![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Qu?mica | Energia qu?mica no cotidiano |
Ensino M?dio | Qu?mica | Transforma??es: caracteriza??o, aspectos energ?ticos, aspectos din?micos |
- Entender como a energia nuclear ? gerada nos processos de fiss?o e fus?o dos n?cleos at?micos;
- Construir uma opini?o ou rever sua postura quanto ao uso da energia nuclear em usinas nucleares e armamentos militares;
- Reconhecer os aspectos positivos e negativos da utiliza??o da energia nuclear.
- Termos espec?ficos do estudo da estrutura at?mica, como n?mero at?mico e n?mero de massa, al?m de suas representa??es qu?micas;
- Modelos at?micos;
- Radioatividade e elementos radioativos;
- No??es sobre as part?culas subat?micas.
PREPARA??O PARA A AULA:
Esta aula utilizar? a rede social Facebook como ferramenta pedag?gica. Antes de colocar em pr?tica as atividades subsequentes, professor e alunos dever?o criar um grupo no Facebook e adicionar todos os colegas da turma, bem como o professor. Ele dever? combinar a utiliza??o desta ferramenta com os alunos no que diz respeito ao compartilhamento/postagem das produ??es no grupo da rede social. Nos recursos complementares, encontram-se tutoriais para a cria??o do grupo no Facebook.
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ATIVIDADE 1: DE ONDE VEM A ENERGIA NUCLEAR?
INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade ser? desenvolvida no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), e ser?o utilizadas folhas de papel of?cio, canetinhas hidrogr?ficas, caneta ou l?pis, uma webcam, computadores com acesso ? internet e um projetor data-show. A turma dever? ser organizada em duplas ou trios nas etapas 1 e 2 e em 3 grupos na etapa 3.
Os recursos educacionais Energia nuclear: Fiss?o e Energia nuclear: Fus?o ser?o utilizados nesta atividade e est?o dispon?veis para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s dos seguintes endere?os eletr?nicos: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16306 e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19179. Cada um destes objetos apresenta um laborat?rio virtual onde os alunos poder?o assistir a anima??o de duas sequ?ncias de rea??es nucleares de fus?o e fiss?o, al?m de terem acesso ? teoria, mapa interativo, problemas, entre outros. Seguem abaixo as interfaces dos objetos educacionais mencionado acima:
Figura 1: Tela inicial do recurso Energia nuclear: Fiss?o.
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16306
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Figura 2: Tela inicial do recurso Energia nuclear: Fus?o.
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19179
Para visualizar estes recursos, ? preciso que o computador tenha o programa Flash Player, caso contr?rio fazer o download de tal programa no endere?o eletr?nico http://www.adobe.com/br/products/flashplayer/.
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INTRODU??O
Inicialmente, o docente distribuir? os alunos nos computadores do LIE em duplas ou trios. Em seguida, pedindo a aten??o dos alunos, acender? um palito de f?sforo na frente da sala e citar? a seguinte senten?a (ou pronunciar? algo semelhante):
?O fogo foi usado pelo Homo Erectus no norte da China h? mais de 400 mil anos, e existem evid?ncias claras que sugerem que possa ter sido usado ainda muito antes disso. Com o uso do fogo, deixou de ser necess?rio um grande esfor?o para rasgar a carne; ela poderia ent?o ser cozinhada at? ficar tenra. O fogo poderia ser usado para escavar um tronco ou endurecer a ponta de uma vara. O fogo poderia ser utilizado como cobertura numa a??o de defesa e poderia servir para afugentar abelhas. O fogo poderia manter os animais ferozes ? dist?ncia? (Fonte: http://resistir.info/energia/energia_e_evolucao_humana.html, acessado em 28/08/2012).
Usando o fogo como exemplo, o docente pedir? aos alunos a cita??o de outros tipos de energia que tamb?m surgiram para ?facilitar? a vida do homem. Ap?s ouvir as respostas e registr?-las num local reservado no quadro, ele dever? indicar aos discentes a leitura do seguinte texto: Hist?ria dos combust?veis, dispon?vel no endere?o http://www.brasilescola.com/historia/historia-dos-combustiveis.htm. Posteriormente, sugere-se que as seguintes quest?es sejam propostas:
- A humanidade ? ?viciada? em energia? (Viciada no sentido de estar dependente das fontes de energia para suas tarefas cotidianas).
- A evolu??o e conquistas do homem ao longo dos anos est?o ligadas a evolu??o que ocorreu nas fontes de energia?
- Qual ? a energia mais pol?mica dos ?ltimos anos e que N?O foi mencionada no texto? (Espera-se que os alunos indiquem neste momento a energia nuclear, sendo necess?rio que o professor ofere?a mais dicas se n?o obtiver esta resposta espontaneamente).
O professor, ent?o, apresentar? aos alunos o seguinte artigo com o aux?lio do projetor: Combust?vel nuclear pode manter Curiosity em Marte por 14 anos, dispon?vel no site: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=combustivel-nuclear-curiosity-marte&id=010130120809 (acessado em 28/08/2012), onde optar? pela leitura do texto pelos alunos ou por uma exposi??o resumida do conte?do abordado. Objetiva-se, aqui, chamar a aten??o dos discentes para o fato da energia nuclear estar sendo utilizada na explora??o espacial, insinuando, desta maneira, que esta fonte de energia tem grande potencial futur?stico.
Em seguida, o docente dever? propor os seguintes questionamentos: ?No caso do palito de f?sforo, ? necess?rio o oxig?nio mais o combust?vel madeira para a obten??o do fogo. A energia do motor de um carro vem do consumo da gasolina. O que a energia nuclear consome? Voc?s sabem o que ? energia nuclear? Como ela ? produzida pelos ?tomos??. Os alunos n?o precisar?o responder estas quest?es, pois neste momento busca-se apenas motivar o estudo do tema proposto. Entretanto, ao final da atividade, espera-se que os discentes sejam capazes de respond?-las.
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DESENVOLVENDO A ATIVIDADE
Seguem o desenvolvimento das quatro etapas desta atividade, bem como o seu respectivo cronograma (tabela 1).
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ETAPA 1 ? CONHECENDO OS PROCESSOS DE FUS?O E FISS?O
Ap?s o momento introdut?rio, ainda com a mesma forma??o, ou seja, com os alunos organizados em duplas ou trios, o professor indicar? os seguintes sites a serem explorados:
O que ? fus?o e fiss?o nuclear?
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-fusao-e-fissao-nuclear
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?tomos, Fiss?o e Fus?o Nuclear
https://sites.google.com/site/kbjr12/atomos-e-fissao-nuclear
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Energia Nuclear (somente as op??es: Fus?o Nuclear e Fiss?o Nuclear)
http://www2.elektro.com.br/elektroescolas/flashs/nuclear.swf
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Fiss?o Nuclear
http://ciencia-vela.blogspot.com.br/2008/02/fisso-nuclear.html
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Fiss?o e Fus?o
http://www.feiradeciencias.com.br/sala23/23_MA06.asp
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Combust?vel Nuclear
http://www.infoescola.com/quimica/combustivel-nuclear/
Materiais Fission?veis
http://pt.scribd.com/doc/55260709/38/Materiais-Fissionaveis
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Impasses com a energia nuclear
http://letrasdespidas.wordpress.com/2007/07/28/impasses-com-a-energia-nuclear/
*Todos os sites foram acessados em: 28/08/2012.
O professor solicitar? que os alunos tomem nota de toda informa??o que julgar relevante ou interessante.
Dever? ficar claro para a turma a diferen?a entre o combust?vel f?ssil, o fission?vel e o f?rtil, assim como os termos transmuta??o, materiais transur?nicos e n?utrons lentos (ou t?rmicos). Para certificar-se de que os alunos compreenderam estes conceitos, o docente os escrever? no quadro e pedir? para que os alunos expliquem seus significados. Ao obter a defini??o correta de cada termo, esta tamb?m ser? escrita no quadro.
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ETAPA 2 ? CALCULANDO A ENERGIA LIBERADA
Os discentes utilizar?o os recursos educacionais Fiss?o nuclear e Fus?o nuclear em dois momentos:
Momento 1? Os alunos ir?o ?navegar? livremente nos ?cones Teoria, Mapa Interativo e Hist?ria e Tecnologia dos dois recursos, pois estes cont?m informa??es acerca do conte?do abordado. O docente determinar? a dura??o deste momento aos alunos.
Momento 2- O docente dever? apresentar aos alunos o ?cone laborat?rio virtual de cada recurso, onde os alunos assistir?o ? anima??o das rea??es e calcular?o a energia da rea??o nos dois processos, fus?o e fiss?o. O professor iniciar? anotando na lousa a primeira rea??o que as anima??es simulam no laborat?rio virtual e calculando, junto com os discentes, a varia??o de massa e a energia da rea??o. Para isto, ser?o utilizados os valores de massa at?mica fornecidos na tabela 1 do recurso (os alunos dever?o possuir papel e l?pis ou caneta para fazer as anota??es pertinentes). No recurso Fiss?o nuclear, por exemplo, o c?lculo para a primeira sequ?ncia de rea??o nuclear ser?:
Massas at?micas retiradas da Tabela 1 do recurso educacional Fiss?o nuclear.
Ur?nio( (23592 U) |
92 |
143 |
235,043924 |
235 |
B?rio (14156Ba) |
56 |
85 |
140,914 |
141 |
Cript?nio (9236 Kr) |
36 |
56 |
91,926 |
92 |
N?utron(1 0 n) |
0 |
1 |
1,008665 |
1 |
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Rea??o de Fiss?o Nuclear presente no Laborat?rio virtual
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Fonte: Diagramas produzidos pelo autor, utilizando as imagens do recurso educacional Fiss?o nuclear
Ap?s o compartilhamento do c?lculo quanto ? primeira rea??o de cada recurso, agora, ser? solicitado aos alunos os c?lculos para as outras rea??es, o detalhamento destes ? apresentado no ?cone ?Avalia??o? ao clicar no bot?o ?Gest?o de erros? (). Entretanto, como sugere o pr?prio recurso, a compara??o das respostas s? dever? ocorrer ap?s os alunos constru?rem uma resposta pr?pria. O professor dever? ficar atento ao desenvolvimento dos c?lculos dos discentes e intervir sempre que necess?rio para orient?-los.
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ETAPA 3 ? CONHECENDO OUTROS COMBUST?VEIS NUCLEARES
O professor dividir? a turma em tr?s grupos, ficando cada um destes com um combust?vel nuclear e uma rea??o de fiss?o do ur?nio-235:
Grupo 1
Combust?vel: t?rio (232Th)
Rea??o de fiss?o: 235U92 + n ?97Rb37 + 137Cs55 + 2n
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Grupo 2
Combust?vel: plut?nio (239Pu)
Rea??o de fiss?o: 235U92 + n ?97Zr40 + 137Te52 + 2n
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Grupo 3
Combust?vel: ur?nio (is?topos 233U e 238U)
Rea??o de fiss?o: 235U92 + n ?87Br35 + 143La57 + 6n
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O docente explicar? aos grupos como ser?o as duas produ??es resultantes das tarefas a serem realizadas nesta etapa da atividade, estas ser?o posteriormente publicadas no grupo da turma no Facebook. Seguem as instru??es para as duas produ??es:
Produ??o 1- Dever? ser realizada uma pesquisa, na internet e em livros, sobre o combust?vel que a equipe ficou respons?vel. Como produto final desta pesquisa, a equipe elaborar? um texto descritivo (m?nimo de 15 linhas) constando informa??es tais como:
a) Onde ? encontrado ou como ? formado o is?topo em quest?o;
b) Classifica??o entre f?ssil, fission?vel e f?rtil;
c) Vantagens/desvantagens em compara??o com o ur?nio-235.
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Produ??o 2- Cada equipe criar? uma anima??o simulando a sua rea??o nuclear. Para isso, o professor dever? disponibilizar o programa JellyCam no computador que tiver a webcam instalada para a montagem das imagens em um arquivo de v?deo. Inicialmente, os alunos assistir?o ao tutorial sobre o JellyCam indicado nos recursos complementares. Em seguida, os alunos criar?o seus pr?prios desenhos coloridos nas folhas de papel of?cio e os fotografar?o na sequ?ncia correta de seus desenhos utilizando a webcam. Sugere-se que os discentes produzam os rascunhos das anima??es nos cadernos. Todas as part?culas e ?tomos envolvidos na rea??o em cadeia devem estar devidamente identificados na simula??o e acompanhados da sua respectiva energia da rea??o (a ser calculada pelo grupo), esta ser? publicada com a anima??o em forma de coment?rio.
O docente dever? estimular a turma a ler, assistir e comentar as produ??es dos colegas publicadas no Facebook.
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ETAPA 4 ? CONSUMO DE COMBUST?VEL POR DIVERSAS FONTES DE ENERGIA
O docente concluir? esta atividade apresentando a tabela abaixo e chamando a aten??o dos alunos para o consumo de combust?vel de cada fonte de energia.
Tabela 1: Quantidade de combust?vel para manter uma fam?lia durante um m?s
Fonte: Revista Superinteressante (2007)
Sugere-se que o professor inicie com as outras fontes de energia e reserve a energia nuclear para o final. Ao chegar nesta fonte, ele perguntar? aos alunos quais s?o os dois processos que geram esta energia e, depois de ouvir as respostas dos discentes, destacar? no quadro a equa??o da equival?ncia massa-energia de Einstein (E = m.c2) e far? novamente a pergunta: ?O que a energia nuclear consome??. Os alunos poder?o responder ??tomos de ur?nio?, neste caso, apontando para a equa??o, o professor deve orientar os alunos a perceberem que uma quantidade pequena de massa ? convertida em grande quantidade de energia na quebra dos n?cleos dos ?tomos, ou seja, a energia nuclear consome massa.
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Tabela 2: Cronograma da atividade 1
Atividade 1 |
|||
Etapas |
Tarefas |
Dura??o |
Local |
1?. Etapa |
Pesquisa sobre o processo de fus?o e fiss?o nuclear, e tamb?m combust?veis nucleares. |
2 horas/aula |
LIE |
2?. Etapa |
Utilizar a equa??o da equival?ncia massa-energia para calcular a energia da rea??o, com o apoio dos objetos educacionais. |
2 horas/aula |
LIE |
3?. Etapa |
Momento 1: Elabora??o de texto abordando um combust?vel nuclear e sua postagem na rede social. |
4 horas/aula |
LIE |
Momento 2: Cria??o de uma anima??o simulando o processo de fiss?o do n?cleo de ur?nio-235 e sua postagem na rede social |
|||
4?. Etapa |
Conclus?o do conte?do |
Alguns minutos ao final da etapa anterior |
LIE |
Fonte: Cria??o do autor
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ATIVIDADE 2: A ENERGIA NUCLEAR E A SOCIEDADE
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INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade ser? desenvolvida no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE) e ser? necess?rio o uso de computadores com acesso ? internet e de um projetor data-show. O professor acordar? com os alunos as seguintes regras:
- Divis?o da turma em 3 (tr?s) grupos (os alunos poder?o optar pela forma??o estabelecida na etapa 3 da atividade 1);
- Evitar conversas durante a exibi??o dos v?deos;
- Aten??o durante a apresenta??o dos semin?rios.
Os recursos a serem utilizados nesta atividade s?o: Tudo se Transforma - Energia Nuclear 1 e Tudo se Transforma - Energia Nuclear 2, ambos dispon?veis no Banco Internacional de Objetos Educacionais. Seguem sucintas descri??es acerca de cada um destes recursos:
1- O v?deo Tudo se Transforma - Energia Nuclear 1 (ver figura 3) apresenta um guia did?tico explicando os seguintes t?picos: energia nuclear, fiss?o nuclear, fus?o nuclear, rea??es em cadeia, princ?pio de equival?ncia entre massa e energia e bomba at?mica. Este recurso possui uma dura??o de 11 minutos e 49 segundos e pode ser encontrado no endere?o eletr?nico http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18536. Sua interface pode ser vista na figura 3.
2- O v?deo Tudo se Transforma - Energia Nuclear 2 (ver figura 4) continua abordando o conte?do apresentado no primeiro v?deo, apresentando um guia did?tico que explica os seguintes t?picos: energia nuclear, decaimento radioativo, fiss?o nuclear, fus?o nuclear, rea??es em cadeia, usinas nucleares e benef?cios e riscos dessas usinas. Este recurso tem dura??o de 12 minutos e 24 segundos e pode ser encontrado no endere?o eletr?nico http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18535.
? preciso que o computador tenha o programa Flash Player para visualizar estes recursos. Caso contr?rio, fazer o download de tal programa no endere?o eletr?nico http://www.adobe.com/br/products/flashplayer/.
Figura 3: Tela inicial do v?deo Tudo se Transforma - Energia Nuclear 1.
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18536
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Figura 4: Interface do v?deo Tudo se Transforma - Energia Nuclear 2.
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18535
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INTRODU??O
O docente iniciar? a atividade lembrando ou informando sobre o incidente que ocorreu em 28 de Abril de 2012, no Rio de Janeiro, no qual ladr?es roubaram um carro que transportava uma c?psula com a subst?ncia radioativa Sel?nio-75 (reportagens sobre o assunto podem ser encontradas em links indicados nos recursos complementares). O docente dever? destacar que o Sel?nio-75 ? utilizado para fazer radiografias e que o contato direto e sem controle com este elemento faz mal a sa?de, podendo provocar queimaduras em contato com a pele. O objetivo deste momento introdut?rio ? fazer com que os alunos reflitam sobre a utiliza??o de materiais radioativos, pois estes necessitam de cuidado adequado em seu manuseio.
ETAPAS DA ATIVIDADE
Segue a descri??o de cada uma das etapas desta atividade (a tabela 2 apresenta o cronograma das tarefas propostas):
ETAPA 1: A ENERGIA NUCLEAR E O QUE ELA NOS TROUXE
Ap?s a conversa introdut?ria, o professor convidar? os alunos, organizados em duplas ou trios, a assistirem aos v?deos Tudo se Transforma - Energia Nuclear 1 e Tudo se Transforma - Energia Nuclear 2. Ressalta-se que o docente dever? solicitar aos alunos o registro das d?vidas que surgirem durante a exibi??o do v?deo, para que sejam esclarecidas posteriormente. Ap?s a exibi??o dos v?deos, os alunos dever?o discutir sobre o conte?do dos v?deos, para isto segue o questionamento inicial para o debate: ?A energia nuclear em si n?o ? um mal, mas sim as a??es irrespons?veis dos homens??. Neste momento ? importante enfatizar que essa fonte de energia, assim como outras, possui suas vantagens e desvantagens, a fim de gerar nos discentes um senso cr?tico sobre a utiliza??o desta fonte.
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1.1 COMPARTILHANDO O CONHECIMENTO COM OS COLEGAS
Em seguida, a turma dever? ser dividida em tr?s grupos, cada qual com um tema e atribui??es diferentes. Estes grupos, em um momento a ser combinado, dever?o apresentar suas produ??es para os colegas na forma de semin?rio obedecendo aos seguintes crit?rios:
? Prazo de 15 (quinze) dias para a elabora??o do semin?rio;
? Produ??o do semin?rio utilizando um programa para cria??o/edi??o e exibi??o de apresenta??es gr?ficas (por exemplo: Power Point (Windows) ou Impress (Linux));
? O semin?rio deve seguir a seguinte estrutura: introdu??o, desenvolvimento do tema e conclus?o;
? Buscar fatos curiosos e interessantes do tema proposto;
? Os grupos dever?o inserir em suas apresenta??es fotos e cenas de filmes pertinentes ao assunto;
? Todos os integrantes da equipe devem participar da apresenta??o;
? A apresenta??o de cada equipe deve ter dura??o de 20 minutos;
? Momento de perguntas e compartilhamento de opini?es ao final de cada apresenta??o.
O processo de organiza??o dos integrantes, cria??o de ideias e pesquisa iniciar?o na sala de aula, onde o professor poder? minimizar as d?vidas que surgirem neste momento de prepara??o. Entretanto, a maior parte desta prepara??o dever? ser feita como extrassala. Sugere-se um prazo de duas semanas para o desenvolvimento do semin?rio. Contudo, a dura??o do semin?rio e data de apresenta??o podem ser modificadas pelo professor e adaptadas ? realidade da turma.
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1.2 TEMAS, ATRIBUI??ES E SUGEST?ES DE FONTES DE PESQUISA
Grupo1: Usinas nucleares no Brasil e no mundo.
Este grupo deve trazer as seguintes informa??es em seu semin?rio:
a. Como funciona uma usina nuclear;
b. Em que ?reas as usinas nucleares s?o preferencialmente instaladas;
c. Comparar a porcentagem de energia el?trica produzida pelas usinas nucleares com aquelas produzidas por outras fontes de energia el?trica e ao consumo humano;
d. Mostrar em forma de gr?fico e discutir a evolu??o hist?rica do n?mero de reatores comerciais;
e. Os cuidados na manuten??o de uma usina nuclear.
Sugest?es de sites:
Anima??o sobre usina nuclear.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18398
Imagens de usinas nucleares e seu funcionamento.
http://www.nuctec.com.br/educacional/funcionam.html
Texto sobre os piores acidentes com usinas nucleares.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/os-piores-acidentes-com-usinas-nucleares-e-su/blog/33736/
(Todos os sites foram acessados em: 18/07/2012).
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Grupo 2: Energia nuclear e impacto ambiental.
Este grupo dever?:
a. Localizar as usinas nucleares no mundo;
A equipe dever? utilizar a ferramenta Google maps que est? dispon?vel no site https://maps.google.com.br/.
Para criar o mapa, ap?s fazer o login na conta do Gmail, os alunos dever?o seguir os seguintes passos:
1. Clicar em ?meus lugares?;
2. Clicar em ?criar mapa?;
3. Colocar o t?tulo equipe 2 e na descri??o preencher com o nome da equipe;
4. Localizar cidade onde ocorreu o acidente e clicar em ?adicionar marcador de lugar?;
5. Preencher o t?tulo e colocar as caracter?sticas do acidente na descri??o;
6. Clicar em ?salvar?;
7. Clicar em ?meus lugares?;
Observe se o mapa foi publicado dando permiss?o para os colegas acessarem.
b. A energia nuclear como uma fonte limpa para o planeta;
c. Lixo nuclear: como surge e o que fazer com ele;
d. Os acidentes nas usinas nucleares no Brasil e no mundo.
Quanto a este ?ltimo t?pico, o grupo dever? pesquisar especialmente sobre o acidente em Fukushima, Jap?o, e o acidente com o C?sio-137 no Brasil, buscando informa??es sobre suas causas e a ?rea de contamina??o. Entretanto, os alunos podem pesquisar sobre outros incidentes como material extra.
e. Consequ?ncias ambientais da contamina??o por radia??o ap?s um acidente;
f. Rea??o da radia??o nos seres vivos. Incluir muta??es gen?ticas.
Sugest?es de sites:
- Texto explicando sobre a energia nuclear e as usinas no Brasil.
http://areaseg.com/vote2/html/un.html
- Principais acidentes nucleares registrados.
http://www.library.com.br/Filosofia/nucleare.htm
- Texto sobre o acidente nuclear na Ucr?nia e no Brasil.
http://www.nuctec.com.br/educacional/acidentes.html
- Anima??o sobre lixo radioativo.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19393
(Todos os sites foram acessados em: 18/07/2012).
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Grupo 3: Energia nuclear e armamentos militares.
Este grupo deve trazer as seguintes informa??es em seu semin?rio:
a. Quais s?o os tipos, como funcionam e qual o alcance das bombas nucleares;
b. Como s?o feitos os testes destes dispositivos;
c. Poder de devasta??o de uma bomba nuclear;
A equipe dever? falar sobre a destrui??o causada pela grande gera??o de energia na detona??o de uma bomba e de sua intera??o com os seres vivos. Por exemplo, a doen?a que chamaram de ?fervura do sangue?.
d. Bombas nucleares na II guerra mundial:
Mostrar no final deste t?pico as consequ?ncias das bombas na vida dos japoneses hoje em dia;
e. Os pa?ses que possuem programas nucleares:
Identificar a localiza??o dos pa?ses em um mapa seguindo as mesmas instru??es fornecidas para a equipe 2.
Neste t?pico, a equipe dever? destacar o programa nuclear da Cor?ia do Norte e o impacto que a not?cia desse projeto causou em outros pa?ses.
f. Falar sobre a constante amea?a de uma guerra nuclear.
Sugest?es de sites:
- Texto sobre o armamento nuclear: um pesadelo mundial.
http://www.reservaer.com.br/biblioteca/e-books/reflexoes4/33-armamentonuclear.html
- Texto sobre os perigos e investimentos da energia nuclear.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Nuclear/
- Pa?ses com armamentos nucleares.
(Todos os sites foram acessados em 20/07/2012).
Sugere-se que os alunos comentem na rede social suas impress?es sobre os semin?rios, apontando t?picos que julgaram mais relevantes ou interessantes durante a apresenta??o dos colegas.
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1.3 O QUE AS PESSOAS PENSAM SOBRE A ENERGIA NUCLEAR?
Ap?s a apresenta??o dos semin?rios, cada grupo criar? uma enquete no Facebook, na qual eles buscar?o saber o que as pessoas pensam sobre a energia nuclear. Poder?o participar amigos e familiares que possuam conta na rede social e acesso a enquete. Esta atividade tamb?m dever? ser feita extrassala e os resultados e conclus?es ser?o apresentados ao final da atividade 3. Um tutorial sobre como criar uma enquete no Facebook foi adicionado aos recursos complementares. As enquetes podem ser para responder ?sim? ou ?n?o?, ou a equipe pode apresentar at? 4 (quatro) alternativas de voto, isto depender? da criatividade do grupo.
Exemplos de perguntas para as enquetes:
Grupo 1:
- Voc? sabe como a energia nuclear ? gerada?
- Voc? conhece os sistemas de seguran?a adotados numa usina nuclear?
- Voc? sabia que 100 gramas de ur?nio, em termos de energia, equivalem a 200 toneladas de carv?o?
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Grupo 2:
-Voc? sabe quantos acidentes j? aconteceram em usinas nucleares?
-Voc? sabe quantas usinas nucleares existem no mundo?
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Grupo 3:
- Voc? j? ouviu falar sobre as consequ?ncias da detona??o de uma bomba at?mica?
- Voc? concorda que pa?ses possuam programas nucleares?
- Voc? acredita que numa poss?vel guerra a humanidade utilize armas nucleares?
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Tabela 2: Cronograma da atividade 2
Atividade 2 |
|||
Momentos |
Afazer |
Dura??o |
Local |
Aprofundando o conhecimento sobre energia nuclear |
Assistir aos dois v?deos e discutir com os colegas de sala |
1 hora/aula |
LIE |
Compartilhando o conhecimento |
Prepara??o do semin?rio |
1 hora aula + duas semanas para elabora??o |
Extrassala |
Apresenta??o do semin?rio |
20 minutos para cada equipe |
Sala de aula |
|
Estudo sobre a vis?o das pessoas comuns sobre a energia nuclear |
Enquete no facebook |
Apresenta??o dos resultados deve coincidir com a sistematiza??o da atividade 3 |
Extrassala |
Fonte: Cria??o do autor
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ATIVIDADE 3 ? OS BENEF?CIOS E OS MALEF?CIOS DA ENERGIA NUCLEAR DISCUTIDOS EM UM J?RI: QUAL ? O SEU POSICIONAMENTO ACERCA DO TEMA?
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PREPARA??O DO AMBIENTE
Esta atividade se desenvolver? na sala de aula, e ser?o necess?rios caneta e papel. O docente acordar? com os alunos as seguintes regras:
- Participa??o na atividade;
- Organiza??o na sala de aula durante a atividade.
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DESCRI??O DA ATIVIDADE
Nessa atividade, o professor explicar? aos alunos que a turma simular? um tribunal e todos ter?o pap?is espec?ficos. Sendo assim, os discentes ser?o divididos, por meio de sorteio, em: advogados de acusa??o, advogados de defesa, jurados, guardas, p?blico na audi?ncia e r?us, cientistas e professores especialistas em energia nuclear para serem ouvidos como testemunhas de acusa??o e defesa. Os r?us ser?o investidores que querem obter a licen?a para instalar uma usina nuclear no litoral brasileiro e dever?o produzir um texto argumentando o porqu? do investimento na usina nuclear. O julgamento ter? como tema: Os benef?cios e malef?cios que a usina nuclear trar? para a regi?o. Os advogados de acusa??o ir?o mostrar os pontos negativos e os de defesa os pontos positivos que surgir?o com a instala??o da usina. O juiz mediar? o julgamento e o p?blico tamb?m participar? como em um tribunal, manifestando o seu ponto de vista, sem esquecer que em um tribunal existem regras e a ordem deve prevalecer. Os cientistas e professores especialistas ir?o depor, podendo fornecer dados que contribuam para a defesa ou para a acusa??o dos r?us. Ao final do julgamento, os jurados se deslocar?o para o centro da sala e dar?o o seu voto chegando, desta forma, a um veredicto.Todos na audi?ncia poder?o escutar o ponto de vista dos jurados, e o juiz apresentar? a senten?a final.
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MOMENTO DO ALUNO
Cada grupo se reunir? para preparar a sua apresenta??o de acusa??o ou defesa e, tamb?m, para organizar a sala com os devidos lugares: juiz, guardas, p?blico, r?us e testemunhas de defesa e acusa??o.
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DISCUSS?O
Esse ? o momento do julgamento. O grupo de advogados de acusa??o colocar? em evid?ncia os riscos que a popula??o estar? exposta com a libera??o da licen?a para o funcionamento da usina e os advogados de defesa ir?o mostrar os benef?cios para o Estado, cabendo a cada grupo (acusa??o e defesa), intimar aos r?us e as testemunhas para o interrogat?rio. O professor tamb?m far? perguntas para os r?us, assim como os alunos que estar?o assistindo ao julgamento. Os guardas manter?o a ordem para n?o haver nenhum movimento de desordem no tribunal, juntamente com o juiz que conduzir? o julgamento.
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SISTEMATIZA??O
Ao final do julgamento, o professor perguntar? aos discentes se eles acharam justa a senten?a. O docente tamb?m deve comentar e discutir sobre as manifesta??es que est?o ocorrendo no nordeste brasileiro contra a instala??o de uma usina nuclear no rio S?o Francisco, no munic?pio de Itacuruba- Pe (links com mais detalhes sobre este caso s?o indicados nos recursos complementares).
Para finalizar a abordagem desta aula, os grupos ir?o mostrar o resultado da enquete, conversar com os colegas de sala sobre as opini?es coletadas, buscando uma conclus?o a respeito do ponto de vista dos participantes da enquete a respeito da energia nuclear e verificar se: o ponto de vista est? de acordo com o que foi aprendido em sala? As pessoas est?o bem esclarecidas sobre o uso da energia nuclear?
Sugest?es de links para alunos:
- Apostila educativa em pdf sobre energia nuclear.
http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/energia.pdf
- Texto sobre debates da seguran?a da energia nuclear.
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/energia_nuclear.htm
- Anima??o/simula??o sobre fiss?o nuclear.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16334
- Imagens de explos?es nucleares.
- Aprendendo a instalar e usar o Jellycam criador de v?deos para stop motion:
http://www.youtube.com/watch?v=ja6wiH4mAtk
(Todos os sites foram acessados em 25/07/2012).
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Sugest?es de links para professores:
- Site sobre o protesto contra a instala??o de uma usina nuclear no rio S?o Francisco.
- Carta de Itacuruba sobre a usina nuclear.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/carta-de-itacuruba-nuclear-no-obrigado/blog/37653/
- Site comentando sobre o sel?nio-75.
- Site sobre o roubo do sel?nio-75.
- Site resumindo sobre a recupera??o do sel?nio-75.
- Tutorial para cria??o do grupo no Facebook
- Tutorial para criar perguntas e enquetes na rede social
http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/05/atualizacoes-nos-grupos-do-facebook/
(Todos os sites foram acessado em 20/07/2012).
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
- Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84
- Entenda como funciona o Facebook
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=facebook&categoria=&x=7&y=13
(Todos os sites foram acessado em 20/07/2012).
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Na atividade1, o professor poder? verificar se os alunos compreenderam a gera??o de energia atrav?s da fus?o e fiss?o nuclear de ?tomos, avaliando a qualidade e coer?ncia das informa??es dos textos e os elementos comunicativos utilizados nas anima??es. Na atividade 2, o docente poder? avaliar a apresenta??o dos semin?rios, observando se os alunos constru?ram ou reconstru?ram suas opini?es acerca do uso da energia nuclear em usinas nucleares e armamentos militares. Na ?ltima atividade, recomenda-se ao docente averiguar se os alunos reconheceram os aspectos negativos e positivos da utiliza??o da energia nuclear a partir do desempenho dos seus respectivos pap?is no j?ri simulado.
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