Lucimeyre de A. Trist?o
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
?
Usar adequadamente a grafia do h?fen,
Conhecer as regras para uso do h?fen;
Utilizar a linguagem oral e escrita para expressar suas ideias observando as novas regras de ortografia.
?
- ? necessario que o professor fa?a um levantamento para saber o que os alunos sabem sobre o uso do h?fen, e o acordo ortogr?fico.
- aula interativa;
- aula em laborat?rio de inform?tica;
-atividades em grupo.
?
Aula 1
Introdu??o da aula: Assistir com os alunos o v?deo H?fen salvo previamente no pen drive para exibi??o no dat-show:
?
?
- Depois do t?rmino do video ser? feito uma revis?o do conte?do com os alunos e depois o professor passar? esse conte?do no quadro para que os mesmos possam copiar, os alunos dever?o fazer a atividade na pr?xima aula por causa do tempo.
Conte?do:
H?FEN
? um sinal que serve para separar s?labas ligar pronomes aos pronomes aos verbos e formar palavras compostas. Na forma??o de palavras, algumas conven??es s?o adotadas segundo o Acordo Ortogr?fico. As principais.
Na deriva??o
Emprega-se o h?fen para separar o prefixo ou pseudoprefixo do segundo elemento quando:
1) O segundo elemento come?a por h: extra-humano, pr?-hist?ria, anti-higi?nico, super-homem.
Exce??es: palavras iniciadas pelos prefixos des- e in- e cujo segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, in?bil.
2) o primeiro elemento termina com a mesma vogal com que inicia o segundo: anti-ib?rico, micro-ondas, semi-internato.
Nas forma??es com prefixo co-, pro-, pr?- e re-, estes se aglutinam, em geral, com o segundo elemento, mesmo quando iniciado por o ou e: coordenar, coautor, proc?nsul, preeleito, reelei??o.
3) o prefixo hiper-, inter-, super- e sub- s?o seguidos por elementos iniciados por r ou h: hiper-r?gido, inter-religioso, super-requintado, sub-reitor.
4) a palavra inicia pelos prefixos p?s-, pr?- e pr?-: pr?-escolar, p?s-gradua??o, pr?-desenvolvimento.
N?o se emprega h?fen quando:
1) O primeiro elemento termina em vogal e o segundo inicia por r ou s: antirreligioso, contrarregra, cosseno, microrradiografia.
Observe que se deve dobrar o r ou s:
2) o primeiro elemento termina em vogal diferente da que inicia o segundo: antia?reo, agroindustrial.
Na composi??o
Emprega-se h?fen quando:
1) Elementos mant?m tonicidade pr?pria: decreto-lei, guarda-noturno.
Exce??es: paraquedas, bateboca, tocafitas.
2) a palavra designa esp?cie bot?nica ou zool?gicas: amor-perfeito, vit?ria-r?gia.
3) a palavra se inicia por al?m, aqu?m, rec?m e sem: al?m-mar, rec?m-casados, sem-cerim?nia.
Aula 2 (EXERC?CIO DE FIXA??O)
O professor levar? para sala de aula c?pias do exerc?cio abaixo e ap?s um tempo, far? a corre??o com os alunos retirando as duvidas que surgirem.
Exerc?cio de fixa??o:
1 -Transcreva as frases a seguir em seu caderno, completando-as com as formas adequadas das palavras indicadas:
a. Comer sem lavar as m?os ? (anti-higi?nico/antihigi?nico)
b. Ele fez um esfor?o (sobre-humano/ sobrehumano) para terminar este trabalho.
c. Aquelas pessoas vivem em condi??es (subumanas/sub-humanas)
d. Ele ? um engenheiro (aeroespacial/ aero-espacial)
e. Estou cursando (auto-escola/ autoescola) para aprender a dirigir.
f. O acidente ocorreu no acesso ? (auto-estrada/ autoestrada).
g. Meu professor ? um dos (co-autores/ coautores) desta obra.
h. O governo adotou medidas (anti-inflacion?rias/ antiinflacion?rias)
i. Os (exalunos/ ex-alunos) visitaram sua antiga escola.
2 ? Em seu caderno transcreva a forma correta das palavras abaixo:
Inter-atividade/interatividade
Al?m-mundo/ al?m mundo
Co-ordenar/ coordenar
Guarda-chuva/ guardachuva
Castanha-do-par?/ castanha do Par?
Inter-racial / interracial
Antissocial / anti-social
3 ? Identifique a alternativa em que o h?fen foi indevidamente usado:
a) circum-meridiano;
b) circum-hospitalar;
c) circum-escolar;
d) circum-navega??o;
e) circum-polaridade.
4 ? Assinale a op??o incorreta:
a) inter-humano;
b) inter-hemisf?rico;
c) inter-relacionar;
d) interrelacionar
Aula 3
Levar os alunos ao laborat?rio de Inform?tica e orient?-los a se organizar em pequenos grupos (3 ou 4), e pedir que os mesmo acessem o site informado.
http://educarparacrescer.abril.com.br/regras-hifen/index.shtml
O referido site ? um jogo com as novas regras do uso do h?fen, cada aluno dever? jogar pelo menos uma vez.
?
Outros recursos para aprofundamento do conte?do: Dicion?rio; Gram?tica. (poder?o ser utilizados para consultar, e retirar d?vidas)
Sugest?o de leitura para o professor:
Livro - Nova Ortografia, A - Claudio Cezar Henriques
Nova Gram?tica: A Reforma Ortogr?fica por Professor Pasquale
?
A avalia??o ser? feita diante da partipa??o, do exerc?cio e do desempenho no jogo.