discutir com a turma como s?o feitos os mapas.

Para fazer alguns dos mapas que conhecemos, primeiro fotografa-se o lugar. Depois, esse lugar ? Cartografado, ou seja, desenhado em forma de mapa. Quem faz isso s?o os cart?grafos. Observe a foto:

 mapa

JUNQUEIRA, Silas Martins. Cole??o Aroeir?o Geografia 2? Ano. S?o Paulo: Escala Educacional, 2008. p. 57.

Ap?s a observa??o da foto, utilize o caderno de Geografia para realizar as atividades abaixo:

1. Leia e responda as quest?es:

 A) Qual a posi??o em que foi tirada essa foto?

Poss?vel resposta: Na posi??o vertical.

B) De que bairro ? a foto tirada e em que ano ela foi tirada?

Poss?vel resposta: A foto ? do bairro Alto da Lapa e foi tirada em 2001.

C) Em que munic?pio se localiza esse bairro?

Poss?vel resposta: No munic?pio de S?o Paulo.

D) Em que estado se localiza esse munic?pio?

Poss?vel resposta: No estado de S?o Paulo.

Professor, analise as resposta dos alunos e verifique se eles est?o conseguindo interagir com a legenda da foto. Aproveite para refor?ar os conhecimentos de localiza??o geogr?fica.

E) Agora, descreva o que voc? v? na foto.

Professor, auxilie os alunos a fazerem a descri??o da foto destacando: quais os elementos vis?veis; o que ela representa; como est? organizado o espa?o. Aten??o para o fato de s? poderem fazer uso da observa??o; portanto, n?o podem escrever que ? um bairro de S?o Paulo, j? que na foto n?o d? para ver isto. Nesta atividade os alunos poder?o fazer uma leitura de paisagem.

Observe, no exemplo a seguir, como foi feito o mapa dessa parte do bairro do Alto da Lapa.

 planta

JUNQUEIRA, Silas Martins. Cole??o Aroeir?o Geografia 2? Ano. S?o Paulo: Escala Educacional, 2008. p. 58. 

2. Compare esse mapa com a foto da atividade n?mero 1 e responda:

A) Qual t?tulo voc? daria para o mapa?

B) Quais os elementos da natureza desse bairro que foram representados na legenda?

C) Quais s?o os elementos desse bairro que n?o foram criados pela natureza e est?o representados na legenda? 

Em seguida, converse com os alunos sobre os mapas, que s?o sempre uma representa??o feita com base em certas informa??es. O mapa parcial do bairro do Alto da Lapa, por exemplo, foi feito tendo por base as informa??es obtidas na interpreta??o de uma foto a?rea de parte desse bairro.

Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no tablet ou laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido abaixo para mais informa??es de como s?o feitos os mapas.

menino

Professor, fa?a um bom uso dos acervos digitais.

  • Como s?o feitos os mapas?

No s?tio: http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/index.htm os alunos encontrar?o informa??es sobre cartografia, nos links para pesquisar. Acesso em 06/09/2012. 

  • Evolu??o da cartografia.

http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/evolucao_cartografia_inicial.htm. Nesse s?tio voc?s encontrar?o informa??es sobre: mapas antigos, mapas primitivos, mapas dos descobrimentos, mapas medievais, mapeamento moderno e mapas na era da informa??o. Acesso em 06/09/2012.

  • Tipos e usos dos mapas.

http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/tipos_usos_mapas_inicial.htm. Nesse s?tio voc?s encontrar?o informa??es sobre: iniciando o assunto, uso de mapas, mapas b?sicos e mapas tem?ticos. Acesso em 06/09/2012.

  • No??es gerais da cartografia.

http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/nocoes_cartografia_inicial.htm. Nesse s?tio voc?s encontrar?o informa??es sobre: defini??es, iniciando o assunto: escala, coordenadas geogr?ficas e simbologia. Acesso em 06/09/2012.

  • Mapeamento hoje.

http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/mapeamento_hoje_inicial.htm. Nesse s?tio voc?s encontrar?o informa??es sobre: imagem de sat?lite, fotos a?reas, dados socioecon?micos, medidas na superf?cie terrestre. Acesso em 06/09/2012.

Professor, ? importante consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do conte?do pesquisado. Dessa forma, converse sobre as considera??es feitas pelos alunos.

 menino

Pesquise em revistas, jornais ou na internet informa??es e fotos sobre o mapa da sua cidade ou de algum bairro, e traga na pr?xima aula.

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TRABALHANDO COM PLANTAS E MAPAS

Professor, converse com os alunos sobre as ruas, avenidas, pra?as, linha de ?nibus e metr? de sua cidade. Esses e outros elementos do espa?o podem ser reproduzidos de maneira reduzida em plantas e mapas. Plantas e mapas ajudam voc? e outras pessoas a se localizar principalmente em lugares que n?o conhece.

Pe?a aos alunos que apresentem as fotos e as informa??es da Pesquisa coletadas em casa.

As plantas s?o um tipo de mapa. H? mapas de v?rios tipos. Eles servem para orientar, mas tamb?m nos informam sobre lugares e suas mudan?as, sobre como as pessoas vivem e trabalham. Monte um mural na sala de aula com essas fotos, levante questionamentos sobre as imagens.

Professor, providencie os pequenos trechos e imagens aos alunos. Leia juntos e discutam as informa??es contidas nelas.

 rua

MARTINS, Dora; P?CORA, Marlene; VESENTINI, Jos? William. ?pice Geografia. 3? Ano. S?o Paulo: ?tica, 2011 p. 64.

Quando est? andando na rua, voc? v? o que est? ao seu redor: pr?dios, casas, ?rvores, carros, bicicletas, outras ruas. Mas, ? dif?cil perceber qual ? a distribui??o desses elementos no espa?o.

 vista de cima

MARTINS, Dora; P?CORA, Marlene; VESENTINI, Jos? William. ?pice Geografia. 3? Ano. S?o Paulo: ?tica, 2011 p. 65.

Agora, imagine que voc? est? em um helic?ptero que acabou de levantar voo. O que voc? veria ? semelhante a imagem acima. Olhando do alto e de lado, fica mais f?cil visualizar a forma e a posi??o dos elementos no espa?o. Essa vis?o do alto e de  lado ? chamada de vis?o obl?qua.

 olhando cima

MARTINS, Dora; P?CORA, Marlene; VESENTINI, Jos? William. ?pice Geografia. 3? Ano. S?o Paulo: ?tica, 2011 p. 66.

Quando o helic?ptero sobe um pouco mais, ? poss?vel observar ainda mais elementos. Mas, fica dif?cil perceber detalhes do mobili?rio urbano, como telefones p?blicos e sem?foros.

Dessa altura,? poss?vel observar a distribui??o das casas, f?bricas, ?reas verdes, etc. e como as ruas ligam um lugar a outro.

Quando o helic?ptero est? bem alto, voc? v? as coisas de cima para baixo. ? essa vis?o a?rea que possibilita a elabora??o de mapas e plantas. Ela ? chamada vis?o vertical. Essa vis?o utilizada para fazer plantas dos guias das ruas, geralmente as plantas s?o feitas a partir de fotografias tiradas por avi?es.

planta

MARTINS, Dora; P?CORA, Marlene; VESENTINI, Jos? William. ?pice Geografia. 3? Ano. S?o Paulo: ?tica, 2011 p. 67.

Imagine que voc? foi convidado para um passeio num helic?ptero, sobrevoando o seu bairro da cidade que voc? mora, descreva o que voc? viu durante o passeio. Represente em forma de desenhos, planta ou o mapa visto de cima.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que eles fa?am seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a constru??o dos cartazes. Seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a  ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?O mapa do meu bairro?.

VISITANDO O LABORAT?RIO DA SUA ESCOLA

Com o avan?o da tecnologia j? conseguimos encontrar e localizar imagens e endere?os de casas, pontos comerciais e industriais com facilidade. Atrav?s da observa??o e acompanhamento dos Mapas Via Sat?lite, esse monitoramento ? feito em tempo integral e pode acompanhar sequ?ncias de imagens de qualquer lugar do planeta, na sua cidade, no seu estado, seu pa?s e at? do outro lado do mundo.

Professor, pe?a aos alunos para lerem uma reportagem no s?tio http://www.culturamix.com/tecnologia/mapas-via-satelite que retrata o avan?o dessa tecnologia e destaca quais as fun??es e necessidade desse monitoramento de mapas via sat?lites. Acesso em 08/09/2012.

Para isso, leve os alunos at? o Laborat?rio de Inform?tica da sua escola ou se tiverem os laptops ou tablets essa Pesquisa poder? ser feita na sala de aula. Auxilie os alunos a pesquisarem acessando o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido abaixo: http://www.culturamix.com/tecnologia/mapas-via-satelite . Acesso em 08/09/2012.

Em seguida, utilizando os computadores, que tal visualizar o mapa da sua cidade, localizando nele a sua resid?ncia?  Para isso, acessem o s?tio: www.google.com.br/

 google

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1? passo: Clicar com o mouse em mapas, na parte superior da barra de comandos, onde se encontra a seta na imagem acima. Na barra de Pesquisa digitar o nome da sua cidade e o estado.

 mapa

2? passo: Descobrir o seu bairro e visualizar a sua casa. Para isso, digite na barra de Pesquisa o seu endere?o, sua cidade e seu estado, veja abaixo:

 mapa2

3? passo: Visualizar a sua casa, pegue o bonequinho laranja no canto do mapa a esquerda e carregue utilizando o mouse, ou seja coloque em cima, na dire??o que voc? acredita que est? sua casa e vai aproximando clicando na seta que aparece no mapa.

 mapa 4

Professor, se achar necess?rio pe?a ajuda dos estagi?rios da inform?tica e ou de outras pessoas dispon?veis, para orientar os alunos nessa Pesquisa.

A seguir,converse com os alunos sobre a Pesquisa/Descoberta desse recurso tecnol?gico que localiza qualquer endere?o, a partir do mapa da sua cidade e promova o di?logo com a turma.

  • Algu?m conhecia esse mapa no Google? J? tinha acessando?
  • O que ? necess?rio conhecer para localizar sua cidade e o seu bairro?
  • O tamanho da casa representado no mapa ? o seu tamanho real?

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MAPEANDO O QUARTEIR?O DA ESCOLA

Professor, promova um passeio percorrendo o quarteir?o da sua escola, oriente os  alunos a fazerem anota??es sobre as constru??es: tamanho, localiza??o e atividades nelas realizadas. Pe?a que indiquem se h? sem?foros e faixas de pedestre.

Ao voltarem para a sala de aula, forme pequenos grupos de alunos e solicite que numa folha avulsa, representem esse quarteir?o. Na representa??o os alunos dever?o identificar os nomes das ruas e fazerem a legenda.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que eles fa?am seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a constru??o dos cartazes. Seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a  ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Mapeando o quarteir?o da escola?.

TRILHA NAS DEPEND?NCIAS DA ESCOLA

Agora, que tal conhecer sua escola para mape?-la. Convide os alunos a participarem de uma trilha dentro da sua escola.

ROTEIRO:

  • Leve papel e l?pis para anotar as observa??es;
  • Observe cuidadosamente os locais ou as depend?ncias que v?o visitar: salas, p?tio, banheiro, cantina, quadra de esportes.
  • Observe as condi??es em que se encontram: as paredes, as portas, as janelas, o jardim, o p?tio, os banheiros, os bebedouros. Est?o limpos? T?m a pintura conservada? Apresentam desgastes?

Professor, organize os alunos em grupos para a constru??o do mapa da escola.

FAZENDO O MAPA

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  • MATERIAL
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  • ?
  • ?

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    • l?pis, borracha;
    • r?gua;
    • l?pis de cor para fazer a legenda ou canetinhas.

    MODO DE FAZER 

    1. Se a escola tiver uma planta da escola, ela deve ser examinada pela turma, com a orienta??o do professor. Servir? de guia para a constru??o da planta.

    2. Desenhe a planta da sua escola. 

    DISCUSS?O EM GRUPO

    1. Compare o seu desenho com os dos outros grupos de trabalho.

    2. Procure corrigir os erros da planta de cada grupo.

    3. Selecione a planta que esteja mais correta na opini?o de todos.

    4. Com a planta escolhida pela turma na  m?o, construam a maquete da escola. Escolha o que cada aluno vai trazer para fazer a maquete.

    MATERIAL

    • papel?o para a base;
    • massa de modelar, argila, caixinhas de papel?o ou outros materiais para construir as depend?ncias: sala, cantina, banheiros;
    • folhas de papel crepom verde, palitos para fazer as ?rvores a plantas;
    • sucata, macarr?o, sementes, palitos de picol? para fazer os muros, quadra de esportes, escadas e outros.

    MODO DE FAZER

    1. Risque na folha de papel?o, a planta da escola, selecionada pelo grupo.

    2. Organize e fa?a a distribui??o das depend?ncias da escola, colocando no local correto cada depend?ncia.

    3. Cada grupo de alunos caracteriza uma depend?ncia da escola: salas, banheiros, cantina, p?tio e quadra de esportes.

     LEMOS, Maria da Concei??o.  Geografia em Quest?o 2? Ano. Belo Horizonte: Dimens?o, 2001. p. 33.

    Ao terminarem, exponha a maquete para os outros colegas da escola visualizarem.

    Professor, proponha aos alunos, que fotografarem a maquete de cima e comparem com a planta que constru?ram. Para isso podem utilizar:  c?mera digital, tablet, ou at? mesmo os laptops do Projeto UCA acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).

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     SEJA UM GE?GRAFO MIRIM

    Caminhar pelas ruas, olhar o movimento de pessoas e ve?culos, observar as constru??es, ficar atento ao que acontece. Tudo isso ? importante para conhecer os espa?os do seu dia a dia e para perceber como eles se transformam, e para pensar como melhorar o ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

    Professor, pe?a ? turma que imagine o seu percurso desde a sua casa at? a escola e, com base nele, discuta sobre os elementos essenciais da cartografia: a fun??o da legenda, do t?tulo, da escala e para que servem pontos, linhas e ?reas. A turma tamb?m deve saber que diferentes texturas, cores e tons, dependendo do tipo de mapa, caracterizam diferentes alturas, relevos e coberturas vegetais. 
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     Professor, proponha uma Pesquisa das ruas que cada um percorre no trajeto di?rio de sua casa at? a escola. Para isso, promova um di?logo na sala de aula, no qual os alunos respondam: 

    • O que existe nas ruas que v?o da sua casa at? a escola?
    • Sua casa fica em um lugar mais alto ou mais baixo da cidade?
    • No caminho at? a escola h? subidas e descidas ou as ruas s?o planas?

    Em seguida, proponha aos alunos que numa folha de papel sulfite, representem esse trajeto da sua casa at? a escola e desenhem livremente as ruas que percorrem diariamente. Depois, oriente-os que fa?am uma legenda para ajudarem a identificar os principais elementos do desenho, como:  pra?as, igrejas, pontes, supermercados, farm?cias e outros. Pe?a que cada aluno mostre o seu desenho para a turma e explique os elementos que representou.            

    Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que eles fa?am seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a constru??o dos cartazes. Seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a  ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?O meu trajeto de casa at? a escola?

    Professor, pe?a aos alunos que organizem um local/caixa para guardarem suas produ??es, a fim de serem expostas num mural,  no decorrer da Pesquisa.

    PESQUISA DE CAMPO

     Al?m dos mapas, fotografias a?reas e maquetes, os ge?grafos costumam realizar as Pesquisas de Campo para conhecerem com detalhes, os espa?os que v?o representar.

     menino

    Seja um Ge?grafo por uma semana. Anote no caderno o nome de algumas ruas e elementos (aeroporto, ?rvores, animais, clube, cinema, horta, lagoa, padaria e outros) que voc? percorre de casa at? a escola. Durante dois ou tr?s dias, se precisar,  pe?a a ajuda de seus familiares para o registro.

    ? importante voc? registrar no caderno de Geografia, os nomes das ruas e os elementos encontrados pelo caminho. Fa?a uma lista dos elementos encontrados.

    Quando terminar as observa??es e anota??es, ? hora de representar por meio de desenho o seu trajeto.

    Numa folha de papel A3, desenhe novamente as ruas que voc? percorre de casa at? a escola. N?o se esque?a da legenda. Utilize l?pis de cor, canetinhas e ou giz de cera.  

    Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que eles fa?am seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a constru??o dos cartazes. Seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a  ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?O meu trajeto de casa at? a escola?.

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    COMPARANDO OS TRAJETOS

    Professor, organize o espa?o na sala de aula para cada aluno apresentar sua Pesquisa de Campo. Cada um dever? expor o que observou e o desenho do seu trajeto. Ao final, verifique com a turma o que foi parecido ou diferente em cada trajeto. Organize um mural com os desenhos da turma.

    Logo ap?s, apresente a situa??o- problema abaixo:

    Pedro est? com amigos em casa e deu vontade de comerem pizza, ele pediu pizzas por telefone, a pizzaria fica longe de sua casa. No entanto, ele resolveu solicitar o servi?o de entrega, deu o seu endere?o e aguardou. Agora, imagine o trajeto que o entregador dever? fazer, veja a consulta que ele fez para chegar at? a casa de Pedro.

    mapa pizza

    Fonte: Acervo da autora.

    Sabendo que o endere?o de Pedro ? Rua Roosevelt Oliveira, perto do campo de futebol e que a pizzaria fica na Av. Jo?o Naves de ?vila esquina com Av. Floriano Peixoto,  ajude o entregador a encontrar o caminho mais r?pido at? a casa de Pedro. Desenhe o caminho e n?o se esque?a de colocar o nome das ruas.

    Outra situa??o-problema elaborada a partir do convite de anivers?rio de um colega da turma. 

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    Convite do anivers?rio de Sarah

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    VAMOS COMEMORAR O MEU ANIVERS?RIO DE 8 ANOS JUNTOS?

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    ESPERO VOC?S!!!

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    DIA: 15/09/21012.

    LOCAL: Rua At?lio Valentini, n? 813.

    Bairro Santa M?nica.

    HORA: 18:00 h

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    FONTE: ACERVO DA AUTORA.

    Professor, questione os alunos se algu?m conhece o trajeto para chegarmos at? a casa da Sarah. Pe?a a aniversariante para descrever sua casa, fica perto de algum ponto comercial ou industrial, qual o melhor trajeto que precisamos fazer para chegar at? sua casa, ? necess?rio ter um ponto de refer?ncia, por exemplo, a escola.

    Em seguida, organize os alunos em grupos, pe?a que montem o mapa para chegarmos at? o anivers?rio de Sarah, n?o se esque?a de descreverem a legenda. Pe?a aos alunos que procurem no Guia de Endere?os da sua cidade e acrescentem os detalhes que a aluna descreveu. Para iso poder?o utilizar uma folha de papel ou se preferirem os tablets ou laptops. Voc? poder? sugerir que eles fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a constru??o dos cartazes, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).

    Promova um momento de socializa??o das produ??es dos alunos, depois, fa?a uma vota??o para eleger o mapa de maior facilidade de acesso. Professor, xeroque o mapa e entregue um para cada aluno.

    AGORA ? SUA VEZ!

    Imagine que o seu melhor amigo ir? passar o fim de semana em sua casa. Por?m, ele necessita de informa??es e refer?ncias de como chegar at? l?. Sabendo que, sua casa fica pr?xima ao parque nacional da cidade e que seu amigo ir? sair da porta da escola que voc?s estudam, descreva o melhor trajeto para ele chegar at? sua casa, voc? poder? utilizar pap?is, canetinhas, l?pis de cor, giz de cera ou outras tecnologias como os tablets ou laptops.

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    Professor, crie uma forma de registro para expor as conclus?es a que os alunos chegaram. Nesse momento, espera-se que os alunos estejam preparados para registrarem as conclus?es dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa, a fim de verificarem a comprova??o ou a refuta??o das mesmas.

    Para isso, lembre ? se de que sua problematiza??o era:

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               Como s?o feitos os mapas?

    Conclus?es:

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    ____________________________________________________________________________

    Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

    • Conhecimento do tema estudado;
    • Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
    • Participa??o nas atividades propostas;
    • Compreens?o do processo de Pesquisa.

    Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno de Geografia.

    Ao concluir a Pesquisa, deve ser feita a indica??o das refer?ncias, trata-se de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informa??o, sejam eles expressos por meio eletr?nico (s?tios), livros, peri?dicos, documentos internos, fich?rio de biblioteca, entre outros.

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    SETA 3 4? Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.

    Chegou o momento para ?Socializar os resultados da Pesquisa? para a comunidade escolar.

    Convide os pais e familiares para conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresenta??o, juntamente com os alunos, agende a data e os hor?rios e providencie os materiais que julgar necess?rios.

    Elabore juntamente com os alunos, o convite para a apresenta??o, que poder? ser feito no tablet ou no laptop.

    Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). N?o se esque?a de colocar data, hor?rio e local da apresenta??o.

    Ao terminar, salve em um pendrive o convite que os alunos digitaram e imprima-o para ser divulgado e distribu?do para a comunidade escolar e seus usu?rios.

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    Professor, organize os alunos em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. A forma da apresenta??o do Projeto dever? ser constru?da com a participa??o dos alunos e de acordo com sua faixa et?ria. Organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:

    • Exposi??o da maquete;
    • Mural com as plantas e mapas elaborados pelos alunos;
    • Demonstra??o: os alunos ir?o ensinar os convidados a localizarem as suas casas,  atrav?s das imagens de sat?lites, utilizando: computadores, laptops ou tablets.
    • Comunica??o oral sobre as Pesquisas realizadas e os resultados.

    Ao final da apresenta??o ? fundamental agradecer ao p?blico pelo envolvimento da fam?lia e dos demais colaboradores.

    No dia posterior, pe?a aos alunos, que registrem no caderno de Geografia, no tablet e ou no laptop suas opini?es sobre: o que aprenderam, o que a Pesquisa contribuiu para conhecer mais sobre o tema, o que foi f?cil e dif?cil realizar, enfim, suas descobertas sobre ?Para que servem os mapas? Alfabetiza??o Cartogr?fica?.

    Recursos Complementares

    Sugest?es de links para os alunos:

    • Jogo on line: Daqui pra l?, de l? pra c?

    http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml. (Neste jogo, seus alunos v?o colocar em pr?tica conhecimentos geom?tricos de orienta??o espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, ser? preciso indicar a dire??o que ele deve seguir pelas ruas da cidade.). Acesso em 08/09/2012.

    Sugest?es de links para os professores:

    • O Ensino de Cartografia na Escola

    http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-cartografia-na-escola/53532/. (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a import?ncia de se iniciar a  Alfabetiza??o Cartogr?fica nas escolas). Acesso em 08/01/2013.

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    • A utiliza??o e interpreta??o de mapas tem?ticos no ensino de Geografia como forma de compreender a realidade.

    http://www.webartigos.com/artigos/a-utilizacao-e-interpretacao-de-mapas-tematicos-no-ensino-de-geografia-como-forma-de-compreender-a-realidade/13982/. (Neste artigo voc? encontrar? informa??es da import?ncia dos mapas, como ler um mapa, os mapas na sala de aula.).Acesso em 08/09/2012. 

    Livro: SIMIELLI, Maria Elena R. Primeiros mapas: como entender e construir. S?o Paulo: ?tica, 1993. v. 4. 

    • UCA: conhecendo os mapas

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26615. (Nesta aula voc? encontrar? sugest?es de v?deos, mapas e jogos para desenvolver com a turma.). Acesso em 08/09/2012.

    Avaliação

    Os projetos de Inicia??o Cient?fica transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:

    • Observa??o do comportamento do aluno: h?bitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com rela??o aos trabalhos escolares e capacidade de coopera??o;
    • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente pelo aluno;
    • Dados registrados com refer?ncias diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

    Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da Metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, conhecerem a import?ncia da utiliza??o dos mapas, suas fun??es; utilizaram a linguagem cartogr?fica para representar e interpretar informa??es; observaram as indica??es de dire??o (esquerda, direita), dist?ncia (longe, perto, escala) e propor??o; interpretaram e constru?ram mapas de lugares diferentes; resolveram situa??es problema a partir da leitura e an?lise do mapa; utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.