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Qu?mica org?nica: o carbono nosso de cada dia

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas
Ensino M?dio Qu?mica Propriedades das subst?ncias e dos materiais
Ensino M?dio Qu?mica Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?    Definir as propriedades gerais do carbono;
?    Distinguir e conhecer as estruturas org?nicas;
?    Recordar nomea??o de estruturas org?nicas;
?    Descrever as fun??es org?nicas;
?    Conhecer os materiais desenvolvidos a partir das propriedades do ?tomo de carbono: pol?meros e nanotubos de carbono.

Duração das atividades

25 horas/aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Liga??es qu?micas, distribui??o de el?trons e orbitais;
- Fun??es qu?micas;
- Rea??es qu?micas;
- Conhecer as teorias de origem da vida.
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Estratégias e recursos da aula

PREPARA??O PARA A AULA

Para a realiza??o das atividades, ser? criado um blog para a turma.

Como criar um Blog?

O professor dever? criar um blog com o aux?lio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e opinar na cria??o da p?gina do Blog. Os seguintes endere?os eletr?nicos apresentam orienta??es para a cria??o de um Blog:  http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf.

? importante conscientizar os alunos acerca da linguagem a ser utilizada em uma p?gina na internet, principalmente no que diz respeito ? clareza e a objetividade, lembrando-os, ainda, do ?alcance? que os escritos deles poder?o ter atrav?s de um blog.

Sugere-se que o professor acompanhe os coment?rios postados no Blog com o objetivo de interferir no momento que julgar adequado durante o desenvolvimento das atividades que envolvem esse recurso.

ATIVIDADE 1: CONHECENDO O CARBONO NOSSO DE CADA DIA.

1. PREPARA??O DO AMBIENTE

Esta atividade ser? desenvolvida no LIE, na sala de aula e em espa?os extrassala. Ser?o necess?rios caneta, caderno, projetor data-show, e o LIE dever? contar com acesso a internet para a produ??o e compartilhamento do material a ser produzido pelos discentes no blog.

Dever?o ser acordadas entre professor e alunos as seguintes regras:

  • Efetiva participa??o de todos os alunos durante as atividades;
  • A divis?o da turma em cinco equipes com aproximadamente o mesmo n?mero de participantes.

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2. INSTRU??ES INICIAIS

Nesta atividade ser? utilizado o objeto educacional A? tem qu?mica ? Qu?mica org?nica ? Qu?mica do carbono, que ? um v?deo com dura??o de 12 minutos e 25 segundos. Este recurso apresenta abordagem superficial sobre cadeias carb?nicas, suas representa??es estruturais planas e o modelo pau e bola (3 dimens?es). O recurso tamb?m mostra a qu?mica org?nica no cotidiano e a tipologia das liga??es que o carbono pode fazer. O v?deo est? dispon?vel para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do link  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12048 (ver figura 1).

Figura 1: Cena retirada do Objeto Educacional A? tem qu?mica ? Qu?mica org?nica ? Qu?mica do carbono.

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Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12048.
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Observa??o: para a visualiza??o deste v?deo ? necess?rio que o computador possua o programa Media Player Classic.

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3. DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor dever? propor aos alunos os seguintes questionamentos:

?Por que a qu?mica precisa dividir-se em sub-?reas?

?Por que utilizamos o termo ?Qu?mica Org?nica? se estudamos nesta apenas os compostos carb?nicos?

?O que ? o carbono?

?Qual a import?ncia do carbono para a exist?ncia da vida?

?Como o carbono se comporta dentro das liga??es qu?micas?

A princ?pio, o professor far? estes questionamentos sem se preocupar em obter  respostas fundamentadas dos alunos, pois este ? um momento de motiva??o para o tema abordado na aula. Em seguida, o docente organizar? a turma em cinco equipes e sortear? entre estas os temas que ser?o abordados posteriormente. Ap?s esse momento, os alunos assistir?o ao v?deo A? tem qu?mica ? Qu?mica org?nica ? Qu?mica do carbono.

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3.1. Luz, c?mera, filmando!

Ap?s a exibi??o do recurso educacional, cada equipe pesquisar? nos sites sugeridos abaixo os seus respectivos temas e, a partir do conte?do abordado no v?deo e da pesquisa, ir?o elaborar um filme abordando o tema, com a participa??o de todos ou do maior n?mero poss?vel de integrantes na filmagem, conforme as habilidades de cada aluno para a constru??o desse material. Para o momento da sistematiza??o, os grupos dever?o escolher os aspectos mais curiosos ou interessantes que encontraram durante a pesquisa e anotarem em um papel, de maneira que um grupo n?o saiba os aspectos interessantes a serem ressaltados por outro grupo.

Seguem agora os temas para cada equipe e as sugest?es de links para a pesquisa:

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a)      A origem da Qu?mica Org?nica:

Hist?ria da qu?mica org?nica

http://www.algosobre.com.br/quimica/historia-da-quimica-organica.html

A origem da qu?mica org?nica

http://quimicanaoedificil.webnode.com.br/news/a%20origem%20da%20quimica%20org%C3%A2nica/

Hist?rico da qu?mica org?nica

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/historico-da-quimica-organica.html

Hist?ria da qu?mica org?nica

http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=1925&idC=38421#

Carbono, um elemento muito especial

http://www.edicoessm.com.br/backend/public/recursos/Reproducao_SP_Quimica_3_unidade_1_capitulo_1.pdf

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Orienta??o: o grupo dever? abordar a origem e a hist?ria da qu?mica org?nica.

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b)     A Qu?mica Org?nica hoje e a Qu?mica e suas especialidades:

Qu?mica org?nica do s?culo XXI

http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-organica-seculo-xxi.htm

Qu?mica org?nica

http://www.alunosonline.com.br/quimica/quimica-organica.html

Subst?ncias Naturais Org?nicas e Inorg?nicas

http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-naturais.htm

Divis?es da Qu?mica - A Qu?mica e suas especialidades

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/intro/dvquimica

Qu?mica Org?nica: presente nos alimentos

http://quimicanoceat.flogbrasil.terra.com.br/foto16939530.html

Subst?ncias org?nicas

https://sites.google.com/site/amigodomagrao/17-1

Utilidade da Qu?mica Org?nica

http://www.soq.com.br/conteudos/em/introducaoquimicaorganica/p1.php

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Orienta??o: os alunos dever?o abordar a qu?mica org?nica hoje, os seus usos, exemplos de compostos org?nicos e tamb?m as especialidades da qu?mica.

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c)      O carbono e a Qu?mica Org?nica:

Carbono

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/pe_carbonoqo.html

Estudo do Carbono

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/estudo-carbono.htm

Classifica??o do carbono

http://www.brasilescola.com/quimica/classificacao-carbono.htm

Postulados de Kekul?

http://www.soq.com.br/conteudos/em/introducaoquimicaorganica/p2.php

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Orienta??o: o grupo dever? abordar os princ?pios, estrutura e as caracter?sticas do ?tomo de carbono.

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d)     Compostos org?nicos e inorg?nicos:

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Qu?mica Org?nica

http://www.infoescola.com/quimica/quimica-organica/

Composto Inorg?nico

http://www.infoescola.com/quimica/composto-inorganico/

Qu?mica Inorg?nica

http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-inorganica.htm

Subst?ncias org?nicas e inorg?nicas

http://portalmisto.blogspot.com.br/2010/03/substancias-organicas-e-inorganicas.html

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Orienta??o: o grupo dever? abordar as diferen?as entre os compostos org?nicos e inorg?nicos, e seus exemplos.

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e)      Propriedades e caracter?sticas dos compostos org?nicos:

Caracter?sticas dos Compostos Org?nicos

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/caracteristicas-dos-compostos-organicos.html

Caracter?sticas Gerais

http://www.brasilescola.com/quimica/caracteristicas-gerais-dos-compostos-organicos.htm

Propriedades dos compostos org?nicos

http://www.infoescola.com/quimica/propriedades-dos-compostos-organicos/

Orienta??o: os alunos dever?o abordar as principais caracter?sticas presentes nos compostos org?nicos.

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*Todos os sites tiveram acesso em 11/novembro/2012.

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3.1.1. Instru??es sobre a produ??o dos v?deos

A produ??o dos v?deos dever? ser feita no LIE e em ambientes extrassala.

Os alunos dever?o adicionar aos seus v?deos, imagens, ilustra??es, filmagens, frases informativas e curiosidades sobre os respectivos temas. Os v?deos poder?o seguir um dos tr?s modelos sugeridos abaixo:

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MODELO 1:V?deo em formato de um document?rio.

Nesse modelo, a equipe dever? contextualizar o tema em forma de um document?rio. Os alunos poder?o se basear nos modelos de document?rios produzidos pela BBC dos Estados Unidos da Am?rica.

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MODELO 2:V?deo em formato de um telejornal.

Nesse modelo, o tema exposto dever? ser abordado como uma not?cia ou reportagem. Os alunos dever?o editar os v?deos inserindo um fundo musical de telejornais nacionais como, por exemplo, o ?Jornal Nacional? ou ?Jornal Hoje?, entre outros.

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MODELO 3:V?deo em formato de novela.

Nesse modelo, os alunos dever?o explicar o tema dentro de um drama de novela. Neste estilo, deve prevalecer a narra??o. Os alunos poder?o inserir, nos v?deos, imagens ou cenas de algumas novelas famosas que guardem rela??o com o tema abordado.

O professor dever? indicar esses modelos, mas deixar os alunos ? vontade para criarem outros estilos para a produ??o dos v?deos, estimulando, assim, a criatividade da turma.

Os alunos ter?o o prazo de tr?s semanas para produzirem os v?deos, que dever?o ser publicados no Blog da turma. Lembrando que todas as equipes, e tamb?m o professor, dever?o comentar os v?deos postados.

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3.1.2. Criando os v?deos

Seguem abaixo tutoriais com as instru??es necess?rias para a produ??o e edi??o de v?deos:

- Windows Movie Maker para Windows:

http://www.youtube.com/watch?v=K1Q5GBXcUCk

- Kdenlive para Linux:

http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA

-Kdenlive est? dispon?vel para download em: http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm.

*Todos os sites tiveram acesso em 06/novembro/2012.

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4. MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta.

5. DISCUSS?O

Na sala de aula, ap?s a publica??o dos v?deos no Blog e visualiza??o/coment?rio de todos os alunos, o professor dever? propor uma discuss?o com as seguintes perguntas:

- Quais os riscos na manipula??o do carbono?

- Seria poss?vel acabar com o carbono do planeta?

- Quais os efeitos da grande depend?ncia do uso do carbono na sociedade atual?

Buscando responder estas quest?es, o professor deve gerar uma conversa com os discentes na qual ele chamar? a aten??o para as caracter?sticas dos compostos carb?nicos que lhes d?o import?ncia e versatilidade, como a capacidade de gerar cadeias com liga??es entre si ou mesmo a grande afinidade com um grande n?mero de elementos qu?micos.

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6. SISTEMATIZA??O

Ap?s a discuss?o, o professor dever? formalizar o conte?do com os alunos na sala de aula. O professor dever? organizar a turma em um c?rculo e orientar que os alunos exponham os aspectos curiosos do seu tema em forma de pergunta.

Aten??o: n?o poder? haver perguntas repetidas. Caso surjam d?vidas sobre alguma resposta, o professor dever? explicar/revisar o conte?do no final.

Sugest?o: o professor tamb?m poder? fazer perguntas aos alunos.

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ATIVIDADE 2: COMPREENDENDO AS FUN??ES ORG?NICAS

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2.1  AMBIENTES E MATERIAIS

Esta atividade ser? desenvolvida no laborat?rio de inform?tica, como tamb?m em espa?os extrassala. Usaremos massinha de modelar, caneta, l?pis, caderno, computadores com acesso ? internet e m?quina digital ou celular com c?mera.

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2.2. INTRODU??O

Inicialmente, o professor dever? perguntar aos alunos se eles sabem o que s?o fun??es org?nicas (n?o confundir com compostos org?nicos!) e, em caso afirmativo, solicitar que os discentes indiquem os exemplos mais comuns destes compostos no dia-a-dia. Ap?s esse momento, o professor dever? disponibilizar a seguinte reportagem para os alunos Petr?leo e derivados dispon?vel em http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/petroleo-gas-natural-e-derivados. Ap?s a leitura da reportagem, al?m de conversar sobre a relev?ncia da not?cia no contexto atual, o docente dever? levantar as seguintes quest?es:

- Quais os derivados do petr?leo?

- De que ? constitu?do o petr?leo e os seus derivados?

- Em quais fun??es org?nicas eles se classificam?

- Voc?s conhecem as f?rmulas qu?micas dessas fun??es?

Em seguida, o professor dever? convidar os alunos a observarem exemplos mais comuns de hidrocarbonetos: o petr?leo e seus derivados. Os discentes dever?o atentar para a quantidade de carbonos presentes nas equa??es qu?micas e como isso se relaciona ? sua nomenclatura.

Para auxiliar o professor neste momento, poder? ser solicitada a visita ao site http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/composicao-dos-derivados-petroleo.htm, que tr?s como assunto a ?Composi??o dos derivados do petr?leo?.

Ap?s essa conversa inicial, dever?o ser formadas seis equipes, cada uma respons?vel por um conjunto de fun??es org?nicas que ser?o indicadas posteriormente. Nesta atividade, o docente dever? propor aos alunos uma ?Gincana Virtual?. Quem tiver mais pontos ser? a equipe campe?!

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2.3 PREPARANDO-SE PARA A ?GINCANA VIRTUAL?

Todas as equipes ir?o pesquisar sobre o conjunto de fun??es e buscar responder as seguintes indaga??es:

  • Quais as suas f?rmulas qu?micas?
  • Como ? feita a nomenclatura dessas fun??es?
  • Quais as suas principais caracter?sticas?
  • Quais os seus usos e aplica??es na sociedade?
  • Quais os exemplos mais comuns de seus compostos?         
  • Qual a rela??o desta fun??o org?nica com o meio ambiente e a sociedade?
  • Alguma destas fun??es causa dano ambiental ou social?

Seguem as sugest?es de fun??es org?nicas e seus respectivos sites de pesquisa:

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Equipe 1: Hidrocarbonetos (Alcanos, Alcenos, Alcinos, Alcadienos, Alceninos, Cicloalcanos, Cicloalcenos).

Hidrocarbonetos

http://www.infoescola.com/quimica/o-que-sao-hidrocarbonetos/

Hidrocarbonetos

http://www.brasilescola.com/quimica/hidrocarbonetos.htm

Nomenclatura de Hidrocarbonetos c?clicos e ramificados

http://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-hidrocarbonetos-ciclicos-ramificados.htm

Fun??es Org?nicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

Poluentes do ar

http://www.feam.br/component/content/80?task=view

Causas, efeitos e tratamento das agress?es por hidrocarbonetos em animais marinhos e de estu?rios

http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/agressoes-hidrocarbonetos-animais-marinhos-estuarios/agressoes-hidrocarbonetos-animais-marinhos-estuarios.shtml

Alcanos

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/alcanos.html

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Equipe 2: Haleto; ?lcool; Enol.

En?is

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/enois.htm

Fun??o ?lcool

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-alcool/

Haletos org?nicos

http://www.brasilescola.com/quimica/haletos-organicos.htm

Fun??es Org?nicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

Haletos org?nicos

http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p24.php

Uso de haletos org?nicos em armas qu?micas

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/uso-haletos-organicos-armas-quimicas.htm

Estudo de alguns Haletos

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/estudo-alguns-haletos.htm

?lcool versus Gasolina

http://www.brasilescola.com/quimica/alcool-versus-gasolina.htm

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Equipe 3: Fenol; ?ter; ?ster.

Fun??es Org?nicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

Fun??o Fenol

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-fenol/

Fun??o ?ter

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-eter/

Fun??o ?ster

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-ester/

?steres

http://www.brasilescola.com/quimica/esteres.htm

Sobre o biodiesel

http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/biodiesel.htm

Fen?is

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fenois.htm

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Equipe 4: Alde?do; Cetona; ?cido carbox?lico.

Fun??o Alde?do

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-aldeido/

Fun??o Cetona

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-cetona/

Fun??es Org?nicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

Autom?veis:  as armas do ar

http://super.abril.com.br/ecologia/automoveis-armas-ar-438811.shtml

Alde?dos e cetonas

http://www.qieducacao.com/2011/11/aldeidos-e-cetonas.html

?cido Carbox?lico

http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p19.php

Principais ?cidos Carbox?licos

http://www.brasilescola.com/quimica/principais-acidos-carboxilicos.htm

?cidos Carbox?licos

http://www.infoescola.com/quimica/acidos-carboxilicos/

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Equipe 5: Aminas; Amida; Nitro compostos.

Fun??o Amida

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-amida/

Amidas

http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p23.php

Ureia

http://www.alunosonline.com.br/quimica/ureia.html

Fun??o Amina

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-amina/

Aminas estimulantes

http://www.alunosonline.com.br/quimica/aminas-estimulantes-.html

Nitrocompostos

http://www.brasilescola.com/quimica/nitrocompostos.htm

TNT ? Trinitrotolueno

http://www.brasilescola.com/quimica/tnt-trinitrotolueno.htm

Fun??es Org?nicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

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Equipe 6: Nitrilas; Isonitrila; Compostos de Grignard.

Nitrilas ou Cianetos

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/nitrilas-ou-cianetos.htm

Triagem de Nitrilas Frente a Micro-Organismos Marinhos

http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T1126-1.pdf

Fun??es Org?nicas

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/funcoes-organicas/funcoes-organicas-9.php

Compostos Organomet?licos

http://www.brasilescola.com/quimica/compostos-organometalicos.htm

Contamina??o por merc?rio

http://www.brasilescola.com/quimica/contaminacao-por-mercurio.htm

Fun??es Org?nicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

*Todos os sites tiveram acesso em 11/novembro/2012.

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2.4. INSTRU??ES PARA A ?GINCANA VIRTUAL?

O professor dever? publicar no blog da turma como pontuar? o desempenho das equipes (Tabela 1), lembrando que todas as atividades da Gincana ser?o realizadas virtualmente atrav?s desse recurso.

Nesta gincana todas as equipes dever?o buscar realizar os desafios sugeridos. Para determinar a equipe vencedora ser?o considerados os seguintes aspectos: o tempo (a ser determinado pelo professor), o desempenho, a adequa??o, a criatividade e a participa??o dos alunos em cada atividade. Segue uma tabela com sugest?o de pontua??o:

Tabela 1: Crit?rio de pontua??o por tarefa.

Crit?rio

Pontos por tarefa

- Realiza??o da tarefa no per?odo estipulado.

10 pontos

- Participa??o de toda a equipe.

15 pontos

- Adequa??o a tarefa proposta.

20 pontos

- Criatividade no desempenho da tarefa.

15 pontos

Fonte:Produ??o do autor.

2.4. TAREFAS DA GINCANA VIRTUAL

Segue a descri??o das tarefas propostas para a ?Gincana Virtual?:

A. Elaborar esbo?os, ilustra??es ou diagramas que descrevam o processo de determina??o da nomenclatura dos compostos qu?micos (postar no blog).

B.Elaborar uma maquete de massinha de modelar demonstrando a estrutura qu?mica de uma fun??o org?nica e do seu conjunto de fun??es, incluindo todos os ?tomos e liga??es qu?micas na maquete, esta deve ser fotografada e as fotos postadas no blog.

C.Escolher uma segunda fun??o org?nica do conjunto e desenhar a mol?cula em tr?s dimens?es com o uso do programa Avogadro.

Instru??es para a utiliza??o do programa Avogadro:

O programa est? dispon?vel para download no site http://www.baixaki.com.br/download/avogadro.htme as instru??es necess?rias para a cria??o da mol?cula tridimensional podem ser vistas no v?deo Tutorial Avogadro - Como Construir Mol?culas em 3D, dispon?vel no endere?o http://www.youtube.com/watch?v=L7IvSuxlC2U.  As imagens dever?o ser salvas e postadas no blog.

D.Criar uma par?dia musical explicando as caracter?sticas, usos e exemplos mais comuns de uma das fun??es org?nicas. A par?dia dever? ser elaborada a partir de m?sicas conhecidas por todos os alunos. Os alunos dever?o produzir as par?dias em casa ou nos intervalos das aulas, film?-las e, em seguida, postar no blog.

E. Elaborar uma resenha, com no m?nimo 15 linhas, relacionando os compostos org?nicos com o meio ambiente.

Na Se??o Recursos Complementares h? dicas sobre como produzir par?dias e resenha.

Ap?s todas as publica??es, o professor e os alunos dever?o comentar as produ??es dos seus colegas respondendo as seguintes perguntas: ?Qual fun??o org?nica chamou mais a sua aten??o??, ?Qual composto org?nico ? mais prejudicial ao meio ambiente??, ?Qual foi a nomenclatura mais dif?cil de aprender??. Professor e alunos devem descrever como foi a experi?ncia de participar da Gincana Virtual.

Segue abaixo uma sugest?o de cronograma para a realiza??o da ?Gincana Virtual?:

Tabela 2: Sugest?o de cronograma para a atividade 2.

Atividade 2

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1? Etapa

Pesquisa nos sites sugeridos

4 horas/aula

LIE

2? Etapa

Postagem dos desafios e crit?rios de pontua??o da ?Gincana Virtual? no Blog (Professor)

1 dia

Extrassala

3? Etapa

Realiza??o da Etapa A da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog

3 dias

Extrassala

4? Etapa

Realiza??o da Etapa B da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog

3 dias

Extrassala

5? Etapa

Realiza??o da Etapa C da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog

1 semana

Extrassala

6? Etapa

Realiza??o da Etapa D da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog

1 semana

Extrassala

7? Etapa

Realiza??o da Etapa E da ?Gincana Virtual? e postagem no Blog

2 dias

Extrassala

8? Etapa

Coment?rios sobre as produ??es postadas no Blog (professor e alunos)

4 dias

Extrassal

Fonte:Produ??o do autor.

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ATIVIDADE 3: M?OS-NA-MASSA! OU MELHOR, NO CARBONO!

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3.1. INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa e na sala de aula. Ser?o utilizados computadores com acesso ? Internet, caderno para anota??es, projetor data-show, m?quina digital ou celular com c?mera, caneta e l?pis. O docente dever? manter a turma dividida ainda em seis grupos,destacando que ? fundamental para a realiza??o da atividade a participa??o de todos os alunos.

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3.2. INTRODU??O ? CONHECENDO (MAIS) SOBRE POL?MEROS E NANOTECNOLOGIA

Inicialmente, o professor dever? perguntar aos alunos se eles j? ouviram falar em Nanotecnologia. Em caso afirmativo, ele pedir? aos alunos para comentar o que eles conhecem sobre essa tecnologia. Ap?s essa conversa inicial, o docente dever? apresentar no projetor data-show o v?deo Globo V?deos - VIDEO - Nanotecnologia j? apresenta resultados surpreendentes, dispon?vel para acesso no endere?o eletr?nico http://www.youtube.com/watch?v=7rKDfpzGhnU&feature=related. Este v?deo tem dura??o de 4 minutos e 47 segundos e apresenta a import?ncia da Nanotecnologia para a sociedade e para a medicina.

Ap?s ouvir a opini?o dos discentes sobre o v?deo exibido, o professor dever? apresentar as figuras 2 e 3 para os alunos atrav?s do projetor data-show e pergunt?-los:

- Voc?s sabem o que est? ilustrado nesta imagem?

- Voc?s j? ouviram falar em pol?meros?

- Qual a import?ncia e influ?ncia deles na sociedade e no meio ambiente?

- Qual a rela??o dos pol?meros com as garrafas PET?

- Ser?o eles os vil?es da polui??o ambiental?

Com essas perguntas, o professor dever? introduzir o assunto pol?meros na aula, buscando considerar a rela??o dos pol?meros com a economia e os seus danos ao meio ambiente.

Figura 2: Pol?meros

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Fonte:
http://acentelha-morenope.blogspot.com.br/2010/06/moreno-na-era-dos-polimeros.html
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FigurA 3: Garrafas PET

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Fonte: http://lavienville.blogspot.com.br/2010/07/principio-gerador-pagador-para.html

Ap?s a conversa introdut?ria, o professor dever? propor aos alunos conhecer mais sobre os pol?meros e sobre a Nanotecnologia, atrav?s da realiza??o de semin?rios e de experi?ncias qu?micas. A sala ser? dividida em seis grupos, ficando dois destes respons?veis pela realiza??o dos semin?rios e os outros pelas experi?ncias. Os grupos apresentar?o os semin?rios e as experi?ncias na sala de aula, devendo o professor filmar as apresenta??es e, posteriormente, post?-las no Blog da turma.

Objetivando proporcionar uma maior intera??o entre os alunos, sugere-se que os grupos desta atividade sejam diferentes daqueles que foram formados na atividade 2.

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3.3. SUGEST?ES DE SUBTEMAS E SITES DE PESQUISA PARA OS SEMIN?RIOS SOBRE POL?MEROS E NANOTECNOLOGIA

Equipe 1: Pol?meros

Pol?meros

http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros.htm

Pol?meros

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polimeros/polimeros-2.php

Pol?meros

http://www.culturamix.com/cultura/curiosidades/polimeros

Pol?meros e Polui??o

http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros-poluicao.htm

Utiliza??o dos Pol?meros sint?ticos

http://www.brasilescola.com/quimica/utilizacao-dos-polimeros-sinteticos.htm

Biopol?meros, Pol?meros Biodegrad?veis e Pol?meros Verdes

http://www.dema.ufcg.edu.br/revista/index.php/REMAP/article/viewFile/222/204

Orienta??o: a equipe dever? abordar defini??o, curiosidades e o uso de pol?meros, biopol?meros, pol?meros degrad?veis e verdes.

*Todos os sites tiveram acesso em 11/11/2012.

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Equipe 2: Nanotecnologia

O que s?o nanotubos de carbono?

http://www.tecmundo.com.br/nanotecnologia/2640-o-que-sao-nanotubos-de-carbono-.htm

Nanotubos

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/meta.php?meta=Nanotubos

O que ? nanotecnologia?

http://www.nanotechdobrasil.com.br/o-que-e-nanotecnologia/

Trunfos do futuro - Nanotecnologia

http://supertrunfonet.tripod.com/trunfonticiadofuturo/id3.html

Conhe?a os nanotubos de carbono, uma das tecnologias mais promissoras http://www.techninja.com.br/ciencia/conheca-nanotubos-carbono-tecnologia-mais-promissoras/

Cientistas desenvolvem o primeiro ecr? OLED ?el?stico? http://www.wikienergia.pt/~edp/index.php?title=Cientistas_desenvolvem_o_primeiro_ecr%C3%A3_OLED_%E2%80%9Cel%C3%A1stico%E2%80%9D

Energia que vem do papel http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/energia_que_vem_do_papel.html

Nanotubes made simple - single wall nanotubes (SWNT)

https://www.ccs.uky.edu/~ernst/carbontubes/structure.html (Este site possui um software que possibilita ao usu?rio ?brincar? criando estruturas de nanotubos de carbono e visualizar sua estrutura em 3D).

Orienta??o: o grupo dever? abordar a defini??o de nanotecnologia, o seu mecanismo e as suas aplica??es.

*Todos os sites tiveram acesso em 11/11/2012.

3.4. SUGEST?ES DE SUBTEMAS E SITES DE PESQUISA PARA OS EXPERIMENTOS SOBRE POL?MEROS E NANOTECNOLOGIA

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Equipe 3: Experimento ?Biopl?stico?

http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=729&BIOPLASTICO#top

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Equipe 4: Experimento ?M?o de espuma? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27807

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Equipe 5: Experimento ?Aprendendo a sintetizar e a modelar um pol?mero? http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=118

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Equipe 6: Experimento ?Amoeba?

http://abcdopolimero.wordpress.com/category/polimeros/08-curiosidades/

*Todos os sites tiveram acesso em 09/11/2012.

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Orienta??o: os alunos dever?o apresentar as rea??es qu?micas que acontecem no experimento, assim como, mostrar as f?rmulas das mol?culas que est?o reagindo e dos produtos. 

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3.5. INSTRU??ES ACERCA DOS SEMIN?RIOS E EXPERIMENTOS

Seguem algumas instru??es acerca dos semin?rios e experimentos:

- Dever? ser marcado um ou mais dias para todas as apresenta??es: semin?rios e experimentos;

- O tempo destinado para as apresenta??es dos grupos ser? entre 15 e 20 minutos. Esta ser? a dura??o dos v?deos gravados pelo professor a serem postados no blog;

- Cada semin?rio deve conter introdu??o ao tema, desenvolvimento e conclus?o;

- Os alunos dever?o contextualizar o tema de acordo com a orienta??o dada ao grupo;

- Nos semin?rios, a exposi??o tem?tica ser? atrav?s de slides com o uso do projetor data-show;

- As equipes respons?veis pela realiza??o de experimentos dever?o seguir as instru??es fornecidas nos sites indicados. Os experimentos dever?o ser realizados primeiramente na casa dos alunos (fase de teste). Depois, eles apresentar?o o experimento na sala de aula para os colegas e para o professor no dia combinado;

- As informa??es sobre o experimento dever?o ser apresentadas durante a execu??o do mesmo;

- Ap?s cada apresenta??o, dever? ser disponibilizado um tempo para perguntas dos colegas e do professor;

- Ao final dos semin?rios e das apresenta??es dos experimentos, os grupos dever?o fornecer a bibliografia utilizada. O professor dever? propor duas problem?ticas a serem analisadas e discutidas entre os alunos no blog:

Problem?tica1: Qual a import?ncia de produzir biopl?stico? Quais as suas vantagens em rela??o aos derivados de petr?leo? Quais as diferen?as qu?micas entre o biopl?stico e os derivados do petr?leo? (Experimento 1)

*Problem?tica2: A nanotecnologia ? de grande import?ncia para a medicina e para a sociedade. Mas, por que esta ci?ncia ainda ? t?o desconhecida pela maioria das pessoas? Por que ainda s?o poucos os pa?ses que investem nesse tipo de tecnologia? Ser? que entre as infinitas vantagens do uso da nanotecnologia, existe alguma desvantagem? (Semin?rio sobre Nanotecnologia)

Para auxiliar o professor a orientar a discuss?o sobre nanotecnologia, sugere-se o texto Vantagens e riscos da Nanotecnologia apresentado no site http://proavirtualg36.pbworks.com/w/page/18672373/Vantagens%20e%20riscos%20da%20Nanotecnologia, pois este aborda resumidamente alguns riscos desta tecnologia.

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Um cronograma para a atividade 3 ? sugerido na tabela 3:

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Tabela 3: Cronograma para a atividade 3.

Atividade 3

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1? Etapa

Pesquisa nos sites sugeridos

4 horas/aula

LIE

2? Etapa

Elabora??o dos semin?rios e dos experimentos

1 semana

Extrassala

3? Etapa

Apresenta??o dos semin?rios e dos experimentos

3 horas/aula

Sala de aula

4? Etapa

Discuss?o no Blog

5 dias

Extrassala

Fonte: Produ??o do autor.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A? tem qu?mica! - Qu?mica do Carbono - Qu?mica Org?nica V?deo

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos

Como fazer uma par?dia

http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-uma-parodia-musical/

Como elaborar uma resenha?

http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php

Qu?mica Org?nica

http://www.youtube.com/watch?v=uNoWVH17Lw0

Nanotecnologia com legendas

http://www.youtube.com/watch?v=MA2mW_EVU9A&feature=related

- Objetos educacionais:

A? tem qu?mica ? Nomenclatura dos compostos org?nicos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12049

A? tem qu?mica ? Representa??es dos compostos org?nicos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12050

- Outros Tutoriais sobre Blog

http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA 
http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger 

- Como escrever na internet

http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/

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Sugest?es de links para professores

- Blog: di?rio (de aprendizagem) na rede

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml

- Criador do blog Hist?ria Digital d? dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino

https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/criador-do-blog-historia-digital-da-dicas-de-como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/
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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

- Como escrever na internet

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50

- Como fazer um v?deo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387

Avaliação

Na atividade 1, o professor poder? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o aos fundamentos da qu?mica org?nica atrav?s da relev?ncia dos conte?dos abordados nos v?deos produzidos. Na atividade 2, o professor poder? averiguar se os alunos compreenderam a nomenclatura, as principais caracter?sticas, os usos e aplica??es das fun??es org?nicas a partir do material produzido pelos discentes na ?Gincana Virtual?. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes compreenderam o que ? nanotecnologia e o que s?o pol?meros, como tamb?m, sua import?ncia e utilidade para a sociedade a partir do conte?do apresentado nos semin?rios e das informa??es abordadas nos experimentos, e nos coment?rios postados no blog da turma.