Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Forma??o territorial brasileira |
Identificar a localiza??o, a diferencia??o entre mar territorial brasileiro e a nova denomina??o como Amaz?nia azul;
Reconhecer as dimens?es geopol?tica, econ?mica e tecnol?gica que envolvem o mar territorial brasileiro;
Estabelecer rela??o entre o tema da aula e os conceitos geogr?ficos de regi?o e territ?rio.
Regionaliza??o do Brasil
Mar territorial brasileiro
Conceito geogr?fico de regi?o
Conceito geogr?fico de territ?rio
Atividade proposta para a 2? s?rie do ensino m?dio.
Atividade 1
A disposi??o interrogativa do t?tulo ? um convite ? investiga??o. Ele, por si, j? se constitui na principal problematiza??o proposta nesta aula.
Como a??o introdut?ria, o professor dever? projetar o v?deo sugerido abaixo, utilizando o laborat?rio de inform?tica ou outro recurso multim?dia dispon?vel na escola. Em oito minutos, o v?deo demonstra uma vis?o geral sobre a divis?o pol?tico-administrativa do Brasil. O t?tulo ? Regi?es do Brasil.
Ap?s o v?deo, o professor dever? formar cinco grupos de alunos, atribuindo a cada um deles a tarefa de investigar a caracteriza??o geogr?fica das regi?es brasileiras, distribuindo uma regi?o para cada grupo. As investiga??es dever?o ser feitas no atlas geogr?fico, anotando no caderno as principais informa??es pol?tico-administrativas das regi?es estabelecidas pelo IBGE: localiza??o, estados e capitais correspondentes, caracteriza??o socioecon?mica, caracteriza??o climatobot?nica, e outras particularidades regionais relevantes.
O professor dever? afixar um mapa pol?tico do Brasil na lousa, convidando cada grupo para expor as principais informa??es coletadas no atlas geogr?fico. ? o momento da socializa??o das pesquisas, por meio de exposi??es orais espont?neas, favorecendo a vis?o geral sobre a regionaliza??o do pa?s.
Atividade 2
Os procedimentos da atividade 1 pretendem revisar e contextualizar a regionaliza??o brasileira, j? estudada no ensino fundamental. A atividade 2 introduz o tema Amaz?nia azul, numa perspectiva que coloca o aluno como protagonista do pr?prio conhecimento.
Ele dever? ser apresentado como algo a ser pesquisado pelos alunos. O professor dever? sugerir uma leitura em voz alta, intercalando os alunos leitores, garantindo a participa??o de todos. A mat?ria est? dispon?vel no site do Minist?rio da Marinha, dispon?vel em http://mar.mil.br/menu_v/ccsm/temas_relevantes/am_azul_mb.htm.
Para essa atividade utiliza-se o laborat?rio de inform?tica ou c?pia impressa da mat?ria, onde est?o descritas as caracteriza??es f?sicas e as principais potencialidades da referida ?rea.
Al?m da leitura, os alunos assistir?o ao v?deo proposto, cujo objetivo ? municiarem-se com informa??es diversificadas e consistentes sobre o tema proposto.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-gEDE8qZNgs Acesso em 10/06/2013.
Al?m do v?deo indicado anteriormente, recomendado para que seja assistido coletivamente, sugere-se a apresenta??o dos v?deos indicados na sequ?ncia. O professor dever? organizar os alunos em tr?s grupos, de modo que cada um deles assista a um dos v?deos. Intenciona-se com essa fragmenta??o proposital, que, durante a socializa??o das respostas, haja complementa??o das informa??es, a partir da apreens?o diferenciada dos tr?s grupos.
Amaz?nia azul - Debate Brasil 1: http://www.youtube.com/watch?v=aGWiXHKwWB8
Amaz?nia azul ? Debate Brasil 2: https://www.youtube.com/watch?v=kLpi9vWNWsM
Amaz?nia azul ? Debate Brasil 3: https://www.youtube.com/watch?v=QEUYOxAI3AE
?
A leitura, os v?deos e outras informa??es apreendidas devem subsidiar as seguintes respostas:
1- O que se entende por Amaz?nia azul? Por que recebe esse nome?
2- Somos donos dessas ?guas ou apenas temos o direito de uso e explora??o?
3- Qual ? a sua import?ncia?
4- Qual a ?rea, a localiza??o da mesma e os seus limites territoriais?
5- A quem est?o confiadas a sua seguran?a, administra??o e defini??o de planos estrat?gicos de ocupa??o e desenvolvimento?
6- Em rela??o a essa nova fronteira brasileira, explique a caracteriza??o das vertentes:
a- Econ?mica (Riquezas)
b- Ambiental
c- Cient?fica
d- Soberania
7- Qual ? a diferen?a entre Amaz?nia azul e mar territorial brasileiro?
8- Quem define a extens?o do mar territorial de um pa?s? E a da Amaz?nia azul? Explique.
9- Pode-se dizer que se trata da sexta regi?o brasileira? Justifique sua resposta.
9- Considerando o conceito geogr?fico de regi?o e territ?rio, a Amaz?nia azul pode ser considerada como tal? Justifique sua resposta.
As perguntas devem ser respondidas no caderno ou em arquivo de Word e a socializa??o das respostas permitir? a expans?o das informa??es. Por meio de um di?logo, os alunos responder?o as quest?es propostas, comentando os resultados de suas investiga??es.
Ap?s essa etapa, o professor dever? desenvolver uma atividade com imagem, cujo objetivo ? detectar a percep??o dos alunos sobre a tem?tica em estudo. Sugere-se a apresenta??o de um conjunto de imagens para que sejam identificadas as m?ltiplas rela??es da sociedade brasileira com o mar: obten??o de alimentos, turismo, com?rcio costeiro e internacional, extra??o de petr?leo, entre outras. Esses diferentes usos dever?o ser identificados oralmente, enquanto o professor estiver projetando as imagens.
|
|
http://quadroseretratos.wordpress.com/2012/05/19/minha-jangada-vai-sair-pro-mar/ |
http://www.petroquimica.com.br/edicoes/ed_231/ed_231a.html ? |
?
Ao final, o professor dever? propor a reda??o de um texto dissertativo, com at? 30 linhas digitadas. O professor dever? dividir os alunos em dez grupos, atribuindo um tema para cada um deles.
Sugest?es de temas para reda??o:
1- Amaz?nia azul: o que ?? Onde fica?
2- Amaz?nia azul: oportunidade profissional e cidadania para jovens brasileiros do s?culo XXI
3- Voc? sabe o que significa mar territorial?
4- Quem cuida do nosso mar territorial?
5- Quais s?o as riquezas da Amaz?nia azul?
6- O que se entende por ci?ncias do mar?
7- O que ? navega??o de cabotagem?
8- Quantos portos mar?timos tem o Brasil? O que recebem e o que escoam?
9- Ainda h? espa?o para a pesca artesanal?
10- Sol, mar e praia: como exploramos o turismo tropical?
?
Atividade 3
O tema Amaz?nia azul ainda ? pouco conhecido da maior parte dos brasileiros, principalmente para quem vive distante da costa mar?tima. Sugere-se um fechamento criativo da aula, estendendo o conhecimento adquirido para o p?blico externo. Para isso, os alunos dever?o transformar seus textos em podcasts para inser??o no site da escola. Outro canal de divulga??o s?o as r?dios locais. Ao serem gravados, o tempo de cada comunica??o n?o deve exceder a dois minutos.
As grava??es poder?o ser feitas na pr?pria escola, com apoio do professor de inform?tica, ou no est?dio de uma r?dio local. Orienta??es b?sicas sobre como criar um podcast s?o encontradas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89
As r?dios comunit?rias e as r?dios educativas s?o canais permanentemente abertos a esse tipo de iniciativa. Muitas r?dios comerciais tamb?m demonstram receptividade a a??es desenvolvidas por escolas, ampliando as possibilidades de atua??o, sem custos para as mesmas.
Pedagogicamente, essa experi?ncia contribui para o exerc?cio da s?ntese e da comunica??o oral, al?m de estender as a??es sociais da escola para al?m dos seus muros.
Matriz de refer?ncia para o ENEM 2009:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
Nas ondas do r?dio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2062
Podcasts: ferramentas a servi?o da educa??o
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25466
As reda??es dissertativas devem seguir os crit?rios da norma culta da l?ngua portuguesa, manter fidedignidade ao tema proposto e citar a(s) fonte(s) de pesquisa. De maneira coerente, deve conter as palavras chave predefinidas pelo professor.
Interesse e envolvimento na tem?tica proposta, bem como pontualidade na execu??o das tarefas tamb?m s?o quesitos considerados como instrumentos de avalia??o.