FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | Qu?mica | Propriedades das subst?ncias e dos materiais |
| Ensino M?dio | Qu?mica | Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
Conhecimento sobre gases presentes na atmosfera, concentra??o, vaz?o e sistemas de unidade de medidas.
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Esta aula ser? desenvolvida na sala de aula, e ser? necess?rio o uso de computadores que tenham acesso ? internet e um projetor data-show. O docente ir? acordar com os alunos as seguintes regras:
-Participa??o de todos durante a atividade;
-Divis?o da turma em quatro grupos.
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ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:
Os recursos a serem utilizados nesta atividade est?o descritos abaixo:
1- Combust?veis f?sseis:este objeto educacional ? uma anima??o que explica como os combust?veis f?sseis s?o formados e apresenta a preocupa??o quanto ? necessidade de surgirem outras fontes de energia em virtude da grande polui??o causada pelo uso dos combust?veis f?sseis. Este recurso, mostrado na figura 1,est? dispon?vel para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do endere?o http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15833. O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer,Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, ? necess?rio extrair os arquivos, para isso sugerem-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Ap?s realizar a extra??o mencionada, o usu?rio deve clicar no arquivo index.html para dar in?cio ? anima??o.
Figura 1: Interface do recurso Combust?veis f?sseis
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15833(Acessado em 20/09/2012).
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2- Petr?leo: Qu?mica Org?nica: anima??o sobre o petr?leo, seus derivados e a sua import?ncia na ind?stria qu?mica. Este recurso, que tem sua interface apresentada na figura 2 e est? dispon?vel para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais no endere?o eletr?nico http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19407. O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer,Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, ? necess?rio extrair os arquivos, para isso sugerem-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Ap?s realizar a extra??o mencionada, o usu?rio deve clicar no arquivo condigital.html para dar in?cio ? anima??o.
Figura 2: Interface do recurso Petr?leo: Qu?mica Org?nica.
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19407(Acessado em 20/09/12).
DESCRI??O DA ATIVIDADE
Inicialmente, com o objetivo de conhecer o que os alunos j? sabem a respeito do tema da aula, o professor dever? perguntar aos alunos: Voc?s conhecem ou j? ouviram falar em combust?veis f?sseis? Quais s?o os principais? Qual a import?ncia desses combust?veis para a sociedade? Ap?s a conversa introdut?ria, o docente dever? apresentar aos alunos as anima??es Combust?veis f?sseis e Petr?leo: Qu?mica Org?nica.
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Ap?s a explora??o das anima??es pelos alunos, o docente dever? perguntar o que mais chamou a aten??o deles nas anima??es ou se existe algum conceito novo que desconheciam. Em seguida, o professor convidar? os discentes a conhecerem mais sobre os combust?veis f?sseis, seus derivados, suas vantagens/desvantagens e a sua import?ncia para a economia e para a sociedade atrav?s da elabora??o de semin?rios, que ter?o como tema principal ?Os combust?veis f?sseis?. Cada equipe ficar? respons?vel por pesquisar um tipo de combust?vel f?ssil, segue uma sugest?o para a organiza??o da turma:
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Grupo 1: Petr?leo.
Petr?leo
http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/
Petr?leo
http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm.%20acessado
Petroqu?mica
http://www.infoescola.com/quimica/petroquimica/
Link para download de um arquivo de texto sobre petr?leo
www.passionista.com.br/saopaulodacruz/site/UserFiles/File/3EMQumica.doc
*Todos os sites tiveram acesso em 04/outubro/2012.
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Grupo 2: G?s natural.
G?s natural
http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm
G?s natural
http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/gas-natural/
G?s natural
http://www.gasnet.com.br/novo_gasnatural/combust_completo.asp
G?s natural
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gas-natural/gas-natural.php
*Todos os sites tiveram acesso em 04/outubro/2012.
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Grupo 3: Carv?o Mineral.
Carv?o mineral
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/carvao_mineral.htm
Carv?o mineral
http://www.alunosonline.com.br/geografia/carvao-mineral.html
Carv?o mineral
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/carvao-mineral.html
Hist?rico do carv?o no Brasil
http://www.carvaomineral.com.br/abcm/conteudo.asp?d1=38&d2=&d3=7
*Todos os sites tiveram acesso em 04/outubro/2012.
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Orienta??o para a realiza??o da pesquisa ? Grupos 1,2 e 3
Os semin?rios devem conter informa??es que abordem os seguintes aspectos/quest?es:
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Grupo 4: A camada Pr?-sal.
Atua??o no pr?-sal
http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/presal/
O que ? a camada pr?-sal?
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/camada-pre-sal-474623.shtml
A descoberta do pr?-sal e suas implica??es ambientais
http://www.canalvg.com.br/index.php/canalvg/descricao/geral/noticia/1718.html
Valor econ?mico da descoberta
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/pre-sal/valor-economico-da-descoberta
*Todos os sites tiveram acesso em 04/outubro/2012.
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Orienta??o para a realiza??o da pesquisa ? Grupo 4
O semin?rio deve conter informa??es que abordem as seguintes quest?es:
*Os alunos podem pesquisar os seus temas em outros sites.
*Todos os sites tiveram acesso em 04/outubro/2012.
Ap?s a pesquisa, os grupos dever?o elaborar um semin?rio, sugere-se que eles tenham um prazo de duas semanas para prepararem as apresenta??es.
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Instru??es para os semin?rios:
- Dever? ser marcado um dia e o tempo m?ximo para as apresenta??es dos semin?rios;
- Nesse semin?rio, a exposi??o tem?tica ser? atrav?s da elabora??o de slides e uso do projetor data show;
- Um semin?rio deve conter introdu??o ao tema, desenvolvimento e conclus?o;
- Os alunos dever?o contextualizar o tema expondo os conceitos, processos e exemplos;
- Ap?s a explana??o do tema proposto, dever? ser disponibilizado um tempo para perguntas da plateia e do professor;
- Ao final das apresenta??es, os grupos devem fornecer a bibliografia utilizada, e o professor dever? propor a an?lise da seguinte problem?tica entre os alunos: ?Muitas pesquisas afirmam que os combust?veis f?sseis tratam de uma fonte de energia esgot?vel. Por que, mesmo assim, as grandes empresas ainda continuam a investir nesse tipo de energia??.
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MOMENTO DO ALUNO
Este ? o momento da pesquisa e do desenvolvimento do semin?rio.
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DISCUSS?O:
Este ser? o momento em que cada grupo ir? apresentar seu semin?rio. Ap?s as apresenta??es, o professor poder? propor uma discuss?o na turma com o seguinte tema: ?Hoje j? existem v?rias energias renov?veis e, muitas destas, s?o fontes n?o poluidoras. Entretanto, os combust?veis f?sseis s?o os mais utilizados na maioria dos pa?ses. Por qu???. Com esta pergunta, os alunos dever?o refletir sobre o alto valor da implanta??o das energias renov?veis quando comparado ao baixo custo do combust?vel f?ssil. Al?m do desenvolvimento econ?mico presente nos pa?ses fornecedores e compradores desses combust?veis.
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SISTEMATIZA??O:
O professor dever? sistematizar o conte?do abordado. Para isso, o docente dever? desenhar a Tabela 1 no quadro branco e, junto com os alunos, completar os espa?os vazios. A cada preenchimento o professor dever? revisar o conte?do com os alunos.
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Tabela 1: Sistematiza??o dos combust?veis f?sseis
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Vantagens |
Desvantagens |
Utiliza??o |
Import?ncia econ?mica e social |
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Petr?leo |
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G?s natural |
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Carv?o mineral |
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Pr?-sal |
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Fonte: Cria??o do autor
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2.1 INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade ocorrer? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE) com etapas extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? Internet, caderno para anota??es, m?quina digital ou celular com c?mera, caneta e l?pis. O professor dever? dividir a turma em cinco grupos.
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2.2 INTRODU??O
O professor come?ar? a aula comentando sobre a doen?a causada pelo carv?o mineral chamada Antracose - conhecida como "doen?a do pulm?o preto" ou "doen?a dos mineiros"- que ? adquirida pela inala??o de part?culas do carv?o mineral. Em seguida, ele perguntar? aos discentes que malef?cios s?o causados pela queima dos combust?veis f?sseis, e registrar? as respostas dos alunos na lousa. Ap?s esse momento, o professor dever? orientar os alunos a lerem a reportagem Polui??o reduz expectativa de vida na Europa, relat?rio dispon?vel em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/09/poluicao-reduz-expectativa-de-vida-na-europa-aponta-relatorio.html.
Com a leitura do texto j? realizada pelos alunos e com o objetivo de explorar os aspectos abordados no texto, o professor dever? propor os seguintes questionamentos: ?Quais as doen?as citadas no texto? Por que elas s?o t?o perigosas? Qual foi a import?ncia do relat?rio para a sa?de e qualidade de vida das pessoas? Por que Londres, uma das cidades mais desenvolvidas do mundo, ? ao mesmo tempo a que tem a pior qualidade do ar em rela??o a outras capitais da Uni?o Europeia??.
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2.3 CONHECENDO MAIS SOBRE AS DOEN?AS CAUSADAS PELA POLUI??O ATMOSF?RICA
Com a turma dividida em cinco grupos, os alunos dever?o elaborar v?deos sobre as doen?as causadas ou relacionadas com a polui??o atmosf?rica decorrente da queima dos combust?veis f?sseis. Eles poder?o visitar postos de sa?de, hospitais, cl?nicas e entrevistar pessoas que foram contaminadas ou intoxicadas. ? importante que os grupos busquem ambientes diferentes para que seja poss?vel uma an?lise mais completa da realidade local no contexto em quest?o.
Com o objetivo de possibilitar uma melhor compreens?o acerca do assunto a ser abordado com os entrevistados e na elabora??o de um v?deo apresentando informa??es acerca do tema, os grupos dever?o fazer uma pesquisa em sites, seguem algumas sugest?es de p?ginas que apresentam informa??es sobre doen?as causadas por poluentes atmosf?ricos:
- Polui??o do Ar
http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_do_ar.htm
- Doen?as transmitidas pelo ar
ttp://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/08/doencas-transmitidas-pelo-ar.html
- Polui??o Atmosf?rica - Doen?as causadas pela polui??o atmosf?rica
http://www.saudetotal.com.br/artigos/meioambiente/poluicao/spdoencas.asp
- A influ?ncia da qualidade do ar nas doen?as respirat?rias
http://periodicos.univille.br/index.php/RSA/article/viewFile/81/127
-Polui??o do ar aumenta problemas respirat?rios cr?nicos
http://www.cligam.com.br/?p=181
- Como a polui??o atmosf?rica afeta a sa?de
http://ambiente.hsw.uol.com.br/poluicao-e-saude3.htm
- Como evitar que a polui??o do ar afete a sa?de? Dicas para se prevenir da polui??o do AR
http://pontodoconhecimento.blogspot.com.br/2011/01/como-evitar-que-poluicao-do-ar-afete.html
*Todos os sites tiveram acesso em 04/outubro/2012
Em seguida, os discentes elaborar?o as entrevistas e os v?deos.
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Instru??es sobre a elabora??o das entrevistas e dos v?deos:
- Cada equipe dever? entrevistar no m?nimo tr?s pessoas;
- A entrevista dever? mencionar o nome da doen?a, sintomas, tratamento e preven??o;
- O v?deo dever? conter mais detalhes e esclarecimentos sobre o assunto, por exemplo, em quais lugares ou ?pocas do ano s?o mais frequentes e qual o g?s poluente que est? diretamente ligado com a doen?a;
- Os v?deos dever?o ter dura??o m?nima de 4 minutos e m?xima de 10 minutos.
- Seguem dicas de como fazer um v?deo a partir do uso do programa Windows Movie Maker no endere?o eletr?nico http://www.youtube.com/watch?v=MbVE24xcTt4&feature=related.
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Instru??es para a postagem dos v?deos:
Os v?deos produzidos dever?o ser postados no grupo do Facebook da turma. O grupo ser? utilizado apenas para uso das atividades escolares da turma, seguem orienta??es para a sua cria??o:
- O professor dever? orientar os alunos a criarem uma conta no Facebook, atrav?s do site: http://www.facebook.com/ (apesar desta atividade ser em equipe, todos da turma dever?o ter uma conta na rede social, a fim de facilitar o acesso dos alunos ao grupo). Entretanto, o v?deo dever? ser postado por apenas um integrante da equipe;
- Em seguida, professor e alunos dever?o criar um grupo para a turma. Neste link, seguem mais dicas de como criar um grupo nessa rede social: http://www.dicastutorial.com/2012/02/como-criar-um-grupo-no-facebook.html.
- Mais instru??es de como postar v?deos no Facebook encontram-se no seguinte endere?o eletr?nico: http://www.comocriar.net/como-colocar-video-facebook.
O professor dever? combinar com os alunos um prazo para a elabora??o das entrevistas, v?deos e publica??o no grupo do Facebook (sugest?o: tr?s semanas).
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2.4 DISCUTINDO SOBRE O TEMA
Quando os v?deos estiverem prontos, devem ser postados no grupo do Facebook (todos no mesmo dia). Professor e alunos ter?o 3 dias para conhecer, curtir e comentar as publica??es de todas as equipes. O professor dever? comentar os v?deos dos alunos, com a sua avalia??o e considera??es mais importantes.
Para finalizar a atividade, professor e alunos dever?o discutir os resultados obtidos com as entrevistas nos diferentes ambientes pesquisados, bem como os dados apreciados na pesquisa em endere?os eletr?nicos, a partir dos seguintes questionamentos: ?Quais as doen?as mais comuns em todas as entrevistas? Qual a doen?a mais perigosa entre as citadas? O tratamento e sintomas s?o os mesmos em todas as enfermidades? Quais s?o as diferen?as? A polui??o ? a causa das maiorias das doen?as ou apenas um agravante? Ser? que nas cidades mais industrializadas o ?ndice das doen?as ? maior? E nas cidades onde h? predomin?ncia de ?reas verdes??.
A discuss?o deve ser realizada no grupo do Facebook, com a participa??o de todos os alunos, e ocorrer? em um per?odo de 4 dias.
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Tabela 2 ? Cronograma Atividade 2.
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Atividade 2 |
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Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
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1? Etapa |
Leitura e pesquisa dos sites relacionados ao tema |
2 horas/aula |
LIE |
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2?Etapa |
Realiza??o das entrevistas |
? 3 semanas ? |
Extrasala |
|
3?Etapa |
Elabora??o dos v?deos |
Extrasala |
|
|
4? Etapa |
Cria??o do grupo no Facebook |
Extrasala |
|
|
5?Etapa |
Publica??o dos v?deos no Facebook |
1 dia |
Extrasala |
|
Coment?rio dos alunos e do professor |
3 dias |
Extrasala |
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6?Etapa |
Discuss?o sobre as entrevistas no grupo do Facebook |
4 dias |
Extrasala |
Fonte: Cria??o do autor
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3.1 INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade ocorrer? no LIE, como tamb?m em espa?os extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? Internet, projetor data-show, caderno para anota??es, celulares ou m?quinas digitais, caneta e l?pis. Seguem abaixo os materiais necess?rios para a execu??o do experimento pr?tico:
- Bomba de aqu?rio;
- Uma vasilha de pl?stico transparente;
- Papel filtro;
- Im?s;
- Circulo de metal.
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3.2 INTRODU??O
Nas atividades anteriores os alunos aprofundaram os seus conhecimentos sobre as principais fontes poluidoras n?o renov?veis e os seus efeitos na sa?de humana. Nesta atividade, os discentes realizar?o um experimento medindo o grau de polui??o em diferentes lugares.
Inicialmente o professor dever? perguntar aos alunos: ?Voc?s conhecem algum m?todo que mede o grau de polui??o do ar em um local? Se sim, qual? Como ele ? feito? Quais as suas vantagens e desvantagens??. Caso os alunos n?o conhe?am nenhum m?todo capaz de medir o grau de polui??o, o professor dever? comentar quais m?todos s?o utilizados para medir a polui??o presente no ar atmosf?rico (o docente poder? ver M?todos para medir a polui??o nos Recursos Complementares).
Em seguida, o professor dever? exibir o v?deo TV Globo mede polui??o do ar em Cubat?o, dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=gwmzsWTUnCg, esta produ??o apresenta a problem?tica causada pela polui??o do ar em Cubat?o.
Ap?s a visualiza??o do v?deo, o professor dever? perguntar aos alunos quais os malef?cios da polui??o em Cubat?o para a popula??o e quais foram as maneiras que as f?bricas encontraram para diminuir a emiss?o de poluentes. O docente deve observar com os alunos a diferen?a da medi??o na pra?a da cidade e no polo industrial realizada na reportagem.
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3.3 MEDINDO A POLUI??O NA NOSSA CIDADE
O professor dever? propor aos alunos a realiza??o de um experimento capaz de medir a polui??o de v?rios lugares da cidade. Este experimento foi retirado do artigo ?A Simple Method for measuring Air Pollution ? suitable for use in Schools? Tony Hansen, LBNL Engineering, Berkeley, CA. Dean Rockwell, Macomb High School Russ Schnell, NOAA Boulder, CO. Berkeley Lab (http://www.instesre.org/NSFWorkshop/HansenParticulateCollector.pdf).
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Aparatos e Procedimento Experimental:
Seguir as instru??es abaixo:
- A bomba de aqu?rio deve ser adaptada dentro da vasilha de pl?stico fazendo aberturas na vasilha para a sa?da dos fios da bomba (como mostra a figura 1A);
- Tampar a vasilha.
- Fazer um pequeno furo na tampa da vasilha de pl?stico e colocar o papel filtro preso com o im? e o circulo de metal, conforme ? ilustrado na figura 1B e com maiores detalhes nas figuras 2A e B.
- Ligar a bomba. O ar entrar? por esse orif?cio, e as part?culas presentes ficar?o retidas no filtro de papel que est? na tampa deixando uma mancha no papel depois de algum tempo de filtragem, como mostram as figuras 3A e B;
- A vasilha junto com a bomba dever? ser colocada no lugar onde ser? medida a polui??o;
Observa??o: toda a montagem est? presente nas imagens abaixo (o professor poder? apresentar as imagens aos alunos com o uso do projetor data-show).
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Figura 3: Montagem do aparato experimental.
Fonte: http://www.instesre.org/NSFWorkshop/HansenParticulateCollector.pdf (Acessado em 04 de outubro de 2012).
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Figura 4: Detalhe do papel filtro preso entre o im? e o c?rculo de metal.
Fonte: http://www.instesre.org/NSFWorkshop/HansenParticulateCollector.pdf (Acessado em 04 de outubro de 2012).
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Figura 5: Manchas deixadas no papel filtro ap?s filtragem do ar.
Fonte: http://www.instesre.org/NSFWorkshop/HansenParticulateCollector.pdf (Acessado em 04 de outubro de 2012).
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- Durante a coleta de dados, deve-se tomar nota do tempo que a bomba permaneceu ligada, pois ? de grande import?ncia para a compara??o dos resultados;
- O tempo dever? ser informado sempre!
- Remover o filtro depois de perceber a forma??o da mancha e fotograf?-lo para efeito de registro (pode durar horas ou dias dependendo da qualidade do ar);
- O experimento dever? ser feito a cada dois dias durante duas semanas. Medindo em dias diferentes ser? poss?vel observar como a polui??o varia no mesmo local;
- Coletar os pap?is filtro depois de expostos e comparar com a escala em cinza;
- Todos os dados obtidos no experimento devem ser anotados.
- O experimento dever? ser feito em cinco lugares diferentes, ficando cada equipe com um local, segue uma sugest?o para a atribui??o dos ambientes ?s equipes:
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Equipe 1: Em casa
Equipe 2: No p?tio da escola
Equipe 3: No centro da cidade ou no centro industrial
Equipe 4: Em um parque ecol?gico ou pra?a
Equipe 5: Em um cruzamento movimentado
*Dependendo dos locais selecionados, sugere-se uma bomba port?til que funcione com bateria, devido ao dif?cil acesso ? energia el?trica em locais p?blicos.
*? importante lembrar que os locais sugeridos podem ser modificados pelo professor conforme as possibilidades da escola/turma. Mas chama-se a aten??o ao fato de realizar o experimento em locais que mostrem contraste ao final da atividade.
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An?lise dos dados:
- An?lise qualitativa:
Os alunos devem observar as manchas nos filtros comparando a cor que se obteve ap?s cada medida (ficou mais escuro ou claro?). Esta observa??o dar? uma ideia se muitas ou poucas part?culas aderiram ao filtro. Tamb?m devem ser consideradas as caracter?sticas f?sicas do lugar, a saber, presen?a ou n?o de carros, asfalto, ind?strias, congestionamento, vento, chuva, invers?o t?rmica e ?rea verde.
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- An?lise quantitativa:
Para essa an?lise dever? ser encontrada a vaz?o da bomba, que ser? calculada da seguinte forma (Vaz?o ? o volume de determinado fluido que passa por uma determinada se??o de um conduto livre ou for?ado, por uma unidade de tempo):
1. Utilizar um saco pl?stico grande de volume conhecido (converter o volume para metros c?bicos).
2. Esvaziar o saco e medir o tempo, em minutos, necess?rio para ench?-lo completamente com a bomba (com o filtro adaptado na abertura);
3. Calcular a vaz?o que ter? como unidade de medida m3/min (Vaz?o = Volume do saco/ tempo para ench?-lo);
4. Multiplicar o tempo de medida (tempo que a bomba ficou ligada durante o experimento em minutos) pela vaz?o calculada e encontre o volume de ar (Var) que passou pelo filtro durante o experimento;
5. Fazer a leitura de cada medida com a escala em cinza (figura 4);
6. Encontrar a massa (m) de part?culas coletada no filtro multiplicando o valor da leitura anterior pela ?rea da mancha no filtro. Para isso, utilize uma r?gua e as seguintes equa??es: caso seja um quadrado de lado L, ?rea = L2 e no caso de um c?rculo de di?metro D, ?rea = ?(D/2)2. O ideal seria fazer o experimento com essa ?rea fixa como 1 cm2 para simplificar os c?lculos;
7. Encontrar a concentra??o de part?culas (n?vel de polui??o do ar) dividindo a massa de part?culas pelo volume de ar filtrado, C = m/Var.
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Figura 5: Escala cinza para c?lculo da massa de part?culas no papel filtro
Fonte: http://www.instesre.org/NSFWorkshop/HansenParticulateCollector.pdf (Acessado em 04 de outubro de 2012).
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3.4 DISCUTINDO OS DADOS OBTIDOS
Finalizado o experimento,os alunos dever?o fazer um texto de no m?nimo 15 linhas sobre a atividade de medi??o da polui??o, contendo respostas ?s seguintes indaga??es: ?Qual foi a conclus?o? O que chamou a aten??o? Houve algum dado inesperado? O resultado obtido est? de acordo com o padr?o da Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS)? Para quais pontos medidos?(Observa??o: o padr?o aceito pela OMS ? de 50 microgramas/m?)
Como o experimento foi feito em dias alternados, nesse intervalo a polui??o continuou a mesma? O n?mero de part?culas se manteve na mesma quantidade em todos os dias? Em caso de chuva na localidade, houve alguma mudan?a ap?s a chuva??.
Os alunos ter?o o prazo de dois dias (depois de finalizado o experimento) para organizar os dados e elaborar os textos, que dever?o ser publicados no grupo do Facebook.
Para finalizar, o professor e as equipes devem comentar todos os textos elaborados. Juntamente com o professor, os alunos dever?o comparar e discutir os dados de cada local e verificar os seguintes aspectos: Diversidade de medidas ? Locais que apresentaram maior polui??o ? Motivos dessa diversidade.
*Sugest?o:
- O professor poder? expandir esta atividade convidando turmas de outros col?gios e at? mesmo de outras cidades a realizarem o experimento com o objetivo de comparar o grau de polui??o em diferentes lugares. Caso o experimento seja expandido com outras turmas ou col?gios, o professor dever? adicion?-los no grupo do Facebook, para compararem e discutirem os dados.
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3.5 CONTRIBUINDO PARA A MODIFICA??O DE UMA REALIDADE
Caso exista algum lugar fora dos padr?es estabelecidos pela OMS, os alunos, junto com professor, dever?o tra?ar diretrizes para solucionar ou diminuir o problema de polui??o no local. O docente dever? propor a elabora??o de uma campanha no local, alertando as pessoas sobre o problema da polui??o e tra?ando medidas que podem diminuir este problema.
A campanha dever? ser feita com cartazes, panfletos e informativos para a popula??o residente no local. Os alunos devem conversar diretamente com a popula??o. Os cartazes devem ser elaborados na sala de aula, e o professor dever? marcar um dia para fazer a campanha com os alunos.
Para ajudar os alunos a elaborarem as medidas que visam diminuir a polui??o do ar mediante a uma pr?via discuss?o com o professor e os colegas, seguem algumas sugest?es de sites para pesquisa:
- Como diminuir a polui??o do ar
http://www.brasilescola.com/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm
- Ajude a diminuir a polui??o do ar
http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/medicina/conteudo_298026.shtml
- Motoristas podem ajudar na redu??o da polui??o do ar
- Muros verdes podem reduzir polui??o do ar de grandes cidades em at? 30%
*Todos os sites tiveram acesso em 04/outubro/2012.
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Tabela 3 ? Cronograma atividade 3
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Atividade 3 |
|||
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Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
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1? Etapa |
Introdu??o da aula e sugest?o/explica??o do experimento |
2 hora/aula |
LIE |
|
2?Etapa |
Realiza??o do experimento nos lugares indicados |
2 semanas |
Extrasala |
|
3?Etapa |
Organiza??o dos dados e elabora??o dos textos |
1 semana |
Extrasala |
|
4? Etapa |
Publica??o dos textos no Facebook |
2 dias |
Extrasala |
|
5?Etapa |
Discuss?o dos alunos e professor sobre os dados do experimento |
5 dias |
Extrasala |
|
6?Etapa |
Elabora??o dos cartazes |
2 horas/aula |
Sala de aula |
|
7?Etapa |
Campanha contra a polui??o do ar |
1 dia |
Extrasala |
Fonte: Cria??o do autor
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Combust?veis f?sseis | Anima??o/simula??o |
| Qu?mica org?nica - Petr?leo | Anima??o/simula??o |
Sugest?es de links para alunos:
- Linha do Tempo
http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/html/tema/lista_epocas?tema=Energia
- Combust?veis f?sseis
http://www.brasilescola.com/geografia/combustiveis-fosseis.htm
- Pr?s e contras de combust?veis f?sseis
http://www.avelonline.com/pros-contras-de-combustiveis-fosseis.html
- Como os combust?veis f?sseis afetam nossa sa?de:
1- Polui??o atmosf?rica e sa?de: Este objeto educacional ? uma anima??o que explana sobre a polui??o atmosf?rica, a emiss?o do mon?xido de carbono e os efeitos da polui??o em nosso organismo. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19432.
2- Polui??o do ar afeta sa?de:
http://www.youtube.com/watch?v=fr1Kqccb9Ng
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Sugest?es de links para professores:
- Controle de Poluentes Atmosf?ricos
http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/3672-controle-de-poluentes-atmosfericos#.UGs97YGLt3U
- Metodologia de Controle da Polui??o Atmosf?rica
http://pt.scribd.com/doc/71589130/2/METODOS-DE-CONTROLE-DA-POLUICAO-DO-AR
- Novas tecnologias v?o reduzir polui??o do ar
http://www.odiarioverde.com.br/2011/08/novas-tecnologias-vao-redduzir-poluicao-do-ar/
- Projeto realizando interc?mbio cultural:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=671
- Facebook para Educadores
http://educotraducoes.wordpress.com/2012/05/06/facebook-para-educadores/
- Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem
- Entenda como funciona o Facebook
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1313595-6174,00-ENTENDA+COMO+FUNCIONA+O+FACEBOOK.html
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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
-Como fazer v?deos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
- Cole??o de recursos - Combust?veis:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=320
- Produ??o e edi??o de v?deos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88
*Todos os sites tiveram acesso em 04/outubro/2012.
Na atividade 1, o professor dever? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o aos fundamentos e utiliza??o dos combust?veis fosseis, atrav?s da elabora??o e apresenta??o do semin?rio. Na atividade 2,sugere-se ao professor averiguar se os discentes compreenderam os malef?cios da polui??o do ar causada ? sa?de humana pela queima dos combust?veis f?sseis, a partir da realiza??o das entrevistas e da produ??o dos v?deos, e publica??o no grupo na rede social Facebook. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os alunos entenderam como ocorre o processo de medi??o da polui??o do ar por meio da realiza??o do experimento, e se constru?ram uma vis?o cr?tica quanto ao comportamento humano relacionado a minimiza??o do impacto desta polui??o, atrav?s da campanha de alerta e conscientiza??o sobre o assunto.