Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de inicia??o Cient?fica Discente: Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, La?s de Castro Agra

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Realizar pesquisas;
  • Conhecer diferentes estrat?gias  de  estudo;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como m?sica, texto expositivo, relat?rio, entrevista;
  • Identificar a disciplina enquanto facilitadora para o sucesso;
  • Relacionar as regras de sucesso dos esportistas com o sucesso na escola.

Duração das atividades

Previs?o semestral. Uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta ? interdisciplinar, dialogando com diversas ?reas do conhecimento.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, ? necess?rio que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet. Por?m, se a sua escola n?o participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), voc? poder? utilizar as atividades que n?o necessitam destes recursos ou utilizar o laborat?rio de inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA - grupos

Compreendendo a metodologia cient?fica

Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princ?pio de que o conhecimento adquirido pelas crian?as quando elas participam enquanto sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem ? bem maior do que quando s?o apenas meras expectadoras. 

Assim, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa para que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.

Propomos algumas sugest?es de atividades que poder?o ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuir?o na constru??o de conhecimentos de seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portf?lio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.   

O projeto de pesquisa est? dividido em etapas, tais como:

1-      Levantamento do tema;

2-      A justificativa da escolha do tema;

3-      O levantamento das hip?teses;

4-      A problematiza??o;

5-      O levantamento das fontes de pesquisa;

6-      Os trabalhos de pesquisa;

7-      A depura??o das hip?teses;

8-      Sistematiza??o/registro;

9-      A socializa??o dos resultados/culmin?ncia;

10-   A avalia??o.

Para isso, em cada etapa teremos diversos momentos.

1? Etapa: Defini??o do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na constru??o de conhecimentos, ? importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poder? ser escolhido pelos alunos ou sugerido por voc?, por?m, ? importante envolv?-los nesta escolha. Voc? poder? utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poder?, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um v?deo ou filme. ? interessante que utilize algo da atualidade para chamar a aten??o de seus alunos. Para tanto, proponha algumas sugest?es e deixe que eles escolham por meio de uma vota??o. Veja a seguir algumas sugest?es de imagens que voc? poder? projetar para os alunos e desencadear a discuss?o:

1? op??o: Brinquedos radicais

Brinquedos radicais

Imagem dispon?vel em: http://www.viacomercial.com.br/2012/07/09/lilian-linhares-ferias-com-criancas-no-parque-beto-carreiro-world/ - acesso em 14/09/2012.

2? op??o: Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso.

Socrates - jogador de futebol

O ex-jogador de futebol S?crates foi m?dico, notabilizou-se em sua milit?ncia pol?tica, atuou como t?cnico de futebol, articulista e comentarista esportivo. Tamb?m era m?sico e, eventualmente, ator e produtor teatral. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates_%28futebolista%29 ? acesso em 16/09/2012. Imagem dispon?vel em: http://www.blogusblog.com.br/site/?attachment_id=1959 - acesso em 14/09/2012.

3? op??o: O crescente uso da internet

Internet navegador Mozila - simbolo

Imagem dispon?vel em: http://blog.foster.com.br/2009/08/mozilla-firefox-cresce-mais-que-o.html - acesso em 14/09/2012.

Professor fa?a uma rodinha e ou?a os argumentos dos alunos em rela??o ?s sugest?es apresentadas acima. Permita que todos falem e emitam livremente suas opini?es e conhecimentos acerca dos temas. Ap?s esse momento, proceda a vota??o que pode ser tanto oral quanto escrita.

Vota????o - bonecos

Imagem dispon?vel em: http://www.ubavbrasil.com.br/2012/01/dia-31-de-janeiro-teste-de-votacao.html - acesso em 14/09/2012.

2? Etapa: Justificativa da escolha do tema

A justificativa da pesquisa cient?fica ? o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas conhe?am seu trabalho, ou seja, ? quando mostramos a relev?ncia do tema. Em  nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizer por que escolheram esse tema e n?o outro qualquer. ? responder ?Por que? pesquisar este tema.

Motivados pelos Jogos Ol?mpicos Londres 2012, imaginemos que os alunos tenham escolhido a segunda op??o que foi sugerida e tenham se decidido por pesquisar ?Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso?.

Ap?s a escolha do tema, ? interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes quest?es:

- Por que escolheram pesquisar sobre este tema?

- Algum aluno dessa sala gosta de praticar esporte? Pratica algum? Qual?

- Existe alguma rela??o entre esporte e estudo?

- Quem se considera um atleta habilidoso?

- Quem se considera um aluno disciplinado?

- Ser? que quem ? disciplinado consegue sucesso em todas as ?reas da vida?

Professor, para dinamizar o processo e permitir que os alunos participem ativamente como sujeito da pesquisa, solicite que formem duplas e que escolham uma das perguntas acima. Eles anotar?o em uma folha ? que depois ser? inserida em sua pasta portf?lio ? as respostas do colega da dupla. Essa atividade permite que o aluno fale mais abertamente e que desenvolva a habilidade de ouvir o colega. Caso seus alunos ainda sejam parcialmente alfabetizados, eles podem optar por registros a partir de desenhos. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop metasys ? aplicativos ? aplica??es gr?ficas ? ferramenta de pintura ? kolour Paint ou o tablet,  desenhem e escrevam os motivos da escolha ou a import?ncia desta pesquisa, no quadro abaixo:

?

Disciplina - a trilha do sucesso

  Imagem dispon?vel em: http://www.extra.com.br/livros/administracaoenegocios/LivrosDesenvolvimentoProfissional/Disciplina-A-Trilha-do-Sucesso-141897.html - acesso em 14/09/2012

?

?

Ap?s a realiza??o da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor, fa?a um consolidado em forma de texto coletivo junto com os alunos e solicite que coloquem o texto na pasta portf?lio do projeto.

3? etapa: Problematiza??o

Professor discuta com seus alunos sobre a import?ncia desta etapa da pesquisa. Deixe claro neste momento, que os problemas ser?o criados por eles a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que s?o as perguntas que eles querem saber que ir?o conduzir o projeto de pesquisa, pois v?o tentar descobrir as respostas para elas. D? exemplos para que entendam bem.

Nesse momento do projeto os alunos ir?o levantar d?vidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa, at? porque o tema ? muito abrangente e certamente eles v?o querer descobrir dezenas de coisas.

Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala.

Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servir?o para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de inicia??o Cient?fica Discente ? Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso.

 Aluno

O que eu quero saber sobre o tema

Edwiges

Qual ? o papel da disciplina no esporte?

Vitor

Existe alguma rela??o entre esporte e estudo?

Luana

Quem n?o ganha ? porque n?o foi disciplinado?

Gabriel

Todo bom aluno ? um atleta vitorioso?

4? etapa: Hip?teses

Hipotese - frase

Imagem dispon?vel em: http://www.sofrases.com/hipotese-e-uma-coisa-que-nao-e.aspx - acesso em 14/09/2012.

Estamos avan?ando com o projeto. Ap?s a escolha do tema, sua justificativa e a constru??o da problematiza??o do objeto de nossa pesquisa este ? o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIP?TESES, ou seja, quais s?o as poss?veis respostas que eles t?m para as quest?es levantadas por eles mesmos?

Uma hip?tese ? algo que ?eu acho? que ?, pois, ainda n?o tenho certeza. Uma hip?tese ? uma formula??o provis?ria, com inten??es de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposi??o admiss?vel. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, quando algu?m tapa seus olhos, voc? n?o sabe quem ?, mas pode ser que tenha uma hip?tese, ou seja, voc? acha que ? algu?m que voc? conhece.

Gato tapando o olho do cachorro

Imagem dispon?vel em: http://mensagensdiarias.com.br/a-surpresa/ - acesso em 14/09/2012.

Professor, proponha uma atividade-brincadeira com seus alunos para que possam compreender melhor o conceito de hip?tese.

Aluna UCA

1) Escolha um aluno e coloque uma venda em seus olhos. Uma fila deve ser formada e os colegas devem apertar sua m?o. O objetivo ? que o aluno que est? com a venda nos olhos tente descobrir quem ? o colega que aperta a sua m?o.

2) Ou?a os alunos que tiveram os olhos vendados e pergunte qual era o crit?rio para tentar descobrir os nomes dos colegas.

Professor, depois destas atividades os alunos est?o prontos para levantar as hip?teses sobre o tema. Para isso, retome com eles a problematiza??o. Se forem alunos de 1? ano que ainda n?o escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles v?o elaborar a sua hip?tese e escrever da forma que est?o pensando e depois voc? faz a reescrita com eles. Outra possibilidade ? retomar cada uma das quest?es levantadas na problematiza??o e fazer oralmente. Solicite que algu?m, um estagi?rio,  um monitor ou outro professor, v? anotando as hip?teses para voc?. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.

Os alunos de 2? e 3? anos podem  realizar a atividade individualmente, para isso deve  retomar as quest?es levantadas por eles e cada um elabora uma hip?tese sobre sua quest?o ou sobre a quest?o levantada pelo colega.

Veja um exemplo abaixo:

Edwiges

Problematiza??o: Qual ? o papel da disciplina no esporte?

 Vitor

Hip?tese: Acho que ? criar as regras dos jogos.

 5? etapa: Fontes de pesquisa

Professor, esta etapa ? de fundamental import?ncia para a pesquisa. Por isso ? importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade cient?fica e ao mesmo tempo, fontes nada confi?veis. Portanto, voc? dever? orientar seus alunos para que ?pesquisem? bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, ? importante envolver os pais nessa atividade, pois, s?o eles que ajudar?o seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

Sugest?o de atividade para esse momento. Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou n?o. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que fa?am a descoberta. Vejam uma sugest?o:

1)      Para descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou n?o, vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos v?rias fontes de pesquisa, algumas delas s?o:

a) Sugerimos em destaque a ferramenta Acervo digital  (imagem dispon?vel em: http://eacervo.blogspot.com.br/2012/08/acervo-digital-da-unesp-vai-abrigar.html - acesso em 15/09/2012). Acervo ? uma palavra de origem no latim, acervus que condiz com cole??o ou conjunto, neste caso, a cole??o ? digital, o que facilita a pesquisa e a torna menos onerosa;

      b) Livros, revistas e jornais;

      c) Fotografias, entrevistas e palestras;

      d) Pesquisa de campo.

2) Agora responda: qual fonte de pesquisa voc? mais utiliza quando quer descobrir uma informa??o importante? Questione-os tamb?m sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que fa?am o registro no caderno ou na pasta portf?lio.

Lembrete importante:

Professor, explique para seus alunos que, ? importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portf?lio ou mesmo no caderno.

?

?

6? etapa: Pesquisa

Professor, este ? o momento oportuno da pesquisa. Mas, o que ? pesquisa? Para tanto, vejamos o que ? de fato uma pesquisa: ?Entende-se por pesquisa, o processo sistem?tico de constru??o do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pr?-existente. ? basicamente um processo de aprendizagem tanto do indiv?duo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular tamb?m pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acad?mico), d?-se o nome de pesquisador?. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa - acesso em 15/09/2012.

Existem v?rios tipos de pesquisa, como a bibliogr?fica, a descritiva, laboratorial, a emp?rica, a de campo, a acad?mica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um ?nico pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Pesquisadores - equipe.

Imagem dispon?vel em: http://blogdajor72.wordpress.com/page/27/ - acesso em 15/09/2012.

Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliogr?fica e um trabalho de campo.

Atividade 1? Pesquisa bibliogr?fica

A pesquisa bibliogr?fica abrange a leitura, an?lise e interpreta??o de livros, peri?dicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual ? poss?vel estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistem?tica que se faz acompanhar de anota??es e fichamentos que, eventualmente, poder?o servir ? fundamenta??o te?rica do estudo. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa - acesso em 11/09/2012.

Professor, tendo em vista a faixa et?ria de sua turma, ensino fundamental inicial, voc? ter? que fazer algumas adequa??es quanto a essa modalidade de pesquisa. Para dar continuidade ao processo da pesquisa, em rodinha, d? seu depoimento do quanto voc? precisou ter disciplina para chegar aonde chegou.

Homem carrgando muitos livros

Imagem dispon?vel em: http://erhtuti.blogspot.com.br/2011/06/ser-professor-e-aprendiz.html - acesso em 14/09/2012.

Para exemplificar a necessidade da disciplina para se obter sucesso no esporte e na escola, motive seus alunos com os v?deos abaixo. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o s?tio por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou seu tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola. Para isso, poder? tamb?m, utilizar um projetor multim?dia para projetar para os alunos. Grave antecipadamente os v?deos ou conecte o projetor a um computador ligado a internet.

Disciplina - militares chinesas

V?deo completo dispon?vel em: http://mais.uol.com.br/view/9d1qqdho43o5/militares-chinesas-dando-show-de-disciplina-04020E98326AC8C12326?types=A ? acesso em 14/09/2012.

Disciplina - militares chinesas

V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bHlp1bvLxSc ? acesso em 15/09/2012.

1) Observe o quadro abaixo. Ele faz refer?ncia ao quadro de medalhas dos Jogos Ol?mpicos Londres 2012. Agora responda o que se pede abaixo:

COLOCA??O

PA?S

OURO

PRATA

BRONZE

TOTAL

1?

Estados Unidos

46

29

29

104

2?

China

38

27

23

88

3?

Gr?-Bretanha

29

17

19

65

22?

Brasil

3

5

9

17

?

a) Qual ? o pa?s que se encontra em destaque?

b) Voc? acha que esse pa?s foi t?o bem colocado porque foram disciplinados ou foi por coincid?ncia?

c) Voc? ? disciplinado em seus estudos?

d) Voc? acha que um aluno que tira boas notas ? disciplinado para estudar ou ? por coincid?ncia?

2) Discuss?o oral: Solicite que os alunos leiam suas respostas da op??o d para que possam conversar sobre a rela??o disciplina nos estudos x boas

TRATAMENTO DA INFORMA??O

Professor, a partir da atividade anterior voc? poder? dialogar com a Matem?tica, trabalhando com gr?ficos. Eles possibilitam explorar conceitos como: mais, menos, maior, menor, adi??o, subtra??o, multiplica??o, divis?o, dentre outros, para isso voc? dever? adequar ao conte?do que estiver trabalhando.

Se a sua turma ainda n?o trabalhou com gr?ficos fa?a uma introdu??o sobre os diferentes gr?ficos e a sua fun??o. Se poss?vel, recorte de jornais ou revistas usada e leve para sala alguns exemplos ou acesse http://office.microsoft.com/pt-br/help/exemplos-de-tipos-de-graficos-HP005262319.aspx para visualizar diferentes tipos de gr?ficos.

Os gr?fico poder?o ser elaborados em uma folha quadriculada ou utilizando o laptop UCA, por meio da ferramenta KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos). A atividade anterior possibilita a elabora??o de 2  gr?ficos, o que facilita a visualiza??o dos dados. Se considerar que s?o muitos dados e que os gr?ficos poder?o ficar grandes, limite aos 3 melhores  atletas que atuaram em modalidades individuais e aos 3 pa?ses melhores classificados, mas inclua o Brasil, mesmo que n?o esteja entre os 3 melhores, para que os alunos verifiquem a diferen?a existente.

1-      Desempenho dos maiores medalhistas nos Jogos Ol?mpicos Londres 2012.

2-      Quadro completo de medalhas dos Jogos Ol?mpicos Londres 2012.

?

 Proponha situa??es-problema a partir dos gr?ficos elaborados, para que possam ser resolvidas pelos alunos. As atividades contextualizadas a partir de dados concretos s?o mais significativas o que contribui para uma melhor compreens?o e, portanto facilita a aprendizagem.

Atividade 2:

Explore com seus alunos os textos a seguir, eles possibilitam uma boa reflex?o sobre regras e atitudes para um bom desempenho nos estudos.

Dicas de estudo

Imagem dispon?vel em: http://www.gramado.cnecrs.org.br/site/index.php/a-equipe/professores/dicas-de-estudo - acesso em 15/09/2012.

Dicas de estudo - Rotina

Imagem dispon?vel em: http://jornalguerino.blogspot.com.br/2011/04/dicas-de-prova-bim-1-2011.html- acesso em 15/09/2012.

Dicas de estudo - Rotina

                                                                                                         Imagem dispon?vel em: http://amandacavalca.blogspot.com.br/2011/01/dicas-de-estudo.html- acesso em 15/09/2012.                                                                                                                        

1)      Professor, para concluir esta atividade, solicite que seus alunos criem uma hist?ria em quadrinhos com o tema: O aluno disciplinado nos estudos ? vitorioso.

Professor, consulte os ?Recursos do Portal? S?tio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, Interc?mbios virtuais e redes sociais, depois abra: Produ??o de Hist?rias em quadrinhos.

 Lembrete importante ao professor:

Oriente seus alunos para que essa hist?ria seja inserida na pasta portf?lio ou mesmo no caderno. Devem ser recolhidas as fontes e a bibliografia da atividade.

?

?

Veja o exemplo da atividade desenvolvida por um aluno do 3? ano da Escola de Educa??o B?sica de Universidade Federal de Uberl?ndia ESEBA/UFU.

Cebolinha em:

O aluno disciplinado nos estudos ? vitorioso.

?

Cebolinha e Casc??o - amigos inseparaveis Casc?o: Oi Cebolinha, vamos jogar futebol? O dia est? ?timo para brincarmos!

Cebolinha: Est? mesmo, mas infelizmente tenho que ir para casa estudar, pois, tenho prova.

?

Casc?o: Mas voc? j? foi aprovado de ano. Estudar mais para qu??

Cebolinha: Amigo, mesmo que eu j? tenha passado tenho que estudar, pois, o conhecimento e vou adquirir ? muito mais importante do que a nota da prova. Tchau!

Cebolinha - tchau

Cebolinha - computador Colega: Vamos bater um papo amigo?

Cebolinha: Nossa que susto amigo... Mas hoje n?o posso. Tenho que estudar para a prova. Tchau!

Cebolinha dormindo Antes de fazer uma prova ? necess?rio dormir bem na noite anterior. Boa noite!

Vou estudar bastante para tirar uma nota boa na prova. Minha m?e vai ficar orgulhosa...Cebolinha lendo

Cebolinha e Monica - formatura

Cebolinha: Ob?! Vale a pena ser disciplinado nos estudos. O aluno s? tem a ganhar. Legal!

Imagem 1 ? dispon?vel em: http://centralpowerpoint.blogspot.com.br/2010/11/cascao-e-cebolinha.html - acesso em 15/09/2012.

Imagem 2 ? dispon?vel em: https://www.papelefesta.com.br/cat/41-turma-da-monica/518-mini-painel-cebolinha-lp- - acesso em 15/09/2012.

Imagem 3 ? dispon?vel em: http://www.grafolalia.blogger.com.br/2007_01_01_archive.html - acesso em 15/09/2012.

Imagem 4 ? dispon?vel em: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=744455# - acesso em 15/09/2012.

Imagem 5 ? dispon?vel em: http://quadrinhosdobem.blogspot.com.br/2012/02/desenhos-turma-da-monica-cebolinha.html - acesso em 15/09/2012.

Imagem 6 ? dispon?vel em: http://rebecastiago.wordpress.com/page/2/ ? acesso em 15/09/2012.

2) Ap?s a cria??o da hist?ria em quadrinhos, solicite que cada aluno represente sua hist?ria por meio de uma te?a teatral. Obs.: registre a pe?a teatral com fotos e/ou filmagens.

Atividade 3: Atletas de alto n?vel

Professor, nesta etapa da pesquisa j? ? interessante que seus alunos j? quase entendam a import?ncia da disciplina para se obter sucesso tanto na escola quanto na vida. Apresente exemplos de atletas que s? se destacaram no cen?rio mundial porque foram disciplinados. Apresente atletas brasileiros e internacionais de sucesso reconhecido mundialmente.

Solicite que seus alunos assistam aos v?deos a seguir. Para isso, solicite que utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.

Cesar Cielo - nadador disciplinado de alto nivel

V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ii6AzGaCWwQ#! ? acesso em 15/09/2012.

Nascido em Santa B?rbara do Oeste, no interior de S?o Paulo, C?sar Cielo treina e estuda na Universidade de Auburn no estado do Alabama, nos Estados Unidos. O brasileiro ? treinado pelo australiano Brett Hawke, que disputou a Olimp?ada de Atenas em 2004, quando ficou em sexto lugar na prova dos 50m livre.

? muito estafante a rotina de treinamento de um atleta de ponta como C?sar Cielo, s?o mais de oito horas di?rias de treinamento e com uma superalimenta??o, ou seja, isso ? o trabalho dele!

Outra modalidade ol?mpica que exige uma disciplina rigorosa de treinos ? a gin?stica art?stica. A seguir uma das equipes mais vitoriosas do mundo: as russas.

Russia - dan??a com 5 bolas

V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bNn68CcRoKo&feature=related ? acesso em 15/09/2012.

Atividade 4: Trabalho de Campo

O trabalho de campo ? um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos n?o podem confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, n?o o ?. Ao contr?rio, constitui parte de um experimento cient?fico, pois ? uma estrat?gia de pesquisa, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observa??o atenta e organiza??o nos registros, sob pena de que se isso n?o ocorrer, os resultados podem n?o ser satisfat?rios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos.

O trabalho de campo, geralmente, n?o ? realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que n?o haja preju?zo com o conte?do a ser pesquisado e para que a integridade f?sica dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocr?tica ? fundamental: combinar com a dire??o da escola a sa?da ? principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autoriza??o dos pais para que seu filho deixe os limites da escola; defini??o do local; preparo do lanche e outros.

Professor, sugira aos alunos desenvolverem o Trabalho de Campo na universidade de sua cidade, mais especificamente no campus onde se situa o curso de Educa??o F?sica. Nesse local, voc?s encontrar?o alunos praticantes das mais diversas modalidades esportivas. Explore-os ao m?ximo: colham depoimentos, gravem entrevistas orais e escritas, pesquise sobre algum aparelho de gin?stica que lhe chame a aten??o. Providencie que seus alunos possam ser acompanhados e orientados para utilizarem algum aparelho e vivenciarem de fato a pesquisa.

Crianca - atleta olimpica

Imagem dispon?vel em: http://saudeinfantil.blog.br/2012/08/a-exploracao-infantil-nos-jogos-olimpicos/ - acesso em 11/09/2012.

Aula de ginastica olimpica - criancas

Imagem dispon?vel em: http://folhajovem.com.br/news.php?news=3396 - acesso em 11/09/2012.

Professor, para enriquecer o trabalho de campo, consiga um estudante do curso de Educa??o F?sica da universidade de sua cidade ou um professor desta ?rea, para ministrar uma palestra para seus alunos com o tema: ?A pr?tica esportiva auxilia a crian?a a ser disciplinada?.

Aproveite a c?mera do laptop WxCam instalada na ?rea de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola n?o participe do UCA, leve uma m?quina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos ser?o ?teis para a socializa??o dos resultados. Um componente do grupo ficar? respons?vel pelos registros (fotos, filmagens) e de divulgar o material produzido por ele entre os colegas da sala.

Professor, se as condi??es colaborarem e/ou for conveniente, convide os pais para participarem,   para que os la?os fam?lia-escola sejam estreitados. Caso sua cidade n?o possua uma universidade, leve seus alunos a um clube ou academia da cidade que ofere?a aulas de futebol, v?lei, basquete ou dan?a.

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes ?reas do conhecimento:

1 ? L?ngua Portuguesa: elabora??o do roteiro de entrevista, relat?rio, elabora??o de uma carta de agradecimento ? institui??o que acolheu os alunos;

2 ? Matem?tica: estimativa do gasto com transporte e lanche, elabora??o de situa??es-problema a partir de quest?es reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.

3 ?Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de refer?ncia;

4 ? Educa??o F?sica: propicia o incentivo ? pr?tica esportiva e acompanhamento de profissionais da ?rea;

5 ??tica: di?logo, respeito ao gosto e prefer?ncia esportiva do colega.

7? etapa: Confronta??o das hip?teses com  os dados pesquisados

Professor, ao conclu?rem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hip?teses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Voc? poder? propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematiza??o), a hip?tese (o que pensavam sobre a quest?o) e o que descobriram e verifiquem se a sua hip?tese era verdadeira ou n?o.

8? Etapa: Registros e avalia??o

Professor, al?m de os alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, voc? tamb?m deve realizar os seus registros durante todo o processo. Isso para que voc? possa apoi?-los no que for necess?rio e para que tenha subs?dio para avali?-los ao t?rmino do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagi?rio, solicite a colabora??o dele nestes registros, pois ? uma importante contribui??o.

9? Etapa: Conclus?o e Socializa??o

Para concluirmos uma pesquisa ? necess?rio revermos a problematiza??o, analisarmos se todas as d?vidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hip?teses s?o pertinentes ou n?o. Caso alguma lacuna apare?a ? preciso escolher outra estrat?gia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, o aluno que ? de fato disciplinado com suas tarefas escolares ? geralmente amante de um bom desafio. Desafie seus alunos a ensaiarem e exibirem no recreio da escola dan?as t?picas de sua regi?o ou algumas modalidades de esporte. Se poss?vel, solicite o aux?lio do professor de Educa??o F?sica da escola. Para isso ? necess?rio um bom planejamento:

  •  Organize equipes de trabalho;
  •  Estabele?am as poss?veis datas para as apresenta??es e comuniquem com a dire??o da escola, solicitando autoriza??o;
  •  Confeccionem cartazes, folhetos, convites e divulguem entre a comunidade escolar e pais;
  •  Definam o local e a decora??o;
  •  Estabele?am datas para os ensaios;
  •  No dia da apresenta??o exponham os materiais elaborados no decorrer da pesquisa;
  •  Definam as equipes de apresenta??o das dan?as ou esportes e quem vai explicar sobre o que aprenderam com a pesquisa.

Professor, as redes sociais hoje representam uma excelente oportunidade para socializarem novos conhecimentos. Aproveite este recurso e proponha aos alunos que utilizem este meio para socializarem os resultados da pesquisa. Consulte os ?Recursos do Portal do Professor MEC? S?tio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, Interc?mbios virtuais e redes sociais, depois abra: Comunica??o virtual e redes sociais: uso de redes sociais como m?todo alternativo de aprendizagem ou redes sociais na escola.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

- http://www.studygs.net/portuges/discipline.htm

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Disciplina

?

 Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Not?cias

- http://www.brasilescola.com/redacao/carta-aberta.htm

Disciplina - a trilha do sucesso

Imagem dispon?vel em: http://www.extra.com.br/livros/administracaoenegocios/LivrosDesenvolvimentoProfissional/Disciplina-A-Trilha-do-Sucesso-141897.html - acesso em 14/09/2012.

Este livro tem como objetivo refletir sobre a autodisciplina: eu mando eu obede?o, que ? uma das caracter?sticas necess?rias e presentes em quase todas as listas de autores e profissionais, quando tratam de assuntos relacionados com o sucesso, a lideran?a, a qualidade de vida e outros temas afins. ? comum vermos estes autores citarem a autodisciplina como um dos pilares de sustenta??o sem entrar no m?rito de como ser disciplinado. Dentro deste contexto, e pela necessidade de resultados de curto prazo das empresas e da pr?pria vida pessoal atual, a obra faz uma analogia da maratona, que busca resultados no longo prazo com as corridas de 100 metros, de curto prazo. Para ser disciplinado devemos ter um sentido de vida e nos dedicarmos integralmente a ele, como diversos atletas nos ensinam com suas vitoriosas carreiras. Dentro desta met?fora que os conceitos v?o sendo passados a cada km (cap?tulo).

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes ?reas do conhecimento ? fundamental que voc? verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto al?m de socializar o conhecimento historicamente acumulado (curr?culo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a  constru??o de uma pesquisa, ou seja, possibilita n?o apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisi??o das estrat?gias e metodologia de pesquisa, assim os alunos ser?o mais aut?nomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto al?m de desenvolver habilidades de leitura e escrita, se envolveram nas atividades propostas, utilizaram adequadamente o laptop UCA e se perceberam a import?ncia e a necessidade de ser disciplinado, tanto no esporte quanto na vida.