Portal do Professor

Início do Conteúdo

SEQUÊNCIA COM BLOCOS

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer sequencias mediante a regularidade dos atributos observados nas figuras geométricas.

Duração das atividades

A atividade terá a duração de 35 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificação dos atributos das figuras geométricas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade: Seriar figuras geométricas

1º Momento- Construção de uma sequência com a participação das crianças. O professor deverá orientá-las para escolher um atributo dentre os apresentados (forma, cor, espessura, tamanho) e depois montar uma sequência, anunciando o atributo em voz alta.

 

2º Momento-  Desenvolver a atividade em dupla. O segundo passo é trabalhar em dupla, pensando e compartilhando as relações de sequência. Nesse momento o professor orienta as duplas para que escolham um atributo, de modo que construam a sua própria sequência, como pode ser observado na figura abaixo:

Avaliação

Observar se as crianças conseguiram perceber e criar uma seqüência com os blocos, de modo que apresentem uma regularidade na sua composição.