Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Alimenta??o: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
. Compreender a import?ncia de se adquirir e manter h?bitos saud?veis;
? Identificar h?bitos saud?veis para ter uma melhor qualidade de vida;
? Confrontar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
? Localizar, registrar e analisar informa??es;
? Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
? Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
? Interagir com os pares;
? Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio, do laptop Classmate atrav?s do uso dos programas: Tux Paint, Mozilla Firefox, KWord, bem como algumas estrat?gias: WebQuest, Quiz, dentre outras. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
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Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educa??o B?sica valoriza a constru??o do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.
Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Cient?fica, incentivando os alunos a constru?rem seus pr?prios questionamentos, levantarem suas hip?teses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.
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Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 09/09/2012.
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Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa.
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http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. (Artigo - Projeto de Pesquisa.).
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml. (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequ?ncias did?ticas.).
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).
Acessados em 16/09/2012.
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Ressalte para turma a import?ncia da organiza??o das informa??es no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos Resultados da Pesquisa. ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o ?local? onde ser?o registradas as atividades desenvolvidas. Durante a exposi??o dessa aula, apresentaremos diferentes estrat?gias para cada etapa da Pesquisa, veja alguns exemplos abaixo:
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Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informa??es significativas, organizar as mem?rias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que voc? fa?a a leitura dos textos, postados nos s?tios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos voc? ter? acesso a um conjunto de informa??es sobre diferentes ?Ferramentas de Ensino?, que buscam incluir os alunos no mundo digital.
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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. (Artigo - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem.).
http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades did?ticas para um ensino construtivista.).
Acessados 15/09/2012.
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Professor, o tema poder? surgir de alguma curiosidade dos alunos sobre um fato ocorrido ou ter rela??o com o conte?do estudado.
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Exemplo:
? Alguma crian?a faltou v?rios dias porque passou mal devido a uma alimenta??o incorreta;
? Os alunos ficaram curiosos para investigarem se as atividades f?sicas (jogos e brincadeiras) melhoram a sa?de;
? Os alunos assistiram uma reportagem na TV local, sobre h?bitos saud?veis e se interessaram pelo assunto, dentre outras possibilidades.
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Se surgirem v?rios temas, realize uma vota??o para proceder a escolha, visto que o trabalho realizado com a elei??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercerem o direito de escolha, garantindo responsabilidade e autonomia, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como:
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?tica: debates, di?logos, valores, respeito;
L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (propagandas dos temas, reportagens, relat?rios);
Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos;
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Portanto, para que o Projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Voc? poder? utilizar diversas formas para ?detonar? o tema, ou seja, motivar e/ou despertar o interesse dos alunos.
Com o tema ?O valor dos h?bitos saud?veis?, voc? poder? utilizar diferentes recursos:
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Neste caso, para convidar os alunos ? pesquisa, apresentaremos uma hist?ria divertida sobre H?bitos Saud?veis disponibilizada no canal Kids que retrata a hist?ria de um corpo que foi parar no Procon (org?o oficial de defesa do consumidor). Abaixo, segue o in?cio da hist?ria, para conferi-la na ?ntegra acesse: http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/index.htm.
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Fonte:http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/index.htm. Acesso 10/09/2012.
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Professor, organize a turma em duplas pe?a para desenharem a partir da hist?ria:
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COMO CUIDAR DO CORPO ? ? ? ? ? ? ? |
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COMO N?O CUIDAR DO CORPO ? ? ? ? ? ? ? |
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Apresente os trabalhos no mural da turma.
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Professor, a partir do tema da Pesquisa ?O valor dos h?bitos saud?veis?, converse com os alunos sobre o porqu? estudar o tema escolhido. Cada aluno poder? fazer sua justificativa. Se preferir, pe?a para a turma fazer um texto coletivo justificando o projeto.
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Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html. Acesso 08/08/2012.
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Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre: ?O valor dos h?bitos saud?veis?.
Professor, os alunos dever?o registrar os objetivos em uma folha de papel A3 para ser anexada ao ?Dossi??, ou realizar essa atividade diretamente no recurso tecnol?gico escolhido, caso seja essa a forma de registro. Voc? pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhar? a escrita a partir de um contexto significativo.
Professor, os alunos poder?o eleger os objetivos pela Wiki. (A Wiki ? uma ferramenta para aplica??es colaborativas da Web que possibilita, dentre outras, a edi??o coletiva de conte?dos na rede.).
Veja mais detalhes pelos links abaixo:
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Sugest?es de v?deo e sites sobre informa??es do que ? uma Wiki:
http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. (V?deo - O que ? uma Wiki?).
http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:O_que_%C3%A9_um_Wiki. (Wikcion?rio: O que ? uma Wiki?).
http://www.futuroprofessor.com.br/wiki-e-ensino. (S?tio que fala sobre Wiki e a aplica??o no ensino.).
Acesso em 17/09/2012.
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Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de uma Wiki. ? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.
Veja alguns exemplos abaixo de objetivos:
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Objetivos do Projeto: o que n?s queremos com esta Pesquisa ? . Compreender a import?ncia de se adquirir e manter h?bitos saud?veis; ? Identificar h?bitos saud?veis para ter uma melhor qualidade de vida; . Aprender a realizar uma Pesquisa; . Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias. ? ? |
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Nesse momento da Pesquisa, os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m cabe descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.
Essa ? a etapa da Problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do.
Para isso, organize os alunos, em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre ?O valor dos h?bitos saud?veis?.
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? Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:
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O que eu quero saber sobre o valor dos h?bitos saud?veis ?... ? _________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ? ? (DESENHO/RECORTES) ? ?
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Se preferir, os alunos poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (Metasys > Edusyst > Arte > M?sica > Pintura digital) no laptop. Eles tamb?m poder?o utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.
Professor, no pr?prio quadro ou em uma tabela do programa KWord, fa?a um agrupamento dos questionamentos levantados.
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? ALUNO ? |
QUESTIONAMENTO |
Jo?o Emanuel |
? O que devemos comer para ficarmos saud?veis? |
Isabella |
? Nosso corpo precisa se exercitar ou descansar? |
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Se optar por registrar a pesquisa em um Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.
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Utilize a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor:
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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. (Aula do Portal - Vamos criar um blog da turma?).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. (Aula do Portal - Criando um blog.).
Acesso 10/09/2012.
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Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.
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http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. (V?deo - Cursos de Blogs - Aula 1.).
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY (V?deo - Cursos de Blogs - Aula 2.).
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. (V?deo - Como criar um Blog.).
http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html (Blog que traz texto sobre o blog da turma.).
Acesso 11/09/2012
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Professor, ? importante que os alunos percebam a fun??o do Blog e a sua relev?ncia para o registro e a divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que a turma dever? acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? necessita desempenhar.
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Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:
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?O que os alunos j? sabem sobre os h?bitos saud?veis??
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? o momento ideal para os alunos dizerem os seus conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responderem as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.
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- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?
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Para tanto, solicite que cada aluno busque responder a quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. Se preferir, troque a problematiza??o para que os colegas tentem responder a quest?o do outro. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja o exemplo a seguir:
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? ALUNO ? |
QUESTIONAMENTO |
? HIP?TESES |
Jo?o Emanuel |
? O que devemos comer para ficarmos saud?veis? |
Isabella ? Frutas e bolachas. |
Isabella |
? Nosso corpo precisa se exercitar ou descansar? |
Jo?o Emanuel ? Precisa fazer os dois. |
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Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: ?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??.
O envolvimento dos pais ? muito importante, pois al?m da parceria enriquecer o trabalho ? tamb?m um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as Fontes de Pesquisa.
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ATIVIDADE DE CASA PARA A FAM?LIA ?
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No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram. A partir das respostas voc? pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:
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Matem?tica- tratamento da informa??o: gr?ficos, tabelas, situa??es-problema envolvendo as opera??es que est? trabalhando.
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Para isso, ? medida que forem relatando, registre na lousa o resultado. Veja um exemplo:
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FONTES DE PESQUISA |
N?MERO DE PAIS QUE CITARAM |
01-Jornais |
12 |
02-Livros |
16 |
03-Revistas |
08 |
04-Internet |
15 |
05-Entrevista |
07 |
06-Trabalho de Campo |
03 |
07-Fotos |
03 |
08-V?deos |
06 |
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Para elaborar o gr?fico, verifique se eles j? conhecem. Se necess?rio leve para a sala de aula, jornais ou revistas usadas que tenham gr?ficos e solicite que analisem, depois explore com eles o objetivo do gr?fico. Outra possibilidade ? pedir que acessem na internet um sitio sobre gr?ficos.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste Projeto, leve-os at? ao Laborat?rio de Inform?tica e solicite que acessem um artigo sobre a constru??o de diferentes tipos de gr?ficos:
http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx. Acesso em 15/08/2012.
Veja a seguir um exemplo de gr?fico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabula??o dos dados, na mesma. Voc? pode utilizar tamb?m uma folha de papel quadriculada.
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Fonte: Acervo da autora.
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Situa??es-problema elaboradas a partir do gr?fico:
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Estimativa Resolu??o ? ? |
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Estimativa Resolu??o ? ? |
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Estimativa Resolu??o ? ? |
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Professor, de acordo com OMS (Organiza??o Mundial da Sa?de) ?Sa?de ? um estado de completo bem-estar f?sico, mental e social?.
Com base nesse conceito, pretendemos, com as atividades seguintes, abordar a tem?tica da sa?de que ? muito ampla, a partir do trabalho sobre ?H?BITOS SAUD?VEIS?.
Professor, solicite que os alunos expliquem o que entendem sobre sa?de. Eles poder?o produzir um acr?stico da palavra sa?de e constru?rem um cartaz utilizando desenhos e gravuras para ilustrarem a explica??o. O objetivo nesse momento ? verificar os conhecimentos pr?vios que os alunos j? trazem sobre a tem?tica.
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Exemplo:
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Fonte: Acervo da autora.
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A seguir, dialogue com a turma, veja um exemplo:
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?Cada um sabe o que pode fazer para cuidar da sua sa?de??
Escovar os dentes e visitar o dentista regularmente, dormir bem, praticar atividade f?sica, estar atento aos alimentos que comem... Ufa, a lista parece n?o ter fim!
Mas uma forma de resumir toda essa lista ? dizer somente uma coisa: Para cuidar do nosso corpo devemos ter H?BITOS SAUD?VEIS, isto ?, que fazem bem para n?s.
Quando somos crian?as, nossos pais precisam a todo o momento nos lembrar deles:
_ Menina, v? escovar os dentes!
_ Menino, deixe de comer tantas guloseimas...
Mas, ? medida que ficamos mais velhos nos tornamos respons?veis por n?s mesmos. ?Passamos a nos cuidar, dia ap?s dia, sem que nossos pais precisem nos lembrar?.
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Indague aos alunos:
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? Quais dos seus h?bitos s?o importantes para o bem-estar do seu corpo?
? Existe algo que voc? considera importante para o seu bem-estar e que os seus pais ainda precisam lembr?-lo de fazer?
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Adiante, apresente uma hist?ria em quadrinhos:
Voc?s conhecem o Casc?o, n?o conhecem? Ser? que, como ele, voc? tamb?m tem algum h?bito que n?o deve servir de exemplo para ningu?m?
Leia esta hist?ria em quadrinhos, que mostra mais uma das aventuras do Casc?o, que n?o costuma tomar banho.
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Fonte: NIGRO, Rog?rio G., CAMPOS, Maria Cristina da C.. Aprendendo sempre ci?ncias: 2? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: ?tica, 2008.
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Em seguida, solicite que cada aluno fa?a uma hist?ria em quadrinhos para mostrar, de forma bem-humorada, um h?bito que ele sabe que deve mudar ou um h?bito que ele acha que deve adquirir.
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Fonte: Acervo da autora.
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Atrav?s dessa atividade estimulamos o aluno a fazer uma an?lise de seus h?bitos e assumir o que faz e o que tem consci?ncia de que n?o deveria fazer. Ao mesmo tempo, estimulamos o aluno a refletir sobre h?bitos que considera que deveria come?ar a desenvolver. Isso pode representar um primeiro passo para uma mudan?a consciente de h?bitos. Incentive os alunos a compartilharem suas produ??es com os colegas.
Para isso, eles podem afixar as hist?rias em quadrinhos produzidas no MURAL DA TURMA. Os alunos podem ainda serem encorajados a explicarem aos colegas as hist?rias que fizeram, explicitando assim a an?lise que fazem dos seus h?bitos.
A seguir proponha ? turma um jogo chamado H?BITOS OPOSTOS.
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O objetivo desse jogo pode servir muito bem para a nossa pr?pria vida: acumular uma s?rie de h?bitos que podem contribuir para o nosso bem-estar.
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Conhe?a o jogo:
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1. Primeiro organize a turma em duplas e oriente os alunos a fazerem as cartas do baralho. Ser?o dois tipos de cartas: um de h?bitos recomendados (por exemplo, tomar banho frequentemente), outro de h?bitos n?o recomendados (por exemplo, n?o tomar banho).
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Fonte: Acervo da autora.
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2. Para cada carta criada, fa?a uma c?pia id?ntica. Assim o baralho sempre ter? uma carta repetida.
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Oriente a dupla como jogar:
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? Com um colega embaralhe as cartas e coloque todo o baralho sobre uma mesa, com as cartas viradas para baixo.
? Sorteie uma carta. Seu colega sorteia outra. Virem as cartas ao mesmo tempo.
? Quem tirou uma carta de h?bito recomendado fica com essa carta. Quem tirou uma carta de h?bito n?o recomendado devolve essa carta ao monte e embaralha novamente.
? Fa?a um novo sorteio e compare as cartas. Se um de voc?s retirar uma carta de um h?bito recomendado repetida, deve devolv?-la ao baralho.
? O objetivo de cada jogador ? acumular o maior n?mero de cartas de diferentes h?bitos recomendados.
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A partir dos conhecimentos pr?vios dos alunos e das atividades anteriores, os alunos j? identificar?o alguns h?bitos saud?veis, como: alimentar-se bem, cuidar da higiene, praticar atividade f?sica, dentre outros.
Desse modo, apresentaremos atividades que abordar?o essas tem?ticas:
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Professor, explique ? turma que o nosso corpo ? comparado a um carro que precisa de combust?vel para funcionar, ou seja, precisamos de alimentos para crescer, movimentar, ter sa?de e energia para viver.
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Providencie folhetos de propagandas de supermercados, mercearias, sacol?es, padarias e outros lugares que vendem alimentos. Organize uma folha de papel com duas tabelas e pe?a para cada aluno responder por meio de recortes e colagens. Mais adiante, voltaremos nessa atividade.
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Antes de apresentar imagens ou v?deos que evidenciam diferentes tipos de alimenta??o, formule alguns questionamentos para a turma:
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Para esclarecer sobre estas quest?es, segue abaixo v?rios v?deos sobre alimenta??o saud?vel, escolha de acordo com a faixa et?ria dos alunos e solicite que os alunos utilizem seus laptops ou tablets para acessarem os s?tios.
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http://www.youtube.com/watch?v=uZAf9XMwqfg&feature=related.
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http://www.youtube.com/watch?v=M0gsuQtNZ4I&feature=related
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http://www.youtube.com/watch?v=nwssAbMMq5Y&feature=related
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http://www.youtube.com/watch?v=drDcYtwFYyM&feature=related
Acessados em 10/09/2012.
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ATIVIDADE
Sugira que os alunos montem uma tabela com os alimentos que eles ingerem ao longo de uma semana, como mostra o modelo abaixo:
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Fonte: Acervo da autora.
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Oriente a turma a acrescentar no espa?o de observa??es os alimentos ingeridos nos intervalos entre as refei??es, como balas, chocolates e salgadinhos. Ao final da semana de coleta de dados, discuta a qualidade da alimenta??o do grupo e o que ainda falta melhorar para que todos garantam a quantidade de nutrientes necess?ria ao bom funcionamento do organismo.
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Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/prato-bem-feito-687723.shtml. Acesso 10/09/2012.
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Professor, para trabalhar com conceitos como pir?mide alimentar e fun??o dos alimentos, acesse uma aula de minha autoria: O que ? pir?mide alimentar e qual a import?ncia de se ter uma alimenta??o saud?vel e balanceada?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34699. Acesso 10/09/2012.
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Professor, convide um profissional da ?rea da nutri??o para explicar sobre os alimentos que devemos consumir em maior quantidade e o quais devemos moderar. Pe?a para os alunos escreverem suas perguntas/d?vidas antecipadamente, e estabele?a com eles os combinados da turma durante a realiza??o da entrevista. Converse com o profissional e verifique com ele se ele autoriza gravar a entrevista. Se n?o tiver problema, pe?a para os alunos registrarem o momento utilizando o tablet ou alguns recursos do laptop, como, por exemplo: c?mera para fotografar, filmar e KRecord (gravador de ?udio).
Para fotografar utilize a C?mera dos laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?m?quina de retrato? tira uma foto atrav?s da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos.
Se preferir, registre em forma de v?deo ( Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?.
Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a grava??o de sons. Para acessar o programa, KRecord, siga as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Multim?dia > Editores de ?udio > KRecord).
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Fonte: Acervo da autora.
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Para salvar o som, clique no menu Arquivo, escolha a op??o Salvar, escolha a pasta desejada e ent?o digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.
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Ap?s, a entrevista, retome ? primeira atividade: EU GOSTO DE COMER X EU N?O GOSTO DE COMER ou se preferir, retome a atividade anterior ? Tabela de alimentos durante a semana.
Pe?a para a turma analisar a seguinte quest?o:
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Pe?a para os alunos voltarem ?s atividades e circularem de azul o que eles devem consumir menos e de laranja o que devem consumir mais.
Em seguida, oriente os alunos a completarem com desenhos ou colagens, os seguintes quadros:
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A TURMA PRECISA COMER MAIS: ? ? ? ? ? ? ? |
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A TURMA PRECISA COMER MENOS: ? ? ? ? ? ? ? |
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O resultado final, poder? ser apresentado para a turma em um mural da sala ou por meio de ?lbum online, como por exemplo, o Fotolog (Fotolog: ? semelhante aos Blogs convencionais com a diferen?a de que no Fotolog a predomin?ncia ? de fotos, em vez de texto.).
Al?m da busca de imagens existentes na internet, que podem ser fotografias, pinturas, ilustra??es, ?cones, tamb?m ? importante a digitaliza??o de fotos/imagens em papel, para poderem ser trabalhadas, retocadas e editadas no computador.
Para sua digitaliza??o ? geralmente usado um equipamento chamado Scanner. (Scanner: ? um aparelho de leitura ?tica que permite converter imagens, fotos, ilustra??es e textos em papel para um formato digital que pode ser manipulado em computador.).
Nesse sentido, se na sua escola possuir um Scanner, organize as imagens dos alunos para serem scanneadas e posteriormente serem apresentadas no Fotolog.
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Outras atividades:
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1. Pe?a que a turma elabore uma dieta ideal, que contemple todos os nutrientes ao longo das refei??es de um dia.
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2. Sugira a compara??o dos card?pios de lanchonetes fast food com o card?pio de uma alimenta??o considerada saud?vel.
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Professor, abaixo exemplificaremos sugest?es para se trabalhar com frutas, uma vez que partimos do princ?pio de que as crian?as precisam comer de tr?s a quatro por??es de fruta por dia. No entanto, voc? poder? adaptar as atividades para se trabalhar outros tipos de alimentos, como: verduras, legumes e/ou trabalhar esses alimentos juntamente com as frutas.
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Organize a turma em pares e pe?a para os alunos dialogarem sobre as seguintes quest?es:
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Em seguida, divida a turma em trios. Cada trio entrevistar? dois alunos para descobrir que frutas fazem parte de seus h?bitos alimentares. (Poder? entrevistar um colega de outra turma.). Providencie um roteiro de entrevista.
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Exemplo:
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ENTREVISTA ?
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A seguir, comece analisar os dados da entrevista:
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Diga aos alunos que os dados obtidos nas entrevistas podem ser organizados em gr?ficos. Os gr?ficos s?o representa??es que nos ajudam a observar e a comparar dados.
Pe?a para cada trio elaborar 3 gr?ficos sobre:
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1) Como consomem frutas
2) Onde consomem frutas
3) Fruta preferida
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Observe o exemplo:
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Fonte das imagens: Acervo da autora.
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Professor, juntamente com os alunos, descubram, nos gr?ficos, informa??es sobre o consumo de frutas no grupo de alunos entrevistados.
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Veja a resposta a partir do exemplo de gr?fico acima:
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A maioria dos alunos consome frutas na forma de sucos;
A maioria dos alunos consome frutas na escola;
As frutas preferidas s?o: laranja e uva;
A fruta que os entrevistados gostam menos ? cupua?u.
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Professor, elabore um bilhete para os pais pedindo que enviem duas frutas para realizar a atividade (duas laranjas, duas bananas,...). Organize o bilhete de forma que as variedades e quantidades de frutas sejam proporcionais. Depois de recolhidas as frutas, com o objetivo de observar e experimentar, organize com os alunos, um ambiente para degusta??o.
Pe?a que eles observem todas elas atentamente. Ap?s a observa??o, pe?a que os alunos, um por vez, peguem uma determinada fruta, observem suas caracter?sticas e no final respondam:
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Adiante, prepare/corte as frutas para degusta??o.(Professor, pode ser que alguns alunos experimentem determinadas frutas pela primeira vez. ? poss?vel que, ao observarem os colegas provando as frutas, sintam-se animados a apreciarem tamb?m.).
Terminadas as degusta??es, se poss?vel, leve os alunos at? a cozinha da escola, para preparar uma salada de frutas. Lave as frutas na frente dos alunos, inclua-os nesta tarefa e, com isso, trabalhe a import?ncia de lavar as m?os e higienizar os alimentos, antes do seu preparo e consumo, relacione esses h?bitos a manuten??o da sa?de. Voc? poder? pedir ajuda aos alunos apenas para descascar algumas frutas e voc? descascar? as outras, mais dif?ceis para eles. Em seguida, prepare com os alunos, a salada. Depois de pronta, sirva-a para todos (se preferir deixe-a gelar por alguns minutos.).
Para finalizar, converse com a turma sobre a import?ncia de se comer frutas, para a sa?de. Ou?a os coment?rios e pergunte se a salada de frutas ficou boa. Sugira que fa?am essa receita em casa com os pais.
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Professor, explique que pomar ? um espa?o onde se tem ?rvores frut?feras. Proponha a constru??o de um pomar na escola juntamente com os alunos. Para tanto, eleja pelo menos duas frutas preferidas da turma e se na sua escola tiver um espa?o com terra, providencie mudas para o plantio.
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Fonte:
Imagem laranjas - http://flickrhivemind.net/Tags/laranja,pomar/Interesting. Acesso 10/09/2012.
Imagem morangos - http://leituragastronomica.wordpress.com/2009/10/20/morangos-romanov/pe-de-morango/.Acesso 10/09/2012
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Professor, solicite que os alunos acessem o seguinte s?tio http://www.canalkids.com.br/higiene/index.php3 por meio do laptop ou tablet e leiam uma hist?ria divertida sobre a higiene. Acesso 10/09/2012.
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Fonte: http://www.canalkids.com.br/higiene/index.php3. Acesso 10/09/2012.
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Professor, oriente os alunos a realizarem uma atividade sobre higiene por meio de uma WebQuest.
A WebQuest ? uma atividade did?tica para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informa??o na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e cr?tico dos alunos, como tamb?m estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest ? desenvolver a Pesquisa dos alunos em sites da Internet com crit?rios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo dispon?vel, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, ? importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
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Os s?tios abaixo ajudar?o a compreender melhor sobre WebQuest.
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http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233. (Texto - O que ? WebQuest?.).
http://www.slideshare.net/marise/o-que-webquest. (Slides - O que ? WebQuest.).
http://webeduc.mec.gov.br/webquest/. (Portal do Minist?rio da Educa??o - Recursos da internet para a educa??o.).
Acessados 15/09/2012.
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O s?tio abaixo mostra como criar uma WebQuest:
http://www.youtube.com/watch?v=Hgz8lZgNJMM. Acesso 15/09/2012.
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A seguir, o exemplo de uma WebQuest sobre "H?BITOS SAUD?VEIS" abordando a tem?tica da higiene, com as seguintes orienta??es: INTRODU??O - TAREFAS - PROCESSO - AVALIA??O - CONCLUS?ES
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Fonte das imagens:
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=1. (WebQuest - Introdu??o)
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=2. (WebQuest - Tarefas)
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=3. (WebQuest - Processo)
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=4. (WebQuest - Avalia??o)
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=5. (WebQuest - Conclus?es)
Acesso 15/09/2012.
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Professor, nesse momento, proponha uma avalia??o dos h?bitos de higiene e sa?de, por meio de um jogo de pontua??o.
Providencie a folha abaixo para cada aluno.
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Fonte: Acervo da autora.
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A seguir, sugerimos algumas atividades:
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Fonte das imagens: https://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce/higiene. Acesso 10/09/2012.
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Professor, o v?deo da m?sica trabalhada na atividade acima se encontra dispon?vel no s?tio: http://www.youtube.com/watch?v=cTycyMhBPY8
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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cTycyMhBPY8. Acesso 10/09/2012.
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Professor nos s?tios abaixo voc? encontra diversas atividades sobre higiene:
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http://viverarteeducar.blogspot.com.br/p/alfabetizacao-higiene-e-saude.html. (Blog que oferece atividades sobre higiene e sa?de.).
http://paraisodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2011/07/bingo-da-higiene-pessoal.html. (Blog que apresenta um bingo sobre a higiene pessoal.).
http://paraisodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2011/07/trilha-da-higiene-pessoal.html. (Blog que disponibiliza o jogo: trilha da higiene pessoal.).
Acesso 10/09/2012.
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Exemplos:
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Fonte das imagens:http://viverarteeducar.blogspot.com.br/p/alfabetizacao-higiene-e-saude.html. Acesso 10/09/2012.
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Professor, para propor momentos em que os alunos vivenciem atividade f?sica, trabalhe interdisciplinarmente com professor da ?rea de Educa??o F?sica.
Como sabemos alimenta??o saud?vel e higiene, n?o garantem sozinhas, qualidade de vida, ? necess?rio se MEXER. Veja uma reportagem:
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Fonte: http://pioxiicolegio.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Figura11.jpg. Acesso 10/09/2012.
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Professor, durante o Projeto propicie momentos para os alunos praticarem atividades f?sicas. Sugerimos:
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As atividades seguintes t?m a finalidade de desenvolver e conscientizar os alunos e a comunidade, sobre a import?ncia da atividade f?sica para a promo??o da sa?de e melhoria da qualidade de vida.
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Professor, organize no calend?rio da escola duas caminhadas com a fam?lia. Esse momento ? oportuno para aproximar a fam?lia da escola, bem como garantir aos alunos e comunidade momentos de atividade f?sica. A caminhada poder? ser realizada em um parque ou pra?a que disponibilize pista para caminhar.
Professor, para fechar a caminhada com chave de ouro, seria interessante solicitar que as fam?lias levassem frutas, para que ao final da caminhada todos se confraternizassem.
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Observa??o: No dia da caminhada s?o necess?rias algumas pessoas para ficarem respons?veis pelo preparo das frutas, enquanto os alunos/fam?lia caminham.
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Na semana da caminhada, prepare um bilhete para as fam?lias lembrando:
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? dia da caminhada;
? hor?rio;
? como os alunos devem se vestir (camisa fresca, short, t?nis, bon?);
? o que n?o se pode esquecer: protetor solar e garrafa d??gua;
? frutas.
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Abaixo, algumas fotos da caminhada com a fam?lia realizada com os alunos da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia - ESEBA/UFU
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Fonte das imagens: http://www.eseba.ufu.br/interna.php?referencia=fotos&galeria=23. Acesso 10/09/2012.
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?Os Jogos Cooperativos, ao promoverem um tipo de rela??o com o outro baseado n?o na competi??o, mas antes na capacidade de cooperar, poder?o constituir um valioso instrumento na forma??o do cidad?o. Em lugar de um modelo de atua??o em que o indiv?duo est? em competi??o com o mundo, os Jogos Cooperativos ajudam a desenvolver uma rela??o com o exterior, baseada no respeito e no agir com o outro em prol de um objetivo coletivo?.
Fonte: http://www.jogoscooperativos.com.br/Revista_na_Escola.htm. Acessado em 05/09/2012.
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Exemplos:
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O s?tio http://educrianca.blogspot.com.br/2011/01/jogos-cooperativos.html explica os exemplos acima e os s?tios seguintes trazem novos exemplos e informa??es:
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http://ludiconaeducacao.blogspot.com.br/2008/05/jogos-cooperativos.html. (Blog que traz informa??es sobre jogos cooperativos.).
http://www.projetocooperacao.com.br/2010/10/26/tipos-e-categorias-de-jogos-cooperativos-terry-orlick/. (Blog que disponibliza o projeto sobre coopera??o.).
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Professor, ao sugerirmos atividades como torneios e/ou campeonatos ? com o objetivo de estimularmos a pr?tica de atividade f?sica e n?o somente a competi??o exacerbada.
Lembramos que o momento deve ser prazeroso, o que implica em uma sa?de completa (f?sica-mental).
Nesse sentido, converse com a turma e deixe os alunos proporem sobre qual modalidade ser? o torneio e/ou campeonato. Se necess?rio, realize uma vota??o.
Uma dica para contemplar diversas opini?es, seria realizar a cada m?s um torneio.
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Fonte das imagens:
Peteca - http://www.kitsegifts.com.br/loja/peteca-p-344.html
Bola de Basquete - http://www.edukbr.com.br/kiagito/quadra_de_esportes/janela_basquete.asp
Bola de Futsal - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/futsal/futsal.php
Bola de V?lei - http://educacaofisicabb.blogspot.com.br/2011/07/voleibol.html
Acessadas em 09/09/2012.
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Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir um ?Quiz? sobre todos os conte?dos abordados na tem?tica: H?BITOS SAUD?VEIS. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material did?tico que funciona como uma esp?cie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.
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http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/. (O texto comenta o que ? um Quiz e cont?m instru??es de como criar um.).
http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8. (V?deo: Como fazer um Quiz/jogo com o Power Point.).
http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html. ( Blog que explica como criar um QUIZ - joguinho legal.).
http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related. (V?deo: Quiz - Apresenta??o Power Point.).
Acessados 10/09/2012.
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Professor, o Quiz poder? ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competi??o entre os participantes, que poder?o se sentir estimulados ao desafio de aprender na intera??o com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por m?ltipla escolha, verdadeiro ou falso.
Nesse sentido, organize a turma em dois grupos e pe?a para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder.
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VEJA UM EXEMPLO DE QUIZ:
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Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/infografico/quiz-voce-mantem-habitos-saudaveis-35816.html . Acesso 10/09/2012.
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Professor, nesse momento, organize a turma em tr?s grupos, pois os estudantes far?o um registro que deve ser organizado em tr?s blocos: dicas de higiene, de alimenta??o e de atividade f?sica.
Pe?a que elaborem cartazes, panfletos ou folder com imagens que representem H?BITOS SAUD?VEIS. Antes, por?m, ? preciso orient?-las quanto ? adequa??o da m?dia impressa.
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Solicite que cada grupo explique o panfleto que produziu e avalie o trabalho dos outros. No dia da apresenta??o do trabalho acontecer? a panfletagem.
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Para aprender como criar um panfleto acesse:
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http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related. (V?deo: Criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4.).
http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/. (Blog que explica como fazer no word - Panfletos, folders, livretos, convites, flyers.).
Acesso 09/09/2012.
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Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribu?dos pela escola.
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Fonte: Acervo da autora.
Com o t?rmino das atividades pe?a para os alunos escreverem um pequeno texto com base na quest?o: "Voc? mudou algum h?bito no seu dia a dia desde o in?cio da aula?". Pe?a que expliquem quais foram as mudan?as e por que elas ocorreram.
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CONFRONTANDO AS HIP?TESES COM OS DADOS PESQUISADOS
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Professor, depois de realizar as investiga??es, retome com seus alunos as hip?teses que eles levantaram no in?cio da Pesquisa e solicite que as confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hip?teses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.
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Escola de Educa??o B?sica da UFU ? Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: O valor dos h?bitos saud?veis |
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Hip?teses |
Descobertas |
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Retome com os alunos se todas as quest?es foram respondidas, se houver alguma d?vida solicite aos alunos, que busquem outras fontes e concluam o trabalho.
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Esta etapa ? t?o importante quanto a realiza??o das Pesquisas, pois ela propiciar? ao aluno perceber que a Pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for aplicado por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:
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? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realiza??o:
Defina com os alunos, o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo.
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Se poss?vel, filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
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Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
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Conhecimento do tema estudado;
Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
Participa??o nas atividades propostas;
Compreens?o do processo de Pesquisa.
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Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
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Exemplo:
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Ou se preferir, prepare uma ficha para os alunos responderem sobre o projeto.
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? QUE BOM (O que foi interessante) ? ? ? ? ? QUE PENA (O que n?o deu certo ou poderia ser revisto) ? ? ? ? ? QUE TAL (Sugest?es) ? ? ? ? |
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html .(Jogo da pir?mide alimentar.).
Acesso 10/09/2012.
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http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle.).
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/cuidando-proprio-corpo-623358.shtml. ( Sequ?ncia did?tica - Cuidando do pr?prio corpo.).
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/saude-bucal-623077.shtml. (Sequ?ncia did?tica - Sa?de Bucal.).
Acesso 10/09/2012.
A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/Aula ?O valor dos h?bitos saud?veis?, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.