Portal do Professor

Início do Conteúdo

Meu Espa?o e Outros Espa?os: Organiza??o Espacial - UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Metodologia de resolu??o de problemas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Pontua??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer-se como indiv?duo e membro de diferentes grupos sociais;
  • Descobrir seus espa?os de viv?ncia, como a moradia, a sala de aula, a escola, a rua, o quarteir?o entre outros;
  • Entrar em contato com diferentes regras aplicadas em distintos espa?os onde vive;
  • Pensar em seu papel como membro de um grupo social, sua responsabilidade com esse grupo e com a natureza;
  • Ter no??o de orienta??o e localiza??o: direita esquerda; frente e atr?s; em cima e embaixo;
  • Compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;                                                 
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 840 minutos ?14 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o do Projeto ? necess?rio que os alunos tenham habilidades relativas ? leitura e escrita, j? consigam diferenciar lugares e perceberem as diferen?as e semelhan?as entre eles. Al?m da utiliza??o dos recursos do tablet, do celular e do laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, PowerPoint e Wiki. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR                                                

Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Cient?fica em sala de aula ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-lo. O Projeto de Pesquisa busca evid?ncias para o di?logo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento, atrav?s da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participa??es dos alunos, dos professores e das ci?ncias envolvidas, fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observa??o, o registro, a compara??o, a investiga??o, que favorecem a solu??o de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generaliza??o em diferentes situa??es e contextos das experi?ncias vividas. 

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa: 

  • Como ensinar por meio da Pesquisa

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-ensinar-meio-pesquisa-607943.shtml. O texto aborda como ensinar por meio da Pesquisa. Acesso em 07/09/2012. 

  • Ensino com Pesquisa (ensinar / aprender / fazendo)

http://www.conteudoescola.com.br/colunistas/70. Este texto informativo aborda como ensinar com Pesquisa: ensinar/aprender/fazendo. Acesso em 10/09/2012. 

  • Como elaborar um Projeto de Pesquisa?

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Neste s?tio o texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula. Passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica at? o relat?rio. Acesso em 01/09/2012.

Observa??o: Professor, o objetivo ? fazer um Projeto/aula sobre como s?o organizados os diferentes espa?os, as diferen?as e semelhan?as entre eles, al?m de algumas normas para seu funcionamento.

Ressalte para turma a import?ncia da organiza??o das informa??es no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos Resultados da Pesquisa. ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o ?local? onde ser?o registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:

  • Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas de papel para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnol?gicos como: Blog, Wiki e Quiz dentre outros.

Fa?a uma Pesquisa nos s?tios abaixo para auxiliar na constru??o de Blog:

Utilize a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal -  Criando um Blog. Acesso em 08/09/2012.

Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.

  • Como criar um blog

http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Neste s?tio voc? encontrar? um v?deo  ensinando - Como criar um Blog.

  • Blog da turma

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Este Blog  traz  informa??es e dicas sobre o Blog da turma.

Acessados em 08/09/2012.

  • Tutorial Wiki passo a passo

http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU. V?deo que ensina passo a passo como montar uma Wiki.  Acesso em 07/09/2012.

  • Como ?montar? uma WIKI ? DOKUWIKI

http://pplware.sapo.pt/tutoriais/como-montar-uma-wiki-dokuwiki/. Texto que explica como ?montar? uma p?gina Wiki. Acesso em 07/09/2012.

Cabe a voc? professor, de acordo com os recursos de sua escola, discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?Meu Espa?o e Outros Espa?os: Organiza??o Espacial.?, que ser? desenvolvido nesta aula. 

Estrat?gias e recursos da aula

?

?

bonecos UCA

?

 SETA 31? Momento: aproximadamente duas a tr?s atividades de 60 minutos cada uma.

Professor, o tema poder? ter rela??o com o conte?do estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, uma aluna encontrou a letra da m?sica: ?Quero meu espa?o? e trouxe para a sala de aula compartilhando com os colegas. O professor disponibilizou a c?pia para cada aluno e juntos criaram um ritmo para a letra da m?sica.

M?sica:

 Quero meu espa?o 

Preciso de espa?o para viver
Um ser humano tem necessidades
Das quais precisam ser respeitadas
Espa?o para morar
Espa?o para estudar
Espa?o para alimentar
Espa?o para pensar
Espa?o para divulgar

Mesmo quando todas as for?as
Atuam no sentido contr?rio
Mesmo quando ? inevit?vel a derrota
Quero meu espa?o
Espa?o para se agrupar
Espa?o para discordar
Espa?o para apresentar
Novas formas de se organizar

Espa?o f?sico e mental
Espa?o real e virtual
Espa?o sem preconceitos
Espa?o que n?o ? sideral
Espa?o

Marcelo Torca

QUERO MEU ESPA?O: http://multishow.globo.com/musica/marcelo-torca/quero-meu-espaco. Neste s?tio voc? encontrar? a letra da m?sica "Quero meu espa?o". Acesso em 07/09/2012.

Professor, organize uma roda de conversa com os alunos sobre os nomes dos espa?os citados na letra da m?sica, que conhecem e quais fazem parte da vida deles e costumam ir frequentemente. Por exemplo:

Espa?o para morar ? Nossa casa.

Espa?o para estudar ? Escola.

Espa?o para alimentar ? Restaurante/cozinha.

Espa?o para pensar ? Quarto.

Espa?o para se agrupar ? Sala de aula, quadras de esportes, pra?as, cinema.
?

Em seguida, a turma ficou interessada em pesquisar sobre o nosso espa?o, os espa?os de viv?ncias: como a moradia, a sala de aula, a escola, o shopping, a rua e o quarteir?o, entre outros. Promova um momento de sensibiliza??o do Projeto utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudarem tal tem?tica.

Defina um t?tulo para o Projeto: ?Meu Espa?o e Outros Espa?os: Organiza??o Espacial?.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
?

Por que vamos Pesquisar?

Escolhida a tem?tica, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma dever? expor os motivos que a levaram a optar pela tem?tica escolhida, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poder? ser feito no caderno de Geografia, Blog ou em cartaz.

Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos tra?ados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo: 

Escola de Educa??o B?sica da UFU

Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente

Espa?o e Outros Espa?os: Organiza??o Espacial.

Aluno (a): _____________________________________________________________________

Professor (a): __________________________________________________________________

Data: __/__/__

Objetivos do Projeto: o que n?s queremos com esta Pesquisa

  • Perceber?se como parte do espa?o e como sujeito social;
  • Conhecer e compreender a organiza??o do lugar em que vivemos, reconhecendo o espa?o geogr?fico como resultante das rela??es dos indiv?duos com a natureza;
  • Conhecer e reconhecer os espa?os frequentados pela turma e as regras necess?rias para a organiza??o desses espa?os;
  • Interpretar os espa?os atrav?s das atividades que ser?o realizadas (maquetes, trabalho de campo, v?deos entre outros);
  • Resolver situa??es problema, a partir da leitura e an?lise de maquetes;
  • Aprender a realizar uma Pesquisa;
  • Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

O que queremos saber?

Em seguida, ? necess?rio construir juntamente com os alunos os Problemas a serem definidos. Os alunos dever?o criar questionamentos e d?vidas para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa. Faz-se necess?rio, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa.

  • Descreva sua curiosidade por meio da escrita e desenhos/recortes:

?

Quais s?o e para que servem os espa?os de viv?ncias?

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

?

(DESENHO/RECORTES)

 Fonte: Acervo da autora.  

Logo ap?s, as quest?es elaboradas pelos alunos, ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses, que dever?o sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que ser?o testados por meio da Pesquisa.

Como exemplo, observe:

  •   Eu ocupo lugar no espa?o?

Hip?tese: Eu ocupo um lugar na sala de aula, perto da minha amiga Maria.

  • Quais s?o os espa?os que costumo frequentar?

Hip?tese: V?rios espa?os: pra?a, parque, igreja, shopping. 

  • Existem regras para conviver nesses lugares?

Hip?tese: Sim, existem regras, n?o podemos fazer s? o que desejamos. 

  • Todas as pessoas podem frequentar os espa?os de viv?ncia que existem?

Hip?tese: Podem, mas t?m pessoas que n?o v?o a certos lugares, porque n?o t?m dinheiro. 

Professor, n?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o dos problemas levantados e as poss?veis solu??es.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 menino  Registre na ficha e traga na pr?xima aula.  

Atividade de Casa

Pesquise com seus familiares onde podemos encontrar respostas para solucionarmos as quest?es problema

 levantadas sobre o nosso Projeto de Pesquisa.

      Responda a pergunta abaixo por meio da escrita e desenhos/recortes: 

      Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?

 ____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

(DESENHO/RECORTES)

 Fonte: Acervo da autora.

 SETA 3 2? momento: aproximadamente uma atividade de 60 minutos.

 Onde e como podemos Pesquisar?

Professor, retome a discuss?o anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: ?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??

Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram, monte um cartaz,  com os nomes dos recursos que os alunos destacaram na Atividade de Casa.

Professor, tabule os dados juntamente com os alunos na lousa, e transcreva para uma cartolina. Em seguida, proponha a constru??o de uma tabela que apresente os dados coletados.

A tabela poder? ser registrada no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo: 

FONTES DE PESQUISA

N?MERO DE PAIS  QUE CITARAM

01-Jornais

03

02-Livros

12

03-Revistas

01

04-Internet

16

05-Entrevista

02

06-Fotografia

10

Professor, voc? poder? criar situa??es problema elaboradas a partir da tabela.

Se poss?vel, desenvolva esse trabalho com os professores de Portugu?s, Hist?ria, Artes, Matem?tica e Ci?ncias, visto que o espa?o geogr?fico pode ser explicado de maneira interdisciplinar, al?m do trabalho em equipe enriquecer a constru??o do conhecimento.

  • L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (entrevistas, cartas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodu??o de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentua??o gr?fica, uso de letras mai?sculas e min?sculas, pontua??o, par?grafo, acentua??o, concord?ncia verbal e concord?ncia nominal, pontua??o etc.) e aspectos sem?nticos (coer?ncia e  coes?o);
  • Hist?ria: direitos e deveres das crian?as em rela??o a moradia,  escola e lazer;
  •  
  • Geografia: estudo e interpreta??o das maquetes e localiza??o geogr?fica;
  •  
  • Matem?tica: interpreta??o de dados e informa??o; gr?ficos e tabelas; situa??es-problema envolvendo as opera??es que est? trabalhando, estat?stica, propor??o e probabilidade;
  • Inform?tica: linguagem digital, cria??o de Wiki, F?rum, Movie Maker, navega??o na Internet;
  • Artes: leitura, compreens?o, an?lise e interpreta??o de imagens; produ??o de desenhos e pinturas.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de uma maneira flex?vel. As atividades poder?o ser desenvolvidas durante v?rias semanas.

SETA 3 3? momento: aproximadamente sete a oito atividades de 60 minutos cada uma.

MINHA GEOGRAFIA

Professor, para os alunos perceberem que o seu corpo ocupa um lugar no espa?o, apresente a eles a imagem de Leonardo Da Vinci, veja abaixo:

Da vinci

O Homem Vitruviano http://www.infoescola.com/desenho/o-homem-vitruviano/. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a imagem do Homem Vitruviano, feito por Leonardo Da Vinci, no qual exp?e o tra?ado e propor??es do corpo humano. Acesso em 10/09/21012.

Apresente ? turma a biografia de Leonardo Da Vinci, e depois oriente os alunos a perceberem os detalhes que existem na imagem. ? o desenho de um homem que foi repetido ou sobreposto. Explique que as posi??es diferentes s?o percebidas nas pernas e nos bra?os. Essa cria??o de Da Vinci se transformou em um s?mbolo para representar o ser humano.

O corpo humano ocupa um lugar no espa?o. Para provar isso desenhamos o contorno dele em um papel como fez Leonardo da Vinci. Leonardo da Vinci desenhou o ser humano e deu o nome de homem Vitruviano. Agora ? sua vez, desenhe seu corpo em uma folha de papel A3 ou cartolina, utilize canetinhas, l?pis de cor, giz de cera. Depois, fa?a e cole bolinhas de papel crepom em volta do tra?ado do corpo. Quando cada aluno terminar pe?a que apresente o seu desenho aos colegas e o exponha no mural da sala de aula.

DE OLHO NAS NOSSAS CARACTER?STICAS: DIFEREN?AS E SEMELHAN?AS

Ao observar os desenhos do seu corpo e dos colegas voc? percebeu muitas diferen?as? Quais? Quantos meninos t?m na sua turma? E quantas meninas? Existem semelhan?as? Quais?

Professor, anote na lousa as respostas e se necess?rio, pe?a que os alunos confrontem suas respostas.

Agora, para conhecerem melhor os espa?os vivenciados, solicite aos alunos que fa?am a contagem de seus colegas de sala de aula e registrem as caracter?sticas f?sicas de cada um deles em dois gr?ficos.

Os gr?ficos poder?o ser registrados no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:

GR?FICO 1                                                                                                                   GR?FICO 2

 gr??fico atividade 2

Fonte: Atividade realizada pelos os alunos, no ano de 2011. Acervo da autora.

No Gr?fico 1, cada quadradinho corresponder? ?s caracter?sticas de uma pessoa e no Gr?fico 2, o n?mero de ret?ngulos  representar?  a quantidade de meninos e meninas.

Por meio dos gr?ficos, os alunos saber?o se em sua sala de aula h? maior quantidade de meninos ou de meninas. Em seguida dever?o responder as seguintes quest?es:

  • Dos alunos de sua sala de aula, qual ? a cor do cabelo da maioria?
  • Quantos s?o meninos e quantos s?o meninas?
  • Isso ocorre em todo pa?s?Justifique sua resposta.

Troque ideias com seu professor sobre o assunto e anote suas conclus?es numa ficha.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OS ESPA?OS DA ESCOLA

A escola ? um lugar onde voc? convive com diferentes pessoas todos os dias: colegas, amigos, professores e outros funcion?rios. ? nesse espa?o de viv?ncia que voc? passa parte do seu dia e aprende muitas coisas.

Professor, promova uma roda de conversa sobre os cantinhos preferidos dos alunos no espa?o da escola. Voc?s devem ter um ponto de encontro dentro da escola. Questione - os:

  • Que lugar/espa?o ? esse?
  • Como ele ??
  • Onde ele se localiza?
  • O que tem perto dele?
  • Por que voc? gosta mais desse espa?o?
  • Como e com quem voc? os compartilha?
  • Esses espa?os poderiam ser organizados de outro jeito? Como?
  • Qual ? a dist?ncia do lugar preferido at? a sala de aula?

Agora, cada um  vai desenhar o seu lugar/espa?o preferido na escola. Siga as orienta??es: 

Em dupla

a) Forme dupla com um colega.

b) Cada um vai escolher o lugar da escola de que gosta mais e conversar sobre eles. Depois, cada um vai desenhar sozinho. 

Sozinho

a) Feche os olhos e procure lembrar detalhes do lugar que voc? escolheu:

  • Se voc? escolheu um lugar no interior do pr?dio da escola, lembre-se como ? o ch?o, se h? poucos ou muitos m?veis, se o lugar ? amplo ou apertado, etc.
  • Se escolheu um lugar externo, como o p?tio ou o jardim, lembre se h? ?rvores, flores, grama, p?ssaros, bancos, etc.

b) No caderno fa?a uma lista dos elementos constru?dos pelo ser humano e dos elementos da natureza presentes no lugar escolhido.

c) Em seguida, desenhe no caderno de Geografia ou em folha de papel. Utilize canetinhas, l?pis de cor, giz de cera ou outros materiais como: massinha de modelar, sementes de girassol, serragem, papel crepom e etc. N?o se esque?a de escrever o nome do lugar que voc? escolheu.

?

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a constru??o dos cartazes, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?O meu espa?o preferido?.

Professor, organize um momento na sala de aula para cada aluno apresentar seu lugar escolhido e explicar porque gosta dele. 

Em seguida, pe?a aos alunos para visitarem os lugares escolhidos e tirarem fotos desse espa?o t?o especial para cada um. Proponha que fotografem os espa?os/lugares preferidos, utilizando a c?mera digital, o tablet, ou at? mesmo os laptops do Projeto UCA, acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).

?

livro Professor, separe uma caixa para os alunos guardarem suas produ??es e salve as fotos que podem ser selecionadas pelos pr?prios alunos para apresentarem no final da Pesquisa. 

Fonte da imagem: Clip Art do Word. (Acervo da autora.).

Agora, responda no caderno de Geografia ?s quest?es a seguir: 

a) Que lugares da escola foram mais escolhidos pela turma?

b) O que esses lugares t?m de especial?

c) De modo geral, os desenhos da turma s?o parecidos ou diferentes? Por qu??

d) Que elementos dos desenhos ajudam a identificar os lugares representados?

e) Os desenhos serviram para chamar a sua aten??o para detalhes que voc? n?o havia notado antes? Explique. 

Escreva um texto ou uma poesia sobre o seu lugar preferido na escola. 

Fonte das atividades: MARTINS, Dora; P?CORA, Marlene; VESENTINI, Jos? William. ?pice Geografia. 3? Ano.S?o Paulo: ?tica, 2011. p. 34 e 35. 

?

             LAMAPADA       Lembrete:

Professor, a forma de registro das atividades poder?o ser feitas no Blog, Wiki ou por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).
?

Fonte da imagem: Clip Art do Word. (Acervo da autora.).

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VOC? NA SALA DE AULA

? na sala de aula que o aluno costuma passar a maior parte do tempo quando est? na escola. Nela existem pessoas, m?veis, janelas e outros elementos ao seu redor. 

Professor, converse com os aluno sobre a escola. Confirme se eles sabem o nome dela, se conhecem cada depend?ncia, se identificam a sala onde estudam. Explore com eles as rela??es espaciais (direita, esquerda, em frente, atr?s) oriente -os a utilizarem o corpo como ponte de refer?ncia para localizarem pessoas e objetos. Disponibilize as imagens abaixo para auxiliar nas discuss?es. Veja:

?

 professora

LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1? Ano. S?o Paulo: FTD, 2005. p. 34.

?

Observe a posi??o de Isabele na sala de aula em rela??o aos outros colegas.

?

 lateralidade

Agora, observe a posi??o de Isabele em rela??o aos elementos da sala de aula.

sala de aula

LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1? Ano. S?o Paulo: FTD, 2005 p. 35. 

meninoProfessor, fa?a bom uso dos livros

did?ticos.

?

  

COMO PODEMOS REPRESENTAR UMA SALA DE AULA?

Professor, ? importante que os alunos conhe?am a sala de aula e os elementos que a comp?em. Fa?a uma roda e converse com os alunos sobre a sala de aula e os elementos que existem nela. Vamos aprender a observar e analisar o espa?o da sala de aula. Fechem os olhos e imaginem. Abram um olho e observem o que h? na sala de aula. Idealizem um mapa mental para caminharem. Fechem novamente os olhos. 

Observem a sala de aula: andem por ela e vejam onde fica a porta, as janelas, o quadro, o arm?rio, a mesa do professor, as carteiras dos colegas, etc. Pe?a a cada aluno que descreva o seu mapa mental. 

Professor, disponibilize as atividades a seguir para os alunos responderem. 

1. Represente a sua sala de aula com um desenho. Observe bem os seus detalhes antes de desenh?-la.

Auxilie os alunos a refletirem sobre o seu espa?o, utilizando as quest?es abaixo como roteiro: 

a) Que forma a sala de aula tem?

b) Como os objetos e m?veis est?o dispostos?

c) Quais as formas e cores que esses objetos e os m?veis t?m?

d) Onde est? localizada a janela? Quantas s?o? E a porta?

e) Como as carteiras est?o organizadas?

f) Como voc? gostaria de organizar as carteiras da sua sala de aula? Por qu??  

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que eles fa?am seus desenhos, utilizando, para isso, o laptop Classmate, a partir do programa Kolour Paint que poder? ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Kolour Paint. Promova uma exposi??o dos desenhos, imprima e coloque no varal da sala de aula. 

2. Observe ao seu redor e depois, responda:

a) Escreva o que est?:

quadro

b) Compare as respostas com as de um colega e conclua:

  • Eu e meu colega:

(          ) vemos                                                          (           ) n?o vemos

os mesmos elementos e as mesmas pessoas da sala de aula na posi??o em que estamos.

  • Isso acontece porque ocupamos na sala de aula:

(          ) a mesma posi??o                                          (           ) posi??es diferentes

?

LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1? Ano. S?o Paulo: FTD, 2005 p. 37. 
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VOC? NOS ESPA?OS DA ESCOLA

Para esse momento prepare uma Conta??o de Hist?ria: ?A Escola de Marcelo? de Ruth Rocha.

capa

Sinopse:

Neste livro, vamos acompanhar um dia de aula numa escola muito divertida: a do Marcelo. Tomara que ela seja como a sua, cheia de amigos e atividades interessantes para fazer. No final, ainda ? poss?vel se divertir com as brincadeiras preparadas especialmente para os leitores dessa s?rie.

Fonte:http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/424800/ESCOLA-DO-MARCELO,-A.aspx. Neste s?tio voc? encontrar? o livro: A Escola do Marcelo dispon?vel para a compra. Acesso em 10/09/2012.

Logo ap?s a hist?ria, converse com os alunos sobre a sua escola:

  • Como ? o dia a dia na sua escola?
  • O que voc? e seus colegas fazem?
  • Qual o momento que voc? gosta mais dentro da escola?

Professor, fa?a um passeio dentro da sua escola para os alunos reconhecerem as v?rias depend?ncias do espa?o escolar. Depois, apresente as imagens em proje??o para levantar uma discuss?o com os alunos sobre os espa?os vivenciados dentro da escola.

Durante o passeio os alunos poder?o fotografar os espa?os/lugares preferidos, utilizando a c?mera digital, o tablet, ou at? mesmo os laptops do Projeto UCA, acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). Selecione e imprima as fotos para a constru??o de um painel para a exposi??o no final da Pesquisa.

Voc? conhece os espa?os da escola mostrados nas fotos?

Sabem para que cada espa?o serve?

escola outros espa??os

LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1? Ano. S?o Paulo: FTD, 2005. p. 54 e 55.

 

Atividade Complementar

Professor, caso sinta necessidade de complementar com outras atividades sobre esses espa?os, segue sugest?es abaixo:

tarefa tarefa2

LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1? Ano. S?o Paulo: FTD, 2005. p. 56 e 57.

 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OUTROS LUGARES DE VIV?NCIA

Professor, converse com os alunos sobre outros lugares de viv?ncias que eles frequentam. Induza-os a refletirem sobre em quantos lugares v?o todos os dias? Fa?a uma lista dos nomes deles na lousa (shopping, pra?as, bairro, supermercado, cinema dentre outros). Discuta um pouco isso e pe?a que  fa?am uma Pesquisa de outros espa?os que frequentam fora da escola.

?

clip Fa?a um bom uso dos acervos digitais.

Fonte da imagem: Office Microsoft: http://office.microsoft.com/pt-br/images/results.aspx?qu=computadores&ex=1&origin=FX010132103#pg:4|. Neste s?tio voc? encontrar? v?rias imagens do Clip Art para inserir nas aulas. Acesso em 12/09/2012.

Vejam alguns s?tios para Pesquisa: 

1 ? Pra?a                                                                                                  2 - Supermercado

pra??a supermercado

3 ? Shopping                                                                                             4-  Banco

shopping banco  

1 imagem: Brinquedos na pra?a p?blica http://porondeandamnossospassos.blogspot.com.br/2009/08/laura-cecilia-e-as-pracas-da-redencao.html. Neste s?tio voc? encontra fotos de v?rios brinquedos em pra?a p?blica. Acesso em 10/09/2012. 

2 imagem: Supermercado http://www.fotosmaisimagens.com.br/supermercado.html. Neste s?tio voc? encontrar? v?rias imagens do mesmo supermercado. Acesso em 10/09/2012. 

3 imagem: Shopping de Uberl?ndia http://www.brasmix.com.br/interna.php?referencia=obras&sit=&obra=179. Neste s?tio voc? encontrar? outras fotos do Shopping de Uberl?ndia. Acesso em 10/09/2012. 

4 imagem: Caixa apresenta crescimento http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/caixa-apresenta-crescimento-superior-a-70/. Este s?tio traz informa??es sobre o crescimento da Caixa Econ?mica Federal. Acesso em 10/09/2012.

 Professor, caso perceba que os alunos querem outras imagens, oriente-os a continuarem a Pesquisa e buscarem mais imagens.

  • Voc?s conhecem esses lugares?
  • Qual ou quais voc?s mais gostam de frequentar? Por qu??
  • Quem leva voc?s a esses lugares?
  • Qual o hor?rio que voc?s costumam frequentar esses lugares?
  • Existem regras de conviv?ncia nestes lugares?

Voc?s acabaram de descobrir que al?m da escola existem outros espa?os que conhecem em sua cidade. J? sabem que existem dias e hor?rios espec?ficos para frequent?-los. N?o pode ser a qualquer hora ou quando voc?s quiserem, pois cada local tem suas regras. 

Fa?a bom uso dos acervos digitais.

clip

Fonte da imagem: Office Microsoft: http://office.microsoft.com/pt-br/images/results.aspx?qu=computadores&ex=1&origin=FX010132103#pg:4|. Neste s?tio voc? encontrar? v?rias imagens do Clip Art para inserir nas aulas. Acesso em 12/09/2012.

?

As Regras dos Espa?os de Viv?ncias

Voc?s aprenderam que diferentes espa?os s?o frequentados pelas pessoas durante a semana e nos mais diferentes hor?rios.

Professor, converse com os alunos que tanto na escola, como em casa, na rua, nos parques, nos centros comerciais ou nos shoppings convivemos com outras pessoas e realizamos v?rios tipos de atividades. Nesses lugares, existem regras, que devem ser respeitadas para que as pessoas possam conviver em harmonia. 

Voc? j? parou para pensar como as regras s?o importantes? Pense nisso e pesquise nos s?tios abaixo:

Caso a escola possua os laptops ou tablets, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios sugeridos abaixo: 

  • Regras de conviv?ncia na escola

http://www.youtube.com/watch?v=_YW_f3y-764. Neste s?tio encontramos a descri??o de algumas regras na escola. Acesso em 10/09/2012. 

  •  9 dicas para conviv?ncia no trabalho

http://www.youtube.com/watch?v=x2r_Fxrdf6c&feature=related. Neste s?tio encontramos descri??o de algumas regras no trabalho, que tamb?m podem ser aplicadas em outros espa?os. Acesso em 10/09/2012.  

Observe as imagens abaixo e crie regras de conviv?ncias para cada uma.

 regras regra 2

Fonte: Regras de conviv?ncias na sala de aula http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/01/as-regras-de-convivencia-em-sala-de.html. Neste s?tio encontramos a descri??o de algumas regras na sala de aula. Acesso em 10/09/2012.  

  •  Reportagem: Regras de boa conviv?ncia

http://interessantte.blogspot.com.br/2009/10/regras-de-boa-convivencia.html. Neste s?tio encontramos a descri??o de algumas regras de boa conviv?ncia seja em qualquer espa?o ou lugar. Acesso em 10/09/2012. 

  •  Regra b?sica de conviv?ncia

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3124. Neste s?tio encontramos a descri??o de algumas regras b?sicas de conviv?ncia em qualquer espa?o ou lugar. Acesso em 10/09/2012.  

Professor, organize com os alunos cartazes sobre as regras de conviv?ncia que devemos respeitar nos mais variados espa?os. Para isso, solicite que os alunos formem grupos. Cada um ficar? respons?vel por elaborar as regras de cada um desses espa?os pesquisados: em casa, na escola, no trabalho, nas ruas e em outros locais que julgarem necess?rios. Proponha que utilizem diversos materiais para a constru??o dos cartazes: cartolina, papel kraft, revistas, cola, tesouras, canetinhas, l?pis de cor. 

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que eles fa?am seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a constru??o dos cartazes. Seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?As regras de conviv?ncia?. 

menino  

Escolha um lugar de viv?ncia ( aonde voc? vai durante a semana) e represente-o por meio de desenho,  se tiver oportunidade fotografe e traga as fotos para a escola.

Com a ajuda de seus familiares observe por uma semana os locais frequentados por voc? e sua fam?lia e registre no quadro de acordo com as informa??es que se pede. Preencha a ficha abaixo: 

?

?

LUGAR DE VIV?NCIA

?

HOR?RIO DE FUNCIONAMENTO

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

REGRAS

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

 Fonte: Acervo da autora. 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ASSISTINDO AO V?DEO

Professor, converse com os alunos sobre os lugares que cada um pesquisou em casa com os seus familiares. Promova um espa?o onde todos os alunos se sintam a vontade para socializar os desenhos ou as fotos que trouxeram.

Ap?s a discuss?o, monte um gr?fico, juntamente com os alunos, sobre os lugares mais frequentados por eles, destacando os lugares em comum e se teve algum diferente.

Os gr?ficos poder?o ser registrados no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo: 

15

?

?

?

?

?

?

?

?

14

?

?

?

?

?

?

?

?

13

?

?

?

?

?

?

?

?

12

?

?

?

?

?

?

?

?

11

?

?

?

?

?

?

?

?

10

?

?

?

?

?

?

?

?

9

?

?

?

?

?

?

?

?

8

?

?

?

?

?

?

?

?

7

?

?

?

?

?

?

?

?

6

?

?

?

?

?

?

?

?

5

?

?

?

?

?

?

?

?

4

?

?

?

?

?

?

?

?

3

?

?

?

?

?

?

?

?

2

?

?

?

?

?

?

?

?

1

?

?

?

?

?

?

?

?

?

 PRA?AS 

 PARQUE

 SHOPPING

 

SUPER

MERCADO

 

 LOJAS

 CINEMA

 IGREJA

 

FARM?

CIA

 Fonte: Acervo da autora.

     

EXPLORANDO O V?DEO

Professor, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma antes do v?deo. Registre na lousa algumas indaga??es para a observa??o dos alunos ao assistirem o v?deo. Pe?a ? eles, que fa?am anota??es que respondam as quest?es, al?m de registrarem outras considera??es que acharem fundamentais para a Pesquisa. 

  • Qual foi o lugar que Chico Bento foi visitar?
  • Ele se sentiu bem nesse lugar? Por qu??
  • Voc? frequenta o lugar que o Chico foi visitar com seu amigo? O que voc? acha dele?
  • Quais s?o seus lugares mais frequentados em sua cidade?
  • Existe algo que gostaria de descobrir a mais?

Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no tablet ou laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido abaixo para que assistam ao v?deo:

video

Chico Bento no shopping 

http://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk. Este v?deo apresenta um menino do interior,  que visita a cidade grande e o seu primo o convida para conhecer o shopping, o centro das compras e um espa?o de conviv?ncia). Acesso em 08/05/2012.

Professor, o trabalho a ser realizado ap?s o v?deo ? importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Dessa forma, converse com os alunos, sobre as considera??es feitas por eles.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 VOC? E SUA CASA

A casa ? o espa?o onde as pessoas se abrigam e convivem. Assim, como existem diferentes pessoas e fam?lias, h? diferentes espa?os de moradia e de conviv?ncia.

 casa

MARTINS, Dora; P?CORA, Marlene; VESENTINI, Jos? William. Viv?ncia e constru??o: Geografia. 1? Ano. S?o Paulo: ?tica, 2001 p. 45.

?

meninoProfessor, fa?a um bom uso dos livros

did?ticos.

?

 Que tal conhecer melhor sua casa e de seus colegas? Embarque nesta aventura!

NOSSA MORADIA, NOSSO ABRIGO

As pessoas sempre procuram abrigo, elas precisam se proteger do calor, do frio, do vento e da chuva. As moradias s?o o nosso abrigo. Nelas dormimos, comemos, cuidados da nossa higiene. Na moradia convivemos com nossa fam?lia e nossos amigos.

 Professor, disponibilize o texto abaixo aos alunos e fa?a a leitura juntamente com eles. 

       Pedro ? um garoto de 7 anos. A m?e de Pedro se chama ?ngela. Ela ? professora e trabalha na escola em que Pedro estuda. O pai de Pedro se chama Matheus. Ele ? mec?nico e trabalha em uma f?brica.

        Gabriela ? irm? de Pedro e tem 15 anos e estuda na mesma escola de Pedro.

        Pedro e sua fam?lia moram em uma casa que tem quintal e jardim. No piso t?rreo ficam a cozinha, a sala e o banheiro. No andar superior, est?o os quartos. Quando as casas possuem dois andares elas s?o chamadas de sobrado.A casa de Pedro fica perto da escola onde ele estuda.

casa 2

DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitangu?: Geografia 2? Ano. 2 ed. S?o Paulo: Moderna, 2008 p.10 e 11.

Professor, com esse exemplo que envolve um personagem de 7 anos, os alunos ir?o identificar e reconhecer aspectos da sua pr?pria moradia.

Formule para os alunos, os questionamentos sobre o texto, se achar necess?rio leia novamente.

?

  • Como ? a casa de Pedro?
  • Em que sua casa ? parecida com a casa de Pedro?
  • Em que sua casa ? diferente da casa de Pedro?
  • Quem s?o as pessoas que moram com voc??
  • Voc? mora perto da escola que estuda?

Professor, ressalte aos alunos a import?ncia da moradia, suas fun??es, entre elas de fornecer abrigo. Aproveite e discuta com os alunos se todas as pessoas t?m moradias ou se h? pessoas que n?o t?m moradia em condi??es dignas. 

foto

DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitangu?: Geografia 2? Ano. 2 ed. S?o Paulo: Moderna, 2008.p.13. 

Conte aos alunos que Pedro e sua fam?lia moram em um bairro da cidade.

Perto da casa deles h? padaria, a?ougue, farm?cia, supermercado, banco e algumas lojas. Pedro conhece todo o quarteir?o da casa dele e voc? conhece o que existe no seu quarteir?o?

 menino

Pesquise com seus familiares o nome do local de trabalho de cada um, as principais atividades que realizam e como chegam ao local de trabalho. Veja como fazer e onde registrar.

Fa?a as perguntas da Ficha de Pesquisa aos seus familiares e anote as respostas no caderno de Geografia. 

Ficha de Pesquisa

  • Quantas pessoas moram nessa casa?
  • Existem pessoas que trabalham fora de casa? Quem s?o?
  • Qual ? a atividades que elas exercem?
  • Elas trabalham longe de casa?
  • H? pessoas que trabalham em casa? Quem s?o?
  • O que elas fazem?
  • Voc? conhece os lugares de viv?ncias que existem na sua rua? Quais costuma frequentar?
  • O que voc? encontra pelo caminho de casa at? o trabalho?

Fonte: Acervo da autora.

Observa??o: Ao terminar a Pesquisa, procure com seus familiares uma foto que representa a sua moradia e traga para a pr?xima aula.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ELABORANDO OFICINAS

Professor, converse com os alunos sobre a Ficha de Pesquisa de cada pessoa que foi entrevistada em casa. Promova um espa?o onde todos os alunos se sintam a vontade para socializar suas respostas e as fotos da casa onde moram trazidas pelos alunos. Crie com os alunos um mural com as fotos das casas da turma.

 OFICINAS

Divida os alunos em grupos e eleja tr?s lugares de viv?ncia que eles costumam frequentar. Shopping, cinema, Parque do Sabi?, pra?a, bairro, sala de aula e outros. Proponha aos alunos, a cria??o de maquetes para representarem esses espa?os de viv?ncia que conhecem.

Professor, se achar necess?rio fa?a uma visita com os alunos a alguns desses lugares. Depende da viv?ncia e do conhecimento dos seus alunos sobre o espa?o a ser representado.

MAQUETE

Professor, disponibilize o pequeno trecho abaixo e converse com a turma sobre uma maquete.

A maquete da sala de aula ? a sua representa??o por meio de constru??es em miniatura. Representando a sala de aula com uma maquete, podemos visualizar o seu espa?o em tamanho reduzido.

Na maquete podemos observar como os m?veis e os demais objetos est?o organizados na sala de aula. Com a maquete podemos representar diversos lugares.

Observe a foto da maquete de uma sala de aula.

 maquete

DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitangu?: Geografia 2? Ano. 2 ed. S?o Paulo: Moderna, 2008. p.81

Organize com o seu grupo a lista dos materiais necess?rios para a constru??o das maquetes. Liste os elementos e os materiais de sucata que v?o represent?-los. Veja o modelo abaixo: 

Objeto/Elementos

Material a ser usado

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

A tabela poder? ser registrada no caderno de Geografia ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).  

MAQUETE DA SALA DE AULA 

Veja o que podemos usar para construir a maquete da sala de aula.

  atividade atividade

LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1? Ano. S?o Paulo: FTD, 2005. p. 40 e 41.

PASSOS PARA MONTAGEM:

Em grupo, observem e anotem no caderno de Geografia, quais e quantos m?veis e objetos existem na sua sala de aula para serem representados:

  1. Recortem na caixa de papel?o o local da porta e das janelas;
  2. Separem a sucata que podem representar a miniatura de cada objeto. Prestem aten??o ao tamanho dos objetos;
  3. Coloquem cada m?vel e objeto no seu lugar de acordo com a organiza??o da sala;

Essa ? a maquete da sua sala de aula.

?

MAQUETE DA RUA

PASSOS PARA MONTAGEM:

  1. Re?na com seu grupo para conversar sobre os elementos da rua, que ser?o representados (shopping, lojas, farm?cias, supermercado, bancos e outros);
  2.  Preparem a base da maquete com caixa de papel?o. Colem papel ou cartolina branca em cima do papel?o. Depois, pintem a rua e as faixas de seguran?a. A rua da maquete ter? espa?os verdes. Ent?o, preparem este espa?o na base.
  3. Confeccionem com material de sucata as miniaturas de ve?culos, casas, lojas e outros estabelecimentos, al?m de ?rvores, placas de tr?nsito e sem?foros;
  4. Montem a maquete com as miniaturas. Pensem na organiza??o do espa?o da rua, onde colocar as casas, as lojas e a sinaliza??o de tr?nsito.

DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitangu?: Geografia 2? Ano. 2 ed. S?o Paulo: Moderna, 2008. p.132. 

MAQUETE DA CASA

PLANEJAMENTO: em grupo planejem a maquete de uma moradia. 

  1. Decidam o que v?o construir: Uma casa, um apartamento, um sobrado ou outro tipo de moradia?
  2. Escolham o n?meros de c?modos da moradia.
  3. Quantas pessoas v?o morar nela?

MODO DE FAZER:

  1. Risquem no papel?o os c?modos, em forma de uma planta;
  2. Construam as paredes com a altura de uma r?gua pequena;
  3. N?o esque?am as janelas e as portas;
  4. Colem as paredes, para dividir os c?modos, usem cola pl?stica;
  5. Fa?a os m?veis de tamanho proporcional ao tamanho da moradia e  os coloquem dentro de cada c?modo;
  6. Os m?veis poder?o ser feitos de sucata, massinha de modelar e/ou argila.
  7.  

Observa??o: a moradia n?o ter? telhado.

LEMOS, Maria da Concei??o.  Geografia em Quest?o 2? Ano. Belo Horizonte: Dimens?o, 2001. p. 53 e 54.

Pe?a aos grupos que quando terminarem tirem fotos das maquetes de v?rios ?ngulos: de cima para baixo, de lado e de frente. Utilizando a c?mera digital, o tablet, ou at? mesmo os laptops do Projeto UCA, (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). Monte uma exposi??o com as fotos tiradas. 

Professor, organize um momento para apresenta??o das maquetes, pe?a que cada grupo explique os espa?os representados.

Se poss?vel filme as constru??es das maquetes e depois assista com os alunos para que analisem suas constru??es.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 Obs.: Professor, converse com os alunos que a partir da maquete de um lugar podemos fazer a planta desse lugar. Veja abaixo um exemplo:

A partir da maquete de um lugar podemos fazer a planta desse lugar.

Vamos fazer a planta da sua sala de aula usando a maquete que voc? e seu grupo fizeram.

Materiais necess?rios: pl?stico transparente um pouco maior que a maquete e canetinhas coloridas.

ETAPAS:

maquete

DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitangu?: Geografia 2? Ano. 2 ed. S?o Paulo: Moderna, 2008. p.87.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
?

Professor, crie uma forma de registro para expor as conclus?es a que os alunos chegaram. Nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrarem as conclus?es dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa, a fim dos alunos verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas.

Para isso, lembre ? se de que sua problematiza??o era: 

  • Quais s?o os espa?os que costumamos frequentar?

?

 Conclus?es:

________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________

Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participa??o nas atividades propostas;
  • Compreens?o do processo de Pesquisa.

Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno de Geografia.

Ao concluir a Pesquisa, deve ser feita a Indica??o das Refer?ncias, trata-se de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informa??o, sejam eles expressos por meio eletr?nico (s?tio), livros, peri?dicos, documentos internos, fich?rio de biblioteca, entre outros. 

SETA 3 4? Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.

Chegou o momento para ?Socializar os Resultados da Pesquisa? para a comunidade escolar.

Convide os pais e familiares para conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresenta??o, juntamente com os alunos, agende a data e os hor?rios e providencie os materiais que julgar necess?rios.

Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresenta??o, que poder? ser feito no tablet ou no laptop.

Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).N?o se esque?a de colocar  data, hor?rio e local da apresenta??o.

Ao terminar, salve em um pendrive o convite que os alunos digitaram e imprima-o para ser divulgado e distribu?do para a comunidade escolar e seus usu?rios.
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Professor, organize os alunos em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. A forma da apresenta??o do Projeto dever? ser constru?da com a participa??o dos alunos e de acordo com sua faixa et?ria. Organize o espa?o no qual ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Expor as maquetes;
  • Montar um mural com os desenhos elaborados pelos alunos;
  • Editar um v?deo no Movie Maker , das fotos de todo o decorrer do Projeto;
  • Promover  a comunica??o oral dos alunos sobre as Pesquisas realizadas e os resultados obtidos.

Construa um v?deo utilizando o programa Movie Maker com as fotos de todas as a??es realizadas no decorrer da Pesquisa.

Como criar um v?deo no Movie Maker do Windows http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related.  O v?deo informa os passos de como construir um v?deo utilizando o programa Movie Maker. Acesso 10/09/2012.

Passo a passo windows Movie Maker http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html.  Neste s?tio voc? encontrar? informa??es de como montar um v?deo no Movie Maker. Acesso 10/09/2012.

Ao final da apresenta??o ? fundamental agradecer ao p?blico e o envolvimento da fam?lia e dos demais colaboradores.

No dia posterior, pe?a aos alunos, que registrem no caderno de Geografia, no tablet e ou no laptop suas opini?es sobre: o que aprenderam, o que a Pesquisa contribuiu para conhecer mais sobre o tema, o que foi f?cil e dif?cil realizar, enfim, suas descobertas sobre ?Meu Espa?o e Outros Espa?os: Organiza??o Espacial?.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

Obras Liter?rias Infantis

  • A Rua do Marcelo

ROCHA, Ruth. A Rua do Marcelo. S?o Paulo: Salamandra, 2011.

  • O Bairro do Marcelo

http://www.travessa.com.br/O_BAIRRO_DO_MARCELO/artigo/32326d27-cb6f-4513-bfae-65d9f95fd16b. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es e as refer?ncias do livro. Acesso em 12/09/2012.

  •  Jogo on line: Jardim Smartkids

http://www.superkid.com.br/jogos/03_jardim.php. Neste s?tio voc? encontrar? um jogo chamado Jardim Smartkids, no qual voc? dever? compor a cena arrastando as imagens. Acesso em 12/09/2012. 

Sugest?es de links para os professores:

  • CORR?A, Roberto L. Espa?o, um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E.; CORREA, R. L.; GOMES, P. C. C. (org.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 15-47.
  • ?

    • Jogo do s?tio: localiza??o de objetos e rela??es espaciais.

    http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-sitio-localizacao-objetos-relacoes-espaciais-619031.shtml . Neste s?tio da Revista Nova Escola voc? encontrar? um plano de aula com a sugest?o de um jogo de localiza??o de objetos ou coisas. Acesso em 12/092012.

    Avaliação

    Os projetos de Inicia??o Cient?fica transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:

    • Observa??o do comportamento do aluno: h?bitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com rela??o aos trabalhos escolares e capacidade de coopera??o;
    • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente pelo aluno;
    • Dados registrados com refer?ncias diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

    Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da Metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, se reconheceram como indiv?duo e membro de diferentes grupos sociais; descobriram seus espa?os de viv?ncia, como a moradia, a sala de aula, a escola, a rua, o quarteir?o entre outros; entraram em contato com diferentes regras aplicadas em distintos espa?os onde vivem; pensaram em seu papel como membro de um grupo social, sua responsabilidade com esse grupo e com a natureza; adquiriram no??o de orienta??o e localiza??o: direita esquerda; frente e atr?s; em cima e embaixo e se utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.