Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando com Hist?ria em Quadrinhos

Autor e Co-autor(es)

Fabiana Paula Pereira imagem do usuário

DOURADOS - MS EM ETALIVIO PENZO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

1. Observar e comentar caracter?sticas de cada personagem de Mauric?o de Souza.

2. Fazer releitura de todos os personagem em especial e/ou a escolha a partir da observa??o da imagem;

3. Observar e criar os diferentes tipos de bal?es, letreiros e novos personagens(na STE) e onomatop?ias;

4. Criar uma hist?ria em quadrinho usando o sofware educativo H?gaqu?;

5. Apreciar textos em quadrinhos;

6. Diferenciar tipos de linguagem;

7. Agu?ar o visual e o auditivo atrav?s do diferentes tipos de aprecia??o das hist?rias.

Duração das atividades

08 aulas de 1 hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Conhecendo Personagens de Hist?ria em Quadrinhos ? Suas caracter?sticas... (Mauric?o de Souza)

Leitura de hist?rias

Tipos de Letreiro

Bal?es

Onomatop?ias

Leitura e Releitura da capa 

Estratégias e recursos da aula

1? momento- 2 aulas de 1 hora  cada uma.

N a sala de aula , o professor dever? trazer diferentes  gibis , onde apresentar? aos alunos o g?nero textual: hist?ria em quadrinhos, al?m de apresentar os personagens da Turma da M?nica e as caracter?sticas  de cada um . Logo ap?s os  alunos dever?o escrever quais s?o os  seus personagens favoritos e o que gostam mais em um gibi.

Apresentar    v?deos do Youtube da turma da  M?nica.

sugest?es: Chico Bento: Na ro?a ? diferente 

LINK:http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0

.O Sumi?o de todas  as m?es

LINK-http://www.youtube.com/watch?v=fnMxdGEGm54

-Turma da M?nica: Boas Maneiras

LINK:http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8

-Turma da M?nica: Mingau com Chuva

LINK:http://www.youtube.com/watch?v=OfAhZGdAcV8

  2 ? MOMENTO 2 AULAS DE 1 HORA  CADA  AULA

O professor realizar? uma  apresenta??o em forma de slides, mostrando as  etapas para  a cria??o de uma hist?ria em quadrinho, e os tipos de bal?es utilizados em uma hist?ria em quadrinhos.

Sugest?o :

?

?

Etapas de cria??o de uma hist?ria em Quadrinhos

?  Personagens :
S?o eles que conduzem os enredos. Os personagens t?m vontades, dramas, conflitos, ironias. ? por meio de suas falas e a??es que as hist?rias s?o contadas.

Cen?rios
? nos cen?rios que as a??es dos personagens acontecem. H? dois tipos de cen?rios, os internos (dentro de resid?ncias e outros pr?dios) e os externos (a rua, o espa?o sideral, o c?u).

Bal?es

?  Criados especificamente para as hist?rias em quadrinhos (HQs), os bal?es possuem v?rios tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento de ira,de berro, de sussurro. Neles s?o escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles ? bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em dire??o ao personagem falante.

?  FONTE: http://aartedeensinarblog.blogspot.com.br/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html

                        

Fonte-http://criandohqs.blogspot.com.br/2011/12/baloes-nos-quadrinhos.html

Fonte:http://francisprofessora.blogspot.com.br/2011/03/tipos-de-baloes-usados-em-hq-historias.html

FONTE:http://francisprofessora.blogspot.com.br/2011/03/tipos-de-baloes-usados-em-hq-historias.htm

?

3? Momento- 2 AULAS DE 1 HORA CADA UMA.

Os  alunos ir?o at? a STE (Sala de Tecnologia  Educacional), onde o professor apresentar? os recursos do software educativo Hag?qu?. Onde cada  aluno dever? produzir sua hist?ria em quadrinho.

Fonte: http://hagaques.blogspot.com.br/2007/05/hagqu-construo-de-quadrinhos.html

Link para dowload H?gaqu?: http://www.hagaque.cjb.net/Download Hag?qu?

 Tutorial H?gaqu?: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/

?

4? momento - 2 aulas de 1 hora  cada uma.

O professor dever?,  depois de corrigida cada hist?ria, imprimir o resultado dos  quadrinhos  produzidos e  elaborar na  sala de aula, com ajuda dos  alunos, uma  exposi??o de todas as hist?rias produzidas  incentivando a leitura e a criatividade. 

Recursos Complementares

Avaliação

?

?

A avalia??o dever? considerar o conhecimento sist?mico, isto ?, a transfer?ncia e aplica??o dos conte?dos; a habilidade comunicativa, isto ?, compreens?o escrita e uso da l?ngua escrita; e as atitudes.