Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, ? necess?rio que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefox e possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet. Por?m, se a sua escola n?o participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), voc? poder? utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laborat?rio de inform?tica ou adaptar para a n?o utiliza??o de computadores.
?
ORIENTA??ES AO PROFESSOR
Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Inicia??o Cient?fica para as s?ries iniciais do Ensino Fundamental pressup?e um trabalho din?mico e interdisciplinar, em que os alunos s?o os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hip?teses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estrat?gias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atua??o do professor enquanto mediador, orientador deste processo ? fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos n?o ? significativo. Nas s?ries iniciais, a metodologia cient?fica n?o visa apenas o conte?do trabalhado no projeto, mas ensinar as estrat?gias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.
? importante lembrar que n?o h? um m?todo ou uma f?rmula pronta para desenvolver projetos de inicia??o cient?fica com alunos das s?ries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concep??o diferenciada do professor em rela??o ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho ? necess?rio estabelecer uma rela??o de troca e de constru??es sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.
Alguns trabalhos contribuem com esta concep??o de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que ?a fun??o do projeto ? favorecer a cria??o de estrat?gias de organiza??o dos conhecimentos escolares em rela??o a: 1) o tratamento da informa??o, e 2) a rela??o entre os diferentes conte?dos em torno de problemas ou hip?teses que facilitem aos alunos a constru??o de seus conhecimentos, a transforma??o procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento pr?prio?. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).
Partindo deste pressuposto, optamos por uma organiza??o do trabalho que prop?e algumas etapas, que envolvem "uma variedade de a??es de compreens?o que mostrem uma interpreta??o do tema, e, ao mesmo tempo, um avan?o sobre o mesmo". (Hern?ndez, 2000, p. 184), s?o elas:
?
Professor, para organizar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, podemos utilizar o ?Dossi? do projeto?. Ele pode ser montado em uma pasta cat?logo ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante ? a constru??o do ?portf?lio?, pelos alunos, pois eles v?o acompanhando e avaliando o seu pr?prio crescimento.
Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre ?pesquisa?, pois a ideia de inicia??o cient?fica ? mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre o assunto, quais s?o as hip?teses deles. Organize-os na rodinha e, a fim de promover um debate, coloque as seguintes quest?es:
?
Depois de ouvi-los, diga-lhes que n?s seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes.
Posteriormente ao debate os estudantes poder?o consultar no dicion?rio o significado da palavra ?pesquisa? para que possam confrontar com a hip?tese que acabaram de levantar na conversa com os coleguinhas.
?
?
Pe?a aos alunos que escrevam o que eles compreenderam do debate.
Elabore uma ficha para que os alunos possam padronizar o registro das atividades. Caso julgue necess?rio, voc? poder? fazer uma s?ntese sobre os principais aspectos discutidos, aqueles que devem ser registrados para facilitar as demais etapas do trabalho.
Professor, o s?tio seguinte traz uma reportagem da revista Nova Escola - Pesquisa como princ?pio educativo por Pedro Demo http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw (acesso em 29/08/2012), que corrobora a import?ncia da pesquisa na escola.
?
Professor, o tema pode ter rela??o com o conte?do estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos, de um fato ocorrido, de um texto, poesia, m?sica ou hist?ria ouvida.
Mas, o projeto tamb?m pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do curr?culo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas, desde a escolha do tema, ? fundamental.
Se surgirem diversos temas, voc? poder? utilizar o sistema de vota??o para proceder a escolha, para isso, algumas atividades interdisciplinares surgir?o at? a realiza??o da elei??o. O trabalho com a elei??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidad?os. Proporciona tamb?m autonomia e responsabilidade, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como:
?
?tica: debates, di?logos, valores, respeito;
L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (texto instrucional, relat?rios);
Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos;
Artes: autorretrato
?
Portanto, para que o projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Voc? poder? utilizar diversas formas para ?detonar? o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.
Com a finalidade de despertar a curiosidade das crian?as com rela??o ao tema, diversos recursos podem ser utilizados:
?
O tema do projeto proposto ? ?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega/UCA? , neste caso n?s utilizamos uma m?sica, pois a sua linguagem po?tica e l?dica ? um grande atrativo para as crian?as. Al?m disso, este g?nero textual ? muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produ??o de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.
?
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica ou utilize um projetor multim?dia para projetar para eles.
?
Para ouvirmos a can??o faremos uma busca no acervo virtual do YouTube http://www.youtube.com/watch?v=yvfxVxyMhSA (acesso em 09/09/2012)
Fa?a a audi??o da m?sica com as crian?as!
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yvfxVxyMhSA (acesso em 09/09/2012)
?
Sugest?es de perguntas:
?
Professor, em um segundo momento pe?a que os alunos acessem novamente seus laptops ou projete para eles um segundo v?deo http://www.youtube.com/watch?v=BXQiIVF2d2I (acesso em 09/09/2012), o qual narra uma hist?ria abordando o respeito ao pr?ximo. Depois debatam sobre o que ele mostra.
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BXQiIVF2d2I (acesso em 09/09/2012)
?
Produ??o de Texto
Como registro, solicite que fa?am uma produ??o de texto com um coment?rio ou avalia??o sobre o que assistiram.
?
Sugest?o de atividade:
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e pe?a que cada um elabore um desenho sobre a??es de respeito ao pr?ximo utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
.
?
Esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a import?ncia em pesquisarmos sobre Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega. Para Antoine de Saint-Exup?ry, autor do famoso livro O Pequeno Pr?ncipe, ?Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo?.
?
?
?
|
Pesquisar ?Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega? ? importante porque.... __________________________________________________ __________________________________________________ _________________________________________________ |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Fonte da imagem: http://jubahiav.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html (acesso em 10/09/2012)
?
Para envolver os alunos nesta constru??o, fa?a uma explica??o sobre a import?ncia de justificar a realiza??o do projeto (por que ele ? relevante?). Por tr?s de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja uma simples curiosidade. Solicite que registrem suas justificativas individualmente e depois fa?am um texto coletivo consolidando estas ideias.
?
?
Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua media??o, os objetivos que pretendem alcan?ar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situa??es do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:
- Qual ? o objetivo de irmos ao shopping, ou seja, o que queremos com isso?
?
- Ent?o o que queremos com este projeto sobre Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega? Veja alguns dos objetivos elencados:
?
Registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossi? ou ao Portf?lio do projeto. Voc? pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhar? a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem a ideia.
Veja uma sugest?o:
?
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega |
Objetivos do projeto: o que n?s queremos com esta pesquisa ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Ilustre o que voc? pensou ? |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as quest?es que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que v?o nortear as estrat?gias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensar sobre suas curiosidades sobre o tema.
Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1? ano que estejam na fase sil?bica da escrita, utilize esta atividade para que fa?am a tentativa de escrita e depois fa?a a reescrita com eles. Outra possibilidade ? solicitar a colabora??o de um monitor ou estagi?rio para que fa?a o registro das quest?es que eles forem apresentando e depois voc? faz um consolidado com todas as quest?es levantadas e quem foi o autor da pergunta.
?
?
?
|
Lembre-se!Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize ou anexe ao Dossi? do Projeto ou Portf?lio!!! |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Veja o exemplo de uma problematiza??o dos alunos do 1? ano da Eseba:
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar - o respeito ao colega |
|
Alunos |
Problematiza??o |
1- Vin?cius Costa |
Por que eu tenho que respeitar o outro, mesmo que ele n?o ? meu amigo? |
2 ? Carla Almeida |
O que tem a ver cuidar do planeta e respeitar o pr?ximo? |
3 ? Andressa Carvalho |
? certo bater no colega que me bateu, porque meu pai mandou eu fazer isso? |
4 ? Silvana Miranda |
Mam?e falou que eu tenho que incluir todos os colegas. Como ? isso? |
5 ? Jo?o Rocha |
O que ? respeitar? |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Professor, as hip?teses dos alunos s?o refer?ncias importantes, pois al?m de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema pesquisado.
Uma interessante forma de explicar sobre o que s?o as hip?teses ? por meio de exemplos. Voc? pode usar diferentes recursos, como question?-los sobre coisas do cotidiano ou situa??es, tal como: questione-os sobre o lanche da escola:
?
- Algu?m sabe o que ? o lanche da escola hoje?
- Quais os ingredientes que as cantineiras utilizaram?
- Qual a quantidade que elas fizeram de lanche?
?
Diga-lhes que o que eles disseram s?o as hip?teses, mas para sabermos se estas respostas est?o corretas, temos que pesquisar, investigar, sobre elas e ao final da pesquisa n?s vamos descobrir se nossas hip?teses s?o pertinentes ou n?o. Para descobrir estas respostas podemos utilizar diversas estrat?gias de pesquisa:
?
?
Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hip?tese sobre sua problematiza??o (sua pergunta) ou, se preferirem, sobre a problematiza??o levantada pelo coleguinha. Veja um exemplo:
?
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega |
||
Alunos |
Problematiza??o |
Hip?tese |
1- Vin?cius Costa |
Por que eu tenho que respeitar o outro, mesmo que ele n?o ? meu amigo? |
Sofia: para n?o brigar. |
2 ? Carla Almeida |
O que tem a ver cuidar do planeta e respeitar o pr?ximo? |
Pedro: porque o colega precisa do planeta para viver. |
3 ? Andressa Carvalho |
? certo bater no colega que me bateu, porque meu pai mandou eu fazer isso? |
Analice: de jeito nenhum. |
4 ? Silvana Miranda |
Mam?e falou que eu tenho que incluir todos os colegas. Como ? isso? |
Maria: ? chamar todo mundo para brincar. |
5 ? Jo?o Rocha |
O que ? respeitar? |
Leonardo: ? esperar a sua vez. |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Apesar de a execu??o de um projeto de inicia??o cient?fica n?o seguir um planejamento r?gido, um bom planejamento das etapas a serem realizadas ? fundamental para o sucesso do trabalho. O cronograma pode ser constru?do mesmo depois de iniciado o trabalho, assim voc? ter? um par?metro sobre o andamento da pesquisa.
Outra quest?o importante que voc? deve prever ? a sua dura??o: em semestre ou um ano? Assim, voc? poder? determinar a quantidade de aulas necess?rias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente s?o desenvolvidas no contra turno. Como o projeto tem car?ter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma ?rea do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar fa?a um cronograma pr?vio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Exemplo:
?
QUANDO |
O QUE |
QUEM |
? Agosto |
1? aula: aprender o que ? pesquisa. |
? Professor orientador e alunos |
2? e 3? aula: Defini??o do Tema. |
||
4? aula: Justificativa. |
||
? ? Setembro |
5? aula: Constru??o dos objetivos. |
Professor orientador e alunos |
6? aula: Elabora??o da problematiza??o. |
||
7? aula: Levantamento das hip?teses. |
||
8? aula: Cronograma das a??es. |
||
? Outubro / Novembro |
9? e 10? aula: As fontes de pesquisa. |
Professor orientador e alunos |
11? aula: As equipes de pesquisadores. |
||
12? a 21? aula: Realiza??o de diferentes estrat?gias de pesquisa. |
||
? Dezembro |
22? aula: Confronta??o das hip?teses e dos dados pesquisados. |
Professor orientador e alunos |
23? aula: Socializa??o dos resultados/culmin?ncia do projeto. 24? aula: avaliando o trabalho. |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Professor, as fontes s?o definidas de acordo com as quest?es que pretendemos responder. Como os alunos est?o envolvidos com o projeto, com certeza o assunto j? extrapolou os muros da escola e chegou at? as fam?lias. O envolvimento dos pais ? muito importante, pois al?m da parceria enriquecer o trabalho ? tamb?m um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as fontes de pesquisa que podem ser ?teis para suas pesquisas.
Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa.
Nessa aula dever?o ser discutidos os seguintes temas:
Jornais, livros, revistas, entrevistas, fotografias, dentre outras.
Arquivos, Bibliotecas, internet, etc.
Surge aqui um ?timo recurso para voc?, professor. Um ponto positivo trazido pela internet no campo da pesquisa hist?rica ? o surgimento dos acervos digitais. Tais acervos s?o formados com a disponibiliza??o, em p?ginas da internet, dos conte?dos existentes nos acervos f?sicos de institui??es de preserva??o de acervos, sejam arquivos, bibliotecas ou museus. Utilizaremos alguns deles nesta fase da pesquisa.
?
Fa?a bom uso dos acervos digitais!!! |
?
?
?
?
?
FORMANDO AS EQUIPES DE PESQUISA E SUBDIVIDINDO OS TEMAS
Professor, ap?s estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as quest?es e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as quest?es levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, voc? poder? dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, ent?o, incumbida de pesquisar um ?nico tema.
Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. N?o permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este ? um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a toler?ncia e a solidariedade.
Escreva as quest?es e as hip?teses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabele?a regras:
?
Agrupando as quest?es em subtemas.
?
?
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega |
|
PROBLEMATIZA??O |
HIP?TESES |
Equipe 1 ? Eu e o outro Por que eu tenho que respeitar o outro, mesmo que ele n?o ? meu amigo? |
Sofia: para n?o brigar. |
Equipe 2 ? O outro e o planeta O que tem a ver cuidar do planeta e respeitar o pr?ximo? |
Pedro: porque o colega precisa do planeta para viver. |
Equipe 3 ? Viol?ncia x Respeito ? certo bater no colega que me bateu, porque meu pai mandou eu fazer isso? |
Analice: de jeito nenhum. |
? ? Equipe 4 ? Respeito e Inclus?o Mam?e falou que eu tenho que incluir todos os colegas. Como ? isso? O que ? respeitar? ? |
? Maria: ? chamar todo mundo para brincar. ? Leonardo: ? esperar a sua vez. |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Professor, faremos a pesquisa de conte?dos espec?ficos. ? ela que nos fornecer? as refer?ncias gerais sobre o tema estudado. Ou seja: s?o as an?lises j? existentes sobre o tema em quest?o.
Depois de organiz?-los em equipes, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica e solicite que acessem os links a seguir.
?
?
?
Pesquisa de conte?do espec?fico.
Eu e o outro
V?deo Projeto Afetividade
http://www.youtube.com/watch?v=QrjamaSsl2s (acesso em 11/09/2012)
Artigo: Eu, n?s e todo mundo na escola
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/eu-todo-mundo-escola-427849.shtml (acesso em 11/09/2012)
?
O outro e o planeta
Artigo: Eu, Tu, Ele, N?s e o Planeta -
http://www.visaopanoramica.com/2007/11/09/eu-tu-ele-nos-e-o-planeta/ (acesso em 11/09/2012)
Artigo: Aprender a respeitar o outro e o planeta
http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=92441108 (acesso em 11/09/2012)
?
Viol?ncia x Respeito
Artigo: O fim da viol?ncia e o respeito aos cidad?os
http://terradedireitos.org.br/biblioteca/o-fim-da-violencia-e-o-respeito-aos-cidadaos/ (acesso em 11/09/2012)
Artigo: Viol?ncia contra idosos: o avesso do respeito ? experi?ncia e sabedoria
http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_livros/18.pdf (acesso em 11/09/2012)
?
Respeito e Inclus?o
Artigo: Inclus?o: respeito ?s diferen?as
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/Inclusao-Respeito%20a%20Diferenca.pdf (acesso em 11/09/2012)
?
V?deo: Respeito ? diversidade
http://www.youtube.com/watch?v=3TtFQQY7Vww (acesso em 11/09/2012)
?
Material: Educar na diversidade
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educarnadiversidade2006.pdf (acesso em 11/09/2012)
?
Mantenha e, at? mesmo, privilegie o contato das crian?as com o LIVRO!
?
Programe tamb?m consultas ao acervo da BIBLIOTECA!!!
?
TAREFA DE CASA
RESOLVENDO SITUA??ES PROBLEMA
Professor, proponha situa??es-problema a partir dos depoimentos, para que possam ser resolvidas pelos alunos. As atividades contextualizadas a partir de dados concretos s?o mais significativas o que contribui para uma melhor compreens?o e, portanto facilita a aprendizagem.
Por exemplo:
?
?
? |
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega Pesquise em casa, com familiares ou amigos e registre gestos concretos dos mesmos, quanto ao respeito aos colegas, seja do trabalho, da rua, da escola, etc. Se preferir, al?m do registro escrito, grave os depoimentos, para serem compartilhados na sala de aula. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
M?O NA MASSA
?
?
?
1? momento: Como sou?
Sabemos que somos diferentes entre n?s, tanto nas caracter?sticas f?sicas quanto em nossa personalidade. Mesmo que na sala existam outras pessoas com o nosso nome, sabemos que somos diferentes, pois, temos nossa pr?pria identidade.
Mas, como ? que eu me vejo: alegre ou triste? Conversador ou calad?o? Envolvo-me com a turma ou sou de ficar quieto na minha?
Professor, este momento ? oportuno para explorar o autoconhecimento do aluno. Ser? que ele j? parou para refletir como ele ?? Se ele pode ou n?o melhorar? Que ele faz parte da diversidade humana. Vejamos.
?
1) Assinale com um (X) as alternativas que se parecem com voc?:
a) ( ) alegre
b) ( ) triste
c) ( ) brincalh?o
d) ( ) calad?o
e) ( ) bonito
f) ( ) feio
g) ( ) alto
h) ( ) baixinho
i) ( ) querido pelos colegas
j) ( ) querido pelos professores
k) ( ) rosto fino
l) ( ) rosto arredondado
m) ( ) olhos claros
n) ( ) olhos escuros
?
MINHA IDENTIDADE;
Questione os alunos se eles j? t?m Carteira de identidade, pois muitas crian?as j? possuem. Apesar de n?o ser obrigat?rio para crian?as algumas fam?lias fazem para facilitar a identifica??o do filho. Questione-os:
- Para que serve este documento?
- Quais informa??es constam nele?
- Ele conta sobre n?s?
Professor, mostre para eles a imagem de um documento de identidade para observarem quais informa??es e como ? um documento de identidade.
Se poss?vel fa?a a identidade escolar com eles, seguindo o modelo da identidade. Para esta atividade eles devem trazer algumas informa??es ou solicite que tragam uma c?pia da certid?o de nascimento, caso se esque?am, busque na secretaria escolar.
No lugar da foto solicite que desenhem sua imagem, para isso devem se olhar no espelho, observar: cabelo, olhos, pele, formato do rosto para que possam fazer o autorretrato. Uma forma de enriquecer a atividade ? contar com a parceria da professora de Artes.
Se necess?rio, mostre alguns exemplos de autorretrato. Eles poder?o pesquisar na internet utilizando o laptop UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica.
?
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6 (acesso em 10/09/2012)
?
Veja a seguir um modelo de carteira de identidade que poder? utilizar, mas lembre-se de esclarecer que ? uma ?carteira de identidade ? de brincadeira, pois para ter validade legal ela deve ser retirada por um ?rg?o p?blico respons?vel.
?
Fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/05/identidade.html (acesso em 10/09/2012)
?
2? Momento: Quem ? o outro?
Professor, problematize com seus alunos: agora j? sei quem sou. Mas, e o outro, eu sei quem ?? Devo entender que, com exce??o de mim, todos s?o ?o outro?. Assim como eu, o outro merece todo o respeito. Um grande fil?sofo franc?s dizia que tenho que respeitar os direitos do outro como se fossem meus pr?prios direitos e tamb?m que sou respons?vel pelo bem estar dele.
? convivendo com os outros, tendo experi?ncias no dia-a-dia com eles que n?s aprendemos a gostar de nossas semelhan?as e respeitar nossas diferen?as.
Solicite que os alunos formem duplas para a realiza??o da atividade
Pe?a que desenhe o colega da dupla e em seguida escreva um pequeno par?grafo sobre ele ressaltando apenas as qualidades, pois, os defeitos, ele mesmo reconhecer? no momento adequado.
- Ap?s a realiza??o do desenho, proponha que cada um apresente o colega para a turma, dizendo pelo menos duas qualidades do colega. Neste momento voc? deve ficar atento para evitar brincadeiras, caso ocorra, discuta sobre o ?respeito? ao outro.
- Para finalizar, fa?a uma exposi??o dos desenhos no mural, identificando-o com: t?tulo da atividade, os autores, o objetivo e a data da realiza??o.
?
3? momento: Jogo ? te conhe?o!
Nesse jogo, os objetivos s?o:
1?- conhecer e praticar atitudes para a boa conviv?ncia;
2?- aproximar as crian?as do ponto de vista afetivo.
?
4? momento: Hist?ria com fantoches
Professor, providencie alguns fantoches, se n?o tiver voc? mesmo pode confeccionar. Veja a seguir algumas sugest?es.
?
Fonte: http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2011/05/passo-passo-de-fantoches-com-moldes.htm
( acesso em 12/09/2012)
?
Outra op??o: fantoches de espuma:
http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/09/fantoches-de-espuma-modelos-e-passo.html (acesso em 12/09/2012)
?
?
5? momento: Leitura do Estatuto da crian?a e do adolescente
Professor, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica e solicite que acessem os links a seguir.
?
A Turma da M?nica em: o estatuto da crian?a e do adolescente.
?
Fonte: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm (acesso em 11/09/2012)
?
V?deo: Turma da M?nica em: Regras e exce??es:
?
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RRJAO24G-rs&feature=PlayList&p=240C1AA3FD8DB0C1&playnext_from=PL&playnext=1&index= (acesso em 11/09/2012)
?
Professor, ap?s a leitura, organize a turma em uma roda de conversa para debaterem o material e registrem em cartazes os artigos que mais chamaram a aten??o. Estes cartazes poder?o fazer parte na socializa??o do projeto.
?
6? momento: Atividade
?
?
Fonte da imagem: http://talitacumi-mc.blogspot.com/2008_10_01_archive.html (acesso em 11/09/2012)
?
7? momento: Leitura de imagens e Produ??o textual
?
Professor, neste momento organize os alunos por equipes de trabalho, como feito na pesquisa dos conte?dos espec?ficos. Mostre as imagens seguintes, as quais abordam os temas levantados no projeto. Voc? poder? utilizar um projetor multim?dia para projetar as imagens ou reproduzi-las. Oriente-os na leitura de imagens:
Agora, pe?a para aos alunos a confec??o de outras figuras/panfletos, os quais possam passar a mesma mensagem ao leitor.
?
Fonte da imagem: http://garotamister.blogspot.com.br/2012/05/respeito.html (acesso em 09/09/2012)
?
Fonte imagem: http://colunistas.ig.com.br/cip/2008/07/24/shopping-de-sp-faz-campanha-de-respeito-ao-proximo/ (acesso em 11/09/2012)
?
Fonte da imagem: http://fotosdenatureza.blogspot.com.br/2008/05/os-quadrinhos-de-mafalda-e-o-meio.html (acesso em 11/09/2012)
?
?
?
Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hip?teses que eles levantaram no in?cio da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hip?teses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.
?
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega |
|
Hip?teses |
Descobertas |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Retome com eles se todas as quest?es foram respondidas, se houver alguma d?vida busquem outras fontes e concluam o trabalho.
?
Esta etapa ? t?o importante quanto ? realiza??o das pesquisas, pois ela proporcionar? ao aluno perceber que a pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:
?
A exposi??o necessita de uma boa organiza??o e planejamento envolvendo toda a turma. Al?m de exporem devem tamb?m divulgar na escola e convidar as fam?lias para que conhe?am o resultado da pesquisa.
?
Qualquer que seja a forma de socializa??o os alunos devem divulgar o que aprenderam com a pesquisa, isto pode ser feito oralmente, em forma de cartazes ou mesmo v?deos produzidos por eles.
?
O Blog al?m de promover o interc?mbio virtual entre alunos da escola, socializando a pesquisa tamb?m possibilita o interc?mbio com alunos de outras escolas. Para isso voc? pode utilizar o recurso do Portal do Professor acessando: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, depois, clicar em "Produ??o de Textos Colaborativos usando a internet".
?
Outra op??o: http://www.criarumblog.com/pt/ (acesso em 26/08/2012)
?
? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realiza??o:
Planejamento
?
Professor, o Portf?lio ou Dossi? do Projeto oferecer? um bom material para avalia??o, mas ? importante reservar um espa?o para que os alunos possam conversar e avaliar, n?o s? os resultados, mas o processo, assim voc? ter? elementos para aprimorar seu pr?ximo trabalho.
Eles poder?o fazer por escrito:
?
?
ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA UFU PROJETO DE INICIA??O CIENT?FICA DISCENTE: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar ? o respeito ao colega AVALIA??O |
||
Eu aprendi que.... |
Eu achei mais interessante... |
? ? O que eu n?o gostei.... ? ? |
Professor:
Disserta??o de Mestrado: Cuidar de si, cuidando do outro, ampliando a consci?ncia do eu.
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5210/000422890.pdf?sequence=1
(acesso em 08/09/2012)
Aula: Quem sou eu? Quem ? o outro? UCA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32179 (acesso em 08/09/2012)
?
Aula: O di?logo na rela??o com os colegas e professores
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19093 (acesso em 08/09/2012)
Aula: Cultivando a amizade desde a inf?ncia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19200 (acesso em 10/09/2012)
?
Voc? sabe guardar segredo? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18998 (acesso em 10/09/2012)
?
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia (acesso em 08/09/2012)
http://pensador.uol.com.br/frases_do_pequeno_principe/ (acesso em 08/09/2012)
Professor, verifique se os alunos conseguiram: compreender as estrat?gias de pesquisa e refletir de forma cr?tica sobre o significado e a import?ncia do respeito ao pr?ximo; reconhecer que suas a??es interferem na vida do outro; compreender a import?ncia de ouvir e prestar aten??o ao que o outro fala, respeitando as diferentes opini?es; participar da elabora??o da s?ntese coletiva. Registre os avan?os e as dificuldades que os alunos encontraram ao longo do trabalho e se necess?rio retome o que voc? considerar que n?o foi compreendido por eles.