Portal do Professor

Início do Conteúdo

O uso do h?fen ap?s acordo ortogr?fico

Autor e Co-autor(es)

Claudia Loureiro de Oliveira imagem do usuário

SERRA - ES EEEF FRANCISCO ALVES MENDES

Lucimeyre de A. Trist?o

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

Usar adequadamente a grafia do h?fen,

 Conhecer as regras para uso do h?fen;

Utilizar a linguagem oral e escrita para expressar suas ideias observando as novas regras de ortografia.

Duração das atividades

03 aulas (55 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

- ? necessario que o professor fa?a um levantamento para saber o que os alunos sabem sobre o uso do h?fen, e o acordo ortogr?fico.

Estratégias e recursos da aula

 - aula interativa;

- aula em laborat?rio de inform?tica;

-atividades em grupo.

?

 Aula  1

 Introdu??o da aula:  Assistir com os alunos o v?deo H?fen  salvo previamente no pen drive para exibi??o no dat-show:

?

http://youtu.be/X417g_R5reE

?

- Depois do t?rmino do video ser? feito uma revis?o do conte?do com os alunos e depois o professor passar? esse conte?do no quadro para que os mesmos possam copiar, os alunos dever?o fazer a atividade na pr?xima aula por causa do tempo.

Conte?do:

H?FEN

 ? um sinal que serve para separar s?labas ligar pronomes aos pronomes aos verbos e formar palavras compostas. Na forma??o de palavras, algumas conven??es s?o adotadas segundo o Acordo Ortogr?fico. As principais.

Na deriva??o

Emprega-se o h?fen para separar o prefixo ou pseudoprefixo do segundo elemento quando:

 1) O segundo elemento come?a por h: extra-humano, pr?-hist?ria, anti-higi?nico, super-homem.

Exce??es: palavras iniciadas pelos prefixos des- e in- e cujo segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, in?bil.

 2) o primeiro elemento termina com a mesma vogal com que inicia o segundo: anti-ib?rico, micro-ondas, semi-internato.

 Nas forma??es com prefixo co-, pro-, pr?- e re-, estes se aglutinam, em geral, com o segundo elemento, mesmo quando iniciado por o ou e: coordenar, coautor, proc?nsul, preeleito, reelei??o.

 3) o prefixo hiper-, inter-, super- e sub- s?o seguidos por elementos iniciados por r ou h: hiper-r?gido, inter-religioso, super-requintado, sub-reitor.

 4) a palavra inicia pelos prefixos p?s-, pr?- e pr?-:  pr?-escolar, p?s-gradua??o, pr?-desenvolvimento.

  

N?o se emprega h?fen quando:

 1) O primeiro elemento termina em vogal e o segundo inicia por r ou s: antirreligioso, contrarregra, cosseno, microrradiografia.

Observe que se deve dobrar o r ou s:

2) o primeiro elemento termina em vogal diferente da que inicia o segundo: antia?reo, agroindustrial.

Na composi??o

Emprega-se h?fen quando:

1) Elementos mant?m tonicidade pr?pria: decreto-lei,  guarda-noturno.

Exce??es: paraquedas, bateboca, tocafitas.

2) a palavra designa esp?cie bot?nica ou zool?gicas: amor-perfeito, vit?ria-r?gia.

 3) a palavra se inicia por al?m, aqu?m, rec?m e sem:  al?m-mar, rec?m-casados, sem-cerim?nia.

  

 Aula 2  (EXERC?CIO DE FIXA??O)

O professor levar? para sala de aula c?pias do exerc?cio abaixo e ap?s um tempo, far? a corre??o com os alunos retirando as duvidas que surgirem.


Exerc?cio de fixa??o:

1 -Transcreva as frases a seguir em seu caderno, completando-as com as formas adequadas das palavras indicadas:

 a.     Comer sem lavar as m?os ? (anti-higi?nico/antihigi?nico)

b.    Ele fez um esfor?o (sobre-humano/ sobrehumano) para terminar este trabalho.

c.     Aquelas pessoas vivem em condi??es (subumanas/sub-humanas)

d.    Ele ? um engenheiro (aeroespacial/ aero-espacial)

e.    Estou cursando (auto-escola/ autoescola) para aprender a dirigir.

f.      O acidente ocorreu no acesso ? (auto-estrada/ autoestrada).

g.    Meu professor ? um dos (co-autores/ coautores) desta obra.

h.    O governo adotou medidas (anti-inflacion?rias/ antiinflacion?rias)

i.      Os (exalunos/ ex-alunos) visitaram sua antiga escola.

2 ? Em seu caderno transcreva a forma correta das palavras abaixo:

Inter-atividade/interatividade

Al?m-mundo/ al?m mundo

Co-ordenar/ coordenar

Guarda-chuva/ guardachuva

Castanha-do-par?/ castanha do Par?

Inter-racial / interracial

Antissocial / anti-social

3 ? Identifique a alternativa em que o h?fen foi indevidamente usado:
a) circum-meridiano;
b) circum-hospitalar;
c) circum-escolar;
d) circum-navega??o;
e) circum-polaridade.

4 ? Assinale a op??o incorreta:
a) inter-humano;
b) inter-hemisf?rico;
c) inter-relacionar;
d) interrelacionar

 Aula 3

Levar os alunos ao laborat?rio de Inform?tica e orient?-los a se organizar em pequenos grupos (3 ou 4), e pedir que os mesmo acessem o site informado.

jogo

http://educarparacrescer.abril.com.br/regras-hifen/index.shtml

 O referido site ? um jogo com as novas regras do uso do h?fen, cada aluno dever? jogar pelo menos uma vez.

Recursos Complementares

?

Outros recursos para aprofundamento do conte?do:  Dicion?rio; Gram?tica.  (poder?o ser utilizados para consultar, e retirar d?vidas)

 Sugest?o de leitura para o professor:

Livro - Nova Ortografia, A - Claudio Cezar Henriques

Nova Gram?tica: A Reforma Ortogr?fica por Professor Pasquale

Avaliação

?

A avalia??o ser? feita diante da partipa??o, do exerc?cio e do desempenho no jogo.