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Introdu??o ? filosofia: os diversos tipos de conhecimento

Autor e Co-autor(es)

Wilson Correia imagem do usuário

PALMAS - TO Funda??o Universidade Federal do Tocantins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Filosofia Teoria do conhecimento

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Responder ? quest?o "o que ? conhecer?";

2. Associar os atos de conhecer e pensar;

3. Descrever e caracterizar os diversos tipos de conhecimento humano (senso comum, mito, teologia, filosofia, ci?ncia, tecnologia, artes);

4. Conceituar com mais especificidade o que ? filosofia;

5. Compreender a filosofia como experi?ncia de pensamento.

Duração das atividades

04 h./a.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Leitura;

2. Compreens?o;

3. Escrita;

4. Express?o oral;

5. Senso l?gico.

Estratégias e recursos da aula

Portador de intelig?ncia simb?lica, o ser humano produz variados tipos de informa??es, conhecimentos e saberes, sempre visando a compreender-se a si mesmo no mundo e a melhor empreender a??es para garantir a vida e alcan?ar sentido existencial.

Os diversos tipos de conhecimento

1 O que ? conhecer?

De modo simples, pode-se dizer que "conhecer ? elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 13). Nesse sentido, tr?s elementos s?o necess?rios para que haja conhecimento:a) O sujeito, que ? o ser que conhece;b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer;c) A imagem mental em forma de opini?o, id?ia ou conceito que resultam da rela??o sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que conhece.Nesse processo, dado que o humano ? pensante-sentinte-comunicante, ele articula sentimentos e pensamentos e os transmite por meio da linguagem simb?lica, a qual o diferencia dos demais seres existentes. Essa linguagem pode ser oral ou escrita, verbal ou n?o-verbal.Falar, escrever e gesticular seriam maneiras elementares de o sujeito humano produzir e veicular informa??es, conhecimentos e saberes. As informa??es ele as registra em suportes materiais palp?veis. O conhecimento ele o apreende em sua subjetividade, de maneira din?mica para sempre ser reelaborado. O saber s?o aquelas informa??es e aqueles conhecimentos que ele, humano, mobiliza para relacionar-se com o mundo, interagir com os semelhantes, com a sociedade, com o universo e com a vida (CHARLOT, 2000). Por meio da rela??o sujeito-objeto, da qual resultam informa??es, conhecimentos e saberes, o humano cognoscente busca compreender, representar e explicar os objetos com os quais convive em sua vida pr?tica e at? aqueles que ele imagina possam existir como id?ia formal apenas. A isso chamamos conhecimento, esse produto da intelig?ncia simb?lica humana por meio da qual o m?ltiplo ganha uma unicidade, a diversidade recebe certa harmonia e o vazio ? preenchido por um sentido, sendo o principal deles o sentido existencial, a raz?o de ser da vida, o motivo pelo qual o homem e a mulher s?o, pensam, sentem, julgam, valoram, decidem e agem no aqui-agora de seu ser-estar no mundo.

2 Conhecer e pensar

Decididamente, pode-se dizer que os humanos se diferenciam do animal que n?o possui intelig?ncia simb?lica pela capacidade que o homem e a mulher t?m de pensar e, ao faz?-lo, problematizar o seu entorno f?sico e cultural. Entorno f?sico identifica-se com a natureza natural. O entorno cultural refere-se a tudo o que o humano produz ao ser, estar e agir no mundo. Enquanto o humano interfere naquela realidade natural e a modifica, os outros animais apenas s?o predominantemente adaptativos ao ambiente em que se encontram.Um exemplo que ilustra com simplicidade essa constata??o ? o caso do Jo?o-de-barro, o passarinho que, desde que existe na face da Terra, constr?i a mesma moradia. Voc? j? viu a casa do jo?o-de-barro. Se viu, notou que, aquilo que, nele, aparentemente, resulta de uma intelig?ncia simb?lica, ?, na verdade, produto de uma programa??o instintiva, da qual o Jo?o-de-barro n?o foge e ? qual ele obedece ?s cegas.O humano come?ou morando em cavernas. Mas, ao contr?rio do Jo?o-de-barro, fez cho?as e cabanas. Passos ? frente o levaram a fazer casas de madeira, tijolos e cimento. Atualmente, ele utiliza estruturas sofisticad?ssimas para construir todo tipo de moradia: edif?cios alt?ssimos e casas que tentam ser ? prova de terremotos e furac?es.Por que o humano progrediu e o Jo?o-de-barro, n?o? Uma pista para respondermos a essa pergunta ? o fato de que o homem e a mulher, ? medida que iam explorando seu objeto, a casa, eles tamb?m iam pensando sobre ele, objeto, e problematizando a arte de fazer casa, coisa que o Jo?o-de-barro, at? onde sabemos, n?o d? conta de realizar. Conclus?o: pensar, sentir, problematizar e agir s?o a??es important?ssimas no processo de produzir informa??es, conhecimentos e saberes.

3 Os diversos tipos de conhecimento e saberes

? a intelig?ncia simb?lica, diferente de uma programa??o instintiva, que possibilita ao ser humano pensar, sentir, problematizar e agir, dando-lhe a possibilidade de produzir uma gama variada de conhecimento.

a) O saber da vida

Esse tipo de saber baseia-se na viv?ncia espont?nea da vida e come?a a ser constru?do t?o logo o homem seja lan?ado no mundo. Ele vive esse processo at? o dia de sua morte. Por isso, tudo o que diz respeito ? condu??o da vida na terra pode se tornar objeto a ser "explorado" e representado nesse n?vel de conhecimento da realidade.As caracter?sticas desse tipo de saber compreendem a n?o-sistematicidade, raz?o pela qual ele n?o ? produzido com base em procedimentos metodol?gicos, feitos para conduzir a rela??o sujeito-objeto. O que resulta dessa rela??o com o mundo ? um saber que muitos chamam saber emp?rico, vulgar ou, ainda, senso comum.

b) O conhecimento m?tico

Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intui??o e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe. ? um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representa??es que n?o s?o logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimenta??es cient?ficas.O conhecimento m?tico ? "expresso por meio de linguagem simb?lica e imagin?ria" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 14). Assim, ainda que o conhecimento m?tico crie representa??es para atribuir um sentido ?s coisas, ele ainda se baseia na cren?a de que seres fant?sticos e suas hist?rias sobrenaturais ? que s?o os respons?veis pela raz?o de ser do existente.

C) Conhecimento teol?gico

Se o saber da vida se baseia na experi?ncia de vida e ? espont?neo, e se o conhecimento m?tico fundamenta-se na cren?a em seres fant?sticos, e ? elaborado fora da l?gica racional, o saber teol?gico fundamenta-se na f?. ? dedutivo por partir de uma realidade universal para representar e atribuir sentido a realidades particulares.Desse modo, o conhecimento teol?gico parte da compreens?o e da aceita??o da exist?ncia de um Deus, ou de deuses, os quais constituem a raz?o de ser de todas as coisas. Esses seres "revelam-se" aos humanos. D?o ao homem e ? mulher as suas verdades, as quais se caracterizam por ser indiscut?veis, inquestion?veis. Se assim s?o, a raz?o n?o precisa compreender esses dogmas, mas aceit?-los. ? esse processo que o conhecimento teol?gico investiga e tenta explicar.

d) Conhecimento filos?fico

O conhecimento filos?fico ? racional. Baseia-se na especula??o em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que ? uma atitude. Ele ? sistem?tico, mas n?o experimental. Vai ? raiz das coisas e ? produzido segundo o rigor l?gico que a raz?o exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente.Nessa investiga??o, o conhecimento filos?fico visa aos "porqu?s" de tudo o que existe. ? ativo, pois coloca o humano ? procura de respostas para as in?meras perguntas que ele pr?prio pode formular. Exemplos: Quem ? o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual ? o valor da vida humana? O que ? o tempo? O que ? o sentido da vida?

e) Conhecimento cient?fico

Semelhantemente ao conhecimento filos?fico, o saber cient?fico tamb?m ? racional e ? produzido mediante a investiga??o da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento l?gico de fatos, fen?menos, rela??es, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade c?smica, humana e natural. Trata-se de um conhecimento que ? sistem?tico, met?dico e que n?o ? realizado de maneira espont?nea, intuitiva, baseada na f? ou simplesmente na l?gica racional. Ele prev?, ainda, experimenta??o, valida??o e comprova??o daquilo a que chega a t?tulo de representa??o do real. Mediante as leis que formula, o conhecimento cient?fico possibilita ao ser humano elaborar instrumentos os quais s?o utilizados para intervir na realidade e transform?-la para melhor ou para pior.

f) Conhecimento t?cnico

O fundamento b?sico desse tipo de conhecimento ? o saber fazer, a operacionaliza??o. Tem como objeto o dom?nio do mundo e da natureza. ? especializado e espec?fico e se esmera na aplica??o de todos os outros saberes que lhe podem ser ?teis.Trata-se de um tipo de saber que auxilia o homem e a mulher a agirem no mundo, levando-os ?s mais diversas atividades visando ? produ??o t?cnica da vida. A supervaloriza??o da t?cnica pode levar a um ativismo que coloca em segundo plano as atividades de pensar e de compreender os "porqu?s" das coisas, raz?o pela qual o emprego da tecnologia requer prud?ncia e bom senso.

g) O saber das artes

As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emo??o e a intui??o racio-sentimental humana. Se o saber da vida busca ordem para preencher o vazio de sentido advindo do caos; se o conhecimento m?tico busca na cren?a a raz?o de ser de todas as coisas; se a teologia fundamenta-se na id?ia de deuses para buscar as verdades acabadas a serem observadas pelo ser humano; se a filosofia busca as representa??es racionais da realidade; se a ci?ncia almeja conhecer de maneira comprovada e segura; se a t?cnica busca aplicar conhecimentos... o saber das artes busca o belo. Nesse sentido, o saber das artes valoriza as experi?ncias est?ticas do humano, proporcionando-lhe o refinamento do esp?rito ao oferecer-lhe a rela??o com senso do gosto, do bonito e do grotesco. Experimentar a beleza e extrair dela a mat?ria fundamental para o refinamento de si mesmo ? a finalidade maior de tudo aquilo que se produz em termos de artes e sem as quais o ser humano se v? empobrecido e pequenificado.

4 Conclus?o

Como se v?, o ser humano produz diversos tipos de informa??es, conhecimentos e saberes. E disso ele ? capaz porque pensa, problematiza, raciocina, julga, avalia, decide e age no mundo. O humano ? interacional. ? relacional, e ? em meio ?s m?ltiplas rela??es que vivencia no mundo que ele pode construir representa??es aproximativas deste mundo.

Nesse sentido, um tipo de conhecimento n?o ? melhor que o outro. Eles devem ser vistos numa perspectiva de complementaridade, interdisciplinaridade e at? de transdisciplinaridade. Ou os seres humanos n?o precisam deles para se compreender e viver?

Refer?ncias bibliogr?ficas

CHARLOT, B. Da rela??o com o saber: elementos para uma teoria. Trad. B. Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000. CHAU?, M. Primeira filosofia: aspectos da hist?ria da filosofia. S?o Paulo: Brasiliense, 1987. CYRINO, H. & PENHA, C. Filosofia hoje. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.

Recursos Complementares

Avaliação

1. Responda: "o que ? conhecer?"

2. Associe os atos de conhecer e pensar.

3. Descreva e caracterize os diversos tipos de conhecimento humano (senso comum, mito, teologia, filosofia, ci?ncia, tecnologia, artes).

4. Conceitue com mais especificidade o que ? filosofia.

5. Por que a filosofia pode ser compreendida como experi?ncia de pensamento?