Adriana Mongin Puton, Generilza Aparecida Tomazeli Marchiori, Josinelha Aparecida Mongin Rocha Paulino, Lucimar Rigoni Bindeli, Manoella Costa Smider Volponi.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Primeira aula:
1 - Conversa com os alunos para introdu??o do conte?do.
2 - Exposi??o de slides e estudo de textos relacionados ao xadrez:
?
2.1 - Origens do Jogo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez
http://xadrezfarese.blogspot.com.br/2010/06/xadrez-historia-e-contextualizacao.html
http://www.tabuleirodexadrez.com.br/historia-do-xadrez.htm
http://cidademedieval.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html
?
2.2 - Benef?cios da Pr?tica do Xadrez
http://xadrezpt.com/blog/beneficios-do-xadrez/
?
2.3 - Objetivo do Jogo
? um esporte praticado entre duas pessoas e o principal objetivo ? dar o xeque-mate no rei advers?rio, ou seja, coloc?-lo sob amea?a de captura sem que ele tenha como escapar.
?
2.4 - O Tabuleiro
http://br.freepik.com/vetores-gratis/tabuleiro-de-xadrez-e-pecas-de-arte-de-clipe_375975.htm
O tabuleiro de xadrez ? comparado a um campo de batalha. ? um quadrado que possui 64 casas pretas e brancas e dever? ser colocado de modo que cada jogador fique com a sua primeira casa branca ? direita.
?
2.5 - As Pe?as do Jogo
http://tat-marques.blogspot.com.br/2011/03/exposicoes-de-design-decoracao.html
Cada jogador conta com 16 pe?as:
? 1 Rei;
? 1 Rainha ou Dama;
? 2 Bispos;
? 2 Cavalos;
? 2 Torres;
? 8 Pe?es.
?
2.6 - Movimentos das Pe?as
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_do_xadrez
?
Movimentos b?sicos das pe?as
1.TORRE: Pe?a que tem uma for?a n?o absoluta, de 5 em ataque e defesa. Se movimenta sempre em linha reta.
2. BISPO : Se movimenta pelas diagonais.
Vantagem :? uma pe?a mais r?pida pela sua elasticidade em ir e voltar.
Desvantagens: N?o pula pe?as e s? caminha pela casas da cor em que iniciou. Em posi??es fechadas pode ser considerado in?til.
3. CAVALO. Movimenta-se em formas de "L".
Vantagem: Pula suas pe?as e as do oponente. ? uma pe?a de movimenta??o relativamente r?pida e possui m?ltiplos ataques e defesas.
Desvantagem: Pode ficar sobrecarregada nas defesas. Cuidado ? essencial.
4- DAMA: Se movimenta em todas as dire??es, quantas casas estiverem dispon?veis.
Vantagem: Ataques e defesas m?ltiplas.
Desvantagem: N?o deve ser jogada a princ?pio nos primeiros lances. (salvo raras exce??es).
5- PE?O: Movimenta-se sempre na mesma coluna, anda para frente e captura na diagonal.
Vantagem: No primeiro movimento pode caminhar at? duas casas e nas demais jogadas apenas uma casa para frente. Na 8? casa se transforma em outra pe?a com exce??o de um novo rei.
Desvantagens: N?o pula pe?as, n?o retorna, nem captura para tr?s.
6 - O REI - Movimenta-se apenas uma casa pra todos os lados. Deve ser protegido a todo custo.
Vantagem : Pode realizar o roque, trocando de posi??o com a torre. Nos finais de partidas sua atua??o ? decisiva, principalmente em finais de reis e pe?es.
Desvantagens: N?o pula pe?as. Movimenta-se lentamente de uma em uma casa.
http://baquara.com/xadrez/movimentos.htm
2.7 - Como Vencer um Jogo de Xadrez?
Existem dois modos de vit?ria durante uma partida de Xadrez:
? O advers?rio desistir ou abandonar o jogo.
? Dar um xeque-mate no rei advers?rio.
O jogo de xadrez tamb?m pode terminar empatado. Uma partida ? considerada empatada, quando: o jogador ativo n?o puder realizar nenhuma jogada legal ou um dos jogadores propuser e o outro aceitar o empate.
?
3 - Exibi??o do v?deo: ?Xadrez de Todas as Cores?. http://www.youtube.com/watch?v=NavkKM7w-cc.
O professor poder? visualizar esses outros links e poder? escolher outros v?deos para complementar a aula: videoaula01- A Origem do Jogo de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=4D_bAH0aMlI, videoaula 02 - O Tabuleiro de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=B6X0qrL__rw, videoaula 03 - As pe?as do Jogo de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=T8qeWqaNMjI, vida em miniatura: um v?deo-documentario sobre xadrez https://www.youtube.com/watch?v=W0Bhnk9CJ3s.
Segunda aula:
Din?micas e atividades escritas para a fixa??o do conte?do xadrez:
O professor conversa com os alunos e relembra o que foi estudado na aula anterior e prop?e a execu??o de diversas atividades e brincadeiras sobre o xadrez.
1 - Que pe?a ? essa? - cada crian?a dever? pegar uma pe?a que esta sobre uma mesa no centro da sala (onde existem v?rias pe?as aleatoriamente distribu?das) e dirigir-se para a sa?da conforme for sendo realizada a chamada. Ao escolher a pe?a, deve-se lev?-la para o monitor que ir? perguntar o nome da pe?a escolhida e o porque da sua escolha. Essa din?mica objetiva fixar a aprendizagem; desinibir a crian?a frente aos demais e eliminar ou diminuir qualquer receio que esta tenha em rela??o ao jogo de xadrez.
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/oensinodexadrex.pdf
2 - Preencha os quadros abaixo de acordo com os comandos propostos:
a - Identifique, pintando no tabuleiro abaixo com cores diferentes, 1 linha, 1 coluna e 1 diagonal.
b - Observe a tabela e escreva o nome das pe?as e suas quantidades que comp?em o tabuleiro de Xadrez
?
?
http://alemdocaderno.blogspot.com.br/2009/02/atividades-escritas-de-xadrez.html
Terceira aula:
Neste dia os alunos ser?o conduzidos ao laborat?rio de inform?tica da escola, divididos em duplas e far?o a experimenta??o do jogo de xadrez no computador utilizando o jogo presente no sistema linux educacional. No decorrer da aula os alunos ser?o orientados no que for necess?rio e as duplas ser?o trocadas para que ocorra uma maior intera??o de todos.
Quarta e Quinta aulas:
Nestas aulas os alunos ir?o confeccionar um tabuleiro de xadrez com cartolina colorida e tampinhas de garrafas pet.
A turma ser? organizada em duplas e, cada dupla ir? confeccionar um tabuleiro. Inicialmente eles ir?o organizar as pe?as utilizando as tampinhas de garrafas pet.
Os alunos dever?o recortar as pe?as e colar nas tampinhas.
Ap?s esta etapa os alunos dever?o, utilizando a r?gua recortar 08 tiras de cartolina de cada cor. Utilizando a medida da largura da r?gua para que todas as tiras tenham o mesmo tamanho e a mesma largura. Em seguida, com as tiras de cartolinas cortadas os alunos iniciar?o a colagem das mesmas tran?ando as cores para que o tabuleiro fique com a disposi??o de casas claras e escuras ou de duas cores diferentes.
Sexta aula:
Nesta aula os alunos ir?o vivenciar o jogo de xadrez no tabuleiro constru?do por eles pr?prios e ao final da aula ser? realizada uma roda de conversa para fechamento do trabalho realizado, onde ser?o discutidos os pontos positivos e negativos do conte?do trabalhado.
Sites de pesquisa de arquivos, imagens e v?deos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/historia_xadrez/
http://www.tabuleirodexadrez.com.br/historia-do-xadrez.htm
A avalia??o se realizar? atrav?s da observa??o e registro da participa??o dos alunos nas atividades propostas, bem como o capricho e empenho na confec??o do tabuleiro de xadrez, o relacionamento com os colegas durante as atividades propostas e participa??o no debate proposto na roda de conversa.