Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, ? necess?rio que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefox e possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet. Por?m, se a sua escola n?o participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), voc? poder? utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laborat?rio de inform?tica ou adaptar para a n?o utiliza??o de computadores.
Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Inicia??o Cient?fica para as s?ries iniciais do Ensino Fundamental pressup?e um trabalho din?mico e interdisciplinar, em que os alunos s?o os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hip?teses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estrat?gias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atua??o do professor enquanto mediador, orientador deste processo ? fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos n?o ? significativo. Nas s?ries iniciais, a metodologia cient?fica n?o visa apenas o conte?do trabalhado no projeto, mas ensinar as estrat?gias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.
? importante lembrar que n?o h? um m?todo ou uma f?rmula pronta para desenvolver projetos de inicia??o cient?fica com alunos das s?ries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concep??o diferenciada do professor em rela??o ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho ? necess?rio estabelecer uma rela??o de troca e de constru??es sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.
Alguns trabalhos contribuem com esta concep??o de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que ?a fun??o do projeto ? favorecer a cria??o de estrat?gias de organiza??o dos conhecimentos escolares em rela??o a: 1) o tratamento da informa??o, e 2) a rela??o entre os diferentes conte?dos em torno de problemas ou hip?teses que facilitem aos alunos a constru??o de seus conhecimentos, a transforma??o procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento pr?prio?. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).
Partindo deste pressuposto, optamos por uma organiza??o do trabalho que prop?e algumas etapas, que envolvem "uma variedade de a??es de compreens?o que mostrem uma interpreta??o do tema, e, ao mesmo tempo, um avan?o sobre o mesmo". (Hern?ndez, 2000, p. 184), s?o elas:
?
Professor, para organizar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, podemos utilizar o ?Dossi? do projeto?. Ele pode ser montado em uma pasta cat?logo ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante ? a constru??o do ?portf?lio?, pelos alunos, pois eles v?o acompanhando e avaliando o seu pr?prio crescimento.
Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre ?pesquisa?, pois a ideia de inicia??o cient?fica ? mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre o assunto, quais s?o as hip?teses deles. Organize-os na rodinha e, a fim de promover um debate, coloque as seguintes quest?es:
Depois de ouvi-los, diga-lhes que n?s seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes.
Posteriormente ao debate os estudantes poder?o consultar no dicion?rio o significado da palavra ?pesquisa? para que possam confrontar com a hip?tese que acabaram de levantar na conversa com os coleguinhas.
Pe?a aos alunos que escrevam o que eles compreenderam do debate.
Elabore uma ficha para que os alunos possam padronizar o registro das atividades. Caso julgue necess?rio, voc? poder? fazer uma s?ntese sobre os principais aspectos discutidos, aqueles que devem ser registrados para facilitar as demais etapas do trabalho.
Professor, o s?tio seguinte traz uma reportagem da revista Nova Escola - Pesquisa como princ?pio educativo por Pedro Demo http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw (acesso em 29/08/2012), que corrobora a import?ncia da pesquisa na escola.
Professor, o tema pode ter rela??o com o conte?do estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos, de um fato ocorrido, de um texto, poesia, m?sica ou hist?ria ouvida.
Mas, o projeto tamb?m pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do curr?culo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas, desde a escolha do tema, ? fundamental.
Se surgirem diversos temas, voc? poder? utilizar o sistema de vota??o para proceder a escolha, para isso, poder? utilizar atividades interdisciplinares que surgir?o at? a realiza??o da elei??o. O trabalho com a elei??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidad?os. Proporciona tamb?m autonomia e responsabilidade, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como:
?tica: debates, di?logos, valores, respeito;
L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (texto instrucional, relat?rios);
Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos;
Artes: a rela??o da moda e o conhecimento de Artes.
Portanto, para que o projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Voc? poder? utilizar diversas formas para ?detonar? o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.
Como o tema do projeto proposto ? ?A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio? sugerimos que se caracterize com um vestu?rio adequado ? esta??o a ser estudada. Os alunos com certeza perceber?o a diferen?a nas estampas, no tecido, cores, etc.
Em uma rodinha, explore com os alunos as esta??es do ano (primavera-ver?o-outuno-inverno) e como as pessoas se comportam na maneira de se vestirem e suas raz?es.
?
Com a finalidade de despertar a curiosidade das crian?as com rela??o ao tema, diversos recursos podem ser utilizados:
Neste caso n?s utilizamos uma m?sica, pois a sua linguagem po?tica e l?dica ? um grande atrativo para as crian?as. Al?m disso, este g?nero textual ? muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produ??o de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.
?
O grupo musical mineiro PatoFu fez um remake da m?sica Primavera (autoria de Tim Maia) numa vers?o infantil: instrumentos e vozes de crian?as. Vale a pena conferir com a crian?ada. Talvez seja uma sugest?o para socializa??o do Projeto:
http://www.youtube.com/watch?v=6xTXnh1sNo0 (acesso em 28/08/2012)
?
Primavera
Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti
Porque (? primavera)
Te amo (? primavera)
Te amo, meu amor
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Meu amor...
Hoje o c?u est? t?o lindo (sai chuva)
Hoje o c?u est? t?o lindo (sai chuva)
Fonte: http://letras.mus.br/tim-maia/48934/ (acesso em 28/08/2012)
?
?
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica ou utilize um projetor multim?dia para projetar para eles.
?
Professor, depois dessa primeira audi??o, distribua a c?pia da letra da m?sica para que os alunos acompanhem a letra e grifem os aspectos que mais lhes chamaram a aten??o. Ou?am a m?sica novamente.
?
-Voc?s conhecem esta m?sica? Relatar que ? de um cantor e compositor do estilo MPB (M?sica Popular Brasileira).
-Qual a esta??o do ano que n?o foi mencionada na m?sica? Anote na lousa o que os alunos disserem.
Sugira que os alunos consultem o dicion?rio para identificar o significado das palavras desconhecidas.
?
Sugest?o de atividade:
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e pe?a que cada um elabore um desenho sobre a esta??o Primavera utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
Certamente as crian?as lembrar?o que a grande caracter?stica dessa esta??o s?o as flores.
?
?
?
Esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a import?ncia em pesquisarmos sobre A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio.
Para envolver os alunos nesta constru??o, fa?a uma explica??o sobre a import?ncia de justificar a realiza??o do projeto (por que ele ? relevante?). Por tr?s de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja uma simples curiosidade. Solicite que registrem suas justificativas individualmente e depois fa?am um texto coletivo consolidando estas ideias.
?
|
Pesquisar ?A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio? ? importante porque.... __________________________________________________ __________________________________________________ _________________________________________________ |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Fonte da imagem: http://mileyhappysong.blogspot.com.br/2011/11/roupas-para-primavera.html acesso em 30/08/2012
?
?
Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua media??o, os objetivos que pretendem alcan?ar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situa??es do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:
- Qual ? o objetivo de almo?ar e jantar, ou seja, o que queremos com isso?
?
- Ent?o o que queremos com este projeto sobre a Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio? Veja alguns dos objetivos elencados:
?
Registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossi? ou ao Portf?lio do projeto. Voc? pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhar? a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem a ideia.
?
?
Veja uma sugest?o:
?
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: A Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio |
Objetivos do projeto: o que n?s queremos com esta pesquisa ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Ilustre o que voc? pensou ? |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as quest?es que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que v?o nortear as estrat?gias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensarem sobre suas curiosidades sobre o tema.
Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1? ano que estejam na fase sil?bica da escrita, utilize esta atividade para que fa?am a tentativa de escrita e depois fa?a a reescrita com eles. Outra possibilidade ? solicitar a colabora??o de um monitor ou estagi?rio para que fa?a o registro das quest?es que eles forem apresentando e depois voc? faz um consolidado com todas as quest?es levantadas e quem foi o autor da pergunta.
?
?
?
|
Lembre-se!Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize ou anexe ao Dossi? do Projeto ou Portf?lio!!! |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Veja o exemplo de uma problematiza??o dos alunos do 2? ano da Eseba:
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio |
|
Alunos |
Problematiza??o |
1- Henrique Miranda |
Por que as crian?as atualmente se vestem diferente de quando meu av? era crian?a? |
2 ? Giovanni Ferreira |
Por que nas roupas das meninas t?m mais flores que dos meninos? |
3 ? Myllena Bernardes |
Podemos fazer roupas com materiais recicl?veis? |
4 ? Gabriela Alves |
Por que as flores s?o s?mbolos da Primavera? |
5 ? Arthur Jac? |
O que a moda e as artes t?m em comum? |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Professor, as hip?teses dos alunos s?o refer?ncias importantes, pois al?m de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema pesquisado.
Uma interessante forma de explicar sobre o que s?o as hip?teses ? por meio de exemplos. Voc? pode usar diferentes recursos, como question?-los sobre coisas do cotidiano ou situa??es, tal como: questione-os sobre o lanche da escola:
- Algu?m sabe o que ? o lanche da escola hoje?
- Quais os ingredientes que as cantineiras utilizaram?
- Qual a quantidade que elas fizeram de lanche?
Diga-lhes que o que eles disseram s?o as hip?teses, mas para sabermos se estas respostas est?o corretas, temos que pesquisar, investigar, sobre elas e ao final da pesquisa n?s vamos descobrir se nossas hip?teses s?o pertinentes ou n?o. Para descobrir estas respostas podemos utilizar diversas estrat?gias de pesquisa:
Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hip?tese sobre sua problematiza??o (sua pergunta) ou, se preferirem, sobre a problematiza??o levantada pelo coleguinha. Veja um exemplo:
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio |
||
Alunos |
Problematiza??o |
Hip?tese |
1- Henrique Miranda |
Por que as crian?as atualmente se vestem diferente de quando meu av? era crian?a? |
Carlos: Porque hoje faz mais calor. |
2 ? Giovanni Ferreira |
Por que nas roupas das meninas t?m mais flores que dos meninos? |
M?rcio: Porque flores s?o de mulheres. Larissa: Porque as meninas gostam mais. |
3 ? Myllena Bernardes |
Podemos fazer roupas com materiais recicl?veis? |
Walesca: Eu j? vi roupas de garrafa PET. |
4 ? Gabriela Alves |
Por que as flores s?o s?mbolos da Primavera? |
Fl?vio: Porque ? nesta esta??o que elas nascem. |
5 ? Arthur Jac? |
O que a moda e as artes t?m em comum? |
Lucas: Acho que ? uma forma das pessoas se expressarem. |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Apesar de a execu??o de um projeto de inicia??o cient?fica n?o seguir um planejamento r?gido, um bom planejamento das etapas a serem realizadas ? fundamental para o sucesso do trabalho. O cronograma pode ser constru?do mesmo depois de iniciado o trabalho, assim voc? ter? um par?metro sobre o andamento da pesquisa.
Outra quest?o importante que voc? deve prever ? a sua dura??o: em semestre ou um ano? Assim, voc? poder? determinar a quantidade de aulas necess?rias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente s?o desenvolvidas no contra turno. Como o projeto tem car?ter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma ?rea do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar fa?a um cronograma pr?vio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Exemplo:
?
QUANDO |
O QUE |
QUEM |
? Agosto |
1? aula: aprender o que ? pesquisa. |
? Professor orientador e alunos |
2? e 3? aula: Defini??o do Tema. |
||
4? aula: Justificativa. |
||
? ? Setembro |
5? aula: Constru??o dos objetivos. |
Professor orientador e alunos |
6? aula: Elabora??o da problematiza??o. |
||
7? aula: Levantamento das hip?teses. |
||
8? aula: Cronograma das a??es. |
||
? Outubro / Novembro |
9? e 10? aula: As fontes de pesquisa. |
Professor orientador e alunos |
11? aula: As equipes de pesquisadores. |
||
12? a 21? aula: Realiza??o de diferentes estrat?gias de pesquisa. |
||
? Dezembro |
22? aula: Confronta??o das hip?teses e dos dados pesquisados. |
Professor orientador e alunos |
23? aula: Socializa??o dos resultados/culmin?ncia do projeto. 24? aula: avaliando o trabalho. |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Professor, as fontes s?o definidas de acordo com as quest?es que pretendemos responder. Como os alunos est?o envolvidos com o projeto, com certeza o assunto j? extrapolou os muros da escola e chegou at? as fam?lias. O envolvimento dos pais ? muito importante, pois al?m da parceria enriquecer o trabalho ? tamb?m um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as fontes de pesquisa que podem ser ?teis para suas pesquisas.
Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa.
Nessa aula dever?o ser discutidos os seguintes temas:
Jornais, livros, revistas, entrevistas, fotografias, arquitetura, artefatos arqueol?gicos, mapas, cartas, obras de arte, dentre outras.
Arquivos, Bibliotecas, colecionadores, etc.
Surge aqui um ?timo recurso para voc?, professor. Um ponto positivo trazido pela internet no campo da pesquisa hist?rica ? o surgimento dos acervos digitais. Tais acervos s?o formados com a disponibiliza??o, em p?ginas da internet, dos conte?dos existentes nos acervos f?sicos de institui??es de preserva??o de acervos, sejam arquivos, bibliotecas ou museus. Utilizaremos alguns deles nesta fase da pesquisa.
?
Fa?a bom uso dos acervos digitais!!! |
?
?
?
?
?
FORMANDO AS EQUIPES DE PESQUISA E SUBDIVIDINDO OS TEMAS
Professor, ap?s estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as quest?es e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as quest?es levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, voc? poder? dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, ent?o, incumbida de pesquisar um ?nico tema.
Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. N?o permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este ? um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a toler?ncia e a solidariedade.
Escreva as quest?es e as hip?teses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabele?a regras:
?
Agrupando as quest?es em subtemas.
?
?
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: A Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio |
|
PROBLEMATIZA??O |
HIP?TESES |
Equipe 1 ? As roupas: passado X atualidade Por que as crian?as atualmente se vestem diferente de quando meu av? era crian?a? |
Carlos: Porque hoje faz mais calor. |
Equipe 2 ? Estilo das roupas Por que nas roupas das meninas t?m mais flores que dos meninos? |
M?rcio: Porque flores s?o de mulheres. Larissa: Porque as meninas gostam mais. |
Equipe 3 ? Roupas e meio ambiente Podemos fazer roupas com materiais recicl?veis? |
Walesca: Eu j? vi roupas de garrafa PET. |
Equipe 4 ? Caracter?sticas da Primavera Por que as flores s?o s?mbolos da Primavera? |
Fl?vio: Porque ? nesta esta??o que elas nascem. |
Equipe 5 ? Moda e Arte O que a moda e as artes t?m em comum? |
Lucas: Acho que ? uma forma das pessoas se expressarem. |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Professor, faremos a pesquisa de conte?dos espec?ficos. ? ela que nos fornecer? as refer?ncias gerais sobre o tema estudado. Ou seja: s?o as an?lises j? existentes sobre o tema em quest?o.
Depois de organiz?-los em equipes, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica e solicite que acessem os links a seguir.
?
Pesquisa de conte?do espec?fico.
?
As roupas: passado X atualidade
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-moda/moda.php
http://todaela.uol.com.br/moda/stylesight-indica-as-principais-tendencias-da-primavera-verao-2013
Acessos em 30/08/2012
?
Estilo das roupas
http://manequim.abril.com.br/moda/quiz-descubra-seu-estilo.shtml
http://consultoriodemoda.blogs.sapo.pt/7265.html
Acessos em 30/08/2012
?
Roupas e meio ambiente
http://moda.culturamix.com/tendencias/a-moda-e-o-meio-ambiente
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4621
Acessos em 30/08/2012
?
Caracter?stica da Primavera
http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm
http://es.wikipedia.org/wiki/Primavera
Acessos em 31/08/2012
?
Moda e Arte
http://dialogofashion.wordpress.com/2009/04/30/a-arte-e-a-moda/
http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo252.shtml
Acessos em 31/08/2012
?
?
Mantenha e, at? mesmo, privilegie o contato das crian?as com o LIVRO! Programe tamb?m consultas ao acervo da BIBLIOTECA!!! |
ATIVIDADE DE CASA
Professor, dentre as fontes de pesquisa, ? importante valorizar os livros, enquanto portadores de textos e fontes confi?veis de informa??es. Por isso, instigue-os a pesquisarem nos livros da biblioteca ou solicite como tarefa de casa que busquem livros, revistas ou jornais impressos sobre o tema. Veja uma sugest?o:
?
?
|
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: A Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio Pesquise em casa, com familiares ou amigos quem possui livros, revistas ou jornais que falam sobre vestu?rio na Primavera e podem nos ajudar a encontrar as respostas para estas quest?es:
Pe?am aos familiares uma pe?a de roupa antiga que retrata o tempo (esta??o) da primavera. |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Os materiais coletados dever?o ser alvo de pesquisa, para isso, organize-os e distribua nos grupos. Oriente os alunos sobre a import?ncia em registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto conste o referencial bibliogr?fico consultado no decorrer da pesquisa.
- Explique-lhes tamb?m sobre a import?ncia em respeitar a autoria do trabalho, ou seja, ao citar algum trecho escrito por outra pessoa ? fundamental que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem refer?ncia bibliogr?fica em seus trabalhos, veja um exemplo:
CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. S?o Paulo: Gaia Editora, 1962.
Tendo em vista que esta ? uma pesquisa de inicia??o cient?fica com crian?as do ensino fundamental inicial, o rigor acad?mico n?o deve ser nosso foco, mas ? importante utilizar a terminologia adequada e a metodologia cient?fica para que eles se familiarizem.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica e solicite que acessem a aula postada no Portal: Vestu?rio na Arte
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26443 (acesso em 27/08/2012)
?
Professor, a pesquisa de conte?do espec?fico digital e a tarefa de casa poder?o ser enriquecidas com atividades l?dicas como um quebra-cabe?a e jogos.
S?tio sugestivo sobre pe?as de vestu?rio:
http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/vestu?rio.htm (acesso em 29/08/2012)
?
S?tios sobre vestu?rio da primavera:
http://jogos360.uol.com.br/moda_flores_da_primavera.html (acesso em 29/08/2012)
http://www.girlsgogames.com.br/jogos/jogos_de_vestir_para_a_primave/jogos_de_vestir_para_a_primave.html (acesso em 29/08/2012)
?
ENTREVISTA
Professor, sabendo que apenas estas pesquisas n?o s?o suficientes para trabalhar com o tema a Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio sugerimos que voc? convide um profissional da Moda. Pesquisem se nas faculdades de sua cidade ofertam o curso Superior em Moda, em caso afirmativo, convidem-no para proferir uma palestra/entrevista com os alunos. Mas, caso n?o tenha este curso superior em alguma universidade de sua cidade convide algu?m de uma loja de modas que entenda sobre o assunto.
Construa o convite e a problematiza??o com os alunos. Para o convite os alunos poder?o usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplica??es gr?ficas>Ferramenta de pintura), recursos que possibilita o uso de desenhos e manuscritos. ? conveniente enviar anexo ao convite a problematiza??o para que o profissional traga o maior n?mero de respostas. Esta problematiza??o dever? ter sido constru?da com os alunos. Utilize novamente o recurso kWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de textos), para os alunos copiarem suas d?vidas num ?nico texto.
No dia da palestra n?o se esque?a de registrar o momento, atrav?s de fotos e/ou filmagem. Aproveite a c?mera do laptop WxCam instalada na ?rea de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam) ou utilize uma m?quina digital
Professor, a entrevista necessita de um bom planejamento, para isso envolva os alunos nessa elabora??o. Veja alguns itens importantes:
?
M?O NA MASSA
Professor, a Equipe 3 est? respons?vel pela pesquisa sobre roupas confeccionadas com materiais recicl?veis, indicamos uma pesquisa no sitio do portal do professor do MEC, a exposi??o de um Instituto Federal que confeccionou e exp?s material semelhante.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1937 (acesso em 01/09/2012)
Ap?s conhecerem o trabalho, a proposta ? que voc?s fa?am o mesmo, ou seja, construa algumas pe?as a partir de material reciclado. Na socializa??o do projeto, as roupas poder?o ser expostas.
Toda confec??o exige instru??o. Dessa forma, siga os passos para a constru??o das roupas, por meio de um texto instrucional, ou seja, que mostre os materiais utilizados e o modo como foi confeccionado.:
?
Vejam roupas recicladas:
http://www.youtube.com/watch?v=oziHTZf7MKQ (acesso em 03/09/2012)
?
?
Fonte imagem: http://bielvulcao.blogspot.com.br/2011/05/plastico-reciclavel-vira-artigo-fashion.html (acesso em 03/09/2012)
?
?
Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hip?teses que eles levantaram no in?cio da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hip?teses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.
?
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: A primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio |
|
Hip?teses |
Descobertas |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Retome com eles se todas as quest?es foram respondidas, se houver alguma d?vida busquem outras fontes e concluam o trabalho.
?
?
Esta etapa ? t?o importante quanto ? realiza??o das pesquisas, pois ela proporcionar? ao aluno perceber que a pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:
A exposi??o necessita de uma boa organiza??o e planejamento envolvendo toda a turma. Al?m de exporem devem tamb?m divulgar na escola e convidar as fam?lias para que conhe?am o resultado da pesquisa.
Qualquer que seja a forma de socializa??o os alunos devem divulgar o que aprenderam com a pesquisa, isto pode ser feito oralmente, em forma de cartazes ou mesmo v?deos produzidos por eles.
Se optarem por esta estrat?gia de socializa??o, fa?a o planejamento coletivamente. Decidam: data, hor?rio, local, decora??o, quem vai desfilar, ensaios, convites, cartazes.
O Blog al?m de promover o interc?mbio virtual entre alunos da escola, socializando a pesquisa tamb?m possibilita o interc?mbio com alunos de outras escolas. Para isso voc? pode utilizar o recurso do Portal do Professor acessando: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 , depois, clicar em "Produ??o de Textos Colaborativos usando a internet".
Outra op??o: http://www.criarumblog.com/pt/ acesso em 26/08/2012
?
?
Esta ? outra op??o, que tamb?m requer o envolvimento de todos os alunos e que tem como principal objetivo socializar as descobertas da pesquisa e tamb?m despertar nos alunos a solidariedade.
?
? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realiza??o:
Planejamento
?
Professor, o Portf?lio ou Dossi? do Projeto oferecer? um bom material para avalia??o, mas ? importante reservar um espa?o para que os alunos possam conversar e avaliar, n?o s? os resultados, mas o processo, assim voc? ter? elementos para aprimorar seu pr?ximo trabalho.
Eles poder?o fazer por escrito:
?
?
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: A Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio AVALIA??O |
||
Eu aprendi que.... |
Eu achei mais interessante... |
? ? O que eu n?o gostei.... ? ? |
Professor:
http://www.artecapital.net/criticas.php?critica=265
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2010/ju475pdf/Pag12.pdf
http://maryvillano.blogspot.com/2010/08/artistas-criam-esculturas-de-roupas.html
Professor, a avalia??o deve ser processual e permear todas as atividades, para isso ? necess?rio ficar atento as diferentes manifesta??es dos alunos. Verifique se eles se envolveram com as atividades propostas; se compreenderam as diferentes estrat?gias de pesquisa; se descobriram a influ?ncia da esta??o na moda e se utilizaram os recursos tecnol?gicos dispon?veis. Registre estas observa??es para que possa subsidiar seu pr?ximo trabalho.