Introdução Parte 5: Funções Periódicas Horário de Verão no Brasil

O horário de verão consiste no adiantamento dos relógios para promover economia de energia elétrica com o aproveitamento da luz natural dos dias mais longos das estações de verão/primavera. Nas estações de outono/inverno os relógios são atrasados, retornando assim ao horário habitual.

Sua origem remonta a Inglaterra e ao ano de 1907. Um construtor londrino, membro da Sociedade Astronômica Real, chamado Willian Willet (1856-1915), deu início a uma campanha para diminuir o consumo de luz artificial, quando propôs um horário diferenciado, fato que já gerou muita polêmica.

Foi aplicado pela primeira vez na Alemanha, em 1916, seguido pela Inglaterra e depois os EUA, em 1918. Era a Primeira Guerra Mundial e havia um esforço para economizar energia e diminuir o consumo de carvão, principal fonte de energia da época. Depois a medida foi seguida por outros países europeus. Atualmente é aplicado em mais de 30 países, destes países o Brasil é o único país tropical a adotá-lo.

No Brasil foi implementado pelo Decreto-Lei nº 4.295, de 13 de maio de 1942, devidamente fundamentado em informações encaminhadas pelo Ministério das Minas e Energia – MME, que toma por base os estudos técnicos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, e indica o período de duração da medida e quais as unidades da Federação que deverão ser abrangidas.