Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, La?s de Castro Agranito.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, ? necess?rio que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet. Por?m, se a sua escola n?o participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), voc? poder? utilizar as atividades que n?o necessitam destes recursos.
OLIMP?ADAS RIO 2016
Brasileirinhos e brasileirinhas aguardem, pois, vem a?...
Imagem dispon?vel em: http://www.rio2016.org/ - acesso em 09/09/2012
?E o Rio de Janeiro continua lindo?...
Imagem dispon?vel em: http://grupoviagem.uol.com.br/2011/10/cristo-redentor-simbolo-do-rio-comemora-80-anos/ acesso em 11/09/2012
?
Compreendendo a metodologia cient?fica
Professor, a ideia de se trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princ?pio de que o conhecimento adquirido pelas crian?as quando elas s?o sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem ? bem maior do que quando s?o apenas meras expectadoras.
Assim, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa para que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.
Propomos algumas sugest?es de atividades que poder?o ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuir?o na constru??o de conhecimentos de seus alunos.
Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portf?lio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.
O projeto de pesquisa est? dividido em etapas, tais como:
1- Levantamento do tema;
2- A justificativa da escolha do tema;
3- O levantamento das hip?teses;
4- A problematiza??o;
5- O levantamento das fontes de pesquisa;
6- Os trabalhos de pesquisa;
7- A depura??o das hip?teses;
8- Sistematiza??o/registro;
9- A socializa??o dos resultados/culmin?ncia;
10- A avalia??o.
Para isso, em cada etapa teremos diversos momentos.
Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na constru??o de conhecimentos, ? importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poder? ser escolhido pelos alunos ou sugerido por voc?, por?m, ? importante envolv?-los nesta escolha. Voc? poder? utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poder?, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um v?deo ou filme. ? interessante que utilize algo da atualidade para chamar a aten??o de seus alunos. Para tanto, proponha algumas sugest?es e deixe que eles escolham por meio de uma vota??o.
1? op??o: animais de estima??o ex?ticos
?
Imagem dispon?vel em: http://www.noticiasnumclick.com.br/animais-de-estimacao-exoticos-tarantula-furao-piton-sapo-e-dica - acesso em 10/09/2012.
2? op??o: carros tunados
Imagem dispon?vel em: http://www.carrostunadosbrasil.com.br/ - acesso em 10/09/2012.
3? op??o: Olimp?adas
Imagem dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/especiais/2012-olimpiadas-londres.html - acesso em 10/09/2012.
Professor fa?a uma rodinha e ou?a os argumentos dos alunos em rela??o ?s sugest?es apresentadas acima. Permita que todos falem e emitam livremente suas opini?es e conhecimentos acerca dos temas. Ap?s esse momento, proceda a vota??o que pode ser tanto oral quanto escrita.
A justificativa da pesquisa cient?fica ? o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas vejam seu trabalho, ou seja, ? quando mostramos a relev?ncia do tema. Em nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizer por que escolheram esse tema e n?o outro qualquer. ? responder ?Por que? pesquisar este tema.
Motivados pela pr?xima edi??o dos Jogos Ol?mpicos que ser? realizada no Brasil, imaginemos que os alunos tenham escolhido a terceira op??o dada na escolha do tema e tenham se decidido por pesquisar ?Olimp?adas Rio 2016?.
Ap?s a escolha do tema, ? interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes quest?es:
- Por que escolheram pesquisar sobre ?Olimp?adas??
- O fato de as pr?ximas olimp?adas serem no Brasil influenciou a escolha de voc?s?
- Algum aluno/a dessa sala gosta de praticar esporte? Pratica algum? Qual?
- Algu?m conhece a hist?ria dos jogos ol?mpicos?
Professor, para dinamizar o processo e permitir que os alunos participem ativamente como sujeito da pesquisa, solicite que formem duplas e que escolham uma das perguntas acima. Eles anotar?o em uma folha ? que depois ser? inserida em sua pasta portf?lio ? as respostas do colega da dupla. Essa atividade permite que o aluno fale mais abertamente e que desenvolva a habilidade de ouvir o colega. Caso seus alunos ainda sejam parcialmente alfabetizados, eles podem optar por registros a partir de desenhos. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop metasys ? aplicativos ? aplica??es gr?ficas ? ferramenta de pintura ? kolour Paint ou o tablet, desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta pesquisa, no quadro abaixo:
?
Aproveite a atividade para pesquisar e colorir cada anel de sua cor pr?pria, simbolizando os cinco continentes. Bom trabalho!? |
? ? ? ? ? |
Ap?s a realiza??o da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor fa?a um consolidado em forma de texto coletivo para os alunos e solicite que eles coloquem o texto na pasta portf?lio do projeto.
Professor discuta com seus alunos sobre a import?ncia desta etapa da pesquisa. Deixe claro neste momento, que os problemas ser?o criados por eles a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que s?o as perguntas que eles querem saber que ir?o conduzir o projeto de pesquisa, pois v?o tentar descobrir as respostas para elas. D? exemplos para que eles entendam bem.
Nesse momento do projeto os alunos ir?o levantar d?vidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa, at? porque o tema ? muito abrangente e certamente eles v?o querer descobrir dezenas de coisas.
Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.
Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala.
Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servir?o para nortear o percurso do projeto.
Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de inicia??o Cient?fica Discente: Olimp?adas ? Olimp?adas Rio 2016.
?
Aluno |
O que eu quero saber sobre o tema |
Tobias |
Ser? o 1? grande evento internacional sediado pelo Brasil? |
Elias |
O Brasil j? organizou outras olimp?adas? |
Mois?s |
Porque o Brasil ? t?o ruim nas olimp?adas? |
Daniel |
Onde surgiram as olimp?adas? |
Estamos avan?ando com o projeto. Ap?s a escolha do tema, sua justificativa e a constru??o da problematiza??o do objeto de nossa pesquisa este ? o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIP?TESES, ou seja, quais s?o as poss?veis respostas que eles t?m para as quest?es levantadas por eles mesmos?
Uma hip?tese ? algo que ?eu acho? que ?, pois, ainda n?o tenho certeza. Uma hip?tese ? uma formula??o provis?ria, com inten??es de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposi??o admiss?vel. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, ainda hoje existe a d?vida de quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?
A Igreja diz que, assim como todos os animais, a galinha foi criada por Deus.
Imagem dispon?vel em: http://atelieannarocha.wordpress.com/2011/04/15/a-ratoeira/ - acesso em 11/09/2012.
J? a ci?ncia diz que foi o ovo, botado por um ancestral primitivo da galinha.
Imagem dispon?vel em: http://cieonline.blogspot.com.br/2010/12/experimento-desafio-ovo-cozido-ou-cru.html - acesso em 11/09/2012
E a d?vida continua...
Abra uma r?pida discuss?o para ouvir dos alunos qual a opini?o deles sobre qual foi o primeiro surgimento: o da galinha ou do ovo. Provavelmente eles relatar?o aquilo que ouviram dos pais. ? importante esse exerc?cio para que possam vivenciar o que s?o hip?teses. Contudo, n?o deixe que a discuss?o aprofunde na quest?o religiosa, pois, o intuito n?o ? esse. Ao t?rmino da discuss?o, relate que o que acabaram de fazer ? levantar hip?teses, ou seja, opinar sobre aquilo que n?o tem certeza e leve-os a lembrar de que as crian?as fazem isso o tempo todo.
Professor, depois destas atividades os alunos est?o prontos para levantar as hip?teses sobre o tema. Para isso, retome com eles a problematiza??o. Se forem alunos de 1? ano que ainda n?o escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles v?o elaborar a sua hip?tese e escrever da forma que est?o pensando e depois voc? faz a reescrita com eles. Outra possibilidade ? retomar cada uma das quest?es levantadas na problematiza??o e fazer oralmente. Solicite que algu?m, um estagi?rio, um monitor ou outro professor, v? anotando as hip?teses para voc?. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.
Os alunos de 2? e 3? anos podem realizar a atividade individualmente, para isso deve retomar as quest?es levantadas por eles e cada um elabora uma hip?tese sobre sua quest?o ou sobre a quest?o levantada pelo colega.
Veja um exemplo abaixo:
Mois?s |
Problematiza??o: Porque o Brasil ? t?o ruim nas olimp?adas? |
Daniel |
Hip?tese: Eu acho que ? porque eles n?o treinam. |
Professor, esta etapa ? de fundamental import?ncia para a pesquisa. Por isso ? importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade cient?fica e ao mesmo tempo, fontes nada confi?veis. Portanto, voc? dever? orientar seus alunos para que ?pesquisem? bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, ? importante envolver os pais nessa atividade, pois, s?o eles que ajudar?o seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.
Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.
Sugest?o de atividade para esse momento. Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou n?o. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que fa?am a descoberta. Vejam uma sugest?o:
1) Para descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou n?o, vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos v?rias fontes de pesquisa, algumas delas s?o:
a) Livros
b) Revistas
c) Internet
d) Fotografias
e) Entrevistas
f) Palestras
g) Pesquisa de campo
2) Agora responda: qual fonte de pesquisa voc? mais utiliza quando quer descobrir uma informa??o importante? Questione-os tamb?m sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que fa?am o registro no caderno ou na pasta portf?lio.
Professor, explique para seus alunos que, ? importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portf?lio ou mesmo no caderno.
Professor este ? o momento oportuno para que ocorra uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersec??o entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes ?reas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado poss?vel sobre as Olimp?adas Rio 2016.
Para tanto, vejamos o que ? de fato uma pesquisa: ?Entende-se por pesquisa, o processo sistem?tico de constru??o do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pr?-existente. ? basicamente um processo de aprendizagem tanto do indiv?duo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular tamb?m pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acad?mico), d?-se o nome de pesquisador?. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.
Existem v?rios tipos de pesquisa, como a bibliogr?fica, a descritiva, laboratorial, a emp?rica, a de campo, a acad?mica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um ?nico pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.
Imagem dispon?vel em: http://paracatumemoria.wordpress.com/2010/01/07/arquivo-publico-de-paracatu-recebe-pesquisadores-da-universidade-federal-de-uberlandia/ - acesso em 11/09/2012.
Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliogr?fica, um trabalho de campo, uma atividade onde os alunos possam ?colocar a m?o na massa? e uma atividade que trate das paraolimp?adas.
Atividade 1? Pesquisa bibliogr?fica
A pesquisa bibliogr?fica abrange a leitura, an?lise e interpreta??o de livros, peri?dicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual ? poss?vel estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistem?tica que se faz acompanhar de anota??es e fichamentos que, eventualmente, poder?o servir ? fundamenta??o te?rica do estudo. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.
Professor, tendo em vista a faixa et?ria de sua turma, ensino fundamental inicial, voc? ter? que fazer algumas adequa??es quanto a essa modalidade de pesquisa. Para dar continuidade ao processo da pesquisa, em rodinha, fale a eles um pouco daquilo que voc? sobre os jogos. Pode tamb?m relatar um fato de alguma edi??o dos jogos que lhe chamou a aten??o.
Caso voc? n?o se lembre de nenhum fato marcante de olimp?adas anteriores, sugerimos que assista ao v?deo abaixo que demonstra a supera??o, a persist?ncia, a garra, o esfor?o e a vontade de vencer de uma atleta su??a chamada Gabrielle Andersen nos Jogos Ol?mpicos de Los Angeles em 1984, onde certamente nenhum de seus alunos ?sonhavam em nascer?. Para isso, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=YZFNiuuApFU ? acesso em 11/09/2012.
Ap?s motiv?-los, apresente a eles um pouco da cidade do Rio de Janeiro, sua estrutura f?sica e seus desafios para deixar a ?casa? pronta para receber visitantes do mundo inteiro.
Conhecendo um pouco do Rio de Janeiro: ?Cidade Maravilhosa?
?
Do alto, da esquerda para a direita: Cristo Redentor, P?o de A??car, Bondinho do P?o de A??car, Praia de Copacabana, Ponte Rio-Niter?i, Est?dio do Maracan? e vis?o geral da cidade a partir do Corcovado.
Bandeira Bras?o
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_%28cidade%29 acesso em 11/09/2012
Fundada em 1? de Mar?o de 1565, o Rio de Janeiro, no ano em que sediar? os Jogos Ol?mpicos, ter? completado 551 anos de vida. Com a capital de mesmo nome, ? a segunda maior metr?pole do Brasil, ficando atr?s apenas de S?o Paulo, est? situada no Sudeste do pa?s e ? a cidade brasileira mais conhecida no exterior. ? tamb?m a maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino tur?stico na Am?rica Latina e em todo Hemisf?rio Sul, a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.
Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para a rec?m-constru?da Bras?lia. Atualmente ? um dos principais centros econ?micos, culturais e financeiros do pa?s, sendo internacionalmente conhecido por diversos ?cones culturais e paisag?sticos, como o P?o de A??car, o morro do Corcovado com a est?tua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Est?dio do Maracan?, o Est?dio Ol?mpico Jo?o Havelange, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquet?, o r?veillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba. Por tudo isso e por muito mais, em 2012 a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrim?nio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
?
Informa??es dispon?veis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_%28cidade%29 ? acesso em 11/09/2012.
Imagem 1- dispon?vel em: http://rioemcena.com.br/?page_id=363? acesso em 11/09/2012
Imagem 2- dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rio-de-janeiro/praia-de-copacabana.php - acesso em 11/09/2012.
O Rio de Janeiro al?m de tanta beleza possui um espet?culo a parte: o est?dio do Maracan?.
O Est?dio Jornalista M?rio Filho, mais conhecido como Maracan?, o popular Maraca ("semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de p?ssaros que viviam por ali), ? um est?dio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde ent?o, o Maracan? foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o mil?simo gol de Pel?, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Ta?a Libertadores da Am?rica e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, al?m de competi??es internacionais e partidas da Sele??o Brasileira. Foi um dos locais de competi??o dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerim?nias de abertura e de encerramento. Sediar? o futebol e as cerim?nias de abertura e encerramento dos Jogos Ol?mpicos de 2016, que ser?o realizados na cidade do Rio de Janeiro. ? tamb?m o palco da partida final da Copa do Mundo FIFA de 2014.
Vista a?rea do Complexo do Maracan?, com o Maracan?zinho, e o Parque Aqu?tico J. Delamare e o C?lio de Barros.
Atualmente o est?dio est? em reforma, pois, o Brasil sediar? a Copa do Mundo FIFA em 2014 e o projeto ? para que ele fique ap?s essa reforma, conforme a foto abaixo:
Imagens e texto dispon?veis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracan%C3%A3 ? acesso em 11/09/2012
?
Vantagens das Olimp?adas de 2016 para o Rio de Janeiro: Infraestrutura.
Al?m das grandes obras que ser?o feitas para os eventos esportivos, tais como a nova Vila Ol?mpica e diversas instala??es esportivas aqu?ticas e terrestres, as Olimp?adas do Rio 2016 v?o trazer um grande investimento em infraestrutura e seguran?a. Melhorias nos transportes, expans?o do metr?, constru??o de corredores de ?nibus, pistas exclusivas de ?nibus, despolui??o das lagoas da Ba?a de Guanabara, retomada do crescimento hoteleiro, investimentos em Educa??o como reforma de algumas escola e introdu??o de um idioma estrangeiro nas escolas e investimento em esportes, uma vez que ? objetivo do governo favorecer o aumento de n?mero de medalhas.
V?deo da candidatura do Rio de Janeiro para sediar os jogos.
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI&feature=player_embedded ? acesso em 11/09/2012.
1) A ?ltima edi??o dos Jogos Ol?mpicos ocorreu em agosto de 2012 em Londres. Descreva um fato marcante desta olimp?ada em sua opini?o.
2) Pesquise e relate o desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Ol?mpicos Londres 2012. Apresente os resultados em um quadro, conforme modelo abaixo.
COLOCA??O |
PA?S |
OURO |
PRATA |
BRONZE |
TOTAL |
? |
Brasil |
? |
? |
? |
? |
?
3) De acordo com o quadro de medalhas dos Jogos Ol?mpicos Londres 2012, complete o quadro abaixo.
COLOCA??O |
PA?S |
OURO |
PRATA |
BRONZE |
TOTAL |
1? |
? |
46 |
? |
29 |
104 |
? |
China |
? |
? |
? |
88 |
3? |
? |
29 |
? |
19 |
? |
?
Atividade 2: Trabalho de Campo
O trabalho de campo ? um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos n?o podem confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, n?o o ?. Ao contr?rio, constitui parte de um experimento cient?fico, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observa??o atenta e organiza??o nos registros, sob pena de que se isso n?o ocorrer, os resultados podem n?o ser satisfat?rios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos.
O trabalho de campo, geralmente, n?o ? realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que n?o haja preju?zo com o conte?do a ser pesquisado e para que a integridade f?sica dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocr?tica ? fundamental: combinar com a dire??o da escola a sa?da ? principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autoriza??o dos pais para que seu filho deixe os limites da escola; defini??o do local; preparo do lanche e outros.
Professor, sugira aos alunos desenvolverem o Trabalho de Campo na universidade de sua cidade, mais especificamente no campus onde se situa o curso de Educa??o F?sica. Nesse local, voc?s encontrar?o alunos praticantes das mais diversas modalidades esportivas. Explore-os ao m?ximo: colham depoimentos, gravem entrevistas orais e escritas, pesquise sobre algum aparelho de gin?stica que lhe chame a aten??o. Providencie que seus alunos possam ser acompanhados e orientados para utilizarem algum aparelho e vivenciarem de fato a pesquisa.
Imagem 1- dispon?vel em: http://dicasdanutricionista.com.br/2010/04/07/atividade-fisica-neutraliza-gene-da-obesidade/ - acesso em 11/09/2012.
Imagem 2- dispon?vel em: http://periodoampliado.wordpress.com/category/ginastica-olimpica/ - acesso em 11/09/2012.
Professor, para enriquecer o trabalho de campo, consiga um estudante do curso de Educa??o F?sica da universidade de sua cidade para ministrar uma palestra para seus alunos com o tema: ?A import?ncia da pr?tica esportiva na vida da crian?a?.
Aproveite a c?mera do laptop WxCam instalada na ?rea de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola n?o participe do UCA, leve uma m?quina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos ser?o ?teis para a socializa??o dos resultados. Um componente do grupo ficar? respons?vel pelos registros (fotos, filmagens e de divulgar o material produzido por ele entre os colegas da sala).
Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes ?reas do conhecimento:
1 ? L?ngua Portuguesa: elabora??o do roteiro de entrevista, relat?rio, elabora??o de uma carta de agradecimento ? institui??o que acolheu os alunos;
2 ? Matem?tica: estimativa do gasto com transporte e lanche, elabora??o de situa??es-problema a partir de quest?es reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.
3 ?Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de refer?ncia;
4 ? Educa??o F?sica: propicia o incentivo ? pr?tica esportiva e acompanhamento de profissionais da ?rea;
5 ??tica: di?logo, respeito ao gosto e prefer?ncia esportiva do colega.
Professor, se as condi??es colaborarem e/ou for conveniente, convide os pais para participarem, para que os la?os fam?lia-escola sejam estreitados. Caso sua cidade n?o possua uma universidade, leve seus alunos a um clube da cidade que ofere?a aulas de futebol, v?lei, basquete ou dan?a.
Atividade 3: Colocando a ?m?o na massa?
Professor, nessa etapa da pesquisa, espera-se que seus alunos j? saibam mais sobre olimp?adas do que no inicio deste trabalho. Essa atividade, prop?e que eles pratiquem alguma atividade f?sica.
Para motiv?-los, exiba o filme abaixo. Para a realiza??o desta atividade, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.
Pateta - o campe?o ol?mpico
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3gN09jgHEFo - acesso em 10/09/2012
1) Atividade de Ca?a Palavras. A seguir, voc? encontrar? palavras de origem grega relacionadas aos Jogos Ol?mpicos. Procure essas palavras em destaque no quadro abaixo e as circule com seu l?pis. Tamb?m encontrar? algumas modalidades apresentadas pelo Pateta exibido no v?deo acima. As palavras s?o: MONTE OLIMPO, GINASTA, GR?CIA, TOCHA, JOGOS, ATLETA e EST?DIO.
?
M |
O |
N |
T |
E |
O |
L |
I |
M |
P |
O |
K |
O |
N |
O |
S |
W |
G |
J |
L |
? |
H |
A |
B |
C |
C |
T |
D |
E |
F |
G |
H |
H |
C |
S |
F |
H |
A |
G |
R |
E |
C |
I |
A |
F |
? |
R |
A |
D |
I |
A |
S |
C |
? |
U |
B |
O |
L |
A |
I |
F |
U |
T |
E |
B |
O |
B |
O |
D |
J |
O |
G |
O |
S |
L |
U |
L |
A |
T |
L |
E |
T |
A |
A |
R |
E |
I |
A |
A |
M |
O |
G |
I |
N |
A |
S |
T |
A |
R |
2) Oriente seus alunos para confeccionarem: 1) um p?dio (ver sugest?o na 1? etapa desta aula) com caixas de papel?o e jornal (os materiais devem ser providenciados anteriormente); 2) um cartaz (pode ser feito de cartolina) com o ano e turma da sala, por exemplo: 2? B.
3) Professor, a pr?xima atividade seria interessante ser desenvolvida fora da sala da aula. Procure desenvolv?-la na quadra da escola, no p?tio ou em um lugar amplo para que os alunos possam ter mais condi??es de pratic?-la. Caso consiga, procure desenvolver esta atividade na aula de Educa??o F?sica ou na presen?a do Educador F?sico da escola. Essa atividade pode ser agendada e ministrada em tr?s aulas de 50 minutos.
Organize uma estrutura que simule as Olimp?adas. Proponha os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e ofere?a uma modalidade para cada grupo. Eles devem experimentar o que ? competir, devem aprender que advers?rio n?o ? sin?nimo de inimigo, que nem sempre se ganha todas as vezes e saber perder ? tamb?m uma honra e motivo de comemora??o. Caso consiga, ofere?a coletes para diferenci?-los no momento em que praticam as atividades f?sicas e convide as outras salas para torcerem por eles.
Ao t?rmino da atividade competitiva, proponha uma brincadeira cooperativa onde toda a sala possa brincar e que no final n?o haja vencedores ou perdedores. Simbolicamente, os alunos dever?o colocar no 1? lugar do p?dio, o cartaz (2? B) feito por eles para simbolizar eu toda a sala saiu vitoriosa da atividade.
Atividade 4: Somos todos iguais
Professor, em roda de conversa, apresente a seus alunos o seguinte s?mbolo:
Imagem dispon?vel em: http://www.rio2016.org/ - acesso em 09/09/2012
Eles certamente saber?o do que se trata. Explore o s?mbolo paraol?mpico e a partir das imagens abaixo, leve-os a refletir que as pessoas portadoras de necessidades especiais tamb?m podem e conseguem praticar esportes, basta que para isso eles se esforcem e superem os obst?culos oferecidos pela limita??o f?sica.
?
Imagens dispon?veis em: http://www.noticiasdefloriano.com.br/web/atletas-paraolimpicos-sao-aprovados-nos-testes-funcionais.html- acesso em 11/09/2012.
1) Com o auxilio de seus pais, fa?a uma pesquisa sobre as paraolimp?adas e responda as seguintes perguntas:
a) Quando elas surgiram?
b) O Brasil tem representantes paraol?mpicos?
c) Na 3? etapa desta pesquisa (Problematiza??o), o aluno Mois?s perguntou ?porque o Brasil ? t?o ruim nas olimp?adas??. Tente responde-la juntamente com o aux?lio de seus pais.
d) Fa?a uma pesquisa sobre a vida do atleta da ?ltima foto que aparece acima com um buqu? de flores, medalha ao peito e bra?o direito erguido comemorando a vit?ria. Apresente sua hist?ria de vida e supera??o e como se tornou um grande vencedor na vida e no esporte.
Professor, ao conclu?rem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hip?teses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Voc? poder? propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematiza??o), a hip?tese (o que pensavam sobre a quest?o) e o que descobriram e verifiquem se a sua hip?tese era verdadeira ou n?o.
Professor, al?m de os alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros tamb?m devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que voc? possa apoiar seu aluno no que for necess?rio e para que tenha subs?dio para avaliar os alunos ao t?rmino do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagi?rio, solicite a colabora??o dele nestes registros, pois ? uma importante contribui??o.
Professor, para concluirmos um projeto ? necess?rio revermos a problematiza??o, analisarmos se todas as d?vidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hip?teses s?o pertinentes ou n?o. Caso alguma lacuna apare?a ? preciso escolher outra estrat?gia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.
Professor, conclu?da nossa pesquisa temos que nos lembrar da import?ncia da socializa??o dos resultados. Algumas sugest?es de atividades para este momento ? a cria??o de um acervo virtual sobre as Olimp?adas. Nesse acervo, os alunos postar?o:
- todas as fotos e filmagens que foram registradas durante a pesquisa;
- uma entrevista realizada com um atleta profissional ou amador de sua cidade;
- a hist?ria das Olimp?adas e seu ?nascimento? na Gr?cia antiga;
- quais as diferen?as existentes entre as olimp?adas antigas e as olimp?adas modernas;
- uma breve homenagem com fotos e cartazes para os atletas paraol?mpicos brasileiros pelo seu desempenho nas Olimp?adas Londres 2012.
Reflex?o final: o Brasil ? um pa?s muito rico, tanto em riquezas materiais quanto em material humano (atletas). Contudo, seu desempenho nas Olimp?adas nunca foi satisfat?rio aos olhos dos brasileiros. Por qu?? O que falta? Depende de quem? Em 2016, seremos n?s a organizar a pr?xima edi??o dos jogos. O que podemos fazer para termos um desempenho melhor do que tivemos em 2012 em Londres? Na cerim?nia de encerramento dos jogos em Londres, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, recebeu a bandeira ol?mpica das m?os de Jacques Rogge, presidente do Comit? Ol?mpico Internacional (COI).O que isso significa? Esperan?a de um quadro de medalhas mais ?recheado? ou medo da antiga decep??o?
Imagem dispon?vel em: http://www.gazetaesportiva.net/blogs/olimpiadas-2012/2012/08/12/prefeito-do-rio-recebe-bandeira-olimpica/ - acesso em 11/09/2012.
Professor desafie seus alunos e seus familiares na escrita de uma carta para o presidente do Brasil solicitando melhores condi??es de treinamento para nossos atletas. Voc? dever? auxili?-los no que for necess?rio, principalmente em rela??o ?s regras gramaticais. Al?m da carta a ser enviada ao presidente, fa?a uma carta aberta (carta aberta representa um dos g?neros textuais cuja principal caracter?stica ? a argumenta??o com base em assuntos de interesse coletivo) e a publique na internet. Para saber detalhes de como fazer e inserir a carta acesse http://www.brasilescola.com/redacao/carta-aberta.htm.
Sugest?es de links para alunos:
http://rederecord.r7.com/londres-2012/
http://www.mundodastribos.com/aplicativos-para-acompanhar-as-olimpiadas-2012.html
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Not?cias
http://www.brasilfront.com.br/olimpiadas-rio-2016-o-brasil-recebera-maior-evento-esportivo-mundial
Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes ?reas do conhecimento ? fundamental que voc? verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto al?m de socializar o conhecimento historicamente acumulado (curr?culo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a constru??o de uma pesquisa, ou seja, possibilita n?o apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisi??o das estrat?gias e metodologia de pesquisa, assim os alunos ser?o mais aut?nomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto al?m de desenvolver habilidades de leitura e escrita, se envolveram nas atividades propostas, utilizaram adequadamente o laptop UCA e conheceram um pouco da cidade sede da pr?xima edi??o dos Jogos Ol?mpicos, o Rio de Janeiro.