Portal do Professor

Início do Conteúdo

Cadeia alimentar e nutri??o dos seres: alimenta??o UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Correla??es entre meio ambiente e sa?de
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender o que s?o cadeias alimentares e que os seres vivos dependem uns dos outros. 
  • Reconhecer a rela??o de interdepend?ncia entre os seres vivos.
  • Conhecer como funcionam as cadeias alimentares e sua import?ncia para o equil?brio ambiental.
  • Analisar e compreender a rela??o de interdepend?ncia entre os seres vivos.
  • Compreender que as rela??es alimentares podem ser representadas na forma de uma cadeia alimentar.
  • Identificar os seres produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar.
  • Descrever, comparar e listar diferentes seres vivos e seus h?bitos alimentares.
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica.
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar.
  • Interagir com os pares.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 860 minutos ? 16 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, a mesma ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca do tema: ?Cadeia alimentar e nutri??o dos seres: alimenta??o?. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de uma Pesquisa de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-la. Ressaltamos que ? essencial incentivar os alunos a levantarem seus questionamentos, exporem suas hip?teses, realizarem pesquisa sobre a tem?tica, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso, voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da metodologia de projetos:

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. "Pedagogia em foco: metodologia cient?fica ? O projeto de pesquisa". (Este texto tem como foco a inicia??o cient?fica discente.).

http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf.  Como ensinar por meio da pesquisa. (Texto que aborda a pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conte?dos do curr?culo, enquanto se tornam estudantes aut?nomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa pesquisa escolar.). Acessados em 28/07/2012.

.Nos s?tios abaixo voc? ter? acesso a aulas que trabalham com inicia??o cient?fica e com tecnologias do Projeto UCA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43459. ?Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avi?o UCA/Metodologia Cient?fica?.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115. ?P?ssaros da minha regi?o: esp?cies, caracter?sticas e preserva??o?.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40573. ?Um h?bito saud?vel: comer frutas e frutos ? Metodologia cient?fica/UCA?.

(Acessados em 04/09/2012.).

Salientamos que na pr?tica da sala de aula, competir? a voc? professor, adequar cada passo ao n?vel do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda n?o ? poss?vel executar.

A import??ncia da ??gua para o corpo humano

Professor,atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informa??es significativas, organizar as mem?rias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que voc? fa?a a leitura dos textos, postados nos s?tios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos voc? ter? acesso a um conjunto de informa??es sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. ?Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem?. (Acesso 28/04/2012.).

http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. ?Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades did?ticas pra um ensino construtivista?. (Acesso em 02/09/2012.).

 FLORAEMEXTIN????O  Voc? poder? selecionar ferramentas da Web, como Blogs, Wikis, F?runs, Podcast, Comunidades, entre outros, para trabalhar com seus alunos. Veja instru??es de como utiliz?-las nos registros do s?tio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso em 02/09/2012.). 

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-6.jpg

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Motivando os alunos

Professor, para que o projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Para instigar os alunos a participarem da pesquisa ? necess?rio promover um momento de sensibiliza??o, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica. Neste sentido, pergunte aos alunos se eles j? viram animais ou imagens de animais se alimentando. Questione-os se eles perceberam qual era o alimento de cada animal e tamb?m se sabem como estes animais conseguem seus alimentos. Ou?a as respostas, incentive todos a falarem, convide os mais t?midos a participarem. (Se os alunos n?o comentarem que, os animais se alimentam de plantas e outros animais, fa?a voc? esta explica??o.).

Em seguida, sugerimos que voc? leve os alunos para um lugar ao ar livre onde possam observar pequenos animais como insetos, formigas, borboletas, talvez algum cachorro ou gato, dentre outros. Se for poss?vel, destaque algum animal que esteja comendo algo.

Se em sua cidade tiver um zool?gico, agende um hor?rio para levar sua turma at? l?. Se poss?vel, marque no hor?rio que os alunos possam ver animais se alimentando. Caso opte por fazer esta visita, acesse o s?tio a seguir para ver algumas dicas de como programar um trabalho de campo (visitar um local que tenha possibilidade de ver animais se alimentando.).

Sobre como planejar um trabalho de campo acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154. ?Desenvolvendo compet?ncias a partir de um trabalho de campo?. (Acesso em 02/09/2012.).

Durante a realiza??o da atividade verifique os conhecimentos pr?vios que os alunos t?m sobre seres vivos, por exemplo, suas caracter?sticas, h?bitos alimentares, onde vivem.

Chame a aten??o dos alunos para que observem ao redor e pensem um pouco sobre os animais que conseguiram ver no espa?o que voc? definiu para estudo. Informe-os que esses animais s?o apenas alguns dos que existem no mundo. Dialogue com a turma:

  • Que animais voc?s est?o vendo?
  • Eles s?o iguais? Quais s?o as diferen?as entre eles?
  • Do que se alimentam?
  • Todos os animais se alimentam da mesma coisa?
  • Onde encontram o seu alimento?
  • Voc?s sabem como s?o chamados os animais que se alimentam exclusivamente de carne?
  • E os animais que se alimentam tanto de carne como de vegetais, como eles s?o chamados?
  • Em sua casa tem algum animal? De que ele se alimenta?
  • O que os seres humanos comem?

Ap?s o di?logo, a troca de ideias e impress?es, incentive os alunos a pensarem sobre a import?ncia de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) sobre o tema: ?Cadeia alimentar e nutri??o dos seres: alimenta??o?. Isto poder? ser feito durante alguns dias, por?m, diariamente retome a quest?o. 

  FLORAEMEXTIN????O  Proponha aos alunos que falem sobre cadeia alimentar utilizando os conhecimentos pr?vios que possuem sobre o assunto. Anote na lousa o que eles conclu?ram e os exemplos que deram. Retome os animais que observaram no trabalho de campo ou nas imagens. Fa?a questionamentos, insira dados para que a turma perceba que ? uma sequ?ncia de seres vivos que se alimentam uns dos outros.

Varia??es da atividade

Se n?o for poss?vel usar nenhuma das op??es anteriores (passeio ao ar livre ou trabalho de campo) mostre imagens que contemplem o proposto. Voc? poder? usar as imagens abaixo:

CADEIAALIMENTAR    SERESVIVOSEALIMENTOS  SERESVIVOSEALIMENTOS Fonte: Acervo da autora

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 FLORAEMEXTIN????ODefinindo a pesquisa

Quando os alunos estiverem seguros sobre a proposta apresentada na atividade anterior, defina com eles, um t?tulo para o projeto  a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um di?logo. O trabalho por meio de vota??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidad?os, proporciona autonomia e responsabilidade, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como: 

?tica: valores, respeito m?tuo (mostra que os valores s?o aprendidos no dia a dia;  leva ? experimenta??o de regras e ao respeito m?tuo.);

L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (propagandas dos temas, relat?rios), produ??o de textos;

Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos.

Em seguida, registre este momento no caderno que voc? eleger para o registro da pesquisa. Fa?a um relat?rio coletivo contendo os passos seguidos at? a defini??o do t?tulo. Para finalizar o texto pe?a que os alunos escrevam suas opini?es sobre esta escolha. (Se os alunos possu?rem o laptop do Projeto UCA, voc? poder? pedir para digitalizarem o texto utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Os alunos, se tiverem, tamb?m poder?o utilizar seus tablets.   

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTIN????OJustificando a pesquisa e elaborando objetivos

Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo com objetivo de elaborarem coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a import?ncia em pesquisarmos sobre cadeia alimentar e nutri??o dos seres. Esclare?a-os sobre a import?ncia de justificar a realiza??o do projeto, ou seja, por tr?s de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja  uma simples curiosidade. Solicite que pensem sobre este fato. Ou?a as ideias dos alunos e registre-as na lousa. Procure elaborar frases, com a ajuda dos alunos, que contemplem as sugest?es da turma.

Ainda na roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo em quest?o, ou seja, eles devem elaborar, com a sua media??o, os objetivos que pretendem alcan?ar ao final do projeto. Registre na lousa, os objetivos apresentados pelos alunos, no final fa?a uma leitura de todos eles. Exclua aqueles que tiverem  repetidos e inclua outros que poder?o enriquecer o trabalho.

Para finalizar, pe?a que a turma leia em voz alta, a justificativa e os objetivos. Fa?a os ajustes necess?rios e d? instru??es para que copiem essas etapas da pesquisa. 

  FLORAEMEXTIN????O  Como j? deve ter observado, toda c?pia da lousa poder? ser feita manualmente ou atrav?s dos recursos tecnol?gicos existentes no tablet ou no laptop Classmate. Uma vez conclu?da e revisada, deve ser impressa e colada no caderno, a fim de que cada aluno tenha o registro completo de todas as atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Elaborando a problematiza??o e construindo as hip?teses

Aproveite este momento e incentive os alunos a elaborarem quest?es que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que v?o nortear as estrat?gias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a registrarem, individualmente, no m?ximo duas quest?es.  Depois, pe?a que cada aluno apresente suas quest?es. Registre-as na lousa, solicite que os alunos leiam as perguntas e selecionem aquelas que gostariam de verem  respondidas, acrescente tamb?m aquelas que voc? quer que a turma pesquise e em seguida solicite aos alunos que copie-as.

Aproveite e pe?a que eles elaborem as hip?teses para cada uma das quest?es formuladas. Este movimento ? fundamental para valorizar o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema. Eles dever?o registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da pesquisa.

Os alunos poder?o digitalizar utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Caso os alunos possuam  tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo. (Professor, se n?o quiser utilizar a tecnologia, poder? fazer o registro no caderno de Ci?ncias ou outro que voc? eleger para realiza??o do estudo em quest?o.).

FLORAEMEXTIN????O Se o tempo previsto para esta atividade n?o for suficiente, acrescente mais uma aula. ? essencial que os alunos tenham oportunidade de participar efetivamente de cada etapa.

Inclua os familiares de seus alunos no desenrolar da pesquisa. Aproveite e pe?a que contem a seus pais, irm?os e amigos sobre a pesquisa da turma. Nesta conversa pe?a aos familiares que auxiliem sugerindo como descobrir respostas para nossas quest?es, ou seja, as fontes de pesquisa que poder?o ser ?teis.

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 FLORAEMEXTIN????OFontes de pesquisa e cronograma

Decididas as quest?es e as hip?teses ? hora de definir quais ser?o as fontes da pesquisa. 

Converse com os alunos sobre onde poder?o buscar informa??es sobre a pesquisa. Solicite que cada um socialize as contribui??es que trouxeram de casa (proposta feita na atividade anterior.).

Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicion?rio, fotografias, entrevistas, v?deos, m?sicas, dentre outras. Caso eles n?o digam algo que voc? pensou exponha suas ideias.

Professor, agora, construa com a turma um cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o toda a pesquisa, que dever? ser realizada de maneira flex?vel.

Voc? poder? determinar a quantidade de aulas necess?rias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente s?o desenvolvidas no contra turno. Como a pesquisa tem car?ter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma ?rea do conhecimento, o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar fa?a um cronograma pr?vio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem.

Registre este momento conforme indicado nas atividades anteriores.

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.     

Leitura de texto

Para ajudar os alunos a refletirem sobre como os seres vivos conseguem alimentar pe?a que fa?am a leitura do texto ?Cadeia alimentar? postada no endere?o: http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html. (Acesso em 02/09/2012.).

? importante que voc? leia o texto anteriormente, pois, essa leitura ir? enriquecer ainda mais os di?logos com a turma.

Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica ou se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet.  N?o sendo poss?vel utilizar estas ferramentas providencie a c?pia impressa para que todos possam colar no caderno.

Explora??o do texto online

Oriente que os alunos fa?am uma leitura silenciosa em seguida leia, voc?, em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. Ou?a os coment?rios dos alunos, fa?a interven??es caso eles sejam  inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe tamb?m suas impress?es sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.

Promova um di?logo para que eles expressem oralmente o que descobriram sobre cadeia alimentar. Fa?a interven??es para que digam qual ? o ?nico ser vivo que produz seu pr?prio alimento e porque isto ocorre; o que entenderam sobre o significado de: produtor, consumidor prim?rio, secund?rio, terci?rio e decompositores. Ajude a turma entender melhor estes significados, d? novos exemplos.

Se necess?rio apresente outros textos, voc? poder? utilizar:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares/. ?Por dentro das cadeias alimentares?.

http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist/23cadeia.htm. ?Ecossistema global: cadeia alimentar?.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cadeia-alimentar/index.php. ?Cadeias alimentares: o que s?o??.  (Acessados em 03/09/2012.).

Ao final, pe?a que colem no caderno de projeto e logo ap?s respondam:

? poss?vel haver cadeias alimentares sem produtores? Por qu??

Ap?s o registro, possibilite um momento para que cada aluno fale a resposta do questionamento anterior. (Espera-se que os alunos compreendam que os produtores s?o a base de qualquer cadeia alimentar. Sem eles n?o existe cadeia alimentar.).

Logo ap?s, solicite que fa?am um desenho representando a leitura e a interpreta??o do texto lido. (Professor, analise o texto sugerido e organize-o de acordo com o n?vel de seus alunos. Voc? dever? trabalhar de forma que a turma possa ter participa??o durante a leitura e debate. Se necess?rio planeje este momento para mais de um aula.).

7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

  FLORAEMEXTIN????OFazendo leitura de cadeias alimentares

Professor, informe ? turma que na representa??o da cadeia alimentar, as rela??es de ?quem come o qu?? s?o indicadas por setas. A seta vai do organismo que serve de alimento at? o organismo que o consome. Apresente as imagens: 

CADEIAALIMENTARhttp://bionoensinomedio.blogspot.com.br/2012/03/1-ano-aula-5-cadeia-alimentar.html. "Plano de aula sobre cadeia alimentar". (Acesso em 02/09/2012.).

CADEIAALIMENTARhttp://umpeverde.blogspot.com.br/2011/10/ecoconceitos-3-ano.html. ?Ecoconceitos - 3? ano?.  (Acesso em 02/09/2012.).

Explique que:

a-  Uma cadeia alimentar sempre come?a com um ser vivo que produz seu pr?prio alimento. Esse ser geralmente ? uma planta ou uma alga e ? chamado de produtor.

b-  A cadeia alimentar segue com um animal que se alimenta desse ser vivo produtor e continua com outro que se alimenta do primeiro animal. Os animais s?o sempre consumidores: eles se alimentam de vegetais ou de outros animais.

c- A cadeia alimentar termina nos fungos e nas bact?rias. Esses seres vivos se alimentam de mat?ria org?nica e recebem o nome de decompositores. A decomposi??o da mat?ria org?nica libera nutrientes no ambiente.

Importante! Esclare?a todas as d?vidas dos alunos, se necess?rio, pe?a que consultem o dicion?rio, busque novos exemplos. Enfim, d? orienta??es e subs?dios para que a turma entenda todo o processo de uma cadeia alimentar. 

Convide a turma para ver a  anima??o infantil Cadeia Alimentar postada em  http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/cadeia-alimentar.html. Por meio dela ser? poss?vel refor?ar os conhecimentos sobre produtores, consumidores e decompositores. Converse sobre o que acharam desta anima??o. Pe?a que justifiquem suas respostas.

  FLORAEMEXTIN????O Lembre-se!  Registre a atividade. Produza um texto coletivo, os alunos v?o expondo as ideias e voc? vai registrando na lousa. Ao final de cada par?grafo fazer a revis?o e quando terminar todo o texto, depois de um exame atento, todos fazem a c?pia em seus cadernos. 

?

Varia??es da atividade

Voc? poder? perguntar ? turma: de que se alimentam as algas e as plantas; os animais herb?voros, carn?voros e on?voros?

Ou?a as respostas dos alunos. Se voc? preferir poder? pedir que pesquisem as respostas em uma atividade de casa. Ou, ap?s o di?logo complemente as respostas, informando e/ou reafirmando-as, dizendo que:

Cada ser vivo se alimenta de uma forma:

  • As algas e as plantas (vegetais) produzem o pr?prio alimento pelo processo de fotoss?ntese.
  • Os animais herb?voros alimentam-se de vegetais.
  • Os animais carn?voros alimentam-se de outros animais.
  • Os animais on?voros alimentam-se de outros animais e de vegetais.
  • Algumas bact?rias e a maioria dos fungos alimentam-se de mat?ria org?nica.
  • A mat?ria org?nica ? composta de restos de seres vivos.

Para outras informa??es acesse os s?tios:

http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_herbivoros.htm. ?Animais herb?voros?.

http://www.brasilescola.com/animais/carnivoro.htm. ?Animais carn?voros?.

http://www.coolkids.guarda.pt/content/de-que-se-alimentam-os-animais. ?De que se alimentam os animais?.

http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-4518-h,00.html. ?O que s?o herb?voros, carn?voros e on?voros?? (Acessados em 04/09/2012.).

8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTIN????O Momento art?stico

Proponha que os alunos fa?am uma pesquisa de novas cadeias alimentares. Esta atividade poder? ser feita individualmente ou em pequenos grupos (no m?ximo quatro alunos.).

Instrua a turma para consultar diferentes fontes de pesquisas: livros, revistas, jornais, internet.

Leve para sala de aula revistas e pe?a que as utilizem para montar diferentes cadeias alimentares. Informe que ? necess?rio identificar produtores e consumidores (desta forma poder?o colocar em pr?tica os conhecimentos adquiridos.). Tamb?m dever?o utilizar setas, conforme mostrado na atividade anterior. Se preferirem tamb?m poder?o fazer desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (Metasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Caso n?o participem do ProjetoUCA, poder?o fazer o desenho a m?o. (Este trabalho poder? ser feito em parceria com o professor de Artes Visuais.).

Ao final da atividade organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar suas produ??es, afixe-as no mural da sala de aula.

Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste dever? ser feito no caderno que voc? elegeu para o registro. Durante a elabora??o do texto voc? dever? observar os alunos no sentido de avali?-los numa dimens?o formativa, tendo uma fun??o diagn?stica, capaz de indicar os n?veis de escrita j? consolidados pelos alunos, fa?a interven??es quando necess?rio (pe?a que leiam o que escreveram, tire d?vidas sobre a elabora??o de frases, pe?a que consultem o dicion?rio para verificarem a escrita de palavras.).

9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos at? agora. Ou?a os alunos, em seguida apresente as imagens e pe?a que em grupos de tr?s a quatro elementos discutam sobre as seguintes situa??es:

a- Cadeiaalimentar http://diariodecamacari.blogspot.com.br/2011/06/produtos-quimicos-lancados-no-rio.html. ?Produtos qu?micos lan?ados no Rio Cama?ari?. (Acesso em 04/09/2012.).

Um produto qu?mico foi jogado em um rio, afetando as algas. O que acontecer? com os peixes que habitam o rio? (Espera-se que os alunos debatam sobre o fato de que havendo menos alimento, poder? causar a morte de muitos peixes. Como os peixes servem de alimento para outros peixes, eles tamb?m ser?o afetados. E que tamb?m ocorrer? falta de peixe no mercado podendo elevar o pre?o do produto.).

?

b- CADEIAALIMENTAR http://nsinocentino.blogspot.com.br/2012/05/ate-sapo-esta-morrendo-de-sede-em-dom.html. ?At? sapo est? morrendo de sede em Bom Inoc?ncio?. (Acesso em 04/09/2012.).

Uma forte seca matou toda a vegeta??o rasteira, inclusive o capim, de uma regi?o. O que acontecer? com os seres vivos que dependem dele? (Espera-se que os alunos registrem suas falas ressaltando que a falta de capim pode afetar os gafanhotos, o que por sua vez, pode afetar sapos e ratos ? e outros animais que se alimentam desses insetos. Corujas e serpentes, que se alimentam de sapos e ratos, tamb?m ser?o afetados.).

Depois do debate nos pequenos grupos, solicite que a turma fa?a uma grande roda. Em seguida um grupo dever? apresentar suas conclus?es e os demais colegas poder?o apresentar outras argumenta??es pensadas em seus grupos. Finalize este momento expondo seu parecer sobre a atividade. Destaque a participa??o de todos e a forma que conduziram o trabalho. Saliente tamb?m o fato dos seres vivos de um ecossistema estarem sempre se relacionando uns com os outros, o que significa que, ao afetarem a popula??o de um dos n?veis da cadeia, as demais ser?o afetadas. Por exemplo, caso os gafanhotos fossem extintos, haveria o aumento da quantidade de capim e a queda da quantidade de sapos. Mesmo que as cobras estejam distantes dos gafanhotos na cadeia alimentar, elas tamb?m seriam afetadas. Ou seja, quando ocorre a diminui??o ou a extin??o de determinada popula??o, temos a diminui??o de indiv?duos que se alimentam dessa popula??o e o aumento do n?mero de organismos que serviam de alimento para ela. 

10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

         COMUNICACAO

Professor, agora que voc? j? trabalhou as consequ?ncias da extin??o de uma esp?cie em uma cadeia alimentar, pe?a uma pesquisa sobre outros animais brasileiros amea?ados. Isto poder? ser feito como atividade de sala de aula ou como tarefa de casa. Verifique o que melhor lhe convier, por?m, oriente a busca, indicando materiais de pesquisa: livros, revistas, internet, dentre outros.

   COMUNICACAO Pesquisa utilizando multim?dias

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, para fazer pesquisa, solicite que utilizem seus laptops por meio de diferentes ferramentas: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou  tablet. Lembre-os de registrar: o s?tio pesquisado, a data de acesso, o nome do autor ou autora da informa??o coletada, o t?tulo do trabalho.

Informe aos alunos, que dever?o fazer um relat?rio da pesquisa e apresentar posteriormente para a sala. Eles poder?o utilizar a ferramentas do KWord e do Tux Paint,  do laptop UCA, para registrar e depois, organiz?-las  em uma apresenta??o do KPresenter (PowerPoint) Mas, se a sua escola n?o participa deste projeto utilize a apresenta??o por meio de cartazes.

 FLORAEMEXTIN????OSocializando as pesquisas

Depois do tempo previsto para a realiza??o da atividade, em uma roda de conversa incentive os alunos a realizarem suas apresenta??es. Comente as diferentes raz?es da diminui??o da popula??o de cada esp?cie.  Questione sobre o que os alunos acham que poderia causar a extin??o dos animais encontrados por eles. Proponha que busquem alguma rela??o entre o ambiente e a extin??o e comentem as diferentes raz?es da diminui??o da popula??o de cada esp?cie. Caso n?o consigam estabelecer essa rela??o, pergunte, por exemplo, o que eles pensam que poderia acontecer com os animais, caso a floresta em que vivem fosse desmatada. Relembre com eles o conceito de cadeia alimentar. Assim, todos podem concluir que a cadeia seria afetada e os animais que dependem dela estariam amea?ados.

Lembre-se! Como j? registramos anteriormente, ao final da atividade ? necess?rio fazer o registro da mesma. 

11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando com v?deo

Professor, voc? tamb?m poder? ampliar os estudos sobre a tem?tica por meio de v?deos. (? importante que voc? j? tenha assistido aos v?deos para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes ao n?vel de seus alunos. Aproveite para salientar poss?veis quest?es levantadas no in?cio do projeto.).

Sugerimos:

http://www.youtube.com/watch?v=seAHtYc0WcA&feature=related. ?A hist?ria da cadeia alimentar?.

http://www.youtube.com/watch?v=rlw1_Nx6u7s&feature=related. ?Cadeia alimentar? (fotoss?ntese, consumidor prim?rio, herb?voro, mat?ria org?nica.

http://www.youtube.com/watch?v=FDnZCxDfsOQ&feature=related. ?Cadeias alimentares?. (Acessados em 04/09/2012.).

Para finalizar proponha ? turma o exerc?cio abaixo:

   

Lembrete:

O trabalho a ser realizado ap?s o v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma ap?s assistir o mesmo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o di?logo:

  • O que cada aluno achou do v?deo;
  • Quais foram os sentimentos em rela??o as cenas vistas;
  • O que mais chamou a aten??o;
  • Que a??es precisamos ter para preservarmos os diferentes recursos alimentares utilizados pelos seres vivos.

Em seguida, registre este momento no caderno que voc? elegeu para trabalhar a pesquisa. Fa?a um relat?rio coletivo contendo as poss?veis descobertas, tenha como suporte as quest?es utilizadas durante o di?logo.   Para finalizar o texto pe?a que os alunos ilustrem a produ??o.

12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Instrua a turma a continuar a pesquisa, pedindo que os alunos fa?am um levantamento do que j? foi poss?vel descobrir.

Fa?a questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre a forma pela qual podemos obter as informa??es que faltam. Ou?a suas propostas e apresente outras que possam contribuir para o segmento da pesquisa. Voc? poder? sugerir, por exemplo, atividades l?dicas sobre a tem?tica. Para isto acesse os s?tios:

http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt3/ComunicacaoOral/JUAN%20AMARO%20KERSUL%20DE%20CARVALHO.pdf. ?Brincadeiras e ensino de ecologia: subs?dios para uma Educa??o Ambiental L?dica?.

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/cadeia-alimentar-quiz.html ?Quiz - cadeia alimentar?.  (Acessados em 04/09/2012.).

Converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos por meio da/s atividade/s que foram definidas. Pe?a que digam o que acharam deste momento. ? importante que justifiquem a resposta.

13? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

       COMUNICACAOUtilizando novas tecnologias

Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir um ?Quiz? com algumas descobertas sobre cadeia alimentar e nutri??o dos seres. Voc? poder? utilizar a aula ?Projeto de inicia??o cient?fica- O Planeta Terra alerta: sujeira que traz doen?as _ UCA/ Metodologia Cient?fica? dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41327 para obter dicas de como produzir um ?Quiz?.

Organize a turma em duplas para que possam produzir as quest?es que ir?o fazer parte do ?Quiz?. Seja o mediador desta atividade fazendo interven??es que possam enriquec?-la. Quando finalizar o trabalho, fa?a uma revis?o criteriosa das informa??es que ser?o divulgadas, imprima o texto e distribua c?pias para diferentes turmas de sua escola.

Observa??o: Se voc? e seus alunos tiverem interesse, poder?o disponibilizar o ?Quiz? na internet. Para isto, leia atentamente os artigos postados no s?tio: http://tecnologia.uol.com.br/seguranca/ultimas-noticias/2010/02/11/quiz-voce-pensa-antes-de-postar-na-internet.jhtm ?Quiz: voc? pensa antes de postar na internet??. (Acesso em 04/09/2012.).

14? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTIN????O Produzindo texto final...

Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, sup?e-se que eles j? estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a pesquisa. Estabele?a um di?logo para verificar o que a turma j? sabe sobre cadeia alimentar e nutri??o dos seres. Retome com eles as hip?teses que foram levantadas no in?cio da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que o aluno descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio da pesquisa at? o momento atual de conclus?o do mesmo.

Logo ap?s, organize um texto coletivo contendo informa??es acerca das informa??es obtidas ao longo da pesquisa. Reveja os registros e questione a turma sobre a sequ?ncia da apresenta??o das informa??es no texto, que ir?o produzir. Tomadas as decis?es ? o momento de produzir o texto. S? finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustr?-lo.

15? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 FLORAEMEXTIN????ODefinindo a socializa??o dos resultados

Para a finaliza??o da pesquisa ? importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Esta etapa ? t?o importante quanto ? realiza??o das pesquisas, pois ela oportunizar? aos alunos perceberem que a pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Algumas sugest?es podem ser discutidas, tais como:

  • Exposi??o: materiais coletadas e elaborados ao longo da pesquisa;
  • Apresenta??o de uma pe?a teatral, de uma m?sica ou poema retratando a vida no campo e na cidade;
  • Comunica??o sobre as pesquisas realizadas e os resultados;
  • Elabora??o de um ?Jornal Online? para divulgarem as descobertas do projeto.

? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, o planejamento antecede esta realiza??o:

Planejamento

           Quest?es para serem resolvidas:

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde ser??
  • Que dia? Qual o hor?rio?

Provid?ncias que devem ser tomadas:

  • Elaborar e enviar convites;
  • Confeccionar cartazes e afixar em murais da escola;
  • Reservar o local da apresenta??o;
  • Providenciar recursos audiovisuais.

Permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas quest?es, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e caracter?sticas.

Voc? poder? solicitar que os alunos utilizem a inform?tica para escrever os convites. Se eles possu?rem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys  > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de textos ). O tablet  tamb?m poder? ser utilizado para escrever os convites.

 FLORAEMEXTIN????O Importante!

Se voc? utilizou ferramentas da Web, como Blogs, F?runs, Podcast, Comunidades, ? preciso atualiz?-las ao concluir os trabalhos.

15? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso em 04/09/2012.).

Professor, juntamente com os alunos organize o espa?o no qual ser? realizada a culmin?ncia da pesquisa. Aguarde os convidados e realize a apresenta??o. (Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso voc? tenha constru?do.).

Ao final da apresenta??o convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Tamb?m d? oportunidade para que os alunos fa?am os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresenta??o, assista a filmagem da socializa??o da pesquisa fazendo an?lise das posturas e atua??es de cada aluno.

Se julgar pertinente, proponha aos alunos:

Autoavalia??o: cada aluno dever? refletir sobre o trabalho que realizou durante a pesquisa, tendo como base as quest?es:

  • Como foi minha participa??o nas atividades individuais realizadas?
  • Como foi meu desempenho nas atividades realizadas em casa?
  • Como foi minha participa??o nas atividades em duplas ou em grupos maiores?

Avalia??o formativa: Consiste em uma conversa individual em que cada aluno exp?e a voc? suas reflex?es de autoavalia??o e ouve as informa??es registradas sobre seu trabalho, realizadas ao longo do desenvolvimento desta pesquisa.

Por fim, com base nas aprecia??es feitas pelos alunos, comente suas impress?es sobre o envolvimento da turma.

Logo ap?s, pe?a que os alunos registrem, no caderno, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, qual foi o empenho e a dedica??o ao fazerem as tarefas e o conv?vio com os colegas. Ap?s todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto. 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos e professores

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-714--714,00.html. ?A cadeia alimentar e o equil?brio ecol?gico?.

http://novo.letras.com.br/#!superquase/cadeia-alimentar. ?Cadeia alimentar?. (Acessados em 04/09/2012.).

Sugest?es de links para os professores

http://professoracarina.blogspot.com.br/2010/11/cadeia-alimentar.html. ?Cadeia alimentar?.

http://blogdotony.com.br/necessidades-basicas-a-sobrevivencia-nutricao-reproducao-e-protecao/ ?Necessidades b?sicas ? sobreviv?ncia: nutri??o, reprodu??o e prote??o?. (Acessados em 04/09/2012.).

Links do portal que poder?o ser consultas para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38450. ?De que forma um jogo de domin? pode favorecer o estudo de seres vivos e seus alimentos??.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10518. ?Cadeia alimentar?. (Acessados em 04/09/2012.).

Avaliação

Professor, ? preciso compreender que o que move um trabalho de pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Assim, como a pesquisa sup?e a avalia??o, em um processo cont?nuo da realidade cotidiana da sala de aula, dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre a pesquisa ?Cadeia alimentar de nutri??o dos seres: alimenta??o?. Observe se os alunos compreendem o que s?o cadeias alimentares e que os seres vivos dependem uns dos outros, se conhecem como funcionam as cadeias alimentares e sua import?ncia para o equil?brio ambiental, se compreendem que as rela??es alimentares podem ser representadas na forma de uma cadeia alimentar, se identificam, os seres produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar. Tamb?m devem ser observados: participa??o e o envolvimento de cada aluno nas etapas de pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em rela??o ?s atividades propostas; capacidade de coopera??o e aproveitamento do tempo. Se voc? utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugest?es e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.