Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o |
Geografia ? a ci?ncia que se ocupa das quest?es contempor?neas. Concentra??o de renda, fome, desigualdades, no entanto, n?o s?o temas atuais. Ao contr?rio, ele nos acompanham historicamente. A tem?tica selecionada nesta aula situa-se na interface das rela??es sociais, econ?micas, pol?ticas, ambientais e culturais das diferentes sociedades. Compreender seus fundamentos ajuda a desvendar a ordem mundial ? qual estamos submetidos, proporcionando condi??es para a sua transforma??o.
Esta atividade permite a constru??o e exerc?cio das cinco habilidades elencadas na matriz de refer?ncia para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fen?menos; enfrentar situa??es-problema; construir argumenta??o; elaborar propostas.(MEC, 2009) Oportuniza aos alunos a condi??o de se tornarem protagonistas do pr?prio conhecimento. Prop?e tamb?m uma condi??o did?tico-pedag?gica que favorece o conhecimento de um esfor?o universal, destacando o papel das pessoas e das institui??es, especialmente da ONU, para a minimiza??o de situa??es desfavor?veis em que vivem milh?es de pessoas.
O car?ter investigativo da aula est? sintetizado no t?tulo, apresentado na forma interrogativa. A explora??o dos oito subtemas propostos proporciona oportunidade para que os alunos desvendem parte da sua complexidade.
Sugere-se que esta atividade seja desenvolvida no terceiro ano do ensino m?dio, quando os alunos j? conhecem conceitos de divis?o internacional do trabalho, rela??es de poder, o papel das institui??es, o lugar como uma das categorias de an?lise da geografia, e conflitos agr?rios.
Conte?do program?tico sugerido para compreens?o do fen?meno a ser estudado: A distribui??o da popula??o, da riqueza e da pobreza no mundo. Subtemas: Produ??o, concentra??o de renda e fome; Acesso aos bens produzidos.
Base te?rica: Divis?o internacional do trabalho; Rela??o entre fome e capitalismo; Concentra??o da riqueza; O papel da UNU.
A an?lise do mapa disposto na sequ?ncia facilita a visualiza??o dos alunos e a explica??o do professor.
Fonte:O mapa da fome. Infogr?fico. Acesso em 22/jan/2013.
Dispon?vel em http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf
?
Atividade sugerida para a 3? s?rie do ensino m?dio.
- A professora far? a apresenta??o do tema aos alunos e explicar? a base te?rica;
- Em grupo de 5 alunos os temas ser?o pesquisados e apresentados ? sala, em forma de slide, v?deo ou dramatiza??o;
- Os temas ser?o distribu?dos por sorteio;
- O desenvolvimento do trabalho seguir? a estrutura de um pr?-projeto de pesquisa: tema, t?tulo, justificativa, problematiza??o, objetivo, hip?tese, metodologia, cronograma, refer?ncias bibliogr?ficas;
- Fontes de pesquisa: livro did?tico, atlas geogr?fico, sites, jornais impressos, revistas etc.
- O resultado final ser? apresentado em forma de relat?rio de pesquisa.
? |
Estrutura de um pr?-projeto de pesquisa? Tema: Vis?o gen?rica do assunto. Neste caso, o tema ? indicado pelo professor. t?tulo: Demonstra o recorte tem?tico feito pelo grupo de alunos, sintetizando o enfoque priorizado. Justificativa:A relev?ncia do assunto a ser tratado. Objetivos: O que o grupo pretende realizar com a investiga??o proposta. Hip?teses: Ideia inicial sobre o assunto. Metodologia: Como ser? desenvolvido o trabalho. Cronograma: Organiza??o do tempo e das a??es. Refer?ncias: Fontes de pesquisa utilizadas. |
?
Temas para pesquisa em grupo:
Subtemas |
Ilustra??es |
T?tulos |
1 |
|
Adam Smith e a riqueza das na??es: h? atualidade em suas ideias? |
2 |
|
ODM ? Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio: o que ? e para que serve? ? |
3 |
|
? A FAO na quest?o alimentar internacional: ela est? em nosso cotidiano? |
4 |
|
Minha cidade (cidade onde est? localizada a escola ou de origem dos alunos), o PAA (Programa de Aquisi??o de Alimentos) e a seguran?a alimentar: um estudo de caso. Qual ? a import?ncia do lugar? |
5 |
|
A fome e os estoques internacionais de alimentos. H? conflito entre os artigos 170 e 184 da Constitui??o Federal de 1988? |
6 |
|
Jos? Graziano da Silva: do programa Fome Zero ? diretoria internacional da FAO. Como um brasileiro chegou l?? ? |
7 |
|
Agricultura familiar X agroneg?cio: o caso brasileiro. Como se explica essa dualidade? ? |
8 |
|
Movimentos sociais de direito ? terra e ? alimenta??o: o caso do MST. Cidadania ou barb?rie na luta pela terra? ? |
?
Observa??o: O tema 4 sugere uma investiga??o sobre a condi??o local relacionada ? fome e ? seguran?a alimentar. No site www.portalodm.com.br, no espa?o Sistemas de indicadores municipais on-line, ? poss?vel encontrar informa??es sobre essa tem?tica nos munic?pios brasileiros.
?
Fonte: www.portalodm.com.br. Acesso em janeiro de 2013.
Outra op??o ? a consulta ao site da prefeitura municipal local, onde geralmente est?o disponibilizados informa??es e endere?os de ?rg?os, departamentos ou entidades afins.
? |
Cronograma (2 aulas por semana)1? semana: Apresenta??o e orienta??o sobre o trabalho a ser desenvolvido. Sorteio dos temas. In?cio das pesquisas, com continuidade em casa; 2? semana: Embasamento te?rico (feito pela professora); 3? semana: Uso do tempo para acertos finais dos trabalhos, pelos membros do grupo; 4? semana: Apresenta??o de 4 grupos (slides, videoclips, dramatiza??es etc). Solicita??o de reda??o de um texto dissertativo, por grupo, sobre a tem?tica desenvolvida. Ao final das apresenta??es deve ser promovido um debate para melhor socializa??o das informa??es relatadas; 5? semana: Apresenta??o oral de 4 grupos. Entrega dos textos dissertativos (at? 2 laudas), sintetizando o aprendizado do grupo com as pesquisas sobre o subtema sorteado e desenvolvido. Solicita??o da professora para que cada aluno encontre uma quest?o de vestibular, ENEM ou concurso p?blico referente ao subtema em estudo. Essas quest?es devem ser enviadas a dois alunos volunt?rios para que identifiquem aquelas repetidas e fa?am um arquivo com as restantes para envio eletr?nico ? professora, com os referidos gabaritos. 6? semana: Devolu??o das s?nteses, com as devidas observa??es para refa??o. Coment?rios da professora sobre algumas quest?es relevantes surgidas durante o desenvolvimento do trabalho e apresenta??es dos grupos. Estas s?nteses compor?o o relat?rio final a ser elaborado pelos alunos. 7? semana: Resolu??o de algumas quest?es enviadas pelos alunos e pr?-selecionadas pela professora, refor?ando conceitos ou aspectos relevantes. O banco de quest?es ser? utilizado para elabora??o de uma parte da prova institucional, se ela for obrigat?ria pela coordena??o pedag?gica da escola. Orienta??o para a elabora??o de um relat?rio de pesquisa, que ser? apresentado na semana seguinte. 8? semana: Recolhimento dos relat?rios de pesquisa e coment?rios individualizados aos grupos sobre os mesmos. |
?
Relat?rio de pesquisaUm relat?rio de pesquisa deve ser organizado de modo a citar a atividade proposta, as fontes, os procedimentos, o cronograma, as principais informa??es coletadas e as conclus?es do grupo sobre o tema pesquisado. Trata-se de um texto narrativo-dissertativo, com introdu??o, desenvolvimento e conclus?o. Orienta??es b?sicas de como elaborar um relat?rio de pesquisa podem ser encontradas em http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf |
Agricultura familiar, PRONAF: www.mda.gov.br
Constitui??o Federal Brasileira, art. 170 e 184. www.planalto.gov.br
Dez novos caminhos para a produ??o respons?vel e o consumo consciente: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/12_12_19_decalogo_akatu_final.pdf
Divis?o internacional do trabalho: http://geoincognita.blogspot.com.br/2012/04/divisao-internacional-do-trabalho-dit.html
Fome. http://www.infoescola.com/sociologia/fome/
Fome no Brasil. http://www.brasilescola.com/brasil/fome-no-brasil.htm
Informa??es sobre a tem?tica agr?ria brasileira: http://www2.fct.unesp.br/nera/index.php
Matriz de refer?ncia para o ENEM:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio ? ODM: www.pnud.org.br/ODM
O mapa da fome. http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf
O problema da fome no capitalismo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338
ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal.
OBS: O artigo ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a p?gina, ?s vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao
AM- Programa Alimentar Mundial. http://www.wfp.org/
Proje??es do agroneg?cio brasileiro: www.mapa.gov.br
Site do Minist?rio de Desenvolvimento Social e Combate ? Fome no Brasil: www.mds.gov.br
Envolvimento nas atividades propostas; apresenta??es orais (slide, conte?do e comunica??o oral); texto dissertativo (s?ntese da tem?tica estudada); resumo acad?mico; garimpagem e resolu??o de quest?es relacionadas ao tema em diferentes situa??es: ENEM, vestibulares e concursos.