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Quanto vale o x?

Autor e Co-autor(es)

Marco Antonio Amaral imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que ao final da aula os alunos conheçam a História da Álgebra, saibam elaborar relatos, efetuar cálculos, operar e consolidar as quatro operações envolvendo números algébricos, elaborar situações-problema, expressar a compreensão sobre cálculos e sobre a elaboração de situações-problema envolvendo números algébricos, utilizar diferentes recursos midiáticos, compreender a linguagem algébrica sobretudo que o raciocínio lógico seja despertado.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria de vital importância que os alunos soubessem operar com números fracionários, números desconhecidos, unidades de medida, expressões numéricas, resolver situações-problema, identificar figuras geométricas e que soubessem trabalhar em equipe.

Estratégias e recursos da aula

Este conteúdo deverá ser desenvolvido por meio de aula dialogada e os estudantes deverão se organizar em equipe de três integrantes.

Os recursos a serem utilizados serão: folha de papel milimetrada e computador com acesso à Internet.

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O professor  poderá iniciar um diálogo para verificar o que os estudantes compreendem sobre a linguagem algébrica e aplicabilidade de cálculos com números desconhecidos.

Na seqüência, poderá instigá-los para que respondam:

  • como era feita a representação do número desconhecido na antiguidade?
  • X pode adquirir qualquer valor?
  • posso representar o número desconhecido com outra letra?

Poderá ainda, explicar os conceitos básicos para o estudo de equações do 1º grau, seu significado e como encontrar o valor das incógnitas.

 

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O estudante deverá copiar a representação gráfica abaixo na folha de papel milimetrada.

Um quadra de esportes têm as seguintes medidas: comprimento (x + 16) e largura (x). Ache o valor de x e calcule o comprimento e a largura da quadra de esportes.

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fonte:http://platea.pntic.mec.es/~ggarci1/descargas/imagenes/papel_mili.gif>

 

Para que os estudantes fixem o conteúdo, conheçam e saibam resolver as equações, o professor poderá solicitar que acessem a animação: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Antonio_miguel_e_Adilson_Sella/index.html

 

 

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O professor poderá utilizar a ficha modelo abaixo e ou ampliá-la para verificar a aprendizagem dos estudantes.

 

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Recursos Complementares

Livros:

GUELLI, O. Equação: O idioma da álgebra. São Paulo: Ática, 2001. IMENES, L. M. P.; LELLIS, M. C. T.; JABUKOVIC, J.

Coleção Para que Serve a Matemática : Álgebra. São Paulo: Atual, 1992. SOUZA, E. R. de.; DINIZ, M. I. de S. V.

Álgebra: das variáveis às equações e funções. São Paulo: CAEM/IME-USP, 1994. LINS, R. C.; GIMENEZ, J.

Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

Sítios Para fundamentar o professor pode indicar o site que trata como Al-Khowârizmî resolveu equações e demonstrou geometricamente seus resultados.

O educador poderá utilizar o artigo O SIGNIFICADO E O PAPEL DO “ERRO” NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 

Avaliação

A verificação da aprendizagem poderá ocorrer ao longo do processo de desenvolvimento das atividades. Na oportunidade, será observado se os estudantes conseguiram acompanhar os objetivos propostos para este conteúdo bem como as ações relativas à apropriação e aprendizagem. Como elemento motivador, também poderá solicitar que fixem no mural do colégio/escola todas as produções que elaboraram. O professor poderá utilizar a ficha de verificação da aprendizagem por meio do rubrica que está disponivel nas estratégias. O estudante poderá fazer a leitura das informações contidas e apontar em que nível se situa para, posteriormente, dialogar com o professor. Cabe ao professor optar por inserir valores à cada nível.