Portal do Professor

Início do Conteúdo

MEU NOME CANTADO.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer músicas que trabalhem os nomes;
  • Saber que existem muitos tipos de nomes.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem saber que as pessoas têm nomes; fazer criações com o se próprio nome; cantar músicas parodiadas com o seu nome.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1:  Cantar e escolha  músicas

1º Momento: O professor procura  músicas que trabalhem o nome de pessoas.

Sugestão:

  • “Todos os nomes” de Bia Bedran

  • “Nomes de Gente” de Geraldo Azevedo e Renato Rocha.

Obs.  O professor deverá trazer para sala a música impressa, como também colocar a música no som para que as crianças possam ouví-las varias vezes. 

 Atividade 2 - Construir uma paródia com uma música cantada em sala de aula.

1º momento: O professor escolhe uma das músicas trabalhadas em sala para parodiar. Fala-se o que é uma paródia e como a gente pode estar colocando os nomes das crianças na música. Cada nome na música de  Bia Bedram rima com alguma coisa. O professor começa colocando o nome de uma criança e pergunta com que o nome dela pode rimar. As crianças vão sendo instigadas a pensar em palavras que rimem com cada nome e assim construindo a paródia.

2º Momento: Após a construção da paródia, o professor digita a música e entrega para cada criança uma cópia e canta para que elas poçam ouvir como ficou, em seguida, as crianças aprendem a cantar.

OBS.: Para as crianças não alfabetizadas elas podem está acompanhando, visto que trabalhamos com a perspectiva de letramento.

Avaliação

Avalia-se se a criança:

  • participou da construção da paródia opinando e falando palavras que rimam com tal nome;
  • se cantou e aprendeu algumas das músicas tocadas.