Portal do Professor

Início do Conteúdo

AS FORMAS GEOMETRICAS: é brincando que se aprende.

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a destacar as diferentes propriedades das formas geométricas e compará-las para buscar as propriedades comuns.

Duração das atividades

A atividade será dividida em diferentes momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas, tamanhos e cores.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Fazer agrupamentos de figuras geométricas.


1º momento – O professor deverá iniciar a aula pedindo que as crianças reorganizem as figuras geométricas que estão em um montante no centro da roda da conversa. Nesse momento não interfere, apenas observa como as crianças fazem a organização e solicita que elas expliquem os critérios utilizados.


2º momento – O professor orienta as crianças na organização do desenvolvimento da atividade de separação e agrupamento de figuras geométricas, que deve ser a seguinte:


a) observar todas as propriedades de cada figura geométrica manipulada;
b) falar em voz alta quais são as propriedades encontradas;
c) separá-las tomando como referência a distinção entre as formas;
d) falar em voz alta a diferença pela qual a peça não pode ficar junta à outra;
e) agrupá-las com base na semelhança da forma;
f) falar em voz alta qual a semelhança que indica o agrupamento.


3º momento – O professor traça com giz quatro círculos no assoalho e as crianças executam a ação, distribuindo as peças em cada um. O professor observa a atividade, ajuda as crianças e anota na lousa a fala de cada uma.

undefined

undefined

4º momento - O professor deverá explicar que as formas  geométricas são representações planas dos blocos. Para que compreendam, é necessário que manipulem e construam por meio da experiência. Como pode ser visualizado nas imagens abaixo:

undefined undefined undefined

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar como as crianças conseguem realizar as seguintes ações:

a) destacar todas as propriedades perceptiveis nas figuras geométricas (cor, forma, textura,consistências, cantos, lados entre outras propriedades);

b) contrapor figuras geométricas e verbalizar os diferentes  tamanhos e  diferentes espessuras; 

c) comparar figuras geométricas pelo tamanho e agrupar  por tamanho semelhante e separar por tamanho diferente;

d) destacar as propriedades essenciais de cada figura geométrica estudada  e buscar outras similares, independente de cor, tamanho, espessura e consistência.