![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Dayany Barros Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza c?clica da Natureza |
Conhecer o ciclo da ?gua;
Identificar as etapas do ciclo da ?gua atrav?s de um experimento pr?tico;
Reconhecer que o fen?meno clim?tico seca ? um problema ocasionado pela falta de precipita??o (chuvas).
Conhecimento sobre os estados f?sicos da ?gua (l?quido, gasoso e s?lido).
Para esta atividade ser?o utilizados os seguintes recursos:
folhas de papel of?cio;
canetinhas e l?pis de cor.
Em sala de aula, recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos ?De onde vem a ?gua??, ?Por que a chuva cai das nuvens?? e ?O que ? ciclo da ?gua??. O docente dever? solicitar que os alunos verifiquem como ocorre o ciclo da ?gua a partir do v?deo ?Nasa: The Water Cycle? <http://www.youtube.com/watch?v=0_c0ZzZfC8c&feature=player_embedded> (Acesso: 30/07/2012) e desenhem em duplas como acontece o ciclo da ?gua nomeando suas etapas.
?
IMAGEM 1 - V?DEO ?NASA: THE WATER CYCLE?
Fonte: <http://www.youtube.com/watch?v=0_c0ZzZfC8c&feature=player_embedded> (Acesso: 30/07/2012)
?
Os alunos assistir?o ao v?deo, logo ap?s, se dividir?o em duplas onde dever?o produzir os desenhos e nomear as etapas do ciclo da ?gua.
As duplas estar?o apresentando para a turma os seus desenhos sobre o ciclo da ?gua. Sugere-se que o professor incentive a discuss?o na turma, usando os seguintes questionamentos: ?Por que o ciclo da ?gua recebe esse nome??, ?O ser humano pode interferir no ciclo da ?gua? Como??, ?A quantidade de ?gua no planeta aumenta ou diminui com o ciclo da ?gua? Por qu???.
O docente dever? explicar que o ciclo da ?gua tamb?m recebe o nome de ciclo hidrol?gico e que, durante o processo desse ciclo, a ?gua passa pelos estados s?lido, l?quido e gasoso. Ap?s a explica??o, sugere-se que o professor solicite que os alunos identifiquem esses estados da ?gua em seus desenhos.
?
Para a atividade ser?o necess?rios os seguintes materiais:
pote de vidro transparente (como os potes de azeitona em conserva ou similares) com tampa;
cubos de gelo;
fita adesiva;
canetinhas coloridas;
?gua morna.
Em sala de aula, sugere-se que o docente informe aos alunos sobre a realiza??o de uma experi?ncia onde visualizar?o o ciclo hidrol?gico, e solicite que anotem no caderno as observa??es feitas durante o processo.
Recomenda-se que a turma seja organizada em semic?rculo para que todos possam visualizar a experi?ncia da melhor maneira poss?vel.
O docente dever? seguir as seguintes etapas:
1?. Colocar a ?gua morna at? a metade do pote de vidro e depois fechar com a tampa;
2?. Quando as paredes do pote come?arem a ?suar? dever?o ser depositados dois cubos de gelo em cima da tampa (ver imagem 2).
?
IMAGEM 02 - EXPERI?NCIA CIENT?FICA
Fonte: http://www.recreio.com.br/ (Acesso: 19/06/ 2012)
?
O docente dever? explicar que os alunos realizar?o em casa uma experi?ncia similar ? primeira. Para tanto, ser?o utilizados os mesmos materiais da experi?ncia anterior, por?m agora ?gua dever? estar em temperatura ambiente.
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos a execu??o das seguintes etapas:
1?. Colocar ?gua no pote de vidro at? a metade e depois fechar com a tampa;
2?. Marcar o n?vel atingido pela ?gua com a canetinha no pote de vidro;
3?. Deixar o pote de vidro exposto ao sol;
4?. Com a forma??o de gotinhas nas paredes do pote, colocar os cubos de gelos em cima da tampa.
Realizadas as experi?ncias, o professor dever? perguntar o que os alunos observaram e depois solicitar a apresenta??o os resultados da experi?ncia realizada em casa. O docente dever? questionar ?As duas experi?ncias apresentaram os mesmos resultados? O que ocorreu de diferente? Por qu???. Sugere-se que a produ??o de uma tabela, para sistematizar compara??o dos resultados alcan?ados nas duas experi?ncias.
?
Em sala de aula, recomenda-se que o professor indague a turma ?Ser? que o ciclo da ?gua ocorre regularmente em todos os lugares? Quais s?o os fatores que prejudicam o ciclo da ?gua??. O docente dever? apresentar a m?sica ?Asa Branca? <http://www.youtube.com/watch?v=z8iCB2E9kek&feature=player_embedded#!> (Acesso: 31/07/2012) dos compositores nordestinos Lu?s Gonzaga e Humberto Teixeira.
Recomenda-se que o professor explique que os alunos organizados em duplas ir?o receber uma c?pia da letra da m?sica <http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/47081/> (Acesso: 27/06/2012) para analisar e responder os seguintes questionamentos:
Os compositores utilizam algumas palavras para representar a situa??o de um local. Que palavras s?o essas? As palavras se referem a que problema?
O que acontece quando o ciclo da ?gua demora a completar-se, ou seja, demora a chover? Quais as regi?es onde isso mais acontece?
Prop?e-se que ap?s as duplas terminarem de responder os questionamentos, o professor apresente a m?sica ?A volta da Asa Branca? <http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/664045/> (Acesso: 31/07/2012) dos mesmos compositores e depois questione ?O que aconteceu para o personagem da m?sica ficar feliz na segunda m?sica??. As duplas dever?o apresentar as respostas aos questionamentos e depois juntamente com o professor realizar uma compara??o entre as duas situa??es apresentadas nas m?sicas. Ap?s essa compara??o, prop?e-se que seja constru?da coletivamente no quadro uma lista de caracter?sticas do fen?meno clim?tico seca a partir do que foi apresentado nas m?sicas.
? O ciclo da ?gua http://www.montanheiros.com/jogos/ciclo_agua.pdf - Acesso: 31/07/2012
? Ciclo da ?gua http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-ciclo-da-agua-8.php - Acesso: 31/07/2012
? O ciclo da ?gua http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9996 - Acesso: 31/07/2012
? O que acontece ?s po?as de ?gua? http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11234 - Acesso: 31/07/2012
? Granizo http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11527 - Acesso: 31/07/2012
? Ficha ?gua 2: efeitos da temperatura sobre a ?gua - evapora??o (mudan?as de estado)
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11081 - Acesso: 31/07/2012
Na atividade 1, o professor poder? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o ao ciclo da ?gua por meio da produ??o dos desenhos . Na atividade 2, o professor poder? averiguar se os alunos identificaram as etapas do ciclo da ?gua, a partir da rela??o entre as experi?ncias realizadas. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes compreenderam, atrav?s da compara??o entre as m?sicas e por meio da lista de caracter?sticas, que a seca ? um problema acarretado pela falta de precipita??o (chuvas), bem como sobre suas consequ?ncias.