![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Ana Maria Albuquerque de Ara?jo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Perceber a rela??o entre o descarte do lixo e a cidadania
Conhecer como cidades populosas cuidam do descarte do lixo produzido pelos seus habitantes
Conscientizar-se a respeito da import?ncia de jogar o lixo no lugar correto
Conhecimentos sobre preserva??o do meio ambiente e reciclagem
Habilidades b?sicas de leitura, interpreta??o e escrita de textos
Conhecimento b?sico do g?nero textual jogral
Esta aula ser? desenvolvida no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE) e ser?o utilizados os seguintes recursos: folhas de of?cio, l?pis ou caneta, cartolina, fita adesiva, canetinhas. A turma dever? ser organizada em duplas.
A anima??o ?Lixo? Nem pensar!? apresenta o personagem Sisguinha que ao deparar-se com lixo nas ruas ter? que realizar uma das seguintes atitudes: recolher o lixo ou deixar jogado na rua. A partir da escolha da atitude do personagem, o desfecho da hist?ria poder? ser diferente. A anima??o est? dispon?vel no BIOE no seguinte endere?o: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6200>
?
?
?
IMAGEM 1 - Anima??o "Lixo? Nem pensar!"
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6200
Inicialmente, o professor abordar? o assunto da aula por meio de alguns questionamentos, tais como: ?Voc?s acham que as ruas de nossa cidade s?o limpas? As pessoas jogam mais lixo na lixeira ou nas ruas? Voc?s j? viram algu?m jogar lixo no ch?o ao inv?s de jog?-lo na lixeira? Voc?s tiveram vontade de pegar o lixo e fazer o que ? correto? Acham que as pessoas que jogam lixo nas ruas deveriam ser multadas? Que tipo de multa deveria ser aplicado? Se voc?s fossem os respons?veis pela limpeza da cidade, o que fariam para conscientizar as pessoas a jogarem o lixo no lugar certo??. Ap?s conhecer um pouco sobre a compreens?o dos alunos acerca dessa tem?tica, o professor dever? apresentar a anima??o ?Lixo? Nem pensar!? (expor a anima??o apenas at? o momento em que s?o apresentadas as duas op??es ao personagem) e estimular os alunos a refletirem sobre as duas possibilidades que dispomos ao passar pela mesma situa??o vivida pelo personagem. Em seguida, ele explicar? que em duplas, os alunos ter?o que escolher o desfecho da hist?ria e produzir um texto com o t?tulo ?O lixo e o dever do cidad?o?.
Os alunos estar?o em duplas, escolhendo o desfecho da hist?ria na anima??o e produzindo um texto denominado ?O lixo e o dever do cidad?o?.
Neste momento, os alunos apresentar?o os textos produzidos socializando com os colegas e professor a escolha para o desfecho da referida hist?ria. Prop?e-se que o professor converse um pouco mais sobre o assunto suscitando mais perguntas direcionadas ao que foi assistido, como sugest?o: ?Por que as pessoas ainda jogam lixo nas ruas??, ?O que ? feito com o lixo recolhido nas ruas??, ?Qual o dever do cidad?o em rela??o ao lixo??.
Recomenda-se que o professor ressalte a pequena quantidade de lixo encaminhada para os locais adequados j? que a maior parte deste material ? jogada nas ruas, em rios e lix?es clandestinos. Prop?e-se que, orientados pelo professor, os alunos produzam um jogral sobre ?O lixo e o dever do cidad?o?. Sugere-se que os alunos apresentem este jogral em outras turmas.
?
Esta atividade ser? desenvolvida no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE). Para fazer a introdu??o a esta atividade, o professor dever? indagar: ?Jogar lixo nas ruas ? crime??, ?Voc?s acham que a multa por jogar lixo na rua conscientiza as pessoas? Por qu???. Em seguida, com o objetivo de conhecer diversas maneiras de lidar com essa tem?tica, o docente dividir? a turma em cinco grupos e explicar? que eles dever?o pesquisar as estrat?gias aplicadas nas cinco cidades mais populosas do Brasil no que diz respeito ? limpeza urbana, coleta seletiva e reciclagem, e anotando no caderno os dados encontrados. Seguem abaixo, as cidades mais populosas do pa?s, sugest?es de sites e roteiro de pesquisa:
?
IMAGEM 2 - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) as cidades mais populosas
Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_capitais_do_Brasil_por_popula%C3%A7%C3%A3o> (Acesso: 03/09/2012)
?
Sugest?es de sites para pesquisa:
Sites, artigos e v?deos das prefeituras das cidades citadas acima:
Autoridade Municipal de Limpeza Urbana <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/>
Companhia Municipal de Limpeza Urbana <http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/listaconteudo?search-type=servicos&type-link=ver-todas&secretaria=/comlurb>
Limpeza urbana e manejo de res?duos s?lidos: as impress?es ao observar espa?os urbanos em duas cidades brasileiras e seis capitais europeias <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1213&class=02>
Servi?o de Limpeza Urbana <http://www.slu.df.gov.br/>
Conceito de Saneamento b?sico <http://www.fortaleza.ce.gov.br/acfor/conceito>
Autarquia de Regula??o, Fiscaliza??o e Controle dos Servi?os P?blicos de Saneamento <http://www.fortaleza.ce.gov.br/acfor>
Rotina da Coleta de Lixo de Fortaleza (Parte 1) <http://www.youtube.com/watch?v=MHuWG3uYyFU&feature=player_embedded#!>
Rotina da Coleta de Lixo de Fortaleza (Parte 2) <http://www.youtube.com/watch?v=sMJs2KmYfXc&feature=player_embedded>
Riscos e doen?as <http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/doencas.htm>
Lixo e doen?as <http://ecovida.no.comunidades.net/index.php?pagina=1624683365_04>
O que o lixo representa para a comunidade? <http://www.suhab.am.gov.br/home/downloads/lixo.pdf>
Enchentes trazem lixo, entulho e doen?as <http://www.corposaun.com/enchentes-trazem-lixo-entulho-doencas/7705/>
Doen?as causadas pelo lixo <http://terrapedeajuda.blogspot.com.br/2008/05/algumas-d-oenas-causadas-pelo-lixo.html>
Problemas causados pelo lixo na ?gua, solo e sa?de <http://www.educacao.cc/ambiental/problemas-causados-pelo-lixo-na-agua-solo-e-saude/>
Entrevista sobre doen?as provocadas pelo lixo <http://www.imperatriznoticias.com.br/component/content/article/69-boxes/551-entrevista-sobre-doencas-causadas-pelo-lixo>
Dicas em Sa?de - Cuidados com o lixo <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/244_lixo_cuidados.html>
Todos os links foram acessados em 07/11/2012
Roteiro de Pesquisa:
- Como ? feita a coleta domiciliar na cidade pesquisada?
- Existe coleta seletiva com em pontos espalhados pela cidade?
- Algum tipo de penalidade ? aplicada a quem joga lixo na rua?
- S?o realizadas campanhas de conscientiza??o e mobiliza??o com respeito ? destina??o correta do lixo?
- H? catadores de lixo na cidade? Como ? realizado o trabalho dessa categoria?
- O que ? feito com o lixo recolhido?
- Qual ? a rela??o entre lixo (hospitalar, dom?stico, industrial, ...) e sa?de?
?
Sugere-se tamb?m o acesso ao site da C?mara de Vereadores da cidade, como tamb?m, realizar a busca no Google utilizando palavras-chave.
Em seguida, cada um dos grupos ir? apresentar como a limpeza urbana, coleta seletiva e reciclagem s?o desenvolvidas na respectiva cidade pesquisada, e caso os alunos morem na cidade pesquisada o professor dever? estimul?-los a verificar se as a??es que est?o sendo apresentadas de fato s?o realizadas nos bairros onde residem, e caso os alunos n?o morem na cidade pesquisada o professor dever? estimul?-los a verificar quais a??es pesquisadas tamb?m s?o realizadas nos bairros onde residem. Para que os alunos reflitam sobre as condi??es de limpeza urbana da sua cidade, o professor dever? propor os seguintes questionamentos: ?Quais solu??es voc?s indicariam para que o lixo da nossa cidade tenha um destino correto?? e ?Qual ? o papel do poder p?blico (municipal, estadual e federal) no que se refere ? coleta e destina??o do lixo??.
Com o objetivo de utilizar os conhecimentos obtidos nas atividades anteriores sobre a destina??o do lixo, o professor dever? propor aos alunos a elabora??o de uma cartilha sobre este assunto, com a escola como local de a??o e a comunidade escolar como p?blico-alvo desta produ??o. Recomenda-se o seguinte t?tulo: ?Jogue o lixo no lixo?. Esta atividade ser? desenvolvida no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE) e segue abaixo a descri??o de suas etapas:
O docente dever? explicar que, em duplas, os alunos ir?o analisar alguns exemplos de cartilha e anotar no caderno os seguintes itens:
P?blico-alvo
Apresenta??o do texto (desenhos, cores, linguagem de f?cil compreens?o)
Sugest?o de cartilhas a serem analisadas:
Cartilha de educa??o ambiental: Semeando um mundo melhor <http://www.institutocamargocorrea.org.br/Documents/CartilhaSemeandoumMundoMelhor.pdf>
Cartilha do projeto reciclar: Planetinha e sua turma <http://www.projetoreciclar.ufv.br/docs/cartilha/planetinha.pdf>
Cartilha da reciclagem <http://www.estadao.com.br/especiais/perguntas-e-respostas-sobre-reciclagem,28552.htm>
Cartilha do projeto reciclar: Cuidando do planeta <http://www.projetoreciclar.ufv.br/docs/cartilha/cuidando_planeta.pdf>
Cartilhas do projeto reciclar <http://www.projetoreciclar.ufv.br/?area=cartilhas>
Todos os sites foram acessados em 03/09/2012
Conclu?da a an?lise das cartilhas, o professor dever? formar um ?c?rculo de conversa? sobre o que foi pesquisado, no qual os alunos dever?o expor o que encontraram, a respeito do p?blico-alvo e da apresenta??o do texto nas cartilhas, e suas d?vidas. Para incentivar a participa??o de todos os alunos, o professor poder? utilizar a din?mica de grupo denominada ?batata quente?. Nesta, uma bola de papel vai passando entre todos at? que, com um sinal do professor ou ao t?rmino de uma m?sica, a ?batata? cai nas m?os de algu?m, indicando a pessoa que dever? falar.
Organizados em cinco grupos, os alunos dever?o pesquisar informa??es e imagens relacionadas ao descarte do lixo. Em seguida, cada um dos grupos dever? produzir um texto no caderno sobre o seu respectivo t?pico. Seguem abaixo os t?picos e suas respectivas sugest?es de sites para pesquisa:
T?picos:
1? grupo - O que ? lixo? Tipos de lixo (recicl?vel e n?o recicl?vel)
2? grupo - Tempo de decomposi??o do lixo
3? grupo - Seja consciente! Jogue o lixo no local adequado (Dicas)
4? grupo - Reciclagem
5? grupo - Coleta seletiva
Sugest?es de sites:
O que ? lixo recicl?vel <http://www.idealdicas.com/o-que-e-lixo-reciclavel/>
Tempo de decomposi??o <http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view>
Lixeira ? alternativa mais eficaz de conten??o da sujeira nas cidades <http://www.cestosdelixoelixeiras.com.br/coleta-seletiva/85-lixeira-sujeira-cidade-saopaulo.html>
O projeto - Lixo no lixo, cidade no capricho <http://hotsites.atribuna.com.br/atribuna/lixonolixo/>
Todos os sites foram acessados em 03/09/2012
Ap?s a produ??o do texto, o professor dever? solicitar que um integrante de cada grupo apresente o seu texto a outro grupo, para que os alunos possam complementar as informa??es de cada texto com sugest?es de informa??es e/ou indica??o de poss?veis erros ortogr?ficos, sob a supervis?o do professor. Em seguida, os grupos dever?o reescrever o texto em folhas de papel of?cio e ilustrar com as imagens pesquisadas na internet ou com desenhos produzidos pelos pr?prios integrantes do grupo.
O docente e os alunos produzir?o a capa e a apresenta??o da cartilha em folhas de papel of?cio. Prop?e-se que cada grupo produza uma capa para ser escolhida pela turma.
Conclu?da a produ??o da cartilha contendo todos os textos produzidos pelos alunos, esta dever? ser socializada entre todos os integrantes da comunidade escolar, especialmente os professores das outras turmas, com o objetivo de incentivar a abordagem desse tema com todos os alunos da escola. Sugere-se que a cartilha seja entregue na biblioteca da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Lixo? Nem pensar! | Anima??o/simula??o |
? Lixo das ruas tamb?m polui rios <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/129529/>
? Um problema de todos <http://www.educacional.com.br/reportagens/enchentes/problemaTodos.asp>
? Como elaborar uma boa cartilha <http://www.cartilhasecia.com.br/dicas-para-elaboracao-de-cartilhas>
? O lixo e as ruas de N?poles <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/67740/>
? Lixo no lixo <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12153>
Todos os sites foram acessados em 04/09/2012
Na atividade 1, o professor poder? verificar se os alunos perceberam que jogar o lixo no local correto ? uma atitude de cidadania a partir dos desfechos da hist?ria elaborados por eles. Na atividade 2, o professor poder? averiguar se os alunos compreenderam as diversas maneiras que as cidades lidam com o descarte do lixo a partir da apresenta??o das informa??es pesquisadas bem como da compara??o da realidade local com o que foi percebido nessas cidades. Na atividade 3, o professor poder? verificar, por meio do envolvimento dos alunos na confec??o da cartilha, a compreens?o destes acerca da import?ncia de reciclar e jogar o lixo nos lugares adequados.