Portal do Professor

Início do Conteúdo

Representações do espaço da sala de aula com blocos lógicos

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer combinação de peças e fazer construções com blocos lógicos; desenvolver a imaginação e a capacidade de interação.

Duração das atividades

A atividade terá a duração de 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tamanhos, formas e cores

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Brincar espontaneamente com os blocos lógicos.

1º momento -  O professor propicia momentos livres aos alunos para  manipular livremente os Blocos Lógicos e  explorar as peças de diversas maneiras, com variadas combinações. Nesse momento, entrega às crianças  os blocos lógicos e deixa que façam suas combinações, que usem a criatividade para brincar. 

undefined

Atividade 2 - Fazer combinações de peças e construir objetos.

1 º  momento - O professor deverá fazer uma grande roda e, por meio de conversa, orientar os alunos para observar o espaço da sala de aula; em seguida, elas sentam para brincar de construir a sala com peças do bloco. Sugerimos alguns aspectos que devem ser levantados pelo professor e explorados pelos alunos.

  • Qual o formato da nossa sala?
  • Qual o  formato das janelas?
  • Qual a forma das mesas?

A partir dessas questões o professor deverá sugerir que as crianças tentem representar esse espaço com os blocos lógicos, como segue nas imagens abaixo:

2º     momento -  O professor  estimula os alunos para falar do modo como fizeram a construção, que peças utilizaram e o que conseguiram representar com os blocos. Solicitar que eles apontem onde está cada coisa que eles representaram.

undefined

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram representar e se fizeram algumas relações das formas presentes no ambiente com as formas dos blocos lógicos.