![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Maria J?ssyka Almeida dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
- Conceituar porcentagem;
- Aplicar os conhecimentos de porcentagem para analisar os pre?os de estabelecimentos comerciais da cidade;
- Calcular porcentagens de uma pesquisa e analisar totais iguais a 100% e diferentes de 100%;
O aluno deve ter conhecimentos sobre:
- Raz?es e propor??es;
- Representa??o decimal de um n?mero;
- Defini??o de desconto.
ESTRAT?GIAS E RECURSOS DA AULA
ATIVIDADE 1: IDENTIFICANDO PORCENTAGENS NO COTIDIANO
1.1 REGRAS E RECURSOS DA ATIVIDADE
Inicialmente, esta atividade ser? realizada no Laborat?rio de Inform?tica Educativa com a turma dividida em duplas. Ser?o utilizados os seguintes recursos: computadores conectados ? Internet, projetor data show, c?mera digital ou celular com c?mera. Para o desenvolvimento das etapas descritas abaixo, professor e alunos dever?o criar um grupo na rede social Facebook, intitulado ?Estudando Porcentagens?, em que todos poder?o ter acesso ?s postagens uns dos outros. Para isso, cada um dos integrantes do grupo dever? ter uma conta na rede social. Caso algu?m n?o tenha, basta acessar a p?gina www.facebook.com com um endere?o de email e criar uma conta na rede social (nos recursos complementares h? tutoriais explicando como criar conta de email, contas e grupos no Facebook).
1.2 FAMILIARIZANDO-SE COM O TEMA A SER ESTUDADO
Com o intuito de estimular a percep??o dos alunos acerca da presen?a de porcentagens em diversas situa??es do cotidiano, o professor dever? apresentar as seguintes imagens:
FIGURA 1 ? Produ??o industrial do m?s de maio de 2012
Fonte: G1 ? Portal de Not?cias da Globo
IMAGEM 2 ? Inseguran?a nas grandes cidades do Brasil
IMAGEM 3 ? Vota??o no BBB 12
Fonte: http://ocanaltv.com.br/2012/02/20/porcentagem-de-votos-paredao-bbb12-laisa-com-quase-90-dos-votos
IMAGEM 4 ? Desperd?cio nos alimentos
Em seguida, o professor dever? perguntar: ?O que estas imagens t?m em comum??. Espera-se que os alunos respondam que todas tratam de porcentagens. Caso contr?rio, o professor dever? chamar aten??o para o s?mbolo ?%?, que aparece em todas as imagens, perguntando aos alunos se eles sabem o que significa. E objetivando promover uma reflex?o sobre a utiliza??o da porcentagem no cotidiano, o professor ir? propor aos alunos os seguintes questionamentos: ?Em que outras ocasi?es voc?s j? viram este s?mbolo??, ?Voc?s j? usaram o c?lculo de porcentagem em alguma situa??o do cotidiano? Qual?? e ?Voc?s j? viram algu?m pr?ximo a voc?s terem a necessidade de usar a porcentagem para desenvolver alguma atividade? Qual??.
1.3. ?100% PESQUISA?
Ap?s a familiariza??o com o tema, o docente ir? propor aos alunos a pesquisa de mat?rias, imagens ou coment?rios sobre porcentagem, que receber? o nome de ?100% Pesquisa?. O professor dever? iniciar a atividade perguntando: ?O que sugere o nome desta etapa da atividade??. Espera-se que os discentes respondam que esta etapa se chama ?100% Pesquisa? por se tratar apenas de pesquisa, compreendendo a rela??o entre o ?todo? e 100%. Seu in?cio ocorrer? no Laborat?rio de Inform?tica Educativa para que o professor possa orientar os alunos e tirar as principais d?vidas acerca da atividade, mas em um segundo momento, ele dever? estimular os discentes a complement?-la com material dispon?vel em diversos ambientes, como ruas, com?rcios ou em casa, contemplando os trajetos que os alunos fizerem durante toda a semana em curso. Para que eles possam registrar as imagens solicitadas nesse segundo momento, recomenda-se a utiliza??o de uma c?mera digital ou um celular com c?mera.
1.4. ANALISANDO DADOS DA PESQUISA
Ap?s o registro de todo o material pesquisado no grupo do Facebook, os alunos dever?o, em forma de coment?rio, escrever o significado matem?tico das imagens postadas pelos colegas. Caso a postagem de um dos alunos seja um an?ncio de sal?rio para um candidato a vendedor em uma loja, onde este receberia um sal?rio de R$ 700,00 mais uma comiss?o de 1% sobre cada pe?a vendida, espera-se que os colegas compreendam, por exemplo, que se o produto custar R$ 100,00 o vendedor ganhar? R$ 1,00 de comiss?o. Sugere-se que o professor n?o determine um n?mero m?nimo de mensagens a serem comentadas para que os alunos tenham a possibilidade de interpretar v?rias situa??es. Ressalta-se que o professor comente as postagens dos alunos elogiando as interpreta??es, indicando an?lises equivocadas ou acrescentando informa??es, como, porcentagem s? tem sentido completo em rela??o a um n?mero,por exemplo, 20% de R$ 80,00, podem-se transformar porcentagens em fra??es para averigu?-las em um todo, no caso o inteiro, ou ainda, ? poss?vel saber quantos por cento um n?mero representa em rela??o a outro.
ATIVIDADE 2: CALCULANDO PORCENTAGENS E COMPARANDO PRE?OS
Com o objetivo de explorar c?lculos relacionados ? porcentagem e apresentar as informa??es enunciadas no final do item anterior, o professor dever? solicitar aos alunos que assistam ao v?deo do site Youtube (ver imagem 5), intitulado C?lculo de Porcentagem, onde ? explicado como ? feito alguns c?lculos relacionados ? porcentagem. O professor dever? orient?-los a observarem principalmente a defini??o de porcentagem e maneira de efetuar seus c?lculos. Segue o link do v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=oRXyUe6fQG8.
IMAGEM 5 ? Imagem do v?deo ?Calculando Porcentagens?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oRXyUe6fQG8
Em seguida, o professor dever? propor aos alunos que estes re?nam as imagens correspondentes a descontos em lojas, supermercados ou outros estabelecimentos do g?nero com o objetivo de comparar pre?os dos produtos nos estabelecimentos do local onde moram, e, assim, descobrir onde se encontram os produtos mais baratos. Caso os alunos n?o tenham imagens (provenientes da pesquisa proposta no item 1.3) suficientes para estabelecerem a compara??o proposta, o professor dever? determinar um per?odo para que essas imagens possam ser registradas. Quanto ? divis?o da turma, o professor dever? perguntar aos alunos os estabelecimentos que eles desejam pesquisar, contribuindo para que os alunos conhe?am os pre?os dos produtos que consomem e, assim, avaliar se poderiam economizar em seu dia-a-dia.
Dessa forma, os alunos dever?o realizar os c?lculos para saber de quanto foi o desconto em cada pe?a, de maneira que eles possam fazer a compara??o de descontos e pre?os entre os estabelecimentos. Ap?s a finaliza??o dos c?lculos, o professor dever? orientar uma an?lise dos resultados obtidos. Os alunos dever?o postar esses resultados no Facebook para que outros alunos conhe?am informa??es sobre pre?os em estabelecimentos da realidade local.
Observa??o: para imagens como a 6, os alunos devem descobrir de quantos por cento foi o desconto.
IMAGEM 6 ? Pe?a em desconto
Fonte: http://www.carinhaspersonalizadas.com.br/desconto-3
ATIVIDADE 3:NO FINAL N?O DEU 100%! ENT?O OS C?LCULOS EST?O ERRADOS? TALVEZ N?O...
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Esta atividade ser? realizada no Laborat?rio de Inform?tica Educativa (LIE) e nas depend?ncias da escola. Ser?o utilizados os seguintes recursos: computadores com acesso ? Internet, folhas de of?cio e l?pis (para realizar os c?lculos). A turma poder? ser organizada em cinco grupos (mais detalhes na descri??o da atividade).
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
A atividade consistir? em realizar pesquisas sobre dois assuntos diferentes atrav?s do Facebook. Para isso, os alunos dever?o enviar convites pela rede social para o maior n?mero de pessoas da comunidade escolar, por exemplo, alunos, professores, funcion?rios, n?cleo gestor. A primeira pesquisa ser? sobre a prefer?ncia dos participantes quanto a algumas m?sicas da atualidade. Para tanto, professor e alunos dever?o criar uma enquete no Facebook. O link a seguir traz instru??es para esta tarefa: http://www.comofazerfacebook.com.br/criar-uma-enquete/. A segunda pesquisa consistir? em saber qual a inten??o de voto dos participantes para os candidatos ? prefeitura de sua cidade. Segue uma sugest?o para a divis?o dos grupos e seus respectivos p?blicos de pesquisa:
Grupo 1: Professores e n?cleo gestor
Grupo 2 : Demais funcion?rios
Grupo 3: Alunos do 1? ano do Ensino M?dio
Grupo 4: Alunos do 2? ano do Ensino M?dio
Grupo 5: Alunos do 3? ano do Ensino M?dio
Obs.: A enquete 1 dever? conter no m?nimo cinco op??es de m?sicas da atualidade, em que os participantes do grupo dever?o votar de acordo com suas prefer?ncias. Dever? conter ainda a op??o ?Nenhuma das op??es anteriores?, caso algu?m n?o queira votar em uma das op??es citadas. Nesta enquete, pode-se votar em mais de uma op??o. A enquete 2 dever? conter todos os candidatos ? prefeitura da cidade, como tamb?m as op??es ?Branco ou Nulo? e ?N?o sabem/N?o opinaram?. Nesta enquete deve-se votar em apenas uma op??o. Ficar? a crit?rio do professor a determina??o do per?odo de dura??o da vota??o. Seguem abaixo mais orienta??es sobre cada uma das pesquisas:
Pesquisa 1 ? Gosto musical
Segue um exemplo de enquete:
IMAGEM 7 ? Exemplo de enquete para a pesquisa 1
Fonte: Cria??o do Autor
Ao final da vota??o, os alunos dever?o analisar os dados: quantos votos foram registrados, quantos votos cada op??o obteve e calcular a porcentagem de votos que cada m?sica recebeu. Com os dados obtidos, os discentes dever?o construir uma tabela (ver tabela 1) e registrar os dados.
TABELA 1 ? Exemplo de registro de dados de uma enquete
M?sicas |
Votos obtidos |
Porcentagem |
Adele ? Set Fire To The Rain |
7 |
16% |
Jo?o Lucas e Marcelo ? Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha |
5 |
11% |
Luan Santana - Incondicional |
8 |
18% |
Lady Gaga ? Born This Way |
7 |
16% |
Sorriso Maroto ? Assim Voc? Mata o Papai |
15 |
33% |
Jennifer Lopez feat. Pitbull ? Dance Again |
12 |
26% |
Nenhuma das op??es anteriores |
5 |
11% |
TOTAL DE PESSOAS PESQUISADAS: 45 |
Fonte: Cria??o do Autor
Pesquisa 2 ? Inten??o de voto para prefeito da cidade
Nesta pesquisa, os alunos dever?o buscar descobrir em qual candidato ? prefeitura de sua cidade cada um dos participantes pretende votar. Com os dados recolhidos, deve ser feita uma tabela (ver tabela 2), na qual ser? registrada a quantidade de votos que cada candidato recebeu, como tamb?m, a porcentagem correspondente:
TABELA 2 ? Exemplo de tabela de inten??o de voto para prefeito da cidade
?
Candidatos |
Quantidade de votos |
Porcentagem |
Jos? Maria |
35 |
17,5% |
Adonias Albuquerque |
45 |
22,5% |
Dr. Carlos Retar |
66 |
33% |
Maria das Gra?as |
16 |
8% |
Chiquim Assis |
20 |
10% |
Brancos ou Nulos |
6 |
3% |
N?o sabem / n?o opinaram |
12 |
6% |
Fonte: Cria??o do autor
Observa??o 1: a enquete acima contou com a opini?o de 200 pessoas.
Observa??o 2: a enquete deve ser adequada ? quantidade e ao nome dos candidatos de cada cidade.
MOMENTO DO ALUNO:
Os alunos buscar?o realizar a atividade proposta. Os alunos poder?o ter d?vidas quanto ?s casas decimais das porcentagens, assim, o professor dever? sugerir aos alunos uma aproxima??o adequada para n?meros inteiros.
DISCUSS?O:
As duplas dever?o expor suas tabelas e o modo como as obtiveram. Visando estimular uma discuss?o sobre porcentagens, o professor dever? propor os seguintes questionamentos: ?Nas enquetes realizadas, que resultado ser? obtido ao somar os votos conseguidos de cada m?sica? E ao somar as porcentagens? A soma dos votos representa a quantidade total de participantes? E o total da porcentagem? A que se deve este fato??. Espera-se que os alunos identifiquem o seguinte: no caso da enquete 1, por ter sido permitido votar em mais de uma op??o, ao somar as porcentagens os resultados obtidos poderiam ser maiores do que 100% e no caso da enquete 2, isso n?o aconteceria porque foi permitido votar em apenas uma op??o.
SISTEMATIZA??O:
Para formalizar o assunto, o professor dever? mostrar aos alunos o seguinte v?deo do site Youtube http://www.youtube.com/watch?v=ITwNwR07rBw, intitulado Par?dia da Tia Ivana: ?Quando a porcentagem ocorrer?. O v?deo trata-se de uma par?dia feita em classe sobre porcentagem.
IMAGEM 8 ? Par?dia da Tia Ivana: ?Quando a porcentagem ocorrer?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ITwNwR07rBw
Ao t?rmino do v?deo, o professor dever? propor aos alunos que fa?am uma par?dia sobre o assunto, como forma de relacionar aspectos do conte?do abordado at? o momento.
?
Sugest?es de links para alunos:
http://ensinandoeaprendendomatematica.blogspot.com.br/2009/07/porcentagem-teoria-e-exercicios.html- Post de um blog que ensina porcentagem (acessado em 05/07/2012).
http://www.brasilescola.com/matematica/porcentagem.htm, http://educacao.uol.com.br/matematica/porcentagem-1-aprenda-a-calcular.jhtme http://educacao.uol.com.br/matematica/porcentagem---2-como-calcular.jhtm- P?ginas que abordam o c?lculo de porcentagem (acessados em 05/07/2012).
Sugest?es de links para professores:
http://maistutoriais.com/web/facebook-web/criar-um-grupo-no-facebook/e http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2012/04/tudo-sobre-os-grupos-do-facebook/- Tutoriais sobre grupos no Facebook (acessados em 05/07/2012).
http://pt.scribd.com/doc/22112417/Tutorial-Gmail- Tutorial de como fazer uma conta no Gmail (acessado em 05/07/2012).
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23953e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8876? Aulas do Portal que abordam porcentagem (acessadas em 05/07/2012).
Na atividade 1, recomenda-se ao professor verificar se os alunos entendem o significado de porcentagem a partir dos coment?rios postados no Facebook. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram aplicar os c?lculos de porcentagem atrav?s da an?lise e compara??o dos pre?os de produtos em estabelecimentos comerciais da cidade. Na atividade 3, recomenda-se verificar se os alunos perceberam quando uma pesquisa pode ou n?o apresentar sua porcentagem total como 100% a partir da an?lise dos dados obtidos nas pesquisas realizadas no Facebook e da par?dia proposta.