Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESENVOLVIMENTO DOS ORGÃOS DOS SENTIDOS: experimentando sensações.

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levando em consideração o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, as crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:  

a) a sentir  texturas, consistência, sabores e cores e começar expressar essas sensações por meio de palavras;

 b) a desenvolver os sentidos do tato, da visão e do paladar.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificação de partes do corpo, com: mãos, olhos, língua, nariz.

Estratégias e recursos da aula

                                       

Considerações iniciais

  • As crianças pequenas antes do desenvolvimento da sua linguagem oral, se expressam utilizando a linguagem corporal. Nesse período, a aquisição do conhecimento é predominantemente perceptivo e sensorial. As crianças interagem com o outro (adulto ou outra criança), primordialmente através das emoções e sensações, uma linguagem corporal.
  • O corpo da criança também está impregnado de elementos sociais e culturais e precisa ser trabalhado no contexto escolar. De acordo com Melo (2005), são nos primeiros anos de vida, que o sujeito, recebe as primeiras sensações recebidas do mundo exterior. É a partir desse momento que a criança inicia a exploração do seu corpo e das pessoas que as cercam, aumentando paulatinamente através das interações sociais, as possibilidades de relação motora-espacial e ou a evolução da linguagem, que ocorre o desenvolvimento do corpo. Nesse sentido, é imprescindível o trabalho com crianças pequenas acerca do corpo e suas sensações.

Atividade 1 –Experimentar  os ingredientes da confecção de um grude para banho corporal.


1º Momento: O  professor  leva para a sala de aula duas bacias, uma contendo goma (massa da mandioca) e outra água e pede para que as crianças observem os conteúdos das bacias e pergunta se eles sabem o que tem em cada uma. Em seguida, incentiva às crianças para experimentar e expressar com palavras  o que sentem e vêem. Essa experiência será realizada  da seguinte forma, o professor pergunta: quem quer colocar a mão na bacia de goma? E ajuda cada criança a tocar e experimentar a massa; questiona: a massa está quente ou fria? É áspera ou macia? Como fica a mão? suja ou limpa?

2º momento - O professor realiza a mesma atividade com as crianças, primeiro elas mergulham as mãos na água gelada e o professor pergunta: está quente ou gelada? Em seguida apresenta a água quente e as crianças experimentam e dizem a temperatura.  Por último ele questiona: como ficaram as mãos depois que vocês colocaram na água, secas ou molhadas?  A água tem cheiro? Que cor tem? Que gosto tem? Pode ter uma jarra com água para a degustação.  As fotos abaixo ilustram o  momento.

Recursos Complementares

Referência: MELO, José Pereira de. Reflexão sobre corpo. In: VIEIRA, [et al.]. O ensino de artes e educação física na infância. Natal [RN]: Paidéia. 2005.

Avaliação

  • Avaliar se as crianças:

a) verbalizaram palavras representando as sensações;

b) incorporaram ao seu vocabulário novas palavras como:  áspero, macio, liquido,  sólido, branco e incolor.

c)  participaram da atividade com envolvimento;

d) esperaram a vez para experimentar as substâncias e falar o que sentiram.