Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: a primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio/UCA

Autor e Co-autor(es)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Introduzir o aluno no universo da pesquisa cient?fica;
  • Buscar informa??es e consultas em diferentes fontes de pesquisa: internet, jornais, revistas, livros e outros;
  • Trabalhar com diferentes g?neros textuais dentre eles, texto instrucional;
  • Identificar a evolu??o do vestu?rio por meio de um resgate hist?rico.
  • Aprimorar as habilidades relativas ? sociabilidade do trabalho em grupo: desfile de roupas; cria??o de pe?as;
  • Socializar os conhecimentos adquiridos com a pesquisa,  por meio da cria??o de um Blog.

Duração das atividades

Esse projeto de inicia??o cient?fica tem dura??o prevista de 5 meses, ou seja, um semestre letivo. Entretanto, conforme as necessidades apresentadas pela turma e professor, tendo em vista as atividades que forem desenvolvidas, este cronograma pode sofrer altera??es. Vamos utilizar no m?nimo uma aula de 60 minutos por semana, mas como esta ? uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Geografia, Hist?ria, Matem?tica, Artes, ?tica, dentre outras.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, ? necess?rio que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefox e possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet. Por?m, se a sua escola n?o participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), voc? poder? utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laborat?rio de inform?tica ou adaptar para a n?o utiliza??o de computadores.

Estratégias e recursos da aula

Eseba-UCA

ORIENTA??ES AO PROFESSOR

Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Inicia??o Cient?fica para as s?ries iniciais do Ensino Fundamental pressup?e um trabalho din?mico e interdisciplinar, em que os alunos s?o os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hip?teses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estrat?gias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atua??o do professor enquanto mediador, orientador deste processo ? fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos n?o ? significativo. Nas s?ries iniciais, a metodologia cient?fica n?o visa apenas o conte?do trabalhado no projeto, mas ensinar as estrat?gias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.

? importante lembrar que n?o h? um m?todo ou uma f?rmula pronta para desenvolver projetos de inicia??o cient?fica com alunos das s?ries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concep??o diferenciada do professor em rela??o ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho ? necess?rio estabelecer uma rela??o de troca e de constru??es sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.

Alguns trabalhos contribuem com esta concep??o de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que ?a fun??o do projeto ? favorecer a cria??o de estrat?gias de organiza??o dos conhecimentos escolares em rela??o a: 1) o tratamento da informa??o, e 2) a rela??o entre os diferentes conte?dos em torno de problemas ou hip?teses que facilitem aos alunos a constru??o de seus conhecimentos, a transforma??o procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento pr?prio?. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).

Partindo deste pressuposto, optamos por uma organiza??o do trabalho que prop?e algumas etapas, que envolvem "uma variedade de a??es de compreens?o que mostrem uma interpreta??o do tema, e, ao mesmo tempo, um avan?o sobre o mesmo". (Hern?ndez, 2000, p. 184), s?o elas:

  1. Defini??o do tema;
  2. Justificativa do tema escolhido;
  3. Constru??o dos objetivos do trabalho;
  4. Elabora??o da problematiza??o;
  5. Levantamento das hip?teses,
  6. Cronograma das a??es;
  7. Fontes de pesquisa;
  8. Explora??o do material coletado
  9. Confronta??o das hip?teses com os dados da pesquisa;
  10. Socializa??o dos resultados/culmin?ncia do projeto;
  11. Avalia??o do projeto.

?

Professor, para organizar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, podemos utilizar o ?Dossi? do projeto?. Ele pode ser montado em uma pasta cat?logo ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante ? a constru??o do ?portf?lio?, pelos alunos, pois eles v?o acompanhando e avaliando o seu pr?prio crescimento.

 1? Etapa: INTRODUZINDO: O QUE ? PESQUISA?- uma de 60 minutos.

Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre ?pesquisa?, pois a ideia de inicia??o cient?fica ? mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre o assunto, quais s?o as hip?teses deles. Organize-os na rodinha e, a fim de promover um debate, coloque as seguintes quest?es:

  • Quem sabe o que ? pesquisa?
  • Ser? que somente os cientistas que ficam em laborat?rios s?o pesquisadores?
  • Como os cientistas fazem para descobrir alguma coisa?
  • Como podemos pesquisar sobre o queremos saber?
  • Quem j? viu algum filme ou desenho animado sobre ?pesquisa?. Como era este filme?

 Depois de ouvi-los, diga-lhes que n?s seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes.

Posteriormente ao debate os estudantes poder?o consultar no dicion?rio o significado da palavra ?pesquisa? para que possam confrontar com a hip?tese que acabaram de levantar na conversa com os coleguinhas.

Atividades  

Pe?a aos alunos que escrevam o que eles compreenderam do debate.

Elabore uma ficha para que os alunos possam padronizar o registro das atividades. Caso julgue necess?rio, voc? poder? fazer uma s?ntese sobre os principais aspectos discutidos, aqueles que devem ser registrados para facilitar as demais etapas do trabalho.

Professor, o s?tio seguinte traz uma reportagem da revista Nova Escola -  Pesquisa como princ?pio educativo por Pedro Demo http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw (acesso em 29/08/2012), que corrobora a import?ncia da pesquisa na escola.

?

2? Etapa: DESENCADEANDO O TEMA - Duas a quatro aulas de 60 minutos

 Professor, o tema pode ter rela??o com o conte?do estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos, de um fato ocorrido, de um texto, poesia, m?sica ou hist?ria ouvida.

 Mas, o projeto tamb?m pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do curr?culo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas, desde a escolha do tema, ? fundamental.

Se surgirem diversos temas, voc? poder? utilizar o sistema de vota??o para proceder a escolha, para isso, poder? utilizar atividades interdisciplinares que surgir?o at? a realiza??o da elei??o. O trabalho com a elei??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidad?os. Proporciona tamb?m autonomia e responsabilidade, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como:

?tica: debates, di?logos, valores, respeito;

L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (texto instrucional, relat?rios);

Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos;

Artes: a rela??o da moda e o conhecimento de Artes.

Portanto, para que o projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Voc? poder? utilizar diversas formas para ?detonar? o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.

Como o tema do projeto proposto ?  ?A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio? sugerimos que se caracterize com um vestu?rio adequado ? esta??o a ser estudada. Os alunos com certeza perceber?o a diferen?a nas estampas, no tecido, cores, etc.

Em uma rodinha, explore com os alunos as esta??es do ano (primavera-ver?o-outuno-inverno) e como as pessoas se comportam na maneira de se vestirem e suas raz?es.

  • Quais as cores predominantes em cada esta??o?
  • Quais as estampas?
  • Quando se usa tecidos finos? E os pesados?
  • Algu?m j? assistiu um desfile de moda? Ao vivo ou pela TV/Internet?
  • O que a moda pode retratar em nossa sociedade?

?

Com a finalidade de despertar a curiosidade das crian?as com rela??o ao tema,  diversos recursos podem ser utilizados:

  • Contar uma hist?ria;
  • Ler uma reportagem, discutir uma not?cia;
  • Assistirem a um filme ou v?deo;
  • Dentre outras.

 Neste caso n?s utilizamos uma m?sica, pois a sua linguagem po?tica e l?dica ? um grande atrativo para as crian?as. Al?m disso, este g?nero textual ? muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produ??o de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.

?

O grupo musical mineiro PatoFu fez um remake da m?sica Primavera (autoria de Tim Maia) numa vers?o infantil: instrumentos e vozes de crian?as. Vale a pena conferir com a crian?ada. Talvez seja uma sugest?o para socializa??o do Projeto:

http://www.youtube.com/watch?v=6xTXnh1sNo0 (acesso em 28/08/2012)

?

 Primavera

Tim Maia

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti

Porque (? primavera)
Te amo (? primavera)
Te amo, meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)

Meu amor...
Hoje o c?u est? t?o lindo (sai chuva)
Hoje o c?u est? t?o lindo (sai chuva)

Fonte: http://letras.mus.br/tim-maia/48934/ (acesso em 28/08/2012)

?

?

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica ou utilize um projetor multim?dia para projetar para eles.

?

Professor, depois dessa primeira audi??o, distribua a c?pia da letra da m?sica para que os alunos acompanhem a letra e grifem os aspectos que mais lhes chamaram a aten??o. Ou?am a m?sica novamente.

?

-Voc?s conhecem esta m?sica? Relatar que ? de um cantor e compositor do estilo MPB (M?sica Popular Brasileira).

 -Qual a esta??o do ano que n?o foi mencionada na m?sica? Anote na lousa o que os alunos disserem.

Sugira que os alunos consultem o dicion?rio para identificar o significado das palavras desconhecidas.

?

Sugest?o de atividade:

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e pe?a que cada um elabore um desenho sobre a esta??o Primavera utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

Certamente as crian?as lembrar?o que a grande caracter?stica dessa esta??o s?o as flores.

?

?

 3? Etapa: JUSTIFICANDO O TEMA - Uma aula de 60 minutos.

?

Esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a import?ncia em pesquisarmos sobre A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio.

Para envolver os alunos nesta constru??o, fa?a uma explica??o sobre a import?ncia de justificar a realiza??o do projeto (por que ele ? relevante?). Por tr?s de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja  uma simples curiosidade. Solicite que registrem suas justificativas individualmente e depois fa?am um texto coletivo consolidando estas ideias. 

?

Moda Primavera

Pesquisar ?A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio? ? importante porque....

__________________________________________________

__________________________________________________

_________________________________________________

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

   

  Fonte da imagem: http://mileyhappysong.blogspot.com.br/2011/11/roupas-para-primavera.html acesso em 30/08/2012

?

 4? Etapa: CONSTRUINDO OS OBJETIVOS - Uma aula de 60 minutos.

?

Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua media??o, os objetivos que pretendem alcan?ar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situa??es do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:

- Qual ? o objetivo de almo?ar e jantar, ou seja, o que queremos com isso?

  • Alimentar nosso corpo;
  • Crescer forte e saud?vel;
  • Evitar doen?as.

?

- Ent?o o que queremos com este projeto sobre a Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio? Veja alguns dos objetivos elencados:

  • Conhecer o vestu?rio adequado para a esta??o;
  • Entender a rela??o da moda e a arte;
  • Compreender as formas de consumo e sua rela??o com o meio ambiente;
  • Analisar a influ?ncia da Primavera no vestu?rio, m?sica, alimenta??o.

?

Registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossi? ou ao Portf?lio do projeto.  Voc? pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhar? a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem a ideia.

?

?

Veja uma sugest?o: 

?

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio

Objetivos do projeto: o que n?s queremos com esta pesquisa

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

__________________________________________________________________

Ilustre o que voc? pensou

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

5? Etapa: ELABORANDO A PROBLEMATIZA??O - Uma aula de 60 minutos.

?

Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as quest?es que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que v?o nortear as estrat?gias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensarem sobre suas curiosidades sobre o tema.

Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1? ano que estejam na fase sil?bica da escrita, utilize esta atividade para que fa?am a tentativa de escrita e depois fa?a a reescrita com eles. Outra possibilidade ? solicitar a colabora??o de um monitor ou estagi?rio para que fa?a o registro das quest?es que eles forem apresentando e depois voc? faz um consolidado com todas as quest?es levantadas e quem foi o autor da pergunta.

?

?

?

Atividades

Lembre-se!

Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize ou anexe ao Dossi? do Projeto ou Portf?lio!!! 

?

 

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Veja o exemplo de uma problematiza??o dos alunos do 2? ano da Eseba:

   

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio

Alunos

Problematiza??o

1- Henrique Miranda

Por que as crian?as atualmente se vestem diferente de quando meu av? era crian?a?

2 ? Giovanni Ferreira

Por que nas roupas das meninas t?m mais flores que dos meninos?

3 ? Myllena Bernardes

Podemos fazer roupas com materiais recicl?veis?

4 ? Gabriela Alves

Por que as flores s?o s?mbolos da Primavera?

5 ? Arthur Jac?

O que a moda e as artes t?m em comum?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

6? Etapa: LEVANTANDO AS HIP?TESES - Uma aula de 60 minutos.

?

Professor, as hip?teses dos alunos s?o refer?ncias importantes, pois al?m de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema pesquisado.

Uma interessante forma de explicar sobre o que s?o as hip?teses ? por meio de exemplos. Voc? pode usar diferentes recursos, como question?-los sobre coisas do cotidiano ou situa??es, tal como: questione-os sobre o lanche da escola:

- Algu?m sabe o que ? o lanche da escola hoje?

- Quais os ingredientes que as cantineiras utilizaram?

- Qual a quantidade que elas fizeram de lanche?

 Diga-lhes que o que eles disseram s?o as hip?teses, mas para sabermos se estas respostas  est?o corretas, temos que pesquisar, investigar, sobre elas e ao final da pesquisa n?s vamos descobrir se nossas hip?teses s?o pertinentes ou n?o. Para descobrir estas respostas podemos utilizar diversas estrat?gias de pesquisa:

  • Entrevistar as cantineiras e perguntar-lhes;
  • Ir at? a cantina e observ?-las na prepara??o do lanche;
  • Consultar as anota??es e receitas que elas utilizam, dentre outras.

Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hip?tese sobre sua problematiza??o (sua pergunta) ou, se preferirem, sobre a problematiza??o levantada pelo coleguinha. Veja um exemplo:

  

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio

Alunos

Problematiza??o

Hip?tese

1- Henrique Miranda

Por que as crian?as atualmente se vestem diferente de quando meu av? era crian?a?

Carlos: Porque hoje faz mais calor.

2 ? Giovanni Ferreira

Por que nas roupas das meninas t?m mais flores que dos meninos?

M?rcio: Porque flores s?o de mulheres.

Larissa: Porque as meninas gostam mais.

3 ? Myllena Bernardes

Podemos fazer roupas com materiais recicl?veis?

Walesca: Eu j? vi roupas de garrafa PET.

4 ? Gabriela Alves

Por que as flores s?o s?mbolos da Primavera?

Fl?vio: Porque ? nesta esta??o que elas nascem.

5 ? Arthur Jac?

O que a moda e as artes t?m em comum?

Lucas: Acho que ? uma forma das pessoas se expressarem.

?

   

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

7? Etapa: CRONOGRAMA - Uma aula de 60 minutos.

?

Apesar de a execu??o de um projeto de inicia??o cient?fica n?o seguir um planejamento r?gido, um bom planejamento das etapas a serem realizadas ? fundamental para o sucesso do trabalho. O cronograma pode ser constru?do mesmo depois de iniciado o trabalho, assim voc? ter? um par?metro sobre o andamento da pesquisa.

Outra quest?o importante que voc? deve prever ? a sua dura??o: em semestre ou um ano? Assim, voc? poder? determinar a quantidade de aulas necess?rias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente s?o desenvolvidas no contra turno. Como o projeto tem car?ter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma ?rea do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar fa?a um cronograma pr?vio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Exemplo:

  

?

QUANDO

O QUE

QUEM

?

Agosto

1? aula: aprender o que ? pesquisa.

?

Professor orientador e alunos

2? e 3? aula: Defini??o do Tema.

4? aula: Justificativa.

?

?

Setembro

5? aula: Constru??o dos objetivos.

Professor orientador e alunos

6? aula: Elabora??o da problematiza??o.

7? aula: Levantamento das hip?teses.

8? aula: Cronograma das a??es.

?

Outubro / Novembro

9? e 10? aula: As fontes de pesquisa.

Professor orientador e alunos

11? aula: As equipes de pesquisadores.

12? a 21? aula: Realiza??o de diferentes estrat?gias de pesquisa.

?

Dezembro

22? aula: Confronta??o das hip?teses e dos dados pesquisados.

Professor orientador e alunos

23? aula: Socializa??o dos resultados/culmin?ncia do projeto.

24? aula: avaliando o trabalho.

  

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

8? Etapa: AS FONTES DE PESQUISA - Duas aulas de 60 minutos.

Professor, as fontes s?o definidas de acordo com as quest?es que pretendemos responder. Como os alunos est?o envolvidos com o projeto, com certeza o assunto j? extrapolou os muros da escola e chegou at? as fam?lias. O envolvimento dos pais ? muito importante, pois al?m da parceria enriquecer o trabalho ? tamb?m um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as fontes de pesquisa que podem ser ?teis para suas pesquisas.

Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa.

Nessa aula dever?o ser discutidos os seguintes temas:

  • A tipologia das fontes:

Jornais, livros, revistas, entrevistas, fotografias, arquitetura, artefatos arqueol?gicos, mapas, cartas, obras de arte, dentre outras.

  • Onde consegui-las?

Arquivos, Bibliotecas, colecionadores, etc.

Surge aqui um ?timo recurso para voc?, professor. Um ponto positivo trazido pela internet no campo da pesquisa hist?rica ? o surgimento dos acervos digitais. Tais acervos s?o formados com a  disponibiliza??o, em p?ginas da internet, dos conte?dos existentes nos acervos f?sicos de institui??es de preserva??o de acervos, sejam arquivos, bibliotecas ou museus. Utilizaremos alguns deles nesta fase da pesquisa. 

?

 Fa?a bom uso dos acervos digitais!!!

?

?

?

9? e 10?  Etapas: Pesquisa e an?lise das fontes coletadas ? cinco a oito aulas de 60 minutos

?

?

FORMANDO AS EQUIPES DE PESQUISA E SUBDIVIDINDO OS TEMAS

Professor, ap?s estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as quest?es e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as quest?es levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, voc? poder? dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, ent?o, incumbida de pesquisar um ?nico tema.

Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. N?o permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este ? um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a toler?ncia e a solidariedade.

Escreva as quest?es e as hip?teses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabele?a regras:

  • Os grupos poder?o discutir apenas entre os membros da equipe;
  • Cada equipe dever? estabelecer; quem ser? o coordenador do grupo, quem ser? o relator ou relatores, como far?o a socializa??o.

?

Agrupando as quest?es em subtemas.

?

?

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio

PROBLEMATIZA??O

HIP?TESES

Equipe 1 ? As roupas: passado X atualidade

Por que as crian?as atualmente se vestem diferente de quando meu av? era crian?a?

Carlos: Porque hoje faz mais calor.

Equipe 2 ? Estilo das roupas

Por que nas roupas das meninas t?m mais flores que dos meninos?

M?rcio: Porque flores s?o de mulheres.

Larissa: Porque as meninas gostam mais.

Equipe 3 ? Roupas e meio ambiente

Podemos fazer roupas com materiais recicl?veis?

Walesca: Eu j? vi roupas de garrafa PET.

Equipe 4 ? Caracter?sticas da Primavera

Por que as flores s?o s?mbolos da Primavera?

Fl?vio: Porque ? nesta esta??o que elas nascem.

Equipe 5 ? Moda e Arte

O que a moda e as artes t?m em comum?

Lucas: Acho que ? uma forma das pessoas se expressarem.

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Professor, faremos  a pesquisa de conte?dos espec?ficos. ? ela que nos fornecer? as refer?ncias gerais sobre o tema estudado. Ou seja: s?o as an?lises j? existentes sobre o tema em quest?o.

Depois de organiz?-los em equipes, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica e solicite que acessem os links a seguir.

  1. Mas, para isso ? necess?rio algumas orienta??es quanto a utiliza??o de informa??es de outras fontes. Lembre-os de registrar: o s?tio pesquisado, a data de acesso, o nome do autor ou autora da informa??o coletada.
  2. Cada equipe dever? pesquisar informa??es relativas a sua ou suas quest?es  buscando verificar se as hip?teses que levantaram s?o verdadeiras ou n?o, para isso dever?o fazer um relat?rio da pesquisa e apresentar posteriormente para a sala. Eles poder?o utilizar a ferramentas do Kword, Tux Paint, do laptop Uca, para registrar e depois, organiz?-las  em uma apresenta??o do Kpresenter (power point) . Mas, se a sua escola n?o participa deste projeto utilize a apresenta??o por meio de cartazes. Veja as sugest?es a seguir:

?

Pesquisa de conte?do espec?fico.

?

As roupas: passado X atualidade

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-moda/moda.php

http://todaela.uol.com.br/moda/stylesight-indica-as-principais-tendencias-da-primavera-verao-2013

Acessos em 30/08/2012

?

Estilo das roupas

http://manequim.abril.com.br/moda/quiz-descubra-seu-estilo.shtml

http://consultoriodemoda.blogs.sapo.pt/7265.html

Acessos em 30/08/2012

?

Roupas e meio ambiente

http://moda.culturamix.com/tendencias/a-moda-e-o-meio-ambiente

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4621

Acessos em 30/08/2012

?

Caracter?stica da Primavera

http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm

http://es.wikipedia.org/wiki/Primavera

Acessos em 31/08/2012

?

Moda e Arte

http://dialogofashion.wordpress.com/2009/04/30/a-arte-e-a-moda/

http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo252.shtml

Acessos em 31/08/2012

?

?

Mantenha e, at? mesmo, privilegie o contato das crian?as com o LIVRO!

 Programe tamb?m consultas ao acervo da BIBLIOTECA!!!

 ATIVIDADE DE CASA

Professor, dentre as fontes de pesquisa, ? importante valorizar os livros, enquanto portadores de textos e fontes confi?veis de informa??es. Por isso, instigue-os a pesquisarem nos livros da biblioteca ou solicite como tarefa de casa que busquem livros, revistas ou jornais impressos sobre o tema. Veja uma sugest?o:

?

?

 Tarefa de Casa

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio

Pesquise em casa, com familiares ou amigos quem possui livros, revistas ou jornais que falam sobre vestu?rio na Primavera e podem nos ajudar a encontrar as respostas para estas quest?es:

  • Por que as crian?as atualmente se vestem diferente de quando meu av? era crian?a?
  • Por que nas roupas das meninas t?m mais flores que dos meninos?
  • Podemos fazer roupas com materiais recicl?veis?
  • Por que as flores s?o s?mbolos da Primavera?
  • O que a moda e as artes t?m em comum?

Pe?am aos familiares uma pe?a de roupa antiga que retrata o tempo (esta??o) da primavera.

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Os materiais coletados dever?o ser alvo de pesquisa, para isso, organize-os e distribua nos grupos. Oriente os alunos sobre a import?ncia  em registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto conste o referencial bibliogr?fico consultado no decorrer da pesquisa.

- Explique-lhes tamb?m  sobre a import?ncia em respeitar a autoria do trabalho, ou seja, ao citar algum trecho escrito por outra pessoa ? fundamental que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem refer?ncia bibliogr?fica em seus trabalhos, veja um exemplo:

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. S?o Paulo: Gaia Editora, 1962.

Tendo em vista que esta ? uma pesquisa de inicia??o cient?fica com crian?as do ensino fundamental inicial, o rigor acad?mico n?o deve ser nosso foco, mas ? importante utilizar a terminologia adequada e a metodologia cient?fica para que eles se familiarizem.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica e solicite que acessem a aula postada no Portal: Vestu?rio na Arte

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26443 (acesso em 27/08/2012)

?

 Professor, a pesquisa de conte?do espec?fico digital e a tarefa de casa poder?o ser enriquecidas com atividades l?dicas como um quebra-cabe?a e jogos.

S?tio sugestivo sobre pe?as de vestu?rio:

Jogo 1

  http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/vestu?rio.htm (acesso em 29/08/2012)

?

S?tios sobre vestu?rio da primavera:

http://jogos360.uol.com.br/moda_flores_da_primavera.html (acesso em 29/08/2012)

http://www.girlsgogames.com.br/jogos/jogos_de_vestir_para_a_primave/jogos_de_vestir_para_a_primave.html (acesso em 29/08/2012)

?

ENTREVISTA

Professor, sabendo que apenas estas pesquisas n?o s?o suficientes para trabalhar com o tema a Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio sugerimos que voc? convide um profissional da Moda. Pesquisem se nas faculdades de sua cidade ofertam o curso Superior em Moda, em caso afirmativo, convidem-no para proferir uma palestra/entrevista com os alunos. Mas, caso n?o tenha este curso superior em alguma universidade de sua cidade convide algu?m de uma loja de modas que entenda sobre o assunto.

Construa o convite e a problematiza??o com os alunos. Para o convite os alunos poder?o usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplica??es gr?ficas>Ferramenta de pintura), recursos que possibilita o uso de desenhos e manuscritos. ? conveniente enviar anexo ao convite a problematiza??o para que o profissional traga o maior n?mero de respostas. Esta problematiza??o dever? ter sido constru?da com os alunos. Utilize novamente o  recurso kWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de textos), para os alunos copiarem  suas d?vidas num ?nico texto.

No dia da palestra n?o se esque?a de registrar o momento, atrav?s de fotos e/ou filmagem. Aproveite a c?mera do laptop WxCam instalada na ?rea de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam) ou utilize uma m?quina digital

Professor, a entrevista necessita de um bom planejamento, para isso envolva os alunos nessa elabora??o. Veja alguns itens importantes:

  • Quem vamos entrevistar;
  • Data, hor?rio e local;
  • O que queremos saber.
  • Como vamos registrar;
  • Como devemos nos comportar.

?

M?O NA MASSA

Professor,  a Equipe 3 est? respons?vel pela pesquisa sobre roupas confeccionadas com materiais recicl?veis, indicamos uma pesquisa no sitio do portal do professor do MEC, a exposi??o de um Instituto Federal que confeccionou e exp?s  material semelhante.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1937 (acesso em 01/09/2012)

Ap?s conhecerem o trabalho, a proposta ? que voc?s fa?am o mesmo, ou seja, construa algumas pe?as a partir de material reciclado. Na socializa??o do projeto, as roupas poder?o ser expostas.

Toda confec??o exige instru??o. Dessa forma, siga os passos para a constru??o das roupas, por meio de um texto instrucional, ou seja, que mostre os materiais utilizados e o modo como foi confeccionado.:

?

Vejam roupas recicladas:

http://www.youtube.com/watch?v=oziHTZf7MKQ (acesso em 03/09/2012)

?

?

 Desfile

Fonte imagem: http://bielvulcao.blogspot.com.br/2011/05/plastico-reciclavel-vira-artigo-fashion.html  (acesso em 03/09/2012)

?

 11? Etapa: CONFRONTANDO AS HIP?TESES COM OS DADOS PESQUISADOS - uma aula de 60 minutos.

?

Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hip?teses que eles levantaram no in?cio da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hip?teses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

  

?

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

A primavera em nosso cotidiano ? vestu?rio

Hip?teses

Descobertas

?

?

?

?

?

?

?

  

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Retome com eles se todas as quest?es foram respondidas, se houver alguma d?vida busquem outras fontes e concluam o trabalho.

?

12? Etapa: SOCIALIZA??O DOS RESULTADOS/CULMIN?NCIA DO PROJETO 

?

Esta etapa ? t?o importante quanto ? realiza??o das pesquisas, pois ela proporcionar? ao aluno perceber que a pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Exposi??o: materiais coletadas e elaborados  ao longo do projeto, como as pe?as de roupas usadas antigamente.

A exposi??o necessita de uma boa organiza??o e planejamento envolvendo toda a turma. Al?m de exporem devem tamb?m divulgar na escola e convidar as fam?lias para que conhe?am o resultado da pesquisa.

  • Comunica??o sobre as pesquisas realizadas e os resultados.

Qualquer que seja a forma de socializa??o os alunos devem divulgar o que aprenderam com a pesquisa, isto pode ser feito oralmente, em forma de cartazes ou mesmo v?deos produzidos por eles.

  • Desfile com as roupas confeccionadas com material reciclado;

Se optarem por esta estrat?gia de socializa??o, fa?a o planejamento coletivamente. Decidam:  data, hor?rio, local, decora??o, quem vai desfilar, ensaios, convites, cartazes.

  •  Constru??o de um blog para divulga??o do trabalho.

O Blog al?m de promover o interc?mbio virtual entre alunos da escola, socializando a pesquisa tamb?m possibilita o interc?mbio com alunos de outras escolas. Para isso voc? pode utilizar o recurso do Portal do Professor acessando: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 , depois, clicar em "Produ??o de Textos Colaborativos usando a internet".

BlogOutra op??o: http://www.criarumblog.com/pt/  acesso em 26/08/2012

?

?

  • Bazar beneficente de roupas em prol da popula??o carente do entorno da escola.

Esta ? outra op??o, que tamb?m requer o envolvimento de todos os alunos e que tem como principal objetivo socializar as descobertas da pesquisa e tamb?m despertar nos alunos a solidariedade.

?

? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realiza??o:

Planejamento

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde ser??
  • Quando?
  • Elaborar convites;
  • Divulgar no jornal da escola;
  • Confeccionar cartazes;

?

13? Etapa: AVALIANDO O PROJETO

Professor, o Portf?lio ou Dossi? do Projeto oferecer? um bom material para avalia??o, mas ? importante reservar um espa?o para que os alunos possam conversar e avaliar, n?o s? os resultados, mas o processo, assim voc? ter? elementos para aprimorar seu pr?ximo trabalho.

Eles poder?o fazer por escrito:

?

?

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano - vestu?rio

AVALIA??O

Eu aprendi que....

Eu achei mais interessante...

?

?

O que eu n?o gostei....

?

?

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, a  avalia??o deve ser processual e permear  todas as atividades, para isso ? necess?rio ficar atento as diferentes manifesta??es dos alunos. Verifique se eles se envolveram com as atividades propostas; se compreenderam as diferentes estrat?gias de pesquisa; se descobriram a influ?ncia da esta??o na moda e se utilizaram os recursos tecnol?gicos dispon?veis. Registre estas observa??es para que possa subsidiar seu pr?ximo trabalho.