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O micro e o macro na Física

Autor e Co-autor(es)

Ronaldo César de Oliveira Paula imagem do usuário

BRASILIA - DF SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Reparar que uma enorme faixa de magnitudes é empregada para o estudo de vários fenômenos físicos. * Identificar o expoente de base 10 conveniente para cada caso de conversão para Notação Científica * Calcular em Notação Científica o valor de uma unidade física qualquer

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Matemática - Potenciação

Estratégias e recursos da aula

Desenvolvimento da atividade
Motivação / Introdução (10 min.)

Os fenômenos estudados pela física vão desde os eventos na escala atômica até os de escala astronômica. A necessidade de representar números ora muito pequenos, ora muito grandes fez com que um recurso denominado Notação Científica fosse incorporado como ferramenta na descrição quantitativa dos fenômenos. Nessa aula iremos explorar um pouco mais esse recurso sob a perspectiva de seu emprego em questões envolvendo diferentes dimensões.

Na sala de aula (20 min.)
Os números abaixo representam respectivamente a massa de um elétron, de um homem adulto e do nosso Sol. Percebam o quão diferentes são esses números na escala de dimensão.
* me=0,000000000000000000000000000000911kg
* mH=85kg
* mS=1990000000000000000000000000000kg
A dificuldade de representação e operacionalização dessas grandezas nos remete a um outro modelo de representação numérica denominado Notação Científica. Apresentamos agora dois exemplos de transformação de colocação de um número em Notação Científica:
Exemplo 1: Um número maior que 1: (7000)
Podemos representar 7000 como: 7x1000
Colocando o multiplicador na base 10, teremos: 1000=103
Dessa forma: 7000=7.103
Poderíamos ter feito essa transformação de forma mais simples apenas “movendo” a vírgula para a esquerda até chegar no numeral “7”. O expoente da base 10 seria o número de “casas decimais” no percurso.
Ex: Como 100=1 podemos dizer que:
7000=7000, .100
7000=700,0 .101
7000=70,00 .102
7000=7,000 .103=7.103

Exemplo 2: Um número menor que 1: (0,025)
Podemos representar 0,025 como: 2,5/100
Colocando o divisor na base 10, teremos: 100=102
Dessa forma: 0,025=2,5/102=2,5.10-2
Poderíamos ter feito essa transformação de forma mais simples apenas “movendo” a vírgula para a direita até passar o numeral “2”. O expoente da base 10 seria o número de “casas decimais” no percurso.
Ex: Como 100=1 podemos dizer que:
0,025=0,025.100
0,025=00,25.10-1
0,025=002,5.10-2= 2,5.10-2
Usando esse raciocínio as massas que apresentamos no início desse tópico ficam na Notação Científ ica como:
* me=9,11.10-31kg
* mH=8,5.101kg
* mS=1,99.1030kg

Na sala de informática (20 min.)
O Objeto de Aprendizagem do Rived denominado Uma Viagem nas Dimensões (logo abaixo) deverá ser usado a fim de que o aluno tenha chance de explorar e verificar a magnitude de alguns parâmetros empregados na área de ciências.
Oriente os alunos a interagir com a simulação observando a magnitude das dimensões dos elementos que o O.A. trata.

  Viagem nas dimensões


Avaliação:
O aluno será avaliado através das respostas do relatório em anexo.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Viagem nas dimensões Animação/simulação

Recursos Complementares

http://200.252.137.150:8180/roe/handle/cespe/862 http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%Adfica http://www.terra.com.br/fisicanet/cursos/notacaocientifica/index.html http://www.clubedeciencias.com/elementos_fisica_1.doc

Avaliação

Quando o aluno estiver acessando o Objeto de Aprendizagem Uma Viagem nas Dimensões, peça para que responda as seguintes questões: 1) Usando um coeficiente de atrito igual a zero ao escorregamento ocorre para qualquer ângulo de inclinação? Explique. 2) Liste cinco coisas de diferentes dimensões e tente coloca-las nas faixas de magnitude mostrada na figura 01. __________________ ; __________________ ; __________________ ; __________________ ; __________________ . 3) Usando os dados do O.A. determine quantas vezes o diâmetro do planeta Júpiter é maior que o da Terra. 4) Usando os dados do O.A. determine quantas vezes o diâmetro do Sol é maior que o da Terra. 5) Sabendo que o volume da esfera é dado por (Vesfera=4pR³/3) determine quantos planetas Terra caberiam dentro do Sol. OBS: Usando a Notação Científica esse cálculo é tão simples que pode ser feito de cabeça. 6) Siga o exemplo e liste pelo menos um exemplo de algo com magnitude de: Ex: 103km (Distância de Brasília ao Rio de Janeiro) ® 1200km=1,2.10³km a) 10²m ( __________________________________ ) ______________ ; b) 10³cm ( __________________________________ ) ______________; c) 10-²m ( __________________________________ ) ______________; d) 10-³m ( __________________________________ ) ______________; e) 10-³km ( __________________________________ ) ______________ .