KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Executar movimentos para a construção de uma coreografia.
As características do personagem Emília.
Atividade 1 – Vivenciando um momento lúdico com Emília
1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças sobre as características de Emília por meio da história “A Pílula Falante”. O (a) professor (a) deve incentivar as crianças a conhecerem a história de Emília, criando uma expectativa com a visita que a mesma fará a sala.
Referencia: LOBATO, Jose Bento Monteiro. A Pilula Falante. Editora Brasiliense, 1994.
SUGESTÃO: O (A) professor (a) pode convidar alguém (funcionária, mãe, professora) para se caracterizar de Emília.
2º Momento: Na roda o (o) professor (a) conversa com as crianças sobra a visita que Emília fará a sala, explicando o que irá acontecer (brincadeiras, dança, conversa). Em seguida convida Emília a entrar na sala para conversar com as crianças ( Onde você mora Emília? Quem mora com você? Como você chegou aqui?), brincar e dançar a música “Emília, a boneca gente” de Baby Consuelo, proporcionando às crianças um momento no mundo da imaginação. As fotos abaixo ilustram esse momento. A música “Emíia, a boneca gente” de Baby Consuelo pode ser encontrada no site: http://www.youtube.com/watch?v=bpd9_IM97UU.
Atividade 2 – Contagiados pelo mundo imaginário do Sítio do pica pau Amarelo.
1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças retomando as características de cada personagem, incentivando-as a pensarem e/ou fazerem movimentos que lembrem cada personagem ( Saci, Narizinho, Emília, Pedrinho), na expectativa de criar movimentos para a construção de uma coreografia com a música “Sítio do Picapau Amarelo” de Gilberto Gil. As fotos abaixo ilustram momento.
A música “Sítio do Pica pau Amarelo”, pode ser encontrada no site: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46244/
2º Momento: O (A) professor(a) deve conversar com as crianças sobre os movimentos que foram criados para cada personagem e sugerir que&n bsp;movimentem o corpo ao ritmo da música, deixando que as crianças explorem o espaço e todas as possibilidades corporais. Depois o (a) professor (a) pode perguntar se as crianças gostariam de apresentar a coreografia construída para outra turma da escola e se gostariam de utilizar algum figurino ou adereço que lembra sse algum dos personagens do sitio. Assim, as crianças serão transportadas para o mundo da imaginação vivenciando “Emílias, Narizinhos, Pedinhos e Sacis”. Veja abaixo a ilustração desse momento:
SUGESTÃO: As fantasias dos personagens devem ser combinadas com as crianças e depois com os pais.
Avaliar a criatividade e a habilidade das crianças na coordenação dos movimentos para a construção da coreografia;
Avaliar as atitudes das crianças no momento lúdico.