Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? Compreender a import?ncia de se valorizar e respeitar o outro;
? Identificar semelhan?as e diferen?as entre os pares;
? Confrontar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
? Localizar, registrar e analisar informa??es;
? Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
? Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
? Interagir com os pares;
? Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio, do laptop Classmate atrav?s do uso dos programas: Tux Paint, Mozilla Firefox, KWord, bem como algumas estrat?gias: Blogs, Podcast, E-mails. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
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Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educa??o B?sica valoriza a constru??o do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.
Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Cient?fica, incentivando os alunos a constru?rem seus pr?prios questionamentos, levantarem suas hip?teses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.
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Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/09/2012.
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Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa.
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http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa.).
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequ?ncias did?ticas.).
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383 (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).
Acessados em 09/09/2012.
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Ressalte para turma a import?ncia da organiza??o das informa??es no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos Resultados da Pesquisa. ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o ?local? onde ser?o registradas as atividades desenvolvidas. Durante a exposi??o dessa aula, apresentaremos diferentes estrat?gias para cada etapa da Pesquisa, veja alguns exemplos abaixo:
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Professor, o tema poder? ter rela??o com o conte?do estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, os alunos ficaram curiosos com a seguinte quest?o: Por que algumas pessoas se parecem e outras n?o?
Se surgirem v?rios temas, realize uma vota??o para proceder a escolha, visto que o trabalho realizado com a elei??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercerem o direito de escolha, garantindo responsabilidade e autonomia, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como:
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?tica: debates, di?logos, valores, respeito;
L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (propagandas dos temas, reportagens, relat?rios.);
Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos;
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Portanto, para que o Projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Voc? poder? utilizar diversas formas para ?detonar? o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.
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Com o tema ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as?, voc? poder? utilizar diferentes recursos:
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Neste caso, utilizaremos uma conta??o de hist?ria para convidar os alunos ? Pesquisa.
Sugerimos os seguintes livros:
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Fonte das imagens:
Livro 2 - http://bibliotecasps.blogspot.com.br/2011/03/sugestao-de-leitura-infantil-viver-em.html.
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Sinopse MEXERICA E FOLHINHA: Trata de maneira primorosa o universo da semelhan?a e da diferen?a. Possibilita ao pequeno cidad?o a compreens?o de que cada um possui a sua singularidade, as suas caracter?sticas. Possibilita ao professor ferramentas l?dicas, a fim de ampliar o universo individual de cada leitor. Trata-se de uma ?tima ferramenta de ensino e reflex?o, de um belo tema a ser explorado.
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Sinopse VIVER EM SOCIEDADE - AS DIFEREN?AS: Respeitar as diferen?as f?sicas, valorizar outras culturas e escolhas religiosas alternativas, assim como sensibilizar o pequeno cidad?o para a import?ncia da solidariedade s?o os principais aspectos que integram a estrutura deste livro.
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Sinopse AMIGOS: O livro ?Amigos? n?o tem brechas para diferen?as, sejam elas culturais, raciais, ?tnicas, de peso, ou de altura. A mensagem inspira crian?as a respeitar as diferen?as e o outro. A hist?ria narra o encontro de diferentes culturas num ambiente alegre e descontra?do e cheio de mensagens de amizade.
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A partir da conta??o de hist?ria converse com a turma:
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? O que voc?s acharam da hist?ria?
? Quais s?o suas caracter?sticas principais?
? Voc? conhece algu?m que se parece com voc? em algum aspecto?
? Olhe para o colega do lado e converse sobre as suas semelhan?as e diferen?as e apresente ? turma.
Em seguida, solicite aos alunos que fa?am um desenho representando o que mais gostaram da hist?ria. Os desenhos poder?o ser feitos ? m?o em uma folha de papel ou se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Tux Paint ((Metasys > Edusyst > Arte > M?sica > Pintura Digital) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis.
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Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Organize-os e oriente-os a registrarem em uma folha de papel, a justificativa do Projeto.
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Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html. Acesso 08/08/2012.
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Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre as semelhan?as e diferen?as de cada um.
Prepare um mural na sala de aula e registre nele os objetivos tra?ados pelos investigadores.
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Professor, os alunos poder?o eleger os objetivos pela Wiki. (A Wiki ? uma ferramenta para aplica??es colaborativas da Web que possibilita, dentre outras, a edi??o coletiva de conte?dos na rede.).
Veja mais detalhes pelos links abaixo.
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Sugest?es de v?deo e sites sobre informa??es o que ? Wiki:
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http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. (V?deo - O que ? um Wiki?).
http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:O_que_%C3%A9_um_Wiki.(Wikcion?rio: O que ? um Wiki?).
http://www.futuroprofessor.com.br/wiki-e-ensino.(S?tio que fala sobre Wiki e a aplica??o no ensino.).
Acessados 15/09/2012
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Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Wiki. ? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.
Veja alguns exemplos abaixo de objetivos:
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Objetivos do Projeto: o que n?s queremos com esta Pesquisa ? . Compreender a import?ncia de se valorizar e respeitar o outro; ? Identificar semelhan?as e diferen?as entre os pares; . Aprender a realizar uma Pesquisa; . Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias. ? ? |
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Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.
Essa ? a etapa da Problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre o tema: ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as?.
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? Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:
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O que eu quero saber sobre o tema: ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as??... ? _________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ? ? ? ? ? (DESENHO/RECORTES) ? ?
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Se preferir os alunos poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (Metasys > Edusyst > Arte > M?sica > Pintura digital) no laptop. Eles tamb?m poder?o utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.
Professor, no pr?prio quadro ou em uma tabela do programa KWord, fa?a um agrupamento dos questionamentos levantados.
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? ALUNO ? |
QUESTIONAMENTO |
Ana Luiza ? |
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Laura |
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Se optar por registrar a Pesquisa em um Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.
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Utilize a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor:
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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. (Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma?.).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. (Aula do Portal - Criando um Blog.).
Acesso 08/09/2012.
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Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.
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http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related (V?deo - Cursos de Blogs - Aula 1.).
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY (V?deo - Cursos de Blogs - Aula 2.).
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 (V?deo - Como criar um Blog.).
http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html (Blog que traz texto sobre o blog da turma.).
Acesso 08/09/2012.
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Professor, ? importante que os alunos percebam a fun??o do Blog e a sua relev?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que a turma dever? acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? necessita desempenhar.
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Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. Acesso 09/09/2012.
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Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:
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?O que os alunos j? sabem sobre as semelhan?as e diferen?as de cada um??
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? o momento ideal para os alunos dizerem os seus conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.
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- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?
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Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja o exemplo a seguir:
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? ALUNO |
QUESTIONAMENTO |
HIP?TESES |
Ana Luiza |
? Por que as pessoas s?o diferentes? |
? Porque cada um gosta de coisas diferentes. |
Laura |
? Alguma crian?a se parece com outra? |
? Sim. Os g?meos |
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Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: ?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??
O envolvimento dos pais ? muito importante, pois al?m da parceria enriquecer o trabalho ? tamb?m um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as Fontes de Pesquisa.
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ATIVIDADE DE CASA PARA A FAM?LIA ?
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No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram. A partir das respostas voc? pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:
Matem?tica- tratamento da informa??o: gr?ficos, tabelas, situa??es-problema envolvendo as opera??es que est? trabalhando.
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Para isso, ? medida que forem relatando, registre na lousa o resultado. Veja um exemplo:
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FONTES DE PESQUISA |
N?MERO DE PAIS QUE CITARAM |
01-Jornais |
12 |
02-Livros |
16 |
03-Revistas |
08 |
04-Internet |
15 |
05-Entrevista |
07 |
06-Trabalho de Campo |
03 |
07-Fotos |
03 |
08-V?deos |
06 |
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Para elaborar o gr?fico, verifique se eles j? conhecem. Se necess?rio leve para sala de aula jornais ou revistas usadas que tenham gr?ficos e solicite que analisem, depois explore com eles o objetivo do gr?fico. Outra possibilidade ? pedir que acessem na internet um s?tio sobre gr?ficos.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao Laborat?rio de Inform?tica e solicite que acessem (um artigo sobre a constru??o de diferentes tipos de gr?ficos.):
http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx. Acesso em 15/09/2012.
Veja a seguir um exemplo de gr?fico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabula??o dos dados, na tabela. Voc? pode utilizar tamb?m uma folha de papel quadriculada.
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Fonte: Acervo da autora.
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Situa??es-problema elaboradas a partir do gr?fico:
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Estimativa Resolu??o ? ? |
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Estimativa Resolu??o ? ? |
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Estimativa Resolu??o ? ? |
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Professor, providencie o texto abaixo para a turma:
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Ser crian?a ? bom
Ser crian?a faz bem
Seja uma tamb?m
O sonho n?o acabou
Basta olhar ema e ver
Que a vida recome?ou
(...)
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Nada ? mais bonito do que ver uma crian?a feliz,
Fazendo arte ou cantando ou limpando o nariz
A inoc?ncia da crian?a ? o que eu sempre quis!
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Ser crian?a ? bom, faz bem
Seja uma crian?a tamb?m
O sonho n?o acabou
Basta olhar uma e ver
Que a vida recome?ou
Ser crian?a ? bom!
(...)
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SOUZA, M?rcio R. A. Ser crian?a ? bom. In: CD Turma da M?nica. Warner Music do Brasil Ltda, 1994.
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Indague a turma:
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? Escreva e ilustre sua resposta ? ? ? ? ? ? ? |
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Motive o di?logo com os alunos:
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Voc?s s?o crian?as. Crian?as que estudam, brincam, fazem amizades, ficam felizes, ?s vezes, mal-humoradas....Crian?a como todas as outras do mundo.
Mas ser? que as crian?as s?o todas iguais? Ser? que existe outra igual a voc? no mundo?
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Nesse momento, providencie o livro abaixo e leia para a turma. Ele trata sobre o jeito de cada um, por meio de met?foras.
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Fonte: http://teresacriscunha.blogspot.com.br/2011/05/livro-infantil-que-aborda-as-diferencas.html. Acesso 10/09/2012.
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O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferen?as, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e n?o rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crian?as a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.
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Adiante, prepare imagens de diversas crian?as e pe?a para a turma observar:
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Fonte: http://mimosesuspiros.blogspot.com.br/2010/04/agressividade-nos-tempos-de-hoje.html. Acesso 09/09/2012.
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Vejam as crian?as, elas s?o diferentes umas das outras na apar?ncia, no jeito e nos gostos!
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COMO VOC? ??
Professor, as atividades seguintes t?m como objetivo propiciar que cada aluno fa?a a compara??o entre as pr?prias caracter?sticas f?sicas com as dos outros colegas da turma, reconhecendo semelhan?as e diferen?as. Reconhecer e aceitar a diversidade presente nos seres humanos e respeitar a riqueza de possibilidades e de colabora??o proveniente das diferen?as.
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Nesse sentido, solicite a cada aluno que fa?a um desenho representando como ele ?.
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REPRESENTE COMO ? VOC? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? |
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Organize a turma em duplas e pe?a para os alunos refletirem sobre as seguintes quest?es:
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A seguir, pe?a que cada aluno observe, se olhando no espelho, juntamente com um colega e destaque as diferen?as e semelhan?as entre eles.
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Professor, o aluno continuar? a estabelecer semelhan?as e diferen?as entre ele mesmo e os colegas. Al?m de analisar as diferen?as entre as caracter?sticas f?sicas e gen?ticas, eles ir?o fazer um trabalho com lateralidade, utilizando o desenho das m?os.
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Exponha:
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Voc?s observaram que existem semelhan?as e diferen?as entre cada um de voc?s e seus colegas de classe. Vamos conhecer algumas delas:
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Pergunte:
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Vamos contar quantos colegas da classe escrevem com a m?o direita e quantos escrevem com a m?o esquerda?
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Anote os resultados.
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Para representar os resultados descobertos providencie para cada aluno um papel quadriculado.
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Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/geometria-elementar-geoplano-papel-429069.shtml. Acesso 09/09/2012.
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Solicite que os alunos pintem com cores diferentes o n?mero de quadrinhos dos:
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Alunos que escrevem com a m?o direita.
Alunos que escrevem com a m?o esquerda.
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Veja um exemplo:
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Fonte: Acervo da autora.
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A seguir, questione:
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Na sua turma, a maior parte dos alunos escrevem com a m?o direita ou com a m?o esquerda?
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Professor, esta atividade, al?m de ressaltar as semelhan?as e as diferen?as que existem entre seus alunos, tamb?m desenvolve outras habilidades como o levantamento, o registro e a an?lise simples de dados e o trabalho com quantidades, importante para a cartografia.
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Professor, nesse momento, oriente atividade que envolve aspectos f?sicos que poder?o ser comparados e quantificados, articulando-os com atividades de Matem?tica. (Exemplos: n?mero de crian?as e variedade de cor dos olhos, altura, n?mero de dentes que j? ca?ram, dentre outros).
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Demonstraremos aqui uma atividade que envolve a altura das crian?as. Para isso, os alunos dever?o utilizar a palma da m?o, um barbante e uma tesoura sem ponta.
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Assim que todos os alunos terminarem a atividade, providencie um quadro com todos os dados da turma.
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Exemplo:
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Fonte: Acervo da autora.
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A partir do quadro, proponha atividades de an?lises dos dados.
Pe?a para os alunos criarem uma legenda para representarem por cores as alturas apuradas.
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Fonte: Acervo da autora.
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Exemplo:
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Fonte: Acervo da autora
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Fonte: Acervo da autora.
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Professor, uma das formas de representar o corpo, com a participa??o dos alunos ? realizar uma atividade de contorno dos seus corpos. Novamente, organize a turma em duplas, mas tenha o cuidado de misturar os alunos para que eles interajam com toda turma.
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Observa??o: Se poss?vel, disponibilize para o contorno do corpo materiais variados, tais como: giz de cera, canetinha, giz de lousa colorido, fios de l?, barbante, retalhos, bot?es, gr?os de feij?o, dentre outros, pois poder?o proporcionar um trabalho mais elaborado.
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Professor, acesse os s?tios abaixo e veja exemplos de aulas no portal do professor que abordaram essa tem?tica com diferentes estrat?gias:
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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37497. (Aula - Vamos desenhar o corpo? Voc? sabe quem foi a artista Ana Mendieta?).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23656. (Aula - As sombras: desvendando seus contornos.).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19816 (Aula - Autorretrato de corpo inteiro.).
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Exponha os trabalhos em um mural na sala de aula. Pe?a para os alunos compararem os desenhos, semelhan?as e diferen?as e logo ap?s instrua cada aluno a ficar em frente ao seu contorno, imaginar que est? olhando em um espelho e indicar, com letra E, o lado esquerdo e, com a letra D, o lado direito. Posteriormente, devem levantar o bra?o direito e depois o bra?o esquerdo e verificar se olhando de frente para o desenho, o seu bra?o direito coincide com a letra D do contorno. Depois, eles dever?o ficar de costas para o desenho e observar se o lado esquerdo coincide com o lado esquerdo do contorno.
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Organize a turma em grupos de cinco alunos.
Um dos jogadores pensa em uma pessoa da classe, mas n?o diz quem ?.
Os outros jogadores t?m, ent?o, de adivinhar quem ? essa pessoa fazendo perguntas ao jogador que a escolheu. Veja alguns exemplos:
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Quem descobrir marca ponto e pensa em outra pessoa para os outros adivinharem.
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Professor, segue outro exemplo de brincadeira para identificar semelhan?as e diferen?as. Indague ? turma:
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__Vamos ver se voc?s conhecem todos os colegas da turma?
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Para realizar a brincadeira, providencie uma ficha para cada aluno colocar seus dados/ informa??es, como, por exemplo: cor dos olhos, dos cabelos, altura, prefer?ncias: m?sicas, time de futebol, brincadeiras, dentre outros.
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Em seguida, recolha a ficha e pe?a para os alunos ficarem em p?.
Pr?ximo passo: Professor sorteie uma das fichas e fale para a turma um dos dados que ela cont?m, por exemplo, a cor dos olhos do aluno sorteado. Quem n?o tiver os olhos dessa cor, dever? sentar-se.
A seguir, os alunos tentar?o adivinhar de quem voc? est? falando.
Se ningu?m adivinhar, o jogo continua e voc? fala uma segunda caracter?stica do sorteado. Aqueles que n?o tiverem essa caracter?stica tamb?m dever?o sentar-se. Os alunos dever?o adivinhar de quem voc? est? falando.
Quando algu?m adivinhar quem ? o aluno sorteado, pegue uma nova ficha e recomece o jogo.
O mesmo procedimento deve ser repetido at? que todas as fichas tenham sido sorteadas.
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Observa??o: A realiza??o dessa brincadeira n?o precisa ser limitada em um dia, ela pode, por exemplo, se estender durante a semana.
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Professor, a partir dessas brincadeiras voc? poder? trabalhar com textos descritivos. Ap?s esse momento, os alunos poder?o descrever, reunidos em duplas ou grupos, a apar?ncia de um dos colegas da sala. Aproveite esse momento e apresente modelos de textos descritivos. Isso poder? ser feito pela leitura de textos liter?rios que contemplem a descri??o dos personagens. Quando terminarem de produzir seus textos, pe?a para lerem ? turma.
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Professor, nesse momento, propomos atividades que abordam identifica??es/informa??es sobre as pessoas.
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Explique aos alunos que existem documentos que trazem informa??es sobre eles, como por exemplo, certid?o de nascimento e a carteira de identidade.
Toda crian?a que nasce no Brasil deve ser registrada. Quando uma crian?a nasce, um adulto da fam?lia vai ao Cart?rio e faz o registro. Os cart?rios devem fazer esse registro e fornecer a Certid?o de Nascimento gratuitamente.
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Pe?a antecipadamente que os alunos tragam para sala de aula uma reprografia de sua Certid?o de Nascimento para realizarem a seguinte atividade:
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DOCUMENTANO SUA VIDA
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Diga ? turma: Quando uma crian?a nasce em um hospital, ela ? levada para um ber??rio cheio de outros beb?s. Como voc? imagina que as enfermeiras que cuidam deles conseguem diferenciar um beb? do outro?
Resposta pessoal:
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Todas as pessoas t?m documento que as identificam.
A Certid?o de Nascimento ou Registro de Nascimento ? um documento que todos os brasileiros devem ter. O registro de nascimento deve ser feito nos primeiros dias de vida da crian?a.
Pe?a que cada aluno observe na sua Certid?o de Nascimento: o dia, m?s e ano do nascimento, o munic?pio e o estado, os nomes dos pais e av?s.
Cole a reprografia da Certid?o de Nascimento em uma folha e a seguir solicite que os alunos registrem a atividade:
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Fonte: Acervo da autora.
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Fonte: Acervo da autora.
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Observe sua Certid?o de Nascimento e complete a ficha de identifica??o abaixo:
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Fonte: Acervo da autora.
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Professor, indague ? turma:
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Estimule o di?logo com a turma, pois ? importante que os alunos reflitam e compreendam que os documentos n?o dizem tudo. Diga, por exemplo, que para conhecer mais sobre voc?, ? preciso saber quais s?o seus gostos, suas prefer?ncias.
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Apresente um trecho da hist?ria do ? Menino Maluquinho? ? turma.
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...e ficava sozinho
Brincando no quarto
Semanas seguidas
Fazendo batalhas
Fazendo corridas
Desenhando mapas
De terras perdidas
Inventando estrelas
E foguetes espaciais.
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ZIRALDO. O Menino Maluquinho. 85. ed. S?o Paulo: Melhoramentos, 2007.
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A partir do trecho, oriente os alunos a responderam as quest?es:
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Adiante, os alunos dever?o comparar suas respostas com as de seus colegas e conversarem a respeito.
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Professor, para estimular os alunos a listarem suas prefer?ncias, prepare um roteiro com perguntas, exemplificado abaixo, organize as duplas e solicite que os alunos realizem como atividade de casa um bate papo online, utilizando mensagens instant?neas (Windows live Messenger ? MSN ? Google Talk, Yahoo Messenger, Skype) ou e-mails (Gmail, Hotmail, Yahoo!Mail) e colham informa??es sobre os gostos dos colegas e, a partir desses dados, elaborem um trabalho individual sobre as prefer?ncias do colega.
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BATE PAPO ONLINE ?
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http://www.youtube.com/watch?v=8HR4w5y0xlQ
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http://www.youtube.com/watch?v=bmCrugSg8Uw
Acessados em 09/09/2012.
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Professor, os alunos dever?o compreender que quando nos relacionamos com os outros, percebemos diferen?as entre as pessoas e s?o justamente essas diferen?as que formam a identidade individual.
Por?m as pessoas tamb?m t?m semelhan?as entre si, n?o sendo apenas f?sicas, mas envolvendo prefer?ncias. Por exemplo: se uma pessoa coleciona selos ela tem algo de semelhante com outros colecionadores de selos. Ela se identifica com um conjunto de pessoas que t?m uma caracter?stica em comum, o qual ? chamado de grupo social.
Podemos pensar em diversos grupos sociais: mulheres, crian?as, professores, brasileiros, dentre outros.
Uma mesma pessoa pode pertencer a v?rios grupos sociais ao mesmo tempo.
Exemplo: Samuel ? menino, gosta de visitar o zool?gico e ? estudante. O fato de pertencer a um determinado grupo social tamb?m define nossa identidade.
S?o as semelhan?as e diferen?as que percebemos entre as pessoas, ao nos relacionarmos com elas, que definem quem somos.
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Proponha a seguinte atividade para elucidar essas quest?es:
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Explique ? turma que as ilustra??es a seguir, representam quatro personagens de hist?rias em quadrinhos muito conhecidos no Brasil.
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Fonte: Acervo da autora.
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Converse com a turma e diga que cada um dos personagens tem caracter?sticas pr?prias. Cada um tem nome, uma apar?ncia f?sica e h?bitos que os diferenciam dos demais. Mas eles tamb?m t?m caracter?sticas em comum: s?o crian?as, vivem no mesmo bairro (o bairro do Limoeiro) e fazem parte do mesmo c?rculo de amigos. S?o as semelhan?as e diferen?as entre os personagens que fazem cada um ter sua pr?pria IDENTIDADE.
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Apresente o poema ? turma:
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?s vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
?s vezes sou
?o meu queridinho?.
?s vezes sou
moleque malcriado.
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
her?i voador,
caub?i lutador,
jogador campe?o.
?s vezes sou pulga,
sou mosca tamb?m, que voa e se esconde
de medo e vergonha.
?s vezes
eu sou H?rcules,
Sans?o vencedor,
peito de a?o,
goleador!
Mas que importa
O que pensam de mim?
Eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
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BANDEIRA, Pedro. Transcrito de cavalgando o arco-?ris. S?o Paulo: Moderna, 1985.
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Proponha, nesse momento, a seguinte atividade para os alunos:
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Para isso, oriente os alunos a seguirem os seguintes passos:
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Abaixo, sugerimos algumas formas de se realizar essa atividade:
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1) Providencie uma folha de papel para a hist?ria.
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Fonte: Acervo da autora.
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2) A hist?ria poder? ser realizada no editor de hist?rias em quadrinhos chamado HAG?QU?.
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Os s?tios abaixo trazem informa??es de como utilizar esse programa:
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http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/. (Esse s?tio traz o significado do programa HAG?QU?, bem como links para downloads.).
http://aprendocriando.blogspot.com.br/2010/02/sobre-o-hagaque.html. (Blog que mostra como publicar hist?rias na internet.).
http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA. (Material did?tico - Tutorial HAG?QU?.).
Acessados em 10/09/2012.
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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80. Acesso 10/09/2012.
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Acesse o s?tio abaixo e fa?a a instala??o do HAG?QU? no seu computador.
http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR. Acesso 10/08/2012.
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3) Professor, se preferir os alunos poder?o criar hist?ria em quadrinhos online. Os s?tios abaixo explicam e exemplificam como realizar essa atividade.
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Fonte:http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx. Acesso 14/09/2012.
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http://www.inexistentman.net/2008/03/18/crie-personagens-e-historias-em-quadrinhos-online/. (S?tio que possibilita criar personagens e hist?rias em quadrinhos online.).
http://www.pixton.com/br/. (S?tio que possibilita criar hist?rias em quadrinhos.).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml. (Texto da folha de S?o Paulo - Saiba como criar sua pr?pria hist?ria em quadrinhos online.).
Acessados 14/09/2012.
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Professor, ? importante que cada aluno compreenda que cada ser humano ? dotado de caracter?sticas que o distingue dos demais, sejam elas f?sicas ou relativas a h?bitos, costumes ou pertencimento a determinados grupos sociais.
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Nesse sentido, propicie um momento para que todos da turma se conhe?am melhor.
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Para isso oriente-os a criarem um Podcast disponibilizando informa??es sobre as suas caracter?sticas.
Professor, por meio dos s?tios abaixo, voc? compreender? sobre a defini??o da ferramenta Podcast.
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http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast. (Defini??o de podcast.).
http://www.podpods.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-podcast/. (S?tio que responde v?rias d?vidas sobre podcast.).
http://informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm. (Gloss?rio da Web 2.0 que explica sobre v?rios recursos tecn?logicos.).
Acessados em 10/09/2012.
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Podcast: ? o termo usado para definir uma das formas de publica??o de arquivos digitais sonoros pela internet. A origem do termo mescla a palavra pod (que vem de iPod, o aparelho reprodutor de m?sicas da Apple) com cast (que vem de broadcast, que ? a transmiss?o de ?udio ou tev? para v?rios equipamentos ou pessoas ao mesmo tempo). Os programas ou arquivos gravados em qualquer formato digital ficam armazenados em um servidor na internet e podem ser ouvidos pela internet ou transferidos para o computador.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. Acesso 10/09/2012.
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No s?tio abaixo est?o disponibilizados exemplos de Podcasts.
http://www.garotasemfio.com.br/podcast/. Acesso 10/09/2012.
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Adiante, oriente os alunos a escreverem os textos sobre as suas caracter?sticas, exemplificadas abaixo, antes da grava??o.
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Por fim, depois de criados os textos, os alunos gravar?o um programa de ?udio Podcast: Quem sou eu: Minha identidade.
Importante: professor, caso n?o tenha muito dom?nio com esta ferramenta, ? aconselhado um trabalho em parceria com o professor de inform?tica, ou algu?m que tenha mais conhecimentos na ?rea.
Segue adiante, s?tios que exibem como fazer/criar um Podcast.
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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WrsukcGFI8g. Acesso 10/09/2012.
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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BNPA10bIKuk&feature=related. Acesso 10/09/2012.
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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XvRFtr8koSY&feature=channel. Acesso 10/09/2012.
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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=du10fhHM1g8. Acesso 10/09/2012.
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Assim, depois de terminado o Podcast, os alunos o publicar?o no Blog da turma ou da escola. O melhor ? que depois os pr?prios alunos poder?o gravar em MP3 para estudarem e escutarem o Podcast em qualquer lugar.
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CONFRONTANDO AS HIP?TESES COM OS DADOS PESQUISADOS
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Professor, depois de realizar as investiga??es, retome com seus alunos as hip?teses que eles levantaram no in?cio da Pesquisa e solicite que as confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hip?teses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.
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Escola de Educa??o B?sica da UFU ? Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as? |
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Hip?teses |
Descobertas |
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Retome com os alunos se todas as quest?es foram respondidas, se houver alguma d?vida solicite aos alunos, que busquem outras fontes e concluam o trabalho.
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Esta etapa ? t?o importante quanto a realiza??o das Pesquisas, pois ela proporcionar? ao aluno perceber que a Pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Lembre-se, de organizar todos os trabalhos realizados no dia da apresenta??o, inclusive o Podcast.
Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Para a apresenta??o os alunos poder?o editar um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker.
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Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm. Acesso 13/05/2012.
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Veja como criar um Movie Maker nos s?tios:
http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. ( V?deo: Como criar um v?deo no Movie Maker do Windows 7.).
http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. (Blog que explica passo a passo sobre a cria??o de um v?deo no programa Movie Maker.).
Acessados 13/09/2012.
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? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realiza??o:
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Defina com os alunos, o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo.
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Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
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Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
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Conhecimento do tema estudado;
Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
Participa??o nas atividades propostas;
Compreens?o do processo de Pesquisa.
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Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
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Exemplo:
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Veja um exemplo:
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? QUE BOM (O que foi interessante) ? ? ? ? ? QUE PENA (O que n?o deu certo ou poderia ser revisto) ? ? ? ?
? QUE TAL (Sugest?es) ? ? ? ? |
Livros de literatura:
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http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle.).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. (Artigo - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem.).
http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades did?ticas para um ensino construtivista.).
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Acessados 16/09/2012
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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32179. (Aula - Quem sou eu? Quem ? o outro? - UCA.).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8057. (Aula - Descobrindo semelhan?as e diferen?as no grupo.)
Acessados 14/09/2012
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http://www.youtube.com/watch?v=PPH2S1eynZ8. (O valor das diferen?as.).
http://www.youtube.com/watch?v=aLSSXrkm3Sk&feature=related.(Dumbo - Trabalhando as diferen?as com as crian?a.) .
http://www.youtube.com/watch?v=DgrFIgvF7KU&feature=related. (Tudo bem ser diferente.).
Acesso 13/09/2012.
A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/Aula ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as?, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.