UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Levando em consideração o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, as crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
a) a sentir texturas, consistência, sabores e cores e começar expressar essas sensações por meio de palavras;
b) a desenvolver os sentidos do tato, da visão e do paladar.
Identificação de partes do corpo, com: mãos, olhos, língua, nariz.
Considerações iniciais
Atividade 1 –Experimentar os ingredientes da confecção de um grude para banho corporal.
1º Momento: O professor leva para a sala de aula duas bacias, uma contendo goma (massa da mandioca) e outra água e pede para que as crianças observem os conteúdos das bacias e pergunta se eles sabem o que tem em cada uma. Em seguida, incentiva às crianças para experimentar e expressar com palavras o que sentem e vêem. Essa experiência será realizada da seguinte forma, o professor pergunta: quem quer colocar a mão na bacia de goma? E ajuda cada criança a tocar e experimentar a massa; questiona: a massa está quente ou fria? É áspera ou macia? Como fica a mão? suja ou limpa?
2º momento - O professor realiza a mesma atividade com as crianças, primeiro elas mergulham as mãos na água gelada e o professor pergunta: está quente ou gelada? Em seguida apresenta a água quente e as crianças experimentam e dizem a temperatura. Por último ele questiona: como ficaram as mãos depois que vocês colocaram na água, secas ou molhadas? A água tem cheiro? Que cor tem? Que gosto tem? Pode ter uma jarra com água para a degustação. As fotos abaixo ilustram o momento.
Referência: MELO, José Pereira de. Reflexão sobre corpo. In: VIEIRA, [et al.]. O ensino de artes e educação física na infância. Natal [RN]: Paidéia. 2005.
a) verbalizaram palavras representando as sensações;
b) incorporaram ao seu vocabulário novas palavras como: áspero, macio, liquido, sólido, branco e incolor.
c) participaram da atividade com envolvimento;
d) esperaram a vez para experimentar as substâncias e falar o que sentiram.