Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO MONTEIRO LOBATO: VIDA E OBRA

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levando em consideração o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, as crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  • Expressar conhecimentos sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O Sítio do Picapau Amarelo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecer Monteiro Lobato


1º Momento: O (A) professor (a) deve contar a história de vida de Monteiro Lobato, utilizando o livro Crianças Famosas.
Referência do Livro: Rosa, Nereide S. Santa. Monteiro Lobato: Crianças Famosas – São Paulo: Callis,1999.

Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da capa do livro


Em seguida o (a) professor (a) deve questionar as crianças:
• Monteiro Lobato gostava de quais brinquedos?
• Realizava quais brincadeiras?
• Gostava de estudar?
• Morava em qual cidade?


Atividade 2 – Desenhar a história ouvida

1º Momento: O (a) professor (a) deve orientar as crianças que façam um desenho escolhendo uma das palavras abaixo para representar.
Monteiro Lobato -  Brinquedos/brincadeiras -  moradia  - escola.


2º Momento: O (a) professor(a) deve incentivar os alunos a  tecerem comentários sobre seus desenhos.
Ao final o (a) professor (a) junto  às crianças expõem seus trabalhos seguindo uma seqüência dos fatos.

Atividade 3: Elaboração do texto coletivo sobre a vida de Monteiro Lobato.

1º Momento: O (a) professor (a) a partir da exposição dos trabalhos das crianças deve retomar a  seqüência dos desenhos, elaborando juntamente com as crianças um texto coletivo, no qual o (a) professor (a) será o (a) escriba.

Avaliação

Nessa aula é possível avaliar o conhecimento das crianças sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato, através da linguagem oral.