Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Identificar as caracter?sticas das aves reconhecendo a import?ncia das penas para esses seres vivos.
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
Inicie a aula apresentado duas imagens relacionadas ao sonho de voar do ser humano
Uma delas mostra um dos inventos de Leonardo Da Vinci no s?culo XV, um italiano cientista, pintor, poeta, matem?tico, arquiteto, f?sico e mec?nico que sonhou em possibilitar ao homem a capacidade de voar como as aves.
A outra imagem mostra um ex-piloto militar, o su??o Yves Rossy, que conseguiu voar com asas motorizadas em 2004.
Imagem dispon?vel em : http://a-evolucao-de-darwin.weblog.com.pt/arquivo/2008/04/leonardo
Imagem dispon?vel em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2886153-EI8146,00.html
Converse com os alunos sobre o desejo de voar do ser humano. Quais deles j? imaginaram poder voar? Quais as formas que o ser humano encontrou ? ?desenvolveu? ? para realizar esse sonho? Quais deles j? voaram de algumas dessas formas?
Embora o ser humano consiga ?VOAR? isso sempre ? feito com o aux?lio de algum equipamento. Nosso corpo n?o ? ?desenhado? para essa atividade. J? as aves apresentam caracter?sticas que lhes proporcionam essa capacidade: a de voar sem necessitar ?acess?rios?.
Analisando essa situa??o, discuta com os alunos as seguintes quest?es:
A partir das respostas apresentadas pelos alunos na problematiza??o explique que as aves se diferenciam dos demais seres vivos por apresentarem PENAS (e n?o apenas por p?r ovos, cantar, voar, fazer ninhos ou migrar ? j? que tudo isso tamb?m pode ser realizados por outros seres vivos).
H? diferentes tipos de penas, dependendo da regi?o do corpo da ave e da sua fun??o. Os dois principais tipos s?o as penas de contorno, que revestem o corpo dando forma ? ave e tamb?m incluem as grandes penas do v?o das asas e da cauda. H? tamb?m as plumas, que s?o curtas e macias, aparecem em aves jovens e tamb?m debaixo das penas de contorno de algumas aves adultas. (STORER, 1986)
Entre as fun??es das penas podem-se destacar a sua import?ncia para o v?o e para a manuten??o da temperatura corporal das aves.
Para saber mais sobre o v?o das aves apresente o texto dispon?vel no endere?o abaixo:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/voo-das-aves-7.php
Solicite que os alunos, ap?s a sua leitura, registrem em seus cadernos
IMPORTANTE: Esta aula n?o diz respeito ?apenas ?s penas?, mas tamb?m aos seus donos, as aves. ? comum, em alguns museus e at? em escolas, o uso de aves empalhadas para demonstra??o, por?m, al?m da possibilidade de possu?rem produtos venenosos para manuseio, levam a questionamentos como: ? de verdade? Era vivo? Foi voc? que matou? A utiliza??o de penas j? se faz suficiente para desper tar a curiosidade do es tudante. Por?m, n?o ? poss?vel retirar todas as penas de uma ave sem mat?-la. E este n?o ? o objetivo da aula. Considerando que a maioria das aves faz ?mudas? das penas durante sua vida, ? poss?vel, independentemente de sua morte, obter diferentes tipos de penas. Promover a busca dessas penas em galinheiros ou locais onde h? aves pode tornar a aprendizagem mais significativa atraente. Considerando que aves s?o tamb?m abatidas para alimenta??o humana, ? poss?vel obter diversos tipos de penas em abatedouros, sem que seja necess?rio o seu sacrif?cio exclusivamente para a atividade did?tica.
Dica ? Normalmente as penas dos frangos e galinhas ? molhada com ? gua quente para serem retiradas sem danificar a pele. Essas penas podem ser secadas no sol ou em m?quinas de secar roupa, dentro de um saco de pano.
VERIFICANDO A IMPORT?NCIA DAS PENAS PARA O V?O
Quando se faz o movimento de raquete com uma pena da asa percebe-se uma certa resist?ncia ao ar. O mesmo n?o se percebe quando isso ? feito com uma pluma (penugem). Uma ave realmente n?o voa apenas com penugem (como por exemplo, os filhotes).
Nas asas, um conjunto de penas posicionam-se de tal forma que, durante o movimento para cima permitem que parte do ar passe entre elas e, durante o movimento para baixo impedem a passagem do ar. Isso faz com que a ave seja impulsionada para cima.
Isso pode ser observado neste simples experimento.
Combinada com a forma da asa, a leveza da pena e outras caracter?sticas das aves ? que o v?o se torna poss?vel.
MONTAGEM:
Em um peda?o de cart?o posicione 4 ou 5 penas grandes da asa conforme a foto. Passe uma fita crepe (ou adesiva) por cima da base das penas para mant?-las na posi??o.
UTILIZANDO:
Segure o cart?o com as duas m?os, com os polegares na parte de cima. Movimente o cart?o levemente para cima e para baixo, cuidando para que as penas n?o saiam dos canudos.
A foto abaixo mostra algumas variedades de penas de v?o.
Pe?a que os alunos registrem:
Apresente, em seguida o seguinte desenho (pode ser impresso para duplas ou grupos):
Os alunos dever?o completar com as palavras (cima, baixo, passa, n?o passa):
Para finalizar, apresente as duas imagens com p?ssaros em v?o, um com as asas para cima e outro para baixo:
Imagens dispon?veis no endere?o abaixo:
http://online-zeichenkurs.de/pages/tiere-zeichnen/fluegel-zeichnen/vogelfluegel.php
Os alunos dever?o complet ar com as palavras (paralelas, sobrepostas, passa, n?o passa):
VERIFICANDO A IMPORT?NCIA DAS PENAS PARA A MANUTEN??O DA TEMPERATURA CORPORAL
O que uma pessoa veste quando percebe que fora de casa est? frio? O ser humano pode adequar a roupa que usa de acordo com a temperatura do ambiente. As aves n?o podem fazer isso , mas podem proteger-se contra a perda de calor. Mesmo sem term?metro para medir, ? poss?vel experimentar esse fen?meno.
Os alunos dever?o colocar as m?os em dois recipientes com ?gua fria, comparando diferentes situa??es. (veja foto)
1. Uma m?o diretamente na ?gua e outra m?o dentro de um saco pl?stico vazio.
2. Uma m?o dentro de um saco pl?stico com penas e outra dentro de um saco pl?stico vazio.
3. Uma m?o dentro de um saco pl?stico com penas e outra dentro de um saco pl?stico com serragem.
4. Uma m?o dentro de um saco pl?stico com penas e outra dentro de um saco pl?stico vazio (ambos os sacos pl?sticos com um furo).
AS DIFEREN?AS OBSERVADAS DEVER?O SER REGISTRADAS NO QUADRO OU EM UMA TRANSPAR?NCIA PARA POSTERIOR APRESENTA??O.
Dica ? Se houver tempo seria interessante que cada aluno realizasse todas as situa??es para ter no??o das diferen?as observadas entre cada uma.
Solicite que os alunos registrem em seus cadernos outras caracter?sticas das aves dispon?veis nos endere?os abaixo:
cora??o de aveCora??o de ave
recursos/mec_2577/49204_Coracao%20de%20ave.swf
comparando cora??esCompara??o de cora??es
recursos/mec_3282/49780_Comparacao%20de%20coracoes.swf
bicosBird beaks
recursos/mec_3467/BirdBeaks.png.jpg
digest?o
recursos/mec_2292/Digestao.swf
c?maras card?acasAves: c?maras card?acas
recursos/mec_6347/Ema%2001%20cv.jpg
Nos endere?os abaixo h? 5 v?deos (cada um de aproximadamente 10 minutos) que tratam da Evolu??o do V?o. S?o muito interessantes e podem enriquecer o conhecimento sobre o assunto. Cada grupo de alunos pode visualizar um dos v?deos e depois socializar com a turma. Se houver tempo (em uma outra aula) todos poder?o ver todos os v?deos.
Evolu??o ? V?o ? Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=h45_2zxSBSE
Evolu??o ? V?o ? Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=7_ApIby30s0
Evolu??o ? V?o ? Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=lTdVSFf9iqk
Evolu??o ? V?o ? Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=VsOfVnKjxeU
Evolu??o ? V?o ? Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=0Rs3FYeg54g
Nome | Tipo |
---|---|
Bird beaks | Imagem |
Aves: c?maras card?acas | Imagem |
Compara??o de cora??es | Anima??o/simula??o |
Cora??o de ave | Anima??o/simula??o |
A aula do portal: ?Voar- desejo do homem? apresenta uma possibilidade de interdisciplinaridade com L?ngua Portuguesa, abordando o tema V?o sob uma perspectiva al?m da Biologia. Est? dispon?vel no seguinte endere?o:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1701
Observando a forma??o de conceitos dos estudantes e analisando seus questionamentos e interven??es, atrav?s do di?logo, ser? poss?vel perceber se houve apropria??o dos conte?dos. As respostas para as quest?es propostas e a realiza??o das atividades permitir? que o professor avalie o grau de compreens?o sobre o tema estudado.
Solicite que, em grupos, os alunos elaborem cartazes e maquetes que representem as caracter?sticas das aves e apresentem suas produ??es para a turma. Verifique a coer?ncia e corre??o das informa??es apresentadas.