KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Diferenciar o Sítio (Meio rural) da Cidade (Meio Urbano);
Conversa com as crianças sobre a diferença entre a cidade e o sítio.
Atividade 1 – Visitando um Sítio – Aula de Campo
1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças sobre as diferenças entre o meio rural e urbano e propor às crianças uma visita a um sítio.
SUGESTÃO: Fazer uma enquete com os pais para saber quem tem um sítio e o disponibiliza para a aula de campo.
2º Momento: Antes de sair para a aula de campo no sítio (o) professor (a) deve conversar com as crianças sobre os combinados da aula de campo e o que vai ser observado no sítio (animais, a casa, as árvores). Quando chegar ao sítio observar o que foi proposto e registrar as falas das crianças. As fotos abaixo ilustram esse momento.
3º Momento: Depois de observar o (a) professor(a) deve conversar com as crianças e retomar com elas o que observaram no sítio, fazendo comparações com a cidade.
Atividade 2 – Caçando um Tesouro no Sítio
1º Momento: O (A) professor deve observar o espaço físico do sítio e construir um mapa que será lido dando às crianças as diretrizes de cada passo que devem fazer até encontrar o tesouro. Por exemplo: Vamos seguir em frente até a mangueira. Agora vamos caminhando até um lugar cheio e galinhas. Agora que viram as galinhas, vamos procurar o lugar que estão as vacas e assim até a última dica que chegará ao tesouro. Esse tesouro pode ser uma caixa de chocolate bem embalada ou algo que possa ser dividido entre todas as crianças.
Avaliar se as crianças percebem as diferenças entre o sítio (meio rural) e cidade (meio urbano);
Avaliar as atitudes das crianças no momento lúdico da caça ao tesouro;