FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
|
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
|
Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Francisco Borges Camilo
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | Qu?mica | Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas |
| Ensino M?dio | Qu?mica | Propriedades das subst?ncias e dos materiais |
| Ensino M?dio | Qu?mica | Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
? Definir as propriedades gerais do carbono;
? Distinguir e conhecer as estruturas org?nicas;
? Recordar nomea??o de estruturas org?nicas;
? Descrever as fun??es org?nicas;
? Conhecer os materiais desenvolvidos a partir das propriedades do ?tomo de carbono: pol?meros e nanotubos de carbono.
- Liga??es qu?micas, distribui??o de el?trons e orbitais;
- Fun??es qu?micas;
- Rea??es qu?micas;
- Conhecer as teorias de origem da vida.
?
PREPARA??O PARA A AULA
Para a realiza??o das atividades, ser? criado um blog para a turma.
Como criar um Blog?
O professor dever? criar um blog com o aux?lio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e opinar na cria??o da p?gina do Blog. Os seguintes endere?os eletr?nicos apresentam orienta??es para a cria??o de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf.
? importante conscientizar os alunos acerca da linguagem a ser utilizada em uma p?gina na internet, principalmente no que diz respeito ? clareza e a objetividade, lembrando-os, ainda, do ?alcance? que os escritos deles poder?o ter atrav?s de um blog.
Sugere-se que o professor acompanhe os coment?rios postados no Blog com o objetivo de interferir no momento que julgar adequado durante o desenvolvimento das atividades que envolvem esse recurso.
1. PREPARA??O DO AMBIENTE
Esta atividade ser? desenvolvida no LIE, na sala de aula e em espa?os extrassala. Ser?o necess?rios caneta, caderno, projetor data-show, e o LIE dever? contar com acesso a internet para a produ??o e compartilhamento do material a ser produzido pelos discentes no blog.
Dever?o ser acordadas entre professor e alunos as seguintes regras:
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2. INSTRU??ES INICIAIS
Nesta atividade ser? utilizado o objeto educacional A? tem qu?mica ? Qu?mica org?nica ? Qu?mica do carbono, que ? um v?deo com dura??o de 12 minutos e 25 segundos. Este recurso apresenta abordagem superficial sobre cadeias carb?nicas, suas representa??es estruturais planas e o modelo pau e bola (3 dimens?es). O recurso tamb?m mostra a qu?mica org?nica no cotidiano e a tipologia das liga??es que o carbono pode fazer. O v?deo est? dispon?vel para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12048 (ver figura 1).
Figura 1: Cena retirada do Objeto Educacional A? tem qu?mica ? Qu?mica org?nica ? Qu?mica do carbono.
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12048.
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Observa??o: para a visualiza??o deste v?deo ? necess?rio que o computador possua o programa Media Player Classic.
?
3. DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Inicialmente, o professor dever? propor aos alunos os seguintes questionamentos:
?Por que a qu?mica precisa dividir-se em sub-?reas?
?Por que utilizamos o termo ?Qu?mica Org?nica? se estudamos nesta apenas os compostos carb?nicos?
?O que ? o carbono?
?Qual a import?ncia do carbono para a exist?ncia da vida?
?Como o carbono se comporta dentro das liga??es qu?micas?
A princ?pio, o professor far? estes questionamentos sem se preocupar em obter respostas fundamentadas dos alunos, pois este ? um momento de motiva??o para o tema abordado na aula. Em seguida, o docente organizar? a turma em cinco equipes e sortear? entre estas os temas que ser?o abordados posteriormente. Ap?s esse momento, os alunos assistir?o ao v?deo A? tem qu?mica ? Qu?mica org?nica ? Qu?mica do carbono.
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3.1. Luz, c?mera, filmando!
Ap?s a exibi??o do recurso educacional, cada equipe pesquisar? nos sites sugeridos abaixo os seus respectivos temas e, a partir do conte?do abordado no v?deo e da pesquisa, ir?o elaborar um filme abordando o tema, com a participa??o de todos ou do maior n?mero poss?vel de integrantes na filmagem, conforme as habilidades de cada aluno para a constru??o desse material. Para o momento da sistematiza??o, os grupos dever?o escolher os aspectos mais curiosos ou interessantes que encontraram durante a pesquisa e anotarem em um papel, de maneira que um grupo n?o saiba os aspectos interessantes a serem ressaltados por outro grupo.
Seguem agora os temas para cada equipe e as sugest?es de links para a pesquisa:
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a) A origem da Qu?mica Org?nica:
Hist?ria da qu?mica org?nica
http://www.algosobre.com.br/quimica/historia-da-quimica-organica.html
A origem da qu?mica org?nica
http://quimicanaoedificil.webnode.com.br/news/a%20origem%20da%20quimica%20org%C3%A2nica/
Hist?rico da qu?mica org?nica
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/historico-da-quimica-organica.html
Hist?ria da qu?mica org?nica
http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=1925&idC=38421#
Carbono, um elemento muito especial
http://www.edicoessm.com.br/backend/public/recursos/Reproducao_SP_Quimica_3_unidade_1_capitulo_1.pdf
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Orienta??o: o grupo dever? abordar a origem e a hist?ria da qu?mica org?nica.
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b) A Qu?mica Org?nica hoje e a Qu?mica e suas especialidades:
Qu?mica org?nica do s?culo XXI
http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-organica-seculo-xxi.htm
Qu?mica org?nica
http://www.alunosonline.com.br/quimica/quimica-organica.html
Subst?ncias Naturais Org?nicas e Inorg?nicas
http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-naturais.htm
Divis?es da Qu?mica - A Qu?mica e suas especialidades
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/intro/dvquimica
Qu?mica Org?nica: presente nos alimentos
http://quimicanoceat.flogbrasil.terra.com.br/foto16939530.html
Subst?ncias org?nicas
https://sites.google.com/site/amigodomagrao/17-1
Utilidade da Qu?mica Org?nica
http://www.soq.com.br/conteudos/em/introducaoquimicaorganica/p1.php
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Orienta??o: os alunos dever?o abordar a qu?mica org?nica hoje, os seus usos, exemplos de compostos org?nicos e tamb?m as especialidades da qu?mica.
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c) O carbono e a Qu?mica Org?nica:
Carbono
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/pe_carbonoqo.html
Estudo do Carbono
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/estudo-carbono.htm
Classifica??o do carbono
http://www.brasilescola.com/quimica/classificacao-carbono.htm
Postulados de Kekul?
http://www.soq.com.br/conteudos/em/introducaoquimicaorganica/p2.php
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Orienta??o: o grupo dever? abordar os princ?pios, estrutura e as caracter?sticas do ?tomo de carbono.
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d) Compostos org?nicos e inorg?nicos:
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Qu?mica Org?nica
http://www.infoescola.com/quimica/quimica-organica/
Composto Inorg?nico
http://www.infoescola.com/quimica/composto-inorganico/
Qu?mica Inorg?nica
http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-inorganica.htm
Subst?ncias org?nicas e inorg?nicas
http://portalmisto.blogspot.com.br/2010/03/substancias-organicas-e-inorganicas.html
?
Orienta??o: o grupo dever? abordar as diferen?as entre os compostos org?nicos e inorg?nicos, e seus exemplos.
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e) Propriedades e caracter?sticas dos compostos org?nicos:
Caracter?sticas dos Compostos Org?nicos
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/caracteristicas-dos-compostos-organicos.html
Caracter?sticas Gerais
http://www.brasilescola.com/quimica/caracteristicas-gerais-dos-compostos-organicos.htm
Propriedades dos compostos org?nicos
http://www.infoescola.com/quimica/propriedades-dos-compostos-organicos/
Orienta??o: os alunos dever?o abordar as principais caracter?sticas presentes nos compostos org?nicos.
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*Todos os sites tiveram acesso em 11/novembro/2012.
?
3.1.1. Instru??es sobre a produ??o dos v?deos
A produ??o dos v?deos dever? ser feita no LIE e em ambientes extrassala.
Os alunos dever?o adicionar aos seus v?deos, imagens, ilustra??es, filmagens, frases informativas e curiosidades sobre os respectivos temas. Os v?deos poder?o seguir um dos tr?s modelos sugeridos abaixo:
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MODELO 1:V?deo em formato de um document?rio.
Nesse modelo, a equipe dever? contextualizar o tema em forma de um document?rio. Os alunos poder?o se basear nos modelos de document?rios produzidos pela BBC dos Estados Unidos da Am?rica.
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MODELO 2:V?deo em formato de um telejornal.
Nesse modelo, o tema exposto dever? ser abordado como uma not?cia ou reportagem. Os alunos dever?o editar os v?deos inserindo um fundo musical de telejornais nacionais como, por exemplo, o ?Jornal Nacional? ou ?Jornal Hoje?, entre outros.
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MODELO 3:V?deo em formato de novela.
Nesse modelo, os alunos dever?o explicar o tema dentro de um drama de novela. Neste estilo, deve prevalecer a narra??o. Os alunos poder?o inserir, nos v?deos, imagens ou cenas de algumas novelas famosas que guardem rela??o com o tema abordado.
O professor dever? indicar esses modelos, mas deixar os alunos ? vontade para criarem outros estilos para a produ??o dos v?deos, estimulando, assim, a criatividade da turma.
Os alunos ter?o o prazo de tr?s semanas para produzirem os v?deos, que dever?o ser publicados no Blog da turma. Lembrando que todas as equipes, e tamb?m o professor, dever?o comentar os v?deos postados.
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3.1.2. Criando os v?deos
Seguem abaixo tutoriais com as instru??es necess?rias para a produ??o e edi??o de v?deos:
- Windows Movie Maker para Windows:
http://www.youtube.com/watch?v=K1Q5GBXcUCk
- Kdenlive para Linux:
http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA
-Kdenlive est? dispon?vel para download em: http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm.
*Todos os sites tiveram acesso em 06/novembro/2012.
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4. MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta.
5. DISCUSS?O
Na sala de aula, ap?s a publica??o dos v?deos no Blog e visualiza??o/coment?rio de todos os alunos, o professor dever? propor uma discuss?o com as seguintes perguntas:
- Quais os riscos na manipula??o do carbono?
- Seria poss?vel acabar com o carbono do planeta?
- Quais os efeitos da grande depend?ncia do uso do carbono na sociedade atual?
Buscando responder estas quest?es, o professor deve gerar uma conversa com os discentes na qual ele chamar? a aten??o para as caracter?sticas dos compostos carb?nicos que lhes d?o import?ncia e versatilidade, como a capacidade de gerar cadeias com liga??es entre si ou mesmo a grande afinidade com um grande n?mero de elementos qu?micos.
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6. SISTEMATIZA??O
Ap?s a discuss?o, o professor dever? formalizar o conte?do com os alunos na sala de aula. O professor dever? organizar a turma em um c?rculo e orientar que os alunos exponham os aspectos curiosos do seu tema em forma de pergunta.
Aten??o: n?o poder? haver perguntas repetidas. Caso surjam d?vidas sobre alguma resposta, o professor dever? explicar/revisar o conte?do no final.
Sugest?o: o professor tamb?m poder? fazer perguntas aos alunos.
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2.1 AMBIENTES E MATERIAIS
Esta atividade ser? desenvolvida no laborat?rio de inform?tica, como tamb?m em espa?os extrassala. Usaremos massinha de modelar, caneta, l?pis, caderno, computadores com acesso ? internet e m?quina digital ou celular com c?mera.
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2.2. INTRODU??O
Inicialmente, o professor dever? perguntar aos alunos se eles sabem o que s?o fun??es org?nicas (n?o confundir com compostos org?nicos!) e, em caso afirmativo, solicitar que os discentes indiquem os exemplos mais comuns destes compostos no dia-a-dia. Ap?s esse momento, o professor dever? disponibilizar a seguinte reportagem para os alunos Petr?leo e derivados dispon?vel em http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/petroleo-gas-natural-e-derivados. Ap?s a leitura da reportagem, al?m de conversar sobre a relev?ncia da not?cia no contexto atual, o docente dever? levantar as seguintes quest?es:
- Quais os derivados do petr?leo?
- De que ? constitu?do o petr?leo e os seus derivados?
- Em quais fun??es org?nicas eles se classificam?
- Voc?s conhecem as f?rmulas qu?micas dessas fun??es?
Em seguida, o professor dever? convidar os alunos a observarem exemplos mais comuns de hidrocarbonetos: o petr?leo e seus derivados. Os discentes dever?o atentar para a quantidade de carbonos presentes nas equa??es qu?micas e como isso se relaciona ? sua nomenclatura.
Para auxiliar o professor neste momento, poder? ser solicitada a visita ao site http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/composicao-dos-derivados-petroleo.htm, que tr?s como assunto a ?Composi??o dos derivados do petr?leo?.
Ap?s essa conversa inicial, dever?o ser formadas seis equipes, cada uma respons?vel por um conjunto de fun??es org?nicas que ser?o indicadas posteriormente. Nesta atividade, o docente dever? propor aos alunos uma ?Gincana Virtual?. Quem tiver mais pontos ser? a equipe campe?!
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2.3 PREPARANDO-SE PARA A ?GINCANA VIRTUAL?
Todas as equipes ir?o pesquisar sobre o conjunto de fun??es e buscar responder as seguintes indaga??es:
Seguem as sugest?es de fun??es org?nicas e seus respectivos sites de pesquisa:
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Equipe 1: Hidrocarbonetos (Alcanos, Alcenos, Alcinos, Alcadienos, Alceninos, Cicloalcanos, Cicloalcenos).
Hidrocarbonetos
http://www.infoescola.com/quimica/o-que-sao-hidrocarbonetos/
Hidrocarbonetos
http://www.brasilescola.com/quimica/hidrocarbonetos.htm
Nomenclatura de Hidrocarbonetos c?clicos e ramificados
http://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-hidrocarbonetos-ciclicos-ramificados.htm
Fun??es Org?nicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
Poluentes do ar
http://www.feam.br/component/content/80?task=view
Causas, efeitos e tratamento das agress?es por hidrocarbonetos em animais marinhos e de estu?rios
Alcanos
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/alcanos.html
?
Equipe 2: Haleto; ?lcool; Enol.
En?is
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/enois.htm
Fun??o ?lcool
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-alcool/
Haletos org?nicos
http://www.brasilescola.com/quimica/haletos-organicos.htm
Fun??es Org?nicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
Haletos org?nicos
http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p24.php
Uso de haletos org?nicos em armas qu?micas
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/uso-haletos-organicos-armas-quimicas.htm
Estudo de alguns Haletos
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/estudo-alguns-haletos.htm
?lcool versus Gasolina
http://www.brasilescola.com/quimica/alcool-versus-gasolina.htm
?
Equipe 3: Fenol; ?ter; ?ster.
Fun??es Org?nicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
Fun??o Fenol
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-fenol/
Fun??o ?ter
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-eter/
Fun??o ?ster
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-ester/
?steres
http://www.brasilescola.com/quimica/esteres.htm
Sobre o biodiesel
http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/biodiesel.htm
Fen?is
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fenois.htm
?
Equipe 4: Alde?do; Cetona; ?cido carbox?lico.
Fun??o Alde?do
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-aldeido/
Fun??o Cetona
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-cetona/
Fun??es Org?nicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
Autom?veis: as armas do ar
http://super.abril.com.br/ecologia/automoveis-armas-ar-438811.shtml
Alde?dos e cetonas
http://www.qieducacao.com/2011/11/aldeidos-e-cetonas.html
?cido Carbox?lico
http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p19.php
Principais ?cidos Carbox?licos
http://www.brasilescola.com/quimica/principais-acidos-carboxilicos.htm
?cidos Carbox?licos
http://www.infoescola.com/quimica/acidos-carboxilicos/
?
Equipe 5: Aminas; Amida; Nitro compostos.
Fun??o Amida
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-amida/
Amidas
http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p23.php
Ureia
http://www.alunosonline.com.br/quimica/ureia.html
Fun??o Amina
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-amina/
Aminas estimulantes
http://www.alunosonline.com.br/quimica/aminas-estimulantes-.html
Nitrocompostos
http://www.brasilescola.com/quimica/nitrocompostos.htm
TNT ? Trinitrotolueno
http://www.brasilescola.com/quimica/tnt-trinitrotolueno.htm
Fun??es Org?nicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
?
Equipe 6: Nitrilas; Isonitrila; Compostos de Grignard.
Nitrilas ou Cianetos
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/nitrilas-ou-cianetos.htm
Triagem de Nitrilas Frente a Micro-Organismos Marinhos
http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T1126-1.pdf
Fun??es Org?nicas
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/funcoes-organicas/funcoes-organicas-9.php
Compostos Organomet?licos
http://www.brasilescola.com/quimica/compostos-organometalicos.htm
Contamina??o por merc?rio
http://www.brasilescola.com/quimica/contaminacao-por-mercurio.htm
Fun??es Org?nicas
*Todos os sites tiveram acesso em 11/novembro/2012.
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2.4. INSTRU??ES PARA A ?GINCANA VIRTUAL?
O professor dever? publicar no blog da turma como pontuar? o desempenho das equipes (Tabela 1), lembrando que todas as atividades da Gincana ser?o realizadas virtualmente atrav?s desse recurso.
Nesta gincana todas as equipes dever?o buscar realizar os desafios sugeridos. Para determinar a equipe vencedora ser?o considerados os seguintes aspectos: o tempo (a ser determinado pelo professor), o desempenho, a adequa??o, a criatividade e a participa??o dos alunos em cada atividade. Segue uma tabela com sugest?o de pontua??o:
Tabela 1: Crit?rio de pontua??o por tarefa.
|
Crit?rio |
Pontos por tarefa |
|
- Realiza??o da tarefa no per?odo estipulado. |
10 pontos |
|
- Participa??o de toda a equipe. |
15 pontos |
|
- Adequa??o a tarefa proposta. |
20 pontos |
|
- Criatividade no desempenho da tarefa. |
15 pontos |
Fonte:Produ??o do autor.
2.4. TAREFAS DA GINCANA VIRTUAL
Segue a descri??o das tarefas propostas para a ?Gincana Virtual?:
A. Elaborar esbo?os, ilustra??es ou diagramas que descrevam o processo de determina??o da nomenclatura dos compostos qu?micos (postar no blog).
B.Elaborar uma maquete de massinha de modelar demonstrando a estrutura qu?mica de uma fun??o org?nica e do seu conjunto de fun??es, incluindo todos os ?tomos e liga??es qu?micas na maquete, esta deve ser fotografada e as fotos postadas no blog.
C.Escolher uma segunda fun??o org?nica do conjunto e desenhar a mol?cula em tr?s dimens?es com o uso do programa Avogadro.
Instru??es para a utiliza??o do programa Avogadro:
O programa est? dispon?vel para download no site http://www.baixaki.com.br/download/avogadro.htme as instru??es necess?rias para a cria??o da mol?cula tridimensional podem ser vistas no v?deo Tutorial Avogadro - Como Construir Mol?culas em 3D, dispon?vel no endere?o http://www.youtube.com/watch?v=L7IvSuxlC2U. As imagens dever?o ser salvas e postadas no blog.
D.Criar uma par?dia musical explicando as caracter?sticas, usos e exemplos mais comuns de uma das fun??es org?nicas. A par?dia dever? ser elaborada a partir de m?sicas conhecidas por todos os alunos. Os alunos dever?o produzir as par?dias em casa ou nos intervalos das aulas, film?-las e, em seguida, postar no blog.
E. Elaborar uma resenha, com no m?nimo 15 linhas, relacionando os compostos org?nicos com o meio ambiente.
Na Se??o Recursos Complementares h? dicas sobre como produzir par?dias e resenha.
Ap?s todas as publica??es, o professor e os alunos dever?o comentar as produ??es dos seus colegas respondendo as seguintes perguntas: ?Qual fun??o org?nica chamou mais a sua aten??o??, ?Qual composto org?nico ? mais prejudicial ao meio ambiente??, ?Qual foi a nomenclatura mais dif?cil de aprender??. Professor e alunos devem descrever como foi a experi?ncia de participar da Gincana Virtual.
Segue abaixo uma sugest?o de cronograma para a realiza??o da ?Gincana Virtual?:
Tabela 2: Sugest?o de cronograma para a atividade 2.
|
Atividade 2 |
|||
|
Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
|
1? Etapa |
Pesquisa nos sites sugeridos |
4 horas/aula |
LIE |
|
2? Etapa |
Postagem dos desafios e crit?rios de pontua??o da ?Gincana Virtual? no Blog (Professor) |
1 dia |
Extrassala |
|
3? Etapa |
Realiza??o da Etapa A da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog |
3 dias |
Extrassala |
|
4? Etapa |
Realiza??o da Etapa B da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog |
3 dias |
Extrassala |
|
5? Etapa |
Realiza??o da Etapa C da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog |
1 semana |
Extrassala |
|
6? Etapa |
Realiza??o da Etapa D da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog |
1 semana |
Extrassala |
|
7? Etapa |
Realiza??o da Etapa E da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog |
2 dias |
Extrassala |
|
8? Etapa |
Coment?rios sobre as produ??es postadas no Blog (professor e alunos) |
4 dias |
Extrassal |
Fonte:Produ??o do autor.
?
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3.1. INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa e na sala de aula. Ser?o utilizados computadores com acesso ? Internet, caderno para anota??es, projetor data-show, m?quina digital ou celular com c?mera, caneta e l?pis. O docente dever? manter a turma dividida ainda em seis grupos,destacando que ? fundamental para a realiza??o da atividade a participa??o de todos os alunos.
?
3.2. INTRODU??O ? CONHECENDO (MAIS) SOBRE POL?MEROS E NANOTECNOLOGIA
Inicialmente, o professor dever? perguntar aos alunos se eles j? ouviram falar em Nanotecnologia. Em caso afirmativo, ele pedir? aos alunos para comentar o que eles conhecem sobre essa tecnologia. Ap?s essa conversa inicial, o docente dever? apresentar no projetor data-show o v?deo Globo V?deos - VIDEO - Nanotecnologia j? apresenta resultados surpreendentes, dispon?vel para acesso no endere?o eletr?nico http://www.youtube.com/watch?v=7rKDfpzGhnU&feature=related. Este v?deo tem dura??o de 4 minutos e 47 segundos e apresenta a import?ncia da Nanotecnologia para a sociedade e para a medicina.
Ap?s ouvir a opini?o dos discentes sobre o v?deo exibido, o professor dever? apresentar as figuras 2 e 3 para os alunos atrav?s do projetor data-show e pergunt?-los:
- Voc?s sabem o que est? ilustrado nesta imagem?
- Voc?s j? ouviram falar em pol?meros?
- Qual a import?ncia e influ?ncia deles na sociedade e no meio ambiente?
- Qual a rela??o dos pol?meros com as garrafas PET?
- Ser?o eles os vil?es da polui??o ambiental?
Com essas perguntas, o professor dever? introduzir o assunto pol?meros na aula, buscando considerar a rela??o dos pol?meros com a economia e os seus danos ao meio ambiente.
Figura 2: Pol?meros
Fonte:
http://acentelha-morenope.blogspot.com.br/2010/06/moreno-na-era-dos-polimeros.html
?
FigurA 3: Garrafas PET
Fonte: http://lavienville.blogspot.com.br/2010/07/principio-gerador-pagador-para.html
Ap?s a conversa introdut?ria, o professor dever? propor aos alunos conhecer mais sobre os pol?meros e sobre a Nanotecnologia, atrav?s da realiza??o de semin?rios e de experi?ncias qu?micas. A sala ser? dividida em seis grupos, ficando dois destes respons?veis pela realiza??o dos semin?rios e os outros pelas experi?ncias. Os grupos apresentar?o os semin?rios e as experi?ncias na sala de aula, devendo o professor filmar as apresenta??es e, posteriormente, post?-las no Blog da turma.
Objetivando proporcionar uma maior intera??o entre os alunos, sugere-se que os grupos desta atividade sejam diferentes daqueles que foram formados na atividade 2.
?
3.3. SUGEST?ES DE SUBTEMAS E SITES DE PESQUISA PARA OS SEMIN?RIOS SOBRE POL?MEROS E NANOTECNOLOGIA
Equipe 1: Pol?meros
Pol?meros
http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros.htm
Pol?meros
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polimeros/polimeros-2.php
Pol?meros
http://www.culturamix.com/cultura/curiosidades/polimeros
Pol?meros e Polui??o
http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros-poluicao.htm
Utiliza??o dos Pol?meros sint?ticos
http://www.brasilescola.com/quimica/utilizacao-dos-polimeros-sinteticos.htm
Biopol?meros, Pol?meros Biodegrad?veis e Pol?meros Verdes
http://www.dema.ufcg.edu.br/revista/index.php/REMAP/article/viewFile/222/204
Orienta??o: a equipe dever? abordar defini??o, curiosidades e o uso de pol?meros, biopol?meros, pol?meros degrad?veis e verdes.
*Todos os sites tiveram acesso em 11/11/2012.
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Equipe 2: Nanotecnologia
O que s?o nanotubos de carbono?
http://www.tecmundo.com.br/nanotecnologia/2640-o-que-sao-nanotubos-de-carbono-.htm
Nanotubos
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/meta.php?meta=Nanotubos
O que ? nanotecnologia?
http://www.nanotechdobrasil.com.br/o-que-e-nanotecnologia/
Trunfos do futuro - Nanotecnologia
http://supertrunfonet.tripod.com/trunfonticiadofuturo/id3.html
Conhe?a os nanotubos de carbono, uma das tecnologias mais promissoras http://www.techninja.com.br/ciencia/conheca-nanotubos-carbono-tecnologia-mais-promissoras/
Cientistas desenvolvem o primeiro ecr? OLED ?el?stico? http://www.wikienergia.pt/~edp/index.php?title=Cientistas_desenvolvem_o_primeiro_ecr%C3%A3_OLED_%E2%80%9Cel%C3%A1stico%E2%80%9D
Energia que vem do papel http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/energia_que_vem_do_papel.html
Nanotubes made simple - single wall nanotubes (SWNT)
https://www.ccs.uky.edu/~ernst/carbontubes/structure.html (Este site possui um software que possibilita ao usu?rio ?brincar? criando estruturas de nanotubos de carbono e visualizar sua estrutura em 3D).
Orienta??o: o grupo dever? abordar a defini??o de nanotecnologia, o seu mecanismo e as suas aplica??es.
*Todos os sites tiveram acesso em 11/11/2012.
3.4. SUGEST?ES DE SUBTEMAS E SITES DE PESQUISA PARA OS EXPERIMENTOS SOBRE POL?MEROS E NANOTECNOLOGIA
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Equipe 3: Experimento ?Biopl?stico?
http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=729&BIOPLASTICO#top
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Equipe 4: Experimento ?M?o de espuma? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27807
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Equipe 5: Experimento ?Aprendendo a sintetizar e a modelar um pol?mero? http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=118
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Equipe 6: Experimento ?Amoeba?
http://abcdopolimero.wordpress.com/category/polimeros/08-curiosidades/
*Todos os sites tiveram acesso em 09/11/2012.
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Orienta??o: os alunos dever?o apresentar as rea??es qu?micas que acontecem no experimento, assim como, mostrar as f?rmulas das mol?culas que est?o reagindo e dos produtos.
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3.5. INSTRU??ES ACERCA DOS SEMIN?RIOS E EXPERIMENTOS
Seguem algumas instru??es acerca dos semin?rios e experimentos:
- Dever? ser marcado um ou mais dias para todas as apresenta??es: semin?rios e experimentos;
- O tempo destinado para as apresenta??es dos grupos ser? entre 15 e 20 minutos. Esta ser? a dura??o dos v?deos gravados pelo professor a serem postados no blog;
- Cada semin?rio deve conter introdu??o ao tema, desenvolvimento e conclus?o;
- Os alunos dever?o contextualizar o tema de acordo com a orienta??o dada ao grupo;
- Nos semin?rios, a exposi??o tem?tica ser? atrav?s de slides com o uso do projetor data-show;
- As equipes respons?veis pela realiza??o de experimentos dever?o seguir as instru??es fornecidas nos sites indicados. Os experimentos dever?o ser realizados primeiramente na casa dos alunos (fase de teste). Depois, eles apresentar?o o experimento na sala de aula para os colegas e para o professor no dia combinado;
- As informa??es sobre o experimento dever?o ser apresentadas durante a execu??o do mesmo;
- Ap?s cada apresenta??o, dever? ser disponibilizado um tempo para perguntas dos colegas e do professor;
- Ao final dos semin?rios e das apresenta??es dos experimentos, os grupos dever?o fornecer a bibliografia utilizada. O professor dever? propor duas problem?ticas a serem analisadas e discutidas entre os alunos no blog:
Problem?tica1: Qual a import?ncia de produzir biopl?stico? Quais as suas vantagens em rela??o aos derivados de petr?leo? Quais as diferen?as qu?micas entre o biopl?stico e os derivados do petr?leo? (Experimento 1)
*Problem?tica2: A nanotecnologia ? de grande import?ncia para a medicina e para a sociedade. Mas, por que esta ci?ncia ainda ? t?o desconhecida pela maioria das pessoas? Por que ainda s?o poucos os pa?ses que investem nesse tipo de tecnologia? Ser? que entre as infinitas vantagens do uso da nanotecnologia, existe alguma desvantagem? (Semin?rio sobre Nanotecnologia)
Para auxiliar o professor a orientar a discuss?o sobre nanotecnologia, sugere-se o texto Vantagens e riscos da Nanotecnologia apresentado no site http://proavirtualg36.pbworks.com/w/page/18672373/Vantagens%20e%20riscos%20da%20Nanotecnologia, pois este aborda resumidamente alguns riscos desta tecnologia.
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Um cronograma para a atividade 3 ? sugerido na tabela 3:
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Tabela 3: Cronograma para a atividade 3.
|
Atividade 3 |
|||
|
Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
|
1? Etapa |
Pesquisa nos sites sugeridos |
4 horas/aula |
LIE |
|
2? Etapa |
Elabora??o dos semin?rios e dos experimentos |
1 semana |
Extrassala |
|
3? Etapa |
Apresenta??o dos semin?rios e dos experimentos |
3 horas/aula |
Sala de aula |
|
4? Etapa |
Discuss?o no Blog |
5 dias |
Extrassala |
Fonte: Produ??o do autor.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| A? tem qu?mica! - Qu?mica do Carbono - Qu?mica Org?nica | V?deo |
Sugest?es de links para alunos
Como fazer uma par?dia
http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-uma-parodia-musical/
Como elaborar uma resenha?
http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php
Qu?mica Org?nica
http://www.youtube.com/watch?v=uNoWVH17Lw0
Nanotecnologia com legendas
http://www.youtube.com/watch?v=MA2mW_EVU9A&feature=related
- Objetos educacionais:
A? tem qu?mica ? Nomenclatura dos compostos org?nicos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12049
A? tem qu?mica ? Representa??es dos compostos org?nicos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12050
- Outros Tutoriais sobre Blog
http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA
http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger
- Como escrever na internet
http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/
?
Sugest?es de links para professores
- Blog: di?rio (de aprendizagem) na rede
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml
- Criador do blog Hist?ria Digital d? dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
- Como escrever na internet
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50
- Como fazer um v?deo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
Na atividade 1, o professor poder? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o aos fundamentos da qu?mica org?nica atrav?s da relev?ncia dos conte?dos abordados nos v?deos produzidos. Na atividade 2, o professor poder? averiguar se os alunos compreenderam a nomenclatura, as principais caracter?sticas, os usos e aplica??es das fun??es org?nicas a partir do material produzido pelos discentes na ?Gincana Virtual?. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes compreenderam o que ? nanotecnologia e o que s?o pol?meros, como tamb?m, sua import?ncia e utilidade para a sociedade a partir do conte?do apresentado nos semin?rios e das informa??es abordadas nos experimentos, e nos coment?rios postados no blog da turma.