Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade |
Investigar as caracter?sticas do programa federal Ci?ncia sem fronteiras e avaliar vantagens e oportunidades de se concorrer a uma vaga;
Identificar as universidades parceiras e os respectivos pa?ses onde se localizam, bem como os ganhos bilaterais dessa parceria do Brasil com outros pa?ses;
Analisar a atual fase do desenvolvimento brasileiro, reconhecendo alguns de seus esfor?os para sua consolida??o como uma das lideran?as regionais e mundiais, e identificando o papel dos governos, das institui??es, da fam?lia e do cidad?o.
Ascens?o social: conceito
Sociograma: defini??o e aplica??o
Parcerias institucionais internacionais: caracteriza??o hist?rico-pol?tica
Desenvolvimento e subdesenvolvimento: conceitua??o
A condi??o econ?mica, social e pol?tica brasileira como pa?s emergente
Prosa argumentativa: caracteriza??o
Atividade sugerida para alunos das tr?s s?ries do Ensino M?dio.
Atividade 1
http://gartic.uol.com.br/diego_sci/desenho-jogo/grafico
A contribui??o dos professores de Matem?tica, Sociologia e L?ngua portuguesa enriquecer? esta atividade. Matem?tica instrumentalizar? os alunos na tabula??o dos dados para elabora??o de um sociograma sugerido para visualiza??o do perfil socioecon?mico da turma. Sociologia contribuir? na interpreta??o dos resultados e na contextualiza??o sociol?gica da turma. L?ngua portuguesa contribuir? na instrumentaliza??o da atividade s?ntese, proposta no final do trabalho. Cada aluno dever? responder um question?rio impresso ou virtual, elaborado pelo professor. A tabula??o dever? ser feita manual ou eletronicamente, garantindo transpar?ncia ao longo do processo.
Sugest?o de question?rio a ser aplicado:
Idade: ...... anos
Sexo: ( ) F ( ) M
Escola em que cursou o ensino fundamenta: ( ) p?bica ( ) privada ( ) outra ........
Estado civil ( ) casado ( ) solteiro ( ) outro ................
Profiss?o: ...........................
Rendimento em sal?rios m?nimos: ( ) sem rendimento ( ) at? 1 s. m. ( ) entre 1 e 3 s. m. ( ) mais de 3 s. m. ( ) desempregado
Local de resid?ncia: ( ) cidade ( ) campo
Profiss?o do pai: .................................
Rendimento do pai: ( ) sem rendimento ( ) at? 1 s. m. ( ) entre 1 e 3 s. m. ( ) mais de 3 s. m.
( ) desempregado
Escolaridade do pai: ( ) analfabeto ( ) ensino fundamental incompleto ( ) ensino fundamental completo ( ) ensino m?dio incompleto ( ) ensino m?dio completo ( ) ensino superior completo
Profiss?o da m?e: .................................
Rendimento da m?e: ( ) sem rendimento ( ) at? 1 s. m. ( ) entre 1 e 3 s. m. ( ) mais de 3 s. m.
( ) desempregado
Escolaridade da m?e: ( ) analfabeto ( ) ensino fundamental incompleto ( ) ensino fundamental completo ( ) ensino m?dio incompleto ( ) ensino m?dio completo ( ) ensino superior completo
Objetiva-se, com esse recurso, que os alunos percebam a sua atual condi??o socioecon?mica, considerando-a no conjunto da fam?lia. Para alunos oriundos de fam?lias de baixa renda, mesmo ainda cursando o ensino m?dio, ? muito prov?vel que j? somem mais anos de escolaridade do que a m?dia dos pais.
Por se tratar de tema instigante e diretamente relacionado ? vida dos alunos, o professor dever? propor um debate, com o seguinte tema: De que maneira a educa??o pode contribuir para a ascens?o social do cidad?o?
Antes, por?m, o professor dever? munici?-los com argumentos, por meio de leituras direcionadas. A turma dever? ser dividida em quatro grupos de estudo, sendo que as leituras poder?o ser feitas no laborat?rio de inform?tica ou em textos impressos. Sugest?o de temas e de estrat?gias de trabalho.
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Grupo 1: Vis?o do senso comum sobre a educa??o como agente de mobilidade social
http://www.canstockphoto.com.br/entrevista-2133774.htm Propositalmente, esse grupo n?o far? as leituras recomendadas. Os alunos discutir?o a sua vis?o sobre o tema e as anotar?o no caderno. Al?m da pr?pria vis?o, entrevistar?o outros colegas, professores, funcion?rios da escola, familiares e pessoas diversas. A pergunta ser?: Voc? acha que a educa??o pode melhorar a vida das pessoas? Como? Pretende-se observar, muito provavelmente, a concord?ncia de opini?o, por?m uma certa ingenuidade ou indefini??o quanto ? materializa??o desse ideal. ? ? ? |
Grupo 3: Milh?es de brasileiros ascenderam ? classe m?dia no Brasil. O que significa isso? Quais s?o as suas novas necessidades?
Fontes de pesquisa A volta da mobilidade social http://ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=521 Desigualdades sociais no Brasil: an?lise hist?rica e sociol?gica ? |
Grupo 2: O que ? ascens?o social? Ela se estende a todas as sociedades?
1-http://carmeladutra1006.blogspot.com.br/2010/12/seminario-de-historia.html 2-http://www.hipnose.pw/2010/08/castas-indianas-prestes-serem-marcadas.html Fontes de pesquisa Breve defini??o sobre ascens?o social http://www.brasilescola.com/sociologia/breve-definicao-ascensao-social.htm Ascens?o social recorde forma o novo Brasil classe m?dia http://www.advivo.com.br/blog/claudio-ribeiro/ascensao-social-recorde-forma-o-novo-brasil-classe-media |
Grupo 4: A educa??o ? a ?nica respons?vel pela ascens?o social das pessoas?
http://www.ilafox.com/2011_06_01_archive.html Fonte de pesquisa Classe, ra?a e educa??o: o que influencia a mobilidade social no Brasil? ? ? |
Considerando turmas de quarenta alunos, a distribui??o de quatro temas resulta na forma??o de grupos numerosos. Al?m disso, o primeiro tema deve ser atribu?do a poucos alunos. Prop?e-se, ent?o, que se formem subgrupos em cada tema, descentralizando as leituras. Essa estrat?gia contribui para que todos participem do debate, pois ter?o informa??es e argumentos a apresentar. Os subgrupos ser?o formados pelos pr?prios alunos, distribuindo os temas propostos nas fontes de pesquisa. Assim, o mesmo grupo apresentar? informa??es obtidas em mais de uma fonte.
Atividade 2
http://www.infoescola.com/comunicacao/mesa-redonda/
Intenciona-se reproduzir na sala de aula uma discuss?o com o formato de uma mesa redonda. A turma indicar? um moderador, que atuar? como coordenador da mesa. Cada grupo indicar? um aluno representante. Esse aluno dever? anotar as principais informa??es levantadas pelo seu grupo, com o objetivo de apresenta-las na fase inicial do evento. Ap?s as exposi??es, abre-se a discuss?o para a participa??o de todos os alunos da sala. No primeiro momento, os demais alunos s?o ouvintes. Esse procedimento contribui para que exercitem a aten??o e o respeito aos expositores, enquanto anotam quest?es que ser?o abordadas durante o debate final. A partir da observa??o eles poder?o tamb?m complementar ideias n?o apresentadas ou exploradas parcialmente pelos expositores. Informa??es sobre as caracter?sticas de uma mesa redonda podem ser acessadas em http://profenanda.tumblr.com/post/603526406/mesa-redonda.
As leituras efetuadas, as apresenta??es orais, e o di?logo vivenciado pelos alunos, certamente, contribu?ram para a amplia??o de sua vis?o sobre o tema. O professor dever? canalizar essa energia argumentativa para a produ??o textual. Sugere-se que redijam uma carta (prosa demonstrativa) endere?ada a um/a jovem que esteja fora da escola, cuja fam?lia vive em situa??o de exclus?o social: desemprego, abandono, pobreza, minorias ?tnicas, op??o sexual pelo homossexualismo, distanciamento da escola e do lazer, proximidade de gangues urbanas, narcotr?fico ou prostitui??o, entre outras. O conte?do dessa correspond?ncia indicar? ao professor a compreens?o que os alunos tiveram sobre o conte?do em desenvolvimento. Espera-se que consigam ser objetivos, apresentando com l?gica a tem?tica da ascens?o social, evitando vis?es assistencialistas ou que atribuam unicamente ao indiv?duo a responsabilidade pelo ?xito.
Num primeiro momento, o professor dever? recolher e redistribuir as cartas entre os grupos, permitindo que leiam a produ??o textual dos colegas, apontando aspectos, como: elogio ?s argumenta??es e ao estilo de linguagem, e tamb?m apontamentos sobre a identifica??o de ambiguidades, incoer?ncias, ou omiss?es. Esses apontamentos dever?o ser anotados a l?pis. Num segundo momento, o professor dever? sugerir a forma??o de um grande c?rculo de carteiras, estimulando a apresenta??o dos pontos fortes e fracos das produ??es textuais. Ap?s essa fase, os textos ser?o devolvidos aos autores para as corre??es.
Uma vez entregue ao professor a vers?o final, ele dever? fazer suas observa??es, destacando aspectos que considerar relevantes: equ?vocos conceituais, revis?es gramaticais, coes?o e coer?ncia, entre outros aspectos. Informa??es sobre o g?nero textual prosa podem ser acessadas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Prosa
Atividade 3
http://www.ufjf.br/secom/2013/02/18/531-alunos-da-ufjf-se-candidatam-ao-ciencia-sem-fronteiras/
Com o objetivo de demonstrar aos alunos uma iniciativa pr?tica para melhorar a forma??o do jovem brasileiro, o professor dever? solicitar aos alunos que acessem o site http://www.cienciasemfronteirasatn.com.br/.
No laborat?rio de inform?tica ou com mat?ria impressa, os alunos dever?o responder as quest?es propostas. Para agilizar a pesquisa, sugere-se a distribui??o das quest?es entre os grupos formados anteriormente, de modo que as informa??es sejam socializadas ao final do trabalho.
1- Em que se constitui o programa federal Ci?ncia sem fronteiras?
2- Quais os objetivos do programa? Quantas bolsas de estudo disponibiliza?
3- Quem o financia e quais os pa?ses de destino?
4- Por que o Brasil mant?m conv?nio com universidades desses pa?ses?
5- Quais as ?reas priorit?rias?
6- O que ? necess?rio para participar? H? restri??o quanto ? faculdade ou universidade em que o interessado estuda?
7- Esse programa ? recente. Por que houve a necessidade de ampliar a oferta de bolsas de estudo, particularmente em algumas ?reas?
8- At? o momento, quais s?o os pa?ses mais procurados por estudantes brasileiros? Por que?
9- O que o universit?rio participante ganha com o programa? O que o Brasil ganha com tantos cidad?os estudando em outros pa?ses?
10- O Brasil recebe estudantes estrangeiros em nossas universidades? Pesquise sobre isso.
Sugere-se a forma??o de um grande c?rculo com as carteiras, facilitando a socializa??o das informa??es investigadas. Ao final, o professor dever? fazer uma prova??o aos alunos: O programa Ci?ncia sem fronteiras ? direcionado a universit?rios. De que maneira os estudantes secundaristas podem, com anteced?ncia, se preparar para concorrer a uma vaga?
Com esta provoca??o, al?m de informar, o professor demonstra aos adolescentes que a conquista de um sonho ? algo constru?do com esfor?o, dedica??o e preparo t?cnico. Por outro lado, os governantes t?m o dever de criar oportunidades para atender os anseios e as necessidades da popula??o.
Para o encerramento da atividade sugere-se que a socializa??o dos resultados v? al?m da sala de aula. O professor poder? criar duas situa??es para isso:
1- Publica??o dos textos produzidos pelos alunos no jornalzinho e ou no site da escola. Para isso, dever? selecionar alguns, com a ajuda dos professores de Sociologia, Matem?tica, e L?ngua Portuguesa.
2- As produ??es textuais e o conhecimento adquirido ao longo da atividade poder?o ser transformados em podcasts para inser??o no site da escola. Outro canal de divulga??o s?o as r?dios locais. Ao serem gravados, o tempo de cada comunica??o n?o deve exceder a dois minutos.
As grava??es poder?o ser feitas na pr?pria escola, com apoio do professor de inform?tica, ou no est?dio de uma r?dio local. Orienta??es b?sicas sobre como criar um podcast s?o encontradas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89
As r?dios comunit?rias e as r?dios educativas s?o canais permanentemente abertos a esse tipo de iniciativa. Muitas r?dios comerciais tamb?m demonstram receptividade a a??es desenvolvidas por escolas, ampliando as possibilidades de atua??o, sem custos para as mesmas.
Pedagogicamente, essa experi?ncia contribui para o exerc?cio da s?ntese e da comunica??o oral, al?m de estender as a??es sociais da escola para al?m dos seus muros.
Exposi??o oral: debate http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26714
Formas de ingresso do estudante estrangeiro http://www5.usp.br/internacional/formas-de-ingresso/
Matriz de refer?ncia para o ENEM 2009
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
Nas ondas do r?dio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2062
Podcasts: ferramentas a servi?o da educa??o
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25466
PROUNI para estrangeiros? http://www.cartacapital.com.br/politica/prouni-para-estrangeiros/
Os textos escritos, bem como as falas radiof?nicas, devem seguir os crit?rios da norma culta da l?ngua portuguesa, manter fidedignidade ao tema proposto e citar a(s) fonte(s) de pesquisa.
Interesse e envolvimento na tem?tica proposta, bem como pontualidade na entrega tamb?m s?o quesitos considerados como instrumentos de avalia??o.
As apresenta??es orais devem ser pautadas em crit?rios, como clareza, objetividade, comunica??o interpessoal, e dom?nio de conte?do.