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APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE O XADREZ

Autor e Co-autor(es)

Gabriela Biancardi Braga imagem do usuário

ICONHA - ES EMEF PADRE ASSIS

Adriana Mongin Puton, Generilza Aparecida Tomazeli Marchiori, Josinelha Aparecida Mongin Rocha Paulino, Lucimar Rigoni Bindeli, Manoella Costa Smider Volponi.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer o jogo de xadrez, bem como sua hist?ria e curiosidades.
  • Desenvolver habilidades diversas atrav?s da pr?tica do xadrez.
  • Identificar cada pe?a do jogo memorizando sua movimenta??o.
  • Aprender as regras do jogo de xadrez atrav?s das atividades da aula.
  • Trabalhar em grupo durante as atividades propostas.

Duração das atividades

6 Aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O aluno precisa ser alfabetizado.
  • Ter um dom?nio b?sico de manuseio do computador.
  • Saber se relacionar com os colegas, uma vez que o jogo se realiza em duplas.
  • Ser tolerante com a vit?ria e a derrota.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:

1 - Conversa com os alunos para introdu??o do conte?do.

2 - Exposi??o de slides e estudo de textos relacionados ao xadrez:

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2.1 - Origens do Jogo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez

http://xadrezfarese.blogspot.com.br/2010/06/xadrez-historia-e-contextualizacao.html

http://www.tabuleirodexadrez.com.br/historia-do-xadrez.htm

http://cidademedieval.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html

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2.2 - Benef?cios da Pr?tica do Xadrez

http://xadrezpt.com/blog/beneficios-do-xadrez/

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2.3 - Objetivo do Jogo

? um esporte praticado entre duas pessoas e o principal objetivo ? dar o xeque-mate no rei advers?rio, ou seja, coloc?-lo sob amea?a de captura sem que ele tenha como escapar.

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2.4 - O Tabuleiro

http://br.freepik.com/vetores-gratis/tabuleiro-de-xadrez-e-pecas-de-arte-de-clipe_375975.htm

O tabuleiro de xadrez ? comparado a um campo de batalha. ? um quadrado que possui 64 casas pretas e brancas e dever? ser colocado de modo que cada jogador fique com a sua primeira casa branca ? direita.

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2.5 - As Pe?as do Jogo

http://tat-marques.blogspot.com.br/2011/03/exposicoes-de-design-decoracao.html

Cada jogador conta com 16 pe?as:

?         1 Rei;

?         1 Rainha ou Dama;

?         2 Bispos;

?         2 Cavalos;

?         2 Torres;

?         8 Pe?es.

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2.6 - Movimentos das Pe?as

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_do_xadrez

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Movimentos b?sicos das pe?as 

1.TORRE: Pe?a que tem uma for?a n?o absoluta, de 5 em ataque e defesa. Se movimenta sempre em linha reta.

[rook.jpg]

2. BISPO : Se movimenta pelas diagonais.
Vantagem :? uma pe?a mais r?pida pela sua elasticidade em ir e voltar. 
Desvantagens: N?o pula pe?as e s? caminha pela casas da cor em que iniciou. Em posi??es fechadas pode ser considerado in?til.



3. CAVALO. Movimenta-se em formas de "L".
Vantagem: Pula suas pe?as e as do oponente. ? uma pe?a de movimenta??o relativamente r?pida e possui m?ltiplos ataques e defesas.
Desvantagem: Pode ficar sobrecarregada nas defesas. Cuidado ? essencial.



4- DAMA: Se movimenta em todas as dire??es, quantas casas estiverem dispon?veis.
Vantagem: Ataques e defesas m?ltiplas.
Desvantagem: N?o deve ser jogada a princ?pio nos primeiros lances. (salvo raras exce??es).





5- PE?O: Movimenta-se sempre na mesma coluna, anda para frente e captura na diagonal. 

Vantagem: No primeiro movimento pode caminhar at? duas casas e nas demais jogadas apenas uma casa para frente. Na 8? casa se transforma em outra pe?a com exce??o de um novo rei.
Desvantagens: N?o pula pe?as, n?o retorna, nem captura para tr?s.



6 - O REI - Movimenta-se apenas uma casa pra todos os lados. Deve ser protegido a todo custo.
Vantagem : Pode realizar o roque, trocando de posi??o com a torre. Nos finais de partidas sua atua??o ? decisiva, principalmente em finais de reis e pe?es.
Desvantagens: N?o pula pe?as. Movimenta-se lentamente de uma em uma casa.

http://baquara.com/xadrez/movimentos.htm

2.7 - Como Vencer um Jogo de Xadrez?

Existem dois modos de vit?ria durante uma partida de Xadrez:

?         O advers?rio desistir ou abandonar o jogo.

?         Dar um xeque-mate no rei advers?rio.

O jogo de xadrez tamb?m pode terminar empatado. Uma partida ? considerada empatada, quando: o jogador ativo n?o puder realizar nenhuma jogada legal ou um dos jogadores propuser e o outro aceitar o empate.

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3 - Exibi??o do v?deo: ?Xadrez de Todas as Cores?. http://www.youtube.com/watch?v=NavkKM7w-cc.

O professor poder? visualizar esses outros links e poder? escolher outros v?deos para complementar a aula:  videoaula01- A Origem do Jogo de Xadrez  https://www.youtube.com/watch?v=4D_bAH0aMlI, videoaula 02 - O Tabuleiro de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=B6X0qrL__rw,  videoaula 03 - As pe?as do Jogo de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=T8qeWqaNMjI,  vida em miniatura: um v?deo-documentario sobre xadrez  https://www.youtube.com/watch?v=W0Bhnk9CJ3s.

Segunda aula:

Din?micas e atividades escritas para a fixa??o do conte?do xadrez:

O professor conversa com os alunos e relembra o que foi estudado na aula anterior e prop?e a execu??o de diversas atividades e brincadeiras sobre o xadrez.

1 - Que pe?a ? essa? - cada crian?a dever? pegar uma pe?a que esta sobre uma mesa no centro da sala (onde existem v?rias pe?as aleatoriamente distribu?das) e dirigir-se para a sa?da conforme for sendo realizada a chamada. Ao escolher a pe?a, deve-se lev?-la para o monitor que ir? perguntar o nome da pe?a escolhida e o porque da sua escolha. Essa din?mica objetiva fixar a aprendizagem; desinibir a crian?a frente aos demais e eliminar ou diminuir qualquer receio que esta tenha em rela??o ao jogo de xadrez.

http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/oensinodexadrex.pdf

2 - Preencha os quadros abaixo de acordo com os comandos propostos:

a - Identifique, pintando no tabuleiro abaixo com cores diferentes, 1 linha, 1 coluna e 1 diagonal.

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b - Observe a tabela e escreva o nome das pe?as e suas quantidades que comp?em o tabuleiro de Xadrez

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http://alemdocaderno.blogspot.com.br/2009/02/atividades-escritas-de-xadrez.html

Terceira aula:

Neste dia os alunos ser?o conduzidos ao laborat?rio de inform?tica da escola, divididos em duplas e far?o a experimenta??o do jogo de xadrez no computador utilizando o jogo presente no sistema linux educacional. No decorrer da aula os alunos ser?o orientados no que for necess?rio e as duplas ser?o trocadas para que ocorra uma maior intera??o de todos.

Quarta e Quinta aulas:

Nestas aulas os alunos ir?o confeccionar um tabuleiro de xadrez com cartolina colorida e tampinhas de garrafas pet.

A turma ser? organizada em duplas e, cada dupla ir? confeccionar um tabuleiro. Inicialmente eles ir?o organizar as pe?as utilizando as tampinhas de garrafas pet.

Os alunos dever?o recortar as pe?as e colar nas tampinhas.

Ap?s esta etapa os alunos dever?o, utilizando a r?gua recortar 08 tiras de cartolina de cada cor. Utilizando a medida da largura da r?gua para que todas as tiras tenham o mesmo tamanho e a mesma largura. Em seguida, com as tiras de cartolinas cortadas os alunos iniciar?o a colagem das mesmas tran?ando as cores para que o tabuleiro fique com a disposi??o de casas claras e escuras ou de duas cores diferentes.

Sexta aula:

Nesta aula os alunos ir?o vivenciar o jogo de xadrez no tabuleiro constru?do por eles pr?prios e ao final da aula ser? realizada uma roda de conversa para fechamento do trabalho realizado, onde ser?o discutidos os pontos positivos e negativos do conte?do trabalhado.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o se realizar? atrav?s da observa??o e registro da participa??o dos alunos nas atividades propostas, bem como o capricho e empenho na confec??o do tabuleiro de xadrez, o relacionamento com os colegas durante as atividades propostas e participa??o no debate proposto na roda de conversa.