Portal do Professor

Início do Conteúdo

De carona ou no volante: como garantir um tr?nsito seguro!

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Mylene Ribeiro Moura Miranda

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Jacinta Macena de Sousa

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

MARA PAULA SANTOS SILVA

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Dayany Barros Ferreira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Dayany Barros Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer os equipamentos de seguran?a para usu?rios do tr?nsito;

  • Perceber a import?ncia do uso de equipamentos de seguran?a no tr?nsito;

  • Relacionar os equipamentos de seguran?a ?rg?os e as leis brasileiras de tr?nsito.

Duração das atividades

8 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimentos b?sicos sobre regras essenciais do tr?nsito (atravessar na faixa de pedestres, respeitar o sem?foro, etc;

  • Conhecimento sobre o g?nero textual argumentativo e tipo textual acr?stico;

  • Conhecimento sobre par?dias.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - EQUIPAMENTOS DE SEGURAN?A E SUA IMPORT?NCIA

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para esta aula ser?o necess?rios os seguintes recursos:

?       folhas de papel of?cio;

?       revistas ou jornais;

?       canetinhas;

?       tesouras;

?       colas.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Em sala de aula, o professor dever? exibir a cena do filme ?Lua Nova da saga Crep?sculo? <http://www.youtube.com/watch?v=afgCjV_bb1I> (Acesso: 30/07/2012) em que a personagem Bella sofre um acidente ao pilotar a moto do personagem Jacob. O docente dever? solicitar que os alunos observem na cena do filme qual equipamento de seguran?a a personagem Bella deixou de usar para conduzir o ve?culo e o que este poderia ter evitado.

?

IMAGEM 01 - CENA DO FILME LUA NOVA DA SAGA CREPUSCULO

Fonte:  <http://www.youtube.com/watch?v=afgCjV_bb1I> (Acesso em: 30/07/2012)

?

Ap?s a exibi??o do v?deo, o professor dever? fazer as seguintes indaga??es: ?Para que servem os equipamentos de seguran?a??, ?Os equipamentos utilizados pelo motorista de um carro s?o os mesmos utilizados pelo motociclista??

Em seguida, os alunos em duplas dever?o utilizar recortes de revista ou jornais com imagens de algum equipamento de seguran?a para motos ou carros e escreverem uma frase sobre o porqu? o consideram importante este equipamento.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, as duplas estar?o pesquisando as imagens e respondendo os questionamentos propostos.

DISCUSS?O:

As duplas estar?o apresentando as suas produ??es. Prop?em-se alguns questionamentos para iniciar o debate ?Qual o motivo da escolha desse equipamento de seguran?a??, ?Voc?s conhecem algum caso de algu?m que se machucou por n?o usar um equipamento de seguran?a??, ?No tr?nsito, existe algum equipamento de seguran?a mais importante que o outro??.

SISTEMATIZA??O:

O professor dever? refor?ar a import?ncia dos equipamentos de seguran?a no tr?nsito, ressaltando que n?o existem n?veis de import?ncia desses equipamentos, pois todos s?o indispens?veis para a seguran?a dos usu?rios do tr?nsito. Em seguida, o professor dever? informar que ir?o realizar um acr?stico coletivo e far? as seguintes indaga??es: ?Algu?m sabe ou j? fez um acr?stico??, ?Qual a inten??o de um acr?stico??. O docente dever? ent?o, escrever no quadro a seguinte frase: ?Seguran?a no tr?nsito? (ver tabela 01) e solicitar que os alunos, a partir do que foi estudado em sala, construam palavras iniciadas com cada letra e que lembrem o assunto da frase.

?

TABELA 01: MODELO DE ACR?STICO

S

E

G

U

R

A

N

?

A

N

O

T

R

A

N

S

I

T

O

?

Fonte: cria??o da autora

?

ATIVIDADE 2 - PESQUISA SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURAN?A

2.1 O QUE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURAN?A PREVINEM?

No laborat?rio de inform?tica, os alunos dever?o ser divididos em 5 equipes em que cada uma delas ficar? respons?vel por pesquisar sobre um equipamento de seguran?a. O docente dever? explicar que os alunos dever?o responder os seguintes questionamentos ?Para que serve esse equipamento de seguran?a??, ?Em que situa??o ele deve ser usado?? e ?Em caso de acidente o que pode acontecer ao condutor do ve?culo ou ao carona com aus?ncia deste equipamento??. Sugere-se a seguinte divis?o para as equipes:

Equipe 01: Cinto de seguran?a

Cinto de seguran?a - Por qu? usar? < http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2011/07/cinto-de-seguranca-por-que-usar.html>

O cinto de seguran?a pode salvar vidas <http://www.portaldotransito.com.br/reportagens-especiais/o-cinto-de-seguranca-pode-salvar-vidas.html>

Propaganda sobre o uso de cinto de seguran?a <http://www.youtube.com/watch?v=Q4WARABg_iU&feature=related>

Equipe 02: Cadeiras para beb?s

               Filhos cadeira de seguran?a <http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=2682>

Uso de cadeirinha para crian?as em autom?veis <http://www.pediatraonline.com.br/cjunqueira/Artigo/12402>

A import?ncia da cadeirinha para crian?a no auto <http://tudosobreseguranca.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=164&Itemid=134>

Equipe 03: Extintor de inc?ndio

              A import?ncia do extintor de inc?ndio <http://clubao.org.br/blog/index.php/2010/04/19/a-importancia-do-extintor-de-incendio/>

Contran e o extintor de inc?ndio sem a pol?mica da multa <http://pbradialista.wordpress.com/2009/02/28/contran-e-o-extintor-de-incendio-sem-a-polemica-da-multa-4/>

Via P?blica - Uso de extintores de inc?ndio <http://www.youtube.com/watch?v=jY7KaUlfDyQ>

Equipe 04: Estepe

Estepe ? necess?rio?: <http://www.fiatmio.cc/pt/2009/11/is-a-spare-needed-would-trade-having-a-step-tire-for-other-advantages/>

Estepe: o reserva que salva o jogo!  <http://caminhod.com.br/2012/02/estepe-o-reserva-que-salva-o-jogo/>

A import?ncia do Estepe<http://www.youtube.com/watch?v=KLPqE-6Kj-U>

Equipe 05: Capacete

A import?ncia do uso do capacete <http://www.portaldotransito.com.br/reportagens-especiais/a-importancia-do-uso-do-capacete.html>

Capacete: O bom uso evita multa e protege a vida <http://www.omancarneiro.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=533:capacete-o-bom-uso-evita-multa-e-protege-a-vida&catid=47:noticias&Itemid=96>

Uso do capacete <http://www.youtube.com/watch?v=5ViAineStHI>

 Todos os sites foram acessados no dia 01/08/2012

2.2 PRODUZINDO UM TEXTO COLETIVO

Conclu?da a pesquisa, as equipes dever?o escrever um texto argumentativo coletivo respondendo aos questionamentos feitos no in?cio da atividade na ferramenta Google Docs <docs.google.com> que depois dever? ser socializado com o restante da turma. Para o acesso a ferramenta Google docs, ? indispens?vel que todos os alunos possuam uma conta de e-mail no Gmail para realiza??o dessa atividade. Desse modo, ? importante que o professor auxilie os alunos na cria??o dessa conta, bem como oriente-os com rela??o a ferramenta docs.

?

ATIVIDADE 3 - LEIS PARA OS EQUIPAMENTOS DE SEGURAN?A

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para esta atividade ser?o necess?rios os seguintes recursos:

?       cartolinas;

?       canetinhas.

3.1 PESQUISANDO...

O professor dever? explicar aos alunos que existem leis que determinam a obrigatoriedade do uso para cada um dos equipamentos de seguran?a pesquisado pelas equipes na atividade 2. Prop?e-se que o docente indague ?Que leis s?o essas??, ?Existem penalidades (multas), caso os equipamentos de seguran?a n?o sejam utilizados? Quais os valores??, ?Quem determinou a obrigatoriedade desses equipamentos??. Nas mesmas equipes da atividade anterior, os alunos dever?o pesquisar para responder essas perguntas relacionadas ao equipamento por elas respons?veis.

Sugest?o de sites para pesquisa:

Equipe 01: Cinto de seguran?a

?       O cinto de seguran?a no banco de tr?s ? obrigat?rio <http://www.perkons.com/?page=noticias&sub=mitos-e-verdades&subid=8&pagina=1>

?       Art. 65 do C?digo de Tr?nsito Brasileiro - Lei 9503/97<http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/anotada/2337846/art-65-do-codigo-de-transito-brasileiro-lei-9503-97>

?       Infra??es de Tr?nsito - Infra??es Graves <http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=207>

Equipe 02: Cadeiras para beb?s

?       Multa para motorista que leva crian?a fora de cadeirinha <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2010/09/01/multa-para-motorista-que-leva-crianca-fora-de-cadeirinha-comeca-nesta-quarta.htm>

?       Cadeira de seguran?a em carro e beb? conforto <http://www.papofurado.com/cadeira-seguranca-carrolei-cadeirinha-crianca-bebe-conforto.html>

?       Lei torna obrigat?rio o uso de cadeirinhas para crian?as nos carros <http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL590795-9658,00.html>

Equipe 03: Extintor de inc?ndio

?       Extintor de Inc?ndio obrigat?rio <http://www.bsbcarros.com.br/dicas/legislacao-e-itens-de-seguranca/extintor-de-incendio>

?       Resolu??o  N? 157, DE 22 de Abril de 2004 <http://www.defesacivil.rj.gov.br/documentos/resolucoes/Resolucao_CONTRAN_157_04_de_22abr2004.pdf>

?       CONTRAN, o extintor de inc?ndio e a multa <http://www.paulobranco.com/2009/02/contran-o-extintor-de-incendio-e-multa.html

Equipe 04: Estepe

?       Projeto torna obrigat?rio estepe de tamanho igual ao dos pneus do carro <http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/CONSUMIDOR/409885-PROJETO-TORNA-OBRIGATORIO-ESTEPE-DE-TAMANHO-IGUAL-AO-DOS-PNEUS-DO-CARRO.html>

?       Estepe: ter ou n?o ter, eis a quest?o! <http://caldeiramotors.blogspot.com.br/2011/02/estepe-ter-ou-nao-ter-eis-questao.html>

?       Resolu??o N? 316, 08 de Maio de 2009: <http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_316_09.pdf>

Equipe 05: Capacete

?       Uso de capacete para motociclista e carona ? obrigat?rio <http://www.youtube.com/watch?v=PKSd4mYhxYU>

?       Lei do capacete para motociclistas <http://www.sempretops.com/motos/lei-do-capacete-para-motociclistas/>

?       Resolu??o 203 de   29 de Setembro de 2006 <http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao203_06.pdf>

?       Multas/Infra??es <http://www.portaldotransito.com.br/geral/multasinfracoes.html/comment-page-10>

Todos os sites foram acessados no dia 1/08/2012

3.2 PRODUZINDO CARTAZES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURAN?A      

Ap?s a pesquisa, as equipes confeccionar?o um cartaz (ver tabela 2) sobre o equipamento de seguran?a a partir das indaga??es propostas pelo professor e dos resultados da pesquisa que dever? ser apresentado para a turma.

?

TABELA 2 - EXEMPLO DO CARTAZ

Nome do equipamento de seguran?a

Lei que determina a obrigatoriedade

Valor da multa

?rg?o respons?vel pela determina??o da penalidade

 Fonte: Cria??o da autora

?

Durante a exposi??o dos cartazes, sugere-se que o professor proponha os seguintes questionamentos ?Voc?s consideram correto a obrigatoriedade desses equipamentos??, ?Punir com multas ? a melhor forma de prevenir acidentes??, ?Os valores das multas s?o altos??, ?Para onde vai o dinheiro arrecadado com essas multas??. O docente dever? explicar que o C?digo de Tr?nsito Brasileiro que ? a lei que normatiza todo o tr?nsito nacional, estabelece que os recursos advindos de multas de tr?nsito, devem ser usados para sinaliza??o, engenharia de tr?fego, de campo, policiamento, fiscaliza??o e educa??o de tr?nsito.

?

ATIVIDADE 4 - CONSCIENTIZANDO ATRAV?S DE PAR?DIAS

Recomenda-se que o professor questione ?Voc?s j? ouviram ou criaram alguma par?dia??, ?O que ? uma par?dia? Qual sua finalidade??. Nas mesmas equipes das atividades anteriores, os alunos ir?o produzir uma par?dia musical sobre o equipamento de seguran?a por ela representada para depois produzirem um v?deo utilizando a c?mera digital ou celular apresentando sua par?dia.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

? Como fazer uma par?dia: http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2011/06/como-fazer-uma-parodia.html

? Como criar e editar v?deos: http://www.youtube.com/watch?v=B1LWIs1MSs4

? Como postar v?deos no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=HgD335PjIHU

? Mantendo a seguran?a no tr?nsito: http://www.planetseed.com/pt-br/node/17394

Sugest?es de links para professores:

? Educa??o no tr?nsito http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso: 01/08/2012)

? Tutorial Google Docs  http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s

(Acesso: 01/08/2012)

? Equipamentos B?sicos de Seguran?a dos carros <

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL854009-9658,00-TIRE+DUVIDAS+SOBRE+OS+EQUIPAMENTOS+BASICOS+DE+SEGURANCA+DOS+CARROS.html> (Acesso: 01/08/2012)

? Uso de Equipamentos de seguran?a: <http://www.planetseed.com/pt-br/uso-de-equipamentos-de-seguran> (Acesso: 01/08/2012)

Links do Portal para o planejamento de aula do professor:

? Educa??o no tr?nsito: <http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/> (Acesso: 01/08/2012)

Avaliação

 Na atividade 01, o professor poder? verificar se houve a compreens?o da import?ncia dos equipamentos de seguran?a atrav?s da relev?ncia das frases criadas pelas duplas e das palavras sugeridas para a cria??o do acr?stico. Na atividade 02 e 04, o docente averiguar? se os alunos adquiriram conhecimentos sobre a relev?ncia de cada equipamento de seguran?a para os usu?rios do tr?nsito a partir dos argumentos apresentados no texto coletivo e na par?dia musical. Na atividade 03, o professor dever? avaliar se os alunos conseguiram relacionar os equipamentos de seguran?a com as leis e ?rg?os que regem o tr?nsito a partir das informa??es coerentes apresentadas pelas equipes nos cartazes.