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O Planeta Terra funciona como uma Estufa?

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conceituar o que ? o efeito estufa;
  • Evidenciar as causas e consequ?ncias do efeito estufa;
  • Reconhecer a fun??o de cada componente do efeito estufa;
  • Identificar a??es que minimizam os efeitos nocivos do efeito estufa.

Duração das atividades

20 horas / aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimento sobre os gases presentes na atmosfera, radia??o solar e representa??o gr?fica.

Estratégias e recursos da aula

PREPARA??O PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA

Esta aula utilizar? a rede social Facebook, assim, antes de iniciar a realiza??o das atividades propostas, o professor dever? dividir a turma em quatro grupos e orientar os alunos a criarem uma conta para cada equipe nessa rede social, atrav?s do site: http://www.facebook.com/. Em seguida, professor e alunos dever?o criar um grupo fechado para a turma na rede social. Encontram-se dicas de como criar um grupo no seguinte endere?o eletr?nico: http://www.dicastutorial.com/2012/02/como-criar-um-grupo-no-facebook.html. Esta orienta??o inicial poder? ser realizada com a utiliza??o de um projetor data-show para que todos os alunos participem.

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ATIVIDADE 1: COMPREENDENDO O EFEITO ESTUFA, BEM COMO SUAS CAUSAS E CONSEQU?NCIAS

INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE) e em espa?os extrassala. Ser?o necess?rios computadores com acesso a internet, um projetor data-show, cadernos e canetas. Compreendendo a flexibilidade geogr?fica e temporal possibilitada pelo Facebook, a utiliza??o dessa rede social ser? uma tarefa extrassala, pois apenas a cria??o da conta e do grupo no Facebook ser? no LIE, junto com o professor. Os discentes dever?o utilizar computadores com acesso ? internet em casa, lan-house ou no laborat?rio de inform?tica educativa da escola em um per?odo diferente do hor?rio da aula para realizar as tarefas extrassala.

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ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL

Nesta atividade ser? utilizado o recurso digital Mudan?as Ambientais Globais: o Efeito Estufa, dispon?vel no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do seguinte endere?o eletr?nico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1979.  Este objeto educacional ? uma anima??o que relata os fatores que est?o relacionados com o aumento da temperatura no efeito estufa. O computador dever? possuir um navegador de internet (Internet Explorer,Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, ? necess?rio extrair os arquivos, para isso, sugere-se programas como: WinRar, Winzip ou qualquer outro com a mesma finalidade. Ap?s a extra??o dos arquivos, clicar no arquivo HTML para iniciar a anima??o.

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ESTIMULANDO A REFLEX?O

Inicialmente, o professor dever? informar aos alunos que a aula ser? sobre o Efeito Estufa e apresentar o v?deo Aquecimento Global dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=xE_MliTHFpA&feature=fvwrel, orientando-os a observarem principalmente se as imagens do espa?o urbano correspondem ? realidade local. Ap?s a exibi??o do v?deo, o professor dever? propor os seguintes questionamentos aos discentes: ?O que voc?s entendem por efeito estufa??, ?Qual a rela??o do efeito estufa com o aquecimento global??, ?Qual imagem no v?deo foi mais chocante para voc?s??, ?Quais imagens correspondem ? nossa realidade local??, ?O que causa o efeito estufa??, ?Ser? o homem respons?vel por esse fen?meno??, ?O efeito estufa ? o causador de tantas trag?dias apresentadas no v?deo??, ?Qual a contribui??o do homem nos desastres apresentados??. Os alunos n?o precisam responder a todas estas perguntas agora, pois o objetivo ? gerar um momento de reflex?o. Entretanto, ao final da atividade, os discentes devem ser capazes de responder a estas perguntas sob um ponto de vista cr?tico a respeito do tema abordado.

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O QUE SER? PRODUZIDO?

Antes de dar continuidade ? realiza??o dessa atividade, o professor dever? informar aos discentes que eles produzir?o um texto, de no m?nimo 15 linhas, a ser postado no Facebook, e um Podcast, ambos baseados no conhecimento adquirido sobre o efeito estufa nas etapas a seguir. ? importante que os alunos sejam orientados a registrarem todas as informa??es que julgarem relevantes para gerar ideias ainda durante a abordagem do conte?do.

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PESQUISANDO E ANALISANDO INFORMA??ES

No laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), o professor dever? solicitar aos alunos que assistam atentamente ? anima??o Mudan?as Ambientais Globais: o Efeito Estufa.

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Em seguida, os alunos se reorganizar?o, formando grupos com os componentes escolhidos no in?cio da aula, para a cria??o de contas na rede social (ver se??o: PREPARA??O PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA). Ap?s a organiza??o da turma, cada grupo receber? um t?pico e os seus respectivos endere?os eletr?nicos sugeridos abaixo:

Equipe 1: O Efeito Estufa

Como ocorre o efeito estufa

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-como_ocorre.shtml

Mecanismo atmosf?rico mant?m o planeta aquecido

http://educacao.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.jhtm

Artigo: A qu?mica no efeito estufa

Se??es: A Terra: uma grande estufa e Como funciona a estufa Terra

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf

Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito, o mecanismo e o processo de a??o do Efeito Estufa.

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Equipe 2: Os gases-Estufa

Gases do Efeito Estufa

http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa/gases_do_efeito_estufa.htm

Causas e gases de efeito estufa

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/mudancas_climaticas/entenda_mais/causas_e_gases_de_efeito_estufa.html

Artigo: A qu?mica no efeito estufa

Se??o: Gases do efeito estufa

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf

Orienta??o: o grupo dever? abordar os conceitos e a a??o dos gases do efeito estufa, tamb?m chamados de gases-estufa.

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Equipe 3: O aumento do Efeito Estufa

Desmatamentos e Queimadas

http://tosabendomais.com.br/portal/atualidades.php?idAtualidade=68&acao=Ver

Artigo: A qu?mica no efeito estufa

Se??o: O problema da emiss?o de gases-estufa no Brasil

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf

Orienta??o: o grupo dever? abordar as a??es que influenciam no aumento do Efeito Estufa.

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Equipe 4: Consequ?ncias da polui??o

Consequ?ncias do Efeito Estufa

http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa/consequencias.htm

Consequ?ncias do aumento do efeito estufa

http://www.sitecurupira.com.br/meio_ambiente/meio_ambiente_consequencia.htm

Artigo: A qu?mica no efeito estufa

Se??o: A estufa come?a a ficar muito quente

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf

Orienta??o: o grupo dever? abordar as consequ?ncias do aumento da presen?a dos gases-estufa na atmosfera para a sociedade e para o meio ambiente.

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Observa??o: o docente poder? adicionar outros sites que julgar pertinentes a estes j? sugeridos, verificando a adequa??o ao t?pico e a quantidade de informa??o contida no site.

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O QUE COMPREENDEMOS SOBRE O EFEITO ESTUFA

Ap?s a pesquisa de informa??es nos sites e anima??o sugeridos acima, o professor dever? retomar os questionamentos propostos no momento de reflex?o, estimulando os alunos a refletirem e buscarem respond?-los baseados, agora, no conhecimento j? constru?do at? o momento.

Em seguida, cada grupo dever? elaborar um texto apresentando sua compreens?o sobre o efeito estufa e, em especial, sobre o t?pico que ficou respons?vel e postar no Facebook (fica a crit?rio do professor a determina??o do prazo para a realiza??o desta tarefa). Cada aluno dever? curtir e comentar os textos dos grupos aos quais n?o fizeram parte, expondo a sua opini?o sobre os t?picos abordados pelos colegas.

Ap?s as postagens dos textos, o professor dever? propor aos alunos o seguinte questionamento no Facebook, com o objetivo de estimular uma reflex?o cr?tica sobre o tema: ?O efeito estufa ? um super-her?i ou um vil?o? Como seria a vida sem o efeito estufa? Em rela??o a este fen?meno, qual ? a participa??o do vapor de ?gua na atmosfera??.

? HORA DE AGIR: VAMOS ALERTAR!

Cada equipe criar? uma hist?ria fict?cia sobre o efeito estufa buscando estabelecer rela??es com o t?pico desenvolvido no item Pesquisando e Analisando Informa??es.  Esta produ??o ser? postada no Facebook no formato de um Podcast (?udio). Cada equipe dever? observar as seguintes orienta??es:

1.      Elaborar a hist?ria em discurso direto, ou seja, quando os pr?prios personagens falam. Poder? ser inclu?do um narrador, caso seja necess?rio expor informa??es adicionais ? cena. O Podcast ter? entre 5 e 10 minutos de dura??o.

2.      Criar uma imagem que simbolize a hist?ria elaborada pelo grupo. Esta imagem ser? utilizada como a ?capa? do Podcast e dever? conter o t?tulo da hist?ria e dados de identifica??o do grupo, como por exemplo, o primeiro nome dos integrantes, s?rie e turma.

3.      Apresentar o roteiro da hist?ria ao professor antes de iniciar a produ??o do ?udio, a fim de que este avalie a rela??o da hist?ria com o t?pico pesquisado pelo grupo e caso seja necess?rio proponha sugest?es.

4.      Na produ??o do ?udio, os alunos devem ficar atentos ? qualidade do som gravado. Lembrando que tamb?m devem ser preparados efeitos especiais de som e pequenas trilhas sonoras (observando o cuidado com os direitos autorais dos materiais utilizados). Seguem links com exemplos de podcasts:

                                        http://jovempan.uol.com.br/noticias/saopaulo/2012/05/sabesp-cria-disputa-de-condominios-contra-desperdicio-de-agua.html

                                        http://www.ecodesenvolvimento.org/podcast

5.      Ao publicar o Podcast, o pr?prio grupo dever? colocar o primeiro coment?rio informando: o t?pico da equipe, o resumo da hist?ria (duas ou tr?s linhas), os nomes dos integrantes, citar os recursos utilizados caso estes tenham direitos autorais, por exemplo: m?sica/cantor.

A publica??o no facebook poder? ser realizada de duas maneiras:

?         Utilizando o site Soundcloud (endere?o www.soundcloud.com)para fazer o upload do arquivo de ?udio e compartilhar na rede social. Nesse caso, os grupos dever?o associar-se ao site fazendo o ?Signup? utilizando os dados da conta do facebook. H? um espa?o espec?fico para fazer o upload da imagem da capa. Um tutorial pode ser encontrado no seguinte endere?o: http://www.youtube.com/watch?v=_zFp_weT9PE.

?         O Facebook n?o permite a postagem de arquivo de ?udio, por isso, a segunda maneira consiste em converter o Podcast em um arquivo com formato de v?deo. Seguem orienta??es para esta escolha de publica??o:

a. Abrir a imagem produzida (s?mbolo do grupo) em um editor de v?deo;

b. Abrir o arquivo de som do Podcast no mesmo programa;

c. Expandir a imagem at? o final do ?udio, por exemplo, se o ?udio durar 6 minutos, a imagem deve ser configurada para durar o mesmo tempo. Geralmente isto ? feito nos programas de edi??o ?arrastando? a borda da direita com o mouse at? o final da regi?o ocupada pelo ?udio, que aparece numa regi?o abaixo da figura;

d. Salvar o arquivo com o formato de v?deo;

e. Postar o v?deo final no Facebook da equipe.

Como resultado final, os internautas ouvir?o a hist?ria, e a imagem ficar? est?tica at? o final da exibi??o do ?udio. Este v?deo dever? ser exibido em um momento (descrito na atividade 3) reservado para o convite ? comunidade escolar para participar de uma campanha de conscientiza??o acerca dos aspectos envolvidos nessa tem?tica.

As etapas desta atividade est?o resumidas na Tabela 1. Conv?m ressaltar que o professor poder? modificar a dura??o de cada etapa de acordo com a conveni?ncia de sua aplica??o com a turma.

Tabela 1: Cronograma da atividade 1

Atividade1

       Etapas

Desafios Propostos*

Dura??o

Local

1? Etapa

Utiliza??o dos recursos digitais (v?deo e anima??o), leitura dos links sugeridos, discuss?o a partir de questionamentos e in?cio da elabora??o dos textos e dos roteiros dos Podcasts

8 hora/aula

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2? Etapa

Produ??o dos textos e publica??o no grupo do Facebook

3 dias

Extrassala

3? Etapa

Produ??o do roteiro dos Podcasts

1 semana

Extrassala

4? Etapa

Publica??o dos Podcasts no Facebook

2  semanas

Extrassala

*O per?odo para a cria??o das contas na rede social n?o consta na tabela, uma vez que esta dever? acontecer antes da aplica??o da aula.

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ATIVIDADE 2: M?OS-NA-MASSA: REALIZANDO EXPERIMENTOS!

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Esta atividade ser? desenvolvida na sala de aula, laborat?rio de ci?ncias ou p?tio da escola, e ser?o necess?rios: computador com projetor data-show, caderno, l?pis ou canetas e o material para a realiza??o do experimento, especificado abaixo:

? Garrafas de pl?stico (PET) de 500 ml ou de maior volume (? importante destacar que ser? necess?rio mais material para a produ??o do CO2 na medida em que sejam escolhidas garrafas com maior volume);

? Term?metros de vidro;

? L?mpada incandescente com pot?ncia entre 100 a 250 W com suporte ou luz solar;

? Fita adesiva;

? Cord?o ou linha grossa;

? Cron?metro ou rel?gio;

? Tesoura;

? Papel ou notebook para registrar as medidas;

? Papel milimetrado;

? ?gua;

? Vinagre;

? Bicarbonato de s?dio;

? Canudinho ou vareta;

? Caixa de palito de f?sforo.

O material para o experimento dever? ser providenciado para cada um dos grupos, estes dever?o ter as mesmas forma??es da atividade 1. Sugere-se que o professor solicite com anteced?ncia aos alunos alguns materiais, como por exemplo, as garrafas PET.

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DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor dever? fazer a introdu??o desta atividade da seguinte forma: ?Voc?s j? aprenderam na atividade anterior o que ? o efeito estufa e como ele ocorre. Que tal visualizar o efeito estufa a partir de um experimento feito por n?s mesmos??. Em seguida, o docente dever? apresentar maiores detalhes sobre o experimento e, ap?s perceber que os alunos entenderam o procedimento, solicitar a eles predi??es sobre o que acontecer? com o ar dentro da garrafa quando este for iluminado por 10 minutos. As hip?teses dos alunos dever?o ser registradas no quadro.

Neste experimento, as equipes dever?o tomar nota de quatro conjuntos de temperaturas, chamados sistemas, a cada minuto, preenchendo assim a tabela 2 abaixo:

Tabela 2: Registro das temperaturas

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Sistemas:

A = Temperatura lida no term?metro ao ar livre

B = Temperatura lida no term?metro dentro da garrafa vazia

C = Temperatura lida no term?metro dentro da garrafa com vapor d??gua

D = Temperatura lida no term?metro dentro da garrafa com di?xido de carbono

Todas as leituras de temperaturas dever?o ser realizadas ao mesmo tempo para garantir a mesma intensidade de luz sobre todas as garrafas e o mesmo intervalo de tempo expostas a radia??o luminosa. Recomenda-se que os integrantes organizem um revezamento para fazer as leituras de temperatura, desta maneira, todos participar?o do experimento na aquisi??o dos dados. Optando por realizar esta atividade com luzes incandescentes, certifique-se de que todas as garrafas se encontram ? mesma dist?ncia da luz, conforme ilustra a figura 1. No caso da escola possuir um p?tio, os alunos poderiam utilizar a luz solar incidindo diretamente nas garrafas.

Figura 1: Todas as garrafas devem estar ? mesma dist?ncia, ?d?, da luz.

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Fonte: Imagem produzida pelo autor.

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Os sistemas B e C poder?o ser montados com as garrafas inteiras, com uma diferen?a, o acr?scimo de ? de colher de ?gua dentro da garrafa C antes de fech?-la. Entretanto, para a forma??o da camada de di?xido de carbono, CO2, no sistema D, sugere-se que proceda como mostra a figura 2.

Figura 2: Montagem da garrafa com o term?metro e a camada de CO2 (sistema D).

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Fonte: The Greenhouse Effect - Part One: Warming the Earth Experiment, http://wildbc.org/publications-resources/climatechange/greenhouse-effect-part1.pdf (foto modificada pelo autor).

Quando a garrafa estiver pronta para ser lacrada, adiciona-se o vinagre e o bicarbonato de s?dio na propor??o 5:1 (por exemplo, 5 ml de vinagre para 1 ml de p? do sal). O g?s produzido nesta mistura ser? o CO2, que ? mais denso que o ar e, por isso, n?o escapar? t?o r?pido da garrafa.  Para testar a camada de di?xido de carbono gerada na rea??o, acenda um palito de f?sforo preso com a fita adesiva na ponta de um canudinho ou vareta e o aproxime do fundo da garrafa. O palito apagar? ao atingir a camada do g?s. Ap?s o teste, passe a fita lacrando a garrafa. Evite movimentar muito a garrafa neste momento.

Ap?s a coleta das leituras, os alunos ir?o, individualmente, construir os 4 (quarto) gr?ficos sobrepostos em um papel reservado para este fim (ver figura 3). Ressalta-se que o docente poder? preparar algo semelhante ao apresentado na figura 3 ou utilizar papel milimetrado. Os discentes devem ligar os pontos, percebendo, assim, o comportamento da curva para cada sistema.

Figura 3: Papel para construir os gr?ficos sobrepostos.

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Fonte: http://www.starhop.com/library/pdf/studyguide/elementary/GloJar-7.pdf(modificada pelo autor).

Como tarefa extrassala, os grupos dever?o elaborar textos com imagens relacionando a experi?ncia realizada com o efeito estufa, buscando relacionar cada componente do experimento com os existentes no efeito estufa explorado na atividade 1, por exemplo, o vapor d??gua dentro da garrafa representa a grande quantidade de vapor de H2O na atmosfera devido a evapora??o na superf?cie dos oceanos. J? o g?s CO2 produzido dentro da garrafa, ? o mesmo produzido pelos carros.

Os textos dever?o ser postados no grupo do Facebook no prazo de uma semana.

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MOMENTO DO ALUNO:

Os grupos ir?o desenvolver a atividade proposta com o acompanhamento do professor.

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DISCUSS?O:

Neste momento, o professor solicitar? aos alunos que apresentem e comparem os gr?ficos resultantes. Na figura 4, pode-se observar o resultado de um experimento semelhante ao que foi proposto nesta atividade, retirado de um artigo publicado em 2001 no Jornal de Educa??o em Geoci?ncia (traduzido). A curva A representa o comportamento do sistema enriquecido com di?xido de carbono, e a curva B deve-se ao ambiente apenas com vapor de ?gua. Os discentes devem obter resultados aproximadamente semelhantes.

Figura 4: Resultado caracter?stico mostrando a diferen?a no aquecimento de um container enriquecido com CO2 (A) e o controle contendo apenas vapor d??gua (B).

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Fonte: GREENHOUSE EFFECT IN THE CLASSROOM: A PROJECT- AND LABORATORY-BASED CURRICULUM: Susann B. Lueddecke , Nicholas Pinter* Scott A. McManus Journal of Geoscience Education, v.49, n.3, May, 2001, p. 274-279 Southern Illinois University, http://ag.arizona.edu/arizonawet/resources/adapt-apply-documents/Greenhouse%20Effect%20Lueddecke_v49n3p274.pdf (modificada pelo autor).

Recomenda-se que o docente estimule uma discuss?o, atrav?s do Facebook, acerca do fen?meno Efeito Estufa simulado no experimento, propondo os seguintes questionamentos durante 3 dias: ?O experimento que acabamos de realizar n?o simula a complexidade que realmente ocorre no sistema terrestre. Quais vari?veis est?o faltando?? Poss?veis respostas: superf?cie terrestre, camadas dos gases na atmosfera com composi??es ligeiramente diferente, correntes de ar... ?Outra estufa bastante conhecida ? aquela constru?da nos jardins. Qual a rela??o dos fatores presentes no experimento realizado com os fatores de uma estufa de flores?? e ?Como aumentar ainda mais a temperatura dentro da garrafa?? Poss?veis respostas: aumentando a pot?ncia da l?mpada ou aproximando a mesma da garrafa... Em seguida, o professor dever? estimular os alunos a refletirem sobre a import?ncia das plantas neste ecossistema, propondo a seguinte pergunta: ?O que aconteceria se coloc?ssemos plantas dentro das garrafas??.

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SISTEMATIZA??O:

Objetivando formalizar o conte?do abordado, o professor dever? dividir a turma em dois grupos e posicionar um grupo de costas e o outro de frente para o quadro. Depois, ir? dividir o quadro branco em duas partes, e escrever em um lado os nomes dos componentes do experimento e no outro os componentes do fen?meno ?real? do Efeito Estufa, sendo estes enumerados sem repeti??o, (observe figura 5 como modelo).

Figura 5: Modelo de prepara??o do quadro para a sistematiza??o.

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Fonte: http://caujak.blogspot.com.br/2012/05/des-aula-7-utilizacao-dos-recursos.html(modificada pelo autor).

No momento seguinte, ser? explicado aos alunos que um colega do grupo que est? sentado de costas para a lousa sortear? um papel no qual estar? escrito um n?mero que se refere a um dos componentes escritos no quadro. Este aluno, guardando segredo do n?mero sorteado, sentar? no centro da sala, de frente para o outro grupo. O objetivo desta din?mica ? descobrir o n?mero sorteado atrav?s de perguntas, mas o aluno que est? entre os dois grupos s? poder? responder ?sim? ou ?n?o?, como por exemplo, voc? tem a??o refletora dos raios solares? Sim ou n?o? Vale ressaltar que cada grupo ter? at? tr?s chances, ou seja, poder? fazer at? tr?s perguntas, e em seguida dever? dizer qual componente eles acreditam que o colega sorteou.

Quando o grupo emitir sua resposta, o professor poder? riscar no quadro o nome do componente em quest?o. Se for um componente do experimento, dever? pedir ao grupo que respondeu o nome do componente do Efeito Estufa real que tem fun??o similar e tamb?m risc?-lo da lista do quadro. Caso contr?rio, se o sorteado foi um componente do Efeito Estufa real, o professor dever? pedir ao grupo que indique o componente do experimento.

Observa??o: a cada ciclo de perguntas os grupos devem trocar de posi??o.

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ATIVIDADE 3: ORGANIZANDO UMA CAMPANHA PARA CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR A RESPEITO DO EFEITO ESTUFA!

INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa, bem como em espa?os extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso a internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O docente dever? dividir a turma em novos quatro grupos, destacando que ? fundamental a participa??o de todos os alunos para a realiza??o da atividade. As etapas para a realiza??o desta atividade ser?o descritas a seguir:

ETAPA 1: PROPONDO A CAMPANHA AOS ALUNOS 

Inicialmente, o professor apresentar? no projetor data-show as figuras 5 e 6, Planeta Terra em nossas m?os e Salve o Planeta ? Aquecimento Global, respectivamente, e solicitar? aos alunos que baseados nestas indiquem a atividade que ser? desenvolvida agora. Complementando, caso os alunos tenham acertado a atividade ou revelando-a em caso contr?rio, o professor dever? comentar: ?J? conhecemos o efeito estufa, a prote??o que ele gera para os seres vivos na Terra e as consequ?ncias causadas por um desequil?brio deste fen?meno. Pergunta-se: o que podemos fazer para combater o aumento da temperatura do efeito estufa? Como diminuir o aquecimento global? O que fazer para sensibilizar mais pessoas acerca desse problema??.

Figura 6: Plante Terra em nossas m?os

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Fonte: http://planetaterraemnossasmaos.blogspot.com.br/2008/10/o-efeito-estufa.html

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Figura 7: Salve o Planeta ? Aquecimento Global

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Fonte: http://dialogospoliticos.wordpress.com/2009/11/29/brasil-assume-lideranca-contra-aquecimento-global/.

Ap?s essa conversa introdut?ria, o professor dever? propor aos grupos que elaborem uma Campanha Preventiva que exponha medidas minimizadoras do aumento do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global. A Campanha dever? ser feita em toda escola e tamb?m na rede social Facebook, esta dever? ser um dos principais meios de divulga??o das a??es da turma neste evento. Os alunos devem usar a criatividade, e sugerir as solu??es a partir do conhecimento no assunto, da leitura dos sites sugeridos e da efetiva possibilidade de realizar estas solu??es no cotidiano.

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ETAPA 2: PESQUISANDO MANEIRAS DE CONTER AS MUDAN?AS CLIM?TICAS

Seguem abaixo alguns textos que poder?o servir para a constru??o de medidas preventivas ao aquecimento global nocivo:

Texto 1: DEZ COISAS A SE FAZER (sobre o aquecimento global)

http://www.overmundo.com.br/overblog/dez-coisas-a-se-fazer-sobre-o-aquecimento-global

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Texto 2: Dicas para Combater o Aquecimento Global 01

http://maeterra.info/2008/06/dicas-para-combater-o-aquecimento-global-01/

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Texto 3: 50 A??es contra o aquecimento global

http://mudeomundo.com.br/50-acoes-contra-o-aquecimento-global/

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Texto 4: 101 dicas que contribuem para a redu??o das mudan?as clim?ticas

http://www.forumclima.pr.gov.br/arquivos/File/sema101dicas.pdf

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Texto 5:Ge?logo d? dicas de como diminuir emiss?o de gases poluentes

http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?template=2095.dwt&newsID=a2168404.htm&tab=00052&order=datepublished&espid=21&section=Not%EDcias&subTab=04813

*Todos os sites tiveram acesso em 02/agosto/2012.

Cada um dos grupos dever? receber um dos quatro primeiros textos e o quinto dever? ser lido por todos os alunos.

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ETAPA 3: ELABORANDO E SELECIONANDO AS MELHORES SOLU??ES

Antes da aplica??o da campanha na escola, acontecer? um processo elabora??o de solu??es, estas de acordo com a realidade local, como tamb?m, de sele??o das melhores solu??es coletadas na pesquisa realizada na etapa anterior. Cada equipe dever? elaborar um texto com 10 solu??es para minimizar o efeito estufa e o aquecimento global, explicando o porqu? da escolha de tais medidas serem importantes nesse contexto. As solu??es apresentadas devem ter a efetiva possibilidade de realiza??o pelos alunos e seus familiares, pois devem realmente apontar uma a??o nos h?bitos di?rios dos discentes. Os textos ser?o publicados no Grupo do Facebook. Lembrando que qualquer equipe poder? comentar ou curtir o texto da outra equipe, expondo a sua opini?o sobre as solu??es apresentadas.

Observa??o: com o objetivo de evitar repeti??es nas solu??es sugeridas, o docente indicar? um tempo de visita, pesquisa e avalia??o nos sites indicados e em seguida solicitar? a cada grupo que escreva no quadro branco, alternadamente, uma das medidas escolhidas. Os outros grupos n?o poder?o repetir uma medida j? anotada no quadro. Por isso, sugere-se que as equipes selecionem mais de 10 medidas para o caso de ter que excluir alguma devido ?s poss?veis repeti??es.

Ap?s esse momento, cada grupo dever? eleger entre as 10 (dez) solu??es iniciais as 5(cinco) melhores e realizar uma enquete sobre estas no facebook. A equipe dever? perguntar no Grupo do Facebook: ?Qual a melhor a??o que voc? pode tomar para minimizar o aquecimento global??. Para criar a enquete no grupo, deve-se clicar na op??o Perguntar, escrever a pergunta no espa?o dispon?vel para colocar as op??es de solu??es, clicar na op??o Adicionar op??es de enquete e, em seguida, clicar em Publicar.

Todos os alunos devem votar na melhor solu??o de cada equipe. Dever?o ser eleitas as tr?s medidas mais votadas de cada equipe. Como s?o quatro grupos, ser?o selecionadas, definitivamente, 12 solu??es diferentes.

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ETAPA 4: AN?NCIO VIRTUAL SOBRE A CAMPANHA

O professor dever? criar um Evento no Facebook marcando o dia da mobiliza??o na escola e convidando todos a participarem desse movimento. Os alunos dever?o convidar todos os contatos que tem da escola, e pedir que todos os colegas de outras classes fa?am a mesma coisa. Quanto mais gente melhor! Eles poder?o criar imagens, situa??es, textos, par?dias, HQ, convidando todos a participarem da Campanha contra o aquecimento global. Os podcasts da atividade 1 tamb?m dever?o ser utilizados nesse momento. O que vale ? a criatividade!

O evento na rede social deve ser criado um m?s antes da realiza??o da mobiliza??o.

O professor dever? criar um Evento no Facebook marcando o dia da mobiliza??o na escola e convidando todos a participar desse movimento. Os alunos dever?o convidar todos os contatos que tem da escola, e pedir que todos os colegas de outras classes fa?am a mesma coisa, quanto mais gente melhor! No site Como criar e personalizar um evento no Facebook dispon?vel em http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/03/como-criar-e-personalizar-um-evento-no-facebook/ dicas de como criar um evento.

Os alunos dever?o criar cartazes, panfletos e cartilhas contendo informa??es sobre o efeito estufa, aquecimento global, consequ?ncias e medidas capazes de diminuir este problema a serem distribu?dos entre os presentes no dia da campanha.Cada equipe dever? expor as tr?s solu??es escolhidas e mais votadas no grupo do Facebook.

Observa??o: no dia anterior a realiza??o da campanha os grupos dever?o visitar as salas de aulas e outras depend?ncias da escola para convidar toda a comunidade escolar para o evento.

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ETAPA 5: CAMPANHA NA ESCOLA

O docente, juntamente com a coordena??o pedag?gica da escola, dever? escolher dia e hor?rio apropriado para a mobiliza??o. Os grupos dever?o apresentar os podcasts produzidos na atividade 1, um resumo dos textos produzidos na atividade 2, como tamb?m, as solu??es selecionadas para a minimiza??o do aquecimento global.

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ETAPA 6: SOCIALIZANDO A EXPERI?NCIA DE REALIZAR UMA CAMPANHA

Ap?s a realiza??o da mobiliza??o na escola, os alunos ir?o publicar no Facebook um coment?rio descrevendo a experi?ncia de realizar uma campanha de conscientiza??o envolvendo a tem?tica do efeito estufa. O professor da turma e todos que estiveram presentes na mobiliza??o tamb?m poder?o expor suas impress?es acerca da tem?tica e/ou do evento.

Tabela 3: Cronograma da atividade 3

Atividade 3

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1? Etapa

Propondo a atividade.

1 hora/aula

LIE

2? Etapa

Leitura dos links sugeridos, produ??o dos textos e publica??o no grupo do Facebook.

3 hora/aula

LIE

3? Etapa

Elabora??o e selecionando solu??es.

1 hora/aula

LIE

4? Etapa

Criar evento no Facebook e planejar a divulga??o da campanha.

1 m?s

Extrassala

5? Etapa

Campanha contra o Aquecimento Global na escola.

A ser definido

Extrassala

6? Etapa

Coment?rios sobre a campanha escolar.

10 dias

Extrassala

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mudan?as ambientais globais: o efeito estufa Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

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Sugest?es de links para alunos

Como criar p?ginas no Facebook

http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/

Ar - Polui??o, Efeito Estufa... que se pode fazer?

http://penseverdeja.blogspot.com.br/2009_07_01_archive.html

Campanha Aquecimento Global

http://www.youtube.com/watch?v=hggHPAOrFQU

A f?sica e o cotidiano: Efeito Estufa

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17608

Para a visualiza??o deste ?udio ? necess?rio que o computador possua o programa Media Player Classic.

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Sugest?es de links para professores

O efeito estufa

http://www.geocities.ws/saladefisica5/leituras/estufa.html

Posts com Tag ?efeito estufa?

http://raquelrolnik.wordpress.com/tag/efeito-estufa/

Incr?veis campanhas contra o aquecimento global

http://escoladecriatividade.com.br/2012/02/incriveis-campanhas-contra-o-aquecimento-global/

Facebook para Educadores

http://educotraducoes.wordpress.com/2012/05/06/facebook-para-educadores/

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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml

Entenda como funciona o Facebook

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1313595-6174,00-ENTENDA+COMO+FUNCIONA+O+FACEBOOK.html

*Todos os sites tiveram acesso 06/agosto/2012.

Avaliação

Na atividade 1, o professor poder? averiguar se houve entendimento dos alunos em rela??o ao conceito e fun??o do efeito estufa, assim como das consequ?ncias do desequil?brio deste fen?meno causado pelo homem, atrav?s da elabora??o dos textos e dos Podcasts. J? na atividade 2, poder? ser constatado se os alunos relacionaram o efeito dos gases-estufa ao aumento do aquecimento global e conseguiram identificar a fun??o de cada componente do Efeito Estufa, a partir das conclus?es apresentadas pelos discentes ap?s a realiza??o do experimento pr?tico. Na atividade 3, poder? ser verificado se os alunos conseguiram compreender as a??es e atitudes que podem reduzir o aumento do efeito estufa e do aquecimento global, a partir da elabora??o e realiza??o da campanha preventiva na escola.