Valcileni Marchiori Ayres, Edilena Santos Castelari, Vania Miguel Rangel, Marineis Carlete Ribeiro, Luciana Admiral Fonseca, Silvana Marchiori Passamani e Rosana Am?lia Miranda Bitencourt
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
? Utilizar diversos materiais gr?ficos e pl?sticos sobre diferentes superf?cies para ampliar suas possibilidades de express?o e comunica??o;
? Conhecer e produzir algumas t?cnicas de pinturas atrav?s de materiais diversos;
? Expressar-se atrav?s da pintura utilizando diferentes combina??es de cores;
? Conhecer diferentes tecnicas de pintura;
Cores;
Formas;
Tipos de materiais gr?ficos;
Sentimentos,
Coordena??o motora fina;
Express?es fision?micas.
Aula 01
Roda de conversa com os alunos sobre os trabalhos que ser?o desenvolvidos no decorrer das aulas (T?cnicas de Pintura), com apresenta??o dos recursos que ser?o utilizados nas aulas (cola, tinta guache, anilina, vela, barbante, pincel, maisena, ?gua, l?pis/borracha, l?pis regente, fita crepe, cotonete, papel )
Aula 02
Arte Com Mingau - Fa?a um mingau utilizando, ?gua, maisena e anilina comest?vel nas cores desejadas . Forre a ch?o com papel cen?rio, coloque a mistura ( mingau) em potes pl?sticos e distribua aleatoriamente sobre o papel onde a atividade ser? realizada. Leve os alunos para o local e deixe explorar livremente, pegar com a m?o, passar no papel, no corpo. Incentivar as v?rias possibilidades de movimentos.
?
Arte com Mingau
Alunos da faixa et?ria de 0 a 1 ano
Fonte: Acervo fotografico da Creche Municipal Sinh? Rosa - Autoria: Professoras: Valcilene e Rosana
?
Aula 03
Desenho fantasma - Distribua papel e vela para os alunos e pe?a para fazer um desenho com a vela. Quando o desenho estiver pronto, espalhar anilina com um pincel por toda a superf?cie do desenho. A crian?a ter? a surpresa de ver o contraste da anilina ao desenho feito anteriormente.
?
Desenho Fantasma
Alunos da faixa et?ria de 02 a 03 anos
Fonte: Acervo fotografico da Creche Municipal Sinh? Rosa - Autoria: Professoras: Vania e Edilena
?
Aula 04
Tinta Guache e Barbante - Entregue uma folha de papel sulfite para cada crian?a e pe?a que utilizem na horizontal. Disponibilize peda?os de barbante de diferentes tamanhos. Solicite que os alunos passem cola em toda a superf?cie do papel e colem os fios de barbante como desejarem, formando desenhos. Depois que a colagem estiver seca, pe?a que pintem todos os espa?os vagos entre os barbantes.
?
?
Tinta Guache e Barbante
Alunos da Faixa et?ria de 02 a 03 anos
Fonte: Acervo fotogr?fico da Creche Municipal Sinh? Rosa - Autores: Luciana e Penha
?
Aula 05
Pintura com fita crepe e tinta guache - Distribuir para os alunos peda?os de fita crepe e deixe que eles colem livremente sobre a folha de papel. Depois pinte com tinta guache ou anilina nas cores desejadas os espa?os que sobraram, deixe secar e retire com cuidado as fitas do papel e observe as formas e os efeitos obtidos.
Pintura com Fita Crepe e guache
Alunos da Faixa et?ria de 02 a 03 anos
Fonte: Acervo fotogr?fico da Creche Municipal Sinh? Rosa - Autores: Marineis
Aula 06
Pintura com t?cnica de Pontilhismo - Assistir o v?deo, http://www.youtube.com/watch?v=HOeVrhnw8rE , Distribuir aos alunos lapis borracha ou cotonete, lapis regente, pedir aos alunos para fazer um desenho, depois com a ponta do l?pis/borracha ou cotonete vai carimbando a superf?cie do desenho at? preench?-lo completamente.
Pontilhismo
Alunos da Faixa et?ria de 03 a 04 anos
Fonte: Acervo fotogr?fico da Creche Municipal Sinh? Rosa - Autores: Silvana
?
Aula 07
Organize com os alunos uma exposi??o das etapas dos trabalhos realizados atrav?s de v?deos. Oportunizando poss?veis questionamentos como: quais as t?cnicas que mais gostou? Quais as cores utilizadas? Quais os desenhos que formaram? ...
Para complementar a aula pode-se usar a letra da m?sica e o v?deo Aquarela - Toquinho - http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=hhUmeN4IGr8
Como Surgiu o pontilhismo? http://arteemerson.blogspot.com.br/2010/06/pontilhismo.html
?
Realizar a avalia??o atrav?s de observa??o sistem?tica direta da crian?a, agindo como mediadores de suas conquistas, considerando a diversidade de interesse e possibilidades de explora??o do mundo pela crian?a.