Portal do Professor

Início do Conteúdo

?Erradicar a fome e a pobreza?: utopia universal ou possibilidade real?

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresenta??o

Geografia ? a ci?ncia que se ocupa das quest?es contempor?neas. Concentra??o de renda, fome, desigualdades, no entanto, n?o s?o temas atuais. Ao contr?rio, ele nos acompanham historicamente. A tem?tica selecionada nesta aula situa-se na interface das rela??es sociais, econ?micas, pol?ticas, ambientais e culturais das diferentes sociedades. Compreender seus fundamentos ajuda a desvendar a ordem mundial ? qual estamos submetidos, proporcionando condi??es para a sua transforma??o.

Esta atividade permite a constru??o e exerc?cio das cinco habilidades elencadas na matriz de refer?ncia para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fen?menos; enfrentar situa??es-problema; construir argumenta??o; elaborar propostas.(MEC, 2009) Oportuniza aos alunos a condi??o de se tornarem protagonistas do pr?prio conhecimento. Prop?e tamb?m uma condi??o did?tico-pedag?gica que favorece o conhecimento de um esfor?o universal, destacando o papel das pessoas e das institui??es, especialmente da ONU, para a minimiza??o de situa??es desfavor?veis em que vivem milh?es de pessoas.

O car?ter investigativo da aula est? sintetizado no t?tulo, apresentado na forma interrogativa. A explora??o dos oito subtemas propostos proporciona oportunidade para que os alunos desvendem parte da sua complexidade.

Duração das atividades

16 aulas de 50 minutos, ao longo de um bimestre letivo

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que esta atividade seja desenvolvida no terceiro ano do ensino m?dio, quando os alunos j? conhecem conceitos de divis?o internacional do trabalho, rela??es de poder, o papel das institui??es, o lugar como uma das categorias de an?lise da geografia, e conflitos agr?rios.

Estratégias e recursos da aula

Conte?do program?tico sugerido para compreens?o do fen?meno a ser estudado: A distribui??o da popula??o, da riqueza e da pobreza no mundo. Subtemas: Produ??o, concentra??o de renda e fome; Acesso aos bens produzidos.

Base te?rica: Divis?o internacional do trabalho; Rela??o entre fome e capitalismo; Concentra??o da riqueza; O papel da UNU.

A an?lise do mapa disposto na sequ?ncia facilita a visualiza??o dos alunos e a explica??o do professor.

                                                                             Fonte:O mapa da fome. Infogr?fico. Acesso em 22/jan/2013.

Dispon?vel em http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf

?

Procedimentos metodol?gicos:

Atividade sugerida para a 3? s?rie do ensino m?dio.

- A professora far? a apresenta??o do tema aos alunos e explicar? a base te?rica;

- Em grupo de 5 alunos os temas ser?o pesquisados e apresentados ? sala, em forma de slide, v?deo ou dramatiza??o;

- Os temas ser?o distribu?dos por sorteio;

- O desenvolvimento do trabalho seguir? a estrutura de um pr?-projeto de pesquisa: tema, t?tulo, justificativa, problematiza??o, objetivo, hip?tese, metodologia, cronograma, refer?ncias bibliogr?ficas;

- Fontes de pesquisa: livro did?tico, atlas geogr?fico, sites, jornais impressos, revistas etc. 

- O resultado final ser? apresentado em forma de relat?rio de pesquisa.

?

Estrutura de um pr?-projeto de pesquisa

?

Tema: Vis?o gen?rica do assunto. Neste caso, o tema ? indicado pelo professor.

t?tulo: Demonstra o recorte tem?tico feito pelo grupo de alunos, sintetizando o enfoque priorizado.

Justificativa:A relev?ncia do assunto a ser tratado.

Objetivos: O que o grupo pretende realizar com a investiga??o proposta.

Hip?teses: Ideia inicial sobre o assunto.

Metodologia: Como ser? desenvolvido o trabalho.

Cronograma: Organiza??o do tempo e das a??es.

Refer?ncias: Fontes de pesquisa utilizadas.

?

Temas para pesquisa em grupo:

Subtemas

Ilustra??es

T?tulos

                          1  Adam Smith e a riqueza das na??es: h? atualidade em suas ideias?

2

        ODM ? Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio: o que ? e para que serve?

?

3

?

 A FAO na quest?o alimentar internacional: ela est? em nosso cotidiano?

4

Minha cidade (cidade onde est? localizada a escola ou de origem dos alunos), o PAA  (Programa de Aquisi??o de Alimentos) e a seguran?a alimentar: um estudo de caso. Qual ? a import?ncia do lugar?

5

A fome e os estoques internacionais de alimentos. H? conflito entre os artigos 170 e 184 da Constitui??o Federal de 1988?

6

Jos? Graziano da Silva: do programa Fome Zero ? diretoria internacional da FAO. Como um brasileiro chegou l??

?

7

 Agricultura familiar X agroneg?cio: o caso brasileiro. Como se explica essa dualidade?

?

8

 Movimentos sociais de direito ? terra e ? alimenta??o: o caso do MST. Cidadania ou   barb?rie na luta pela terra?

?

?

Observa??o: O tema 4 sugere uma investiga??o sobre a condi??o local relacionada ? fome e ? seguran?a alimentar. No site www.portalodm.com.br, no espa?o Sistemas de indicadores municipais on-line, ? poss?vel encontrar informa??es sobre essa tem?tica nos munic?pios brasileiros.

?

Fonte: www.portalodm.com.br.  Acesso em janeiro de 2013.

Outra op??o ? a consulta ao site da prefeitura municipal local, onde geralmente est?o disponibilizados informa??es e endere?os de ?rg?os, departamentos ou entidades afins.

?

Cronograma     (2 aulas por semana)

1? semana: Apresenta??o e orienta??o sobre o trabalho a ser desenvolvido. Sorteio dos temas. In?cio das pesquisas, com continuidade em casa;

2? semana: Embasamento te?rico (feito pela professora);

3? semana: Uso do tempo para acertos finais dos trabalhos, pelos membros do grupo;

4? semana: Apresenta??o de 4 grupos (slides, videoclips, dramatiza??es etc). Solicita??o de reda??o de um texto dissertativo, por grupo, sobre a tem?tica desenvolvida. Ao final das apresenta??es deve ser promovido um debate para melhor socializa??o das informa??es relatadas;

5? semana: Apresenta??o oral de 4 grupos. Entrega dos textos dissertativos (at? 2 laudas), sintetizando o aprendizado do grupo com as pesquisas sobre o subtema sorteado e desenvolvido. Solicita??o da professora para que cada aluno encontre uma quest?o de vestibular, ENEM ou concurso p?blico referente ao subtema em estudo. Essas quest?es devem ser enviadas a dois alunos volunt?rios para que identifiquem aquelas repetidas e fa?am um arquivo com as restantes para envio eletr?nico ? professora, com os referidos gabaritos.

6? semana: Devolu??o das s?nteses, com as devidas observa??es para refa??o. Coment?rios da professora sobre algumas quest?es relevantes surgidas durante o desenvolvimento do trabalho e apresenta??es dos grupos. Estas s?nteses compor?o o relat?rio final a ser elaborado pelos alunos.

7? semana: Resolu??o de algumas quest?es enviadas pelos alunos e pr?-selecionadas pela professora, refor?ando conceitos ou aspectos relevantes. O banco de quest?es ser? utilizado para elabora??o de uma parte da prova institucional, se ela for obrigat?ria pela coordena??o pedag?gica da escola. Orienta??o para a elabora??o de um relat?rio de pesquisa, que ser? apresentado na semana seguinte.

8? semana: Recolhimento dos relat?rios de pesquisa e coment?rios individualizados aos grupos sobre os mesmos.

?

Relat?rio de pesquisa

Um relat?rio de pesquisa deve ser organizado de modo a citar a atividade proposta, as fontes, os procedimentos, o cronograma, as principais informa??es coletadas e as conclus?es do grupo sobre o tema pesquisado.

Trata-se de um texto narrativo-dissertativo, com introdu??o, desenvolvimento e conclus?o.

Orienta??es b?sicas de como elaborar um relat?rio de pesquisa podem ser encontradas em http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf

Recursos Complementares

Agricultura familiar, PRONAF: www.mda.gov.br

Constitui??o Federal Brasileira, art. 170 e 184. www.planalto.gov.br

Dez novos caminhos para a produ??o respons?vel e o consumo consciente: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/12_12_19_decalogo_akatu_final.pdf

Divis?o internacional do trabalho: http://geoincognita.blogspot.com.br/2012/04/divisao-internacional-do-trabalho-dit.html

Fome. http://www.infoescola.com/sociologia/fome/

Fome no Brasil. http://www.brasilescola.com/brasil/fome-no-brasil.htm

Informa??es sobre a tem?tica agr?ria brasileira: http://www2.fct.unesp.br/nera/index.php

Matriz de refer?ncia para o ENEM:

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio ? ODM:  www.pnud.org.br/ODM

O mapa da fome. http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf

O problema da fome no capitalismo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338

ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal. 

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

OBS: O artigo ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a p?gina, ?s vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao

AM- Programa Alimentar Mundial. http://www.wfp.org/

Proje??es do agroneg?cio brasileirowww.mapa.gov.br

Site do Minist?rio de Desenvolvimento Social e Combate ? Fome no Brasil:   www.mds.gov.br

Avaliação

Envolvimento nas atividades propostas; apresenta??es orais (slide, conte?do e comunica??o oral); texto dissertativo (s?ntese da tem?tica estudada); resumo acad?mico; garimpagem e resolu??o de quest?es relacionadas ao tema em diferentes situa??es: ENEM, vestibulares e concursos.