Portal do Professor

Início do Conteúdo

Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as - UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Compreender a import?ncia de se valorizar e respeitar o outro;

?         Identificar semelhan?as e diferen?as entre os pares;

?         Confrontar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

?         Localizar, registrar e analisar informa??es;

?         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;

?         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;

?         Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;

?         Interagir com os pares;

?         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

A previs?o ? de um semestre, ou seja, de 4 a 6 meses de dura??o, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do Projeto e das atividades que forem inseridas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio, do laptop Classmate atrav?s do uso dos programas: Tux Paint, Mozilla Firefox, KWord, bem como algumas estrat?gias: Blogs, Podcast, E-mails. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

?

Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educa??o B?sica valoriza a constru??o do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.  

Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Cient?fica, incentivando os alunos a constru?rem seus pr?prios questionamentos, levantarem suas hip?teses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.

?

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematiza??o
  5. Levantamento de hip?teses
  6. Sele??o das fontes de pesquisa
  7. Execu??o e realiza??o
  8. Depura??o de hip?teses
  9. Socializa??o (apresenta??o e exposi??o dos resultados)
  10. Avalia??o

?

simbolo pesquisa

Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/09/2012.

?

Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa.

?

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa.).

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequ?ncias did?ticas.).

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383 (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).

Acessados em 09/09/2012.

?

Ressalte para turma a import?ncia da organiza??o das informa??es no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos Resultados da Pesquisa. ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o ?local? onde ser?o registradas as atividades desenvolvidas. Durante a exposi??o dessa aula, apresentaremos diferentes estrat?gias para cada etapa da Pesquisa, veja alguns exemplos abaixo:

?

  • Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas de papel para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnol?gicos como, por exemplo, o Blog da turma.

?

1? Atividade:

?

 DESENCADEANDO O TEMA

?

Professor, o tema poder? ter rela??o com o conte?do estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, os alunos ficaram curiosos com a seguinte quest?o: Por que algumas pessoas se parecem e outras n?o?

Se surgirem v?rios temas, realize uma vota??o para proceder a escolha, visto que o trabalho realizado com a elei??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercerem o direito de escolha, garantindo responsabilidade e autonomia, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como:

?

?tica: debates, di?logos, valores, respeito;

L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (propagandas dos temas, reportagens, relat?rios.);

Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos;

?

Portanto, para que o Projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Voc? poder? utilizar diversas formas para ?detonar? o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.

?

Com o tema ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as?, voc? poder? utilizar diferentes recursos:

?

  • Contar uma hist?ria sobre o tema;
  • Ler uma reportagem;
  • Apresentar imagens;
  • Discutir uma not?cia;
  • Assistir a um filme ou v?deo, dentre outros.

?

Neste caso, utilizaremos uma conta??o de hist?ria para convidar os alunos ? Pesquisa.

Sugerimos os seguintes livros:

?

                                                                                                                 1                                                                                           2                                                                                                   3

mexerica  viver   amigos

Fonte das imagens:

Livro 1 - http://www.americanas.com.br/produto/7351299/livros/juvenil/literaturajuvenil/livro-mexerica-e-folhinha.

Livro 2 - http://bibliotecasps.blogspot.com.br/2011/03/sugestao-de-leitura-infantil-viver-em.html.

Livro 3 - http://arteeculturaunivali.wordpress.com/2012/07/31/univali-convida-para-o-lancamento-de-livro-infantil/.

?

Sinopse MEXERICA E FOLHINHA: Trata de maneira primorosa o universo da semelhan?a e da diferen?a. Possibilita ao pequeno cidad?o a compreens?o de que cada um possui a sua singularidade, as suas caracter?sticas. Possibilita ao professor ferramentas l?dicas, a fim de ampliar o universo individual de cada leitor. Trata-se de uma ?tima ferramenta de ensino e reflex?o, de um belo tema a ser explorado.

?

Sinopse VIVER EM SOCIEDADE - AS DIFEREN?AS: Respeitar as diferen?as f?sicas, valorizar outras culturas e escolhas religiosas alternativas, assim como sensibilizar o pequeno cidad?o para a import?ncia da solidariedade s?o os principais aspectos que integram a estrutura deste livro.

?

Sinopse AMIGOS: O livro ?Amigos? n?o tem brechas para diferen?as, sejam elas culturais, raciais, ?tnicas, de peso, ou de altura. A mensagem inspira crian?as a respeitar as diferen?as e o outro. A hist?ria narra o encontro de diferentes culturas num ambiente alegre e descontra?do e cheio de mensagens de amizade.

?

A partir da conta??o de hist?ria converse com a turma:

?

?         O que voc?s acharam da hist?ria?

?         Quais s?o suas caracter?sticas principais?

?         Voc? conhece algu?m que se parece com voc? em algum aspecto?

?         Olhe para o colega do lado e converse sobre as suas semelhan?as e diferen?as e apresente ? turma.

                                                                      

Em seguida, solicite aos alunos que fa?am um desenho representando o que mais gostaram da  hist?ria. Os desenhos poder?o ser feitos ? m?o em uma folha de papel ou se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Tux Paint ((Metasys > Edusyst > Arte >  M?sica > Pintura Digital) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis.

?

2? Atividade:

?

Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Organize-os e oriente-os a registrarem em uma folha de papel, a justificativa do Projeto.

?

  •          Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta Pesquisa, no quadro abaixo:

justi difere

Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html. Acesso 08/08/2012.

?

3? Atividade:

?

Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre as semelhan?as e diferen?as de cada um.

Prepare um mural na sala de aula e registre nele os objetivos tra?ados pelos investigadores.

?

Professor, os alunos poder?o eleger os objetivos pela Wiki. (A Wiki ? uma ferramenta para aplica??es colaborativas da Web que possibilita, dentre outras, a edi??o coletiva de conte?dos na rede.).

Veja mais detalhes pelos links abaixo.

?

Sugest?es de v?deo e sites sobre informa??es o que ?  Wiki:

?

http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. (V?deo - O que ? um Wiki?).

http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:O_que_%C3%A9_um_Wiki.(Wikcion?rio: O que ? um Wiki?).

http://www.futuroprofessor.com.br/wiki-e-ensino.(S?tio que fala sobre Wiki e a aplica??o no ensino.).

Acessados 15/09/2012

?

Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Wiki. ? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

 Veja alguns exemplos abaixo de objetivos:

?

Objetivos do Projeto: o que n?s queremos com esta Pesquisa

?

.         Compreender a import?ncia de se valorizar e respeitar o outro;

?         Identificar semelhan?as e diferen?as entre os pares;

 .         Aprender a realizar uma Pesquisa;

 .         Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.

?

?

?

?

4? Atividade:

?

Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.

Essa ? a etapa da Problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre  o tema: ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as?.

?

Sugest?o de atividade:

?

?                  Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:

?

O que eu quero saber sobre o tema: ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as??...

?

          _________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

?

?

?

?

?

(DESENHO/RECORTES)

?

?

                                                                                                                                                                                       

?

?

?

Se preferir os alunos poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint  (Metasys > Edusyst > Arte > M?sica > Pintura digital) no laptop. Eles tamb?m poder?o utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.

Professor, no pr?prio quadro ou em uma tabela do programa KWord, fa?a um agrupamento dos questionamentos levantados.

?

?

ALUNO

?

QUESTIONAMENTO

Ana Luiza

?

  •          Por que as pessoas s?o diferentes?

Laura

  •          Alguma crian?a se parece com outra?

?

?

Se optar por registrar a Pesquisa em um Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.

?

S?tios para auxiliar a constru??o de um Blog:

?

Utilize a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor:

?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. (Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma?.).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. (Aula do Portal -  Criando um Blog.).

Acesso 08/09/2012.

?

Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.

?

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related (V?deo -  Cursos de Blogs - Aula 1.).

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY (V?deo -  Cursos de Blogs - Aula 2.).

http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 (V?deo - Como criar um Blog.).

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html (Blog que traz texto sobre o blog da turma.).

Acesso 08/09/2012.

?

Professor, ? importante que os alunos percebam a fun??o do Blog e a sua relev?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que a turma dever? acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? necessita desempenhar.

?

incentivo

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. Acesso 09/09/2012.

?

5? Atividade:

?

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:

?

?O que os alunos j? sabem sobre as semelhan?as e diferen?as de cada um??

?

? o momento ideal para os alunos dizerem os seus conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.

?

- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

?

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja o exemplo a seguir:

?

?

?

ALUNO

QUESTIONAMENTO

HIP?TESES

Ana Luiza

?         Por que as pessoas s?o diferentes?

?         Porque cada um gosta de coisas diferentes.

Laura

?         Alguma crian?a se parece com outra?

?         Sim. Os g?meos

?

?

 6? Atividade:

?

Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: ?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??

O envolvimento dos pais ? muito importante, pois al?m da parceria enriquecer o trabalho ? tamb?m um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como  poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as Fontes de Pesquisa.

?

?

ATIVIDADE DE CASA PARA A FAM?LIA

?

  • Prezada fam?lia!!! Estamos desenvolvendo um Projeto sobre o tema ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as?. Converse com seu filho sobre quais fontes de pesquisas ser?o importantes para descobrir as respostas para as d?vidas e questionamentos.
  • Anote abaixo as suas indica??es:

?

_____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

?

?

?

?

No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram. A partir das respostas voc? pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:

Matem?tica- tratamento da informa??o: gr?ficos, tabelas, situa??es-problema envolvendo as opera??es que est? trabalhando.

?

Para isso, ? medida que forem relatando, registre na lousa o resultado. Veja um exemplo:

?

?

FONTES DE PESQUISA

N?MERO DE PAIS  QUE CITARAM

01-Jornais

12

02-Livros

16

03-Revistas

08

04-Internet

15

05-Entrevista

07

06-Trabalho de Campo

03

07-Fotos

03

08-V?deos

06

?

Para elaborar o gr?fico, verifique se eles j? conhecem. Se necess?rio leve para sala de aula jornais ou revistas usadas que tenham gr?ficos e solicite que analisem, depois explore com eles o objetivo do gr?fico. Outra possibilidade ? pedir que acessem na internet um s?tio sobre gr?ficos.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao Laborat?rio de Inform?tica e solicite que acessem (um artigo sobre a constru??o de diferentes tipos de gr?ficos.):

 http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx. Acesso em 15/09/2012.

Veja a seguir um exemplo de gr?fico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabula??o dos dados, na tabela. Voc? pode utilizar tamb?m uma folha de papel quadriculada.

?

tema s e graficox

Fonte: Acervo da autora.

?

?

Situa??es-problema elaboradas a partir do gr?fico:

?

  • Se juntarmos os pais que citaram jornais e os que citaram livros, quantos pais teremos?

Estimativa                                                                Resolu??o

?

?

?

  • Se em nossa turma temos 25 alunos e 08 pais citaram as revistas, quantos pais n?o citaram as revistas como Fonte de Pesquisa?

Estimativa                                                                  Resolu??o

?

?

?

  • Se  6  pais citaram os v?deos como Fonte de Pesquisa, quantos pais seriam se fossem o dobro desta quantidade?

Estimativa                                                                   Resolu??o

?

?

?

7? Atividade:

?

pesquisa

?

?

CONHECENDO QUEM SOU EU

?

?

Professor, providencie o texto abaixo para a turma:

?

?

Ser crian?a ? bom

?

Ser crian?a ? bom

Ser crian?a faz bem

Seja uma tamb?m

O sonho n?o acabou

Basta olhar ema e ver

Que a vida recome?ou

(...)

?

Nada ? mais bonito do que ver uma crian?a feliz,

Fazendo arte ou cantando ou limpando o nariz

A inoc?ncia da crian?a ? o que eu sempre quis!

?

Ser crian?a ? bom, faz bem

Seja uma crian?a tamb?m

O sonho n?o acabou

Basta olhar uma e ver

Que a vida recome?ou

Ser crian?a ? bom!

(...)

?

SOUZA, M?rcio R. A. Ser crian?a ? bom. In: CD Turma da M?nica. Warner Music do Brasil Ltda, 1994.

?

?

Indague a turma:

?

  • Em sua opini?o, ? bom ser crian?a? Por qu??

?

?

?

?

Escreva e ilustre sua resposta

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Motive o di?logo com os alunos:

?

Voc?s s?o crian?as. Crian?as que estudam, brincam, fazem amizades, ficam felizes, ?s vezes, mal-humoradas....Crian?a como todas as outras do mundo.

Mas ser? que as crian?as s?o todas iguais? Ser? que existe outra igual a voc? no mundo?

?

Nesse momento, providencie o livro abaixo e leia para a turma. Ele trata sobre o jeito de cada um, por meio de met?foras.

?

livro grande

Fonte: http://teresacriscunha.blogspot.com.br/2011/05/livro-infantil-que-aborda-as-diferencas.html. Acesso 10/09/2012.

?

Sinopse:

O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferen?as, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e n?o rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crian?as a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.

?

Adiante, prepare imagens de diversas crian?as e pe?a para a turma observar:

?

?

diferentes c??as

Fonte: http://mimosesuspiros.blogspot.com.br/2010/04/agressividade-nos-tempos-de-hoje.html. Acesso 09/09/2012.

?

Vejam as crian?as, elas s?o diferentes umas das outras na apar?ncia, no jeito e nos gostos!

?

?

COMO VOC? ??

Professor, as atividades seguintes t?m como objetivo propiciar que cada aluno fa?a a compara??o entre as pr?prias caracter?sticas f?sicas com as dos outros colegas da turma, reconhecendo semelhan?as e diferen?as. Reconhecer e aceitar a diversidade presente nos seres humanos e respeitar a riqueza de possibilidades e de colabora??o proveniente das diferen?as.

?

Nesse sentido, solicite a cada aluno que fa?a um desenho representando como ele ?.

?

 REPRESENTE COMO ? VOC?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Organize a turma em duplas e pe?a para os alunos refletirem sobre as seguintes quest?es:

?

  •   Ser? que o seu desenho mostra como voc? ??
  •   E o desenho de seu colega, mostra como ele ??
  •   O que voc? mais gostou em seu desenho?
  •   E no desenho do seu colega?

?

A seguir, pe?a que cada aluno observe, se olhando no espelho,  juntamente com um colega e destaque as diferen?as e semelhan?as entre eles.

?

SEMELHAN?AS E DIFEREN?AS

?

Professor, o aluno continuar? a estabelecer semelhan?as e diferen?as entre ele mesmo e os colegas. Al?m de analisar as diferen?as entre as caracter?sticas f?sicas e gen?ticas, eles ir?o fazer um trabalho com lateralidade, utilizando o desenho das m?os.

?

Exponha:

?

Voc?s observaram que existem semelhan?as e diferen?as entre cada um de voc?s e seus colegas de classe. Vamos conhecer algumas delas:

?

  1. Desenhe em uma folha de papel avulsa o contorno da m?o que voc? usa para escrever.
  2. Responda: qual m?o voc? desenhou? A direita ou a esquerda?
  3. Fa?a agora, em outra folha de papel, o contorno de sua outra m?o. Responda: qual m?o voc? desenhou agora? A direita ou a esquerda?
  4. Observe o desenho das suas m?os com os desenhos dos colegas. S?o iguais ou diferentes? Por qu??

?

?

Pergunte:

?

  • Todos os colegas da classe escrevem com a mesma m?o?

?

?

Vamos contar quantos colegas da classe escrevem com a m?o direita e quantos escrevem com a m?o esquerda?

?

Anote os resultados.

?

  •   Alunos que escrevem com a m?o direita.
  •   Alunos que escrevem com a m?o esquerda.

?

?

Para representar os resultados descobertos providencie para cada aluno um papel quadriculado.

?

quadricuado

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/geometria-elementar-geoplano-papel-429069.shtml. Acesso 09/09/2012.

?

?

Solicite que os alunos pintem com cores diferentes o n?mero de quadrinhos dos:

?

Alunos que escrevem com a m?o direita.

Alunos que escrevem com a m?o esquerda.

?

Veja um exemplo:

?

quadradinhos

Fonte: Acervo da autora.

?

A seguir, questione:

?

Na sua turma, a maior parte dos alunos escrevem com a m?o direita ou com a m?o esquerda?

?

Professor, esta atividade, al?m de ressaltar as semelhan?as e as diferen?as que existem entre seus alunos, tamb?m desenvolve outras habilidades como o levantamento, o registro e a an?lise simples de dados e o trabalho com quantidades, importante para a cartografia.

?

Qual ? o seu tamanho?

?

Professor, nesse momento, oriente atividade que envolve aspectos f?sicos que poder?o ser comparados e quantificados, articulando-os com atividades de Matem?tica. (Exemplos: n?mero de crian?as e variedade de cor dos olhos, altura, n?mero de dentes que j? ca?ram, dentre outros).

?

Demonstraremos aqui uma atividade que envolve a altura das crian?as. Para isso, os alunos dever?o utilizar a palma da m?o, um barbante e uma tesoura sem ponta.

?

  1. Organize a turma em duplas e solicite que os alunos fiquem de p?.
  2. Primeiro um dos alunos dever? cortar um peda?o de barbante da altura do colega, estica-lo no ch?o e contar quantos palmos ele tem. Em seguida, o colega far? o mesmo.
  3. Providencie um papel quadriculado para cada aluno e solicite que os alunos representem a sua altura, pintando um quadrinho para cada palmo que ele contou.

?

?

Assim que todos os alunos terminarem a atividade, providencie um quadro com todos os dados da turma.

?

Exemplo:

?

numero

Fonte: Acervo da autora.

?

A partir do quadro, proponha atividades de an?lises dos dados.

Pe?a para os alunos criarem uma legenda para representarem por cores as alturas apuradas.

?

LEGENDAAA

                      Fonte: Acervo da autora.

?

  •   Os alunos dever?o representar a altura dos colegas pintando os quadradinhos.

?

Exemplo:

?

qudro

Fonte: Acervo da autora

?

  •   A seguir, os alunos dever?o representar a altura de seus colegas, completando o gr?fico. Para cada 5 alunos pinte, um quadradinho.

?

grafico altura

?

Fonte: Acervo da autora.

?

?

?

REPRESENTANDO SEU CORPO

?

Professor, uma das formas de representar o corpo, com a participa??o dos alunos ? realizar uma atividade de contorno dos seus corpos. Novamente, organize a turma em duplas, mas tenha o cuidado de misturar os alunos para que eles interajam com toda turma.

?

  •   Separe duas folhas de papel pardo e canetas coloridas para cada dupla.
  •   Solicite que um aluno fa?a o contorno do corpo do colega, e em seguida, pe?a para o outro colega fazer o mesmo.

?

Observa??o: Se poss?vel, disponibilize para o contorno do corpo materiais variados, tais como: giz de cera, canetinha, giz de lousa colorido, fios de l?, barbante, retalhos, bot?es, gr?os de feij?o, dentre outros, pois poder?o proporcionar um trabalho mais elaborado.

?

Professor, acesse os s?tios abaixo e veja exemplos de aulas no portal do professor que abordaram essa tem?tica com diferentes estrat?gias:

?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37497. (Aula - Vamos desenhar o corpo? Voc? sabe quem foi a artista Ana Mendieta?).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23656. (Aula - As sombras: desvendando seus contornos.).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19816 (Aula - Autorretrato de corpo inteiro.).

?

Exponha os trabalhos em um mural na sala de aula. Pe?a para os alunos compararem os desenhos, semelhan?as e diferen?as e logo ap?s instrua cada aluno a ficar em frente ao seu contorno, imaginar que est? olhando em um espelho e indicar, com letra E, o lado esquerdo e, com a letra D, o lado direito. Posteriormente, devem levantar o bra?o direito e depois o bra?o esquerdo e verificar se olhando de frente para o desenho, o seu bra?o direito coincide com a letra D do contorno. Depois, eles dever?o ficar de costas para o desenho e observar se o lado esquerdo coincide com o lado esquerdo do contorno.

?

BRINCANDO E APRENDENDO 1

?

Organize a turma em grupos de cinco alunos.

Um dos jogadores pensa em uma pessoa da classe, mas n?o diz quem ?.

Os outros jogadores t?m, ent?o, de adivinhar quem ? essa pessoa fazendo perguntas ao jogador que a escolheu. Veja alguns exemplos:

?

  • Essa pessoa ? alta ou baixa?
  • Qual ? a cor de seus cabelos?
  • Qual ? a cor de seus olhos?

?

Quem descobrir marca ponto e pensa em outra pessoa para os outros adivinharem.

?

BRINCANDO E APRENDENDO 2

?

Professor, segue outro exemplo de brincadeira para identificar semelhan?as e diferen?as. Indague ? turma:

?

__Vamos ver se voc?s conhecem todos os colegas da turma?

?

Para realizar a brincadeira, providencie uma ficha para cada aluno colocar seus dados/ informa??es, como, por exemplo: cor dos olhos, dos cabelos, altura, prefer?ncias: m?sicas, time de futebol, brincadeiras, dentre outros.

?

Em seguida, recolha a ficha e pe?a para os alunos ficarem em p?.

Pr?ximo passo: Professor sorteie uma das fichas e fale para a turma um dos dados que ela cont?m, por exemplo, a cor dos olhos do aluno sorteado. Quem n?o tiver os olhos dessa cor, dever? sentar-se.

A seguir, os alunos tentar?o adivinhar de quem voc? est? falando.

Se ningu?m adivinhar, o jogo continua e voc? fala uma segunda caracter?stica do sorteado. Aqueles que n?o tiverem essa caracter?stica tamb?m dever?o sentar-se. Os alunos dever?o adivinhar de quem voc? est? falando.

Quando algu?m adivinhar quem ? o aluno sorteado, pegue uma nova ficha e recomece o jogo.

O mesmo procedimento deve ser repetido at? que todas as fichas tenham sido sorteadas.

?

Observa??o: A realiza??o dessa brincadeira n?o precisa ser limitada em um dia, ela pode, por exemplo, se estender durante a semana.

?

Professor, a partir dessas brincadeiras voc? poder? trabalhar com textos descritivos. Ap?s esse momento, os alunos poder?o descrever, reunidos em duplas ou grupos, a apar?ncia de um dos colegas da sala. Aproveite esse momento e apresente modelos de textos descritivos. Isso poder? ser feito pela leitura de textos liter?rios que contemplem a descri??o dos personagens. Quando terminarem de produzir seus textos, pe?a para lerem ? turma.

?

Professor, nesse momento, propomos atividades que abordam identifica??es/informa??es sobre as pessoas.

?

Explique aos alunos que existem documentos que trazem informa??es sobre eles, como por exemplo, certid?o de nascimento e a carteira de identidade.

Toda crian?a que nasce no Brasil deve ser registrada. Quando uma crian?a nasce, um adulto da fam?lia vai ao Cart?rio e faz o registro. Os cart?rios devem fazer esse registro e fornecer a Certid?o de Nascimento gratuitamente.

?

Pe?a antecipadamente que os alunos tragam para sala de aula uma reprografia de sua Certid?o de Nascimento para realizarem a seguinte atividade:

?

DOCUMENTANO SUA VIDA

?

Diga ? turma: Quando uma crian?a nasce em um hospital, ela ? levada para um ber??rio cheio de outros beb?s. Como voc? imagina que as enfermeiras que cuidam deles conseguem diferenciar um beb? do outro?

Resposta pessoal:

?

Todas as pessoas t?m documento que as identificam.

A Certid?o de Nascimento ou Registro de Nascimento ? um documento que todos os brasileiros devem ter. O registro de nascimento deve ser feito nos primeiros dias de vida da crian?a.

Pe?a que cada aluno observe na sua Certid?o de Nascimento: o dia, m?s e ano do nascimento, o munic?pio e o estado, os nomes dos pais e av?s.

Cole a reprografia da Certid?o de Nascimento em uma folha e a seguir solicite que os alunos registrem a atividade:

?

  • Agora que voc? j? leu, identificou dados importantes, sublinhe na Certid?o de Nascimento, de acordo com a legenda:

?

LEGENDA IDENTIDADE

Fonte: Acervo da autora.

?

certidao

Fonte: Acervo da autora.

?

?

ATIVIDADE DE CASA

?

Observe sua Certid?o de Nascimento e complete a ficha de identifica??o abaixo:

?

FICHA

Fonte: Acervo da autora.

?

?

Professor, indague ? turma:

?

  • Os documentos s?o importantes para nos identificar, mas ser? que eles dizem tudo sobre voc??

?

Estimule o di?logo com a turma, pois ? importante que os alunos reflitam e compreendam que os documentos n?o dizem tudo. Diga, por exemplo, que para conhecer mais sobre voc?, ? preciso saber quais s?o seus gostos, suas prefer?ncias.

?

?

DESCOBRINDO O QUE OS ALUNOS GOSTAM

?

Apresente um trecho da hist?ria do ? Menino Maluquinho? ? turma.

?

?

...e ficava sozinho

Brincando no quarto

Semanas seguidas

Fazendo batalhas

Fazendo corridas

Desenhando mapas

De terras perdidas

Inventando estrelas

E foguetes espaciais.

?

?

ZIRALDO. O Menino Maluquinho. 85. ed. S?o Paulo: Melhoramentos, 2007.

?

?

A partir do trecho, oriente os alunos a responderam as quest?es:

?

?

  1. O Menino Maluquinho gosta de fazer muitas brincadeiras no quarto dele. Voc? gosta de fazer alguma dessas brincadeiras? Qual delas?
  2. Que outras brincadeiras voc? gosta de fazer?
  3. Que brincadeiras voc? n?o gosta de fazer?
  4. Voc? prefere brincar sozinho ou com os amigos?
  5. Voc? prefere brincar dentro de casa ou na rua ao ar livre?

?

?

Adiante, os alunos dever?o comparar suas respostas com as de seus colegas e conversarem a respeito.

?

  •   Eles gostam das mesmas brincadeiras que voc??
  •   Que brincadeiras eles n?o gostam de fazer?

?

?

Professor, para estimular os alunos a listarem suas prefer?ncias, prepare um roteiro com perguntas, exemplificado abaixo, organize as duplas e solicite que os alunos realizem como atividade de casa um bate papo online, utilizando mensagens instant?neas (Windows live Messenger ? MSN ? Google Talk, Yahoo Messenger, Skype) ou e-mails (Gmail, Hotmail, Yahoo!Mail) e colham informa??es sobre os gostos dos colegas  e, a partir desses dados, elaborem um trabalho individual sobre as prefer?ncias do colega.

?

BATE PAPO ONLINE

?

  1. Voc? gosta de cantar?
  2. Voc? prefere comida salgada ou doce?
  3. Qual ? a sua comida preferida?
  4. Que tipo de m?sica voc? mais gosta de ouvir?
  5. Voc? prefere dias quentes ou frios?
  6. Qual ? a cor de que voc? mais gosta?
  7. Voc? gosta de acordar cedo ou de dormir at? tarde?
  8. Qual ? o seu brinquedo preferido?

?

?

Video-aula - Criar E-mail Gmail

http://www.youtube.com/watch?v=8HR4w5y0xlQ

?

Como criar um email no Hotmail

http://www.youtube.com/watch?v=bmCrugSg8Uw

 Acessados em 09/09/2012.

?

Professor, os alunos dever?o compreender que quando nos relacionamos com os outros, percebemos diferen?as entre as pessoas e s?o justamente essas diferen?as que formam a identidade individual.

Por?m as pessoas tamb?m t?m semelhan?as entre si, n?o sendo apenas f?sicas, mas envolvendo prefer?ncias. Por exemplo: se uma pessoa coleciona selos ela tem algo de semelhante com outros colecionadores de selos. Ela se identifica com um conjunto de pessoas que t?m uma caracter?stica em comum, o qual ? chamado de grupo social.

Podemos pensar em diversos grupos sociais: mulheres, crian?as, professores, brasileiros, dentre outros.

Uma mesma pessoa pode pertencer a v?rios grupos sociais ao mesmo tempo.

Exemplo: Samuel ? menino, gosta de visitar o zool?gico e ? estudante. O fato de pertencer a um determinado grupo social tamb?m define nossa identidade.

S?o as semelhan?as e diferen?as que percebemos entre as pessoas, ao nos relacionarmos com elas, que definem quem somos.

?

Proponha a seguinte atividade para elucidar essas quest?es:

?

Explique ? turma que as ilustra??es a seguir, representam quatro personagens de hist?rias em quadrinhos muito conhecidos no Brasil.

?

?

cebolinha

Fonte: Acervo da autora.

?

?

Converse com a turma e diga que cada um dos personagens tem caracter?sticas pr?prias. Cada um tem nome, uma apar?ncia f?sica e h?bitos que os diferenciam dos demais. Mas eles tamb?m t?m caracter?sticas em comum: s?o crian?as, vivem no mesmo bairro (o bairro do Limoeiro) e fazem parte do mesmo c?rculo de amigos. S?o as semelhan?as e diferen?as entre os personagens que fazem cada um ter sua pr?pria IDENTIDADE.

?

Apresente o poema ? turma:

?

Identidade

?

?s vezes nem eu mesmo

 sei quem sou.

?s vezes sou

?o meu queridinho?.

?s vezes sou

moleque malcriado.

Para mim

tem vezes que eu sou rei,

her?i voador,

caub?i lutador,

jogador campe?o.

?s vezes sou pulga,

sou mosca tamb?m, que voa e se esconde

de medo e vergonha.

?s vezes

eu sou H?rcules,

Sans?o vencedor,

peito de a?o,

goleador!

Mas que importa

O que pensam de mim?

Eu sou eu,

sou assim,

sou menino.

?

BANDEIRA, Pedro. Transcrito de cavalgando o arco-?ris. S?o Paulo: Moderna, 1985.

?

?

Proponha, nesse momento, a seguinte atividade para os alunos:

?

  • Vamos inventar nossos pr?prios personagens e fazer uma hist?ria em quadrinhos?

?

Para isso, oriente os alunos a seguirem os seguintes passos:

?

  • Organize a turma em trios.
  • Pe?a para cada aluno imaginar um personagem que ele gostaria de criar.
  • Cada trio dever? definir quais s?o as caracter?sticas dos personagens imaginados. ? crian?a ou adulto? ? super-her?i ou pessoa comum? Onde vive? O que faz? Qual seu sexo, sua apar?ncia f?sica, seu modo de vestir? O que ele costuma fazer e qual o seu nome?
  • Os integrantes do grupo dever?o definir coletivamente qual ser? o assunto da hist?ria em quadrinhos para reunir os personagens que o trio imaginou, bem como a ilustra??o e falas dos personagens.
  • Oriente-os que toda hist?ria dever? ter come?o, meio e fim.

?

Abaixo, sugerimos algumas formas de se realizar essa atividade:

?

1)      Providencie uma folha de papel para a hist?ria.

?

?

SASD

Fonte: Acervo da autora.

?

                                                               

                                                                                                         

2)      A hist?ria poder? ser realizada no editor de hist?rias em quadrinhos chamado HAG?QU?.

?

Os s?tios abaixo trazem informa??es de como utilizar esse programa:

?

http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/. (Esse s?tio traz o significado do programa HAG?QU?, bem como links para downloads.).

http://aprendocriando.blogspot.com.br/2010/02/sobre-o-hagaque.html. (Blog que mostra como publicar hist?rias na internet.).

http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA. (Material did?tico - Tutorial HAG?QU?.).

Acessados em 10/09/2012.

?

hagaque

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80. Acesso 10/09/2012.

?

Acesse o s?tio abaixo e fa?a a instala??o do HAG?QU? no seu computador.

http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR. Acesso 10/08/2012.

?

?

?

3)      Professor, se preferir os alunos poder?o criar hist?ria em quadrinhos online. Os s?tios abaixo explicam e exemplificam como realizar essa atividade.

?

?

hq turma da monica

Fonte:http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx. Acesso 14/09/2012.

?

?

http://www.inexistentman.net/2008/03/18/crie-personagens-e-historias-em-quadrinhos-online/. (S?tio que possibilita criar personagens e hist?rias em quadrinhos online.).

http://www.pixton.com/br/. (S?tio que possibilita criar hist?rias em quadrinhos.).

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml. (Texto da folha de S?o Paulo - Saiba como criar sua pr?pria hist?ria em quadrinhos online.).

Acessados 14/09/2012.

?

Professor, ? importante que cada aluno compreenda que cada ser humano ? dotado de caracter?sticas que o distingue dos demais, sejam elas f?sicas ou relativas a h?bitos, costumes ou pertencimento a determinados grupos sociais.

?

Nesse sentido, propicie um momento para que todos da turma se conhe?am melhor.

?

Para isso oriente-os a criarem um Podcast disponibilizando informa??es sobre as suas caracter?sticas.

Professor, por meio dos s?tios abaixo, voc? compreender? sobre a defini??o da ferramenta Podcast.

?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast. (Defini??o de podcast.).

http://www.podpods.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-podcast/. (S?tio que responde v?rias d?vidas sobre podcast.).

http://informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm. (Gloss?rio da Web 2.0 que explica sobre v?rios recursos tecn?logicos.).

Acessados em 10/09/2012.

?

CONCEITO:

Podcast: ? o termo usado para definir uma das formas de publica??o de arquivos digitais sonoros pela internet. A origem do termo mescla a palavra pod (que vem de iPod, o aparelho reprodutor de m?sicas da Apple) com cast (que vem de broadcast, que ? a transmiss?o de ?udio ou tev? para v?rios equipamentos ou pessoas ao mesmo tempo). Os programas ou arquivos gravados em qualquer formato digital ficam armazenados em um servidor na internet e podem ser ouvidos pela internet ou transferidos para o computador.

Fonte:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf Acesso 10/09/2012.

?

No s?tio abaixo est?o disponibilizados exemplos de Podcasts.

http://www.garotasemfio.com.br/podcast/. Acesso 10/09/2012.

?

?

Adiante, oriente os alunos a escreverem os textos sobre as suas caracter?sticas, exemplificadas abaixo, antes da grava??o.

?

?

  • Nome completo
  • Endere?o
  • Cor da pele
  • Cor dos olhos
  • Cor dos cabelos
  • Altura
  • Peso
  • Brincadeira preferida
  • Melhor amigo
  • Onde gosta de passear
  • O que gosta de fazer nas horas livres
  • Qual a comida predileta
  • Dentre outros

?

Por fim, depois de criados os textos, os alunos gravar?o um programa de ?udio Podcast: Quem sou eu: Minha identidade.

Importante: professor, caso n?o tenha muito dom?nio com esta ferramenta, ? aconselhado um trabalho em parceria com o professor de inform?tica, ou algu?m que tenha mais conhecimentos na ?rea.

Segue adiante, s?tios que exibem como fazer/criar um Podcast.

?

PODCAST 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WrsukcGFI8g. Acesso 10/09/2012.

?

pod 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BNPA10bIKuk&feature=related. Acesso 10/09/2012.

?

pod 2

 Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XvRFtr8koSY&feature=channel. Acesso 10/09/2012.

?

pod 3

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=du10fhHM1g8. Acesso 10/09/2012.

?

Assim, depois de terminado o Podcast, os alunos o publicar?o no Blog da turma ou da escola. O melhor ? que depois os pr?prios alunos poder?o gravar em MP3 para estudarem e escutarem o Podcast em qualquer lugar.

?

8? Atividade:

?

 CONFRONTANDO AS HIP?TESES COM OS DADOS PESQUISADOS 

?

Professor, depois de realizar as investiga??es, retome com seus alunos as hip?teses que eles levantaram no in?cio da Pesquisa e solicite que as confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hip?teses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

?

                                     Escola de Educa??o B?sica da UFU ?                                                  

 Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as?

Hip?teses

Descobertas

?

?

?

?

?

?

?

Retome com os alunos se todas as quest?es foram respondidas, se houver alguma d?vida  solicite aos alunos, que busquem outras fontes e concluam o trabalho.

?

 9? Atividade:

?

SOCIALIZA??O DOS RESULTADOS/CULMIN?NCIA DO PROJETO

?

Esta etapa ? t?o importante quanto a realiza??o das Pesquisas, pois ela proporcionar? ao aluno perceber  que a Pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Lembre-se, de organizar todos os trabalhos realizados no dia da apresenta??o, inclusive o Podcast.

Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Para a apresenta??o os alunos poder?o editar um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker.

?

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm. Acesso 13/05/2012.

?

Veja como criar um Movie Maker nos s?tios: 

http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. ( V?deo: Como criar um v?deo no Movie Maker do Windows 7.).

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. (Blog que explica passo a passo sobre a cria??o de um v?deo no programa Movie Maker.).

Acessados 13/09/2012.

?

? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realiza??o:

?

Planejamento

?

Defina com os alunos, o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo.

?

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde ser??
  • Quando?
  • Quais ser?o as equipes de trabalho?
  • Vamos elaborar convites? Quem vai se responsabilizar pela elabora??o e distribui??o?
  • Quem vai divulgar o Projeto no jornal da escola?
  • Quem vai confeccionar cartazes? Quantos cartazes dever?o ser confeccionados? Onde ser?o afixados? Dentre outras quest?es.

?

Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

?

 10? Atividade:

?

Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

?

Conhecimento do tema estudado;

Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;

Participa??o nas atividades propostas;

Compreens?o do processo de Pesquisa.

?

Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

?

Exemplo:

  •      Como foi ser pesquisador?
  •      Pesquisar contribuiu para conhecer mais sobre o tema? Por qu??
  •      Voc? participou ativamente do projeto?

?

Veja um exemplo:

?

?                 QUE BOM (O que foi interessante)
?

?

?

?

?

?                 QUE PENA (O que n?o deu certo ou poderia ser revisto)

?

?

?

?

?                 QUE TAL (Sugest?es)
?

?

?

?

?

Recursos Complementares

Sugest?o de links para os alunos:

Livros de literatura:

?

  • Aprendendo com as diferen?as da autora Luiza Pasim
  • As diferen?as de cada um do autor Jorge Lode
  • A zebrinha preocupada da autora L?cia Reis

?

Sugest?o de links para os professores:

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle.).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. (Artigo - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem.).

http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades did?ticas para um ensino construtivista.).

?

Acessados 16/09/2012

?

?

Aulas do portal que contribuir?o com a tem?tica:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32179. (Aula - Quem sou eu? Quem ? o outro? - UCA.).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8057. (Aula - Descobrindo semelhan?as e diferen?as no grupo.)

Acessados 14/09/2012

?

V?deos:

http://www.youtube.com/watch?v=PPH2S1eynZ8. (O valor das diferen?as.).

http://www.youtube.com/watch?v=aLSSXrkm3Sk&feature=related.(Dumbo - Trabalhando as diferen?as com as crian?a.) .

http://www.youtube.com/watch?v=DgrFIgvF7KU&feature=related. (Tudo bem ser diferente.).

Acesso 13/09/2012.

Avaliação

A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/Aula ?Eu e o outro: valor e respeito ?s semelhan?as e ?s diferen?as?, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.