Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Espera-se que ao final da aula os alunos conheçam a História da Álgebra, saibam elaborar relatos, efetuar cálculos, operar e consolidar as quatro operações envolvendo números algébricos, elaborar situações-problema, expressar a compreensão sobre cálculos e sobre a elaboração de situações-problema envolvendo números algébricos, utilizar diferentes recursos midiáticos, compreender a linguagem algébrica sobretudo que o raciocínio lógico seja despertado.
Seria de vital importância que os alunos soubessem operar com números fracionários, números desconhecidos, unidades de medida, expressões numéricas, resolver situações-problema, identificar figuras geométricas e que soubessem trabalhar em equipe.
Este conteúdo deverá ser desenvolvido por meio de aula dialogada e os estudantes deverão se organizar em equipe de três integrantes.
Os recursos a serem utilizados serão: folha de papel milimetrada e computador com acesso à Internet.
O professor poderá iniciar um diálogo para verificar o que os estudantes compreendem sobre a linguagem algébrica e aplicabilidade de cálculos com números desconhecidos.
Na seqüência, poderá instigá-los para que respondam:
Poderá ainda, explicar os conceitos básicos para o estudo de equações do 1º grau, seu significado e como encontrar o valor das incógnitas.
O estudante deverá copiar a representação gráfica abaixo na folha de papel milimetrada.
Um quadra de esportes têm as seguintes medidas: comprimento (x + 16) e largura (x). Ache o valor de x e calcule o comprimento e a largura da quadra de esportes.
fonte:http://platea.pntic.mec.es/~ggarci1/descargas/imagenes/papel_mili.gif>
Para que os estudantes fixem o conteúdo, conheçam e saibam resolver as equações, o professor poderá solicitar que acessem a animação: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Antonio_miguel_e_Adilson_Sella/index.html
O professor poderá utilizar a ficha modelo abaixo e ou ampliá-la para verificar a aprendizagem dos estudantes.
Livros:
GUELLI, O. Equação: O idioma da álgebra. São Paulo: Ática, 2001. IMENES, L. M. P.; LELLIS, M. C. T.; JABUKOVIC, J.
Coleção Para que Serve a Matemática : Álgebra. São Paulo: Atual, 1992. SOUZA, E. R. de.; DINIZ, M. I. de S. V.
Álgebra: das variáveis às equações e funções. São Paulo: CAEM/IME-USP, 1994. LINS, R. C.; GIMENEZ, J.
Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
Sítios Para fundamentar o professor pode indicar o site