![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Ana Maria Albuquerque de Ara?jo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Conhecer os movimentos de rota??o e transla??o
Identificar as esta??es do ano
Conhecimentos b?sicos sobre a divis?o do tempo (horas, semanas, dias, meses e ano) e as esta??es clim?ticas
Conhecimento do g?nero textual jornal
Para esta aula ser?o utilizados os seguintes recursos:
folhas de papel of?cio
cartolina
canetinhas
l?pis ou caneta
cadernos
cola
globo terrestre ou bola de isopor
lanterna
O v?deo ?De onde vem o dia e a noite?? apresenta o processo de forma??o dos dias e das noites, a partir dos movimentos terrestres. Fazer o download do v?deo atrav?s do site do BIOE <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/663>.
?
IMAGEM 1 - V?DEO ?DE ONDE VEM O DIA E A NOITE??
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/663 (Acesso: 24/07/2012)
?
Segue a descri??o das etapas desta atividade:
Etapa 1 ? No laborat?rio de inform?tica ou na sala de v?deo, o professor dever? iniciar a atividade fazendo o seguinte questionamento: "De onde vem o dia e a noite?". Sugere-se que o professor anote no quadro as respostas dos alunos. Em seguida, o docente dever? explicar que a turma ir? assistir ao v?deo: ?De onde vem o dia e a noite?? para responder aos seguintes questionamentos: "O sol faz algum tipo de movimento? Qual ? o nome deste movimento? Quanto ? a sua dura??o? A Terra realiza algum movimento? Qual ? o nome deste movimento? Quanto ? a sua dura??o?" , onde os alunos individualmente dever?o anotar as respostas no caderno. Terminada a exibi??o do v?deo e as anota??es, o professor dever? dividir a turma em duplas para produzirem desenhos sobre ?A forma??o do dia e da noite? utilizando as informa??es do v?deo e as anota??es realizadas.
Etapa 2 ? Com o objetivo de abordar os efeitos dos movimentos do sol, o professor conduzir? a turma at? um local ensolarado (quadra, p?tio) na escola e dever? propor as seguintes tarefas:
Identificar os locais onde h? sombra e circular com um giz.
Em duplas, posicionarem-se em um local adequado para a forma??o das suas pr?prias sombras, tamb?m circulando-as com um giz.
Nesse momento, o professor dever? estimul?-los a pensar como essas sombras mudariam de acordo com o passar das horas no decorrer de um dia. As respostas dos alunos dever?o ser anotadas pelo professor e retomadas no momento da discuss?o.
Os alunos estar?o assistindo ao v?deo, realizando as anota??es no caderno, produzindo os desenhos em duplas e analisando os efeitos dos movimentos do sol.
Os alunos estar?o apresentando suas anota??es e os desenhos produzidos em duplas. Em seguida, o professor dever? propor os seguintes questionamentos para iniciar o debate sobre a tem?tica abordada: ?Por que temos a impress?o de que o Sol se movimenta??, ?Por que no v?deo o Sol diz que ele nunca descansa??, ?O que os movimentos de rota??o e transla??o produzem? Como esses movimentos influenciam os nossos h?bitos??.
O professor ir? formalizar a atividade explicando que desde tempos antigos existia uma curiosidade sobre o universo, o formato da Terra e os movimentos realizados pela Terra e Sol. O professor dever? realizar uma simula??o com a ajuda dos alunos para explicar os movimentos de rota??o utilizando as anota??es realizadas durante a atividade. Para isso, ele dever? escolher quatro alunos que com o aux?lio de um globo terrestre e uma lanterna ir?o representar os movimentos.
?
Esta atividade ser? realizada no laborat?rio de inform?tica educativa, e ser?o utilizados os seguintes recursos:
cadernos
cartolinas
canetinhas
cola
canetas ou l?pis
Para fazer a introdu??o a esta atividade, o professor dever? questionar os alunos: ?O que s?o as esta??es do ano? Quais s?o as esta??es do ano??, ?Qual ? o movimento que produz as esta??es do ano? Como isso acontece??. O docente explicar? que os alunos organizados em quatro grupos ir?o pesquisar sobre uma esta??o do ano. Sugere-se a seguinte organiza??o para os grupos:
1? grupo: Ver?o
2? grupo: Inverno
3? grupo: Primavera
4? grupo: Outono
Cada grupo ficar? respons?vel por responder os questionamentos apresentados abaixo correspondendo a sua esta??o do ano, como tamb?m, pesquisar imagens referentes ? esta??o e anotar no caderno as respostas.
Sugest?es de questionamentos para a pesquisa:
Quais s?o as caracter?sticas da esta??o do ano do seu grupo?
Qual o per?odo de ocorr?ncia da esta??o do ano conforme o calend?rio? Elas ocorrem na mesma ?poca em todos os lugares do mundo?
No Brasil temos as quatro esta??es do ano? Em quais regi?es do Brasil verifica-se o acontecimento da esta??o do ano de acordo com o per?odo de ocorr?ncia? Por que n?o conseguimos perceber as esta??es do ano em todas as regi?es brasileiras?
Sugest?es de sites para realizar a pesquisa:
<http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Astronomia/?pg=2>
<http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm>
<http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>
<http://www.simepar.br/site/internas/conteudo/meteorologia/estacoes_ano.shtml>
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estacoes-do-ano/astronomia-estacoes-do-ano.php>
<http://www.mercosur.int/msweb/portal%20intermediario/turismo_pag/PT/quandoir.html>
Todos os sites foram acessados em 26/07/2012
Terminada a pesquisa e as anota??es, cada grupo dever? produzir um cartaz com as informa??es obtidas e ilustrar com as imagens pesquisadas. Conclu?da a elabora??o dos cartazes, os grupos dever?o expor para a turma sua pesquisa. Sugere-se que o professor indague a turma ?Voc?s conseguem perceber as mudan?as de cada esta??o do ano em nossa cidade??, ?As esta??es do ano modificam a vida dos seres vivos? O que elas modificam??.
?
Para esta atividade ser?o utilizados os seguintes recursos:
? jornais impressos
? cartolinas
? canetinhas
? folhas de papel of?cio
No laborat?rio de inform?tica, o professor dever? perguntar se os alunos conhecem o jornal mural e apresentar alguns exemplos:
IMAGEM 2 - JORNAL MURAL
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_U1sZLVvVPww/S8JZIQcye9I/AAAAAAAAARI/NnGcODvcMCc/s1600/100_3678.JPG (Acesso: 26/07/2012)
?
IMAGEM 3 - JORNAL MURAL
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_St-tHWSrufE/TREkI-sRFlI/AAAAAAAABvE/z65tzL295dM/s1600/DSC02881.JPG (Acesso: 26/07/2012)
?
IMAGEM 4 - JORNAL DA TURMA
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_IBfTFratX4M/SlO-SgeFwSI/AAAAAAAAAD4/bQrrGTfCGQs/s400/Fotos+projetos+153.jpg (Acesso: 26/07/2012)
?
O docente dever? explicar que a turma ir? produzir um jornal mural sobre ?Os movimentos do Planeta Terra e as esta??es do ano?.
O professor explicar? que cada grupo dever? produzir um pequeno artigo para o jornal mural utilizando as informa??es da atividade 1 e 2. Os desenhos sobre ?A forma??o do dia e da noite? da atividade 1 tamb?m dever?o ser usados para ilustrar o jornal mural.
? Como fazer um Jornal - Passo a Passo http://comofas.com/como-fazer-um-jornal/ (site recomendado pelo Portal do Professor)
? Movimentos da Terra http://educacao.uol.com.br/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.jhtm
? Por que existem as esta??es do ano http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-existem-as-estacoes-do-ano
? Saiba como fazer um jornal escolar http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2010/07/13/saiba-como-fazer-um-jornal-escolar/ (site recomendado pelo Portal do Professor)
? Astronomia Parte 2: Esta??es do Ano http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte2.html
? O mundo em um prato
http://www.ovonoalvo.org.br/resources/2010_professores_OMundoEmUmPrato2.pdf
? Era uma vez o Sol, a Terra e a Lua http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/era-vez-sol-terra-lua-426157.shtml
? O jornal mural na escola http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/mural.pdf (site recomendado pelo Portal do Professor)
? O jornal mural http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504
? Professor d? dicas de como fazer e usar um jornal na escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=809
? Jornal virtual atinge p?blico maior, com menor custo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=810
? Sucess?o dos dias e das noites http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23697
? Esta??es do ano http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23413
? Esta??es do ano http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14447
? Astronomia: atividade 2 - As sombras provocadas por uma lanterna e pelo sol mudam ou n?o de lugar? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23632
Todos os sites foram acessados em 24/07/2012
Na atividade 1, o docente dever? verificar a compreens?o dos alunos sobre os movimentos de rota??o e transla??o. A partir da pesquisa realizada na atividade 2, o professor dever? averiguar se os alunos conhecem as esta??es do ano. Na atividade 3, o docente dever? verificar como os alunos apresentam os movimentos terrestres e as esta??es do ano a partir do jornal mural.