Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
?
- Discutir junto com os alunos quais brincadeiras folcl?ricas eles conhecem, quais gostariam de conhecer, al?m de discutir a import?ncia de brincar.
-Realizar uma pesquisa dentro da sala de aula, para saber quantos alunos conhecem e tiveram contato com o computador, al?m de descobrir quais s?o as dificuldades que possuem em quest?o aos softwares que ser?o utilizados, como o sistema L?nux Educacional.
Os alunos ser?o divididos em grupos e ir?o escolher quais brincadeiras querem aprender e pesquisar;
Sugest?es de brincadeiras:
-Barra Manteiga;
-Cabo de Guerra;
-Morto e Vivo
-Cobra-cega;
-Ca?ador de tartaruga;
-Balan?a Caix?o;
-Papagaio;
-Queimada;
-Estilingue;
-Peteca;
-Lasca Romeu;
-Cavalinho de Pau;
-Chicote Queimado;
-Alerta;
-Bola no Ar;
-Batata Quente;
-Pular Cobrinha;
-Amarelinha;
?
Feito os grupos os alunos ser?o levados para a sala de tecnologia educacional (STE), onde com a ajuda do professor da STE, os alunos ir?o aprender a utilizar a ferramenta do Linux educacional - Broffice IMPRESS;
Onde ir?o aprender:
-Como salvar um documento;
-Como inserir slides e format?-lo;
-Como inserir figuras, imagens ;
-Como formatar caractere, par?grafo; plano de fundo e inserir imagens;
-Depois que aprenderem a utilizar as ferramentas do Impress, os alunos iniciar?o uma pesquisa na internet sobre sua brincadeira onde dever? copiar no caderno os dados mais importantes de sua brincadeira para que depois possam organizar esses dados em forma de slides;
-Cada grupo prepara seu trabalho, digita os dados pesquisados e organiza em forma de apresenta??o em Impress ( Slides) , utilizando tamb?m algumas imagens da brincadeira escolhida atrav?s de pesquisa na internet.
?
FONTE:http://proinfointegradocanapi.blogspot.com.br/2011/06/5-encontro-1705.html
VEJA O V?DEO :http://www.youtube.com/watch?v=XicyX2yR2-8
-Os alunos junto com o professor de artes ir?o at? a STE , onde o professor da STE, dever? apresentar aos alunos como usar as ferramentas do Kolourpaint; ( ferramenta de desenho do linux educacional);
DATA SHOW
IMPRESSORA
COMPUTADOR
LINKS DE PESQUISAS:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore.htm
http://penninha.blogspot.com.br/2010/08/brincadeiras-do-folclore-brasileiro-sp.html
http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm
?
V?DEOS:
http://www.youtube.com/watch?v=7ddymq8S3ms
http://www.youtube.com/watch?v=8Qr_I5VhpVQ
http://www.youtube.com/watch?v=9GX0IAxn70s
?
ATIVIDADES SOBRE BRINCADEIRAS FOLCL?RICAS:
?
VEJA TAMB?M OS SITES COM MAIS ATIVIDADES:
http://ocantinhodanisa.blogspot.com.br/2009_07_01_archive.html:
http://profecarminha.blogspot.com.br/2011/07/dezenas-de-atividades-para-imprimir.html
?
?
IMAGENS DE BRINCADEIRAS:
AMARELINHA
PULAR COBRINHA
CAVALO DE PAU
QUEIMADA
?