Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Alimenta??o: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Para realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ? higiene e sa?de. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Sa?de ? assunto s?rio!
Professor, orienta??o e conscientiza??o s?o palavras fundamentais para um trabalho com o tema ?Vigil?ncia Sanit?ria?. Atualmente, somos convidados a refletir sobre nossas a??es cotidianas, que envolvem, dentre outros, os cuidados com o lixo, com a ?gua, com os alimentos que consumimos, dentre outros aspectos, que fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, nosso dever ? mais que informar ? contribuir com a forma??o de h?bitos saud?veis na vida em sociedade.
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Sensibiliza??o:
Valorizando o que j? sabemos e o que queremos descobrir
Professor, para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos em torno do tema ?Saneamento B?sico?, sugerimos que o seu estudo tenha como princ?pio a pr?pria motiva??o da turma. Desta forma, propomos que seja feito um trabalho de sensibiliza??o para o estudo, o qual s? poder? ser realizado considerando o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o assunto. ? importante destacar a import?ncia do seu envolvimento e da sua motiva??o, professor, para a concretiza??o do pr?prio estudo com a turma. Por isso, alguns aspectos precisam ser considerados:
Fonte: Acervo da autora.
?
Autoria
Professor, o processo de autoria constitui a base sobre a qual o aluno consolida, constr?i e gera conhecimentos novos. Sendo assim, torna-se fundamental a valoriza??o destes processos por meio de diferentes registros: escrita, desenho, recorte/colagem, pintura, dentre outros.
Para a reflex?o sobre o tema, acreditamos que a roda de conversa ? sempre um momento que possibilita a participa??o de todos, a partir da din?mica interativa proposta pelo professor. Desta forma, sugerimos um di?logo com a turma sobre algumas quest?es:
Neste momento, a participa??o de todos ? fundamental para o envolvimento no trabalho. Nosso papel ? instigar esta participa??o, valorizando todas as opini?es. Registre as ideias de cada aluno em uma cartolina, a qual dever? ser afixada no mural da sala de aula.
?
Agora, converse com a turma sobre o que acham de conhecerem mais sobre a Vigil?ncia Sanit?ria e como ela contribui para a higiene e a sa?de. A partir da express?o de cada um podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir na sua singularidade de cada um.
O que j? sabemos sobre Vigil?ncia Sanit?ria
Aproveite este momento para fazer uma sondagem sobre o que os alunos j? sabem sobre Vigil?ncia Sanit?ria. Voc? poder? construir um cartaz com as ideias iniciais e registr?-las na lousa para que copiem no caderno de Ci?ncias.
O que queremos saber sobre Vigil?ncia Sanit?ria
Em seguida, a turma poder? expressar o que gostaria de saber sobre Vigil?ncia Sanit?ria, sendo que este momento se constituir? em todo o decorrer do trabalho, uma vez que novas d?vidas e novas curiosidades surgem. Tamb?m sugerimos que seja feito um cartaz com a turma das suas d?vidas e hip?teses sobre as mesmas, bem como seja registrada no caderno de Ci?ncias.
Criando um canal de comunica??o
Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema.
Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socializa??o e os alunos poder?o interagir com outros pesquisadores que tamb?m est?o envolvidos com o estudo da tem?tica ?Vigil?ncia Sanit?ria?. Sendo assim, convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso em 06/09/2012.
Com a aula proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizarem passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que percebam a fun??o do Blog e a sua import?ncia para o registro e a divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que os alunos dever?o acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o seu acompanhamento e observa??o.
Por que vamos pesquisar?
Escolhida a tem?tica, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo da ?Vigil?ncia Sanit?ria?. Neste momento, a turma dever? expor os motivos que a levaram a optar pela tem?tica escolhida, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo. O registro desta atividade poder? ser feito no caderno de Ci?ncias. Para isso, auxilie os alunos a participarem da constru??o coletiva de um texto, expondo as suas ideias.
Professor, as etapas descritas acima, poder?o compor o rol de publica??es do Blog dos alunos. Para isso, auxilie os alunos a organizarem estas postagens, observando os poss?veis erros na digita??o, para garantir a qualidade da produ??o.
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Nossas metas!
Professor, nosso trabalho pedag?gico com os alunos, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos seus participantes. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender sobre o tema. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos e depois a afixe no mural da sala de aula. Os alunos dever?o registrar no caderno de Ci?ncias. Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
Onde e como podemos pesquisar?
Ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Ci?ncias as fontes sugeridas pelo grupo.
? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Pesquisa, torna-se condi??o primordial a busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a busca de materiais contidos na Pesquisa, que possam interessar a outras pessoas. Sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:
Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma:
Professor, um trabalho com uma proposta de Pesquisa, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execu??o quanto na sua elabora??o. Por isso, recorra ?s sugest?es dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar, a partir do tema. Sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam a presente aula:
Matem?tica: Explorar o tratamento da informa??o, recorrendo ? organiza??o de dados obtidos na investiga??o.
Portugu?s: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetiza??o dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espont?nea e coletiva com a turma.
Ci?ncias: Explorar o conhecimento da import?ncia do saneamento b?sico, do tratamento da ?gua, dos cuidados no consumo de alimentos, e da import?ncia da Vigil?ncia Sanit?ria.
?tica: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam viv?ncias individuais e coletivas na constru??o do conhecimento, visando observar e trabalhar com as poss?veis contradi??es e dificuldades de rela??es interpessoais.
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o a investiga??o. Este cronograma n?o consiste em algo est?tico e r?gido, mas sim, participa de um processo flex?vel que depender? fundamentalmente do percurso do trabalho. A turma poder? propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam poss?veis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organiza??o de um cronograma conjunto com os alunos facilita sua viv?ncia com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execu??o das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participa??o. O cronograma tamb?m poder? ser registrado no caderno de Ci?ncias, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequ?vel o curso da investiga??o.
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Procedimentos do trabalho de Estudo/Pesquisa: m?os a obra!
?
Fonte da imagem: http://creajrpr.wordpress.com/2011/06/08/acervo-digital-da-unesp/ Texto sobre acervo digital. Acesso em 15/09/2012.
Professor, para iniciar, indicamos uma investiga??o do que significa Vigil?ncia Sanit?ria. Para isso, a turma poder? utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o s?tio sugerido abaixo:
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/coprh/cartilha.pdf. Cartilha da Vigil?ncia Sanit?ria. Acesso em 06/09/2012.
?
Pontos chaves a serem identificados pelos alunos:
O registro desta atividade poder? ser realizado com a utiliza??o do laptop Classmate, a partir do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. Sendo assim, organize os alunos em duplas e solicite que elaborem um resumo contendo as ideias principais expostas anteriormente.
Elaborado o conceito de Vigil?ncia Sanit?ria com a turma, construa um cartaz sintetizando as ideias apresentadas, para que fique exposto no mural da sala de aula e seja de f?cil acesso para os alunos.
Professor, no s?tio sugerido anteriormente, a turma poder? descobrir, tamb?m, as atribui??es de um Vigilante Sanit?rio, compreendendo a sua fun??o e import?ncia.
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/coprh/cartilha.pdf . Texto sobre Vigilantes Sanit?rios. Acesso em 06/09/2012.
Divulgando o que aprendemos: Vigilante Volunt?rio
Ap?s a leitura do texto, a turma poder? criar uma propaganda, divulgando o que os alunos aprenderam sobre o tema. O trabalho poder? ser realizado em duplas. Sendo assim, a criatividade ser? o foco, a partir da possibilidade de expressam por meio de diferentes linguagens, como:
Ap?s todos terminarem, proponha um momento de troca de ideias e de apresenta??o dos trabalhos. Neste momento, a participa??o de todos ? fundamental.
Pesquisa com os familiares
Professor, proponha uma Pesquisa da turma com um de seus familiares buscando compreender os seguintes aspectos:
Os alunos poder?o registrar estas e outras informa??es no caderno de Atividades de Casa.
Em sala de aula, proponha um momento de di?logo sobre as informa??es que cada aluno conseguiu, a partir da atividade de casa.
Trabalho de Campo
Organize um Trabalho de Campo com a turma. Este tipo de atividade pedag?gica requer planejamento conjunto com a turma e a autoriza??o dos familiares. ? essencial a clareza quanto aos objetivos de tal metodologia de trabalho, tendo em vista o que os alunos poder?o aprender. Para isso, escolha com a turma um supermercado em sua cidade, no qual voc?s possam observar a forma como os alimentos s?o embalados, bem como a data de validade dos produtos. Escolhido o local, elabore com a turma os objetivos desta visita, se atentando para as seguintes quest?es:
Ap?s, a constru??o dos objetivos, ? necess?rio criar com o grupo, um roteiro de observa??o, contendo aspectos importantes relacionados ao tema em estudo.
Fa?a um levantamento com a turma dos combinados que envolvem um comportamento que viabilize um real aprendizado, para que todos possam aproveitar da melhor forma a atividade. Esta organiza??o pr?via, provida de coletividade, firma uma responsabilidade m?tua com o aprender.
Depois, organize um bilhete a ser enviado aos familiares, relatando os objetivos do trabalho, data, local, hor?rio, meio de transporte a ser utilizado e o trajeto, solicitando a autoriza??o dos mesmos para a participa??o do aluno. Lembre-se que o objetivo principal do trabalho ? descobrir mais sobre a validade dos produtos e a forma como s?o organizados no supermercado, tendo em vista a composi??o de cada um.
Tamb?m sugerimos que seja feito um contato pr?vio com algum respons?vel pelo local a ser visitado, expondo os objetivos do trabalho e contando com o apoio para orienta??o no local.
Ap?s o trabalho de campo, possibilite um momento de troca de informa??es sobre o que observaram. Depois, construa com a turma um relat?rio coletivo da atividade desenvolvida. Para isso, solicite a participa??o de todos os alunos, expressando oralmente as ideias, e na medida em que v?o participando, voc? dever? registrar na lousa. Em seguida, todos dever?o copiar o relat?rio no caderno de Ci?ncias.
Professor, assista com a turma o v?deo sugerido abaixo e explore o texto online logo a seguir:
Reportagem: "Os cuidados na hora de comprar alimentos frescos" - imagens Paulo Rios
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=EEoyFEJGmWc. V?deo sobre os cuidados que se deve ter na compra de alimentos frescos. Acesso em 06/09/2012.
Fonte: http://www.alimentosonline.com.br/arquivos/426/Cuidados_alimentos_MSr.pdf. Texto sobre os cuidados com os alimentos. Acesso em 06/09/2012.
Ap?s assistirem ao v?deo e realizarem a leitura do texto, crie uma cartilha com a turma sobre dicas de como escolher os alimentos no supermercado. Esta cartilha poder? ser exposta na Biblioteca da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso para fins de Pesquisa.
Entrevista
Professor, elabore com a turma um roteiro de entrevista, para descobrir mais como ? feita a higieniza??o na cozinha de sua escola, tendo em vista o preparo dos alimentos. Agende um hor?rio e um local com a pessoa respons?vel pelo setor. Ap?s a entrevista, os alunos poder?o construir uma lista, com os pontos destacados pelo entrevistado, que s?o positivos e negativos em rela??o ?s exig?ncias da Vigil?ncia Sanit?ria. Esta lista poder? ser discutida com o pessoal do pr?prio setor, bem como com coordenadores e dire??o, com o intuito de contribuir com a qualidade da sa?de de todos da escola.
Agora, proponha ? turma o jogo online sugerido abaixo, para os alunos testarem seus conhecimentos sobre Vigil?ncia Sanit?ria:
Fonte: http://www.ccms.saude.gov.br/visa/jogos_erros.html . Jogo online sobre Vigil?ncia Sanit?ria. Acesso em 06/09/2012.
Ap?s o jogo fa?a uma lista com os erros encontrados e possibilite um di?logo sobre as viv?ncias dos alunos. Em seguida, os alunos poder?o utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint, ou o pr?prio tablet. O objetivo ? elaborar um desenho que tenha as condi??es corretas de uma cozinha e de um cozinheiro, contrapondo ao desenho do jogo anterior. Depois de pronto, os desenhos poder?o ser impressos e serem afixados no mural da escola, juntamente com a imagem do jogo anterior, para que a comunidade escolar descubra os erros e como podemos agir corretamente.
Proponha ? turma uma discuss?o sobre a intoxica??o alimentar. Para isso, assista ao v?deo sugerido abaixo como forma de ampliar os conhecimentos sobre o assunto:
Alerta para os riscos da ?Intoxica??o alimentar?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XcvsUjZO_to . V?deo sobre alertas de Intoxica??o Alimentar. Acesso em 06/09/2012.
Possibilite um momento de troca de ideias sobre o que compreenderam do v?deo e as viv?ncias de cada aluno.
Agora, assista com a turma ao v?deo sugerido abaixo, para que descubra os cuidados necess?rios exigidos pela ANVISA (Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria), para a fabrica??o e controle de produtos nas empresas:
Boas Pr?ticas de Fabrica??o e Controle - HPPC
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jczmL7w927Y . V?deo sobre pr?ticas interessantes e corretas de fabrica??o e controle de produtos. Acesso em 06/09/2012.
Em seguida, construa com a turma outra lista, contendo as ?Boas pr?ticas de fabrica??o e controle dos produtos? destacadas no v?deo. Esta lista poder? ser afixada no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha oportunidade de novas descobertas sobre o tema.
Agora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que explorem o s?tio da ANVISA, acessando o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o s?tio sugerido abaixo:
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home. S?tio oficial da ANVISA. Acesso em 06/09/2012.
Ap?s a explora??o do s?tio, proponha um momento de di?logo com os alunos, sobre o que acharam interessante, as d?vidas e outros pontos necess?rios.
Depois, cada grupo dever? ficar respons?vel pela Pesquisa de uma das a??es realizada pela ANVISA. Os alunos dever?o pesquisar sobre o tema e organizar uma apresenta??o, das descobertas, para a turma. Sugerimos o trabalho com as seguintes a??es:
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Agrotoxicos+e+Toxicologia. Agrot?xicos e Toxicologia. Acesso em 06/09/2012.
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos. ANVISA ? Alimentos. Acesso em 06/09/2012.
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Cosmeticos. ANVISA - Cosm?ticos. Acesso em 06/09/2012.
?
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Insumos+Farmaceuticos . ANVISA ? Insumos farmac?uticos. Acesso em 06/09/2012.
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Saneantes. ANVISA - Saneamento. Acesso em 06/09/2012.
Ap?s o trabalho de Pesquisa, possibilite um momento de organiza??o das informa??es e apresenta??o dos grupos. Os grupos poder?o optar, dentre outras op??es por:
Professor, as atividades que poder?o compor o Blog dever?o ser escolhidas conjuntamente com a turma. ? importante criar no Blog, uma forma de divulga??o dos s?tios pesquisados pela turma.
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, ? fundamental retomar o que os alunos elegeram para descobrir. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que a turma descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio do trabalho at? o momento atual de conclus?o do mesmo.
Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno de Ci?ncias.
Sugest?es de links para alunos:
Jogos sobre Vigil?ncia Sanit?ria, no site da Mostra Cultural Vigil?ncia Sanit?ria ? http://www.ccms.saude.gov.br/visa/jogos.html. Acesso em 06/09/2012.
Sugest?es de links para professores:
Texto ?Curso para professores", no site da Mostra Cultural Vigil?ncia Sanit?ria - http://www.ccms.saude.gov.br/visa/curso.html. Acesso em 06/09/2012.
Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas poss?veis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido com o tema ?Vigil?ncia Sanit?ria? a observa??o e o registro do professor frente ao envolvimento, o desenvolvimento e as poss?veis d?vidas que possam surgir, s?o fundamentais para acompanhar e perceber o real interesse e a participa??o do aluno em rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.