Portal do Professor

Início do Conteúdo

NOSSO MANGUE - Sua fauna e sua flora

Autor e Co-autor(es)

MARIA ADELAÍDE DA SILVA OLIVEIRA imagem do usuário

SAO LUIS - MA Secretaria Municipal de Educação de SAO LUIS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Promover o "conhecer" sobre o bioma MANGUE;
  • Compreender a importância de preservar os manguezais;
  • Reconhecer o mangue como um ecossistema muito presente em nosso país e em nossa cidade;
  • Entender que ele é fundamental para a sustentabilidade das comunidades que ali vivem;
  • Identificar problemas existentes nas áreas dos manguezais;
  • Diferenciar os componentes do mangue e reconhecer as suas relações.

Duração das atividades

2 meses

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Apresentar o projeto para a sala, oralmente ou com apresentação de slides; 
  • Verificar o conhecimento prévio dos alunos (o que eles já sabem) sobre o Mangue;
  • Apresentar um vídeo (documentário) para posteriormente fazer um paralelo sobre o que eles já sabem e sobre o que eles viram no vídeo.

 

Site do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related

Estratégias e recursos da aula

          Iniciar o projeto, abrindo as atividades, com um  depoimento de um catador de caranguejo, morador da área do mangue. Esse depoimento servirá para estimular  a importância da preservação do mangue e mostrar para os alunos que as populações carentes residentes no entorno do mesmo,  retiram dali, sua alimentação e renda. Logo após a exposição oral do catador de caranguejos, apresentar para os alunos, cartazes com imagens da fauna e flora do mangue, aproveitando o momento, para falar um pouco das espécies que dependem do mangue para nascer, viver e se reproduzir,  mencionando que o mangue é um grande berçário para muitas espécies, principalmente para o caranguejo.

          No decorrer dos dias, a exploração da temática, acontecerá através de cartazes, poemas, música, interpretação textual e produção de textos (poema, quadrinha, adivinha, acróstico, paródia, texto expositivo, etc.), desenhos, pintura, confecção de origami, reciclagem e pesquisas na internet. Acontecerá também, como atividade final, o momento mais esperado por todos: a visitação ao mangue, onde os alunos irão visualizar e registrar, através de fotos, toda a diversidade de plantas e de animais encontrados por lá, bem como, outras curiosidades também. Na sequência levar os alunos para o laboratório de informática para que criem slides (Power Point) com os registros fotográficos de todos os trabalhos realizados em sala de aula e na atividade extraclasse. Os slides serão apresentados na culminância do projeto (apresentação com Data Show), assim como, todas as produções realizadas pelas crianças, celebrando assim, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

ATIVIDADE 1 -  Leitura do poema "MAR"

MAR

No mar

Tem siri e ostra,

Marisco e lagosta,

Bichos bonitos,

Bichos esquisitos

O mar

É lindo e gozado,

A gente entra doce,

E sai salgado.

        Zum-Zum-Zum, e Outras Poesias, de Lalau e Laura Beatriz. Companhia das Letrinhas.

 

- O poema deverá está escrito em um cartaz para que se possa realizar a leitura para a classe, em seguida será realizada a interpretação do texto. O professor fará perguntas como:

  • Quem já foi ao mar?
  • Alguém conhece o siri? E a lagosta?
  • O que o siri, a lagosta e o caranguejo têm em comum?
  • O siri e a lagosta vivem no mangue como o caranguejo? O que vocês acham?
  • Por que no poema diz que no mar têm bichos bonitos e bichos esquisitos?
  • De que bichos esquisitos a autora está falando?
  • No poema fala, que a gente entra doce no mar e depois sai salgado, o que isso quer dizer?
  • No mar tem sal?
  • O poema fala que o mar é lindo e gozado. Por quê?
  • Aproveitar também para fazer perguntas sobre quem escreveu o texto, o nome do livro e a editora. 

- Após a leitura e interpretação realizada oralmente, os alunos deverão transcrever o texto para o caderno, para que eles possam conhecer a estrutura de um poema. No momento o professor deverá fazer as intervenções necessárias, para que eles percebam que, num poema, as frases são chamadas de versos, e que cada verso está escrito numa linha. Outras atividades de escrita e leitura poderão estar sendo realizadas com esse texto, observando as hipóteses da sua turma; pré-silábica, silábica (com vl sonoro e sem vl sonoro), silábica-alfabético e alfabético. 

- Ilustrar o poema. (Livre). Nessa atividade deixar que o aluno crie a partir do entendimento dele sobre a leitura e discussão relacionado ao texto.

 

 

ATIVIDADE 2 - Criar um acróstico com a palavra CARANGUEJO

- Conversa motivadora inicial com os alunos, verificando seus conhecimentos prévios e preparando-os para a aprendizagem do gênero textual "acróstico".

-Explique para as crianças o que é  Acróstico.

 

 

ATIVIDADE 3 - Ler e cantar para brincar

- Esta atividade será um momento de descontração, antecedendo a próxima atividade do projeto.

  • Expor a cantiga de roda, escrito, num cartaz e fazer a leitura coletiva do texto;
  • Aproveitar o momento e trabalhar a leitura individual dos alunos, fazendo as intervenções necessárias, principalmente na segmentação do texto, para que eles possam entender que, o que se fala é o que se escreve; 
  • Escrever lista de palavras (nomes de bichinhos que moram no mar)
  • Na sequência colocar o CD (disponível no youtube) e ouvir a música com os alunos;

 

CARANGUEJO NÃO É PEIXE

Fui à Espanha
Buscar meu chapéu
Azul e branco
Da cor daquele céu

Olha palma, palma, palma
Olha pé, pé, pé
Olha roda, roda, roda
Caranguejo peixe é

Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré

Samba crioula
Que vem da Bahia
Pega essa menina
E joga na bacia

A bacia é de prata, areada com sabão
E depois de areada
Vai lavar o seu roupão.

O roupão é de seda
Camiseta de filó
Cada um pega o seu par
Para dar bênção à vovó

A benção vovó, a benção vovó!

 

-Trabalhar com os alunos  um origami - caranguejo

          Inserir a dobradura de papel numa aula, num projeto, além de ser prazeroso, você professor, estará trabalhando a concentração e o raciocínio. Através das dobraduras as crianças aprendem além dos conceitos geométricos, aprendem também, sequência de ordens (sequência temporal). Aproveite o momento e peça para que eles construam um origami de caranguejo. Siga o passo-a-passo, observando a imagem abaixo:

 

                            ORIGAMI - CARANGUEJO

Origami

http://perspectivasdoolhar.blogspot.com.br/2012/08/origami-animais-marinhos-15-caranguejo.html

 

- Reciclar é preciso!

          Atenção professor! Nessa atividade, procure conversar com os alunos anteriormente, sobre a importância da reciclagem, retomando as questões dos cuidados que devemos ter com o lixo produzido pelos seres humanos e que, muitas vezes, são jogados no meio ambiente, prejudicando ecossistemas como o mangue, por exemplo. Debater questões como essa: O que fazer com o lixo que nós produzimos? É HORA DE RECICLAR (caranguejo) - Atividade

  • O momento pede a colaboração dos pais e/ou responsáveis. Faça um bilhetinho pedindo para que eles consigam através das lanchonetes, embalagens usadas de sanduíches (pode ser de isopor ou de papelão) e canudinhos. Peça para que eles limpem o material adquirido e enviem para a escola através do filho(a).
  • Siga o modelo da imagem abaixo, do brinquedo (caranguejo) que foi confeccionado com material reciclado. Observe o passo-a-passo e explique para as crianças como fazer!

 

Obs. Caso não consiga as embalagens de sanduíches, você poderá substituir por caixas que tenham o mesmo formato. 

 

Reciclagem

http://www.pragentemiuda.org/2012_05_01_archive.html

 

 

ATIVIDADE 4 - Navegar é preciso

- Esta atividade tem como objetivo principal, além da leitura, fazer uma reflexão sobre a importância deste ecossistema para o meio ambiente e para nossas vidas.

1.     Levar os alunos para o laboratório de informática, acessar o site http://issuu.com/crabboycomics/docs/manguezal e clicar na história em quadrinhos do Menino Caranguejo Manguezal. Além dessa historinha, lá você encontrará várias outras. 

2.     Num outro momento, levá-los novamente para assistir ao vídeo (curta) "CARANGA - do outro lado do manguezal". Site: http://www.caranguejo.org.br/caranga-do-outro-lado-do-manguezal/

 

 

ATIVIDADE 5 - Produção textual

  1. Navegar na internet, procurando informações sobre o bioma MANGUE. Pedir que os alunos façam uma pesquisa utilizando palavras-chave como: MANGUE, MANGUEZAL, BIOMAS, etc.;
  2. Pedir que eles leiam tudo com muita atenção e depois para produzir um texto(coletivo) expositivo de tudo que eles aprenderam. Você poderá ser o escriba.
  3. Divida os alunos em grupo e peça que construam cartazes sobre o que aprenderam. Oriente-os a planejarem o que vão fazer antes de realizarem a atividade. Lembre aos alunos que o trabalho em grupo requer saber ouvir e respeitar a opinião dos colegas para poderem decidir, em conjunto, o que irão fazer.

 

 

ATIVIDADE 6 - Visitação ao MANGUE

- Chegou o dia mais esperado por todos: A visitação ao mangue. Professor, no dia anterior ao passeio, converse com os alunos sobre esse momento, é bom que eles se sintam seguros e estimulados. Faça perguntas do tipo: Alguém aqui já foi ao mangue? Como será essa visita? Será que vamos encontrar caranguejos? Será que o mangue da nossa cidade está poluído?

Atenção professor! A visita ao mangue deverá ser comunicada com antecedência aos pais. Observe e liste alguns itens que serão necessários para que as crianças levem consigo durante o passeio. Exemplo: Garrafa com água, chapéu, boné. Todos deverão estar calçados com tênis!

  1. Levar os alunos para visitar o mangue e registrar através de fotos, tudo que eles viram de interessante por lá!
  2. Na culminância do projeto, convide aos pais e toda a escola, para visitarem a exposição dos trabalhos realizados e assistirem a uma apresentação (slides) de tudo que aconteceu durante todo trabalho realizado na escola como também no momento da visita ao mangue.

 

BOM TRABALHO PROFESSOR!

Recursos Complementares

 

- Poema: O MAR

Zum-Zum-Zum, e Outras Poesias, de Lalau e Laura Beatriz. Companhia das Letrinhas.

- Cantiga de roda - CARANGUEJO NÃO É PEIXE

http://letras.mus.br/cantigas-populares/1483143/

- História em quadrinhos - Menino Caranguejo Manguezal

http://issuu.com/crabboycomics/docs/manguezal

- Tirinhas (sugestão para trabalhar atividades (produções)

http://www.meninocaranguejo.com

-Vídeo - CARANGA - Do outro lado do manguezal (curta)

http://www.caranguejo.org.br/caranga-do-outro-lado-do-manguezal/

- Sites pesquisa

www.escolakids.com/manguezal.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/mangues.htm

www.wikipedia.org/wiki/Manguezal

www.youtube.com/watch?v=yrmWIzDWNhE

http://www.youtube.com/watch?v=2dcSrxtVJ6Q&feature=related

www.alunosonline.com.br/geografia/manguezal.

http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related

 

- Site busca

www.google.com.br

 

OUTROS RECURSOS

  • Cartazes
  • Micro system
  • CD
  • DVD
  • Vídeo
  • Televisão
  • Máquina fotográfica
  • Data Show
  • PC (Laboratório de informática)
  • Internet
  • Tinta guache
  • Hidrocor
  • Chamex
  • Cola
  • Canudo
  • Embalagem usada (isopor) lanche
  • Bola pequena de isopor
  • palito de churrasco
  • Giz

Avaliação

               A avaliação será processual e contínua, deverá ser realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observação, participação, realização de atividades, interesse dos alunos e análise reflexiva constante das tarefas desenvolvidas em sala de aula para que assim o professor possa perceber os avanços , necessidades e dificuldades dos alunos e fazer as intervenções necessárias.