Portal do Professor

Início do Conteúdo

Polui??o atmosf?rica: subst?ncias poluentes e seus impactos

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas
Ensino M?dio Qu?mica Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?    Conceituar subst?ncias org?nicas e inorg?nicas;
?    Identificar as caracter?sticas das subst?ncias poluentes;
?    Relacionar os impactos no meio ambiente, na sa?de e na economia ?s suas respectivas atividades poluidoras.
?

Duração das atividades

7 horas/aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?    Elementos qu?micos;
?    F?rmula molecular;
?    Liga??es qu?micas;
?    Fun??es qu?micas.
?

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 ? O que s?o subst?ncias org?nicas e inorg?nicas?

MATERIAIS NECESS?RIOS
Esta atividade ocorrer? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE) e ser?o utilizados l?pis, pap?is para anota??es e computadores com a anima??o ? Tempo de Qu?mica! - Subst?ncias Poluentes.
                  

fdggf  Introdu??o

O professor dever? questionar os alunos da seguinte forma: ?Voc? utiliza algum produto qu?mico em seu cotidiano? Qual ou quais? Esse produto lhe traz benef?cios ou malef?cios? De que forma??.

Em seguida, os alunos ir?o assistir ao v?deo ? Tempo de Qu?mica! - Subst?ncias Poluentes. Esse v?deo, que tem dura??o de 12 minutos e 12 segundos, apresenta o conceito e exemplos de subst?ncias org?nicas, inorg?nicas e poluentes, assim como formas de contamina??o e polui??o. O objeto educacional est? dispon?vel para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do seguinte endere?o eletr?nico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18475.

?

?

?

?

fdggf Pesquisa

Os alunos dever?o realizar uma pesquisa na internet a respeito de alguns temas apresentados no v?deo, com o intuito de facilitar a compreens?o acerca da tem?tica abordada nesta atividade. Dessa forma, o professor dividir? a turma em duplas, para as quais ele dever? distribuir os temas entre os pares, mesmo que haja repeti??es. Abaixo s?o apresentados os temas sugeridos:

?    Subst?ncias Org?nicas
?    Subst?ncias Inorg?nicas
?    Fotoss?ntese
?    Efeito estufa
?    Chuva ?cida
Seguem algumas sugest?es de sites para a pesquisa:


- http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-naturais.htm;

- http://www.zun.com.br/substancias-organicas-e-inorganicas-dos-seres-vivos/;

- http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1758&cod_grupo= ;

- http://www.infoescola.com/biologia/fotossintese/

- http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/processo-fotossintese.asp;

- http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica9.php;

- http://www.brasilescola.com/biologia/fotossintese.htm;

- http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm;

- http://www.infoescola.com/geografia/efeito-estufa/;

- http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/efeito-estufa.htm;

- http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/;

- http://www.brasilescola.com/geografia/chuvaacida.htm;

- http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-chuva-acida.

(Todos os sites foram acessados em 08/10/2012)

Logo ap?s a pesquisa, o professor dever? pedir aos alunos que exponham a sua pesquisa com o objetivo de socializar as diversas informa??es e compreens?es das duplas.

Ap?s a visualiza??o do recurso e a pesquisa na internet, o professor dever? organizar um jogo virtual que ser? realizado atrav?s da rede social Facebook.

?

fdggf Instru??es do jogo

Prepara??o para o jogo: O professor dever? checar se todos os alunos possuem email e conta no Facebook, em caso negativo, dever? orientar a cria??o de ambos. Em seguida, professor e alunos dever?o criar um grupo no Facebook. No campo ?Recursos Complementares?, encontra-se um tutorial sobre a cria??o do grupo na rede social.

Observa??o: de acordo com a realidade local o professor acordar? com os alunos quais os espa?os em que estes poder?o desenvolver as etapas do jogo.

1? passo: O docente dividir? a turma em quatro ou mais equipes que dever?o elaborar cinco perguntas acerca do conte?do do v?deo (os alunos poder?o visualizar novamente o v?deo para elaborar as perguntas).

2? passo: A equipe 1 dever? postar a 1? pergunta e a equipe 2 tentar? responder. O professor dever? estabelecer um tempo m?ximo para que a equipe poste a resposta. Se a equipe 2 responder corretamente, ganhar? 30 pontos. Caso esta n?o respeite o tempo limite, ou a resposta esteja incorreta, a equipe 3 dever? ser convocada para responder. Entretanto, a pergunta passar? para a equipe 3 valendo apenas 20 pontos. Sempre que uma equipe n?o responder a tempo ou errar a resposta, a pergunta ser? repassada para a equipe seguinte valendo menos pontos. Caso nenhuma equipe consiga responder corretamente, o professor dever? recome?ar e propor a equipe seguinte uma nova pergunta.

3? passo: A equipe 2 postar? a sua 1? pergunta para a equipe 3 responder. Caso n?o responda, a pergunta ser? repassada.

Fim do jogo: O jogo terminar? quando cada equipe realizar as tr?s perguntas. Como foi proposto que os alunos elaborassem 5 perguntas, as duas restantes ser?o consideradas como reserva, caso ocorra alguma repeti??o de perguntas.

O professor dever? controlar a pontua??o de cada equipe e julgar as respostas para que seja eleito a vencedora.

Observa??es:
1.    As equipes dever?o reunir-se para elaborar e responder as perguntas do jogo. Para isso, sugere-se que os alunos conversem atrav?s do bate-papo da rede social. Para cada pergunta e resposta, um representante do grupo dever? ser respons?vel pela postagem, mas a escolha do representante dever? ser alternada;
2.    As perguntas dever?o ser entregues ao professor antes do in?cio do jogo (antes at? mesmo de serem postadas no facebook), ser? nesse momento que o docente verificar? a repeti??o de perguntas;
3.    Se as equipes n?o conseguirem responder corretamente, o professor anunciar? o fim da rodada e pedir? que seja feita uma nova pergunta.

?

fdggf Depois do jogo...

Na sala de aula, o professor dever? formalizar o conte?do desta atividade relembrando principalmente as respostas incorretas e, juntamente com os alunos, respondendo-as, agora, de forma correta. Ap?s a corre??o das quest?es, o professor dever? propor os seguintes questionamentos: ?Foi importante estudar as subst?ncias org?nicas e inorg?nicas?? e ?Por qu???.

?

Atividade 2 ? Divulgando informa??es sobre poluentes atmosf?ricos em uma revista online

MATERIAIS NECESS?RIOS
Para a realiza??o desta atividade, ser? necess?rio um projetor data-show, computadores com acesso ? internet e as seguintes anima??es: Polui??o Atmosf?rica e Sa?de - Polui??o Atmosf?rica e Smog fotoqu?mico - Polui??o atmosf?rica.

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DOS OBJETOS EDUCACIONAIS
A anima??o Polui??o Atmosf?rica e Sa?de - Polui??o Atmosf?rica apresenta situa??es de emiss?o de poluentes atmosf?ricos e seus efeitos na sa?de humana. J? Smog fotoqu?mico - Polui??o atmosf?rica apresenta os conceitos de smog e invers?o t?rmica, a diferen?a entre o smog industrial e o fotoqu?mico, assim como as consequ?ncias desses fen?menos.
Os objetos est?o dispon?veis para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais, atrav?s dos respectivos links:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19432

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19431

Ap?s realizar o download dessas anima??es, o usu?rio dever? extrair o arquivo para o seu computador, em seguida, abrir o arquivo denominado ?objeto?. Desta vez, o arquivo para ser escolhido ser? o que apresentar o s?mbolo do navegador de internet. (Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Observa??o: para que as anima??es sejam executadas, s?o necess?rios o software Flash player e um navegador de internet (sem necessariamente ter acesso ? internet).

INSTRU??ES PARA A REALIZA??O DA ATIVIDADE

1? Momento (Laborat?rio de Inform?tica Educativa)

Para iniciar esta atividade, o professor dever? anunciar o seguinte t?tulo de uma not?cia:

Diminui??o da polui??o do ar causa benef?cios imediatos
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/diminuicao-da-poluicao-do-ar-causa-beneficios-imediatos-30052012-32.shl Acesso: 22/06/2012

Em seguida, o docente dever? propor o seguinte questionamento aos alunos: ?A polui??o do ar pode trazer quais danos para a sa?de humana??

Ap?s essa introdu??o, os alunos ir?o visualizar as anima??es Polui??o Atmosf?rica e Sa?de - Polui??o Atmosf?rica e Smog fotoqu?mico - Polui??o atmosf?rica.

Em seguida, formar?o duplas ou trios, nos quais cada grupo ficar? com uma subst?ncia poluente para realizar uma pesquisa. Os compostos s?o: mon?xido de carbono, benzeno, butano, metano, xileno, propano, oz?nio, di?xido de enxofre, di?xido de nitrog?nio e di?xido de carbono. Abaixo ? apresentado o roteiro de pesquisa que os alunos dever?o seguir:

?    Identifica??o dos elementos qu?micos;
?    F?rmula molecular;
?    Tipos de liga??es qu?micas;
?    Fun??o qu?mica pertencente (Classifica??o);
?    Toxicidade;
?    Atividades em que s?o utilizados e produzidos;
?    Vantagens e desvantagens de utiliza??o;
?    Destino ap?s emiss?o.

Sugest?es de sites:

1)      http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0304/Benzeno/benzeno.htm  Acesso: 29/02/12

2)      http://educacao.uol.com.br/quimica/metano-fontes-de-metano-combustao-e-aquecimento-global.jhtm Acesso: 29/02/12

3)      http://www.gamagases.com.br/propriedades_propano.htm Acesso: 29/02/12

4)      http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/angelina/index.htm Acesso:29/02/12

5)      http://www.gamagases.com.br/propriedades_metano.htm Acesso: 24/09/2012

6)      http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ar_polinorg.html Acesso: 29/02/12

7)      http://www.eco-usa.net/toxics/quimicos-p/benzeno.shtml Acesso: 24/09/2012

8)      http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ozonio/ozonio.php Acesso: 24/09/2012

9)      http://www.lindegas.com.br/international/web/lg/br/likelgbr.nsf/repositorybyalias/pdf_msds_c/$file/Carbon%20Monoxide.pdf Acesso: 24/09/2012

10)  http://www.valefertilizantes.com/mda/modulos/conteudo/relInvestidores/fispq/docs/FISPQ%20-%20DI%C3%93XIDO%20DE%20ENXOFRE%20(SO2).pdf Acesso: 24/09/2012


Ap?s a pesquisa, ? importante que o professor reserve um momento para os alunos tirarem d?vidas sobre o que encontraram. Desse modo, sugere-se que os discentes anotem em um papel o que n?o compreenderam bem em sua pesquisa, e em seguida, o professor sortear? cada uma das perguntas, ?s quais, inicialmente, qualquer aluno, a partir da curiosidade por pesquisar sobre o composto ou mesmo por conhecimentos pr?vios sobre o assunto, poder? responder. Caso isso n?o aconte?a, o professor dever? explicar o que gerou d?vidas na pesquisa proposta.

2? Momento (Extraclasse)
Os grupos ir?o produzir uma revista online na qual ser? apresentado o conte?do pesquisado no momento anterior atrav?s dos seguintes g?neros textuais: artigo de opini?o, editorial, reportagem, entrevista e propaganda. O professor poder? distribuir revistas ou solicitar o aux?lio do professor de produ??o textual para orientar os alunos na elabora??o dos textos que ir?o compor a referida revista online. Em ?Recursos complementares? s?o apresentadas sugest?es de sites para auxiliar essa produ??o.
Observa??es:
1.    O professor dever? definir qual dos g?neros se repetir? para que cada grupo produza o seu texto;
2.    A capa e o ?ndice da revista dever?o ser constru?dos coletivamente.

Para a produ??o da revista, os alunos ir?o utilizar o programa editor de texto dispon?vel no LIE. Ao fim da elabora??o, o professor dever? reunir todo o material e realizar um upload no site http://pt.calameo.com/, atrav?s do qual a revista ser? estruturada.

Instru??es de uso do site ?Calam?o?
1.    Criar um email para a turma e realizar o cadastro no site seguindo as orienta??es de cria??o de conta;
2.    Entrar na conta do Calam?o;
3.    Clicar nas op??es: ?Criar uma publica??o? e ?Carregar um documento?;
4.    Procurar o documento para iniciar o upload;
5.    Colocar o t?tulo da publica??o;
6.    No campo ?Formato?, escolher a op??o ?Revistas?, e no campo Categoria, escolher a op??o ?Ci?ncia?;
7.    Clicar em ?Iniciar carregamento? e aguardar.

Ap?s seguir as instru??es propostas, o professor fornecer? no grupo do facebook o link da revista e orientar? os alunos a lerem e comentarem as produ??es uns dos outros. Sugere-se uma vota??o, no facebook, entre professores e alunos da escola para escolher o texto mais interessante produzido pela turma, esta vota??o tem por objetivo divulgar o material produzido para outros professores e alunos da escola.

3? Momento (Laborat?rio de Inform?tica Educativa)
Com o intuito de formalizar o conte?do abordado nesta atividade, o professor dever? apresentar imagens de alguns fen?menos relacionados ? polui??o atmosf?rica, e os alunos dever?o dizer quais as subst?ncias poluentes que influenciam esses fen?menos, bem como suas caracter?sticas e formas de evitar tais fen?menos. Seguem abaixo algumas sugest?es de imagens que o professor poder? apresentar aos alunos atrav?s do projetor data-show:

Figura 1
 FGF
Dispon?vel em: http://proascg25.pbworks.com/w/page/18658906/Chuva%20%C3%81cida
Acesso: 27/03/12

Figura 2

fdggfGF
 
Dispon?vel em: http://www.petvale.com.br/meio-ambiente/efeito-estufa.asp
Acesso: 27/03/2012

Figura 3

GF
 
Dispon?vel em: http://noticias.limao.com.br/geral/ger166452.shtm
Acesso: 31/03/2012

Figura 4

FHH
 
Dispon?vel em: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=5&id=604
Acesso: 27/03/2012
?

Atividade 3 ? Identificando impactos de a??es poluidoras


PREPARA??O DO AMBIENTE
Para o desenvolvimento desta atividade, ser?o necess?rios computadores com acesso ? internet e as anima??es da atividade anterior: Polui??o Atmosf?rica e Sa?de - Polui??o Atmosf?rica e Smog fotoqu?mico - Polui??o atmosf?rica

 Os objetos est?o dispon?veis para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais, atrav?s dos respectivos links:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19432

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19431

O professor dever? combinar com os alunos as seguintes regras:
-A turma ser? dividida em duplas;
-Todos os alunos participar?o dos diversos momentos da atividade.

DESCRI??O DA ATIVIDADE
Os alunos dever?o visualizar novamente as anima??es da atividade anterior (Polui??o Atmosf?rica e Sa?de - Polui??o Atmosf?rica e Smog fotoqu?mico - Polui??o atmosf?rica).

Em seguida, elaborar?o uma tabela apontando os aspectos (extra?dos dos objetos educacionais) e seus impactos positivos e negativos para a sa?de, economia e meio ambiente. ? importante ressaltar que as informa??es da tabela dever?o ser baseadas no conte?do das anima??es. Abaixo est? ilustrado um exemplo de tabela que os alunos dever?o preencher:

?

Tabela 1

A??o humana
(atividade)
Aspectos Meio ambiente Sa?de Economia
Impactos Positivos Impactos Negativos Impactos Positivos Impactos Negativos Impactos Positivos Impactos Negativos
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ?

Fonte: Cria??o do autor


MOMENTO DO ALUNO
Os alunos dever?o assistir ?s anima??es e preencher a Tabela 1. Eles poder?o ter d?vidas em identificar a c?lula que poder?o alocar determinada informa??o, c?lulas dos aspectos ou c?lulas dos impactos. O termo ?aspectos? refere-se a elementos da atividade, por exemplo, para a atividade (a??o humana) de torragem da castanha de caju, um aspecto a ser apontado ? a emiss?o de gases e um impacto seria a polui??o do ar. O professor poder? ajud?-los propondo os seguintes questionamentos: ?O que voc? entende por impacto?? e ?Tal informa??o ? resultante da altera??o da qualidade de algum recurso ambiental (?gua, ar, solo) ou esta ? um elemento da atividade que ? capaz de gerar a modifica??o da qualidade do recurso??.

DISCUSS?O
Os alunos apresentar?o a atividade realizada por cada dupla a todos. Em seguida, o professor dever? provocar um debate a partir do seguinte questionamento: ?Como aliar o desenvolvimento econ?mico (progresso) ? diminui??o da polui??o atmosf?rica??.

SISTEMATIZA??O
Com o objetivo de formalizar o conte?do abordado nesta atividade, os alunos dever?o dividir-se em grupos de cinco alunos, nos quais cada uma das forma??es dever? construir um ?alerta? sobre o(s) impacto(s) que produz(em) mais malef?cios nos campos da sa?de, economia e meio ambiente, bem como poss?veis maneiras de minimiz?-los. Esta produ??o dever? ser postada no facebook, objetivando divulgar a um grande n?mero de integrantes da comunidade escolar os impactos estudados pela turma.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
? Tempo de Qu?mica! - Subst?ncias Poluentes V?deo

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos
Objetos educacionais:

Polui??o em casa - Polui??o atmosf?rica: Este objeto apresenta uma anima??o sobre as formas de polui??o e contamina??o em casa. Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19328

Acesso: 27/03/2012

Conversa Peri?dica - Qu?mica na Atmosfera - Os Poluentes Atmosf?ricos
: Este v?deo apresenta informa??es a respeito da polui??o atmosf?rica como: defini??o, subst?ncias poluentes, fen?menos resultantes, entre outras. Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18637
Acesso: 27/03/2012

Sites de consulta:
O editorial
http://www.brasilescola.com/redacao/o-editorial.htm
Acesso: 24/09/2012

Artigo de opini?o
http://www.brasilescola.com/redacao/artigo-opiniao.htm
Acesso: 24/09/2012

Sugest?es de links para professores


V?deo:
?Efeitos da polui??o no corpo?
http://www.youtube.com/watch?v=Y9dEN1IFzYM
Acesso: 25/05/2012

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula


Tutorial:
?Grupos no Facebook, para que eles servem e como cri?-los?
http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/03/grupos-no-facebook-para-que-eles-servem-e-como-cria-los/
Acesso: 25/05/2012

Aula:
?Pr?ticas de leitura e produ??o textual: trabalhando com Revistas Globo Rural, Caras e Superinteressante?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21051
Acesso: 22/06/2012

Revista online:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Acesso: 25/05/2012

Avaliação

Na atividade 1, o professor poder? averiguar se os alunos entenderam os conceitos de subst?ncias org?nicas e inorg?nicas atrav?s das respostas deles durante o jogo virtual. Na atividade 2, poder? ser verificado se os alunos conseguiram compreender as diversas caracter?sticas que identificam as subst?ncias poluentes da atmosfera, a partir da qualidade das informa??es e dos textos produzidos para a revista online. J? na atividade 3, o professor poder? averiguar se os alunos conseguiram relacionar os aspectos das atividades humanas e seus impactos a partir das opini?es emitidas no momento da discuss?o, bem como das informa??es contidas na tabela proposta e no ?alerta? postado no facebook.