Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como come?a? leitura e produ??o textual, an?lise e reflex?o sobre a l?ngua

Autor e Co-autor(es)

Suely Lenore Caputo Aymone imagem do usuário

URUGUAIANA - RS INST EST DE EDUC ELISA FERRARI VALLS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?
  • Entender o apelo num texto publicit?rio.
  • Valorizar a leitura como fonte de informa??o,  de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de frui??o est?tica.
  • Ler com compreens?o diferentes tipos de textos silenciosa e/ou oralmente.
  • Mostrar interesse por ler e ouvir a leitura de textos liter?rios e por compartilhar opini?es, ideias e prefer?ncias.
  • Fazer antecipa??es e infer?ncias a respeito do texto.
  • Revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora.
  • Ampliar o vocabul?rio, a partir de atividades l?dicas e de reescrita de trechos de um texto.
  • Escrever de forma clara, com sequ?ncia, conseguindo transmitir a mensagem.
  • Manter atitude ativa na identifica??o de quest?es gramaticais (substantivo coletivo e concord?ncia) e na busca de recursos para resolv?-las.
  • Perceber que as termina??es "-inho" e "-?o" provocam diferentes efeitos de sentido, al?m de serem utilizadas na forma??o do diminutivo e aumentativo.

Duração das atividades

Aproximadamente 6 aulas de 60 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar das atividades propostas nestas aulas, ? interessante que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1. Motiva??o
?
Como motiva??o para a hist?ria, a professora far? questionamentos do tipo:
?
  • Quem quer me dizer como come?a o seu dia? E como termina?
  • E como come?a o almo?o na tua casa? E como termina?

?

Em seguida, convidar?:
?
  • Vamos assistir a uma propaganda de um livro?
?
?
Os alunos assistir?o ao v?deo Livro Clip Como come?a
?
?
Depois, a professora questionar?:
?
  • O que te chamou a aten??o no v?deo? 
  • De que forma ele  provocou a tua curiosidade?
  • Ficaste com vontade de conhecer o livro divulgado no Livro Clip?
  • Como ser? que ele come?a?
  • E como ele termina?

?

2. Hora do conto
Como come??a
?
A professora contar? a hist?ria "Como come?a", de Silvana Tavano, usando um painel em que ser?o fixadas as imagens do livro.
?
Durante a conta??o, ser? realizada a t?cnica da leitura interrompida, instigando os alunos a responderem as quest?es propostas no livro, tais como:
?
?Na escola, tem o primeiro dia de aula
E o primeiro dia de f?rias.?
?
  • Como foi teu primeiro dia de aula? Como desejas o teu primeiro dia de f?rias?

?

?C?cegas, piada, palha?o de circo
E amigo engra?ado:
Tudo isso faz a risada come?ar!?
?
  • O que mais te faz come?ar a rir?

?

?A inven??o, depois do sonho?
?
  • O que gostarias de inventar?

?

A professora, depois da conta??o, deixar? que o livro circule entre os alunos, a fim de que apreciem as ilustra??es.
?
?

Aula 2

3. L?ngua portuguesa
?
a) A professora levar? o texto reproduzido em papel pardo para fixar na parede da aula, far? a leitura oral expressiva do texto, em seguida, convidar? alguns alunos para faz?-lo.
?
b) A professora entregar? uma c?pia do texto para cada aluno, a fim de que recorram ao texto sempre que necess?rio e possam l?-lo para/com os familiares.
?
c) Revis?o de um texto bem escrito: a professora reunir? os alunos num semic?rculo, a fim de destacar os recursos usados pela escritora para deixar o texto diferente e bonito.
?
Todos os destaques ser?o anotados em fichas (metade de uma folha sulfite) que far?o parte de um mural de inspira??o para a produ??o textual
?
Durante essa atividade, a professora far? os seguintes questionamentos:
?
  • Por que essa palavra (ou express?o) te chamou a aten??o?
  • Por que tu achas essa palavra bonita?
  • Em que situa??o a usarias?

?

?Todo mundo sabe: as frases come?am com palavras, e as palavras, com letras.?
?
d) Jogo Stop: a professora, a seguir, reunir? os alunos em grupo de quatro e far? a proposta do jogo: a cada rodada ser? sorteada uma letra com a qual os alunos dever?o preencher o quadro, usando-a no in?cio das palavras.
?
Stop 1
?
Ser?o realizadas em torno de cinco ou seis rodadas. Ganha o grupo que preencher primeiro o quadro em cada rodada e gritar Stop.
?
?

Aula 3

e) Completando frases de forma criativa: a professora encaminhar? a seguinte quest?o, oralmente:
?
  • O que mais tu achas que todo mundo sabe?

?

Depois, no quadro, colocar? o in?cio das frases:
?
- Todo mundo sabe...
- Todo mundo sabe...
?
?
Cada aluno dever? compartilhar com os colegas as suas ideias.
?
?
f) Pensando no jeito de dizer: a professora encaminhar? as seguintes  perguntas, oralmente:
?
  • ?Todo mundo? quer dizer o mundo inteiro? O que tu achas que quer dizer?
  • De que outra forma podemos expressar essa ideia?
  • Se trocarmos "todo mundo" por "as pessoas", o sentido permanece? Ou muda?
  • Precisamos modificar outras palavras na frase para combinar com "as pessoas"? Quais?

?

Depois, no quadro, colocar? a frase para ser modificada:
?
?
Todo mundo sabe que as frases come?am com palavras.
.............................................................................................
?
?

Aula 4

?Cada coisa tem um jeito de come?ar.?
?
?
g) Produ??o de texto (em grupos):
?
A professora solicitar? que os alunos analisem situa??es que tenham in?cio e fim:
  • Como come?a o lanche? Como termina?
  • Como come?a o recreio? Como termina?
  • Como come?a uma partida de futebol? Como termina?
?
?Muitas hist?rias come?am com ?era uma vez?.
?
A professora iniciar? a conversa assim:
?
  • E as hist?rias como come?am? Como terminam?
  • De que outras formas as hist?rias podem come?ar? E terminar?
?
Depois, explicar? que as hist?rias tamb?m t?m in?cio, meio e fim.
?
Em seguida, far? a proposta de produ??o textual:
?
Na Sala Digital, os alunos usar?o o editor de texto online Primary Pad - <http://beta.primarypad.com/> -, que permite a escrita colaborativa.
?
Nos computadores, individualmente ou em dupla, os alunos acessar?o as propostas que estar?o hospedadas no blog da professora - <http://ufabloguei.blogspot.com.br/2012/11/como-comeca-escrita-colaborativa-exemplo.html>. 
?
P??gina do blog 1
?
Essas propostas t?m uma frase de in?cio e uma frase final. Os alunos dever?o criar o desenvolvimento para a hist?ria
?
Grupo 1
?
Depois de conclu?dos os textos, os alunos poder?o ler e comentar as produ??es dos colegas acessando os links dispon?veis no blog.
?
?

Aula 5

?O pintinho come?a sendo ovo (...)?

?
h) O valor afetivo do diminutivo: a professora encaminha o seguinte di?logo:
?
Vamos reescrever a frase de outro jeito:
?
?O pintinho come?a sendo ovo (...)?
O pinto come?a sendo ovo.
?
A professora segue o di?logo:
?
  • Que mudan?as houve? Percebes uma mudan?a no sentido da frase?
  • "Pinto'" e "pintinho'" se referem ao mesmo animal?
  • "Pintinho" ? menor do que "pinto"? ? o mesmo animal filhote da galinha?
  • Por que se fala "pintinho"?
  • O que se quer dizer com "pintinho"?

?

Depois, a professora escreve no quadro:
?
Aquele menino ? meu amigo.
Aquele menino ? meu amiguinho.
Aquele menino ? meu amig?o.
?
E continua a reflex?o: 
?
  • Percebes diferen?as entre essas tr?s frases? O que h? de diferente?
  • Quando se diz amiguinho, se est? fazendo refer?ncia ao tamanho do amigo?
  • Quando se diz amig?o, se est? fazendo refer?ncia ao tamanho do amigo?
  • Ent?o, o que se quer dizer ao se referir ao amigo como amiguinho ou como amig?o?

?

A professora prop?e as seguintes frases para an?lise:
?
Estou com sono, por isso vou para minha cama.
Estou com sono, por isso vou para minha caminha.
?
Explica qual a diferen?a entre cama e caminha nessas frases.
?
Depois disso, dividir? a sala em grupos. Cada grupo receber? algumas fichas com frases que tenham palavras com formas no diminutivo.
?
?
Vamos tomar um suquinho? (? um suco pequeno?)
N?o sou mais uma menininha. (? uma menina pequena?)
Oi, queridinha/o! (Voc? se incomoda em ser chamado/a assim?)
Vamos fazer um churrasquinho? (Um churrasco pequeno?)
Filhinho, onde tu est?s? (? um filho pequeno?)
Que comidinha gostosa! (? uma comida pequena ou pouca?)
Aceitas um leitinho quente? (? um leite pequeno?)
Meu amorzinho, saudade de ti! (? um amor pequeno?)
?
?
Depois que os alunos discutirem, em grupos,  os sentidos poss?veis das  frases, o professor encaminhar? o debate no coletivo da turma, a fim de "amarrar" a ideia de que o uso do diminutivo envolve n?o s? as quest?es de tamanho, mas, tamb?m, uma carga afetiva.
?

Aula 6

i) O valor afetivo do aumentativo: a professora colocar? no quadro a seguinte manchete:
?
O Grenal de domingo que vem ser? um jog?o.
?
Em seguida perguntar?:
?
  • Qual ? a palavra da manchete que est? no aumentativo?
  • Que efeito de sentido essa palavra apresenta?

?

O professor dever? dizer aos alunos que o aumentativo, muitas vezes enaltece o sentido normal da palavra: jog?o, fest?o.
?
Em seguida, ele dever? dividir a turma em grupos.
?
Feito isso, dever? apresentar-lhes algumas manchetes de jornal que tenham o aumentativo ou o diminutivo.
?
Em grupos, os alunos dever?o discutir os efeitos de sentido apresentados pelas palavras no aumentativo ou no diminutivo.
?
?
?
?

Recursos Complementares

?

V?deo com a hist?ria Como come?a? - <www.youtube.com/watch?v=hKD-VzvGNEc> -, de Silvana Tavano -

Entrevista com a autora Silvana Tavano - < www.letraseleituras.com.br/entrevistas/?a=silvana_tavano>

Blog de Silvana Tavano - <http://diariosdabicicleta.blogspot.com.br/>

Texto Como come?a? - <https://docs.google.com/file/d/0B9I8wlspav89SG9KXzFMdUQ3WVE/edit>

Outras sugest?es de atividades a partir dessa obra: Mundo da leitura - p. 74 e 75 - <mundodaleitura.upf.br/caderno_atividades_V_2011.pdf>

Editor online Primary Pad - <beta.primarypad.com/>

Tutorial para usar o editor Primary Pad (em espanhol) - <http://www.youtube.com/watch?v=GqUhMOIGa0g>

Ufa! Bloguei! - blog da professora Suely Aymone - <http://ufabloguei.blogspot.com.br/>

  • Todos os link sugeridos  foram acessados em 08/01/13.

Avaliação

?

A avalia??o se dar? durante a aplica??o desse plano de aula, atrav?s do acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos.
?
Nesse acompanhamento, a professora dever? observar o desenvolvimento da recep??o do texto publicit?rio; a valoriza??o da leitura; a leitura compreensiva de diferentes textos, fazendo antecipa??es e infer?ncias; o interesse por ler e ouvir textos liter?rios e a partilha de opini?es, ideias e prefer?ncias; a revis?o de textos bem escritos; a amplia??o do vocabul?rio; o uso da l?ngua escrita de forma clara com sequ?ncia l?gica; a identifica??o e a resolu??o de problemas gramaticais; a percep??o dos efeitos de sentido provocados pelas formas no diminutivo e aumentativo.
?
? importante salientar que a avalia??o serve como ponto de partida para o planejamento das aulas seguintes. Ou seja, conforme o que a professora observar durante o acompanhamento das atividades, dever? retomar/aprofundar conte?dos ou seguir adiante, buscando outras formas de desenvolver as habilidades previstas.
?
?