Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reaprendendo as brincadeiras folcl?ricas

Autor e Co-autor(es)

Fabiana Paula Pereira imagem do usuário

DOURADOS - MS EM ETALIVIO PENZO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

-Repassar valores culturais.
-Conhecer as  brincadeiras folcl?ricas.
-Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desenvolver a criatividade.
-Socializar os conhecimentos adquiridos atrav?s de apresenta??o  
-Demonstrar atrav?s de registros desenhado os diferentes tipos de brincadeiras pesquisadas.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Discutir junto com os alunos quais brincadeiras folcl?ricas eles conhecem, quais gostariam de conhecer, al?m de discutir a import?ncia de brincar.

-Realizar uma pesquisa dentro da sala de aula, para saber quantos  alunos conhecem e  tiveram contato com o computador, al?m de descobrir quais  s?o as dificuldades que possuem em quest?o aos softwares que  ser?o  utilizados, como o sistema L?nux Educacional.

Estratégias e recursos da aula

1? momento- 3 aulas de 50 minutos cada.

Os alunos  ser?o divididos em grupos e ir?o escolher quais brincadeiras querem aprender e pesquisar;

Sugest?es de brincadeiras:

-Barra Manteiga;

-Cabo de Guerra;

-Morto e Vivo

-Cobra-cega;

-Ca?ador de tartaruga;

-Balan?a Caix?o;

-Papagaio;

-Queimada;

-Estilingue;

-Peteca;

-Lasca Romeu;

-Cavalinho de Pau;

-Chicote Queimado;

-Alerta;

-Bola no Ar;

-Batata Quente;

-Pular Cobrinha;

-Amarelinha;

?

Feito os grupos os alunos ser?o levados para a sala de tecnologia educacional (STE), onde com a ajuda do professor da STE, os  alunos ir?o aprender a utilizar a ferramenta do Linux educacional - Broffice IMPRESS;

LE3 Desktop.jpg

Onde ir?o aprender:

-Como salvar um documento;

-Como inserir slides e format?-lo;

-Como inserir figuras, imagens ;

-Como formatar caractere, par?grafo; plano de fundo e inserir imagens;

-Depois que  aprenderem a utilizar as ferramentas do Impress, os alunos iniciar?o uma pesquisa na internet  sobre sua brincadeira onde  dever? copiar  no caderno os dados mais importantes  de sua brincadeira  para que  depois possam organizar esses  dados em forma de slides;

-Cada grupo  prepara  seu trabalho, digita os dados pesquisados  e organiza   em forma de apresenta??o em Impress ( Slides) , utilizando tamb?m algumas  imagens  da brincadeira escolhida  atrav?s de pesquisa na internet.

?

FONTE:http://proinfointegradocanapi.blogspot.com.br/2011/06/5-encontro-1705.html

VEJA O V?DEO :http://www.youtube.com/watch?v=XicyX2yR2-8

 2 ? momento - 2 aulas de 50 minutos cada.

-Os  alunos junto com o professor de artes ir?o  at? a STE , onde o professor da STE, dever?  apresentar aos alunos como usar as ferramentas do Kolourpaint; ( ferramenta de  desenho do linux educacional);

- Onde cada  grupo ir? representar em forma de desenho  a  brincadeira folcl?rica escolhida , inserindo-a no slides realizados anteriormente.
-Depois do trabalho pronto,  os grupos  dever?o apresentar o resultado do seu trabalho feito em forma de  slides  para toda  a escola.
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
FONTE:linuxeducacional.blogspot.com
Visite o blog  com dicas de como usar o Kolorpaint :http://escadinhadosaber.blogspot.com.br/2012/04/projeto-kolorpaint.html
?
?

3 ? momento - 2 aulas de 50 minutos cada.

- OS alunos junto com o professor de  educa??o f?sica ir?o at? a quadra , onde executar?o as brincadeiras pesquisadas.

Recursos Complementares

Avaliação

?

-  Acontecer? no decorrer do processo  de observa??o e execu??o das atividades al?m  da observa??o e an?lise  frequente da participa??o dos alunos em todas as etapas do desenvolvimento do trabalho.