Portal do Professor

Início do Conteúdo

PROCURANDO UM TESOURO NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar o Sítio (Meio rural) da Cidade (Meio Urbano);

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversa com as crianças sobre a diferença entre a cidade e o sítio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Visitando um Sítio – Aula de Campo


1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças sobre as diferenças entre o meio rural e urbano e propor às crianças uma visita a um sítio.


SUGESTÃO: Fazer uma enquete com os pais para saber quem tem um sítio e o disponibiliza para a aula de campo.


2º Momento: Antes de sair para a aula de campo no sítio (o) professor (a) deve conversar com as crianças sobre os combinados da aula de campo e o que vai ser observado no sítio (animais, a casa, as árvores). Quando chegar ao sítio observar o que foi proposto e registrar as falas das crianças. As fotos abaixo ilustram esse momento.

3º Momento: Depois de observar o (a) professor(a) deve conversar com as crianças e retomar com elas o que observaram no sítio, fazendo comparações com a cidade.


Atividade 2 – Caçando um Tesouro no Sítio


1º Momento: O (A) professor deve observar o espaço físico do sítio e construir um mapa que será lido dando às crianças as diretrizes de cada passo que devem fazer até encontrar o tesouro. Por exemplo: Vamos seguir em frente até a mangueira. Agora vamos caminhando até um lugar cheio e galinhas. Agora que viram as galinhas, vamos procurar o lugar que estão as vacas e assim até a última dica que chegará ao tesouro. Esse tesouro pode ser uma caixa de chocolate bem embalada ou algo que possa ser dividido entre todas as crianças.

Avaliação

Avaliar se as crianças percebem as diferenças entre o sítio (meio rural) e cidade (meio urbano);

Avaliar as atitudes das crianças no momento lúdico da caça ao tesouro;