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Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? a higiene na inf?ncia/UCA

Autor e Co-autor(es)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Introduzir o aluno no universo da pesquisa cient?fica;
  • Buscar informa??es e consultas em diferentes fontes de pesquisa: internet, jornais, revistas, livros e outros;
  • Utilizar diferentes estrat?gias de pesquisa;
  • Possibilitar a crian?a o conhecimento de seu pr?prio corpo;
  • Socializar regras para uma boa higieniza??o corporal por meio de m?sicas;
  • Levantar hip?teses de escrita relativas aos objetos de higiene pessoal;
  • Entrevistar a fam?lia sobre a frequ?ncia dos banhos e escova??o bucal;
  • Utilizar diferentes g?neros textuais dentre eles, a m?sica;
  • Desenvolver a escuta ativa enquanto subs?dio da alfabetiza??o por meio de Conta??o de Hist?ria
  • Conscientizar a comunidade escolar sobre a import?ncia dos h?bitos de higiene;
  • Criar textos informativos.

Duração das atividades

Esse projeto de inicia??o cient?fica tem dura??o prevista de 5 meses, ou seja, um semestre letivo. Entretanto, conforme as necessidades apresentadas pela turma e professor, tendo em vista as atividades que forem desenvolvidas, este cronograma pode sofrer altera??es. Vamos utilizar no m?nimo uma aula de 60 minutos por semana, mas como esta ? uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Ci?ncias, Sa?de, Matem?tica, dentre outras.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, ? necess?rio que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefox e possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet. Por?m, se a sua escola n?o participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), voc? poder? utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laborat?rio de inform?tica ou adaptar para a n?o utiliza??o de computadores.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

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ORIENTA??ES AO PROFESSOR

Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Inicia??o Cient?fica para as s?ries iniciais do Ensino Fundamental pressup?e um trabalho din?mico e interdisciplinar, em que os alunos s?o os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hip?teses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estrat?gias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atua??o do professor enquanto mediador, orientador deste processo ? fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos n?o ? significativo. Nas s?ries iniciais, a metodologia cient?fica n?o visa apenas o conte?do trabalhado no projeto, mas ensinar as estrat?gias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.

? importante lembrar que n?o h? um m?todo ou uma f?rmula pronta para desenvolver projetos de inicia??o cient?fica com alunos das s?ries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concep??o diferenciada do professor em rela??o ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho ? necess?rio estabelecer uma rela??o de troca e de constru??es sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.

Alguns trabalhos contribuem com esta concep??o de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que ?a fun??o do projeto ? favorecer a cria??o de estrat?gias de organiza??o dos conhecimentos escolares em rela??o a: 1) o tratamento da informa??o, e 2) a rela??o entre os diferentes conte?dos em torno de problemas ou hip?teses que facilitem aos alunos a constru??o de seus conhecimentos, a transforma??o procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento pr?prio?. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).

Partindo deste pressuposto, optamos por uma organiza??o do trabalho que prop?e algumas etapas, que envolvem "uma variedade de a??es de compreens?o que mostrem uma interpreta??o do tema, e, ao mesmo tempo, um avan?o sobre o mesmo". (Hern?ndez, 2000, p. 184), s?o elas:

  1. Defini??o do tema;
  2. Justificativa do tema escolhido;
  3. Constru??o dos objetivos do trabalho;
  4. Elabora??o da problematiza??o;
  5. Levantamento das hip?teses,
  6. Cronograma das a??es;
  7. Listagem de diferentes fontes de pesquisa que poder?o ser utilizadas;
  8. Explora??o do material coletado
  9. Confronta??o das hip?teses com os dados da pesquisa;
  10. Socializa??o dos resultados/culmin?ncia do projeto;
  11. Avalia??o do projeto.

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Professor, para organizar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, podemos utilizar o ?Dossi? do projeto?. Ele pode ser montado em uma pasta cat?logo ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante ? a constru??o do ?portf?lio?, pelos alunos, pois eles v?o acompanhando e avaliando o seu pr?prio crescimento.

 1? Etapa: INTRODUZINDO: O QUE ? PESQUISA?- uma aula de 60 minutos.

Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre ?pesquisa?, pois a ideia de inicia??o cient?fica ? mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre o assunto, quais s?o as hip?teses deles. Organize-os na rodinha e, a fim de promover um debate, coloque as seguintes quest?es:

  • Quem sabe o que ? pesquisa?
  • Ser? que somente os cientistas que ficam em laborat?rios s?o pesquisadores?
  • Como os cientistas fazem para descobrir alguma coisa?
  • Como podemos pesquisar sobre o queremos saber?
  • Quem j? viu algum filme ou desenho animado sobre ?pesquisa?. Como era este filme?

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Depois de ouvi-los, diga-lhes que n?s seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes.

Posteriormente ao debate os estudantes poder?o consultar no dicion?rio o significado da palavra ?pesquisa? para que possam confrontar com a hip?tese que acabaram de levantar na conversa com os coleguinhas.

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Atividades

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Pe?a aos alunos que escrevam o que eles compreenderam do debate.

Elabore uma ficha para que os alunos possam padronizar o registro das atividades. Caso julgue necess?rio, voc? poder? fazer uma s?ntese sobre os principais aspectos discutidos, aqueles que devem ser registrados para facilitar as demais etapas do trabalho.

Professor, o s?tio seguinte traz uma reportagem da revista Nova Escola -  Pesquisa como princ?pio educativo por Pedro Demo http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw (acesso em 29/08/2012), que corrobora a import?ncia da pesquisa na escola.

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2? Etapa: DESENCADEANDO O TEMA - Duas a quatro aulas de 60 minutos

 Professor, o tema pode ter rela??o com o conte?do estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos, de um fato ocorrido, de um texto, poesia, m?sica ou hist?ria ouvida.

 Mas, o projeto tamb?m pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do curr?culo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas, desde a escolha do tema, ? fundamental.

Se surgirem diversos temas, voc? poder? utilizar o sistema de vota??o para proceder a escolha, para isso, poder? utilizar atividades interdisciplinares que surgir?o at? a realiza??o da elei??o. O trabalho com a elei??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidad?os. Proporciona tamb?m autonomia e responsabilidade, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como:

Sa?de: possibilitar a crian?a o conhecimento relativo ao seu pr?prio corpo; socializar regras para uma boa higieniza??o corporal;

L?ngua Portuguesa: utilizar diferentes g?neros textuais (texto instrucional, relat?rios);

Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos;

Ci?ncias: compreender a rela??o das pessoas com o meio ambiente.

Portanto, para que o projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Voc? poder? utilizar diversas formas para ?detonar? o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.

Com a finalidade de despertar a curiosidade das crian?as com rela??o ao tema,  diversos recursos podem ser utilizados:

  • Contar uma hist?ria;
  • Ler uma reportagem, discutir uma not?cia;
  • Assistirem a um filme ou v?deo;
  • Dentre outras.

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Neste caso n?s utilizamos uma conta??o de hist?ria, pois a sua l?dica ? um grande atrativo para as crian?as. Al?m disso, este g?nero textual ? muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produ??o de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.

Esta ? uma  hist?ria do livro Cuidando do Corpo,  ?O cabelo de Maria Chiquinha? de Gina Borges da Editora FAPI, para sensibilizar a discuss?o sobre h?bitos de higiene da turma. A personagem n?o gostava de lavar os cabelos e nem de tomar banho.

Livro sobre higiene

Fonte: http://www.bondfaro.com.br/preco--livros--cuidando-do-corpo-colecao-infantil-gina-borges-8575141937.html (acesso em 08/09/2012)

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Ap?s a conta??o, instigue os alunos a refletirem sobre os cuidados referentes ? higiene pessoal:

  • O que ? higiene pessoal?
  • Qual a rotina de higiene de cada crian?a diariamente?
  • Por que lavamos os cabelos, escovamos os dentes e tomamos banhos?
  • Por que lavamos as m?os antes e depois das refei??es?
  • Por que lavamos as m?os antes e depois de utilizarmos o banheiro?
  • Entre outras.

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Sugest?o de atividade:

Professor, em cada momento da atividade ? importante o registro escrito, j? que trabalhamos bem a linguagem oral. Neste caso, organize a turma em grupos e proponha a confec??o de cartazes com desenhos representando a higiene pessoal do grupo. Este material ser? exposto no momento da socializa??o da atividade.

 Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e pe?a que cada um elabore os desenhos sobre a hist?ria utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

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 3? Etapa: JUSTIFICANDO O TEMA - Uma aula de 60 minutos.

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Esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a import?ncia em pesquisarmos sobre Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? a higiene na inf?ncia.

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Para envolver os alunos nesta constru??o, fa?a uma explica??o sobre a import?ncia de justificar a realiza??o do projeto (por que ele ? relevante?). Por tr?s de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja  uma simples curiosidade. Solicite que registrem suas justificativas individualmente e depois fa?am um texto coletivo consolidando estas ideias.

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Banho

Pesquisar  ?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? a higiene na inf?ncia? importante porque...

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Fonte da imagem: http://colegioloureiromendes.blogspot.com.br/2011/03/projeto-higiene-e-saude-educacao.html   (acesso em 08/09/2012)

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4? Etapa: CONSTRUINDO OS OBJETIVOS - Uma aula de 60 minutos.

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Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua media??o, os objetivos que pretendem alcan?ar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situa??es do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:

- Qual ? o objetivo de tomar banho, ou seja, o que queremos com isso?

  • Limpar nosso corpo
  • Evitar doen?as.

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- Ent?o o que queremos com este projeto sobre ?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? a higiene na inf?ncia?? Veja alguns dos objetivos elencados:

  • Conhecer o nosso corpo;
  • Aprender as regras para uma boa higieniza??o corporal;
  • Levantar a frequ?ncia necess?ria para banhos e escova??o bucal;
  • Conhecer os objetos utilizados na  higieniza??o.
  • Divulgar a import?ncia em ter uma boa higiene corporal.

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Registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossi? ou ao Portf?lio do projeto.  Voc? pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhar? a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem a ideia.

Veja uma sugest?o: 

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ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? a higiene na inf?ncia?

Objetivos do projeto: o que n?s queremos com esta pesquisa

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Ilustre o que voc? pensou

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5? Etapa: ELABORANDO A PROBLEMATIZA??O - Uma aula de 60 minutos.

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Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as quest?es que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que v?o nortear as estrat?gias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensar sobre suas curiosidades sobre o tema.

Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1? ano que estejam na fase sil?bica da escrita, utilize esta atividade para que fa?am a tentativa de escrita e depois fa?a a reescrita com eles. Outra possibilidade ? solicitar a colabora??o de um monitor ou estagi?rio para que fa?a o registro das quest?es que eles forem apresentando e depois voc? faz um consolidado com todas as quest?es levantadas e quem foi o autor da pergunta.

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               Atividades

Lembre-se!

Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize ou anexe ao Dossi? do Projeto ou Portf?lio!!! 

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Veja o exemplo de uma problematiza??o dos alunos do 1? ano da Eseba:

  

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ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? A higiene na inf?ncia?

Alunos

Problematiza??o

1- Nat?lia de Almeida

Por que precisamos tomar banho e os animais n?o?

2 ? Ana Laura Mendon?a

Por que escovamos os dentes e o meu cachorro n?o escova?

3 ? Carla Santiago

Como o piolho vai para a cabe?a da gente?

4 ? Solange Pereira

? verdade que se a gente n?o tomar banho vai dar mau cheiro?

5 ? Lidiane Rocha

Por que lavamos as m?os antes das refei??es?

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6? Etapa: LEVANTANDO AS HIP?TESES - Uma aula de 60 minutos.

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Professor, as hip?teses dos alunos s?o refer?ncias importantes, pois al?m de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema pesquisado.

Uma interessante forma de explicar sobre o que s?o as hip?teses ? por meio de exemplos. Voc? pode usar diferentes recursos, como question?-los sobre coisas do cotidiano ou situa??es, tal como: questione-os sobre o lanche da escola:

- Algu?m sabe o que ? o lanche da escola hoje?

- Quais os ingredientes que as cantineiras utilizaram?

- Qual a quantidade que elas fizeram de lanche?

 Diga-lhes que o que eles disseram s?o as hip?teses, mas para sabermos se estas respostas  est?o corretas, temos que pesquisar, investigar, sobre elas e ao final da pesquisa n?s vamos descobrir se nossas hip?teses s?o pertinentes ou n?o. Para descobrir estas respostas podemos utilizar diversas estrat?gias de pesquisa:

  • Entrevistar as cantineiras e perguntar-lhes;
  • Ir at? a cantina e observ?-las na prepara??o do lanche;
  • Consultar as anota??es e receitas que elas utilizam, dentre outras.

Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hip?tese sobre sua problematiza??o (sua pergunta) ou, se preferirem, sobre a problematiza??o levantada pelo coleguinha. Veja um exemplo:

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ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? a higiene na inf?ncia?

Alunos

Problematiza??o

Hip?tese

1- Nat?lia de Almeida

Por que precisamos tomar banho e os animais n?o?

Suzana: porque eles n?o t?m banheiro.

2 ? Ana Laura Mendon?a

Por que escovamos os dentes e o meu cachorro n?o escova?

Mariana: porque o alimento dele ? diferente.

3 ? Carla Santiago

Como o piolho vai para a cabe?a da gente?

Murilo: voando.

4 ? Solange Pereira

? verdade que se a gente n?o tomar banho vai dar mau cheiro?

Mateus: Ficar sem banho ? fedido.

5 ? Lidiane Rocha

Por que lavamos as m?os antes das refei??es?

Bruno: para n?o contaminar os alimentos.

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7? Etapa: CRONOGRAMA - Uma aula de 60 minutos.

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Apesar de a execu??o de um projeto de inicia??o cient?fica n?o seguir um planejamento r?gido, um bom planejamento das etapas a serem realizadas ? fundamental para o sucesso do trabalho. O cronograma pode ser constru?do mesmo depois de iniciado o trabalho, assim voc? ter? um par?metro sobre o andamento da pesquisa.

Outra quest?o importante que voc? deve prever ? a sua dura??o: em semestre ou um ano? Assim, voc? poder? determinar a quantidade de aulas necess?rias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente s?o desenvolvidas no contra turno. Como o projeto tem car?ter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma ?rea do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar fa?a um cronograma pr?vio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Exemplo:

  

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QUANDO

O QUE

QUEM

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Agosto

1? aula: aprender o que ? pesquisa.

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Professor orientador e alunos

2? e 3? aula: Defini??o do Tema.

4? aula: Justificativa.

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Setembro

5? aula: Constru??o dos objetivos.

Professor orientador e alunos

6? aula: Elabora??o da problematiza??o.

7? aula: Levantamento das hip?teses.

8? aula: Cronograma das a??es.

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Outubro / Novembro

9? e 10? aula: As fontes de pesquisa.

Professor orientador e alunos

11? aula: As equipes de pesquisadores.

12? a 21? aula: Realiza??o de diferentes estrat?gias de pesquisa.

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Dezembro

22? aula: Confronta??o das hip?teses e dos dados pesquisados.

Professor orientador e alunos

23? aula: Socializa??o dos resultados/culmin?ncia do projeto.

24? aula: avaliando o trabalho.

  

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8? Etapa: AS FONTES DE PESQUISA - Duas aulas de 60 minutos.

Professor, as fontes s?o definidas de acordo com as quest?es que pretendemos responder. Como os alunos est?o envolvidos com o projeto, com certeza o assunto j? extrapolou os muros da escola e chegou at? as fam?lias. O envolvimento dos pais ? muito importante, pois al?m da parceria enriquecer o trabalho ? tamb?m um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as fontes de pesquisa que podem ser ?teis para suas pesquisas.

Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa.

Nessa aula dever?o ser discutidos os seguintes temas:

  • A tipologia das fontes:

Jornais, livros, revistas, entrevistas, fotografias, arquitetura, cartas, m?sicas, dentre outras.

  • Onde consegui-las?

Arquivos, Bibliotecas, internet, etc.

Surge aqui um ?timo recurso para voc?, professor. Um ponto positivo trazido pela internet no campo da pesquisa hist?rica ? o surgimento dos acervos digitais. Tais acervos s?o formados com a  disponibiliza??o, em p?ginas da internet, dos conte?dos existentes nos acervos f?sicos de institui??es de preserva??o de acervos, sejam arquivos, bibliotecas ou museus. Utilizaremos alguns deles nesta fase da pesquisa. 

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 Fa?a bom uso dos acervos digitais!!!

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9? e 10?  Etapas: Pesquisa e an?lise das fontes coletadas ? cinco a oito aulas de 60 minutos

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FORMANDO AS EQUIPES DE PESQUISA E SUBDIVIDINDO OS TEMAS

Professor, ap?s estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as quest?es e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as quest?es levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, voc? poder? dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, ent?o, incumbida de pesquisar um ?nico tema.

Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. N?o permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este ? um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a toler?ncia e a solidariedade.

Escreva as quest?es e as hip?teses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabele?a regras:

  • Os grupos poder?o discutir apenas entre os membros da equipe;
  • Cada equipe dever? estabelecer; quem ser? o coordenador do grupo, quem ser? o relator ou relatores, como far?o a socializa??o.

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Agrupando as quest?es em subtemas.

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ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? a higiene na inf?ncia?

PROBLEMATIZA??O

HIP?TESES

Equipe 1 ? Higiene Corporal

Por que precisamos tomar banho e os animais n?o?

? verdade que se a gente n?o tomar banho vai dar mau cheiro?

Suzana: porque eles n?o t?m banheiro.

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Mateus: Ficar sem banho ? fedido.

Equipe 2 ? Higiene Dental

Por que escovamos os dentes e o meu cachorro n?o escova?

Mariana: porque o alimento dele ? diferente.

Equipe 3 ? Piolho

Como o piolho vai para a cabe?a da gente?

Murilo: voando.

Equipe 4 ? H?bitos de Higiene

Por que lavamos as m?os antes das refei??es?

Bruno: para n?o contaminar os alimentos.

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Professor, faremos  a pesquisa de conte?dos espec?ficos. ? ela que nos fornecer? as refer?ncias gerais sobre o tema estudado. Ou seja: s?o as an?lises j? existentes sobre o tema em quest?o.

Depois de organiz?-los em equipes, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica e solicite que acessem os links a seguir.

  1. Mas, para isso ? necess?rio algumas orienta??es quanto a utiliza??o de informa??es de outras fontes. Lembre-os de registrar: o s?tio pesquisado, a data de acesso, o nome do autor ou autora da informa??o coletada.
  2. Cada equipe dever? pesquisar informa??es relativas a sua ou suas quest?es  buscando verificar se as hip?teses que levantaram s?o verdadeiras ou n?o, para isso dever?o fazer um relat?rio da pesquisa e apresentar posteriormente para a sala. Eles poder?o utilizar a ferramentas do Kword, Tux Paint, do laptop Uca, para registrar e depois, organiz?-las  em uma apresenta??o do Kpresenter (power point) . Mas, se a sua escola n?o participa deste projeto utilize a apresenta??o por meio de cartazes. Veja as sugest?es a seguir:

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Pesquisa de conte?do espec?fico.

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Higiene Corporal

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33532    (acesso em 08/09/2012)

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Higiene Oral

http://www.saliva.com.br/saliva/periodontia/higienizacao (acesso em 08/09/2012)

http://higienebucal.org/  (acesso em 08/09/2012)

V?deo Educativo Infantil ? Higiene Bucal

http://www.youtube.com/watch?v=Oj5S_-w3-IM   (acesso em 08/09/2012)

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Piolho

http://saude.abril.com.br/edicoes/0273/familia/conteudo_133879.shtml   (acesso em 08/09/2012)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22864 (acesso em 08/09/2012)

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Piolho

Fonte imagem: http://omedicoeopaciente.blogspot.com.br/2009/06/piolho-tem-tratamento.html (acesso em 15/09/2012)

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Piolhos, os reis do co?a-co?a

Piolhos??? Sim, ? deles que vamos falar! Seres pequenos que podem ser exterminados com a for?a de uma unha, mas que t?m tudo para se transformar num problema tamanho gigante quando se multiplicam e provocam aquele co?a-co?a na cabe?a. Por mais que pare?a dif?cil combat?-los, n?o se deve desistir da batalha por uma raz?o muito s?ria: esses insetos podem provocar danos ? sa?de.

Os piolhos vivem na superf?cie do corpo de seu hospedeiro (n?s!) e, ao contr?rio do que muita gente pensa, eles n?o voam porque n?o t?m asas. Esses insetos possuem uma garra no ?ltimo segmento das pernas que permite a locomo??o e a fixa??o nos fios do cabelo.

Os machos medem cerca de 2,4 mil?metros e as f?meas um pouco mais, aproximadamente 2,7 mil?metros. Ambos se alimentam de sangue, que, no caso das f?meas, ? indispens?vel para a nutri??o dos ovos. Estes, ali?s, tamb?m s?o chamados de l?ndeas e representam a primeira fase da vida de um piolho, que ? seguida pela fase ninfa (quando saem do ovo) e pela fase adulta (quando est?o prontos para a reprodu??o) ? num ciclo que tem dura??o de quatro semanas.

Cada f?mea pode colocar at? seis ovos por dia! Isso quer dizer que uma cabe?a que abrigue apenas um casal de piolhos em poucos dias ter? d?zias desses moradores indesejados. E, se nada for feito, as d?zias v?o se multiplicar e a?... Bem, a? ? melhor parar com as contas porque j? est? dando uma coceira danada!

Fonte: Revista Ci?ncia hoje das Crian?as /Ano 16 /N? 134 /Abril de 2003

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H?bitos de Higiene

Boas Maneiras com a Turma da M?nica

http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8&feature=related  (acesso em 08/09/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=x3xMVVE0qpo  (acesso em 08/09/2012)

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  • O seguinte s?tio cont?m v?rios v?deos educativos do portal do professor, os quais abrangem os  conte?dos espec?ficos deste projeto:

http://habitoshigieneportalprofessor.wordpress.com/conteudos-multimidia/  (acesso em 08/09/2012)

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Mantenha e, at? mesmo, privilegie o contato das crian?as com o LIVRO!

 Programe tamb?m consultas ao acervo da BIBLIOTECA!!!

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 ATIVIDADE DE CASA

Professor, dentre as fontes de pesquisa, ? importante valorizar os livros, enquanto portadores de textos e fontes confi?veis de informa??es. Por isso, instigue-os a pesquisarem nos livros da biblioteca ou solicite como tarefa de casa que busquem livros, revistas ou jornais impressos sobre o tema. 

Professor, neste momento da aula, os alunos dever?o utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de textos) para digitarem a Tarefa de Casa, cuja proposta ? entrevistar a fam?lia sobre a frequ?ncia dos banhos e escova??o bucal. Pe?a tamb?m que as fam?lias enviem r?tulos dos materiais de higiene pessoal que utilizam. Este material contribuir? com as hip?teses de escrita da turma em outra atividade.

Veja o modelo a seguir:

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 Tarefa de Casa

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? A higiene na inf?ncia?

NOME: ___________________________________

DATA: ___/___/____

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ENTREVISTA COM A FAM?LIA

  1. Quantos banhos di?rios a fam?lia tomam: (   )um  (   )dois  (   )tr?s ou mais
  2. Quando escovam os dentes? (   ) para dormir  (   )ap?s as refei??es
  3. Lavam as m?os (   )para dormir    (   )antes e depois das refei??es/banheiro
  4. Dicas de higiene:
    • ____________________________________________________
    • ____________________________________________________
    • ____________________________________________________

Observa??o: Tragam amanh? ___/___/____ r?tulos de material de higiene pessoal que sua fam?lia utiliza (dentes, orelha, corpo, cabelo e pele)

BOM TRABALHO!

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TRATAMENTO DA INFORMA??O

Professor  aproveite a atividade de casa para trabalhar com Matem?tica. A organiza??o dos dados por meio de gr?ficos ? um excelente recurso para voc? explorar diferentes conceitos matem?ticos: mais, menos, adi??o, subtra??o,  multiplica??o e divis?o. Voc? ter? apenas que adequar ao conte?do que estiver trabalhando.

Se a sua turma ainda n?o trabalhou com gr?ficos fa?a uma introdu??o sobre os diferentes gr?ficos e a sua fun??o. Se poss?vel, recorte de jornais ou revistas usadas e  leve para sala alguns exemplos ou acesse http://office.microsoft.com/pt-br/help/exemplos-de-tipos-de-graficos-HP005262319.aspx para visualizar diferentes tipos de gr?ficos.

O gr?fico poder? ser realizado em uma folha quadriculada ou utilizando o laptop UCA, por meio da ferramenta KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos). A atividade anterior possibilita a elabora??o de 3 pequenos gr?ficos, o que facilita a visualiza??o dos dados:

  • Quantidade de banhos;
  • Hor?rio da escova??o dos dentes;
  • Quando lavam as m?os.

- Proponha situa??es-problema a partir dos gr?ficos elaborados, para que possam ser resolvidas pelos alunos. As atividades contextualizadas a partir de dados concretos s?o mais significativas o que contribui para uma melhor compreens?o e, portanto facilita  a   aprendizagem.

PESQUISANDO

Os materiais coletados dever?o ser alvo de pesquisa, para isso, organize-os e distribua nos grupos. Oriente os alunos sobre a import?ncia  em registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto conste o referencial bibliogr?fico consultado no decorrer da pesquisa.

- Explique-lhes tamb?m  sobre a import?ncia em respeitar a autoria do trabalho, ou seja, ao citar algum trecho escrito por outra pessoa ? fundamental que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem refer?ncia bibliogr?fica em seus trabalhos, veja um exemplo:

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. S?o Paulo: Gaia Editora, 1962.

Tendo em vista que esta ? uma pesquisa de inicia??o cient?fica com crian?as do ensino fundamental inicial, o rigor acad?mico n?o deve ser nosso foco, mas ? importante utilizar a terminologia adequada e a metodologia cient?fica para que eles se familiarizem.

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M?O NA MASSA

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Atividade 1 ? Trabalhando com m?sica

Professor, a m?sica ? um importante g?nero textual e tamb?m uma fonte de pesquisa, pois ela traz  informa??es por meio de uma linguagem l?dica, portanto apresente para a turma a m?sica:

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Piolho 2?O Piolho? de Bia Bedran:      

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Eu tenho os p?s na sua cabe?a

Eu quero que voc? n?o me esque?a

Nunca mais (refr?o)  

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O Aur?lio diz que eu sou inseto sugador

Mas sinto muito amor Por cabelo de anjo

Seja ele qual for

Cabelo loirinho, encaracoladinho

Mas tamb?m pode ser muito lisinho...

Moreno, comprido, escorrido

E tamb?m pode ser, muito curto e crespinho,

Pode ruivo, castanho, pretinho, bem duro,

Qualquer tipo de cabelo me satisfaz

(refr?o)

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Sou muito insistente,

Sou conquistador.

Eu fico resistente aos venenos com que, voc? me viciou...

Xampu, sabonete, vinagre, perfume, creme, neocid, tudo eu acho normal.

Pela homeopatia eu tenho at? a simpatia

Porque ela ? muito mais natural

S? tem duas coisas que v?o me matando

? passar pente fino e m?o me catando

(refr?o)

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Quando sou crian?a

O meu nome ? l?ndea

Mas a minha inf?ncia

Dura pouco demais...

Logo, logo cres?o,

Pra infernizar tudo,

Eu fa?o a minha casa

No teu couro cabeludo.

Eu n?o escolho cabe?a nem classe social,

Pra mim rico, pobre,

? tudo igual!   

   Fonte: http://letras.mus.br/bia-bedran/303149/  (acesso em 08/09/2012)

   

Divida a turma em grupos e distribua a letra da m?sica. Depois, explore oralmente com as crian?as:

- Que inseto aparece na m?sica?

- Qual a sua defini??o no dicion?rio?

- Que nome ele recebe na inf?ncia?

- Onde ele vive?

- Como acabar com esse inseto?

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Atividade 2 - Entrevista

Professor, voc?s j? fizeram uma entrevista como Tarefa de Casa. Nesse momento, proponha uma entrevista feita com as pessoas da escola. Fa?a um levantamento de perguntas com as crian?as e oriente a pesquisa.

Exemplo:

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ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? A higiene na inf?ncia?

ALUNO/A: ___________________________DATA: ___/___/____

ENTREVISTADO/A________________________________________________

1.        Voc? j? teve piolho?

(     ) sim          (     ) n?o   

2.       Quantas vezes?

(     ) somente 1          (     ) mais de 1          (     ) mais de 10   

3.       O que voc? fez para resolver o problema?______________________________

_____________________________________________________________________

Ap?s a coleta de informa??es, construa com a turma um gr?fico dos dados obtidos e analise:

a)      N?mero de pessoas que tiveram piolho

b)      N?mero de vezes que tiveram piolho

c)      Solu??o encontrada para resolver o problema   

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As crian?as perceber?o que algumas pessoas j? tiveram piolho e, assim, descobrir?o a import?ncia de conhec?-lo melhor para saber como combat?-lo.

Analise com os grupos as informa??es trazidas e registre as conclus?es com as crian?as.

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Atividade 3 ? Campanha contra o piolho

Professor, crie uma campanha na escola e se poss?vel amplie para a fam?lia tamb?m. Voc? poder? utilizar alguns recursos:

  • Criar folhetos conscientizando as pessoas sobre os perigos que os piolhos acarretam e as formas de combat?-los;
  • Divulgar nas redes sociais estas informa??es, para isso, consulte o Recurso do Portal http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84  e acesse: Comunica??o virtual e redes sociais. Veja as possibilidades de usos de redes sociais como m?todo alternativo de aprendizagem.

Atividade  4 ? Trabalhando com r?tulos

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Professor, organize a sala em grupos de 4 (quatro) crian?as. Providencie cartolinas suficientes, para colagem do material. Os alunos dever?o selecionar os r?tulos trazidos de casa em agrupamentos, como: ORELHAS, DENTE, CORPO, CABELO E PELE. Logo, dever?o colar o material. Veja um exemplo:

Material de higiene

Fonte: acervo da autora

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Atividade 5? Cruzadinha da Higiene

Cruzadinha 

Fonte: http://evangelizandofeliz.blogspot.com.br/2012/02/higiene-pessoal.html  (acesso em 08/09/2012)

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Atividade 6 -  Higiene e m?sica

Professor, sabemos que o repert?rio musical pode nos auxiliar bastante na alfabetiza??o. Nesse sentido, sugerimos que trabalhe com a m?sica ?1000 Bolinhas de Sab?o? da cantora Aline Barros, que privilegia as quest?es da falta de higiene versus a higiene adequada.

Pe?a aos alunos para acessarem o navegador Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet)o s?tio http://www.vagalume.com.br/aline-barros/1000-bolinhas-de-sabao.html#ixzz1PCiC8S7J que dispor? a letra e m?sica. Os alunos ouvir?o a can??o e posteriormente monte com eles uma coreografia, possibilitando que a crian?a tenha conhecimento de seu pr?prio corpo. Voc? poder? tamb?m registrar este momento utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na ?rea de trabalho do laptop, por meio de fotos e/ou filmagem.

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 1000 Bolinhas de Sab?o Bolha de sab??o

Aline Barros


Diga n?o para a sujeiinha
" N?o ! "
Diga N?o pro chulezinho
- " Hummm ! "
Diga n?o pro carac?o
E pr? melequinha
" ?ca que meleca ! "

Diga sim pro sabonete
- " Yes ! "
Diga sim pro chuveirinho
" AhA ! "
Sim Para a pasta de dente
? t?o bom andar limpinho

Sai Pr? l? inhaquinha
Sai pr? l? inhac?o
Eu tomo banho todo dia
Fazendo um espum?o

Sai Para l? inhaquinha
Sai pra l? inhac?o
Eu me livro de voc?s
Com 1000 bolinhas de sab?o




Fonte: http://www.vagalume.com.br/aline-barros/1000-bolinhas-de-sabao.html#ixzz1PCiC8S7J  (acesso em 08/09/2012)

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 11? Etapa: CONFRONTANDO AS HIP?TESES COM OS DADOS PESQUISADOS - uma aula de 60 minutos.

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Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hip?teses que eles levantaram no in?cio da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hip?teses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

  

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ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? a higiene na inf?ncia

Hip?teses

Descobertas

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Retome com eles se todas as quest?es foram respondidas, se houver alguma d?vida busquem outras fontes e concluam o trabalho.

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12? Etapa: SOCIALIZA??O DOS RESULTADOS/CULMIN?NCIA DO PROJETO?

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Esta etapa ? t?o importante quanto ? realiza??o das pesquisas, pois ela proporcionar? ao aluno perceber que a pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Relat?rio

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RELAT?RIO

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Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? a higiene na inf?ncia

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Aprendemos.....

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Professor, a socializa??o dos trabalhos poder? ser realizada por meio de um mural na escola: o gr?fico com as entrevistas; os cartazes com os r?tulos, o relat?rio e as fotos da coreografia.

  • Exposi??o: trabalhos no mural da escola (gr?fico com as entrevistas; cartazes com os r?tulos; relat?rio; fotos das coreografias).

A exposi??o necessita de uma boa organiza??o e planejamento envolvendo toda a turma. Al?m de exporem devem tamb?m divulgar na escola e convidar as fam?lias para que conhe?am o resultado da pesquisa.

  • Comunica??o sobre as pesquisas realizadas e os resultados.

Qualquer que seja a forma de socializa??o os alunos devem divulgar o que aprenderam com a pesquisa, isto pode ser feito oralmente, em forma de cartazes ou mesmo v?deos produzidos por eles.

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  • Constru??o de um blog para divulga??o do trabalho.

O Blog al?m de promover o interc?mbio virtual entre alunos da escola, socializando a pesquisa tamb?m possibilita o interc?mbio com alunos de outras escolas. Para isso voc? pode utilizar o recurso do Portal do Professor acessando: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 (acesso em 08/09/2012), depois, clicar em "Produ??o de Textos Colaborativos usando a internet".

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Blog  

Outra op??o: http://www.criarumblog.com/pt/  (acesso em 26/08/2012)

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? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realiza??o:

Planejamento

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde ser??
  • Quando?
  • Elaborar convites;
  • Divulgar no jornal da escola;
  • Confeccionar cartazes;

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13? Etapa: AVALIANDO O PROJETO

Professor, o Portf?lio ou Dossi? do Projeto oferecer? um bom material para avalia??o, mas ? importante reservar um espa?o para que os alunos possam conversar e avaliar, n?o s? os resultados, mas o processo, assim voc? ter? elementos para aprimorar seu pr?ximo trabalho.

Eles poder?o fazer por escrito:

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ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU

PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE:

Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? A higiene na inf?ncia

AVALIA??O

Eu aprendi que....

Eu achei mais interessante...

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O que eu n?o gostei....

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Recursos Complementares

Avaliação

Professor, lembre-se que uma aula bem sucedida ? aquela que alcan?ou seus objetivos, o que materializa este percurso ? a avalia??o. O relat?rio sugerido na ?ltima atividade serve de refer?ncia concreta como processo e produto avaliativo. Verifique se os alunos est?o participando de forma a alcan?ar tais metas, como a compreens?o da import?ncia da higiene pessoal. Cuidando de si, n?s poderemos cuidar melhor do colega e do nosso lugar. ? importante a avalia??o coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno.